You are on page 1of 10

24/06/2011

Soldagem por Resistncia Eltrica

Prof. Hlio Padilha

Soldagem por resistncia eltrica


A soldagem por resistncia eltrica compreende um grupo de processos nos quais a unio de peas produzida em superfcies sobrepostas ou em contato topo a topo, pelo calor gerado na junta atravs da resistncia passagem de corrente eltrica (efeito Joule) e pela aplicao de presso, podendo ocorrer uma certa quantidade de fuso na interface.

24/06/2011

Processos

(a) soldagem por pontos; (b) soldagem por costura; (c) soldagem por projeo; (d) soldagem de topo

Soldagem por pontos

Na soldagem por pontos, a solda obtida na regio das peas colocadas entre um par de eletrodos, e vrias soldas podem ser obtidas simultaneamente pela utilizao de mltiplos pares de eletrodos.
4

24/06/2011

Soldagem por projeo


A soldagem por projeo usada principalmente para unio de pequenas peas estampadas, forjadas ou usinadas, possuindo uma ou mais projees ou salincias. Parafusos, pinos, porcas, etc. podem ser facilmente soldadas em uma chapa fina por este processo.

Soldagem por costura


Na soldagem por costura, uma srie de pontos de solda consecutivos feita, de modo a produzir uma solda contnua, por sobreposio parcial de diversos pontos. Normalmente, um ou ambos os eletrodos so discos ou rodas, que giram enquanto as peas a serem unidas passam entre eles.

24/06/2011

Soldagem topo a topo


Na soldagem topo a topo por resistncia, a corrente eltrica passa atravs das faces das peas, que so pressionadas frente a frente. As peas so prensadas uma contra a outra, por meio de um dispositivo de compresso sendo em seguida submetidas passagem de uma corrente de soldagem adequada.

Soldagem por centelhamento


Na soldagem topo a topo por centelhamento, em geral, no necessria nenhuma preparao das superfcies de contato. Neste processo as peas so energizadas antes de entrarem em contato, e suas faces so aproximadas at que o contato ocorra em pontos discretos da superfcie da junta, gerando o centelhamento. Como o incio do contato provocado por irregularidades nas superfcies dos materiais, o processo de fuso se inicia pelos diversos arcos formados pelas irregularidades.

24/06/2011

Princpio
Todos os processos de soldagem por resistncia envolvem a aplicao coordenada de presso mecnica e passagem de corrente eltrica, com intensidade e presso adequadas. A passagem de corrente eltrica provoca o aquecimento, e em alguns casos, uma certa quantidade de fuso das peas a serem unidas. A aplicao de presso garante a continuidade do circuito eltrico e permite a obteno de soldas com baixo nvel de contaminao, seja proteo fsica da regio de solda ou pela expulso do material contaminado para fora da junta. O resfriamento da junta se d sob presso. O calor gerado pode ser estimado por:

Q R I2 t
9

Mquinas de CA
Algumas mquinas para soldagem por resistncia fornecem corrente alternada. Essas mquinas contm um transformador para produzir uma alta corrente de soldagem e uma baixa tenso eltrica. Sua capacidade limitada, uma vez que este tipo de equipamento provoca um forte desbalanceamento na rede de distribuio de energia eltrica no momento de sua utilizao, alm de apresentar um baixo fator de potncia.

10

24/06/2011

Mquinas de CC
As mquinas de corrente contnua do tipo energia armazenada so baseadas num banco de capacitores, alimentado por uma fonte de tenso contnua, que armazena a energia necessria para a soldagem. Neste tipo de equipamento, o tempo de acumulao bem maior que o de descarga. Mquinas do tipo energia direta consistem de um transformador e um circuito retificador trifsicos. Estas mquinas demandam um consumo muito menor em kVA da rede de distribuio, podendo ter capacidades muito elevadas.

11

Controle do equipamento
O controle da soldagem pode ser feito sobre uma ou mais funes bsicas : - Corrente inicial e final para a soldagem no transformador - Controle da intensidade da corrente - Acionar e liberar a fora nos eletrodos no tempo certo Um contator conecta e desconecta o primrio e o transformador de soldagem. Um controle da cronometragem e da seqncia estabelecida para a soldagem executada em cada operao, isto inclui a aplicao de foras nos eletrodos, corrente eltrica e o intervalo de tempo entre cada funo. A corrente eltrica de soldagem controlada por taps, ou um circuito eletrnico ou por ambos.
12

24/06/2011

Eletrodos
Os eletrodos, cujas principais funes so conduzir a corrente de soldagem e transmitir fora mecnica, so feitos de ligas com elevada condutividade trmica e eltrica, geralmente base de cobre, alm de serem resistentes deformao e ao desgaste, mesmo em temperaturas elevadas. A geometria da ponta do eletrodo tem grande influncia na qualidade da solda e deve ser otimizada para cada aplicao.

13

Eletrodos
Na maioria das aplicaes os eletrodos so formados de ligas Cu-Cr, Cu-Cr-Zn, Cu-Cd e Cu-Be, tratados termicamente para atingir as seguintes caractersticas: - Condutividade eltrica e trmica elevadas; - Resistncia mecnica elevada; - Fraca tendncia a formar ligas com o material a soldar; - Resfriamento absolutamente seguro das pontas dos eletrodos; - Alto ponto de amolecimento, temperatura na qual, aps um perodo de tempo determinado, o material perde parte de sua dureza e/ou resistncia mecnica.

14

24/06/2011

Eletrodos
Periodicamente necessrio fazer uma inspeo nos eletrodos, pois, o desgaste decorrente do regime de trabalho imposto pode levar a soldas diferentes das efetuadas em condies O resfriamento correto dos eletrodos tem grande importncia na execuo das soldas e no tempo de vida til dos mesmos. timas. Para exemplificar a importncia da refrigerao na vida de um eletrodo, possvel de se obter 50 vezes mais soldas durante o ltimo 1/16 da ponta do eletrodo do que durante o primeiro.

15

Eletrodos
De maneira geral considera-se que as faces dos eletrodos com a pea devam ser aproximadamente 1,6 mm maior que o dimetro do ponto de soda, o qual pode ser calculado pelas relaes : d = dimetro do ponto (mm) S = espessura da chapa (mm) As equaes acima do resultados semelhantes, desde que as chapas no sejam nem muito finas nem muito grossas. O efeito do desgaste na ponta do eletrodo causar aumento na rea de contato, diminuindo a densidade superficial de corrente e diminuindo o rendimento do processo, e a recuperao da ponta poder diminuir a rea de contato causando um aumento na densidade superficial de corrente, acarretando sobreaquecimento do eletrodo e diminuindo sua vida.
16

d 5 S

d 2,5 2S

24/06/2011

Fatores de influncia
Espaamento entre os eletrodos: dever ser de aproximadamente o dobro da espessura das chapas a serem soldadas, ou seja, o mais prximo possvel da pea;

Condies dos materiais: necessrio que seja feita uma boa limpeza nas chapas, visando a eliminao de sujeiras, gorduras, pintura, leo. Estes elementos funcionam como isolante eltrico, contribuindo negativamente para a execuo de uma boa soldagem;
Uniformidade dos pontos de solda: para se obter soldas de boa qualidade e com resistncia mecnica adequada, necessrio que haja uma uniformidade dos pontos de solda. Aqueles pontos que apresentam um tamanho maior, em geral, possuem resistncia mecnica menor;
17

Fatores de influncia
Presena de rebarbas e ondulaes: as rebarbas e ondulaes impediro um perfeito contato entre as chapas, logo a solda resultante no ter resistncia mecnica adequada; Corrente: controlada na fonte de energia, em geral pela tenso do secundrio, atravs de taps, influindo no aquecimento a que as peas sero submetidas; Tempos: basicamente so controlados por temporizadores os tempos de centelhamento, soldagem e reteno e resfriamento, quando utilizados; Presso: ajustada por reguladores de presso e depende quase que exclusivamente da espessura do material a ser soldado.

18

24/06/2011

Resistncia eltrica
A resistncia total do circuito de soldagem dada pela soma das resistncias dos eletrodos, das resistncias de contato eletrodopea, da resistncia interna das peas e da resistncia de contato entre as peas. Como o aquecimento de cada uma dessas regies proporcional ao valor local da resistncia eltrica, a resistncia de contato entre as peas deve ser a maior delas, de modo que o aquecimento se d principalmente nessa regio.

19

10

You might also like