You are on page 1of 27

UNIVERSIDADE DA AMAZNIA CENTRO DE CINCIAS HUMANAS E EDUCAO CURSO DE SERVIO SOCIAL

VIOLNCIA CONTRA A MULHER: Uma reflexo sobre as conseqncias da precariedade de programas de proteo social

AUTORA: VERA LCIA NASCIMENTO DE SOUZA

BELM - 2001
5

UNIVERSIDADE DA AMAZNIA CENTRO DE CINCIAS HUMANAS E EDUCAO CURSO DE SERVIO SOCIAL

VIOLNCIA CONTRA A MULHER: Uma reflexo sobre as conseqncias da precariedade de programas de proteo social

AUTORA: VERA LCIA NASCIMENTO DE SOUZA

Trabalho de Concluso de Curso, elaborado pela aluna VERA LCIA NASCIMENTO DE SOUZA, apresentando ao Curso de Servio Social, da Universidade da Amaznia, como requisito para obteno do grau de Assistente Social, sob a orientao da Professora Maria Jos Campos de Melo.

BELM 2001
5

FOLHA DE AVALIAO

NOTAS ATRIBUDAS:

NOTA DO PROCESSO: ____________

ORIENTADOR: ___________________

EXAMINADOR: ___________________

MDIA DA BANCA: _______________

NOTA FINAL: ____________________

DATA: _____/_____/_____

EPGRAFE

E preciso sinalizar para a sociedade que a violncia domstica inaceitvel, mas no se pode apenas reforar as providncias punitivas. preciso entender que a cidadania no pode acabar na porta de casa.

Brbara Musuma Soares

DEDICATRIA

Aos meus pais, pois foi de vocs que recebi o Dom precioso do universo a Vida. No contente em presentear-me com ela, revestiram experincia com amor, carinho e dedicao. Abriram as portas para o meu futuro, iluminando o caminho mais precioso o Estudo. Trabalharam dobrado, sacrificando seus sonhos em favor dos que amam. Obrigada, meus pais, pela fora que me deram.

A todas as mulheres que tiveram a coragem de reagir violncia, e denunciaram seus agressores.

AGRADECIMENTOS

A Deus, que iluminou meu caminho e minha mente nesta jornada e sempre. Aos meus familiares, que suportaram minhas ausncias e ansiedades com pacincia e compreenso. A minha orientadora Maria Jos Campos, que me deu fora para chegar at o fim e que sempre acreditou em minha capacidade. Aos professores do Curso de Servio Social, que durante minha vida acadmica trocaram comigo seus conhecimentos e experincias. A meus colegas de turma pelo carinho e amizade nesses cinco anos. A meus amigos, em particular a amiga Suely Pantoja, que me apoiou, me entendeu e vibrou comigo nesta nova conquista. Ao Coordenador do Curso de Servio Social, Professor Edval Bernardino pelo conhecimento transmitido e pelas discusses que muito contriburam para minha formao profissional. A todos aqueles que direta e indiretamente contriburam para a construo deste TCC.

VIOLNCIA CONTRA A MULHER: uma reflexo sobre as conseqncias da precariedades de programas de proteo social

Vera Lcia Nascimento de Souza

Resumo: O presente Trabalho de Concluso de Curso uma reflexo sobre as mltiplas expresses da violncia contra a mulher. A tese que o estrutura afirma que a ausncia de programas de proteo social s mulheres, vtimas de violncias, submete este segmento social condio de vulnerabilidade social. Violncia, como expresso de uma normalidade social, que converte diferena de relaes hierrquicas com fins de dominao, explorao e expresso, desrespeito aos direitos das mulheres.

Meu interesse

em debater este tema teve origem nas observaes

registradas durante o estgio curricular que realizei no Hospital de Pronto Socorro Municipal de Belm (HPSM), no ano 2000. Durante o estgio, constatei a elevada incidncia de mulheres vtimas de agresses fsicas. Percebi que a violncia contra a mulher tem causas mltiplas, observei entretanto, que o trauma fsico a expresso de um conjunto de problemas que a sociedade contempornea (no s a brasileira) precisa enfrentar. Problemas decorrentes de fatores emocionais, psicolgicos, culturais, entre outros.

Nesse sentido, creio que os equipamentos pblicos de ateno s demandas na rea de sade precisam assegurar servios especficos de proteo mulher. Estes servios so necessrios para construir condies bsicas de cidadania a um segmento social que, historicamente, tem sofrido os efeitos de inmeras discriminaes no ambiente familiar, no trabalho, nas atividades de representao poltica, enfim, discriminaes tpicas como de gnero.

O drama da violncia contra a mulher uma questo importante a ser estudada, pois medida que permite a construo de novos conhecimentos e melhor compreenso de suas causas e efeitos, tambm pode orientar intervenes profissionais mais seguras e apoiadas em conhecimentos tericos mais atualizados.

Este trabalho no pretende partir de uma pesquisa de campo direcionada s mulheres atendidas no HPSM. Todavia, seu objetivo refletir sobre os efeitos negativos diretamente associados s mulheres, no que concerne ausncia de programas de proteo social a estas pessoas. Portanto, a reflexo no dever se prender ao ambiente do estgio, mas sim a uma anlise mais abrangente do problema.

Para a elaborao deste trabalho fiz levantamento bibliogrfico, observaes no ambiente do estgio, visitas Delegacia de Mulheres, entrevistas com assistentes sociais na Delegacia de Mulheres e no HPSM. Este artigo, primeiramente, retrata a violncia contra a mulher e a negao de sua cidadania; posteriormente, faz uma reflexo no que diz respeito s polticas pblicas como forma de proteo social s mulheres vtimas de violncia; por fim, aborda o papel do Servio Social no trabalho com as mulheres vitimadas pela violncia e a contribuio que este pode oferecer na construo da cidadania.

A finalidade deste artigo no esgotar o assunto, mas sim discutir os aspectos que possam, atravs dos resultados analisados, acrescentar entendimentos acerca deste problema existente nas sociedades contemporneas. Obviamente, esta abordagem se constri com observaes extradas da sociedade brasileira.

1. VIOLNCIA CONTRA A MULHER: a negao da cidadania

O fenmeno da violncia contra a mulher ocorre nas sociedades h milhares de anos, por muito tempo, entretanto, no se tornou conhecido pelo fato de acontecer, principalmente, no mbito privado. Neste sentido, o espao domstico familiar, local onde acontecem relaes contraditrias, conflituosas e de poder, tem se revelado propcio para o exerccio da violncia. Neste espao, cria-se um crculo vicioso para o agressor que, na maioria das vezes, membro da famlia, procura exercer um controle social e reafirmar seu poder sobre a mulher. Como sabemos, durante muito tempo, a mulher foi considerada como objeto, um sujeito social com pouco ou nenhum direito e que, por isso mesmo, sofre inmeros tipos de violncia.

Os indicadores da violncia contra a mulher ainda so

imprecisos,

devido fragilidade e precariedade de pesquisa, contribuindo para que este grave fenmeno social seja um problema com pouca visibilidade, isto porque, nem sempre, a vtima procura denunciar o agressor, e por variados motivos, os quais no so objetos deste estudo. Como conseqncia, temos a impunidade dos agressores e a transformao da vtima em r. Ocorre, neste caso, uma inverso de papis e de valores. O agressor, dado ao seu papel de provedor da famlia beneficiado pela tolerncia da cultura machista, enquanto a mulher, produto e vtima desta mesma cultura, por muito tempo se recolheu na intimidade do lar e nas sombras da cultura que a subordinou ao espao domstico, sem o protagonismo da sua prpria histria.

Indiscutivelmente, o milenar silncio das mulheres agredidas e as idias sobre sua inferioridade tm contribudo para a manuteno e o aumento deste tipo de violncia.

A idia de violncia que adoto nesta reflexo est baseada em VILLELA (apud AZEVEDO, 1985:19).
5

Violncia toda iniciativa que procura exercer coao sobre a liberdade de algum, que tenta impedir-lhe a liberdade de reflexo, de julgamento, de deciso e que termina por rebaixar algum ao nvel de meio ou instrumento num projeto, que absorve e engloba, sem trat-lo como parceiro livre e igual. A violncia uma tentativa de diminuir algum, de constranger e renegar-se a si mesmo.

A preocupao com a violncia coloca-se hoje como uma questo central para muitas sociedades e se expressa de diferentes maneiras. O termo violncia geralmente associado a agresses fsicas ou sexuais, resultando em leses corporais, traumas psicolgicos ou mortes, mas importante chamar ateno para o fato de que a violncia inclui tambm agresses que afetam a auto-estima e a capacidade de relao de deciso da pessoa agredida. Porm, o tipo de violncia que tem mais visibilidade para os registros de delegacias de polcia e para as matrias jornalsticas a violncia corporal.

Destacarei, para ilustrar a minha discusso, trs tipos mais freqentes de violncia praticadas contra a mulher:

a)

agresso fsica aquela que, em geral, mais leva as vtimas a

apresentarem queixa. Talvez por ser a forma de violncia com maior grau de agressividade e tambm aquela que mais pe em risco a vida da pessoa agredida. Esta forma de agresso se manifesta de diferentes formas: desde um simples empurro, at s formas mais contundentes, como por exemplo, a morte.

b)

agresso psicolgica ou emocional que feita atravs de diminuio

moral da mulher. O homem, nesta ocasio, ataca diretamente a estrutura psicolgica da mulher usando palavras que agridem a sua integridade fazendo com que esta se sinta inferior, intelectualmente incapaz. No mbito da famlia, esta situao pode manifestar-se atravs de cenas de cimes, injrias e repetidas acusaes de infidelidades e sem motivos. Pode, ainda, revestir-se sob a forma de ameaas dirigidas vtima. O objetivo diminuir socialmente a mulher.
5

c)

agresso sexual caracteriza-se em obrigar a vtima a praticar qualquer

tipo de ato sexual contra a sua vontade. Este tipo de violncia consiste, ainda, em atuar por outros meios, tais como: conversas obscenas; por escrito; objetos pornogrfico, entre outros.

Cabe destacar, todavia, que este quadro vem sofrendo importantes alteraes, sobretudo nas sociedades ocidentais. Nestas sociedades - e o Brasil tambm se beneficia disto - o sculo XX se revelou como inegvel palco das manifestaes feministas. Com efeito, ao longo do sculo passado, surgiram vrios movimentos sociais que procuraram transformar esta realidade, lutando em prol da causa feminista: a emancipao social e poltica da mulher.

Pode-se dizer que com o crescimento da luta pela democracia brasileira, na passagem para a dcada de 80, do sculo XX, as mulheres em suas lutas passaram a preocupar-se com questes especficas como as relaes de gnero e sexualidade, na tentativa de tomar novos rumos e de obter novas conquistas numa perspectiva de construo da cidadania.
A cidadania a capacidade conquistada por alguns indivduos, ou por todos os indivduos (no caso de uma democracia efetiva), de se apropriarem e utilizarem os bens socialmente criados, de utilizarem todas as potencialidades de realizao humana aberta pela vida social em cada contexto historicamente determinado. FONSECA (2001:10).

No entanto, devo lembrar que a luta das mulheres brasileiras adquire relevncia desde a dcada de 30, quando, no Brasil, adquire importncia a formao da sociedade capitalista - pela busca de espaos de participao poltica, de insero nos processos produtivos e de construo de uma identidade social. Neste sentido, concordo com CAMPOS (2001:13) quando afirma que:

Cidadania o conjunto e a conjugao de direitos civis, sociais e polticos assegurados aos membros de um a determinada sociedade. Tais direitos 5

adquirem efetividade atravs do exerccio das liberdades individuais, da participao poltica e do acesso bens de consumo e proteo social.

Com base no exposto, no posso falar sobre direitos humanos, sem questionar os modelos ticos, sociais, polticos e econmicos que orientam as aes do Estado e o cotidiano dos cidados em uma sociedade injusta e excludente. Talvez seja a incluso dos direitos das mulheres na pauta dos direitos humanos a chave para a ampliao da cidadania em geral. Esta afirmao tem sentido terico e poltico pelo fato de acreditar que uma civilizao somente se afirma como protagonista da cidadania, se seus benefcios se constiturem em patrimnio de toda a sociedade.

inegvel, entretanto, que nas sociedades capitalistas as relaes sociais se estruturam com um certo grau de complexidade que reafirma a supremacia masculina (ideologia dominante), culpabilizando a mulher pela violncia contra ela cometida. Podemos observar que mesmo nas sociedades atuais, como nos diz KOLLONTAY (1978:15), a ideologia patriarcal subordina a mulher utilizando-se da disciplina para obteno de sua sujeio, o que vem resultar na neutralizao do fenmeno violncia contra a mulher. Esta cultura vem sendo questionada pelos movimentos feministas que lutam pela valorizao da mulher, por sua emancipao e contra as discriminaes, ou seja, buscam a construo da cidadania.

A relao violncia - mulher demonstra atualmente um aumento que tem por base no s a idia de inferioridade da mulher, mas tambm a influncia do moderno sistema capitalista que persiste em definir o homem como ser produtivo de maior importncia, enquanto que a mulher apenas a parte complementar.

Devo registrar, contudo, que nos centros urbanos mais desenvolvidos estas relaes j registram algumas mudanas. Como sabido, temos mulheres ocupando cargos de representao poltica, em gerncia e direes
5

de empreendimentos econmicos, como tambm em atividades de menor especializao, tradicionalmente ocupados por homens. Exemplo disto, em Belm, a presena de mulheres como motoristas de txi, nibus e outras atividades. Os exemplos que acabo de registrar fazem parte de um processo contraditrio, no se trata de um presente ou concesso masculina.

preciso compreender que a violncia contra a mulher faz parte dos recursos de poder utilizados pelos homens para manter os privilgios e os benefcios que a milenar cultura machista lhes tem assegurado.

Esta intransigncia para construir novos relacionamentos entre gneros, baseados em valores de igualdade efetiva e de liberdade se constitui em mecanismo de negao da cidadania para as mulheres. Estou convencida de que o ambiente social que utiliza a violncia como forma de preservao do poder um ambiente de discriminao e no de cidadania.

2. POLTICAS PBLICAS COMO PROTEO SOCIAL MULHER VITIMA DE VIOLNCIA.

As polticas sociais so de fundamental importncia nas sociedades contemporneas porque atende reivindicaes em nome da ampliao da cidadania. Porm, polticas significam o corpo dos servios como forma de atender s reprodues das foras de trabalho, geralmente distribudas na forma de benefcios e atendimento das necessidades pela assistncia social. Segundo CAMPOS (2001:13)

a poltica social, um conjunto de aes pblicas, governamentais ou no, destinadas a satisfao de necessidades sociais. Estas aes pblicas integram o elenco da estratgias utilizadas pelo Estado com vistas reproduo da fora de trabalho e preservao da ordem scio econmica e poltica vigente.

Efetivamente, podemos pensar os seres humanos como portadores de necessidades, interesses e aspiraes diferentes, cuja satisfao pode mais facilmente ocorrer se as categorias de gnero mantiverem relaes iguais, ou seja, a igualdade constitui o pano de fundo, o elemento fundamental das relaes de gnero.

Portando, faz parte da luta poltica ir alm da denncia da existncia da violncia contra as mulheres. necessrio criar condies para a mudana de mentalidade, para o reconhecimento e superao das condies sociais, culturais, institucionais e polticas que mantm a mulher no lugar subalterno.

Cabe registrar que a conquista dos direitos polticos, pela mulher, constitui um elemento bsico na conformao dos seus direitos de cidadania. Ao longo dos sculos, essa conquista se processa atravs de rduas lutas, algumas vitrias e muitas derrotas. No Brasil, as mulheres j conseguiram do ponto de vista legal, igualdade de participao poltica. Todavia, os partidos polticos e os postos de representao de maior importncia nos Estados, ainda so ocupados majoritariamente pelos homens.

Os movimentos de mulheres desempenham uma tarefa histrica para elaborao da Constituio Federal vigente, atravs do debate e de sugestes sobre os seus direitos, numa perspectiva de transformar a mulher em cidad plena e participante da histria. Em meados daquela dcada (1988), o movimento de mulheres mobilizou-se com o objetivo de elaborar uma carta Programa de ao que foi enviada aos seus representantes na constituinte, cujo teor enumerava os interesses e direitos das mulheres.

A constituio de 1988 assinala importantes direitos individuais e sociais para a mulher. Do ponto de vista legal, representa um inegvel avano comparado aos perodos anteriores da constituio vigente. No entanto, h ainda, muito por fazer, principalmente no que diz respeito a mudanas culturais

na sociedade, pois percebemos que persistem diferenas hierrquicas entre o masculino e o feminino em benefcio do homem.

Concordo com CARNEIRO (apud SAFFIOTI e VARGAS, 1994:190 ) quando afirma que a Identidade Feminina hoje um projeto em construo que depende do rompimento com os velhos modelos impostos mulher e da construo da plena cidadania para a mulher pela garantia de seus direitos fundamentais. Essa nova conscincia sobre a identidade feminina tem organizado as mulheres em torno de diversas bandeiras de luta, tais como: participao poltica, igualdade civil, acesso programas sociais especficos e outros. Essa identidade, enquanto projeto em construo, depende hoje da aquisio deste conjunto de direitos capazes de garantir s mulheres a cidadania.

Algumas polticas de proteo social so fundamentais para que a mulher adquira igualdade de condies para o desenvolvimento de suas faculdades e possibilidades na sociedade brasileira. Destaca-se como fundamental a educao formal a qual tem grande importncia para a superao da discriminao mulher, ou seja, a capacidade de compreenso e armazenamento de conhecimentos pode fazer com que a mulher se promova intelectualmente e possa demonstrar capacidades e aptides para ocupar espaos que so vedados a ela.

Vale ressaltar tambm que, as transformaes polticas, econmicas e sociais, ocorridas na ltima metade do sculo XX, levaram ampliao da participao das mulheres no mercado de trabalho. E a atual gerao de mulheres comeou a projetar-se. Agora, no apenas como esposa ou me, mas no mundo do trabalho, passando a ocupar postos cada vez mais elevados. necessrio, entretanto, medidas pblicas que contribuam para a reduo do tratamento discriminado entre homens e mulheres , por exemplo: igualdade de salrios para as mesmas atividades, poltica de promoo funcional, com base
5

em critrio de desempenho profissional, entre outras. Devo destacar que a licena maternidade, conquistada pelas mulheres, em 1988, uma importante medida de poltica pblica em benefcio da mulher, inserida no mercado de trabalho.

Dentro da poltica de sade, a conquista do direito ao acesso universal estabelecido na Constituio Federal, de 1988, de grande importncia para a sociedade brasileira. Porm, necessria a existncia de programas destinados especificamente para a sade da mulher. de conhecimento pblico que a ausncia ou deficincia de programas tem levado muitas mulheres morte prematura.

Devo destacar que programas emergenciais so indispensveis para assegurar condies humanas a mulheres vtimas de violncia, seja em Pronto Socorro, Delegacias de Mulheres, abrigos e outros estabelecimentos do gnero.

Observei como estagiria do Servio Social do Hospital de Pronto Socorro Municipal (HPSM) inmeros casos de mulheres vitimadas pela violncia, e percebi que os servios oferecidos so incipientes e precrios por falta de espao fsico adequado para o acolhimento; pela deficincia de pessoal habilitado para o atendimento dessas demandas e tambm pela falta de programas destinados a estas situaes especficas.

A luta da mulher no um simples processo reivindicatrio para ocupar espao no mercado de trabalho ou ter sucesso profissional reconhecido. Engaja-se a movimentos de outras categorias sociais em defesa num plano maior da liberdade, do respeito aos direitos humanos, contra o racismo, contra preconceitos, autoritarismo, o abuso do poder, ou seja, contra a violncia em todos os sentidos.

importante lembrar que, a partir da luta, das organizaes e movimentos de mulheres, surgem organizaes voltadas a assegurar e/ ou defender os seus direitos. Entre estas destacam-se as Delegacias de Mulheres.

A criao da Diviso de Crimes Contra a Integridade da Mulher DCCIM, foi, incontestavelmente, uma conquista social para as mulheres, na medida em que sentiram-se um pouco mais amparadas pelo poder pblico, mais seguras para denunciar seus agressores e serem ouvidas e aconselhadas por pessoas especializadas sobre os problemas vivenciados por elas. Esta medida de poltica pblica tem grandes significados para a proteo dos direitos individuais. Registra-se neste particular um avano na poltica de justia e segurana pblica. Segundo ROCHA (2001:112)

a violncia contra a mulher vem se constituindo uma das mais graves formas de violao dos direitos humanos em nosso Pas. Violentadas pelo fato de tais crimes enfrentam a complacncia e a legitimidade social que garantem aos seus agressores a impunidade.

Nessa perspectiva, a Delegacia especializada no atendimento mulher constitui-se em um mecanismo importante no momento atual da sociedade brasileira, como forma educativa e repressiva de combate violncia contra a mulher, no conjunto de esforos que operam no sentido de romper bandeiras do silncio e da cumplicidade diante desse fenmeno.

Considerando que grande parte de mulheres brasileiras vivem em condio de pobreza, a poltica de assistncia social pode servir para colocar as mulheres em condies sociais minimamente adequadas para a vida social. importante entre outras iniciativas, programas de apoio nutricional a gestantes, de programas para a qualificao de mo-de-obra feminina, programas de creches que permitam mulher participar do mundo do trabalho, de atividades culturais e polticas.

A assistncia social uma forma discriminada e parcial de estender algumas condies para a reproduo social de determinados segmentos da populao. Aquela populao que no imediatamente visvel aos olhos do capital. SPOSATI (1989:14).

Devo registrar que grande parte das mulheres vitimadas pela violncia e que se dirigem aos equipamentos pblicos de proteo social, como o Hospital de Pronto Socorro Municipal e Delegacia da Mulher, pertencem aos grupos sociais mais pobres.

3. MULHER, SERVIO SOCIAL E CIDADANIA

O objetivo principal da abordagem deste item refletir sobre algumas contribuies que o profissional de Servio Social pode dar para a construo de cidadania de mulheres vtimas de violncia. As reflexes aqui apresentadas so produtos de minhas observaes no campo de estgio e tambm em visitas realizadas Delegacia de Mulheres de Belm.

Acredito que o profissional de Servio Social pode, a partir do seu local de trabalho, direcionar suas aes para proteger e orientar estas mulheres, vtimas de violncia, a buscarem seus direitos, pois como diz (YAZBEK, 1999: 150) o assistente social o intermediador direto tanto no atendimento concreto s necessidades apresentadas, como responde pelo componente socioeducativo que permeia a produo dos servios assistenciais.

O profissional de Servio Social, conforme o seu Cdigo de tica, tem suas aes comprometidas com o ideal de emancipao humana, de defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbtrio e do autoritarismo (BONETTI, 1998:218). Neste sentido, de se esperar que no seu cotidiano profissional esteja presente o compromisso com a superao da violncia contra a mulher, pois esta violncia uma manifestao de autoritarismo.

Estou consciente de que, os assistentes sociais encontram limites concretos para a ao tica em defesa da realizao dos direitos humanos impostos pelas contradies da sociedade brasileira capitalista, em que a desigualdade social e as diversas formas de excluso (moral, social, cultural, econmico) sobrepem-se plena realizao dos indivduos. A superao desses limites supe o estabelecimento de atitudes crticas da parte dos profissionais, enquanto agentes ticos, de avanarem em suas prticas, no compromisso com a democracia, com a sociedade civil, na garantia de realizao dos direitos humanos e na construo de uma sociedade justa e igualitria para todos. Ou seja, o Cdigo de tica do Servio Social aponta em seus princpios fundamentais a opo por um projeto profissional vinculado ao processo de construo de uma nova ordem societria, sem dominaoexplorao de classe, etnia e gnero. (BONETTI,1998:218).

Os desafios para os assistentes sociais contriburem com a construo da cidadania das mulheres, vtimas de violncia, no tarefa simples. Se olharmos a situao da sade no Brasil, perceberemos um caos, constatado pela falta de uma poltica sria e de investimentos na rea. Tratando-se da sade da mulher, a desateno maior ainda, principalmente se levarmos em conta que ela agravada pela discriminao e opresso a que historicamente as mulheres esto submetidas.

A questo da sade/doena muitas vezes determinada pela situao de desrespeito e abusos vividos pela mulher que s valorizada em seu papel de me. Isto quando vantajoso para o sistema e no prejudica interesses polticos e econmicos.

Nessa perspectiva, quero enfatizar a responsabilidade que os profissionais do Servio Social que trabalham na rea da sade tm no direcionamento das Polticas Sociais. Ou seja, se o objetivo ter Polticas Sociais integradas que atendam as reais necessidades dos usurios, podendo destacar as mulheres vtimas de violncia, necessrio que a prtica
5

profissional ultrapasse os limites dos programas previamente estabelecidos pelas organizaes sociais, no podendo limitar suas aes no sentido de atender essas mulheres dentro de suas especificidades, mas tambm no sentido de fazer da prtica cotidiana uma prtica de natureza investigativa. Esta que poder subsidiar a implementao e avaliao de novas polticas e programas sociais adequados s demandas relacionadas s conseqncias da violncia. Como afirma BERTANI (1993: 49)

O assistente social tem como funo observar, propor, atuar e at exercer presso no inter-relacionamento entre sistema social e pessoas, realizando prticas tcnicas e administrativas, contribuindo efetivamente no processo proporcionando real benefcio s pessoas que utilizam a instituio.

Observei, por exemplo, como estagiria do Servio Social no HPSM, que a prtica desenvolvida pelos assistentes sociais do Hospital, evidencia apenas o aparente, intervindo na problemtica das mulheres vtimas de violncia de forma fragmentada e solta, no buscando conhecer as mulheres nas suas mltiplas relaes. Este um servio importante, contudo, no capaz de perceber outras demandas para alm da rotina do Hospital. Neste sentido, urgente um repensar desta prtica profissional para que ela assuma um compromisso com os princpios que orientam o Cdigo de tica profissional. necessrio salientar que, o atendimento por mais humano que seja, no pode se limitar a execuo de tarefas burocrticas como: encaminhamentos, transferncia de pacientes, liberao de ambulncia e outros. Tais procedimentos embora necessrios, no contribuem para uma mudana de conscincia por parte da paciente, to pouco esclarece sobre seus direitos. Como diz BERTANI (1993:43)

A interveno profissional direta remete as reflexes e tomadas de posio sobre sade, acesso a tratamento e condies de vida dos doentes, numa esfera maior e mais ampla do que a situao concreta possa transparecer. A funo do assistente social do Hospital, ento, possibilita condies para o paciente participar do que seu direito. . .

Por isso, a prtica do assistente social deve assegurar essas mulheres acesso aos direitos, mobilizando meios e recursos ao seu alcance, tanto junto ao prprio Hospital, quanto fora dele, pois a universalizao de direitos uma conquista poltica que precisa acontecer partir dos espaos de ao profissional no ambiente institucional.

A ao profissional, em sua relao tanto com o usurio quanto com outros profissionais da organizao em que atua , deve estar em constante modificao, reagindo, interagindo e provocando mudanas em funo de um compromisso tico, poltico e profissional que deve ser trabalhado conjuntamente. Em face a esta situao, o Servio social necessita ter conhecimento que possa fundamentar sua ao profissional, seja referente conjuntura ou aos recursos da instituio, alm de um compromisso ticopoltico com as mulheres vtimas de violncia, objetivando um trabalho que seja possibilitador de mudanas na busca de cidadania e no simples mantenedor das relaes impostas.

No que diz respeito Diviso de Crimes Contra a Integridade da Mulher DCCIM, verifiquei atravs de visitas, observaes, entrevistas realizadas, no setor de atendimento social, que o objetivo daquela organizao, garantir o atendimento s mulheres vtimas de violncia fsica, sexual, moral ou psicolgica, assim como proceder os encaminhamentos legais competentes para cada caso. Esta foi a forma encontrada de eliminar o constrangimento e recusa de expor-se, muitas vezes at intimamente diante de um delegado. Por esse motivo, o atendimento feito por mulheres, o que consideravelmente d uma nova direo ao trabalho. Poucos homens tem a exata dimenso da singularidade da mulher. No ambiente da Delegacia, a ao profissional do assistente social tambm precisa estar orientada para a perspectiva de relaes sociais, humanas, solidrias e de respeito.

O trabalho do assistente social na DCCIM ser o agente mediador entre a mulher e a organizao na busca de encaminhamentos, e reflexo
5

sobre essas questes de desigualdades e direitos. A contribuio do profissional do Servio Social se d na medida em que se reflete a condio da mulher vitimizada. Deve-se refletir sobre todas as questes da usuria, proporcionando com isso uma viso crtica da realidade. Pois, como destaca BERTANI (1993:44-45)

O cliente expe publicamente sua necessidade para receber ajuda, orientao, encaminhamento. Abre um pouco a janela de sua privacidade para poder ter o que seu direito, tem esperana-dvida de ser bem atendido e deseja resolutividade para sua solicitao.

O Servio Social possui uma interface histrica com o Direito, medida que ao dos profissionais, ao tratar das manifestaes e enfrentamento da questo social, coloca a cidadania, a defesa, preservao e conquista de direitos, bem como sua efetivao e viabilizao social, como foco de seu trabalho.

CONSIDERAES FINAIS

A violncia sempre esteve presente nas relaes sociais ao longo da histria da humanidade, especificamente a violncia contra a mulher. Percebo que a mesma encontra-se inserida neste processo, porm seu acirramento deu-se com o advento da propriedade privada, da sociedade de classes e do modelo de produo capitalista, o qual explora a mulher duplamente, como mo-de-obra barata e como configuradora da base familiar - a reprodutora da vida - estigmatizando na condio de sexo inferior e discriminado.

Os movimentos de mulheres lutam contra os modelos repressivos que afligem a condio feminina em todas as suas instncias, tendo com isso uma presena marcante e conquista significativa de seus intentos, estando sempre articulados e mobilizados em prol da emancipao da mulher e pela garantia de seus direitos, da cidadania plena. Nesta perspectiva, o Servio Social deve estar capacitado e

compromissado com as classes subalternas, para assim, na aplicao de seus conhecimentos tericos e operativos, voltar-se para um melhor direcionamento das polticas sociais, de forma a torn-las em medidas concretas de promoo social e de construo de cidadania.

Estou convencida que iniciativas como a Delegacia de proteo mulher se apresenta, de fato, como medida de proteo individual e social. da mesma forma acredito que seja urgente e inadivel a adoo de programas de proteo mulher em estabelecimentos hospitalares como o Hospital de Pronto Socorro Municipal de Belm.

A existncia de programas sociais destinados ao atendimento de mulheres e, em especial, mulheres vtimas de violncia se constitui importante fator na luta pela emancipao feminina.
5

Acrescenta-se a isto que, o fim da violncia acontecer, na medida que homens e mulheres forem capazes de participar de uma prtica poltica, na busca de novas relaes sociais, baseadas na igualdades de classes, de sexo e de cor. Paralelo a isto, as mulheres devem continuar a se organizarem a fim de estarem dismistificando para os demais segmentos da sociedade as minuciosidades que envolvem a luta para a libertao e emancipao da mulher.

A minha concluso esperana de que devemos continuar lutando para que se instaure um novo tempo de tolerncia e entendimento capaz de permitir que homens e mulheres se tornem igualmente seres humanos.

BIBLIOGRAFIA

LVARES, Maria Luzia M; DINCAO, Maria ngela. A Mulher Existe? Uma contribuio ao estudo da mulher e gnero na Amaznia. Belm: ed Supercores,1995.

AMMANN, Safira Bezerra. Mulher: trabalha mais, ganha menos, tem fatias irrisrias de poder. Servio Social e sociedade, n55 ano XV. So Paulo: Cortez, Nov. 1997. (p.84-102).

AZEVEDO, Maria Amlia. Mulheres espancadas: a violncia denunciada. So Paulo. Cortez, 1985.

BERTANI, Iris F. O. O processo de trabalho do Servio Social no ambulatrio do Incor. Servio Social e sociedade, Ano XIV n42 . So Paulo: Cortez, Ago 1993 (p.41-52).

BONETTI, Dilsa Adeodata et alii. Servio Social e tica: convite a uma nova prxis. So Paulo: Cortez, 2 ed. 1998.

CAMPOS, Edval Bernardino. Poltica Social e Cidadania. Caderno de teses do 3 Congresso de Assistncia Social da Amaznia e 1 Encontro Regional de Seguridade Social: CRESS. Belm, 2001. (p.13-15).

CORRA, Maria Pinheiro. Abordagem sobre a violncia contra a mulher a partir da prtica de estgio tendo como instrumental tcnico a entrevista. Belm: UNAMA, 1993 (Trabalho de Concluso de Curso).

COVRE, Maria de Lourdes M. O Que Cidadania. So Paulo: brasiliense, 3 ed. Coleo primeiros passos. 1995.
5

FALEIROS, Vicente de Paula. A poltica social do Estado capitalista. So Paulo: Cortez , 8 ed. 2000.

O que poltica social. So Paulo: brasiliense, 5 ed. Coleo primeiros passos 1991.

FONSECA, Cludia Tereza. Projeto Sementes do Amanh: crianas e adolescentes construindo cidadania. Caderno de teses do 3 Congresso de Assistncia Social da Amaznia e 1 Encontro Regional de Seguridade Social. CRESS. Belm, 2001. (p.9-13).

GUERRA, Yolanda. Instrumentalidade de Servio Social. So Paulo. Cortez, 1995. KOLLONTAY, Alexandra. A nova mulher e a moral sexual. Rio de Janeiro: global editora, 1978. LIMA, Graziela. Violncia: sociabilidade do relacionamento de gnero. So Paulo. Grupo editoras, 1999. MARTINELLI, M. Lcia. O ensino tericoprtico do servio social: demandas e alternativas . Servio Social e Sociedade , n44 ano XV, So Paulo. Cortez, Mar. 1994. (p.61-76). MORAES, Rosana Ribeiro. Violncia sexual e domstica contra a mulher: uma questo de sade pblica. Polmica: com os olhos no futuro do Servio Social. n03 . Belm, CRESS, 2001. (p.31-37). NEVES, Maria da Graa R. Mulher e polticas pblicas. Rio de Janeiro IBAM/UNICEF. Lamgraf, 1991.

PEREIRA, Milca. Mensagem recebida por http://www.tripod.iycos.com. em 15 de maio de 2001, 2p. ROCHA, Lourdes de Maria. Poder Judicirio e Violncia Domstica Contra a Mulher: a defesa da famlia como funo da justia. Servio Social e Sociedade. n67, ano XXII. So Paulo: Cortez, Especial 2001(p.112-122).

SAFFIOTI, Heleieth I. B; VARGAS, Mnica Muoz. Mulher brasileira assim. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1994. SILVA, Marlise Vinagre. Violncia contra a mulher: quem mete a colher? So Paulo. Cortez, 1992. SPOSATI, Aldaiza; FALCO, Maria do Carmo e FLEURY, Snia M. T. Os direitos (das assistidas) Sociais. So Paulo: Cortez, 1989.

VANNUCHI, Camilo; PROPATO,Valria. Assdio pode dar cadeia; Revista ISTO . 28/03/01 n1643 (p.77-83).

VILHENA, Ana Simone Dantas. Mulher e violncia: uma interveno do Servio Social. Belm: UNAMA, 1993 Trabalho de concluso de Curso). YAZBEK, Carmelita. Classes subalternas e assistncia social. So Paulo. Cortez, 1993.

You might also like