You are on page 1of 8

1

Ttulo: Windows XP "Light" Data da matria: 13/11/2004 Autor: Rodrigo P. Ghedin

Segundo a Microsoft, a configurao mnima para rodar o Windows XP um processador de 233 MHz e 64 Mb de memria. Ok, agora pare e tente lembrar se voc j viu algum PC com essas caractersticas rodando o referido sistema... A maioria das pessoas respondeu "nenhum"! Ocorre que os elementos visuais do Windows XP so demasiadamente pesados e, pior, vm todos ativados por padro. Alm disso, h outras opes desnecessrias que s fazem o sistema pesar mais. Neste tutorial, faremos uma verdadeira dieta no Windows XP, desabilitando toda e qualquer opo que influencie diretamente na velocidade do sistema. Sinceramente no sei se, com essas mudanas, ser possvel rod-lo numa configurao tida como mnima pela Microsoft, por no dispor de um; entretanto, garanto que haver um ganho de performance considervel, independente do PC usado.

Deskmod, no!

O deskmod, prtica que consiste em mudar e/ou incrementar a rea de trabalho, embora seja muito legal e apreciada pela maioria de ns, um veneno para minar o desempenho geral da mquina. Programas abertos consomem mais memria, grficos mais elaborados exigem mais da placa de vdeo, e todo este conjunto faz sofrer o processador. Ento, a primeira providncia a ser tomada eliminar qualquer resqucio de deskmod que exista no Windows. Vamos comear pelo grosso: programas! StyleXP, Samurize, Rainlendar, Y'z (todos), enfim, qualquer programa de deskmod dever ser desinstalado. Isso economizar uma grande quantidade de memria. A seguir, iremos abolir o papel de parede. Apesar de que nos PCs atuais ele no faa muita diferena, nos antigos uma tortura maximizar/minimizar uma janela, devido ao tamanho do papel de parede. O caminho para tir-lo o seguinte: boto direito no desktop, clique em Propriedades; na janela que se abre, clique na aba rea de trabalho. Em Plano de fundo, selecione a opo (Nenhum). Por fim, clique em Ok. Voc pode mudar a cor de fundo do desktop navegando at a aba Aparncia desta mesma janela, clicando no boto Avanada e, na nova janela que se abre, selecionando sua cor predileta.

2
Certifique-se tambm de no usar protees de tela demasiadamente pesadas. Use aquela normal (Windows XP), ou ento desabilite este recurso (recomendado!). Tudo isso pode ser configurado nas Propriedades de Vdeo, aba Proteo de tela. Para terminar esta parte, habilite o tema clssico do Windows. Nas Propriedades de Vdeo (janela a que me referi nos pargrafos anteriores), logo na primeira aba (Temas), escolha a opo Tema clssico do Windows e clique em Ok.

Desabilitando efeitos especiais

A interface do Windows XP, como j foi dito, traz inmeros efeitos que embelezam o ambiente de trabalho, mas comprometem o desempenho. O que faremos agora desabilitar todos, sem exceo. Para comear a faxina, comecemos pelas Propriedades de Vdeo; l, navegue at a aba Aparncia, e clique no boto Efeitos. Configure as opes desta janela como na figura abaixo:

S uma nota: o mtodo Clear Type, embora seja recomendado para melhorar a visualizao da imagem em monitores LCD (de cristal lquido), tem um efeito muito bom em monitores CRT. Ative a opo e veja a diferena ;) Nosso prximo passo eliminar mais efeitos visuais. V at as Propriedades do sistema (boto direito no Meu Computador, clique em Propriedades), e entre na aba Avanado. Logo na primeira tela da janela que abriu-se, clique no boto Configuraes da primeira caixa (Desempenho). Na nova janela, marque a opo Ajustar para obter um melhor desempenho. D Ok e pronto! No Explorer, v at o menu Ferramentas, e entre em Opes de pasta. Na primeira tela, em Tarefas, marque a opo Usar pastas clssicas do Windows. D Ok, v ao menu Exibir, acione a opo Barra de status, e marque tambm a opo Detalhes. A seguir,

3
volte s Opes de pasta, entre na aba Modo de Exibio e clique no boto Aplicar a todas as pastas. Vamos agora dar uma ajeitada no Menu Iniciar. Clique com o boto direito nele e v at Propriedades. Na primeira tela, configure-a assim:

Em seguida, navegue at a aba Menu 'Iniciar'. Embora o Menu Iniciar normal seja recomendado, e de fato seja superior, neste tutorial especificamente recomendarei a adoo do Menu Iniciar Clssico. Como este artigo de destina a computadores de baixo desempenho, nestes casos o Menu Iniciar normal mais pesado, sim. Selecionando o clssico, clique no boto Personalizar... que se acende. Na parte baixa da nova janela (Opes avanadas do Menu 'Iniciar'), quanto menos itens estiverem selecionados, melhor! Trate de deixar apenas os vitais; tudo que for irrelevante, desmarque. D Ok, e confira seu novo Menu Iniciar.

Uma ajuda de peso: Tweak UI

Para quem no conhece, o Tweak UI o membro mais ilustre da "mini-famlia" de softwares para Windows XP pela Microsoft denominada PowerToys. Ele um utilitrio que permite ao usurio alterar diversas configuraes antes ocultas do Windows XP. Iremos agora aos pontos principais no que se refere economia de recursos do sistema. Para facilitar a demonstrao de quais opes ativar ou no, as explicaes de cada opo ser

4
dada na mesma ordem que est no programa. S faa as mudanas citadas abaixo; o que no for comentado, deixe como est. General: desmarque todas as opes. Explorer: desmarque a opo Allow Recent Documents on Start Menu. Explorer > Thumbnails: Em Image Quality, mova a barrinha para Low. Taskbar: desmarque as opes Enable balloon tips e Warn when low on disk space. Desktop: S deixe o que voc achar necessrio (sugesto: s o Meu Computador). Templates: Aqui a regra a seguinte: quanto menos, melhor! Sugesto: deixe somente o Bloco de Notas. Agora d um Ok e sinta a diferena :)

Dieta na inicializao

Alguns programas, visando a comodidade, iniciam junto com o Windows. Isto faz com que o carregamento do sistema demore mais que o normal. Logicamente, alguns programas tm que abrir junto com o Windows, como o caso do anti vrus. Mas outros, como comunicadores instantneos (ICQ, MSN Messenger etc.) so totalmente dispensveis, afinal de contas, voc no os usar assim que ligar o PC (pelo menos a maioria age assim =) H duas maneiras de remover estes programas da inicializao: configurando para que isto no acontea diretamente nas opes dos programas, ou mexendo no msconfig.exe. A desvantagem do primeiro mtodo que nem sempre os programas do ao usurio esta faculdade de deciso. Portanto, iremos aprender a maneira mais fcil e rpida, pelo Utilitrio de configurao do sistema. Para entrar nesta aplicao, v ao Menu Iniciar, clique em Executar..., e digite "msconfig.exe" (sem aspas); d Ok e uma janela abrir. Nesta janela h vrias abas, com algumas possibilidades de personalizao. Sem delongas, vamos ao que nos interessa, a aba Inicializar. Nesta, h trs colunas: Item de inicializao, que o nome do programa/aplicao, Comando, que o que o prprio nome diz, o comando que o Windows utiliza para inici-lo, e Local, que refere-se ao lugar onde determinado arquivo/programa est. Alguns programas voc identifica pela coluna Comando, pois ali se encontra, na maior parte das vezes, o caminho do atalho do software. Tente desmarcar o mximo de itens possvel; s reforando, o nico que deve ser deixado com certeza o anti vrus; ademais, todos podem ser dispensveis, dependendo apenas de voc.

Dicas gerais

Algumas consideraes antes de terminarmos. Procure alternativas a softwares pesados, porm essenciais. Quer um exemplo? Ao invs de usar o MSN Messenger e/ou ICQ, prefira o Miranda-IM, que alm de ser infinitamente mais leve que aqueles, tem uma ampla gama de recursos e suporta ambos protocolos. Faa diagnsticos e reparos peridicos no Windows, como desfragmentao, limpeza do registro, de arquivos obsoletos, entre outros. Na subseo Manuteno, em Downloads, h diversos softwares que ajudam a manter seu Windows XP em forma. Use as dicas do tutorial Windows XP mais rpido. So ajustes no registro que deixam o Windows XP mais esperto e, conseqentemente, mais rpido.

Num Lock ON Eis que o Windows abre a tela de login. Voc vai digitar sua senha e, se ela tiver nmeros, os nmeros no aparecem. porque a tecla Num Lock est apagada. Pode at parecer bug do Windows, mas no . O Windows XP mantm a tecla apagada por default por causa de ser multiusurio. Mas voc pode corrigir isso atravs do registro.>> Encontre a chave abaixo: HKEY_USERS>Default>ControlPanel>Keyboard Troque o valor de InitialKeyboardIndicator de 0 para 2. removendo Windows Messenger INICIAR>EXECUTAR RunDll32 advpack.dll,LaunchINFSection %windir%\INF\msmsgs.inf,BLC.Remove

Finalizando...

O Windows XP emagrece alguns quilos depois deste tutorial =) No sei se, mesmo com todas estas dicas, PCs com requisitos mnimos sero capazes de rodar o sistema; se no forem, melhor a Microsoft rever seus conceitos, pois, mais leve que isso, s usando o DOS =P

6
Ttulo: Windows XP mais rpido Data da matria: 21/02/2004 Autor: Rodrigo P. Ghedin

Este tutorial achei h algum tempo atrs num frum, que no me recordo qual :( Se algum souber a fonte, por favor entre em contato pelo e-mail winajuda@winajuda.com. Um ltimo detalhe: transcrevi o texto exatamente como foi escrito no frum ;) Update: Agradecimentos ao Juliano Coloradows, que enviou um e-mail informando a fonte deste tutorial! :) A dica foi traduzida pelo VitorBart, do frum Baboo. "Encontrei essas dicas no site http://www.tss2000.nl e tive o trabalho de traz-las para c em bom portugus j que nunca achei nada parecido aqui no frum. Penso eu em minha humilde modstia que possa ajudar a resolver de vez o desligamento lento do XP. Assim : D um passeio at a chave HKEY_CURRENT_USER \ Control Panel \ Desktop \ Chegando l, encontre o valor HungAppTimeout que deve estar em 5000 (padro). Se no estiver, coloque. Por a mesmo, procure o valor WaitToKillAppTimeout. Troque o valor para 4000 (o padro 20000 e eu t usando s 1000). Depois, d um passada em HKEY_LOCAL_MACHINE \ System \ CurrentControlSet \ Control \e troque o valor de WaitToKillServiceTimeout para 4000 tambm (eu uso 1000). Outra diquinha que parece macumba dar um pulinho nas Ferramentas Administrativas no Painel de Controle. Clique em Servios e procure o servio NVidia Driver Help. Em suas propriedades, marque-o como Manual e no como Desativado. Pra finalizar execute o arquivo gpedit.msc V at Modelos Administrativos, pule para Sistema e depois Perfs de Usurio. Do lado direito da tela aparece a opo Nmero mximo de tentativas para descarregar e atualizar perfil de usurio. Ative-o e atribue o valor 0. Outra coisita. O XP, segundo este site, meio Gay para lidar com Cache L2. Se voc souber exatamente o quanto de Cache L2 seu procesador tem, d uma espiada em HKEY_LOCAL_MACHINE \ SYSTEM \ CurrentControlSet \ Control \ Session Manager \ Memory Management \ Procure pelo valor SecondLevelDataCache. D um duplo clique. Na janela que se abre marque a bolinha "Decimal" e em "Value Data" digite quantos kilobytes de Cache L2 o seu processador tem.

7
E2180 L2 de 1 MB 2,00 GHz 800 MHz

No acreditava em chaves milagrosas at descobrir esta aqui. E por fim a prola das prolas, o crem de la crem. Voc e eu sabemos que nennhum Windows, por mais estvel que seja, libera toda a memria que era ocupada por um aplicativo quando ele fechado. Sempre fica uma DLL esquecida na memria, o que torna praticamente impossvel no ter que reiniciar o computador para o micro ficar mais leve aps uma sesso mais hardcore de Office, por exemplo. Para obrigar o WindowsXP a descarregar da memria todas as DLLs que no esto em uso, d uma espiada em HKEY_LOCAL_MACHINE \ SOFTWARE \ Microsoft \ Windows \ CurrentVersion \ Explorer. Chegando l, voc vai ter que criar uma nova chave chamada AlwaysUnloadDLL. Como criar uma nova chave, voc vai me perguntar. Simples, respondo eu. Clique com o boto direito do mouse na chave Explorer, aponte para Novo, depois Chave. Uma nova chave vai ser criada dentro do item Explorer (vai parecer uma pasta nova). Renomeie-a para AlwaysUnloadDLL e troque o valor Padro para 1 invs de 0. Rapidez de Acesso a Programas e Ficheiros: HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Contro l\FileSystem Crie um dword com valor ( Edit/New/Dword Value). Renomeados com o nome de ContigFileAllocSize. Duplo-clique sobre o mesmo e digitamos o valor de 200 em hexadecimal ( 512 em decimal ). Explore outras mquinas da rede mais rapidamente Quando procura por outros computadores na rede, o Windows XP verifica por tarefas agendadas em comum nas mesmas. Desabilitar este recurso faz com que a procura por outros micros da rede seja bem mais gil. Siga as etapas abaixo: Iniciar > Executar, digite regedit (sem aspas), pressione OK. V em HKEY_LOCAL_MACHINE/Software/Microsoft/Windows/Current Version/Explorer/RemoteComputer/NameSpace e procure pela chave {D6277990-4C6A-11CF-8D87-00AA0060F5BF}. Apague-a e pronto. A visualizao/navegao por outras estaes da rede ficar mais rpida. Deixe o menu Iniciar mais rpido V em Iniciar > Executar, digite regedit (sem aspas), pressione OK. V em HKEY_CURRENT_USER\Control Panel\Desktop. Selecione MenuShowDelay na lista da direita. Clique com o boto direito do mouse, selecione Modificar e mude o valor para 0 (zero). Reinicie o micro e veja a diferena.

8
Gerencie melhor o arquivo de troca (memria virtual) Computadores domsticos com mais de 512Mb normalmente no precisam usar a memria virtual, que acaba ocasionando perda de desempenho. Para desativ-la, v em Painel de Controle > Sistema > Avanado > Desempenho > Avanado > Memria Virtual > Alterar. Selecione sem arquivo de troca, clique em Definir e OK. Caso precise usar a memria virtual, calcule-a com base em 1,5x a quantidade de memria RAM disponvel (por exemplo, se voc tem 128Mb de RAM, seu arquivo de troca ser de 192Mb), e defina-o como tamanho inicial e mximo simultaneamente. Isto far com que o tamanho do arquivo de troca seja fixo, prevenindo perda de desempenho e fragmentao do mesmo. Se perceber travamentos ou perda de desempenho, deixe que o Windows gerencie a Memria Virtual para voc; s vezes a melhor opo. Boot mais rpido

Navegue Mas Rapidamente: Iniciar/Execultar/ gpedit.msc Configurao do computador > Modelos Administrativos > Rede Selecione, na janela esquerda, Agendador de pacotes QoS Na janela da direita, d duplo-clique na em Limite de reserva de banda. Na aba Configurao, selecione Ativado. Na linha Limitar % da banda, digite 0 OK.... Painel de Controle > Conexes de Rede > boto direito na conexo existente, selecione Propriedades. Na aba Geral, habilite o Agendador de Pacotes QoS (se j estiver habilitado, deixe como est). Reinicie o computador. Obs: Se houver mais de um computador em rede, preciso seguir os passos acima para todos. Desabilitando as Notificaes de Erros a MICROSOFT: Toda vez que ocorre um erro ou travamento, o Windows lhe recomendar enviar informaes Microsoft. Para evitar isto, v nas propriedades de Sistema (Painel de Controle > Sistema), em Avanado > Notificao de Erros, e selecione Desabilitar a Notificao de Erros. Desabilitando a solicitao de senha para usuarios
CONTROL USERPASSWORDS2

You might also like