You are on page 1of 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARABA DEPARTAMENTO DE FSICA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

Estudante: Bismak Oliveira de Queiroz

Grupo: Bismak Oliveira de Queiroz Francis Bezerra

Ondas estacionrias em cordas

Joo Pessoa, dezembro de 09

1. Objetivos

Esse experimento tem como objetivo encontrar as densidades de duas cordas diferentes, denominadas corda azul e corda velha, atravs de ondas estacionrias produzidas n essas mesmas cordas.

2. Introduo Terica
Consideremos uma corda fixa nas duas extremidades. Podemos aplicar vibrao da corda o que j aprendemos sobre ondas estacionrias: se uma onda incidir inicialmente numa das extremidades, ela ser refletida e a sobreposio das duas ondas forma um padro estacionrio, com nodos e antinodos. No caso de uma corda com as duas extremidades fixas, no entanto, sabemos de antemo que as duas extremidades vo ser nodos, pois por estarem fixas no podem vibrar. Assim, as possibilidades para o padro estacionrio de vibrao so os que se apresentam na figura a seguir.

Harmnicas da vibrao de uma corda

Da figura vemos que a vibrao mais simples tem apenas um antinodo. Se L for o comprimento da corda, vemos que L metade do comprimento de onda da vibrao: (1) No caso do segundo modo de vibrao vemos que L corresponde exatamente a um comprimento de onda: (2) No terceiro modo de vibrao temos que em L cabe um comprimento de onda e ainda sobra outro meio comprimento de onda: (3) fcil de perceber que a generalizao deste resultado :

(4)

Este resultado quer dizer que apenas alguns modos de vibrao estacionria so permitidos numa corda com as extremidades fixas. Esses modos de vibrao tm necessariamente comprimentos de onda da forma

(5)

Isto , submltiplos de 2L. Dito de o utra forma, uma corda com as extremidades fixas pode vibrar apenas com vibraes que tenham comprimento de onda submltiplo de 2L. Podemos ainda traduzir este resultado em termos de freq ncia. Lembrando que f = v/ e que a velocidade de propagao da onda no depende da freqncia, temos que (6) a freqncia do n-simo modo de vibrao. A f1 = v/2L chamamos a freqncia fundamental . s outras freqncias chamamos harmnicas , por exemplo, f2 = 2f1 = v/L a segunda harmnica. O conjunto das harmnicas e da freqncia fundamental constitui uma srie harmnica .

3. Procedimento Experimental
Inicialmente, amarraram-se cada corda (azul e vermelha) no orifcio central da haste do gerador passando -os, ento, pela roldana, que se encontrava fixa na outra extremidade da mesa, e a outra extremidade das cordas foram amarradas em uma bandeja onde comportava os pesos. Em seguida o gerador foi ligado e ajustado o comprimento da corda, de modo que sejam produzidas ondas estacionrias com nodos e ventres bem definidos. A tenso na corda variava medida que se adicionava mais massa na bandeja presa na extremidade da corda. Aps cada adio de massa calculava a nova distncia entre dois nodos, sendo feito, portanto, para cinco massas diferentes.

4. R
A i i t l I i tili , fit t lt i i l ti , . t t f t P i i

l
li i . t if i, t t l fi i E t f l t i t i i j . l f i

Resultados obtidos Corda Azul: Corda Az l (f=120Hz) (m) T 0,305 , , 78 0,395 , , 8 0,46 , 8 , 0,525 , , 0,585 , ,

Corda Vermelha: Corda V (m) 0,395 0,51 0,60 0,685 0,76 rm l a (f=120Hz) T , , 8 , , , 8 , , , , , 7

Clculos
l: = kT obt ara a orda azul. E b= ,
b

ti os K , orda ara a orda ermel a e ,

fi rmel a e K , ara a orda azul.

tilizando a f rmula: P !

1 f

T para Q

al ular as densidades das ordas est o

ordas, os resultados obtidos para densidades das duas representadas nas suas respecti as tabelas acima.

5. Concluses
A partir dos resultados obtidos dos experimentos conclui -se que: No existe nenhum nodo na corda na posio do gerador , pois a caracterizao do nodo se deve ao fato de ser um ponto esttico, e como no ponto de gerao ocorre uma variao para d inicio a propagao da onda. Desta forma no existe nodo. Quando tocamos um nodo no acontece nada, pois o ponto do nodo esttico. Quando a tenso T permanecer constante e o nmero de meios comprimentos de onda forem aumentando ao afastarmos cada vez mais o gerador da roldana a amplitude da onda estacionria reduzir, pois com o aumento do cordo altera a corda passara a no vibrar mais em ressonncia, que onde a amplitude mxima. Quando se mantm fixo o nmero de meios comprimentos de onda em na dada corda e aumentando-se a tenso a amplitude da onda reduz, pois vai alterar os condies de ressonncia reduzindo sua amplitude. Se o sistema estiver em ressonncia com a corda vibrando com um nico ventre, ele ainda estar em ressonncia se a tenso for aumentada por um fator quatro, pois com esse aumento a corda alcanar seu equilbrio de ressonncia. Quando se multiplica por quatro o comprimento de onda permanecer o mesmo.

6. Bibliografia
Ondas Estacionrias, disponvel em: http://w3.ualg.pt/~rguerra/Acustica/estacionarias.pdf . Acesso em 1 de dezembro de 09.

You might also like