You are on page 1of 20

A CONSTRUO DO PACTO EM TORNO DA COBRANA PELO USO DA GUA NA BACIA DO RIO PARABA DO SUL

Rosa Maria Formiga Johnsson1; Jander Duarte Campos1; Paulo Canedo de Magalhes1; Paulo Roberto Ferreira Carneiro1; Evaristo Samuel Villela Pedras1; Patrick Thadeu Thomas1 & Sergio Flavio Passos de Miranda1

Resumo - Iniciada em janeiro de 2003, a cobrana na bacia do rio Paraba do Sul pioneira no cenrio nacional por incindir, pela primeira vez, sobre guas de domnio da Unio e por possibilitar o incio efetivo da gesto de bacia de rio federal. O seu carter transitrio deve-se no somente simplicidade da proposta inicial de cobrana, mas, principalmente, ao carter excepcional a ela conferido pelo CNRH, quando de sua aprovao em 2002, por tratar-se de assunto ainda no totalmente regulamentado em nvel federal. O artigo descreve rapidamente o processo de discusso e negociao em torno da questo ao longo dos anos 2001 e 2002 bem como o sistema de cobrana finalmente concebido e aplicado.

Abstract - Since its initiation in January 2003, bulk water pricing in the Paraba do Sul river basin has represented a pioneering effort on the national public policy scene, involving federal waters for the first time and making the effective management of a federal river basin finally possible. This policy is transitory, not only because of the simplicity of the initial charging system proposal, but principally because the National Water Resources Council declared it an exceptional case when it approved the charges, since the subject had yet to be fully regulated in federal law. This article briefly describes the discussion and negotiation process around the issue during 2001 and 2002 and outlines the pricing system that was eventually conceived and implemented.

Palavras-chave - Cobrana; gua bruta; Bacia do rio Paraba do Sul

Laboratrio de Hidrologia e Estudos de Meio Ambiente, COPPE/UFRJ, Caixa Postal 68.540 CEP: 21.945-970 Ilha do Fundo - Rio de Janeiro-RJ, Tel: 21-2562-7837, Fax: 21-2562-7836, Emails: formiga@hidro.ufrj.br; jander@hidro.ufrj.br; canedo@hidro.ufrj.br; carneiro@hidro.ufrj.br; evaristo@hidro.ufrj.br; patrick@hidro.ufrj.br; sergio@hidro.ufrj.br.
XV Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos 1

COMPLEXIDADE DA COBRANA EM BACIAS DE RIO DE DOMNIO DA UNIO A implantao da cobrana pelo uso da gua no Brasil pode vir a ser particularmente complexa devido s peculiaridades jurdicas relativas aos recursos hdricos, notadamente tendo em vista que h guas de domnio da Unio e guas dos Estados da Federao (Figura 1). Essa particularidade implica, de modo geral, a existncia de sistemas de cobrana distintos nos nveis federal e estadual. Quando se trata de bacias de rio de domnio da Unio ou seja, bacias em que pelo menos o rio principal pertena Unio , o sistema federal e os sistemas estaduais devem ser necessariamente complementares e, na medida do possvel, similares. No caso da bacia do rio Paraba do Sul, alm da Unio, trs estados esto envolvidos com a gesto e a cobrana das guas de sua dominialidade: Minas Gerais, Rio de Janeiro e So Paulo.

Fonte: LabHid. - COPPE/UFRJ

Figura 1 Exemplo de bacia de rio de domnio da Unio: a bacia do Rio Paraba do Sul

A exemplo do processo global de renovao dos modos de gesto das guas, a dinmica na concepo dos sistemas de cobrana pelo uso das guas federais e estaduais na bacia do rio Paraba do Sul tem sido bastante diferenciada. So Paulo foi o primeiro a aprovar sua lei das guas (1991) e a iniciar estudos para a implementao da cobrana. Uma dcada depois, a maior parte do sistema paulista de gesto encontra-se em fase avanada de aplicao, mas as discusses em torno da aprovao da lei de cobrana ainda no caminharam para um compromisso entre as diferentes partes envolvidas. Dessa forma, o sistema paulista de gesto ainda no pde ser plenamente operacionalizado.

XV Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos

O Estado do Rio de Janeiro tem conhecido dificuldades no avano da implementao da sua lei, aprovada tardiamente (Lei 3.239/99): o Conselho Estadual j foi instalado, mas somente em julho de 2002 foi criado o primeiro comit estadual e, com exceo dos estudos elaborados para toda a bacia do Paraba do Sul (notadamente o PQA), nenhum plano de bacia foi elaborado; no entanto, a discusso sobre cobrana em nvel estadual est sendo atualmente acelerada no que concerne a Bacia do rio Paraba do Sul. Quanto ao Estado de Minas Gerais, sua lei das guas foi aprovada em 1994 e substituda em 1999 (Lei 13.199). O processo de implementao do novo sistema de gesto encontra-se em fase avanada, notadamente no que concerne criao e instalao de organismos colegiados (Conselho Estadual, comits de bacia), mas as discusses sobre cobrana de guas estaduais tem avanado lentamente. Em nvel federal, o processo de regulamentao da Lei 9.433/97, iniciado pela SRH/MMA, inclusive, por meio da instalao e funcionamento do Conselho Nacional de Recursos Hdricos (CNRH), privilegiou outros assuntos, entre os quais o funcionamento de comits de bacia e a concepo de planos de bacia hidrogrfica. Pouco se avanou nos aspectos polticos e operacionais da implementao da cobrana que, alis, no foram objeto de grandes discusses quando do longo debate acerca do projeto de lei das guas, entre 1991 e 1997. No entanto, a criao da Agncia Nacional de guas (ANA), em 2000, representa uma prioridade poltica para o tema gua na esfera federal e um esforo para acelerar a implementao do novo sistema de gesto dos recursos hdricos. Finalmente, importante ressaltar que o processo de implementao da cobrana se insere tambm, e principalmente, no mbito de novo arranjo poltico-institucional em nvel de bacia hidrogrfica. De modo geral, tal qual estabelece a lei federal de guas, cabe aos comits de bacia estabelecer os mecanismos de cobrana e sugerir os valores a serem cobrados e, s suas respectivas agncias, efetuar a cobrana, mediante delegao do outorgante, e controlar tcnica e financeiramente a utilizao dos recursos arrecadados2. Em resumo, a implantao da cobrana no Brasil, salvo algumas excees, deve se dar em nvel de bacia hidrogrfica mediante esforo conjunto por parte do poder regulador da Unio e dos Estados os rgos gestores e os conselhos de recursos hdricos e por parte dos organismos de bacia os comits de bacia e suas agncias de gua (ou de bacia). A cobrana inicialmente proposta e aplicada na bacia do rio Paraba do Sul refere-se quela que incide sobre o uso de guas federais, ou seja, cobrana proposta conjuntamente pela ANA e pelo Comit de Integrao da Bacia do rio Paraba do Sul (CEIVAP), aprovada pelo CNRH.
2

Lei 9.433/97, artigo 38, pargrafo VI e artigo 44, pargrafos III a V.

XV Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos

UMA COBRANA PIONEIRA DE CARTER TRANSITRIO O Estado do Cear constitui a primeira unidade da Federao e a nica at agora a operacionalizar a cobrana pelo uso da gua no Brasil. Trata-se de uma cobrana que incide, desde 1996, sobre a captao de usurios domsticos e industriais e, mais recentemente, de irrigantes. Um caso peculiar de cobrana concerne o setor eltrico: ela foi formalmente instituda com a promulgao da lei de criao da ANA (Lei 9.984), em julho de 2000, que em seu artigo 28 modificou o percentual da compensao financeira que vem sendo paga pelo setor eltrico em decorrncia da Lei 7990/89, que passou de 6% para 6,75% do valor da energia produzida. A parcela adicional de 0,75% constitui pagamento pelo uso de recursos hdricos, sendo destinados ao Ministrio de Meio Ambiente para aplicao na implementao da Poltica Nacional de Recursos Hdricos e do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hdricos. A cobrana ANA-CEIVAP na bacia do rio Paraba do Sul pioneira no cenrio nacional por incindir, pela primeira vez, sobre guas de domnio da Unio e por possibilitar o incio efetivo da gesto de bacia de rio federal. O seu carter transitrio deve-se no somente simplicidade da proposta inicial de cobrana, mas, principalmente, ao carter excepcional a ela conferido pelo CNRH, quando de sua aprovao em 2002, por tratar-se de assunto ainda no totalmente regulamentado em nvel federal.

Oportunidades e convergncia de interesses para a implementao da cobrana No Brasil, a bacia do Paraba do Sul constitui uma das bacias de rio federal mais preparadas do ponto de vista tcnico, poltico e institucional para implementar a cobrana pelo uso da gua bruta e avanar mais rapidamente na implementao da gesto por bacias hidrogrficas. Em sua histria recente, vem sendo objeto de estudos aprofundados de natureza tcnica, a saber: Cooperao Brasil-Frana (1992-1998)3; Projeto Qualidade das guas e Controle da Poluio Hdrica PQA (1997-1999)4; Projeto Preparatrio para o Gerenciamento dos Recursos Hdricos da Bacia do Paraba do Sul PPG (1999-2000)5; Projeto de Gesto da Bacia do rio Paraba do Sul PGRH (2000-2002)6. Como principal legado desses estudos, h um diagnstico bastante apurado da problemtica das guas e da situao ambiental da bacia (todos os projetos)7, estudos de
3 4

Cooperao Brasil-Frana, Projeto Paraba do Sul: Relatrio Principal da Fase B, Rio de Janeiro, 1994. Um resumo executivo encontrado em CEIVAP, Projeto Qualidade das guas e Controle da Poluio Hdrica na Bacia do Rio Paraba do Sul: Relatrio Executivo, Julho de 1999. Todos os documentos produzidos no escopo do PQA so acessveis no site http://www.hidro.ufrj.br/pqaceivap/ 5 A totalidade dos documentos produzidos no mbito do Projeto Preparatrio para o Gerenciamento dos Recursos Hdricos da Bacia do Paraba do Sul esto disponveis no site do Laboratrio de Hidrologia e Estudos de Meio Ambiente da COPPE-UFRJ: http://www.hidro.ufrj.br/ppg/ 6 As principais produes dessa nova fase do projeto so igualmente acessveis no site indicado acima. 7 Um resumo ampliado, atualizado e ilustrado do diagnstico da bacia encontra-se em CEIVAP, Bacia do rio Paraba do Sul: Livro da Bacia. Braslia:ANA/MMA, 2001.
XV Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos 4

planejamento consolidado de curto prazo e de efeito demonstrativo (Projeto Preparatrio/Projeto Inicial) e diretrizes para planejamento a mdio e longo prazo (PQA). Do ponto de vista poltico e institucional, o grande interesse dos agentes da bacia pela conservao, proteo e recuperao das guas pode ser rapidamente vislumbrado ante a quantidade e variedade de organismos de bacia criados a partir de 1994 (trs comits de bacia e seis consrcios intermunicipais e/ou associao de usurios). Dentre tais organismos, cabe destacar o CEIVAP por sua responsabilidade de integrao de todos os demais, sob a perspectiva da gesto da bacia do Paraba do Sul como um todo. Criado em 1996 e estruturado em 1998, o CEIVAP tem intensificado suas atividades nos ltimos anos graas principalmente ao reforo de sua estrutura executiva, em maro de 2000 (que passou a constituir o Escritrio Tcnico de Apoio ao CEIVAP, ETAC), e ao apoio tcnico permanente prestado pelo Laboratrio de Hidrologia e Estudos de Meio Ambiente da COPPE/UFRJ at dezembro de 20028. No mbito dessa estrutura de apoio ao CEIVAP e de seus participantes mais ativos, j existia, h algum tempo, razovel consenso sobre a necessidade de dar um passo adiante na operacionalizao da gesto da bacia, isto , criar a agncia do CEIVAP e implementar a cobrana em guas de domnio da Unio9. Nesse contexto, a criao da ANA e o vigor com que ela iniciou as atividades de implantao do novo sistema de gesto constituram oportunidade nica para o CEIVAP e a bacia do Paraba do Sul avanarem em sua proposta de gesto. De fato, a bacia do Paraba do Sul foi a primeira a aderir ao Programa Nacional de Despoluio de Bacias Hidrogrficas (PRODES), lanado oficialmente em 22 de maro de 2001 pelo Ministro de Meio Ambiente, sob a coordenao da ANA10. Alm dessa motivao de importncia, o CEIVAP teve como preocupao sinalizar a importncia econmica do bem pblico gua, induzir racionalizao do seu uso e buscar recursos para financiar uma variedade de aes de gesto e recuperao ambiental, de efeito demonstrativo, j propostas e hierarquizadas no mbito do Projeto Inicial e em reviso atualmente pelo CEIVAP11. A cobrana CEIVAP-ANA iniciou-se em janeiro de 2003.

A organizao, funcionamento e atividades do CEIVAP so disponibilizados no site www.ceivap.org.br Inclusive, foi essa a concluso principal da Oficina de Planejamento Estratgico desenvolvida pela Secretaria Executiva do CEIVAP nos meses de outubro e novembro de 2000. Ver CEIVAP, Relatrio Gerencial ano 2000. Resende, 2000. 10 Os fundamentos, objetivos e propostas do Programa Nacional de Despoluio de Bacias Hidrogrficas esto disponveis no site da Agncia Nacional de guas: www.ana.gov.br 11 Os contornos do Projeto Inicial bem como a indicao das obras e aes priorizados e hierarquizados pelo CEIVAP foram resumidos em: Laboratrio de Hidrologia e Estudos de Meio Ambiente/COPPE/UFRJ, Projeto Preparatrio para o Gerenciamento dos Recursos Hdricos do Paraba do Sul: Relatrio final, PPG-RE-050-RO, Rio de Janeiro, agosto de 2000.
9

XV Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos

Opo pela simplicidade conceitual e operacional O pressuposto mais importante, na definio da metodologia inicial de cobrana CEIVAPANA, foi a simplicidade conceitual e operacional que caracterizasse a sua natureza transitria e, ao mesmo tempo, possibilitasse sua aplicao, a curto prazo, tendo em vista as limitaes de cadastro da bacia na ocasio. Buscou-se a simplicidade de clculo para que fosse de fcil compreenso e baseado em parmetros facilmente quantificveis e a aceitabilidade por parte dos usurios-pagadores, facilitada pelo carter participativo do processo na adoo da metodologia de cobrana dos critrios e dos valores unitrios no mbito do CEIVAP. Tal definio buscou, ainda, diminuir o risco de impacto econmico significativo nos usurios-pagadores, mas sinalizando, desde j, a importncia do uso racional dos recursos hdricos nos aspectos de quantidade e qualidade (captao, consumo e lanamento de efluentes).

O PROCESSO DE DISCUSSO E NEGOCIAO Iniciado formalmente pelo Diretor Presidente da ANA em encontro com usurios na cidade de Volta Redonda em fevereiro de 2001, quando da apresentao do PRODES, o processo de discusso em torno da cobrana foi estruturado e capitaneado pela Secretaria Executiva do CEIVAP e seu Escritrio Tcnico, com o apoio permanente da ANA atravs de sua prpria equipe e mediante contratao do Laboratrio de Hidrologia da COPPE que desenvolveu as propostas tcnicas iniciais colocadas na mesa de negociao.

Dinmica do processo Apesar de aprovada a proposta inicial de cobrana em primeira instncia, tanto pelas Cmaras Tcnicas quanto pelo plenrio do CEIVAP em maro de 2001, era sabido que restava um longo caminho at a operacionalizao da cobrana. Embora a metodologia adotada fosse de grande simplicidade e relativa facilidade de aplicao, a sensibilizao e mobilizao dos usurios potencialmente pagadores sequer haviam iniciado. De fato, a discusso aprofundada em torno das propostas metodolgicas e dos critrios de cobrana ocorreu entre a aprovao da proposta inicial e a aprovao em segunda instncia, pelo CEIVAP, em novembro de 2002. As mudanas introduzidas, em termos de critrios e condies prvias para o incio da operacionalizao da cobrana, refletem boa parte da luta-cooperao durante esse perodo, entre os diferentes atores envolvidos no processo de gesto da bacia do rio Paraba do Sul. As arenas de negociao e busca de compromisso compreenderam desde seminrios e eventos tcnicos at reunies formais do CEIVAP, notadamente de suas Cmaras Tcnicas, organizados
XV Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos 6

pela Secretaria Executiva e Escritrio Tcnico do CEIVAP. Somente em 2001, foram realizados dez seminrios especficos para a discusso do tema e feitas cerca de 50 apresentaes da proposta de metodologia e critrios de cobrana. Alm dessas oportunidades e instncias de discusso, importante notar o esforo de informao e comunicao que acompanhou o processo. Muitas contribuies e posicionamentos em relao cobrana foram encaminhados diretamente Secretaria Executiva do CEIVAP que assegurava a sua circulao entre os membros das Cmaras Tcnicas, do Comit e dos interessados na bacia do Paraba do Sul. Por outro lado, foram igualmente elaboradas respostas s principais dvidas e questes levantadas pelo setor usurio, resenhas e um folheto informativo sobre o assunto12, bem como um amplo estudo a respeito de algumas experincias europias e propostas brasileiras de cobrana pelo uso da gua bruta13.

Participao dos diferentes setores O primeiro aspecto a ser ressaltado a fora mobilizadora do tema cobrana. notvel a diferena entre o interesse manifestado pelos diferentes setores representados no CEIVAP principalmente o segmento usurio antes e depois do assunto implementao da cobrana integrar a agenda do Comit e de suas Cmaras Tcnicas. Esse interesse traduziu-se na maior presena dos diferentes membros nas reunies do Comit e das Cmaras Tcnicas e na participao de representantes de maior hierarquia das empresas, rgos e entidades. Outra aspecto significativo concerne intensidade e ao tipo de participao dos diferentes setores envolvidos ou interessados na bacia. Pela importncia dos interesses em jogo, esse processo permitiu identificar os atores mais atuantes na bacia, sua postura em relao cobrana, sua organizao e liderana bem como suas capacidades propositivas. So os agentes privados usurios das guas em particular os usurios industriais e as empresas do setor eltrico que demonstraram maior capacidade organizativa imediata para a questo, inclusive para a defesa dos seus interesses no processo de negociao. Pode-se afirmar que foram eles os mais mobilizados, os mais propositivos e os mais resistentes durante todo o processo de discusso e negociao. As primeiras reaes do setor foram individuais s vezes at contraditrias entre si , evoluindo em seguida para propostas e reivindicaes conjuntas, de interesse corporativo, o que envolveu no s produtores de energia, as principais indstrias e suas federaes estaduais (FIRJAN, FIEMG e FIESP), mas, tambm, outros tipos de organizao, a exemplo do Grupo de Profissionais de Meio Ambiente da Indstria do Vale do Paraba paulista. Essa ao conjunta foi responsvel por uma srie de mudanas, algumas significativas, na proposta12

Em junho de 2001, o CEIVAP, por meio de sua Assessoria de Comunicao, produziu uma edio especial de 4.000 exemplares do informativo do comit Pelas guas do Paraba, inteiramente dedicada cobrana. 13 Laboratrio de Hidrologia e Estudos de Meio Ambiente/COPPE/UFRJ, Cobrana pelo uso da gua bruta: experincias europias e propostas brasileiras. Relatrio GPS-RE-011-RO, junho de 2001.
XV Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos 7

base de cobrana do CEIVAP. Apesar da participao mais intensa e propositiva do setor usurio industrial, houve uma preocupao dos representantes da FIEMG quanto ausncia e desinformao do processo por parte de usurios industriais de mdio e pequeno porte. As empresas de gua e saneamento bsico constituem outro setor usurio bem organizado da bacia: as empresas estaduais (SABESP, COPASA e CEDAE) so usurios individuais importantes, no s por seu porte, mas, tambm, pela populao por eles atendida, enquanto os servios autnomos municipais so organizados e representados pela Associao de Servios Municipais de gua e Esgoto (ASSEMAE). Esses usurios participaram menos intensamente no processo de discusso/negociao. No entanto, reagiram bem mais favoravelmente proposta de implementao da cobrana do que o setor produtivo industrial, apesar dos receios manisfestados quanto reao da populao ao eventual aumento da tarifa de gua e esgoto. Esse receio ainda mais forte nos municpios que praticam tarifas muito baixas, onde o impacto da cobrana poder ser mais significativo na populao e na prpria empresa, com eventual aumento da inadimplncia. O setor agropecurio da bacia tem considervel importncia em termos de utilizao da gua, mas pouco organizado e esteve ausente na primeira fase do processo de discusso sobre cobrana pelo uso da gua, ao longo do ano de 2001. No entanto, durante a segunda fase de discusso e negociao no mbito do CEIVAP em 2002, parte do setor foi mobilizado, e tambm representado pelo Comit paulista da Bacia do rio Paraba do Sul (CBH-PS), e apresentou uma srie de reivindicaes s propostas colocadas na mesa de negociao. Outras categorias de usurios (areeiros, aqicultores, etc.) de pouca expresso na bacia como um todo, mas de significativo impacto local encontram-se em situao semelhante dos irrigantes na primeira fase de discusso: no esto organizados nem presentes no mbito dos comits de bacia e no participaram do processo de negociao em torno da cobrana. Quanto s organizaes da sociedade civil, importante distinguir aquelas de interesse difuso de outros casos particulares, tais como os consrcios intermunicipais de bacias hidrogrficas e associaes de usurios. Em geral, os estatutos de consrcios so abrangentes no que concerne proteo ambiental e dos recursos hdricos. Parte dos seus membros so municpios que tm misses e interesses sociais, e, recentemente, esses consrcios passaram a contar com a participao da iniciativa privada: em que medida esses consrcios intermunicipais representam interesses de usurios e em que medida defendem interesses mais difusos da sociedade? Durante o processo de discusso da cobrana, houve tenses relacionadas essa situao14. Esse tipo de organio civil, ao contrrio de ONG ambientalistas e outras organizaes de interesse difuso, est bem-organizado e
14

Essa discusso tem importncia crescente na bacia do Paraba do Sul devido ao fenmeno de criao desse tipo de organismo de bacia, que tende a ocupar os assentos do segmento sociedade civil. A Bacia do rio Paraba do Sul conta atualmente com seis consrcios intermunicipais e/ou associao de usurios.

XV Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos

representado no mbito dos comits e tiveram atuao marcante no processo de discusso e tomada de deciso em relao cobrana. J as ONG, defensoras de interesses mais abrangentes da comunidade, costumam ser pouco organizadas e de atuao pontual e isolada, pois, via de regra, carecem de recursos humanos, tcnicos e financeiros para sua capacitao e atuao sistemtica. No processo de discusso sobre a cobrana na bacia do Paraba do Sul, poucas puderam participar ativamente durante a primeira fase (2001), mas essa participao foi valiosa ao exigirem claro entendimento do assunto, antes da deciso de dar sustentao poltica proposta do CEIVAP. No entanto, o setor mobilizou-se gradativamente ao longo do ano de 2002 culminando com a criao do Frum das Organizaes Civis da Bacia do Rio Paraba do Sul (RJ, SP, MG) PARASUL em dezembro do mesmo ano. As organizaes civis de direito difuso constituem atualmente um segmento organizado e cada vez mais atuante no processo decisrio da gesto da bacia e nas atividades do comit e de suas cmaras tcnicas.

GRANDES PREOCUPAES, PRINCIPAIS REIVINDICAES As preocupaes e reivindicaes resumidas a seguir constituem as principais manifestaes dos seminrios de discusso, das reunies de Cmaras Tcnicas e de Diretoria do CEIVAP e daquelas enviadas diretamente ao Escritrio Tcnico do CEIVAP, ao longo dos anos de 2001 e 2002. A maior parte delas tornaram-se condies prvias para o incio da cobrana na bacia.

Retorno dos recursos da cobrana para a bacia do rio Paraba do Sul Sem dvida, o artigo 22 da Lei 9.433/97 os valores arrecadados com a cobrana pelo uso de recursos hdricos sero aplicados prioritariamente na bacia hidrogrfica em que foram gerados e sero utilizados foi a primeira e principal preocupao manifestada, em todas as ocasies, por todos os segmentos envolvidos com a bacia e o CEIVAP: poder pblico municipal e estadual e, principalmente, setores usurios e organizaes da sociedade civil. Existe grande receio de que os recursos arrecadados fiquem centralizados no Tesouro Nacional, tornando-se mais uma CPMF, ou que a prpria ANA decida centralizar parte desses recursos. Mesmo diante da indefinio do fluxo financeiro da cobrana na esfera federal, os atores locais decidiram avanar, mas se dizem vigilantes quanto destinao final dos recursos arrecadados na bacia.

Formatao e aprovao do Plano de Recursos Hdricos da Bacia Essa exigncia, formalizada durante o processo de negociao, tem estreita relao com a preocupao anterior do retorno dos recursos arrecadados para a bacia: "Os recursos financeiros arrecadados com a cobrana pelo uso dos recursos hdricos na bacia do rio Paraba do Sul sero
XV Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos 9

aplicados de acordo com o Programa de Investimentos e Plano de Recursos Hdricos aprovados pelo CEIVAP (Deliberao CEIVAP n 08, de 06/12/2001). Diante da existncia de vrios estudos recentes de planejamento da bacia, foi consensado que seria necessrio somente formatar o plano com base nos relatrios PQA e no Programa Inicial de Investimentos, de modo a atender as disposies da Lei 9.433/97. Entretanto, foi decidido posteriormente efetuar uma reviso parcial do programa de investimentos, de modo a adequar as aes de planejamento e gesto originalmente propostas no ano de 2000 aos objetivos e interesses atuais do CEIVAP (Deliberao n 16/2002).

Universalizao da cobrana: ampliar a cobrana a todos os usurios industriais e domsticos Na proposta de cobrana aprovada em primeira instncia pelo CEIVAP em maro de 2001, foi indicado o universo de usurios-pagadores nessa fase inicial: cerca das 40 maiores indstrias poluidoras dos trs estados e os servios de gua e esgoto de municpios com populao superior a 10 mil habitantes. Esse ponto foi firmemente recusado, em todas as ocasies, pelo setor usurio, notadamente industrial, e tornou-se condio prvia da fase inicial de cobrana na bacia do Paraba do Sul. Na verdade, esse foi o universo selecionado pelo Laboratrio de Hidrologia da COPPE/UFRJ para fins de quantificao do potencial de arrecadao da cobrana, correspondendo, naturalmente, ao CEIVAP a definio final sobre o universo a ser cobrado no mbito de cada setor usurio. Cabe finalmente notar que a adoo de uma linha de corte para a cobrana prtica adotada por vrios pases, principalmente por motivos de natureza tcnico-econmica, mas ela foi veementemente recusada pela maioria dos atores da bacia. A nica iseno da obrigatoriedade da cobrana aceita no processo de negociao decorre do conceito de uso insignificante para efeito de outorgas de direito de uso, previsto na Lei no 9.433, de 1997, cuja definio passou a constituir condio prvia para o incio da cobrana na Bacia do rio Paraba do Sul.

Universalizao da cobrana: ampliar a cobrana a outros setores usurios Foi inicialmente sugerido iniciar a cobrana pelos setores mais importantes relacionados ao principal problema da bacia, a poluio: o de saneamento bsico e o industrial, lembrando que o setor eltrico j constitui um usurio-pagador e vem sendo cobrado de forma compulsria desde julho de 2000. Na evoluo das discusses, essa proposta foi cada vez mais constestada, principalmente pelo setor industrial, que manifestou preocupaes de eqidade entre os grandes usurios das guas da bacia ao reinvidicar a adeso de outros setores, principalmente o agropecurio e a transposio das guas da Bacia do rio Paraba do Sul para o Complexo Light/Bacia do rio Guandu.

XV Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos

10

A cobrana inicial, inicialmente circunscrita aos setores industrial e de saneamento bsico, passou ento a abranger os usos previstos em lei. A proposta final incorporou tambm pequenas centrais hidreltricasPCHs (produzindo at 30 MWh), que no constituem usurios-pagadores compulsrios por estarem excludas do sistema de compensao financeira. A cobrana do setor de minerao incorporou somente aqueles empreendimentos do setor de minerao, tipificados como indstrias, que fizerem uso de guas superficiais de domnio da Unio no processo extrativo ou de beneficiamento como, por exemplo, exploraes em pedreiras de granito, mrmore, brita, dentre outros. Alm dos usos considerados insignificantes pelo CEIVAP, foram somente excludos do universo de usurios-pagadores, nessa fase inicial de cobrana, os setores de lazer, turismo e navegao, devido sua pequena expresso na bacia do rio Paraba do Sul.

Mecanismos de reduo do valor final da cobrana para o setor industrial Trata-se de questo recorrente nas diferentes propostas do setor usurio industrial, mas que se deu de forma pontual e, por vezes, contraditria. Podem ser reagrupadas em dois grupos principais: ! Reduo da cobrana mediante medidas de conservao da gua ou recuperao da sua qualidade, tais como incentivos para aqueles que praticarem recirculao/regenerao/reuso; ! Reduo da cobrana mediante alterao da frmula de cobrana: usurios industriais grandes consumidores de gua propunham ponderar a frmula de cobrana aumentando o peso do fator poluio enquanto indstrias potencialmente grande poluidoras e com possibilidade de reduo do volume de gua captada sugeriam o contrrio. Essas idias iniciais convergiram para uma proposta global, nica, de reduo da cobrana para todos os setores usurios-pagadores, diretamente associada ao momento de adeso do usurio ao sistema de cobrana (Deliberao CEIVAP n 8/2001).

Mecanismos de reduo do valor final da cobrana para o setor agrcola Durante a segunda fase de discusso e negociao no mbito do CEIVAP, ao longo de 2002, o setor agrcola mobilizado pelo Comit paulista da Bacia do rio Paraba do Sul apresentou uma srie de propostas que compreendiam os seguintes aspectos: ! um fator redutor da cobrana para o setor, definido a partir de um coeficiente agroambiental, correspondente rea da propriedade que atendia s exigncias da legislao ambiental; e ! um conjunto de propostas de uso insignificante para o setor relacionadas s diversas situaes de utilizao de gua pelo setor.

XV Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos

11

Essas propostas foram consideradas como muito importantes por trazer a questo do uso da gua no setor rural para as discusses no mbito do CEIVAP, principalmente por tratar-se do setor menos mobilizado para as discusses em torno do novo sistema de gesto das guas em geral, e da cobrana em particular. No entanto, elas foram fortemente questionadas tal qual, por tcnicos da rea e por vrios membros das Cmaras Tcnicas do CEIVAP, que se posicionaram pelo desenvolvimento de um estudo aprofundado e propositivo que desse sustentao tcnica s reinvidicaes do setor, ou seja, a adoo de um coeficiente redutor para o setor agropecurio, na prxima fase de cobrana, pela sua posio estratgica potencial de produtor de gua. Os estudos esto sendo desenvolvidos pela Universidade de Taubat. O mesmo grupo reivindicou, ento, um PPU ainda menor que o proposto inicialmente para os irrigantes e pecuaristas e conseguiu, tambm, fixar um teto mximo para o impacto da cobrana final do setor que no poder exceder a 0,5% dos custos de produo.

Regularizao de usos - cadastro inicial de usurios Essa questo, manifestada desde o incio, foi fortemente reivindicada pelo setor usurio ao final da primeira fase de discusso. Ela est diretamente relacionada questo da universalizao da cobrana a todos os usurios dos principais segmentos e tem implicaes diretas na outorga de direitos de uso. Por essa razo, a ANA optou por efetuar uma chamada oficial dos usurios da bacia do rio Paraba do Sul, em parceria com os Estados, mediante edital amplamente divulgado na mdia escrita e falada, para regularizao da outorga de captao, consumo e diluio de efluentes. A campanha de regularizao de usos, mediante convocatria conjunta da Agncia Nacional de guas e dos Estados do Rio de Janeiro, So Paulo e Minas Gerais, foi efetuada entre 16 de setembro a 16 de dezembro de 2002. Considerada como bem-sucedida diante dos nmeros registrados (3.645 cadastros), o cadastramento exigiu grandes esforos tcnicos e institucionais em curto espao de tempo e considerado uma experincia piloto pela ANA.

Criao da Agncia de gua da Bacia do Rio Paraba do Sul J era previsto desde o incio do processo a criao da Agncia de gua da Bacia do Rio Paraba do Sul, formalmente criada em 2002 e devidamente autorizada pelo CNRH. A agncia encontra-se em processo de instalao; o seu Conselho de Administrao foi definido e empossado na reunio plenria do CEIVAP em outubro de 2002.

Impacto da cobrana na populao Organizaes da sociedade civil e servios municipais de gua e esgoto manifestaram preocupaes com o impacto da cobrana na populao e ressaltaram a importncia de informar
XV Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos 12

minimamente os consumidores domsticos finais sobre a proposta de implementao da cobrana. Algumas organizaes civis se posicionaram contrrias cobrana at o claro entendimento dos seus objetivos e das propostas de aplicao dos recursos arrecadados; elas reinvidicaram inclusive mecanismos de iseno da cobrana junto aos consumidores domsticos mais pobres. Os servios de gua e esgoto reagiram mais favoravelmente mesmo porque sero os primeiros beneficiados , mas temem no somente a reao da populao ao eventual aumento da tarifa de gua e esgoto, mas tambm o consequente aumento da inadimplncia que j relativamente alto em algumas cidades da bacia.

Compatibilizao dos sistemas federal e estaduais de cobrana Esta questo foi ressaltada como um grave problema por muitos atores da sociedade civil, pelo Comit Paulista e por segmentos do setor usurio. As preocupaes foram manifestadas de duas formas distintas: ! alguns se concentravam nos aspectos metodolgicos da cobrana na bacia do rio Paraba do Sul: os fatores de cobrana para poluio (DBO, slidos suspensos, metais pesados, etc.) sero os mesmos? Ser considerada a carga poluidora ou o volume de diluio de efluentes? ! outros tinham menos preocupaes com a metodologia e maior com o impacto financeiro, por razes de concorrncia comercial: independentemente da posio do usurio na bacia, ou da metodologia aplicada, os valores unitrios de cobrana pela captao, consumo e poluio deveriam ser os mesmos. Na verdade, trata-se da maior complexidade das bacias de rios de domnio da Unio, onde a implementao dos instrumentos tcnicos e econmicos de gesto requer, de cada um dos rgos gestores e organismos de bacia diretamente envolvidos, o exerccio de competncias legais especficas no mbito de suas autonomias administrativas, mas tambm esforos importantes de cooperao e harmonizao do conjunto. Trata-se, portanto, de experimentaes importantes visto que a legislao federal comporta importantes lacunas quanto a gesto compartilhada de bacias de rios de domnio da Unio. Uma das formas encontrada pela ANA para tentar superar esses impasses legais envolve o conceito de pacto de gesto que requer o entendimento e a cooperao, de um lado, entre a ANA e os rgos gestores estaduais no exerccio de seus poderes de polcia das guas e, de outro, entre estes e o comit de bacia principal e outros existentes. Ou seja, o pacto de gesto compreende sobretudo a harmonizao de critrios e procedimentos para a implementao dos sistemas de outorga, fiscalizao e cobrana pelo uso de recursos hdricos; ele operacionalizado sob a forma de de um Convnio de Integrao entre os gestores do poder pblico federal (ANA), estadual

XV Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos

13

(rgos estaduais de recursos hdricos) e da bacia hidrogrfica (comit da bacia principal e, eventualmente, comits de sub-bacia). O Convnio de Integrao da Bacia do rio Paraba do Sul foi formalmente pactuado em maro de 2002 entre o Diretor-Presidente da ANA, os Governadores dos trs estados e o Presidente do CEIVAP. Ele tem por objeto a gesto integrada dos recursos hdricos da Bacia do Rio Paraba do Sul, independentemente de sua dominialidade, mediante a integrao tcnica e institucional dos instrumentos de gesto na sua implantao e operacionalizao. O apoio aos Estados para a gesto integrada ser objeto de convnios especficos a serem firmados entre a ANA e cada um dos estados integrantes da Bacia do Paraba do Sul.

Nvel geogrfico de solidariedade financeira Alguns municpios e servios municipais de gua e esgoto manifestaram preocupao pelo retorno da cobrana para o prprio municpio, evidenciando a ausncia da viso de bacia hidrogrfica e a incompreenso do novo sistema de gesto. Os seminrios de discusso serviram, ento, como base inicial para o entendimento da gesto por bacias hidrogrficas (comits e agncias), que se vale de instrumentos econmicos numa lgica de solidariedade financeira. De outro lado, algumas sub-bacias entendem que a solidariedade financeira dos recursos arrecadados deva ser feita em nvel de sub-bacia; a interpretao do texto legal de retorno dos recursos arrecadados baca de origem levada em seu extremo, associando-o diretamente circunscrio geogrfica de um comit existente. Ou seja, a noo de bacia hidrogrfica corresponde, aqui, rea de atuao do organismo de bacia mais prximo do nvel local. Quando a massa financeira oriunda da cobrana tornar-se importante, inclusive com a operacionalizao da cobrana de guas estaduais, provvel que exista naturalmente a busca de um compromisso interno no interior da bacia ou a definio de uma solidariedade financeira que leve em conta, pelo menos os seguintes aspectos: capacitao financeira para a implantao de aes de impacto; socializao de benefcios entre as diferentes realidades no interior da (grande) bacia hidrogrfica; e interesses regionais de comits de sub-bacia ou de trechos de bacia.

Formalizao da fase transitria Foi consensado durante o processo de negociao de que o perodo transitrio da fase inicial de cobrana fosse formalmente circunscrito a trs anos a partir do seu incio efetivo (Deliberao CEIVAP n 08/2001).

XV Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos

14

A PROPOSTA DE CONSENSO: O SISTEMA DE GESTO FINALMENTE CONCEBIDO Usurios-pagadores Na fase inicial e transitria de cobrana na Bacia do rio Paraba do Sul, constituem pagadores todos os principais usurios de rios federais da bacia, quais sejam: ! Indstrias ! Setor de abastecimento pblico e esgotamento sanitrio ! Setor agropecurio ! Aqicultura ! Pequenas Centrais Hidreltricas PCHs isentas da compensao financeira pelo setor eltrico ! Atividades mineradoras com caractersticas industriais

Pela complexidade da questo, a cobrana pela transposio das guas da bacia do Paraba do Sul para a bacia do rio Guandu dever ser iniciada at 1 (um) ano depois do incio efetivo da cobrana, de acordo com critrios a serem negociados e aprovados no mbito da Agncia Nacional de guas, Governo do Estado do Rio de Janeiro, CEIVAP e do Comit da Bacia do Rio Guandu (Deliberao CEIVAP n 15/2002). Enquanto a cobrana pelo uso da gua no for definida, a ANA repassar Agncia de guas da Bacia do Paraba do Sul, mediante contrato de gesto, o equivalente 0,75 % da energia eltrica produzida com a utilizao dessas guas, para aplicao de acordo com as diretrizes do CEIVAP. A cobrana pelo uso dos recursos hdricos na bacia do rio Paraba do Sul ser interrompida caso uma ou outra exigncia referida acima no seja iniciada. Da mesma forma, o setor de minerao que no for tipificada como atividade industrial, notadamente a extrao de areia nos leitos dos rios, dever ter metodologia especfica definida no prazo mximo de um ano, a partir do incio efetivo da cobrana. Caso essa exigncia no seja cumprida, a cobrana poder ser interrompida. Dentre todos os setores usurios, so isentos da obrigatoriedade da cobrana somente os usos considerados insignificantes para efeito de outorga de direitos de uso, definidos nessa fase inicial pelo CEIVAP como aqueles cuja captao ou derivao no exceda 1 litro por segundo (1 l/s), com seus efluentes correspondentes. Para o setor de PCHs, foi definido como uso insignificante as usinas com potncia instalada de at 1 (um) Mw (megawatt).

Metodologia de cobrana CEIVAP A metodologia de cobrana adotada pelo CEIVAP aplicvel a todos os setores usurios, exceto o de gerao de energia-PCHs que tem metodologia especfica. Para cada elemento gerador de cobrana (captao, consumo e diluio de efluentes-DBO), a cobrana composta de duas partes que se combinam entre si, a saber:
XV Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos 15

! conjunto de parmetros que constitui a base de clculo, formado a partir de uma avaliao tcnica (mensurao ou estimativa) e expresso em volume (vazo); e, ! valor unitrio bsico, que uma expresso econmica do preo da unidade de cada parmetro de clculo.
vazo preo vazo preo vazo preo

C = Qcap x K0 x PPU + Qcap x K1 x PPU + Qcap x (1 K1) x (1 K2 K3) ] x PPU


captao consumo diluio de efluentes (DBO)

Qcap = volume de gua captada (m3/s), fornecido pelo usurio K0 = multiplicador de preo unitrio para captao, , igual ou menor que 1, definido pelo CEIVAP K1 = coeficiente de consumo para a atividade em questo, ou seja, a relao entre o volume consumido e o volume captado pelo usurio (ou o ndice correspondente parte do volume captado que no retorna ao manancial), fornecido pelo usurio K2 = percentual do volume de efluentes tratados em relao ao volume total de efluentes produzidos (ou o ndice de cobertura de tratamento de efluentes domsticos ou industriais), ou seja, a relao entre a vazo efluente tratada e a vazo efluente bruta; informao fornecida pelo usurio. K3 = nvel de eficincia de reduo de DBO (Demanda Bioqumica de Oxignio) na estao de tratamento de efluentes, fornecido pelo usurio PPU = Preo Pblico Unitrio constituindo a base do valor final de cobrana pela captao, pelo consumo e pelo lanamento de DBO (R$/m3), definido pelo CEIVAP

A primeira parcela (captao) foi introduzida na frmula de cobrana com a preocupao de considerar a captao como um fato gerador de cobrana, tal qual o consumo e a diluio de efluentes. Pois o fato de um usurio dispor de uma reserva de gua, correspondente sua outorga, j motivo suficiente para haver cobrana; afinal, essa gua reservada no poder ser utilizada por outro usurio a montante. Ao instituir-se um K0 menor que 1, procurou-se estabelecer uma relao de importncia entre a captao e o consumo. A premissa bsica dessa relao que o consumo tem maior impacto do que a captao, uma vez que indisponibiliza, de forma definitiva, a gua para outros usos. Em relao segunda parcela da frmula, o consumo, o valor a ser pago depender da vazo captada efetivamente consumida, expressa pelo coeficiente de consumo K1. Quanto ao aspecto de qualidade (terceira parcela), foram considerados os esforos daqueles que j buscam racionalizar o uso da gua ou diminuir os nveis de poluio dos seus efluentes. Nesse ltimo caso, a expresso (1 K2 K3) corresponde a um fator de reduo do valor da cobrana a ser pago pelo usurio: quanto maior o percentual do volume de efluentes tratados e o nvel de eficincia do tratamento, menor o valor final pago pelo lanamento de DBO. A simplificao acentuada dos aspectos qualitativos escolha do parmetro Demanda Bioqumica de Oxignio (DBO) levou em conta as seguintes consideraes:

XV Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos

16

! escolhendo-se somente um parmetro de poluio, elimina-se a complexidade inerente caracterizao e quantificao dos efluentes que impem o problema da escolha de parmetros, da sua agregao e do sistema de ponderao que os hierarquiza; ! o parmetro DBO representativo de esgotos domsticos e um dos elementos mais presentes nos diferentes tipos de efluente industrial; ! enfim, o parmetro DBO de fcil mensurao ou estimativa. Quanto ao aspecto econmico da frmula, formado a partir de um valor unitrio bsico, trata-se igualmente de uma proposta de simplificao, uma vez que o PPU constitui a base do preo final relativo captao e ao consumo de gua e reduo do parmetro de poluio DBO.

Metodologia de cobrana aplicvel s PCHs A metodologia de cobrana pelo uso da gua bruta aplicvel s PCHs baseada no percentual da receita, vinculado energia gerada, idntica frmula de clculo da compensao financeira paga pelas hidreltricas desde 1989:
Cobrana = GH x TAR x P, onde:
GH = total da energia mensal gerada por uma PCH, em MWh, informado pela concessionria TAR = valor da Tarifa Atualizada de Referncia definida pela Agncia Nacional de Energia Eltrica com base na Resoluo ANEEL n. 66, de 22 de fevereiro de 2001, ou naquela que a suceder, em reais/MWh P = percentual definido pelo CEIVAP a ttulo de cobrana sobre a energia gerada

O valor percentual P aprovado pelo CEIVAP de 0,75%, parcela acrescentada compensao financeira pela lei de criao da ANA (Lei 9984/2.000) que constitui pagamento pelo uso de recursos hdricos pelo setor de energia eltrica em todo o pas (exceto PCHs).

Critrios de cobrana Os critrios de cobrana definidos pelo CEIVAP (PPU, condicionantes para a aplicao da metodologia adotada, etc) so bastante variveis de um setor usurio para outro, conforme detalhado no quadro 1. Por exemplo, no setor agropecurio, somente a suinocultura confinada ser objeto de cobrana por poluio (DBO) enquanto o setor de aquicultura isento da cobrana por consumo e poluio DBO. Da mesma forma, a preocupao em minimizar o impacto econmico sobre as atividades produtivas dos diferentes setores usurios resultou em uma variao significativa dos valores de PPU: os setores de agricultura, pecuria e aquicultura tm valores bem inferiores aos adotados para os usurios industriais e de saneamento bsico, alm de um limite do valor final da cobrana que no poder exceder 0,5% dos custos de produo. A nica exceo dessa variao concerne ao coeficiente k0 da parcela de cobrana pela captao que tem o mesmo valor de 0,4 (quatro dcimos) para todos os usos.
XV Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos 17

Quadro 1: Mecanismos de cobrana aprovados pelo CEIVAP e pelo CNRH para a bacia do rio Paraba do Sul (Deliberaes CEIVAP n 08, de 06/12/2001 e n 15, de 04/11/2002; Resolues CNRH n 19, de 14/03/2002 e n 27, de 29/11/2002

Setor usurio
Abastecimento pblico e esgotamento sanitrio

Metodologia de cobrana
Metodologia CEIVAP

Critrios de cobrana
PPU = R$ 0,02 por m3 K0 = 0,4

Uso insignificante
As derivaes e captaes para usos de abastecimento pblico com vazes de at 1,0 (um) litro por segundo, com seus efluentes correspondentes As derivaes e captaes com vazes de at 1,0 (um) litro por segundo, com seus efluentes correspondentes

Industrial

Metodologia CEIVAP

R$ 0,02 por m3 K0 = 0,4 PPU = R$ 0,0005 por m3 K0 = 0,4 DBO igual a zero, exceto para suinocultura confinada A cobrana final no poder exceder a 0,5% dos custos de produo PPU = R$ 0,0004 por m3 K0 = 0,4 Consumo e DBO nulos A cobrana final no poder exceder a 0,5% dos custos de produo

Agropecurio (irrigao e pecuria)

Metodologia CEIVAP

As derivaes e captaes para usos agropecurios com vazes de at 1,0 (um) litro por segundo, com seus efluentes correspondentes

Aqicultura

Metodologia CEIVAP

As derivaes e captaes com vazes de at 1,0 (um) litro por segundo, com seus efluentes correspondentes

Minerao com caractersticas industriais

O mesmo aplicvel ao setor industrial: Metodologia CEIVAP PPU = R$ 0,02 por m3 K0 = 0,4

O mesmo aplicvel ao setor industrial: derivaes e captaes com vazes de at 1,0 (um) litro por segundo, com seus efluentes correspondentes PCHs com potncia instalada de at 1 (um) Mw (megawatt).

PCHs isentas da compensao financeira

a mesma aplicada s hidreltricas sujeitas cobrana nacional desde 2000 (percentual sobre valor de energia produzida)

O valor percentual P definido a ttulo de cobrana de 0,75% sobre a energia gerada

Transposio Extrao de areia e demais atividades mineradoras

A cobrana pela transposio dever ter incio at 1 (um) ano a partir do incio efetivo da cobrana, de acordo com critrios a serem negociados e aprovados no mbito da ANA, Governo do Estado do Rio de Janeiro, CEIVAP e Comit da Bacia do Rio Guandu. As demais atividades mineradoras alterando o regime dos corpos dgua tero metodologia definida no prazo mximo de 1 ano.

XV Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos

18

Um outro critrio de cobrana de importncia oriundo de proposio do setor usurio privado e concerne reduo do valor final de cobrana de forma bastante interessante (Deliberao CEIVAP n 8/2001). Aplica-se ao valor total de cobrana uma tabela de fator redutor, proporcional ao ms de entrada do usurio no sistema, segundo o seguinte critrio de escalonamento: ! 18% (dezoito por cento) para os usurios pagadores no primeiro ms de vigncia da cobrana; ! para os usurios que aderirem ao sistema de cobrana nos meses seguintes ser aplicado o fator redutor correspondente sua entrada, correspondente a um decrscimo de 0,5% (meio por cento) a cada ms subseqente ao primeiro ms de vigncia da cobrana; ! fator redutor a que fizer jus o usurio permanecer constante at o final do perodo de vigncia da cobrana (que vigorar por trs anos a partir do seu incio efetivo); ! os usurios inadimplentes no pagamento pelo uso dos recursos hdricos (portadores de outorga que no efetuarem o pagamento) no tero direito ao fator redutor, incidindo, sobre o montante devido, multas e penalidades; ! os usurios inadimplentes a que se refere o pargrafo anterior tero direito ao fator redutor, no percentual poca vigente, quando regularizarem o pagamento devido.

ARRECADAO POTENCIAL E SUA APLICAO Uma previso parcial dessa arrecadao foi realizada pela ANA em fevereiro de 2003, a partir dos usurios cadastrados durante a campanha de regularizao dos usos Quadro 2. Tratam-se de valores brutos, sem descontos, e sujeitos verificaes de consistncia. Contudo, simulaes anteriores realizadas no mbito do PQA em 1998 demonstraram que a capacidade potencial de arrecadao da bacia bastante superior cobrana aplicada nessa fase inicial.

Quadro 2: Arrecadao potencial pelo uso da gua de domnio da Unio na Bacia do Paraba do Sul, em 2003 (05/02/2003) Setor usurio Industrial Saneamento Outros Usos (agropecurio, aquicultura, minerao, PCHs) Total parcial Arrecadao potencial sem descontos para o ano de 2003 (em reais) R$ 4.278.576,62 R$ 6.051.625,26 em levantamento R$ 10.330.201,88

Fonte: Palestra da ANA Cobrana na Bacia do Rio Paraba do Sul, proferida por Francisco L. Viana e Pedro C. Pocciotti em reunio de Cmaras Tcnicas do CEIVAP em fevereiro de 2002

XV Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos

19

Conforme pactuado no mbito do CEIVAP, os valores arrecadados sero empregados de acordo com o Plano de Recursos Hdricos para a Fase Inicial da Cobrana na Bacia do rio Paraba do Sul cujo programa de investimentos est sendo parcialmente revisado atualmente. O objetivo dessa reviso adequar as aes de planejamento e gesto que datam de 2000 aos objetivos e interesses atuais do CEIVAP. As aes estruturais hierarquizadas pelo comit no mbito do Projeto Inicial, e propostas no Plano de Recursos Hdricos, continuam vlidas, sendo que algumas obras de esgotamento sanitrio j esto sendo executadas. As modalidades de aplicao dos recursos arrecadados que esto ainda por ser definidos e inserem-se no bojo da discusso atual sobre a engenharia financeira da agncia de guas do CEIVAP tero impacto importante sobre a implantao do Plano cujas aes podero ser financiadas total ou parcialmente, a fundo perdido e/ou emprstimos, pelos recursos da cobrana.

CONSIDERAES FINAIS Quando da elaborao da proposta inicial de cobrana, a simplicidade conceitual e operacional sempre foi o norteador das reflexes e propostas. No houve maiores questionamentos ou rejeio frmula proposta, ou sua simplicidade metodolgica, por parte dos atores envolvidos na gesto da bacia do Paraba do Sul. No entanto, as discusses e negociaes no mbito do CEIVAP sofisticaram a proposta inicial e a aprimoraram , notadamente quanto ao universo de usurios-pagadores, aos critrios de cobrana e s exigncias de sua aplicao. Esse processo foi igualmente motor da concepo e implementao de outros elementos do sistema de gesto da bacia, notadamente a regularizao e outorga de direitos de uso, a criao da agncia de bacia, constituindo assim espao de inovao tcnico-institucional na construo do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hdricos segundo a Lei 9.433/97. Restam ainda muitos desafios a serem enfrentados, sendo o mais imediato deles a instalao da agncia e sua operacionalizao com os recursos da cobrana que esto sendo arrecadados, alm da integrao e compatibilizao dos sistemas estaduais de cobrana na bacia do Paraba do Sul, de modo a estabelecer as condies para que a bacia hidrogrfica seja, efetivamente, a unidade de planejamento e gesto dos recursos hdricos na Federao Brasileira.

XV Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos

20

You might also like