You are on page 1of 9

Junho/2011 Ano 1, Edio 1 Informativo Mensal IFTM - Campus Paracatu

Veja nesta Edio


II Mostra dos Saberes p.1 e 2 Artigo Max Gehringer p.3 Tempos de Tecnologia p.4 Nos Caminhos da Eletrnica p.5 e 6

A PALAVRA DA DIREO
O ms de junho de 2011 vai ficar marcado na histria do IFTM Campus Paracatu. Realizamos a solenidade de formatura das primeiras Turmas de Tcnicos em Informtica e Eletrnica, evento que veio coroar o trabalho de todos no sentido de implantar mais esta unidade de ensino. Foi difcil chegar at aqui, mas o esforo valeu. Alm disso, o Campus Paracatu apresenta a todos esta jia, o IFTMa+s, que surge como uma manifestao legtima do anseio de todos na comunidade escolar, esforo principalmente da Comisso de Comunicao e Marketing, trazendo notcias e informaes atuais, curiosidades e divertimento. A leitura deste jornal agradvel, com um layout moderno, contemplando as reas do conhecimento relacionadas aos nossos cursos presenciais. Foi grande a expectativa de todos para ver circulando este informativo que agora surge e com certeza levar o nome do Instituto Federal de Tringulo Mineiro a todos os cantos do mundo visto que a internet no tem limites geogrficos no planeta. No momento em que vivemos, com a ampliao da atuao de nossa EAD, e principalmente com a deflagrao do processo democrtico para a escolha do nosso prximo Reitor, este informativo vai contribuir para a demonstrao da riqueza de nossas potencialidades, locais e regionais. Parabns Comisso e boa leitura a todos.

Comercializando p.7 Curiosidades e Dicas de Culinria p.8 e 9

II Mostra dos Saberes agita alunos e professores


Em sua 2 edio, a Mostra dos Saberes contou com o esforo coletivo da equipe pedaggica e professores do IFTM Campus Paracatu com o intuito de fomentar conhecimento unindo arte, educao e cultura. Nesse ano, colaboraram alunos, professores e convidados especiais, promovendo minicursos, oficinas, mesas redondas e palestras voltadas para os mais variados assuntos. O objetivo de cada atividade proposta perpassa a reflexo e a criticidade, alm de proporcionar conhecimentos aplicados aos alunos dos cursos tcnicos de nvel mdio e superior. dores agregaram novas perspectivas e ampliaram conhecimentos nas mais diversas reas. A palestra Tendncias da Tecnologia proferida por Gluber Csar instigou reflexo sobre a rapidez com que a indstria tecnolgica vem mudando, evoluindo e inovando e o quanto isso revoluJ o professor Adriano Jos de Paula discorreu sobre Empreendedorismo e Lucivaldo Lira falou sobre o Empreendedorismo Social, mostrando aos alunos a extenso dos projetos liderados pela Fundao Conscienciarte, que atende a comunidade de Paracatu e regio. O perfil do profissional do futuro, foi o tema da palestra de Jos Srgio. Segundo ele o profissional precisa de senso crtico, criatividade na busca de solues, aprendizado constante e coerncia com seus princpios e valores. Para fazer acontecer o profissional precisa ter capacidade de realizao.

Os alunos Arley Csar, Warlei Santarm, Fabiana Mundim e Mariana Lcia ofereceram os seguintes mini-cursos comunidade IFTM Paracatu: Escultura em Gesso, Marketing Pessoal, CaII Mostra dos Saberes - Evento marcado por criatipoeira e Mosaico respectivamente.

Heraldo Marcus Rosi Cruvinel

Diretor Geral Pr tempore do IFTM Campus Paracatu

Na programao do dia 03 de junho os alunos participaram da Tarde e Noite de Talentos. Foram momentos marcados por vidade, conhecimento, alegria e pela participao muita diverso e talento comanRessalta-se tambm o apoio incondi- da comunidade de Paracatu juntamente com servidados pelo professor Julio, com cional da equipe de Tecnologia da dores e alunos do IFTM. o auxlio da professora Marvile Informao (TI) do Campus que juntaciona as nossas vidas. Palis e das pedagogas Gianna Gobbi e mente com estudantes produziram o site O historiador Alexandre Gama falou Nsia Salles. De acordo com o Regulawww.mostradossaberes2011.cjb.net para sobre a Histria de Paracatu e a impormento da Tarde e Noite de Talentos, os divulgao do evento, com informaes, crotncia do ttulo recebido pelo municpio: alunos se inscreveram com antecedncia nograma e a ficha de inscrio para as atividaPatrimnio Histrico Nacional. Os alue concorreram a premiao para os trs des oferecidas. nos puderam conhecer melhor sobre a primeiros lugares e tambm revelao do Nos dias 01 e 02 de junho os alunos particihistria e curiosidades dessa cidade to evento. param de palestras intercaladas com as deimportante para a regio do noroeste Veja mais: Fotos >>>> mais atividades propostas. Nossos colaboramineiro.

Campus Paracatu diploma a Eletrnica


No dia 10 de junho, o Campus Paracatu estava em festa. A primeira turma dos cursos tcnicos foi diplomada. A cidade de Paracatu agraciada com a entrada de mais 32 novos profissionais qualificados, So 07 profissionais na rea da Eletrnica e 25 para o campo da Informtica. O evento contou com a participao emocionada de familiares, amigos e foi prestigiado com a presena do nosso magnfico Reitor, o Prof. Eurpedes Ronaldo Ananias Ferreira, do Pr-Reitor de Extenso, o Prof. Roberto Gil Rodrigues de Almeida, do Diretor Geral do Campus Paracatu, o Sr. Heraldo Rosi Cruvi-

1 turma dos cursos tcnicos em Informtica e


nel, professores e servidores. A formatura aconteceu no auditrio do Campus Paracatu e foi marcada pela emoo, A 1 Turma recebeu o nome do Professor Jefferson Beethoven Martins, tendo como Paraninfa a Prof. MS. Daniela de Faria Prado, como Patrono o Prof. MS. Robson Vieitas Ramos. Os formandos homenagearam os professores Alberto da Silva e Alexandre Fieno e tambm a pedagoga Nara Moreira. Foi uma noite condecorada com belos discursos de felicitaes, despedidas, agradecimentos e motivao. A 1 Turma do Campus Paracatu contou em sua trajetria com a parceria das Secretarias de Educao Estadual e Municipal, com o espao fsico da Faculdade Finom (2008 e 2009), e de muitos tantos que se desdobraram para garantir a Paracatu o desfrutar de uma educao de qualidade e gratuita. Parabns a todos que abraaram a causa da implantao do IFTM Campus Paracatu.

II Mostra dos Saberes - Fotos


Tarde de Talentos
O profissional precisa de senso crtico, criatividade na busca de solues, aprendizado constante e coerncia com seus princpios e valores. Para "fazer acontecer", o profissional precisa ter capacidade de realizao.
Jos Srgio Palestrante

1 Lugar: Hverton 2 Lugar: A Pardia dos Professores 3 Lugar: Lucas Rabelo (Solo de Guitarra) Revelao: Marcus e Caique

Professor Rodolfo mostra seus dotes culinrios.

Noite de Talentos
1 Lugar: Alisson e Anderson (A e A-barrado) 2 Lugar : Mrcules e Guilherme Gama 3 Lugar: Marcele e Rayara Revelao: Banda Nask (Alexander e Saulo)

Mariana ensina Mosaico em minicurso.

O que Empregabilidade?
O termo surgiu na dcada passada e mostra a qualidade que possui as pessoas que esto de acordo com as exigncias do mercado de trabalho. Em outras palavras, quanto mais suas habilidades se aproximarem do perfil profissional exigido pelos novos tempos, maiores sero as chances no mercado de trabalho; ou seja, maior ser sua empregabilidade. A tendncia deste incio de sculo no ter mais um emprego para toda vida, mas sim, se tomar empregvel para toda vida. Toda pessoa deve concentrar-se no constante desenvolvimento de suas habilidades, administrar sua carreira para tornarse empregvel. Baixar a guarda em empregabilidade simplesmente ficar parado. Alis, ficar parado o mesmo que andar para trs. Voc abaixa a guarda em termos de empregabilidade quando: Para de estudar; Para de se atualizar, isto , no l, no v TV, no vai ao teatro, no navega na internet, e no conversa com colegas sobre temas pertinentes; Acha que est bem instalado e se acomoda no lugar; Para de ler anncios de emprego perdendo interesse por eles; Fecha-se ao convvio social, deixando de conhecer novas pessoas e convivendo sempre com as mesmas; Acha que salrio, mesada do pai ou poupana vo durar para sempre; Voc comea a se perceber repetindo sempre as mesmas atitudes, sentindo um vazio existencial interno; Fica adiando para o ano seguinte projetos antigos. Preparar-se para o mercado de trabalho no tarefa fcil pois exige esforo no sentido de manter uma organizao, atualizao e em especial, no deixar-se abater. Como j falamos, no baixe a guarda!
Fonte: http://portalmie.com/blog/1/2010/12/oque-voce-tem-feito-pela-sua-empregabilidade/

Curso tcnico encurta caminho para emprego


Se voc colocou na cabea que a melhor soluo para o sucesso profissional entrar na faculdade imediatamente, pare para pensar. Quem ajuda voc o consultor de empresas Max Gehringer. Ele mostra agora que existe um caminho mais curto para voc entrar no mercado de trabalho. O que est acontecendo com o mercado de trabalho? De um lado, h um batalho de candidatos, principalmente jovens entre 17 e 25 anos, com formao superior, que no conseguem emprego. Do outro lado, as empresas esto dizendo que as vagas existem, mas faltam candidatos qualificados. A maior dificuldade achar a mo-de-obra que est dentro das nossas expectativas tcnicas, revela Michael Bauer, presidente de empresa. A realidade que esto sobrando candidatos com curso superior e faltando candidatos de nvel tcnico. Foi isso o que fez Ronald da Silva desistir da faculdade de economia para comear um curso tcnico em cermica no Senai. Ia estudar uma coisa que ia ficar quatro anos e meio estudando aquilo, e depois como que eu ia conseguir mercado? No ia ter mercado para eu trabalhar, comenta Ronald da Silva, estudante do curso tcnico em cermica. Formado pelo Senai, Kleber Teixeira desenvolve projetos de potes e tampas plsticas numa fbrica em So Paulo. Em apenas dez meses na empresa, ele j foi promovido e passou a ganhar um timo salrio. O tcnico, aps o seu estgio, contratado por salrios de R$ 2.500. Que primeiro emprego voc consegue comear com esse salrio?, pergunta Cludia Cunha, gerente da fbrica. A faculdade ficou para o ano que vem. Se j tivesse embarcado na engenharia logo depois de ter terminado o ensino mdio, eu acredito que nesse salrio que eu estou hoje em dia, no estaria l, avalia Kleber Teixeira, tcnico em plstico. Atualmente, informtica o setor que mais est oferecendo vagas. Estima-se que nos prximos cinco anos haver uma falta de cem mil tcnicos em informtica. O mercado tambm est procura de tcnicos em logstica, um curso em alta no momento. Hoje o mercado est aquecido para esse profissional de logstica. A grosso modo, o salrio varia de R$ 1 mil a R$ 1,1 mil para o operacional, comeando, e o gerencial est na faixa de R$ 2 mil a R$ 2,5 mil, comenta Diogo Teixeira, coordenador do curso de logstica do Senac/ SP. No outro extremo do mercado de trabalho de trabalho haver um excesso de dezenas de milhares de bacharis de direito, jornalistas e psiclogos. No Brasil ainda forte a cultura do bacharel. Aquela impresso de que um diploma de curso superior, qualquer que seja, ir resultar em muito mais oportunidades do que um diploma de curso tcnico. Qual a vantagem de ter feito tcnico antes de fazer a faculdade? Experincia. Voc ganha muita experincia. Acaba saindo na frente de muita gente que faz faculdade e no tem essa experincia de trabalho mesmo, de vivncia, de rotina, e isso a gente consegue ter com o tcnico, responde Milena Ferreira, tcnica em qumica. Ns formamos nossos prprios tcnicos, conta Michael Bauer, presidente da empresa. Dez alunos com idade entre 14 e 15 anos tm aulas de 7h s 16h dentro da empresa. Uma rotina puxada para Caio Monteiro, que ainda frequenta o ensino mdio noite. Mas ele acha que vale a pena o esforo. Esse curso tcnico vai ser muito bom para mim no futuro, vai me abrir muitas portas de emprego, acredita Caio, 15 anos. E vai mesmo: quase todos os alunos formados pelo curso, oferecido em parceria com o Senai, so contratados. O curso tcnico te d o empurro. Voc consegue uma profisso, um salrio razovel, que d para voc pagar a faculdade, diz Adriano de Deus, estudante de desenho de projetos.

O caminho mais indicado dar um passo de cada vez. Fazer um curso tcniMax Gehringer, escritor e comentarista corco, conseguir porativo, fala no Fantstico (Rede Globo) , um bom empresobre o porqu de se optar por um curso tcnico. go e depois investir em cursos de especializao, incluindo o curso superior A falta de tcnicos to acentuada que mais adequado. muitas empresas esto fazendo parcerias Veja a matria completa no site: com escolas profissionalizantes. Uma recente pesquisa, da Confederao Nahttp://fantastico.globo.com/Jornalismo/ cional das Indstrias, mostra que 61% das FANT/0,,MUL752324-15607-180,00.html empresas pesquisadas esto capacitando seus prprios tcnicos. o caso de uma multinacional alem que produz mquinas para a indstria automobilstica em So Bernardo do Campo, na Grande So Paulo. E 90% dos engenheiros recm-formados que vm aqui acabam no dando certo porque eles no conseguem entender os problemas da fbrica. Tanto que ns temos uma escola, um centro de treinamento aqui, de dois anos de durao.

Dicas para melhorar suaEste artigo pode conter de 75 a 125 Empregabilidade


palavras.

Uma Nova Filial Perto de Voc".

Existem inmeras formas: Mas vamos comear com essas

O ttulo uma parte importante do bole- a forma de comunicao 2. Melhorar tim informativo e deve ser escolhido com muito duas? cuidado. A comunicao tudo na empregabilidade,

Ou seja, ele deve representar precisano adianta ter competncias e habilidades 1. Busca de informaes e conhecimentos mente o contedo do artigo e transmitir no sabe se expressar de forma se uma idia geral. Pense no ttulo antes de Qual a ltima vez que voc pegou escrever o artigo, isso ajuda a manter correta. J se atualizou na nova grao mtica? A comunicao que gera foco um livro para ler? Participou de algum no assunto principal. treinamento? Buscou novos conheci- esto alguns exemplos de ttulos: empregabilidade precisa ser edifiAqui cante, intelectual e prtica. "Produto Ganha Prmio Industrial"; mentos e desafios? J pensou em vol"Novo tar a estudar? Lembre-se este o pri- Produto Pode Economizar Seu Tempo!"; "Recorde de Lucros" e "Agora meiro passo.

Experincia. Voc ganha muita experincia. Acaba saindo na frente de muita gente que faz faculdade e no tem essa experincia de trabalho mesmo, de vivncia, de rotina, e isso a gente consegue ter com o tcnico.

FIQUE DE OLHO 7 tendncias atuais do setor


De acordo com a E-Consulting, confira As 7 "hot trends" apontadas pela consultoria so: 1- Cloud Customization A customizao de aplicativos e funcionalidades interativas vai acontecer remotamente, segundo a consultoria, e ser realizada pelo usurio. A E-Consulting chama isso de self-technologies. 2- Proactive Stakeholder Networks (redes proativas de partes interessadas) Apoiado na evoluo do conceito 2.0, o conceito defende que as diversas partes interessadas (stakeholders) das empresas vo se organizar em grupos, redes e comunidades de interesse, manifestando opinio e defesa de direitos, assumindo papel de protagonistas na gesto das empresas (de suas marcas e produtos). Isso valer para as redes de clientes, colaboradores, acionistas, fornecedores, etc. Assim, caber s corporaes absorver essas redes integrando-as aos seus modelos de negcios. 3- Customized Application Frameworks (framework de aplicaes customizadas) A idia est em maximizar o valor da estrutura de tecnologia existente, acelerando a oferta dos aplicativos e servios de tecnologia para os usurios de forma prtica e rpida. A existncia de frameworks maduros dever criar mercados importantes para plataformas de venda de servios de software/sistemas pautados no aluguel destes frameworks, que sero customizados em funo das necessidades dos diferentes clientes. 4- Enterteinment Content Components (componentes de contedo de entretenimento) O mercado de contedo de entretenimento aumenta muito com o crescimento da convergncia e da penetrao do celular com maior capacidade de manipulao de dados, da TV Digital e de outros aparelhos integrados em plataforma digital. Assim, a componentizao dos aplicativos de contedo e entretenimento gerar novos produtos em escala deste tipo de servio, reas de interesse de empresas como Nokia, Microsoft e Google. 5- Multichannel IP Points (gesto multicanal) - A convergncia nos canais digitais e da Web 2.0 e de suas integraes com os canais fsicos (ex. lojas de varejo, agncias bancrias, representantes comerciais, etc) vai obrigar as empresas a adotarem uma abordagem multicanal, com a reviso das dinmicas dos modelos de interao com clientes e demais stakeholders. Toda a arquitetura de canais da companhia dever ser revisada com vistas integrao online, tanto de canais fsicos como digitais. Neste momento, conceitos como single sign on, CRM analtico, viso nica do cliente, clusterizao de redes e comunidades (e no segmentao de clientes), etc, ganham espao. 6- Open Remote Libraries (bibliotecas remotas de acesso qualificado) - O conhecimento em uma empresa ganha mais valor com a sua disseminao em grupos e comunidades capazes de tirar beneficio dele, alm de agregar novas informaes e dissemin-las. Assim, abre espao para bibliotecas remotas de acesso qualificado que vo estruturar o conhecimento de maneira que possa ser compartilhado e agregado dentro da Internet, em comunidades abertas ou corporativas. 7- GAT (Gesto dos Ativos de TI) - O gestor de tecnologia tem o dever de comprovar o valor gerado e/ou protegido pela tecnologia (infraestrutura, sistemas, arquiteturas, plataformas, conhecimento, metodologias, modelos, gesto, etc) para empresa e para os acionistas. Desta forma, com o tratamento dos ativos intangveis como ativos de valor (movimento iniciado pela reviso das prerrogativas da Governana Corporativa fruto da presso da atual crise econmica - e pelo advento de novos padres contbeis), caber ao CIO aprender a gerenciar os ativos tecnolgicos como ativos corporativos, de fato.

Tempos de tecnologia

Apple adiou incio da produo, antes previsto para final de julho.
Por Glauco Arajo Do G1, em So Paulo O ministro da Cincia e Tecnologia, Aloizio Mercadante, afirmou que a Foxconn, responsvel pela montagem do iPad, da Apple, vai comear a produo do tablet no Brasil no final de agosto ou incio de setembro. Segundo ele, a Apple precisou adiar o comeo da produo, previsto inicialmente para final de julho. Nas prateleiras Mercadante disse ainda que os tablets produzidos no Brasil sero at 40% mais baratos do que os equipamentos disponveis atualmente nas prateleiras. Das 12 empresas interessadas na montagem do dispositivo no pas, oito j esto licenciadas e passam por ajustes operacionais para incio da produo. Vamos ter muito tablet verde amarelo no mercado at o fim do ano. Quem quiser comprar tablet barato vai ter de esperar mais um pouco. So 31% de impostos federais que integram o pacote de incentivos para a fabricao do equipamento no pas. Somando com os incentivos municipais, o preo do produto pode chegar a 40% mais barato para os consumidores, disse Mercadante. Em um ms teremos uma reunio tcnica para debater o assunto. A internacionalizao de empresas precisa de apoio, de medidas complementares, pois h conflitos na rea tributria. Vamos montar um grupo de trabalho com o Itamaraty, com o Ministrio da Cincia e Tecnologia, da Fazenda, e do Livre Comrcio para equacionar o tema, disse o ministro. Artigo sugerido pelo Professor Carlos Paula Lemos

IPad 2 chegou nas lojas brasileiras no final de maio.


A ala de acesso para a empresa, que seria usada para escoar a produo da fbrica em Jundia (SP), no ficou pronta a tempo, por conta de atrasos na obra. Alm disso, h uma escassez de mo de obra qualificada no pas. A empresa j contratou 175 engenheiros, que precisou mandar para a China, onde esto fazendo estgio. A empresa, no entanto, precisa de mais de 200 engenheiros para o setor, afirmou o ministro. Em nota, a Prefeitura Municipal de Jundia informou que as obras virias necessrias para a implantao de mais uma unidade da Foxconn na cidade esto sendo desenvolvidas em parceria com a Secretaria Estadual de Logstica e Transporte, conjuntamente com representantes da Agncia Reguladora de Servios Pblicos Delegados de Transporte do Estado de So Paulo (Artesp) e Autoban. Ainda segundo a nota, a realizao destas obras depende de processos legais, que foram acelerados com o objetivo de atender empresa dentro dos prazos estipulados. A prefeitura informou que est empenhada na instalao desta unidade no municpio.

Segundo o ministro, as primeiras empresas que comearem a produzir os tablets no pas tero de obedecer a regras produtivas e que garantam a inovao tecnolgica brasileira. Algumas empresas j esto prestes a apresentar seus produtos para o mercado, sempre dentro das regras de 20% de contedo local no primeiro ano de produo. Em trs anos, tero de usar 80% de componentes nacionais. Saturao da internet mvel O ministro disse que o incentivo da produo de tablets brasileiros pode saturar a j comprometida estrutura de internet mvel do pas, mas garantiu que o problema est na pauta de discusso tcnica no ministrio. Esse um bom problema. O que temos de fazer agora acelerar o Plano Nacional de Banda Larga. Investimos R$ 100 milhes para melhorar a capacidade nas universidades e centros tecnolgicos. O governo est dando importncia para isso. Est todo mundo sentindo a necessidade de banda larga. Levamos banda larga para Manaus e a capacidade foi esgotada em pouco tempo. O pas que olha para a fibra tica est vendo o futuro. Internacionalizao de empresas

Alm da Foxconn, responsvel pela montagem do iPad, da Apple, as outras 11 empresas so: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Positivo Envision Motorola Samsung LG Itautec Sanmina Compalead

O ministro Aloizio Mercadante fala no Senado no ltimo dia 4 de maio

O Ncleo de Informao e Coordenao do Ponto BR (NIC.br) acompanhar o primeiro teste em escala global da implantao do IPv6, promovido pela Internet Society (ISOC). A iniciativa contar com a participao do Google, Facebook, Yahoo!, Akamai e Lamelight Networks, alm das empresas brasileiras Terra, Campus Party, IG, Dualtec, Nomer e Dedic GPTI, juntamente com a pgina da Polcia Federal. Desde a meia noite de UTC (tempo de referncia, 3hs frente de Braslia), de dia 08 de Junho, portanto, 21h do dia 07 no Brasil, portais e empresas participantes oferecero durante 24 horas os seus contedos usando tanto o protocolo antigo como o novo. Um dos objetivos verificar dificuldades no acesso de contedo em IPv6. O Dia Mundial do IPv6 tem tambm o objetivo de chamar a ateno de todos para essa transio tecnolgica, necessria para que a Internet continue crescendo e evoluindo, bem como incentivar organizaes de todos os setores fornecedores de servios de Internet, fabricantes de hardware, fornecedores de sistemas operacionais e empresas de Internet a preparem o quanto antes seus servios para o IPv6. Segundo Antonio Moreiras, coordenador do projeto IPv6.br, do NIC.br: Este protocolo j vem sendo usado na Internet h algum tempo, mas agora sua implantao deve ser acelerada. Os provedores de contedo, principalmente, devem ter seus portais e outros servios prontos em poucos meses, para no correr o risco de se tornarem indisponveis para os internautas. A pgina do escritrio brasileiro da Internet Society tem mais informaes sobre a iniciativa. O NIC.br disponibiliza no http://www.ipv6.br material didtico e tcnico sobre a migrao para o IPv6, relacionados infra-estrutura, contedo e usurio, alm de cursos online e presenciais. O usurio interessado em saber se j usa o IPv6 pode fazer testes em: http:// test-ipv6.com.br. Os que quiserem saber se um site j est preparado e como ser visualizado, podem consultar o http://validador.ipv6.br. Mais informaes podem ser encontradas no seguinte endereo eletrnico www.ipnews.com.br. Fonte : www.projetoderedes.com.br/. Artigo enviado pelo Professor Claiton Luiz Soares

Nos Caminhos da eletrnica


Guardium Rob de fronteira
O rob Guardium foi confeccionado para patrulhar as fronteiras de Israel. Esta mquina est em operao desde outubro de 2010 e vem sendo construda e melhorada por uma empresa chamada G-Nius. Dotado de inteligncia artificial, o equipamento capaz de detectar pessoas e avisar o posto policial sobre os intrusos. Permite tambm a possibilidade de uma metralhadora que pode ser programada para responder em caso de alguma ameaa armada ser detectada.
Os robs soldados j so uma realidade e os trabalhos consistem no aperfeioamento destes equipamentos. Fonte: http://jeferson.silva.nom.br/ archives/2028 - Blog do Jeferson Silva

Baratab
Um rob fcil e rpido de construir? Quem sabe o Baratab? Primeiro prepare o suporte de pilhas conforme mostra a figura abaixo. Ateno para o fio soldado no lado oposto dos terminais positivo e negativo do suporte.

Guardium em ao.
E ento, hora de instalar os sensores de toque na parte frontal do seu rob. Utilize cola quente para fix-los tambm. Seja cuidadoso ao escolher o ngulo destes sensores. Um ngulo muito raso pode fazer os sensores do rob ficarem sensveis demais e um grande ngulo pode fazer o rob no conseguir detectar objetos com bastante facilidade.

Se este o seu primeiro projeto de robtica, no se assuste, um projeto bem simples. Ele o que chamamos de um rob analgico, j que ele no usa um microcontrolador ou computador para planejar as aes. Mas no deixe que isto desmotive voc! Apesar de simples, este rob muito esperto e muito rpido. Ele ser capaz de sair de uma quantidade surpreendente de situaes e excelente nas competies labirinto! O projeto de fcil construo e muito gratificante quando voc colocar o seu primeiro rob para funcionar! ATENO: Este tutorial assume um conhecimento bsico das tcnicas de soldagem e colagem, assim como um entendimento rudimentar de componentes bsicos. Primeiro, voc precisa coletar todas as peas necessrias para este projeto:

Este fio precisa ser soldado conforme mostra a figura abaixo. Ateno para no isolar o contato com a pilha conforme mostra a figura abaixo, a pilha tem que fazer contato com o terminal para o rob funcionar.

Para funcionar, este rob ter que ter antenas para aumentar o seu poder de sentir o ambiente. Para isso, desdobramos um par de clipes e conseguimos "antenas" com a seguinte forma:

1x porta-pilhas duplo (de preferncia de tamanho AA, mas os de pilhas AAA funcionam muito bem tambm); 2x switches (interruptores de alavanca); 2x 3V motores padro (retirados de carrinhos de autorama, brinquedos, etc); 1x Interruptor (cheve liga e desliga de brinquedos); Fios para conexo;

Agora com os fios no lugar, voc pode comear a trabalhar na estrutura do rob. Dobre dois dos clipes em ngulos de 45 graus, e com cola quente, cole na parte de trs o suporte de pilhas, tal como indicado:

Uma vez dobradas em forma de antena, estas podem ser coladas nos sensores de toque (experimente com cola quente, ou em alguns casos, utilizando estanho e o ferro de solda).

Alguns clipes para papel; (Opcional) pequenas engrenagens para os motores.

Agora com os clipes no lugar, cole os motores nos clipes conforme mostra a figura:

Agora fixe o interruptor no topo dos sensores de toque, este virado para a frente conforme a figura: Mais>>>

Nos Caminhos da eletrnica


>>> continuao

V Olimpada Brasileira de Robtica ser em So Joo Del Rey


A V Olimpada Brasileira de Robtica (OBR 2011) que acontecer em So Joo Del Rey (MG) de 18 a 21 de setembro. A OBR uma iniciativa pblica, gratuita e sem fins lucrativos totalmente dedicada s escolas, professores e jovens brasileiros que tem por objetivo despertar o interesse pela cincia e tecnologia utilizando a temtica da robtica como "ferramenta para ajudar a aprender". Qualquer aluno matriculado no ensino fundamental, mdio ou tcnico de qualquer escola do pas, com ou sem conhecimento prvio sobre robtica est convidado a participar em uma ou mais modalidades! Saiba mais: http:// www.obr.org.br/robotica.html

Para reduzir o atrito com a superfcie que nosso rob vai percorrer, preciso instalar um "p" na parte traseira. Isto feito da mesma forma que voc montou o motor nos passos anteriores, s que este colocado na parte de trs do rob:

Agora voc deve interligar o terminal que criamos no suporte de pilhas no motor como mostra a figura:

Pronto, seu rob est construdo. Se voc ligou tudo certinho s colocar pilhas e aproveitar o brinquedo.

Aps interligue os dois motores conforme mostra a figura (fio amarelo):

Aqui est a montagem de Josh Wherett:

Agora vem a parte mais complicada... As ligaes dos fios! Seu primeiro passo distribuir a energia principal para o rob. Solde um pedao do fio ao principal terminal positivo do suporte de pilhas (NO o terminal que soldamos o fio nos passos anteriores). A outra extremidade do fio precisa ser conectado ao terminal central do interruptor geral. Voc vai notar que um monte de chaves de liga e desliga possuem trs pares de terminais em pares ao longo da base da chave. Se voc decidir usar o terminal superior no par central, certifique-se de utilizar os terminais superiores em todos os passos do projeto. Nem todas as chaves tm seus terminais em pares, mas algo que voc precisa estar ciente. Ento, o prximo passo das ligaes conectar o terminal direita da chave liga e desliga ao terminal do lado direito no sensor de toque da direita: Muito cuidado agora nas ligaes, o fio rosa que sai do sensor do lado direito deve chegar no motor do lado esquerdo. O fio verde que sai do sensor do lado esquerdo tem que ligar o motor do lado direito.

Se no funcionou, verifique as ligaes, possveis soldas com mau contato e principalmente se as pilhas esto com carga. Fonte: http://www.robotsig.org/ Tutorials/Tutorial01/Robot1tut.html

Agora, interligue os interruptores de toque como mostram as prximas duas figuras:

Agora temos que ligar o fio que sai do negativo do suporte de baterias, para o terminal do centro de um dos sensores de toque (independentemente qual, ambos j esto ligados). Na figura, o fio que sai do negativo o azul claro.

No que seja extremamente necessrio, mas voc pode melhorar o deslocamento do seu rob colocando (ou deixando) as engrenagens no eixo do motor.

Comercializando
Comrcio cheio na vspera do Dia dos Namorados
Lojistas esperam aquecimento nas vendas entre 10% e 15%
Prof. Esp. Mrcio Silva Andrade mania dos brasileiros deixar tudo para a ltima hora. Por isso, nesse ltimo sbado (11), vspera da data mais romntica do ano, as lojas do centro de Paracatu ficaram lotadas com pessoas para comprar o presente da pessoa amada. Em conversa com alguns comerciantes, verifiquei que o comrcio estima aumento nas vendas em torno de 10% e acredita que ainda tero vendas patrocinadas pelos enamorados retardatrios. O aumento das vendas vem sendo sentido pelos comerciantes a cerca de duas semanas, reforado alm da data, pela reposio de estoques e a chegada antecipada do frio. Aqueles parceiros mais organizados, j compraram os presentes dos seus pares e tiveram a oportunidade de faz-lo com calma, j que, o mercado oferece os Uma balconista de uma loja de eletrodomsticos me relatou: Estamos vendendo LCDs, celulares e computadores. Fogo de jeito nenhum!!! Se meu namorado me der uma coisa dessa, termino na hora!!! No coloca meu nome a no!!! O aumento esperado de 10% As vendas por conta do Dia dos Namorados devero crescer entre 10% e 15% em relao ao mesmo perodo do ano passado. Segundo a pesquisa do CDL, essa data mais lucrativa, por exemplo, do que o Dia dos Pais e fica atrs apenas do Natal e do Dia das Mes. mais diferentes tipos de presentes, que vo desde chocolates, passando por roupas e calados, at equipamentos de informtica, que costumam ser mais caros.

VOC SABIA? Cdigo de Defesa Consumidor do

Voc sabia que, numa compra que voc faz


por telefone, por fax, pelo reembolso postal (fora do estabelecimento comercial do vendedor), voc tem sete dias para devolver o produto, se o mesmo no for aquilo que voc pensava que fosse, sem qualquer despesa?

E se voc j pagou?
Ter direito de receber integralmente, todo o seu dinheiro de volta. A lei boa, mas voc precisa conhec-la!

DIEESE
Voc sabia que, o Dieese Departamento
Intersindical de Estatstica e Estudos Socioeconmicos faz mensalmente um comparativo entre o salrio mnimo nominal e o necessrio? O salrio nominal representa a quantidade de moedas que o governo informa, por decreto, que o trabalhador receba como ordenado. J para o

10 Dicas para ser um Empreendedor


Quais as principais caractersticas de um "empreendedor"? Aqui vo elas: 1. Boas ideias so comuns a muitas pessoas. A diferena est naqueles que conseguem fazer as ideias transformarem-se em realidade, isto , implementando-as. A maioria das pessoas fica apenas na imaginao e no passa para a ao. O empreendedor passa do pensamento ao e faz as coisas acontecerem. 2. Todo empreendedor tem uma verdadeira paixo por aquilo que faz. Paixo faz a diferena. Entusiasmo e paixo so as principais caractersticas de um empreendedor! 3. O empreendedor aquele que consegue escolher entre vrias alternativas e no fica pensando no que deixou para trs. Sabe ter foco e ficar focado no que quer. 4. O empreendedor tem profundo conhecimento daquilo que quer e daquilo que faz e se esfora continuadamente para aumentar esse conhecimento sob todas as formas possveis. 5. O empreendedor tem uma tenacidade incrvel. Ele no desiste! 6. O empreendedor acredita na sua prpria capacidade. Tem alto grau de auto-confiana. 7. O empreendedor no tem fracassos. Ele v os "fracassos" como oportunidades de aprendizagem e segue em frente. 8. O empreendedor faz uso de sua imaginao. Ele imagina-se sempre vencedor. 9. O empreendedor tem sempre uma viso de vrios cenrios pela frente. Tem, na cabea, vrias alternativas para vencer. 10. O empreendedor nunca se acha uma "vtima". Ele no fica parado, reclamando das coisas e dos acontecimentos. Ele age para modificar a realidade! Artigo retirado da internet: http:// www.idealdicas.com/dica/index.php? dica=333&cat=4

salrio mnimo necessrio, o Dieese leva em considerao as premissas da Constituio Brasileira que em seu artigo 7, inciso IV, que diz: "salrio mnimo fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender s suas necessidades vitais bsicas e s de sua famlia, como moradia, alimentao, educao, sade, lazer, vesturio, higiene, transporte e previdncia social, reajustado periodicamente, de modo a preservar o poder aquisitivo, vedada sua vinculao para qualquer fim". A famlia considerada na pesquisa de dois adultos e duas crianas.

Cidade - lugar onde se encontra todas as formas de Poder


Prof. Esp. em Educao Mauro Beirigo da Silva, professor de geografia IFTM Campus Paracatu. Em seus avanos histricos, com o aumento das migraes do campo para os espaos urbanos, sobretudo com o impulso do comrcio, a cidade passou a ser o local onde se realizam as relaes humanas, em todas as suas dimenses. Nesse sentido, os espaos urbanos transformamse constantemente devido ao trabalho humano. Ao considerar o espao geogrfico como produto para a reproduo das relaes sociais que ocorrem entre os homens atravs do trabalho para a apropriao da natureza, justifica-se o estudo das relaes entre a cidade e o comrcio, visto que, com a globalizao da economia, caracterizada pela internacionalizao da produo e pela universalizao da informao, assisti-se a proliferao de marcas, produtos e servios que, por sua vez, alteram hbitos, costumes, gostos e preferncias. Modificam o estilo de vida e a prpria viso de mundo das pessoas. As formas de trocas evoluram e vo se adequando de acordo com as relaes sociais existentes. Desde o escambo at as compras virtuais, o ser humano procura adequar o seu estilo de vida ao meio sobre qual se insere. O que realmente precisa e/ou aquilo que criado para sua sobrevivncia, pode ser encontrado perto ou longe de sua residncia. Essa a essncia da cidade, o local onde se encontra todas as formas de poder.

Qual o produto mais vendi do na China na atualidade? Pasmem, o vinho.

Dicas de Livros
O Guia dos Curiosos, de Marcelo Duarte, est completando 10 anos. E foi totalmente reformulado. Ganhou novo projeto grfico, novas ilustraes e outras 160 pginas de curiosidades inditas. Em dez anos de vida, o grande almanaque de informaes teis e inteis ficou 16 semanas em primeiro lugar na lista dos mais vendidos e foi o livro de no-fico mais vendido em 1995. Vendeu cerca de 189.000 exemplares.

Coluna do Professor Pardal


Esta coluna sempre ser escrita por um professor annimo. Cabe a voc aluno descobrir quem o professor pardal de cada edio. O objetivo trazer curiosidades e informaes sobre todas as reas. O primeiro Professor Pardal traz respostas para algumas perguntas: Por que os avies no podem ser construdos com o mesmo material da caixa preta, se ela a nica coisa que sobra de um acidente areo? De acordo com a assessoria de imprensa da Embraer, se um avio fosse feito com o mesmo material e como a mesma resistncia da caixa preta, seu peso tornaria o voo praticamente impossvel. O avio um aparelho mais pesado que o ar, mas por causa da capacidade de sustentao (fora aerodinmica) das asas, h limites para esse peso. por isso que avies so construdos com metais leves, como o alumnio e o duralumnio. Alm disso, no adianta um avio ser teoricamente indestrutvel se o corpo humano no suporta as elevadas foras de desacelerao geradas pelos impactos. de porco? No sculo XVIII, as pessoas guardavam moedas em potes feitos com uma argila chamada pygg. Certa vez, um ceramista no muito familiarizado com o assunto recebeu uma encomenda de algumas peas deste material e imaginou que o cliente queria compartimentos com aparncia de pig (porco, em ingls). Assim nasceram os cofres em forma de porquinhos, hoje tradicionais em todo o mundo.

Como so feitas as listras na pasta de dentes? O tubo tem um anel de pasta colorida em volta do bocal. Quando ele comprimido, a presso feita a mesma em todo o seu interior. Por isso as pastas branca e a colorida saem do tubo na mesma proporo, formando o aspecto listrado. Por que comum os cofres serem retratados na forma

E j que somos curiosos de verdade, veja o que daria para fazer com tanto livro: - Cada exemplar pesava cerca de 720 gramas. Juntos, os livros se igualariam na balana a 21 elefantes africanos, que pesam 6,5 toneladas cada. - Cada exemplar tinha 21cm de comprimento. Se todos fossem enfileirados na horizontal, um ao lado do outro, dariam trs voltas em torno da Terra, pela Linha do Equador. - Com os 189 mil exemplares de O Guia dos Curiosos vendidos, seria possvel dar um livro para cada habitante da cidade de Presidente Prudente, no interior de So Paulo. - O Guia dos Curiosos tinha 2,7 cm de espessura. Se todos fossem empilhados um sobre o outro, alcanariam a altura de 15,9 Torres Eiffel. - A rea de um exemplar era de 273cm. Se todos fossem dispostos lado a lado, formariam uma rea equivalente a de 12,3 quadras de basquete. - O volume de apenas um exemplar era de 737 cm. Juntos, os 189 mil exemplares teriam o volume correspondente ao de 20,3 piscinas olmpicas.

Dicas de Filmes
perpoderes. Mas quando um inimigo novo, chamado Parallax, tenta destruir o equilbrio dos poderes no Universo, o destino da Terra fica nas mos do mais novo recrutado para o grupo, o primeiro hum a n o e s c olh i d o : H a l J o r d a n . Hal um piloto talentoso e convencido, que , claramente, a pea que faltava no quebra-cabea. Junto com sua determinao e fora de vontade, ele tem algo que nenhum membro da Tropa possui: a natureza humana. A Warner Bros divulgou o novo trailer do filme Lanterna Verde. Dirigido por Martin Campbell e chega aos cinemas brasileiros no dia 19 de agosto. No papel principal, como Hal Jordan, est Ryan Reynolds . O filme conta a histria de um grupo que protege a paz e a justia no Universo. A Tropa dos Lanternas Verdes uma irmandade de guerreiros que juraram manter a ordem intergalctica, atravs de um anel que transmite su-

CAMPUS PARACATU ONTEM...

Culinria do Noroeste

exemplo, a Sr Lazy Ulhoa. Um bolinho com a cara feia, mas com um sabor, que s descreve quem j comeu. Prato alqumico, com a cara dos mais de 200 anos de Paracatu. Teste a receita e ver que verdade.

Ingredientes

DESMAMADA
Ou dismamada, como os paracatuenses conhecem e pronunciam. uma quitanda que poucos sabem fazer e com um sabor incomparvel. Um pudim para o lanche que quase derrete na boca, principalmente acompanhado com um cafezinho bem quente. Vrias cozinheiras de Paracatu fazem esse prato com maestria, como por

... E HOJE

500 g de farinha de trigo especial 500 g de acar refinado 1 colher de ch de sal 2 litros de leite integral 4 dzias de ovos 300 g de margarina ou manteiga 500 g de coco ralado (natural) 1 vidro pequeno de leite de coco

farinha de trigo, o acar e o sal. Com uma colher de pau, mexa bem para no dar pelotas. A massa tem que ficar fininha, como um mingau. Leve ao fogo por mais ou menos meia hora, mexendo sem parar. Bata as claras em neve e depois coloque as gemas (apenas o contedo, sem as pelculas). Bata novamente at perder o cheiro de ovo. Deixe o mingau esfriar e, numa bacia, misture os outros ingredientes. Coloque em formas do tipo usado para fazer brevidade, untadas com manteiga e polvilhadas com farinha de trigo. Leve ao forno moderado por 40 minutos. Receita fornecida por Lazy Ulhoa Bijos, Dona Lazy como ela gosta de ser chamada.

Modo de preparo Numa panela grande, misture o leite, a

IMPORTANTE!!! Lembrete da Secretaria A renovao das matrculas acontecero para TODOS os estudantes entre os dias 27/06 a 02/07/2011.

IFTMais Nmero 01 Junho / 2011

IFTM Campus Paracatu Construindo Histria e Educao.

Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Tringulo Mineiro Campus Paracatu HERALDO MARCUS ROSI CRUVINEL Diretor Geral Pro Tempore Comisso de Comunicao e Marketing Presidente William Jnio do Carmo Membros Marvile Palis Costa Luciana Xavier Magalhes Mrcio Silva Andrade Diagramao e editorao Mrcio Silva Andrade Reviso de Textos Marvile Palis Costa

You might also like