You are on page 1of 4

388

Velloso ISC, Ceci C, Alves M. Reflexes sobre relaes de poder na prtica de enfermagem. Rev Gacha Enferm., Porto Alegre (RS) 2010 jun;31(2):388-91.

ARTIGO DE REFLEXO

REFLEXES SOBRE RELAES DE PODER NA PRTICA DE ENFERMAGEM

Isabela Silva Cncio VELLOSOa, Christine CECIb, Marlia ALVESc

RESUMO Uma reflexo sobre relaes de poder na prtica de enfermagem envolve aspectos das prticas cotidianas da equipe de enfermagem e da subjetividade dos sujeitos nelas envolvidos. A prtica de enfermagem muito mais do que uma prtica em si. Assume a dimenso do significado atribudo pelos diferentes sujeitos que interagem em seus diversos cenrios. Prope-se, aqui, uma reflexo sobre as relaes de poder na prtica de enfermagem, considerando sua complexidade, os mltiplos processos que as constituem e as circunstncias que determinam as formas de se pensar e de se agir em relao a elas. Para isso, preciso pensar a subjetividade do sujeito, considerando-se como os limites profissionais so estabelecidos e mantidos e quais so os efeitos dessas relaes para os sujeitos envolvidos, uma vez que relaes de poder so definidas em transformaes contnuas. Descritores: Prtica profissional. Relaes interpessoais. Cuidados de enfermagem.

RESUMEN
Una reflexin sobre las relaciones de poder en las prcticas de enfermera envuelve cuestiones relativas a las prcticas cotidianas del equipo de enfermera, y la subjetividad de los individuos participantes de ellas. La prctica de enfermera es mucho ms de que una prtica, pues incorporam la dimensin del significado atribudo por distintos sujetos que se integran en los diversos escenrios donde suceden. Se propone aqu uma reflexin sobre las relaciones de poder en la prctica de enfermera teniendo em vista de su complejidad, los procesos del mltiplo que las constituyan y las circunstancias que determinan las formas de piensar y actuar en relacin a ellas. Para esto, hay que pensar la subjetividad del sujeto, teniendo en cuenta como se establecen y se mantienen los lmites profesionales, y cules son los efectos de estas relaciones para los sujetos implicados, ya que las relaciones de poder son determinadas por continuas transformaciones.

Descriptores: Prtica profesional. Relaciones interpersonales. Atencin de enfermagem. Ttulo: Reflexiones sobre relaciones de poder en la prctica de enfermera. ABSTRACT
Reflections on power relations in nursing practice involves questions related to the daily practice of nursing staff as well the subjectivity of those involved in them. Nursing practice is more than a practice in itself. It assumes the dimension of meaning ascribed to it by different subjects who interact in the places where the practice takes place. We propose a reflection about power relations in nursing practice, considering their complexity, the many processes that constitute them and the circumstances that determine the ways of thinking about and acting in relation to them. Such reflection implies to think about the subjects subjectivity, the way professional boundaries are established, and the effects of these relations upon the subjects involved, since power relations are in continuous transformations.

Descriptors: Professional practice. Interpersonal relations. Nursing care. Title: Reflections about power relations in nursing practice.

Mestre em Enfermagem, Doutoranda do Programa de Ps-Graduao em Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Doutora em Enfermagem, Professora Assistente da Escola de Enfermagem da Universidade de Alberta, na Provncia de Edmonton, Canad. c Doutora em Enfermagem, Professora Titular da Escola de Enfermagem da UFMG, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.
a b

Velloso ISC, Ceci C, Alves M. Reflexes sobre relaes de poder na prtica de enfermagem. Rev Gacha Enferm., Porto Alegre (RS) 2010 jun;31(2):388-91.

389

INTRODUO A proposta de uma reflexo sobre relaes de poder na prtica de enfermagem pode parecer, em um primeiro momento, limitada a situaes especficas de nosso cotidiano de trabalho como, por exemplo, relaes enfermeiro-mdico, enfermeiropaciente, enfermeiro-equipe. Entretanto, tomando como base estudos sobre relaes de poder de autores ps-estruturalistas, percebe-se que as discusses que envolvem essas relaes so bastante complexas e perpassam as prticas profissionais e a subjetividade dos sujeitos nelas envolvidos. Prticas podem ser compreendidas como os lugares onde o que dito e o que feito, regras impostas e razes alegadas, o que planejado e o que se admite se encontram e se interconectam. Na verdade, as prticas tm sua prpria razo, so organizadas a partir de determinadas formas de racionalidade, considerando determinados cdigos de conhecimento e regras de conduta que delineiam sua forma e lhes conferem inteligibilidade e acessibilidade, ao mesmo tempo em que organizam os princpios e as estratgias que as justificam(1). No contexto das prticas de enfermagem, compreender sua forma de organizao e sua razo significa compreender muito mais do que as prticas de enfermagem em si, mas assume a dimenso de dar significado a diferentes sujeitos individuais e coletivos que se interconectam nos diversos cenrios onde atuam os profissionais de sade. nesse sentido que a anlise das prticas requer que se compreenda a organizao do poder e do conhecimento em determinado contexto e que se estabelea sua relao com os diversos dispositivos sociais, polticos e econmicos em questo. Analisar as prticas auxilia a compreender, tanto como os arranjos so estabelecidos, quanto como so admitidos e aceitos em um determinado momento(2). Assim, compreender a organizao das relaes de poder vivenciadas pelas equipes de enfermagem em sua prtica profissional e os efeitos dos arranjos estabelecidos em suas prticas cotidianas exige que se considere a natureza do poder, do conhecimento e da subjetividade dos sujeitos envolvidos nos processos. Nesse tipo de anlise, preciso considerar como o poder exercido, como os limites profissionais so estabelecidos e mantidos e quais so os efeitos dessas relaes para esses sujeitos(3). O que se prope, neste artigo, uma re-

flexo sobre as relaes de poder na prtica de enfermagem, considerando sua complexidade, os mltiplos processos que as constituem e as circunstncias que determinam as formas de se pensar e de se agir em relao a elas. CONSTITUIO DA SUBJETIVIDADE A PARTIR DA RELAO PODER/SABER A subjetividade est intrinsecamente relacionada a questes sobre quem ns pensamos ser e como essas ideias sobre ns mesmos so constitudas. Isto , formas de subjetividade so constitudas, historicamente, por meio de prticas heterogneas que moldam os indivduos de mltiplas maneiras. Mais do que relacionadas a como o indivduo constitudo, as formas de subjetividade so uma expresso de como, por meio das relaes do poder e do conhecimento, o sujeito se relaciona com o mundo. Isso envolve uma troca de conhecimento contnua, de forma que o indivduo se torna, ao mesmo tempo, sujeito e objeto do conhecimento(4). a sua condio de sujeito que detm o conhecimento em determinada situao que lhe confere sua posio na relao estabelecida. A meno ao conhecimento, aqui, no se refere, restritamente, ao conhecimento cientfico, mas a todo tipo de conhecimento envolvido em cada prtica considerada. Nessa perspectiva, o conhecimento muda de acordo com as condies histricas que esto relacionadas a relaes de fora e de poder. Ao estabelecer a historicidade do conhecimento, considera-se que seja nula a possibilidade de neutralidade na produo do conhecimento, uma vez que a historicidade desvela a relao entre sistemas para a produo do conhecimento e, nesse sentido, os sistemas para o desenvolvimento de poder e de fora. Ou seja, o conhecimento no meramente descoberto, no est alheio s relaes de poder. Ele produzido a partir de constantes esforos em uma luta para se estabelecer um conhecimento, ou verdade, em particular, o que faz com que o poder e o conhecimento sejam considerados em uma relao binria de poder/saber(5). No cenrio das prticas de sade, na sociedade atual, pode-se considerar que h uma transformao do significado de sade, com uma complexidade que envolve aspectos polticos e sociais, alm do mero padro de normalidade fisiolgica. Entretanto, o conceito de normalidade traz consigo uma relao de poder entre o conhecimento cientfico, a

390

Velloso ISC, Ceci C, Alves M. Reflexes sobre relaes de poder na prtica de enfermagem. Rev Gacha Enferm., Porto Alegre (RS) 2010 jun;31(2):388-91.

partir do qual possvel estabelecer parmetros objetivos de definio de normalidade e a assistncia sade propriamente dita. Nessa relao, quem detm o conhecimento assume uma posio diferenciada, por ser responsvel pela determinao de aes de cuidado sade(6). Isso evidencia a contingncia do conhecimento, que mediado pelas condies que o rodeiam e que necessariamente so constitudas num jogo de foras e poder(5). Ao longo da trajetria histrica da enfermagem, diferentes prticas sociais e profissionais constituram e constituem uma srie de subjetividades, com variadas interpretaes. Isso sugere que o profissional de sade pode assumir vrias formas de subjetividade que podem se transformar, dinamicamente, medida que as diversas prticas se desenvolvem, o que leva ao redimensionamento constante das relaes de poder estabelecidas e vivenciadas. A todo momento, o poder nos questiona sobre a verdade. Por meio da relao poder/saber, somos submetidos produo da verdade e s por meio da verdade produzida podemos exercer o poder, de forma que, para se estabelecer uma relao de poder, necessrio que se tenha uma verdade regulamentada e institucionalizada, o que permite a transmisso e a reproduo dos efeitos do poder(7). CONSTRUO DE PODER/SABER POR MEIO DAS PRTICAS Na sociedade contempornea, os diversos regimes de prticas so materializados por meio de instituies como o sistema da sade, o sistema educacional ou o sistema judicirio. por meio dessa concretizao institucional das prticas que se tornam possveis a troca e a interconexo entre os vrios regimes. Mas, mais do que isso, por meio dessa troca que, por um lado, acontecer a inovao ou a consolidao institucional e, de outro lado, com a necessidade dessa integrao, condies sero criadas para tornar possveis a fragmentao e a contestao das prticas prprias dos distintos regimes. Assim, as prticas de poder, institudas nesses regimes, so vivenciadas e reconfiguradas pelas vrias formas de conhecimento que definem seu objeto(8). As prticas que envolvem poder/saber so o que as pessoas vivem cotidianamente e, em estruturas mltiplas e complexas, as prticas so cons-

trudas, interagem, se sustentam e, s vezes, se contradizem. O conhecimento sempre ocorre nas prticas, de forma que, quando o conhecimento muda, as prticas tambm mudam. Nesse sentido, o conhecimento inseparvel das prticas, assim como tambm inseparvel dos elementos que as constituem: normas, fazeres e discursos. Tanto o conhecimento quanto o poder emergem das prticas, o que evidencia a estreita relao entre ambos(9). Foucault estudou o poder usando como referencial a genealogia nietzschiana que busca compreender a constituio do sujeito considerando seu contexto histrico. A genealogia deve ser compreendida como sendo orientada para o como do conhecimento, e usada, tanto para explicar a existncia de um conhecimento particular, como para entender suas transformaes atravs das relaes de poder e sua posio em um dispositivo poltico. Genealogicamente, o poder no considerado como uma realidade de essncia definida ou portadora de caractersticas universais, mas como relaes heterogneas em constantes transformaes(10). Nesse sentido, poder significa um aglomerado de relaes maisoumenos organizado, hierarquizado e coordenado, responsvel pelo delineamento e pela forma das situaes vivenciadas no presente(11), o que se aplica ao contexto das prticas de enfermagem, que no podem ser definidas de forma homognea; so moldadas e redesenhadas constantemente, de acordo com os elementos apresentados em cada situao em particular, considerando-se os elementos envolvidos. Entretanto, no mbito dessas relaes, a possibilidade de reverso e de confrontamento entre adversrios pode, a todo momento, criar lugares, tanto para o emprego de mecanismos de poder como de resistncia. Com essa instabilidade, tanto o poder como a resistncia podem ser analisados como elementos que contribuem para um contexto de luta onde cada um mantm o foco em diferentes pontos da estrutura. Relaes de poder arraigadas na intransigncia se transformam em relaes de dominao, muito mais do que em relaes de poder propriamente ditas, uma vez que o poder sempre permite a possibilidade de resistncia(12). Nesse sentido, pode-se compreender que, na perspectiva foucaultiana, o poder no existe em si prprio; constitudo nas relaes e nas prticas vivenciadas cotidianamente. A noo de poder, em uma sociedade disciplinar, consiste na possibilida-

Velloso ISC, Ceci C, Alves M. Reflexes sobre relaes de poder na prtica de enfermagem. Rev Gacha Enferm., Porto Alegre (RS) 2010 jun;31(2):388-91.

391

de de se definirem identidades e aes, valores e normas, de acordo com as prticas e as estruturas em questo(10). Assim, entende-se o poder como um mecanismo social sem que ocupe um lugar privilegiado nem exclusivo. Est disperso; embora, por vezes, de forma desigual, ao longo de todo o corpo social. necessrio compreender que, para o desenrolar de todo relacionamento, poder e resistncia sempre caminham juntos, sem um ponto fixo na estrutura. Esto em constante movimento(10). CONSIDERAES FINAIS A compreenso das tenses prprias das prticas de enfermagem implica na busca de respostas a questionamentos que possam esclarecer como essas prticas so organizadas em determinado contexto. Para isso, h que se considerar que o conhecimento inseparvel das prticas, assim como tambm inseparvel dos elementos que as constituem normas, fazeres e discursos. Assim, a todo momento, em nossa prtica cotidiana, o poder nos questiona sobre a verdade. Pela relao poder/saber somos submetidos produo da verdade e s por meio da verdade produzida podemos exercer o poder, de forma que, para se estabelecer uma relao de poder, necessrio que se tenha uma verdade regulamentada. Nesse sentido, a busca pela valorizao das prticas de enfermagem, no vasto cenrio da ateno sade, requer que os profissionais invistam na busca de conhecimentos que subsidiem a prestao de uma assistncia qualificada para o paciente e que, alm disso, estejam dispostos a discutir o significado dessa assistncia qualificada, de acordo com a realidade scio-cultural da populao atendida. a atitude crtica diante de nossas prticas que deve nos mover na direo de uma reflexo sobre nosso entendimento acerca do significado dessas prticas, bem como das consequncias dos posicionamentos e posturas assumidos em nosso exerccio profissional.

REFERNCIAS
1 Foucault M. Questions of method. In: Burchell G, Gordon C, Miller PM, editors. The Foucault effect: studies in governmentality. London: Harvester; 1991. p. 73-86. 2 Foucault M. Politics and the study of discourse. In: Burchell G, Gordon C, Miller PM, editors. The Foucault effect: studies in governmentality. London: Harvester; 1991. p. 53-72. 3 Foucault M. Afterword: the subject and the power. In: Dreyfus H, Rabinow P. Michel Foucault: beyond structuralism and hermeneutics. Chicago: University of Chicago Press; 1983. p. 208-26. 4 Rose N. Authority and the genealogy of subjectivity. In: Heelas P, Lash S, Morris P, editors. Detraditionalization: critical reflections on authority and identity. Oxford: Blackwell; 1999. p. 294-327. 5 Rawlinson MC. Foucaults strategy: knowledge, power and the specificity of truth. J Med Philos. 1987;12:371-95. 6 Kurcgant P, Ciampone MHT, Melleiro MM. O planejamento nas organizaes de sade: anlise da viso sistmica. Rev Gacha Enferm. 2006;27(3):351-5. 7 Foucault M. Soberania e disciplina. In: Machado R, organizador. Microfsica do poder. Rio de Janeiro: Graal; 2008. p. 179-91. 8 Basic concepts and themes. In: Dean M. Governmentality: power and rule in modern society. London: Sage; 1999. p. 9-39. 9 May T. The philosophy of Foucault. Montreal: McGill-Queens University Press; 2006. 10 Machado R. Por uma arqueologia do poder. In: Machado R, organizador. Microfsica do poder. Rio de Janeiro: Graal; 2008. 11 Foucault M. The confession of the Flesh. In: Gordon C, editor. Power/knowledge: selected interviews and other writings. New York: Pantheon; 1980. p. 194-228. 12 Foucault M. Discipline and punish: the birth of the prison. Vintage: New York; 1995.

Endereo da autora / Direccin del autor / Authors address: Isabela Silva Cncio Velloso Rua Maria Heilbuth Surette, 338, ap. 301, Buritis 30575-100, Belo Horizonte, MG E-mail: isacancio@gmail.com

Recebido em: 16/04/2010 Aprovado em: 30/05/2010

You might also like