You are on page 1of 5

Coleta Seletiva em Porto Alegre A partir da Coleta Seletiva porta a porta implantada nos 150 bairros de Porto Alegre,

60 toneladas de Lixo Seco so distribudas diariamente entre 8 Unidades de Reciclagem, criadas a partir da organizao de determinados segmentos da populao, excludos da economia formal. Nestas Unidades, formadas por diferentes Associaes de Recicladores, os materiais so separados, beneficiados, armazenados e comercializados, revertendo-se o produto de sua venda em renda para os 450 trabalhadores envolvidos no processo e suas famlias. Somam-se desta forma, benefcios sociais e ecolgicos, dada a destinao ecologicamente correta dos resduos, alm do aumento da vida til dos Aterros Sanitrios. METODOLOGIA A implantao da Coleta Seletiva no municpio de Porto Alegre aconteceu por etapas a partir de 1990, beneficiando o bairro Bom Fim. O programa foi ento progressivamente ampliado at Agosto de 1996, quando todos os bairros passaram a ser atendidos. Depois do Bom Fim foi a vez da Cidade Baixa e Menino Deus, em 1990. No final de 1991 j eram atendidos 16 bairros, alm de 60 Escolas Municipais, Estaduais e Particulares. No ano seguinte o servio foi estendido a mais 37 bairros e no final de 1993 eram 61 bairros beneficiados. A ampliao seguinte se deu em 1996, quando a Coleta Seletiva foi ampliada s regies restantes. Desde o incio da implantao deste servio, foi executado um programa de divulgao, que consistiu na distribuio de folhetos com instrues, alm da difuso de mensagens com o uso do carro som. Paralelamente promoveram-se nas comunidades eventos festivos de carter conscientizador, com a participao de grupos de teatro, atingindo desta maneira os mais diversos pblicos.

Alm destes eventos desenvolveu-se um programa de Educao Ambiental, voltado principalmente para as escolas, mas atendendo tambm empresas, hospitais, e reparties pblicas. Este processo trouxe consigo uma mudana radical na tica da populao de como tratar as questes dos resduos slidos no mbito da cidade. Criou-se um relacionamento direto com os diversos segmentos da populao que passou a incorporar a seu vocabulrio expresses como "Lixo Seco", " Lixo Orgnico " e " Reciclagem ", sem que em nenhum momento lhes fosse oferecido algum incentivo ( troca ) para que separassem o lixo . Os benefcios ao meio ambiente somados ao carter social do projeto tornaram a Coleta Seletiva de Porto Alegre um processo sem volta. A destinao final dos materiais colocados pela populao disposio da Coleta Seletiva se deu a partir de um processo de normatizao e conscientizao da atividade dos catadores. A primeira entidade de Reciclagem a constituir-se foi a Associao de Mulheres Papeleiras e Trabalhadoras em Geral, durante o primeiro semestre de 1990. Organizada pela Igreja Nossa Senhora dos Navegantes que construiu um Galpo na Ilha Grande dos Marinheiros para abrigar a Reciclagem e forneceram equipamentos - a Associao recebeu todo o Lixo Seco reciclado em Porto Alegre at o final de 1991. A partir deste ano passou a dividir o material com a Associao de Catadores de Materiais Reciclveis, cuja Unidade de Reciclagem foi instalada na Vila Santssima Trindade. Com o objetivo de se obter um conhecimento mais aprofundado sobre o grupo de aproximadamente 300 pessoas que sobreviviam da catao no antigo lixo da Zona Norte, iniciou-se o seu cadastramento. Foram selecionadas as pessoas que trabalhavam diretamente com o manuseio do lixo, afastados os pontos de comercializao existentes no local e igualmente afastados os menores. A partir da foram realizadas vrias reunies onde se discutiu temas referentes a Cooperativismo, Autogesto, materiais reciclveis, utilizando-se recursos udio visuais.

O processo organizativo deste grupo teve seu ponto de culminncia com a inaugurao da Unidade de Reciclagem do Aterro da Zona Norte, em Julho de 1992. medida que a Coleta Seletiva ia abrangendo novos bairros, aumentou o volume de Lixo Seco coletado, o que viabilizou a formao de novas Unidades. A partir de 1996, com a realocao da Vila Cai-Cai para o Loteamento Cavalhada, o DMLU passou a contar com a parceria da Secretaria Municipal da Produo Indstria e Comrcio. Nesta Secretaria o Projeto de construo de Unidades de Reciclagem inseriu-se no Programa de Aes Coletivas, de fomento a grupos, propiciando financiamentos para a construo de novas instalaes e compra de equipamentos. Os investimentos hoje so disputados no Oramento Participativo do Municpio. As 60 t / dia de Lixo Seco hoje coletadas, so distribudas entre 8 entidades :

Associao dos Recicladores de Resduos da Zona Norte;

Associao de Mulheres Papeleiras e Trabalhadoras em Geral;

Amontoao Ecolgica;

Associao de Reciclagem Ecolgica Rubem Berta;

Associao de Catadores de Materiais Reciclveis;

Associao dos Recicladores do Campo da Tuca;

Centro de Educao Ambiental e

Associao dos Recicladores do Loteamento Cavalhada.

Trata-se de Associaes autnomas, responsveis pela triagem final do Lixo Seco e subsequente venda das matrias primas s Indstrias ou intermedirios. Todas as Associaes so constitudas juridicamente, mediante Estatutos e Regimentos Internos, afirmando desta forma sua autonomia Administrativa. As Unidades de Reciclagem so galpes cobertos, construdos em alvenaria ou madeira , a partir de projeto desenvolvido por tcnicos do DMLU a partir da observao do trabalho , visando minimizar os esforos fsicos dos trabalhadores. Nos Galpes de Reciclagem os materiais coletados so classificados, beneficiados, armazenados e posteriormente comercializados pelas Associaes com as quais a Prefeitura mantm Convnio para a utilizao dos espaos e equipamentos. Em algumas Associaes o Convnio abrange a utilizao tanto dos prdios quanto dos equipamentos, em outras partes dos prdios e equipamentos e outras ainda apenas a utilizao dos equipamentos. Prev ainda que as prprias Associaes sejam responsveis pela manuteno dos prdios e equipamentos. Todo o rendimento proveniente da venda dos materiais reverte-se em receita para as Associaes. Hoje os rendimentos dos trabalhadores das Unidades de Reciclagem variam de R$ 200,00 a R$ 350,00. So recolhidas de 30 a 36 cargas de Lixo Seletivo diariamente e sua distribuio se d de acordo com a capacidade de recepo de cada Unidade. Esta distribuio se d em funo das dimenses da Unidade, do nmero de pessoas envolvidas e seus ritmos de trabalho. Este dado previamente acordado entre o DMLU e as diferentes Associaes.

A partir do acompanhamento sistemtico do trabalho nas Unidades, no sentido de capacit-los tecnicamente bem como torn-las mais organizadas, foi possvel a implantao de uma srie de rotinas, previstas no prprio Convnio anteriormente citado, com o objetivo de quantificar os dados relativos produo de cada uma delas e que somados representam os Dados Oficiais relativos Coleta Seletiva no Municpio de Porto Alegre.

You might also like