You are on page 1of 9

Cardpio Bsico para Filhotes de Ces // Alimentao Natural para Ces e Gatos - Ca...

Page 1 of 9

HOME

ALIMENTAO NATURAL

COMO FAZER

CARDPIOS

OUTROS ASSUNTOS

QUEM SOMOS

Ces Filhotes
J vimos como deve ser a dieta de manuteno para ces adultos saudveis. Mas e os filhotes de ces? A partir de que idade podemos oferecer a eles carne e ossos crus? Como garantir o desenvolvimento sseo e muscular na fase de crescimento? O que se pode esperar de um filhote criado com alimentao natural? Vamos l!

Pesquisa personalizada

Confira nossa de Alimentao Natural gatos filhotes!

Tenho um cozinho ou gati Como posso aliment

recm-nascido que ficou

Silky Terriers de 12 semanas comendo carne com ossos

Meu filhote est em casa, e agora?


Seu cozinho tem por volta de 60 dias e acaba de chegar sua casa. Muito provavelmente ele comia rao especial para filhotes no canil e o criador lhe entregou um pouquinho dessa rao para voc fazer a adaptao. A grande vantagem dos filhotes , em geral, a falta de cerimnia para comer e a grande capacidade de adaptao e aprendizado. Mas, para evitar reaes indesejadas recomendamos que voc substitua gradativamente a rao pelos novos alimentos de acordo com o esquema abaixo: 1 dia: 90% rao e 10% pescoo de frango modo ou batido no liquidificador. Veja aqui como fcil triturar pedaos pescoos de frango crus no liquidificador ou processador de alimentos, com um pouquinho de gua morna ou quente. Se no quiser ou nconseguir fazer o pat em casa, pea ao seu aogueiro para moer os pescocinhos para voc. 2 dia: 80% de rao e 20% de pat de pescoos. 3 dia: 70% rao e 30% pat de pescoos. 4 dia: 60% rao e 40% pat de pescoos. 5 dia: 50% rao e 50% pat de pescoos. 6 dia: 40% rao e 60% pat de pescoos. 7 dia: 30% rao, 60% pat de pescoos e 10% peito de frango sem ossos 8 dia: 20% rao, 60% pat de pescoos e 20% peito de frango sem ossos 9 dia: 10% rao, 60% pat de pescoos, 20% peito de frango sem ossos e 10% cenoura (crua e liquidificada ou cozida)

Conhea nosso Caseiras Cozidas para ces e gatos adultos e

Descubra quais so os plantas e medicamentos jamais devem ser oferec administrados aos ces e

http://www.cachorroverde.com.br/filhotebasico.php

07/02/2011

Cardpio Bsico para Filhotes de Ces // Alimentao Natural para Ces e Gatos - Ca...

Page 2 of 9

10 dia: 60% pat de pescoos, 25% peito de frango sem ossos e 15% cenoura (crua e liquidificada ou cozida) Oferea pelo menos 3 refeies ao dia at ele completar 6 meses de idade. Depois desse processo introduza os suplementos, um de cada vez, e em seguida comece a variar os legumes. Depois comece a alternar o peito de frango sem ossos por outras carnes (bovina, suna, vsceras) uma de cada vez. Quando o filhote j estiver mastigando bem comece a oferecer o pescoo cortado em rodelas (corte em cada anel da traquia), para estimul-lo a mastigar. E, por fim, quando ele j estiver devidamente habituado, oferea pedaos maiores e, finalmente, o pescoo inteiro. Recomendamos comear sempre com pescoo de frango por ser o meaty bone mais seguro e mais fcil de ser abordado por ces inexperientes. (Nunca comece oferecendo ps de frango ou drumetes (a coxina da asa de frango); so um desafio maior para o trato gastrointestinal dos filhotes!). Sempre oferea meaty bones crus jamais assados, fritos, cozidos ou aquecidos de qualquer maneira. A coco o que altera a composio do osso, tornando-o perigoso para a ingesto. Filhotes que crescem alimentados com meaty bones produzem fezes mais firmes e em menor volume, e so geralmente mais fortes e musculosos. Os atos de puxar, rasgar e mastigar carcaas e ossos oferecem ocupao e atividade, contribuindo para deixar o cozinho mais calmo. Alguns criadores relatam que filhotes alimentados com dietas naturais podem crescer um pouco menores, mas muito vigorosos. No motivo para preocupao. A dieta natural no raro faz com que os filhotes cresam de modo mais lento e constante, sem espichamentos potencialmente danosos estrutura ssea e s articulaes. O filhote atingir a altura esperada; apenas poder demorar um pouco mais. Voc notar que as receitas do cardpio semanal (apresentado abaixo) contm fontes opcionais de carboidratos, como arroz cozido. Tais ingredientes suprem a maior necessidade energtica dos filhotes, principalmente se eles forem chatinhos para comer ou se, por qualquer motivo, eles no estiverem ganhando peso como voc gostaria. Mas volto a repetir: tal adio dieta opcional. Se voc no sentir necessidade de acrescentar essa fonte de energia extra, no haver problemas. Muitos filhotes crescem maravilhosamente bem base de carcaas cruas ou meaty bones acrescidos de legumes e de alguns suplementos. Vai de cada um.

Sarbi bebezinha devorando um pedao de pescoo de frango

Leite
Muita gente gosta de oferecer leite para filhotes desmamados, mas no muito boa idia. O leite prprio para o filhote aquele produzido pela mame canina, contendo tudo o que o beb precisa. Na natureza, os filhotes desmamam medida que o leite j no oferece todos os nutrientes e a partir do momento em que passam a ser capazes de comer alimentos slidos. Mas, se quiser oferecer leite mesmo assim, faa-o ocasionalmente, como um petisco. Uma particularidade interessante: se alimentadas com dieta natural, as cadelas podem produzir leite de tima qualidade at os trs meses de idade do filhote! Em contrapartida, as fmeas comendo rao costumam secar muito antes.

http://www.cachorroverde.com.br/filhotebasico.php

07/02/2011

Cardpio Bsico para Filhotes de Ces // Alimentao Natural para Ces e Gatos - Ca...

Page 3 of 9

Clcio
Todo mundo j ouviu falar que filhotes requerem uma grande quantidade de clcio para crescerem saudveis. Isso verdade. Mas o que poucos sabem que deficincias leves de clcio so muito menos prejudiciais do que o excesso de clcio. claro que o melhor ofertar a quantidade ideal, nem pra mais, nem pra menos. Mas se voc errar para menos, o organismo se vira para reabsorver mais clcio. Agora, ao ofertar esse mineral em excesso, voc contribui para o desenvolvimento de problemas sseos, entre outros males. O cardpio postado aqui fornece clcio na melhor forma possvel: diretamente da ingesto de ossos. No precisa oferecer suplementos base de clcio tais aditivos so inclusive, contraindicados para filhotes alimentados com uma dieta balanceada. Vale lembrar que a exposio diria ao sol tambm contribui para evitar desequilbrios. Os raios solares contm radiao ultravioleta, que em contato com os vasos sangneos da pele, ativam a vitamina D obtida por meio da ingesto de alimentos. Uma vez ativada, a vitamina D ajuda o organismo a reter o clcio, absorvendo esse mineral no intestino. por isso que para os ossos do filhote crescerem saudveis, no basta somente oferecer clcio. Mas aquela cochilada na frente da janela ou porta de vidro fechadas no conta. O animal tem que ficar diretamente exposto aos raios solares. Sol filtrado por superfcies de vidro perde os raios ultravioletas e fica reduzido a uma fonte de calor. Essa orientao particularmente importante para filhotes que crescem em apartamento, principalmente os de porte grande. Em caso de dvidas, sugiro consultar um mdico veterinrio, de preferncia, um especialista em nutrio pet.

Live Traffic Fe

Proporo e quantidade
Enquanto um co adulto de atividade moderada precisa ingerir de 1,5% a 3,5% do seu peso total diariamente, um filhote de 2 a 4 meses precisa comer de 6% at 8% do seu peso por dia, dividido em trs refeies. Filhotes esto em crescimento e precisam de muita energia, gordura e protena para o desenvolvimento de novos tecidos e para a manuteno de um metabolismo naturalmente mais acelerado. O clculo segue o mesmo raciocnio que usamos para a dieta de ces adultos, mudando apenas a porcentagem, que para os filhotes deve ser de mais ou menos 7%. Note que essa porcentagem apenas uma mdia. Comece oferecendo cerca de 7% do peso do filhote em alimentos por dia e observe-o por alguns dias. Voc saber que 7% muita comida se: * em poucos dias o filhote engordar muito, * o abdmen dele se dilatar anormalmente aps cada refeio, * ele freqentemente regurgitar (devolve) o alimento durante ou logo aps a refeio, * sobrar comida no prato; * a frequncia das defecaes, bem como o volume das fezes, aumentar muito. E se ele emagrecer? Aumente a porcentagem para 7,5% ou 8% e acrescente uma fonte de carboidratos (at 20% da dieta na forma de pes integrais, arroz integral cozido, lentilha cozida ou tubrculos cozidos). Nesse caso, institua um cardpio com as seguintes propores: 50% meaty bones, 20% fonte de carboidratos, 10% legumes e 20% carnes desossadas, ovos e um pouco de vsceras (os suplementos entram parte). Aqui voc encontra outras dicas de como acrescentar mais energia (calorias) dieta. Pode ser interessante consultar tambm o dirio que criamos para divulgar o manejo nutricional, entre outros assuntos, de nossa filhote de Golden Retriever. O blog aborda desde a primeira refeio da Sarabi, aos 48 dias de idade, at os dias atuais. L voc ler sobre nossos erros e acertos. Um desses erros: no incio acreditvamos que 5% do peso da beb (1.8kg) seria uma porcentagem razovel para mant-la bem por algumas semanas. Que nada! Em pouco tempo subimos esse percentual para 8,5%!

A visitor from Alegre, Rio Grande d Sul viewed "Suplementos Cachorro Verde ago A visitor from Parana "Microondas // Alimentao Natural para Ces e Gatos Cachorro Verde ago A visitor from Sao Paulo "Alimentao Natura para Ces e Gatos Cachorro Verde ago A visitor from Parana Cachorro Verde ago A visitor from Goias viewed " caseira cozida Cachorro Verde ago A visitor from Distrito Federal "Cadelas Lactantes // Alimenta Natural para Ces e Gatos 9 mins ago A visitor from Rio Grande do Sul viewed " Cachorro Verde mins ago A visitor from Sao Paulo "Microondas //

http://www.cachorroverde.com.br/filhotebasico.php

07/02/2011

Cardpio Bsico para Filhotes de Ces // Alimentao Natural para Ces e Gatos - Ca...

Page 4 of 9

O importante lembrar que cada filhote tem um metabolismo diferente. Cabe aqui aquela regrinha bsica: filhote magro, mais comida; filhote gordinho, menos comida. Especialistas recomendam que filhotes de raas mdias, grandes e gigantes sejam mantidos ligeiramente esbeltos a fim de evitar comprometimento sseo e articular. Na dvida, consulte um veterinrio.

Filhotes de 5,5 semanas de Bulldogues Franceses nascidos da terceira gerao de Frenchies alimentados com dieta natural.

Cardpio Semanal
Indicao: filhote de 2 meses pesando 4kg Proporo adotada: 7% do peso Quantidade total a ser oferecida por dia: 280 gramas Quantidade a ser oferecida em cada refeio: 93 gramas Formulao: 50% meaty bones (ossos carnudos) 15% carnes / ovos 5% vsceras 20% carboidratos 10% vegetais (fonte de fibras) Segunda-feira: Dividir em trs ou quatro refeies: 168 gramas de pescoo de frango cru, com pele (com ou sem cabea) 38 gramas de carne (sem ossos) ou ovos (de galinha ou de codorna), crus 13 gramas de fgado cru 50 gramas de aveia cozida (pode ser cozida em gua, ou em leite semi-desnatado, ou integral diludo em gua 1:1) 25 gramas de cenoura (cozida ou crua, porm liquidificada) mais os suplementos: 1 colher de sobremesa de azeite de oliva, leo de canola ou de girassol

http://www.cachorroverde.com.br/filhotebasico.php

07/02/2011

Cardpio Bsico para Filhotes de Ces // Alimentao Natural para Ces e Gatos - Ca...

Page 5 of 9

1 colher de caf de levedura de cerveja 1 colher de ch de iogurte integral 1 lmina fininha de alho cru (cerca de 1/7 a 1/8 de um dente de alho) Opcionais 200 mg de vitamina C 100 UI (Unidades Internacionais) de vitamina E Tera-feira: Dividir em trs ou quatro refeies: 125 gramas de carcaa ("dorso", "costela") de frango cru, com pele 28 gramas de carne (sem ossos) ou ovos (de galinha ou de codorna), crus 56 gramas de arroz integral ou branco cozido 28 gramas de abbora (cozida ou crua, porm liquidificada) mais os suplementos: 1 colher de sobremesa de azeite de oliva, leo de linhaa ou leo de canola 1 colher de caf de levedura de cerveja 1 colher de ch de iogurte integral 1 lmina fininha de alho cru (cerca de 1/7 a 1/8 de um dente de alho) Quarta-feira: Dividir em trs ou quatro refeies: 125 gramas de asas de frango cru, com pele 38 gramas de carne (sem ossos) ou ovos (de galinha ou de codorna), crus 13 gramas de moela crua 50 gramas de batatas cozidas, com casca 25 gramas de vagem (cozida ou crua, porm liquidificada) mais os suplementos: 1 colher de sobremesa de azeite de oliva, leo de linhaa ou leo de canola 1 colher de caf de levedura de cerveja 1 colher de ch de iogurte integral 1 lmina fininha de alho cru (cerca de 1/7 a 1/8 de um dente de alho) Opcionais 200 mg de vitamina C 100 UI (Unidades Internacionais) de vitamina E

Quinta-feira: Dividir em trs ou quatro refeies: 125 gramas de pescoo de frango cru, com pele (com ou sem cabea) 50 gramas de carne crua (sem ossos) ou ovos (de galinha ou de codorna) crus 50 gramas de aveia cozida (pode ser cozida em gua, ou em leite semi-desnatado, ou integral diludo em gua 1:1) 25 gramas de brcolis (cozido ou cru, porm liquidificado) mais os suplementos: 1 colher de sobremesa de azeite de oliva, leo de linhaa ou leo de canola 1 colher de caf de levedura de cerveja 1 colher de ch de iogurte integral 1 lmina fininha de alho cru (cerca de 1/7 a 1/8 de um dente de alho) Opcionais 200 mg de vitamina C 100 UI (Unidades Internacionais) de vitamina E

http://www.cachorroverde.com.br/filhotebasico.php

07/02/2011

Cardpio Bsico para Filhotes de Ces // Alimentao Natural para Ces e Gatos - Ca...

Page 6 of 9

Sexta-feira: Dividir em trs ou quatro refeies: 125 gramas de pescoo de frango cru, com pele (com ou sem cabea) 50 gramas de um pequeno peixe inteiro, cru ou cozido (ex: sardinha, manjuba, etc) 50 gramas de batata doce cozida com casca 25 gramas de ervilha torta (cozida ou crua, porm liquidificada) mais os suplementos: 1 colher de sobremesa de azeite de oliva, leo de linhaa ou leo de canola 1 colher de caf de levedura de cerveja 1 colher de ch de iogurte integral 1 lmina fininha de alho cru (cerca de 1/7 a 1/8 de um dente de alho) Opcionais 200 mg de vitamina C 100 UI (Unidades Internacionais) de vitamina E

Sbado: Dividir em trs ou quatro refeies: 125 gramas de carcaa de frango ("costela", "dorso") crua, com pele 50 gramas de carne crua (sem ossos) ou ovos (de galinha ou de codorna) crus 50 gramas de arroz cozido (branco ou integral) 25 gramas de cenoura (cozida ou crua, porm liquidificada) mais os suplementos: 1 colher de sobremesa de azeite de oliva, leo de linhaa ou leo de canola 1 colher de caf de levedura de cerveja 1 colher de ch de iogurte integral 1 lmina fininha de alho cru (cerca de 1/7 a 1/8 de um dente de alho) Opcionais 200 mg de vitamina C 100 UI (Unidades Internacionais) de vitamina E Domingo: Dividir em trs ou quatro refeies: 125 gramas de pescoo de frango cru, com pele (com ou sem cabea) 38 gramas de carne crua (sem ossos) ou ovos (de galinha ou de codorna) crus 13 gramas de fgado cru 50 gramas de banana crua 25 gramas de brcolis (cozido ou cru, porm liquidificado) mais os suplementos: 1 colher de sobremesa de azeite de oliva, leo de linhaa ou leo de canola 1 colher de caf de levedura de cerveja 1 colher de ch de iogurte integral 1 lmina fininha de alho cru (cerca de 1/7 a 1/8 de um dente de alho) Opcionais 200 mg de vitamina C 100 UI (Unidades Internacionais) de vitamina E

preciso seguir risca esse cardpio?


Claro que no. Ele serve como uma referncia para iniciantes na dieta natural - embora possa, sem problema algum, ser adotado por tempo indeterminado. A Alimentao Natural bastante flexvel, basta entender as propores que cada categoria de alimento - meaty bones, carnes, vsceras, legumes, suplementos - ocupa na dieta, e ter bom senso. Variar ao mximo os alimentos

http://www.cachorroverde.com.br/filhotebasico.php

07/02/2011

Cardpio Bsico para Filhotes de Ces // Alimentao Natural para Ces e Gatos - Ca...

Page 7 of 9

muito interessante, mas no tem problema se voc no puder oferecer peixes semanalmente, por exemplo. Da mesma forma, se preferir oferecer frango e no peru, tudo bem. Com o tempo, voc acabar adaptando nossas orientaes sua realidade e s preferncias de seu co e se sentir muito mais seguro em relao dieta! Frutas que podem ser oferecidas em pequenas quantidades diariamente como petiscos para adestramento ou lanche, ou no pur da noite ocasionalmente: ma, banana (com casca, se ele aceitar), manga, mamo, figo, caqui, morango, pra. No oferea sementes ou caroos. gua de cco tambm pode ser oferecida mas no exagere para no causar diarria. Vegetais que podem ser oferecidos: cenoura, batata cozida, tomate, beterraba, abobrinha, pimentes, batata doce cozida, inhame cozido, mandioquinha cozida, folhas verdes (salsinha, alecrim, rcula, couve, almeiro, etc), abbora. Vegetais que devem ser oferecidos com menos freqncia: brcolis, berinjela e couve-flor. Observao: alguns ces tm alergia a batatas. Se voc as ofereceu e observou diarria no filhote, risque esse ingrediente do cardpio. Preparo dos vegetais: h legumes que podem ser oferecidos tantos crus quanto cozidos. o caso da cenoura, folhas verdes, beterraba, pimentes, abbora e abobrinha. J tubrculos como a batata, a batata doce, o inhame e a mandioquinha devem sempre ser cozidos (sem tempero) para anular elementos potencialmente txicos e tornar esses alimentos mais digestveis. Alimentos crus esto no seu estado natural e por isso so mais nutritivos. Em contrapartida, precisam ser liquidificados para serem digeridos e assimilados pelo trato digestrio dos ces. O oposto ocorre com os alimentos cozidos: so menos nutritivos, mas so mais saborosos e mais facilmente digeridos. Se possvel, alterne; oferecendo alimentos crus e cozidos. Preparo dos gros: cereis e leguminosas, como lentilha, aveia, arroz integral, paino e cevada precisam estar muito bem cozidos para serem digeridos pelo trato digestrio de carnvoros como os ces. Para dar uma forcinha extra, deixe esses gros de molho em gua morna por 8 horas com algumas gotinhas de limo ou de soro de iogurte para que os cereais percam fatores que atrapalham a absoro de nutrientes, como os fitatos. O arroz branco no precisa ser deixado de molho, mas naturalmente mais pobre em nutrientes.

Alimentos a evitar (possivelmente txicos ou prejudiciais aos ces)


Chocolate, acar, frituras, alho em excesso, cebola, macadmias, ch preto, caf, pimenta, bebidas alclicas, batata germinada ou brotos de batata, batata crua, espinafre, sementes de frutas, sal, uva e uva passa, adoantes, refrigerantes, folhas e caules de tomate, folhas de abacate, abacate, folhas e caules de batata, ruibarbo, folha de berinjela, folha de beterraba.

Ajustando as quantidades
medida que o filhote cresce, a porcentagem usada para se chegar ao clculo do total dirio de alimentos diminui. Por exemplo, nossa Golden Retriever aos dois meses recebia 8% do peso dela (1.8kg) em comida por dia. Hoje (maro de 2009) ela est com 4 meses e come 6% do peso (9kg) em alimentos. O ajuste das quantidades um pouco no olhmetro. Com rao tambm no assim? Faa a si mesmo as seguintes perguntas. O filhote est se desenvolvendo bem? Est no peso esperado para sua idade, sexo e raa? Os ossos esto aparentes? Est alegre e saudvel? As fezes esto mantendo mais ou menos o mesmo volume? Continue oferecendo a mesma porcentagem at haver motivos que justifiquem o ajuste das quantidades. Com o amadurecimento, o metabolismo do filhote vai ficando menos acelerado e menos exigente. Ainda usando minha Golden como exemplo: por volta dos trs meses de idade, notamos que a Sarabi estava um pouco magrinha. Introduzimos uma quarta refeio diria na forma de um

http://www.cachorroverde.com.br/filhotebasico.php

07/02/2011

Cardpio Bsico para Filhotes de Ces // Alimentao Natural para Ces e Gatos - Ca...

Page 8 of 9

mingau de aveia com leite diludo em gua filtrada (mais sobre isso aqui). Em menos de duas semanas ela j parecia mais arredondada e forte. Suspendemos, pelo menos por ora, o mingau. A partir dos seis meses de idade, voc pode passar o filhote para duas refeies ao dia, em vez de trs. Entretanto, se seu filhote for de raa grande ou gigante, a manuteno de trs refeies por dia reduz sensivelmente o risco de ocorrer uma toro gstrica (condio grave na qual o estmago estufa e torce sobre o prprio eixo). A partir dos 6 meses de idade, seu filhote pode passar a receber uma dieta natural "clssica", sem adio de carboidratos, se voc quiser. Foi o que fizemos com nossas Goldens. Quando completaram 6 meses passaram a receber uma dieta com a seguinte composio: 60% meaty bones, 25% carnes, ovos, peixes (e um pouquinho de vsceras) e 15% vegetais, mais os suplementos.

Ajuste dos suplementos opcionais


Quando o filhote completar 8 quilos de peso, passe a oferecer uma colher de sopa rasa de leo vegetal e 500mg de vitamina C. A partir de 15 a 20 quilos de peso, aumente a dose de leo para 1 colher de sopa cheia ou 2 colheres de sopa e a vitamina C para 1000mg. A partir de 20 kg, pode oferecer 400UI de vitamina E. Para filhotes a partir de seis meses a um ano, ou com um ano e meio (dependendo do porte): v reduzindo a porcentagem de alimentos totais ingeridos pelo filhote diariamente at atingir a porcentagem ideal para um co adulto. Por exemplo: se seu filhote um co de raa mdia e iniciou a alimentao natural aos 2 meses comendo 5% de seu peso, reduza essa porcentagem para 4,5% quando ele completar 5 meses, depois para 4% quando ele completar 7 meses, depois para 3,5% quando ele completar 10 meses e ento, quando ele atingir o peso de adulto, reduza para sua porcentagem de co adulto equivalente a seu porte: 3 ou 2,5%. Mas lembre-se: essas so apenas orientaes gerais. Nossas Goldens chegaram a receber 8% de seu peso corpreo aos 3 meses e com 7 meses estavam recebendo 4%. Observar e acompanhar o animal de perto, se possvel com auxlio do veterinrio, a melhor maneira de garantir o sucesso da dieta.

Mastiff Ingls de 11 semanas

Referncias consultadas
Livros: Work Wonders: Feed Your Dog Raw Meaty Bones: DVM Tom Lonsdale - 2005, ed. Rivetco Raw Meaty Bones Promote Health: DVM Tom Lonsdale - 2001, ed. Rivetco Canine Nutrition: DVM Lowell Ackermann, 1999, ed. Alpine Food Pets Die For - Shocking Facts About Pet Food: Ann N. Martin, 2008, ed. NewSage Press Tabela de Composio Qumica dos Alimentos: Guilherme Franco, 2008, ed. Ateneu Natural Health Diet for Dogs & Cats, DVM Shawn Messonier - 2001, Three Rivers Press The BARF Diet - Raw Feeding for Dogs and Cats Using Evolutionary Principles: DVM Ian Billinghurst - 2001, Warrigal Publishing Give Your Dog a Bone: The Practical Commonsense Way to Feed Dogs for a Healthy Life: DVM Ian Billinghurst - 1993, Warrigal Publishing

http://www.cachorroverde.com.br/filhotebasico.php

07/02/2011

Cardpio Bsico para Filhotes de Ces // Alimentao Natural para Ces e Gatos - Ca...

Page 9 of 9

Dr. Pitcairns Complete Guide to Natural Health for Dogs and Cats: 3rd Edition: DVM PhD Richard Pitcairn - 2005, ed. Rodale The Nature of Animal Healing: DVM Martin Goldstein - 1999, ed. Ballantine Books Raw Dog Food: Make It Easy for You and Your Dog: Carina Beth Macdonald - 2003 ed. Dogwise Publishing Publicado em 15 de junho de 2008 e atualizado em 8 de maro de 2010 por Sylvia Anglico

home - alimentao natural - como fazer - cardpios - cuidados naturais - quem somos - contato

2010 Cachorro Verde | Design: Vanessa Fermino www.fotopets.com.br

http://www.cachorroverde.com.br/filhotebasico.php

07/02/2011

You might also like