You are on page 1of 19

Projeto Ser Humano

A Afetividade e as Instituies

Vital.pai.family@gmail.com

Jos Fernando Vital

www.scribd.com/espacotempo2461

Projeto Ser Humano


Emoo e Afetividade
pensamos que as sociedades avanadas cultivam os sentimentos da forma mais despudorada e manipulam os sentimentos com lcool ou drogas ilcitas, medicamentos, boa e m alimentao, sexo real e virtual, toda espcie de consumo e prticas sociais e religiosas cuja finalidade o bem-estar. Tratamos dos nossos sentimentos com comprimidos, bebidas, exerccios fsicos e espirituais, mas nem o pblico nem a cincia fazem uma idia clara do que so os sentimentos do ponto de vista biolgico.
Antnio Damsio, 2003

Projeto Ser Humano


Emoo e Afetividade
No posso me declarar inteiramente surpreso com esse estado de coisas dadas as estranhas idias com que cresci no que diz respeito aos sentimentos. Podamos at estudar as reaes emocionais com os quais respondemos a diversos objetos e situaes. Mas os sentimentos continuavam fora do nosso alcance, para sempre misteriosos e inacessveis. No era possvel explicar como aconteciam os sentimentos e, menos ainda, o local onde aconteciam.
Antnio Damsio, 2003

Projeto Ser Humano


Emoo e Afetividade
Essas hipteses podiam ser testadas com a ajuda de tcnicas de neuroimagem que permitem a criao de imagens da anatomia e atividade do crebro humano. Passo a passo, primeiro em doentes e depois tanto em doentes como em pessoas sem doena neurolgica, comeamos a mapear a geografia do crebro que sente. A meta era elucidar a teia de mecanismos que permitem aos nossos pensamentos desencadear estados emocionais e construir sentimentos.
Antnio Damsio, 2003

Projeto Ser Humano


Emoo e Afetividade
Na minha perspectiva atual, os sentimentos so a expresso do florescimento ou do sofrimento humano, na mente e no corpo. Os sentimentos no so uma mera decorao das emoes, qualquer coisa que possamos guardar ou jogar fora. Os sentimentos podem ser, e geralmente so, revelaes do estado da vida dentro do organismo. So o levantar de um vu no sentido literal do termo. Na existncia do dia-a-dia os sentimentos revelam, simultaneamente, a nossa grandeza e a nossa pequenez.
Antnio Damsio, 2003

Projeto Ser Humano


Emoo e Afetividade
A emoo e as vrias reaes com ela relacionadas esto alinhadas com o corpo, enquanto os sentimentos esto alinhadas com a mente.
Elucidar a neurobiologia dos sentimentos e das emoes que os precedem altera a nossa viso do problema mente-corpo, um problema cujo debate central para a nossa compreenso daquilo que somos. A investigao da forma como os pensamentos desencadeiam as emoes e de como as modificaes do corpo durante as emoes se transformam nos fenmenos mentais a que chamamos sentimentos abre um panorama novo sobre o corpo e sobre a mente, duas manifestaes aparentemente separadas de um organismo integrado e singular.
Antnio Damsio, 2003

Projeto Ser Humano


Emoo e Afetividade
E por que razo ter a construo dessa nova perspectiva qualquer valor prtico?
A razo simples: o xito ou o fracasso da humanidade depende em grande parte do modo como o pblico e as instituies que governam a vida pblica puderem incorporar essa nova perspectiva da natureza humana em princpios, mtodos e leis. Compreender a neurobiologia das emoes e dos sentimentos necessrio para que se possa formular princpios, mtodos e leis capazes de reduzir o sofrimento humano e engrandecer o florescimento humano. De fato, a nova perspectiva diz respeito at ao modo como os seres humanos podero abordar conflitos latentes entre interpretaes sagradas ou seculares da sua prpria existncia.
Antnio Damsio, 2003

Projeto Ser Humano


Emoo e Afetividade
Os caminhos indicados pela neurobiologia para as relaes entre emoes e sentimentos. Para aquilo que acontece no corpo e suas relaes com o pensamento. O ambiente fsico que envolve nosso organismo produz a estimulao dos rgos dos sentidos, incrustados no corpo todo. As alteraes sentidas assim no corpo emergem na mente, produzidas pelas alteraes neurolgicas do crebro. Verdadeiros mapas neurais, bem especficos para cada alterao proveniente do organismo, ocupam a mente e se tornam desafios para entendimento e para aes e reaes comportamentais. Afetivamente, isto , por vontade ativada, devemos agir com base na avaliao do que sentimos.

Projeto Ser Humano


Emoo e Afetividade
Os caminhos indicados pela neurobiologia para as relaes entre emoes e sentimentos. Para aquilo que acontece no corpo e suas relaes com o pensamento. O movimento inverso tambm verdadeiro. A afetividade, ou nossa dimenso, a da manifestao da vontade, tambm pode estimular a formulao de mapas neurais bem especficos, que desencadeiam, em processo reverso, as alteraes orgnicas, ou as emoes. O primeiro processo a mente perceber as alteraes do corpo. O segundo, a mente lembrar alteraes j percebidas. As primeiras so elaboradas e permancem como acontecimento afetivo. As segundas, arquivos j memorizados, so utilizadas para lembrana valorativa das experincias vividas.

Projeto Ser Humano


Emoo e Afetividade
Os caminhos indicados pela filosofia para as relaes entre alteridade, diversidade, e afinidade; para a qualificao daquilo que acontece nas relaes entre os seres humanos. Alteridade produzir convivncia pacfica e respeitosa do nosso comportamento autnomo com os comportamentos diferentes dos seres humanos que formam nosso contexto. Diversidade aceitar que somos todos e cada um diferentes, com necessidades e com habilidades diferentes e vontades prprias e especficas cada condio. Afinidade a lgica nos diz que quanto maior a proximidade por semelhana de comportamento, maior a certeza de convivncia harmnica entre vrias e diferentes criaturas.

Projeto Ser Humano


Emoo e Afetividade
Os caminhos indicados pela neurobiologia para a qualificao daquilo que acontece nas instituies e entidades onde se constri a relao entre humanos.

Independentemente de planejamento e de programao, o ambiente onde se movimenta, dispe alteraes orgnicas no homem, e com essas mudanas fsicas, a que chamamos sensaes, ele se ocupa e com elas ele constri sentimentos, e apoiando-se nessa concepo de vida, nesse contexto fomulada, vive e se comporta.

Projeto Ser Humano


Emoo e Afetividade
Os caminhos indicados pela psicologia para a qualificao daquilo que acontece nas instituies e entidades onde se constri a relao entre humanos.

Independentemente de planejamento e de programao, a cultura corrente onde se movimenta, dispe alteraes mentais no homem, e com esses contedos de pensamento, a que chamamos afetos e valores, ele se ocupa e com eles ele viabiliza vontades e desejos, e apoiando-se nessa concepo de vida, nesse contexto fomulada, vive e se comporta.

Projeto Ser Humano


Educao Da Emoo e da Afetividade
H entidades e instituies pblicas, privadas, organizadas e informais, onde convivemos.

Pblicas formais escolas, de trabalho, de circulao. Privadas formais associaes, de trabalho. Pblicas informais mercados, reas de lazer, atividades autnomas, e encobertas. Privadas informais famlia, reunies seletivas, de lazer.

Projeto Ser Humano


Educao Da Emoo e da Afetividade
Associando as informaes da psicologia e da neurologia, e olhando para os ambientes humanos, podemos dialogar a respeito e indagar:

Pblicos formais Privados formais Pblicos informais Privados informais

Na extremidade orgnica do processo de formao do sentimento humano: a que tipo de alteraes orgnicas est exposto o homem?

Na extremidade cultural do processo, na ativaco do sentimento humano: a que tipo de induo de memrias est exposto o homem?

Projeto Ser Humano


Educao Da Emoo e da Afetividade
Atravs de princpios, mtodos e leis governamos entidades e instituies pblicas e privadas, onde o homem elabora as emoes e onde as vive, praticando as concepes de vida pessoal.

Atravs de princpios, mtodos e leis, incorporados como concepes ticas, estudadas na filosofia, nas religies, governamos ambientes pblicos e privados informais, onde transcorre nossa vida pessoal.

Projeto Ser Humano


Educao Da Emoo e da Afetividade
Necessariamente h relao de influncia e de interferncia entre leis, mtodos e princpios, formais pblicos que estabelecem nosso comportamento em comunidade; com os mtodos, princpios e leis, incorporados em nossa mente como concepo de vida pessoal a fundamentarem nosso comportamento nos diversos contextos onde nos movemos. Modular ambientes fsicos para dispor alteraes orgnicas aceitveis em educao, e modular ambientes para dispor ofertas culturais aceitveis de motivaes para o comportamento humano, so procedimentos intrnsecos para todo planejamento de educao de vida em evoluo.

Projeto Ser Humano

Educao Da Emoo e da Afetividade

Toda entidade, toda instituio, sujeitas s normas formais pblicas e privadas de ao, devero ter como ao permanente, to importante quanto a manuteno do salrio e de outros suportes legais, realizar a manuteno do padro de humanidade em cada membro participante da comunidade Toda entidade, toda instituio, sujeitas s normas informais privadas e pblicas de ao, devero cuidar para que a queda no padro de humanidade, observada em membro ativo, seja seguida de aes de apoio, de compreenso, de abnegao dos demais, para que todos conquistem crescente aperfeioamento na convivncia humana.

Projeto Ser Humano

Educao Da Emoo e da Afetividade

Toda entidade, toda instituio, humanas, devem considerar as diferenas individuais e as divergncias na concepo de vida, alcanadas no processo pessoal, particular de evoluo. Toda associao humana, formal e informal, tambm deve saber que se h diferenas e divergncias a serem includas no contexto de convivncia, a tendncia para a harmonia, para a afinidade dos indivduos ativos, trazida pela semelhana de conduta e de pensar, deve ser buscada.

Projeto Ser Humano


A Afetividade e as Instituies

Final
www.scribd.com/espacotempo2461

Vital.pai.family@gmail.com

Jos Fernando Vital

You might also like