You are on page 1of 13

Modernismo (1922-1960) "Todo este sangue de mil raas / corre em minhas veias / sou brasileiro / mas do Brasil sem

colarinho / do Brasil negro / do Brasil ndio." --Srgio Milliet Iniciou-se no Brasil com a SAM de 1922. Mas nem todos os participantes da Semana eram modernistas: o pr-modernista Graa Aranha foi um dos oradores. Apesar de no ter sido dominante no comeo, como atestam as vaias da platia da poca, este estilo, com o tempo, suplantou os anteriores. Era marcado por uma liberdade de estilo e aproximao da linguagem com a linguagem falada; os de primeira fase eram especialmente radicais quanto a isto. Didaticamente, divide-se o Modernismo em trs fases: a primeira fase, mais radical e fortemente oposta a tudo que foi anterior, cheia de irreverncia e escndalo; uma segunda mais amena, que formou grandes romancistas e poetas; e uma terceira, tambm chamada Ps-Modernismo por vrios autores, que se opunha de certo modo a primeira e era por isso ridicularizada com o apelido de neoparnasianismo. Referncias histricas
y y y y y y y

Incio do sculo XX: apogeu da Belle poque. O burgus comportado, tranqilo, contando seu lucro. Capitalismo monetrio. Industrializao e Neocolonialismo. Reivindicaes de massa. Greves e turbulncias sociais. Socialismo ameaa. Progresso cientfico: eletricidade. Motor a combusto: automvel e avio. Concreto armado: arranha-cu. Telefone, telgrafo. Mundo da mquina, da informao, da velocidade. Primeira Guerra Mundial e Revoluo Russa. Abolir todas as regras. O passado responsvel. O passado, sem perfil, impessoal. Eliminar o passado. Arte Moderna. Inquietao. Nada de modelos a seguir. Recomear. Rever. Reeducar. Chocar. Buscar o novo: multiplicidade e velocidade, originalidade e incompreenso, autenticidade e novidade. Vanguarda - estar frente, repudiar o passado e sua arte. Abaixo o padro cultural vigente. Primeira fase Modernista no Brasil (1922 -1930)

Caracteriza-se por ser uma tentativa de definir e marcar posies. Perodo rico em manifestos e revistas de vida efmera. Um ms depois da SAM, a poltica vive dois momentos importantes: eleies para Presidncia da Repblica e congresso (RJ) para fundao do Partido Comunista do Brasil. Ainda no campo da poltica, surge em 1926 o Partido Democrtico que teve entre seus fundadores Mrio de Andrade. a fase mais radical justamente em conseqncia da necessidade de definies e do rompimento de todas as estruturas do passado. Carter anrquico e forte sentido destruidor. Principais autores desta fase: Mrio de Andrade, Oswald de Andrade, Manuel Bandeira, Antnio de Alcntara Machado, Menotti del Picchia, Cassiano Ricardo, Guilherme de Almeida e Plnio Salgado.

Caractersticas
y y y y y

busca do moderno, original e polmico nacionalismo em suas mltiplas facetas volta s origens e valorizao do ndio verdadeiramente brasileiro lngua brasileira - falada pelo povo nas ruas pardias - tentativa de repensar a histria e a literatura brasileiras

A postura nacionalista apresenta-se em duas vertentes:


y y

nacionalismo crtico, consciente, de denncia da realidade, identificado politicamente com as esquerdas. nacionalismo ufanista, utpico, exagerado, identificado com as correntes de extrema direita. Manifestos e Revistas Revista Klaxon Mensrio de Arte Moderna (1922 -1923)

Recebe este nome, pois klaxon era o termo usado para designar a buzina externa dos automveis. Primeiro peridico modernista, conseqncia das agitaes em torno da SAM. Inovadora em todos os sentidos: grfico, existncia de publicidade, oposio entre o velho e o novo. Klaxon sabe que o progresso existe. Por isso, sem renegar o passado, caminha para diante, sempre, sempre. Manifesto da Poesia Pau -Brasil (1924-1925) Escrito por Oswald e publicado inicialmente no Correioda Manh. Em 1925, publicado como abertura do livro de poesias Pau-Brasil de Oswald. Apresenta uma proposta de literatura vinculada realidade brasileira, a partir de uma redescoberta do Brasil. A poesia existe nos fatos. Os casebres de aafro e de ocre nos verdes da Favela sob o azul cabralino, so fatos estticos. A lngua sem arcasmos, sem erudio. Natural e neolgica. A contribuio milionria de todos os erros. Como falamos. Como somos. A Revista (1925-1926) Responsvel pela divulgao dos ideais modernistas em MG. Teve apenas trs nmeros e contava com Drummond como um de seus redatores. Verde-Amarelismo (1926-1929) uma resposta ao nacionalismo do Pau-Brasil. Grupo formado por Plnio Salgado, Menotti del Picchia, Guilherme de Almeida e Cassiano Ricardo. Criticavam o nacionalismo afrancesado de Oswald. Sua proposta era de um nacionalismo primitivista, ufanista, identificado com o fascismo, evoluindo para o Integralismo de Plnio Salgado (dcada de 30). Idolatria do tupi e a anta eleita smbolo nacional. Em maio de 1929, o grupo verde-amarelista publica o manifesto Nhengau Verde-Amarelo Manifesto do Verde-Amarelismo ou da Escola da Anta.

Manifesto Regionalista de 1926 1925 e 1930 um perodo marcado pela difuso do Modernismo pelos estados brasileiros. Nesse sentido, o Centro Regionalista do Nordeste (Recife) busca desenvolver o sentimento de unidade do Nordeste nos novos moldes modernistas. Propem trabalhar em favor dos interesses da regio, alm de promover conferncias, exposies de arte, congressos etc. Para tanto, editaram uma revista. Vale ressaltar que o regionalismo nordestino conta com Graciliano Ramos, Jos Lins do Rego, Jos Amrico de Almeida, Rachel de Queiroz, Jorge Amado e Joo Cabral - na 2 fase modernista. Revista Antropofagia (1928 -1929) Contou com duas fases (denties): a primeira com 10 nmeros (1928 e 1929) direo Antnio Alcntara Machado e gerncia de Raul Bopp; a segunda foi publicada semanalmente em 16 nmeros no jornal Dirio de So Paulo (1929) e seu aougueiro (secretrio) era Geraldo Ferraz. uma nova etapa do nacionalismo Pau-Brasil e resposta ao grupo Verde-amarelismo. A origem do nome movimento esta na tela Abaporu de Tarsila do Amaral. 1 fase - inicia-se com o polmico manifesto de Oswald e conta com Alcntara Machado, Mrio de Andrade (2 nmero publicou um captulo de Macunama), Carlos Drummons (3 nmero publicou a poesia No meio do vaminho); alm de desenhos de Tarsila, artigos em favor da lngua tupi de Plnio Salgado e poesias de Guilherme de Almeida. 2 fase - mais definida ideologicamente, com ruptura de Oswald e Mrio de Andrade. Esto nessa segunda fase Oswald, Bopp, Geraldo Ferraz, Oswaldo Costa, Tarsila, Patrcia Galvo (Pagu). Os alvos das crticas (mordidas) so Mrio de Andrade, Alcntara Machado, Graa Aranha, Guilherme de Almeida, Menotti del Picchia e Plnio Salgado. S A ANTROPOFAGIA nos une, Socialmente. Economicamente. Filosoficamente. / nica lei do mundo. Expresso mascarada de todos os individualismos, de todos os coletivismos. De todas as religies. / De todos os tratados de paz. / Tupi or not tupi, that is the question. (Manifesto Antropfago) A nossa independncia ainda no fo proclamada. Frase tpica de D. Joo VI: Meu filho, pe essa coroa na tua cabea, antes que algum aventureiro o faa! Expulsamos a dinastia. preciso expulsar o esprito bragantino, as ordenaes e o rap de Maria da Fonte. (Revista de Antropofagia, n 1) Outras Revistas
y y y y

Revista Verde de Cataguazes (MG - 1927-1928) revista Esttica (RJ - 1924) revista Terra Roxa e outras Terras (SP - 1926, colaborador Mrio de Andrade) revista Festa (RJ - 1927, Ceclia Meireles como colaboradora) Autores Alcntara Machado (1901 -1935)

Foi um importante escritor modernista da primeira fase, apesar de no ter participado da SAM, integrando o grupo somente em 25. Produziu prosa ficcional, renovando sua estrutura para construir histrias curtas e do cotidiano. Privilegia o imigrante, principalmente o italiano, e sua fuso, ampliando o universo cultural de So Paulo.

Apesar de no ser to radical como os outros modernistas contemporneos seus, usava uma linguagem em seus contos que se aproximava muito do falado. Seus personagens do livro de contos Brs, Bexiga e Barra Funda falavam uma mistura de italiano e portugus. Retrata uma realidade citadina e realista, num tom divertido, enfatizando a vida difcil dos imigrantes e sua ascenso. Nunca chegou a completar seu romance Mana Maria, que foi publicado um ano depois de sua prematura morte. Pouco antes do fim da vida, rompeu relaes com Oswald de Andrade por motivos ideolgicos, ao mesmo tempo em que sua amizade com Mrio de Andrade se estreitava. Brs, Bexiga e Barra Funda - contos com fragmentao de episdios, at registro de cenas sem interesse, mapeamento de So Paulo, extico nos nomes das personagens, meno a produtos de consumo da poca, grias esquecidas etc. Ali na Rua Oriente a ral quando muito andava de bonde. De automvel ou carro s mesmo em dia de enterro ou casamento. Por isso mesmo o sonho de Gaetaninho era de realizao muito difcil. Um sonho. (...) Gaetaninho saiu correndo. Antes de alcanar a bola um bonde o pegou. Pegou e matou. / No bonde vinha o pai do Gaetaninho. / A gurizada assustada espalhou a notcia na noite. / Sabe o Gaetaninho? / Que que tem? / Amassou o bonde! / (...) s dezesseis horas do dia seguinte saiu um enterro da Rua do Oriente e Gaetaninho no ia na bolia de nenhum dos carros do acompanhamento. Ia no da frente dentro de um caixo fechado com flores pobres por cima. Laranja da China - luso-brasileiro toma o lugar do italiano, ainda na linha do cotidiano em suas mincias. Todos os contos apresentam uma espcie de pardia desde o ttulo: O Revoltado Robespierre (Sr. Natanael Robespierre dos Anjos). Obras principais:
y y y y y y

Path Baby (1926) Brs, Bexiga e Barra Funda (1927) Laranja da China (1928) Anchieta na Capitania de So Vicente (1928) Mana Maria (romance inacabado e publicado ps-morte 1936) Cavaquinho e Saxofone (coletnea de artigos e estudos, 1940)

Escreveu para Terra Roxa e Outras Terras (um de seus fundadores), para a Revista Antropofagia e para a Revista Nova (que dirigiu). Cassiano Ricardo (1895 -1974) Paulista, Cassiano deixou uma obra marcada pelas tendncias de seu tempo sem, entretanto, deixar um estilo prprio. Iniciou sua carreira com Dentro da Noite (1915) neo-simbolismta, passou por tendncias parnasianas em A Frauta de P (1917, para integrar-se ao Verdeamarelismo com Vamos Caar Papagaios (1926). Com o formalismo de 45, torna-se meditativo e melanclico. Em 1960, entra para a corrida vanguardista com experimentalismo e franca adeso ao Concretismo e Poesia Praxis. Obras principais:
y

Poesia:
o o

Dentro da Noite (1915) A Frauta de P (1917)

o o o o o o o o o o o o o o y

Vamos Caar Papagaios (1926) Martim-Cerer (1928) Deixa Estar, Jacar (1931) O Sangue das Horas (1943) Um Dia depois do Outro (1947) A Face Perdida (1950) Poemas Murais (1950) Sonetos (1952) Joo Torto e A Fbula (1956) Arranha-Cu de Vidro (1956) Poesias Completas (1957) Montanha Russa (1960) A Difcil Manh (1960) Jeremias sem Chorar (1964) O Brasil no Original (1936) O Negro na Bandeira (1938) A Academia e a Prosa Moderna (1939) Pedro Lus Visto Pelos Modernos (1939) Marcha para o Oeste (1943) A Academia e a Lngua Brasileira (1943) A Poesia na Tcnica do Romance (1953) O Homem Cordial (1959) 22 e a Poesia de Hoje (1962) Reflexos sobre a Potica de Vanguarda (1966) Guilherme de Almeida (1890 -1969)

Prosa:
o o o o o o o o o o

Sempre se ajustou aos padres e foi disciplinado, com mestria sobre a lngua e seus dispositivos tcnicos. Exmio poeta que pode ter sua obra dividida em trs etapas:
y

Pr-modernista - Ns (s de sonetos, 1917), A Dana das Horas (1919), Messidor (contendo os dois anteriores mais A Suave Colheita, 1919), Livro de Horas de Sror Dolorosa (1920) e Era Uma Vez..., (1922) - influncia parnasiano-simbolista, habilidoso artista do verso Modernismo - A Frauta que Eu Perdi (subttulo Canes Gregas, 1924) Meu (1925) e Raa (1925) - versos livres, sonoridade e ressurgir de algumas rimas. Raa (rapsdia da mestiagem brasileira) pertence ao nacionalismo esttico com nomeao metonmica (portugus = velho cavaleiro, ndio reluz em cores e preto = samba), versos grandes, frases nominais e vocbulos mais raros. Ps-Modernismo - Voc (1930), Acaso (1938), Poesia Vria (1947), Camoniana (1956) e Pequeno Cancioneiro (1956) - retorno ao ponto de origem: versos metrificados, rimas raras, sonetos e sentimentalismo. Apangio da tcnica, reconstitui a maneira de Cames e dos Cancioneiros H uma encruzilhada de trs estradas sob a minha cruz de estrelas azuis: / trs caminhos se cruzam um branco, um verde e um preto trs hastes da grande cruz. / E o branco que veio do norte, e o verde que veio da terra, e o preto que veio do leste. / derivam num novo caminho, completam a cruz unidos num s, fundidos num vrtice. / Fuso ardente na fornalha tropical de barro vermelho, cozido, estalando ao calor modorrento dos sis imutveis: (...) --Minha Cruz!, in Raa

Manuel Bandeira (1886 -1968) uma das figuras mais importantes da poesia brasileira e um dos iniciadores do Modernismo. Do penumbrismo ps-simbolista de A Cinza das Horas s experincias concretas da dcada de 60 de Composies e Ponteios, a poesia de Bandeira destaca-se pela conscincia tcnica com que manipulou o verso livre. Participa indiretamente da SAM, quando Ronald de Carvalho declama seu poema Sapos. Sempre pensando que morreria cedo (tuberculoso), acabou vivendo muito e marcando a literatura brasileira. Morte e infncia so as molas propulsoras de sua obra. Ironizava o desnimo provocado pela doena, mas em Cinza das Horas apresenta melancolia e sofrimento por causa da dama branca. Alm de ser um poeta fabuloso, tambm foi ensasta, cronista e tradutor. O prprio autor define sua poesia como a do "gosto humilde da tristeza". Febre, hemoptise, dispnia, e suores noturnos. / A vida inteira que podia ter sido e que no foi. / Tosse, tosse, tosse. / Mandou chamar o mdico: / Diga trinta e trs. / Trinta e trs... trinta e trs... trinta e trs... / Respire. (...) / O senhor tem uma escavao no pulmo esquerdo e o pulmo direito infiltrado. / Ento, doutor, no possvel tentar o pneumotrax? / No. A nica coisa a fazer e tocar um tango argentino. --Pneumotrax Ritmo Absoluto e Libertinagem so frutos de um processo de integrao com o Rio. Sua poesia contagia-se de uma viso ertico-sentimental, resultante da forma de encarar o amor a partir da experincia do corpo. Libertinagem usa lirismo solto, repleto de cenas do cotidiano, com verdadeiras aulas de solidariedade e ternura. Irene preta / Irene boa / Irene sempre de bom humor. / Imagino Irene entrando no cu: / Licena, meu branco! / E So Pedro bonacho: / Entra, Irene. Voc no precisa pedir licena. --Irene no Cu, in Libertinagem Em Estrela da Manh, atinge a plenitude de seu lirismo libertrio, mostrando que tudo pode ser matria potica: um clssico esquecido, uma frase de criana, uma notcia de jornal, a casa em que morava e at mesmo uma propaganda de trs sabonetes (Baladas das trs mulheres do sabonete Arax). Obras principais:
y

Poesia:
o o o o o o o o o o o

A Cinza das Horas (1917) Carnaval (1919) O Ritmo Dissoluto (1924) Libertinagem (1930) Estrela da Manh (1936) Lira dos CinquentAnos (1940) Belo, Belo (1948) Mafu do Malungo (1948) Opus 10 (1952) Estrela da Tarde (1963) Estrela da Vida Inteira (1966) Crnicas da Provncia do Brasil (1937) Guia de Ouro Preto (1938)

Prosa:
o o

o o o o o o o o

Noes de Histria das Literaturas (1940) Literatura Hispano-Americana (1949) Gonalves Dias (1952) Itinerrio de Pasrgada (1954) De Poetas e de Poesia (1954) Flauta de papel (1957) Andorinha, Andorinha (seleo de Carlos Drummond de Andrade, 1966) Colquio Unilateralmente Sentimental (1968) Mrio de Andrade (1893 -1945)

Um dos organizadores do Modernismo e da SAM, foi o que apresentou projeto mais consistente de renovao. Comeou escrevendo crticas de arte e poesia (ainda parnasiana) com o pseudnimo de Mrio Sobral. Rompeu com o Parnasianismo e o passado com Paulicia Desvairada e a Semana, da qual participou ativamente. Injetou em tudo que fez um senso de problemtico brasileirismo, da sua investida no folclore. De jeito simples, sua coloquialidade desarticulou o esprito nacional de uma montanha de preconceitos arcaicos. Lutou sempre por uma literatura brasileira e com temas brasileiros. O passado lio para se meditar e no para se reproduzir - afirmava assim a necessidade de um presente novo, inventivo. Acreditava na arte como instrumento de debate e de combate, comportamento evidenciado em Paulicia Desvairada. Esta obra oferece uma panormica da cidade e de sua vida, ao criticar a mania obsessiva de posse, aqui tambm satiriza a incompetncia dos administradores. Oh! Minhas alucinaes / Vi os deputados, chapus altos / sob o plio vesperal, feito de mangas-rosas, / sarem de mos dadas do Congresso... / Como um possesso num acesso em meus aplausos / aos salvadores do meu estado amado! (...) / Mas os deputados, chapus altos / Mudavam-se pouco a pouco em cabras! / Crescem-lhes os cornos, decemlhes as barbichas... (...) / se punham a pastar / rente do palcio do senhor presidente... / Oh! Minhas alucinaes! --O rebanho, in Paulicia Desvairada Sua faceta de terico de esttica literria pode ser avaliado em A Escrava que no Isaura, onde expe pequenos e paliativos remdios da farmacopia didtico-tcnico-potica do Modernismo. Eu creio que os modernistas da Semana de Arte Moderna no devemos servir de exemplo a ningum. Mas podemos servir de lio. O homem atravessa uma fase integralmente poltica da humanidade. Nunca jamais ele foi to momentneo como agora. --O Movimento Modernista - conferncia Cl do Jabuti resulta da viagem de descoberta do Brasil, numa aproximao com o folclore como fonte de criao potica. Apoiando-se nas tradies populares brasileiras, utiliza a toada, o coco, a moda, o samba para sustentar seus poemas. Seu primeiro romance Amar, Verbo Intransitivo que penetra na estrutura familiar da burguesia paulistana, sua moral e seus preconceitos. Aborda, ao mesmo tempo, os sonhos e a adaptao dos imigrantes na agitada Paulicia. J em Macunama, Heri sem nenhum carter, cria um anti-heri com um perfil indolente, brigo, covarde, sincero, mentiroso, trabalhador, preguioso, malandro, otrio - multifacetado.

Inspirando-se no folclore indgena da Amaznia, mesclando a lendas e tradies das mais variadas regies do Brasil, constri-se um heri que encarna o homem latino-americano. Macunama uma figura totalmente fora dos esquemas tradicionais da prosa de fico, uma aglutinao de alguns possveis tipos brasileiros. Sempre na defesa, Macunama comea comendo terra e acaba sendo comido pela terra. Renate de Males j evidencia certo distanciamento em relao ao desvairismo inicial. Em Contos de Belazarte, manifesta acentuada preocupao com uma anlise psicolgico-social das relaes familiares, reveladas atravs de uma linguagem inovadora (sinttico e lexicalmente). Na obra Lira Paulistana, Mrio faz uma interpretao potica de seu destino e integrao com a cidade de So Paulo. O reflexo do eu na transparncia do rio Tiet mostra as guas do rio como se fosse um espelho mgico. Inspirao - So Paulo! comoo de minha vida ... / Os meus amores so flores feitas de original... / Arlequinal!... Traje de losangos... Cinza e ouro... / Luz e bruma... Forno e inverno morno... / Elegncias sutis sem escndalos, sem cimes... / Perfumes de Paris... Arys! --in Poesias Completas O Banquete um explosivo depoimento sobre as linhas mestras do pensamento esttico de Mrio de Andrade, alm de constituir uma stira sobre certos comportamentos tpicos no tempo da ditadura estadonovista. "Pouca sade e muita sava os males do Brasil so." --Macunama Obras Principais
y

Poesia
o o o o o o o o o

H uma Gota de Sangue em casa Poema (1917) Paulicia Desvairada (1922) Losango Cqui (1926) Cl do Jabuti (1927) Remate de males (1930) Poesias (1941) Lira Paulistana (1946) O Carro da Misria (1946) Poesias Completas (1955)

Conto Primeiro Andar (1926) Balazarte (1934) Contos Novos (1946) Romance o Amar, Verbo Intransitivo (1927) o Macunama (1928) Ensaio o A Escrava que no Isaura (1925) o O Aleijadinho e lvares de Azevedo (1935) o O Baile das Quatro Artes (1943) o Aspectos da Literatura Brasileira (1943) o O Empalhador de Passarinhos (1944)
o o o

y y

o O Banquete (1978) Crnicas o Os Filhos da Candinha (1943) Musicologia e Folclore o Ensaio sobre Msica Brasileira (1928) o Compndio de Histria da Msica (1929) o Modinhas e Lundus Imperiais (1930) o Msica, Doce Msica (1933) o Namoros com a Medicina (1939) o Msica do Brasil (1941) o Danas Dramticas do Brasil (1959) o Msica de Feitiaria (1963) Histria da Arte o Padre Jesuno de Monte Melo (1946) o outros folhetos reunidos nas Obras Completas

Oswald de Andrade (1890 -1853) Foi poeta, romancista, ensasta e teatrlogo. Figura de muito destaque no Modernismo Brasileiro, ele trouxe de sua viagem a Europa o Futurismo. Formado em Direito, Oswald era um playboy extravagante: usa luvas xadrez e tinha um Cadillac verde apenas porque este tinha cinzeiro, para citar apenas algumas de suas muitas extravagncias. Amigo de Mrio de Andrade, era seu oposto: milionrio, extrovertido, mulherengo (casou-se 5 vezes, as mais clebres sendo as duas primeiras esposas: Tarsila do Amaral e Patrcia "Pagu" Galvo). Viajei, fiquei pobre, fiquei rico, casei, enviuvei, casei, divorciei, viajei, casei... j disse que sou conjugal, gremial e ordeiro. O que no me impediu de ter brigado diversas vezes portuguesa e tomado parte em algumas batalhas campais. --nota autobiogrfica - Dirio de Notcias Foi um dos principais artistas da Semana de Arte Moderna e lanou o Movimento Pau-Brasil e a Antropofagia, corrente que pretendia devorar a cultura europia e brasileira da poca e criar uma verdadeira cultura brasileira. Fazendeiro de caf, perdeu tudo e foi falncia em 1929 com o crash da Bolsa de Valores. Militante esquerdista, passou a divulgar o Comunismo junto com Pagu em 1931, mas desligou-se do Partido em 1945. Sua obra marcada por irreverncia, coloquialismo, nacionalismo, exerccio de demolio e crtica. Incomodar os acomodados, estimular o leitor atravs de palavras de coragem eram constantes preocupaes desse autor. A situao revolucionria desta bosta mental sul-americana apresentavase assim: o contrrio do burgus no era o proletrio era o bomio! As massas, ignoradas no territrio e como hoje, sob a completa devassido econmica dos polticos e dos ricos. Os intelectuais brincando de roda. --prefcio de Serafim Ponte Grande Depois de participar da SAM, viaja Europa e o dirio de bordo destas viagens o romance cubista Memrias Sentimentais de Joo Miramar, que os crticos chamaram de prosa telegrfica. Este romance-caleidoscpio inaugura, no nvel da prosa, a tendncia antinormativa da literatura contempornea, rompendo os modelos realistas. Seus 163 fragmentos registram a trajetria do brasileiro rico de todos os tempos: Europa - casamento - amante - desquite - vida literria apertos financeiros - ...

Beiramvamos em auto pelo espelho de aluguel arborizado das avenidas marinhas sem sol. / Losango, tnues de ouro bandeiranacionalizavam o verde dos montes interiores. / No outro lado azul da baa a Serra dos rgos serrava. / Barcos. E o passado voltava na brisa de baforadas gostosas. Tolah ia vinha derrapava entrava em tneis. / Copacabana em um duelo arrepiado na luminosa noite varada pelas frestas da cidade. --66. Botafogo, in Memrias Sentimentais de Joo Miramar Em Paris, deslumbrado, descobriu a prpria Terra: tinha nventado a poesia de exportao o Pau-Brasil. Poemas-plilas, onde mistura-se a linguagem antiga dos cronistas e jesutas com o modo de falar atual. Com essa mistura, tempera seus poemas com sua fina ironia. reliccio - No baile da Corte / Foi o Conde dEu quem disse / Pra Dona Benvinda / Que farinha de Suru / Pinga de Parati / Fumo de Baependi / com beb pit e ca --Pau-Brasil O momento esteticamente mais radical do Modernismo foi a Antropofagia. Invocando a cultura e os costumes primitivos do Brasil, este movimento afirma a necessidade de sermos um povo antropfago, para no nos atrofiarmos culturalmente. Deve-se filtrar as contribuies estrangeiras para alcanar uma sntese transformadora. Com a crise econmica de 1929, Oswald passa por difceis condies financeiras e se v obrigado a conjugar o verbo crakar Eu empobreo de repente / Tu enriqueces por minha causa / Ele azula para o serto / Ns entramos em concordata / Vs protestais por preferncia / Eles escafedem a massa / S pirata / Sede trouxas / Abrindo o pala / Pessoal sarado / Oxal eu tivesse sabido que esse verbo era irrregular. --Memrias Sentimentais de Joo Miramar Falido economicamente, Oswald vai se pendurar nos reis da vela, os agiotas do beco do escarro (zona bancria de SP). Com isso, o autor vai recolhendo material para sua pea O Rei da Vela. Serafim Ponte Grande o romance que testemunha a fase de identidade ideolgica com a esquerda. Serafim encarna o mito do heri latino-americano individual que parte como um louco em busca da libertao e da utopia. . Oswald projeta em Serafim o heri que vai remar sempre contra a corrente do inconformismo, procurando romper, atravs da crtica, do sarcasmo e da ironia as rdeas sufocantes do ser burgus. Por ser o sonhe de Serafim individual, acaba frustrando-se e, depois de aprender as duras realidades da vida, torna-se um irrecupervel marginal que cai fora do sistema. Tudo tempo e contra-tempo! E o tempo eterno. Eu sou uma forma vitoriosa do tempo. Em luta seletiva, antropofgica. Com outras formas do tempo: moscas, eletro-ticas, cataclismas, polcias e marimbondos! / criadores das elevaes ertificiais do destino eu vos digo! A felicidade do homem uma felicidade guerreira. Tenho dito. Viva a rapaziada! O gnio uma longa besteira! --Serafim Ponte Grande Morreu sofrendo dificuldades de sade e financeiras, mas sem perder o contato com os artistas da poca.

epitfio - Eu sou redondo, redondo / Redondo, redondo eu sei / Eu sou uma redondilha / Das mulheres que beijei / Vou falecer do oh! amor / Das mulheres de minhilha / Minha caveira rir ah! ah! ah! / Pensando na redondilha Obras principais:
y

Poesia Pau-Brasil (1925) Primeiro Caderno de Poesia do Aluno Oswald de Andrade (1927) Poesias Reunidas (edio pstuma) Romance o Os Condenados (I - Alma, II - Estrela do Absinto, III - A escada, 1922 a 1934) o Memrias Sentimentais de Joo Miramar (1924) o Serafim Ponte Grande (1933) o Marco Zero (I - A Revoluo Melanclica, II - Cho, 1943 a 1946) Manifestos, teses e ensaios o Manifesto Pau-Brasil (1925) o Manifesto Antropfago (1928) o A Arcdia e a Inconfidncia (1945) o Ponta de Lana (1945) o A Crise da Filosofia Messinica (1946) o A Marcha das Utopias (1966) Teatro o O Homem e o Cavalo (1934) o O Rei da Vela (1937) o A Morta (1937) o O Rei Floquinhos (Infantil, 1953) Memrias o Um Homem sem Profisso (1954) Crnicas o Telefonemas (edio pstuma)
o o o

y y

Textos

Evocao do Recife
Recife No a Veneza americana No a Mauritsstad dos armadores das ndias Ocidentais. No o Recife dos Mascates Nem mesmo o Recife que aprendi a amar depois Recife das revolues libertrias Mas o Recife sem histria nem literatura Recife sem mais nada Recife da minha infncia (...) --Manuel Bandeira

Vou-me embora pra Pasrgada


Vou-me embora pra Pasrgada L sou amigo do rei L tenho a mulher que eu quero na cama que escolherei Vou-me embora pra Pasrgada

Vou-me embora pra Pasrgada Aqui eu no sou feliz L a existncia uma aventura De tal modo inconsequente Que Joana a Louca de Espanha Rainha e falsa demente Vem a ser contraparente Da nora que nunca tive E como farei ginstica Andarei de bicicleta Montarei em burro brabo Subirei no pau-de-sebo Tomarei banhos de mar! E quando estiver cansado Deito na beira do rio Mando chamar a me-dgua Pra me contar as histrias Que no tempo de eu menino Rosa vinha me contar Vou-me embora pra Pasrgada. Em Pasrgada tem tudo outra civilizao Tem um processo seguro De impedir a concepo Tem telefone automtico Tem alcalide vontade Tem prostitutas bonitas para a gente namorar E quando eu estiver mais triste Mas triste de no ter jeito Quando de noite me der Vontade de me matar L sou amigo do rei Terei a mulher que eu quero Na cama que escolherei Vou-me embora pra Pasrgada. --Manuel Bandeira

pronominais
D-me um cigarro Diz a gramtica Do professor e do aluno E do mulato sabido Mas o bom negro e o bom branco Da Nao Brasileira Dizem todos os dias Deixa disso camarada Me d um cigarro --Fragmentos do livro de poesias Pau-Brasil, de Oswald de Andrade erro de portugus Quando o portugus chegou Debaixo duma bruta chuva

Vestiu o ndio Que pena! Fosse uma manh de sol O ndio tinha despido o portugus. --Fragmentos do livro de poesias Pau-Brasil, de Oswald de Andrade Mrio de Andrade Eu insulto o burgus! O burgus nquel, o burgus-burgus! A digesto bem-feita de So Paulo! O homem-curva! o homem-ndegas! O homem que sendo francs, brasileiro, italiano, sempre um cauteloso pouco-a-pouco! Eu insulto as aristocracias cautelosas! Os bares lampies! os condes Joes! os duques zurros! que vivem dentro de muros sem pulos, e gemem sangues de alguns mil-ris fracos para dizerem que as filhas da senhora falam o francs e tocam os Printemps com as unhas! Come! Come-te a ti mesmo, oh! gelatina pasma! Oh! pure de batatas morais! Oh! cabelos nas ventas! oh! carecas! (...) dio e insulto! dio e raiva! dio e mais dio! Morte ao burgus de giolhos, cheirando religio e que no cr em Deus! dio vermelho! dio fecundo1 dio cclico! dio fundamento, sem perdo! Fora! Fu! Fora o bom burgus!...

You might also like