You are on page 1of 34

-

Uma s mensagem
Dr. Aji I. Arfaj

Traduo e reviso Halima Umm Hisham Bin Mussa El Zaitun

Uma s mensagem Serie Em busca da verdade(3)

Dedicatria
A todos que buscam a verdade pura, com honestidade e com a mente aberta.

NDICE Perguntas preliminares O tema em si O nico Deus na Bblia O Antigo Testamento O nico Deus na Bblia O Novo Testamento O nico Deus no Al Coro Concluses

Perguntas preliminares para refletir

1. Qual A nica Mensagem? 2. Que diz a Bblia a respeito? 3. Que diz o Al Coro a respeito? 4. Qual a sua opinio?

O TEMA EM SI Depois da criao de Ado, uma s mensagem foi entregue a humanidade em repetidas ocasies ao longo da historia. Muitos Profetas, como Ado, No, Abrao, Moises, Jesus e Muhammad foram enviados para guiar a humanidade senda reta e recordar uma nica Mensagem: Em verdade Deus nico, adorai a Ele unicamente e cumpre Seus mandamentos.

O verdadeiro Deus, o Criador


Enviou Para comunicar que

Ado No Abrao Moises Jesus Muhammad

Deus nico Deus nico Deus nico Deus nico Deus nico Deus nico

Deus enviou estes Profetas, destacados entre muitos outros Profetas e mensageiros, para que cumprissem vrias tarefas e misses, como por exemplo: 1) Receber a guia de Deus e entregar-la a humanidade; 2) Fazer entenderem o conceito de que Deus Uno e nico; 3) Ser um exemplo para seu povo; 4) Instruir a humanidade para que temam a Deus e sigam Seus mandamentos; 5) Ensinar a seus seguidores os assuntos mundanos, o religioso e o moral; 6) Guiar os desviados que desobedeciam a Deus e adoravam outros deuses e dolos; 7) Advertir a humanidade sobre seu ltimo destino (O ltimo Dia) e sobre o que conduz ao Paraso e ao Inferno.

o mesmo Deus que criou tudo, que enviou a estes profetas e mensageiros. Ele o Criador de gnero humano, o reino animal e tudo que existe sobre a terra, o nico Deus que criou todo o universo e tudo o que nele contm. Ele o Criador da vida, da morte e da vida aps a morte. A Unicidade deste Deus verdadeiro, o Criador, uma evidencia clara e fcil de encontrar nas escrituras dos judeus, cristos e muulmanos. Quem busca sinceramente a verdade deveria ser capaz de discernir as qualidades nicas do verdadeiro Deus, ao estudar objetivamente o conceito de Deus na Bblia e no Al Coro. Algumas das qualidades que distinguem a este Deus nico e Verdadeiro dos outros que fazem chamar-se deuses, so:

Este Deus verdadeiro o Criador, no foi criado. Este Deus verdadeiro Uno, no trs ou mais. No tm scios nem nada que se compare. Este Deus verdadeiro invisvel, ningum pode v-Lo nesta vida. No se manifesta fisicamente nem encarna em outras formas. Este Deus verdadeiro eterno, no morre nem muda. Este Deus verdadeiro no necessita de nada, nem de me, ou de uma esposa, ou filho, nem nada, nem comida, nem bebida ou ajuda para fazer nada. Ao Contrario, todos os demais necessitam Dele. Este Deus verdadeiro nico em seus atributos, nada nem ningum se assemelham. Nenhum ser humano ou

10

animal podem ser descritos com Seus atributos. Podemos utilizar estes conceitos e qualidades, entre as muitas que tem, para examinar e rechaar qualquer um que diga ser Deus. Agora tratarei com profundidade a mensagem mencionada no incio e citarei alguns versculos da Bblia e do Al Coro que falam sobre a Unicidade de Deus. Mas antes gostaria de compartilhar um pensamento contigo:

Alguns cristos podem perguntar-se: obvio que Deus Uno. Ns cremos em um s Deus, ento, qual o ponto da questo de tudo isso?

11

No entanto, depois de ler e estudar muitos materiais sobre o Cristianismo, e logo comear numerosas conversas com vrios cristos, compreendi que o que o cristo percebe como um s Deus, na realidade inclui: 1-Deus Pai 2-Deus Filho 3- Deus Esprito Santo Ento, se nos basearmos em nosso sentido comum e na lgica simples, quem buscar a verdade sinceramente e com honestidade pode chegar a esta concluso: Como Deus Uno, mas se referem a trs deuses? Deus Um dividido em Trs ou Trs em Um?

12

Alem disso, de acordo com o dogma cristo, esses trs deuses tm diferentes identidades, imagens, papeis e funes: 1. Deus Pai = o Criador 2. Deus filho = o Salvador 3. Deus Esprito Santo = o assessor ou conselheiro Por outro lado, Jesus, o Deus Filho ou o Filho de Deus, certamente Deus ou parte Dele? No se contradiz com o que a Bblia disse que ningum pode ver a Deus nem escutar a Sua voz? O Evangelho diz: Nunca haver de ouvir a Sua voz, nem havers de ver seu aspecto. (Joo 5: 37)

13

Nenhum dos homens ter O visto ou O vera. (1 Timteo 6: 16) Digo mais: No poders ver meu rosto; porque no me vera homem vivo. (xodo 33: 20)

Tomando essas passagens como base, me pergunto sinceramente: Como podemos conciliar o dogma que Jesus Deus com o testemunho bblico de que ningum teria visto Deus ou escutado sua voz? Acaso os judeus dessa poca, sua famlia e seus seguidores no viam a Jesus (o Deus filho segundo muitos crem) e no ouviam sua voz? H algum segredo ou propsito escondido sobre a verdade de Deus?

14

Na Bblia, Deus testifica enfaticamente: No falei em segredo, em um lugar escuro da terra; no disse a descendncia de Jac: Em vo me buscais. Eu sou Jeov que falo justia, que anuncio retido. (Isaas 45: 19)

Ento, qual a verdade? Por favor, releia este versculo e reflexione sobre isso.

15

Agora, sigamos o caminho da busca da verdade sobre o nico Deus na Bblia e no Al Coro. Ao final deste caminho, logo depois de ler este livro de forma critica, sincera, honesta e profunda, em particular, depois de ler as citaes que seguem a continuao, gostaria de saber sua reao e seus pontos de vista.

Para ser o mais objetivo possvel, citarei os versculos sem nenhum comentrio. Por favor, leia cuidadosamente, de forma crtica e sem preconceitos.

16

O NICO DEUS NA BBLIA O ANTIGO TESTAMENTO Hoje, Israel: Jeov nosso Deus, Jeov Uno . (Deuteronmio 6: 4) No fiz um s ser, que tenha respirao de vida? (Malaquas 2: 15) Vs sois minhas testemunhas, disse Jeov, e meu servo que eu escolhi, para que me conheas e creias e entendas que eu sou; antes de mim no foi feito outro deus, nem ser depois de mim. Eu, sim, eu sou Jeov, e alem de mim no h quem salve. (Isaas 43: 10-11) Assim disse Jeov Rei de Israel, e seu Redentor. Jeov dos exrcitos: Eu sou o primeiro, eu sou o pastor e fora a mim no h deus. (Isaas 44: 6)

17

Proclama e faze aproximar e entrem todos em consulta; quem ouviu isso desde o principio e tem dito desde ento, seno a Jeov? E no h mais Deus que eu; um Deus Justo e Salvador; nenhum outro alem de mim. Sigam-me e sejam salvos em todos os confins da terra, porque eu sou Deus e no h mais alem de mim. Por mim mesmo houve juramentos, de minha boca saiu palavra de justia e no ser revogada: Por mim se dobraro todos os joelhos, e juraro todas as lnguas. (Isaas 45: 21-23) Esses so testamento. alguns versculos do velho

Pode pensar em outros similares?

18

O NICO DEUS NA BBLIA O NOVO TESTAMENTO Ento se aproximou um e disse: Bom Mestre, que boa coisa fao para merecer a vida eterna? Ele lhe disse: Por que me disse bom? Nenhum to bom quanto um: Deus. Mas se quer entrar na vida eterna, guarda os mandamentos. (Mateus 19: 16-17) E esta a vida eterna: que te conheas a ti, o nico Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviou. (Joo 17: 3) Ento Jesus lhe disse: V Satans, porque est escrito: Ao Senhor teu Deus adorars e a ele somente servirs. (Mateus 4: 10) Jesus respondeu: O mais importante : Escuta Israel: O Senhor, nosso Deus, um s Senhor. (Marcos 12: 29)

19

Porque a um s Deus e um s mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo. (1 Timteo 2: 5)

Pode pensar em outros versculos que confirmam que Deus Um S? No trs!

20

O NICO DEUS NO AL CORO Dize: Ele Deus, o nico! Deus! O Absoluto! Jamais gerou ou foi gerado! E ningum comparvel a Ele! (112: 1-4) No h outra divindade alm de Mim. Adora-Me, e serve-Me! (21: 25) So blasfemos aqueles que dizem: Deus um da Trindade, portanto no existe divindade alguma alm do Deus nico. (5: 73) Poder haver outra divindade em parceria com Deus? Qual! Porm, a sua maioria insipiente. (27: 61) Haver outra divindade em parceria com Deus? Exaltado seja Deus de quanto Lhe associam! (27: 63)

21

Poder haver outra divindade em parceria com Deus? Dize-lhes: Apresentai as vossas provas, se estiverdes certos. (27: 64) Certamente esta mensagem de Unicidade de Deus (em rabe Tauhid) o tema essencial do Al Coro.

22

CONCLUSES

Na Bblia e no Al Coro encontramos estes versculos e muitas outras evidncias para confirmar a mensagem nica e eterna. Sigam-me e sejam salvos em todos os confins da terra, porque eu sou Deus e no h mais alem de mim. (Isaas 45: 22) Alem de afirmar que Deus nico, a Bblia revela que o verdadeiro Deus, o Criador tambm o nico Salvador. Vs sois minhas testemunhas, disse Jeov, e meu servo que eu escolhi, para que me conheas e creias e entendas que eu sou; antes de mim no foi feito outro deus, nem ser depois de mim. Eu, sim, eu sou Jeov, e alem de mim no h quem salve. (Isaas 43: 10-11)

23

Ento, de acordo com esta afirmao, todos os demais supostos deuses e deidades como Jesus, o Esprito Santo, Brahma, Vishnu, Shiva, Krishna e Buda no so deuses nem nenhuma classe de manifestao do nico Deus. Por esta falsa crena somado ao que os judeus adoravam outros deuses, E o furor de Jeov se incendiou contra Israel (Nmeros 25: 3) que Moises destruiu o bezerro de ouro. Por outro lado, os Essnios, uma comunidade de cristos que creram na unicidade de Deus, sofreram torturas e perseguies porque recusaram a mudar as essncias monotestas de Jesus pela invocao da trindade introduzida por Paulo. Para concluir, direi que todos os Profetas, inclusos Ado, No, Abrao, Moises, Jesus e

24

Muhammad, foram enviados pelo mesmo Deus, o Criador, para transmitir a mesma mensagem: O verdadeiro Deus Uno e nico. Adorai a Ele somente e cumpre com Seus mandamentos. E j que estes outros profetas e mensageiros transmitiram a mesma mensagem, sua religio deve ser a mesma. Ento, qual a religio de todos os profetas e mensageiros? A submisso total a vontade de Deus a essncia da mensagem de todos os profetas. Esta palavra submisso em rabe se diz ISLAM. Certamente o Al Coro confirma que ISLAM a religio de todos os profetas e mensageiros de Deus. Esta afirmao cornica

25

fcil de encontrar na prpria Bblia e sobre isso que tratarei no prximo trabalho, se Deus quiser. Ao concluir, para obter a salvao, devemos receber e crer na mensagem mencionada anteriormente com convico e com certeza. Porem, isso no suficiente. Devemos tambm crer em todos os verdadeiros profetas de Deus (incluindo Muhammad) e devemos seguir sua guia e essncia. Esta ser a porta da vida eterna e feliz. Ento, se um buscador da verdade e amante da salvao crer, poder considerar isso agora, antes que seja muito tarde. Antes da MORTE, que pode estar prxima, quem pode saber?

Mais uma coisa...

26

Um pensamento final:

Quem busca a verdade e so sinceros, honestos, srios, objetivos e de mentalidade aberta e depois de haver reflexionado criticamente sobre esta nica mensagem,

podero perguntar-se o seguinte:

Qual a verdade? Que posso fazer?

27

O que pode fazer crer sinceramente em Deus nico (Allah), crer em Seu ultimo mensageiro e pronunciar a seguinte frase: Testemunho que no h outro deus merecedor de adoraes do que o nico e Verdadeiro Deus (Allah) e testemunho que Muhammad o mensageiro de Deus (Allah). Este testemunho de Fe o primeiro passo no caminho da vida eterna e a verdadeira chave das portas do Paraso. Se decidir tomar este caminho, contate algum amigo muulmano, com o Centro Islmico mais prximo ou comigo mesmo que ficarei muito feliz de lhe ajudar.

Sim, voc pode fazer!

28

BREVES DEFINICOES DE TERMOS ISLMICOS

Allah Nome prprio de Deus nico, O Criador. Allah o verdadeiro Deus de toda humanidade (judeus, cristos, muulmanos, hindus, etc.) Muhammad O ltimo profeta de Deus nico (Allah) Islam. Submisso a vontade do Criador, o verdadeiro Deus (Allah). Uma pessoa pode obter a felicidade real e paz mental somente atravs da obedincia a Deus verdadeiro.

29

Muulmano Quem se submete a vontade de Deus nico e verdadeiro, Allah, o Criador. Al Coro A palavra de Deus revelada ao Profeta Muhammad.

30

Para maiores informaes, perguntas, sugestes, comentrios ou opinies, por favor, comunique-se com o autor em idioma ingls ou rabe: abctruth@hotmail.com info@abctruth.net

NOTA DE TRADUO

As citaes bblicas so de uma antiga verso de Casiodoro de Reina (1569) revisada por Cipriano de Valera (1602), em verso espanhola.

As citaes cornicas foram extradas do


livro Alcoro Sagrado do Professor Samir El Hayek

31

Lista de Livros Gratis em Portugues


www.fambras.org.br

Cpia Gratuita do Nobre Alcoro na Lngua Portuguesa


www.gratisquran.com/br

OBS: Ns esperamos que aps o termino da leitura os nossos livros, voce repasse eles adiante para outras pessoas para que assim seja distribudo o benefico em todos os lugares.

32

Lista de Mesquitas e Instituies Islmicas no Brasil


Federao das Associaes Muulmanas do Brasil Rua Tejup, 188 Jabaquara CPC 04350-020 So Paulo SP Brasil Tel: 00-55-11-5035-0810 Fax: 00-55-11-5031-6586 Email: info@fambras.org.br www.fambras.org.br Mesquita Brasil Av. do Estado, 5382 Cambuci CEP: 01516-000 - So Paulo SP Brasil Tel: (005511) 3208-3726 Email: alurubat@uol.com.br Liga da Juventude Islmica Beneficente do Brasil Rua Baro de Ladrio, 922 Pari So Paulo SP CEP: 03010-000 Brasil Tel: (005511) 3311-6734 Email: Ligaislamica@ligaislamica.org.br www.ligaislamica.org.br

33
Mesquita Abu Bakr Rua Henrique Alves dos Santos, 161, Jardim das Amricas, Caixa Postal 242 - CEP: 09725-530 - So Bernardo do Campo - SP Tel: (11) 4122-2400 Fax: (11) 4332 2090 portal@islambr.com.br www.islambr.com.br Mesquita de Santo Amaro (Federao das Entidades Muulmanas do Brasil) Av. Yarvant Kissijkian, 106 Santo Amaro CEP: 9657-000 - So Paulo - SP Tel: (11)5563-8917 / 5031-0810 Fax: (11) 5563-8917 Mesquita de Santos Sociedade Beneficente Islmica do Litoral Paulista Av. Afonso Pena, 309, Litoral, CEP: 11020-001 - Santos SP Tel: 13-32725726 islamica@uol.com.br Mesquita de Mogi das Cruzes Sociedade Beneficente Islmica de Mogi das Cruzes Av. Francisco Ferreira Lopes, 1304, CEP: 08735-200 Mogi das Cruzes SP Tel: 4799-9244 Mesquita Muulmana de Barretos Unio Beneficiente Muulmanos de Barretos Rua 06 n 481 esquina com a 21 Barretos - SP Cep: 14780-000

34
Sociedade Beneficente Muulmana do Rio de Janeiro Rua Gomes Freire, 176 - sala 205 - Centro Rio de Janeiro - CEP 20231-000 Tel: (021) 2224-1079 sbmrjbr@yahoo.com www.sbmrj.org.br Instituto Latino - Americano de Estudos Islamicos Rue Saadeddine Ali Wardeni, 26 - Jd. Guapore, Maringa Parana Brasil - CEP 87. 060 -250 Tel: 55 44 3024 - 0020 contato@academiaislamica.org.br www.academiaislamica.org.br Centro Cultural Beneficente Islmico de Foz do Iguau Rua Meca S/N - Jardim Central CEP: 85864-410 - Foz do Iguau - PR - Brasil Tel: (045) 3573-1126 www.islam.com.br Centro Cultural Islmico Da Bahia centroislamicodabahia@hotmail.com Tel: (71) 3241-1337 (71) 3326-9607 Centro Islmico Do Recife Tel: (81) 3423-1393 (81) 3491-3495

You might also like