You are on page 1of 17

A ANTROPOLOGIA PS-MODERNA: UMA NOVA CONCEPO DA ETNOGRAFIA E SEUS SUJEITOS1

Patrcia JORDO2

RESUMO A hermenutica e a ps-modernidade antropolgica, como metodologias cientficas, ocupam uma parcela significativa na maneira de refletir dos autores ps-modernos, em especial, os norte-americanos, acarretando, consequentemente, uma nova forma de abordagem na relao sujeito-objeto na pesquisa de campo e no estilo etnogrfico. Neste trabalho apresenta-se um panorama do fazer e pensar antropolgicos ps-moderno americano, abordando os seus principais representantes e analisando os limites e as possibilidades da relao sujeito-objeto na prtica da pesquisa de campo e no texto etnogrfico. Palavras-chave: Etnografia; hermenutica; ps-moderno; antropologia; cincia.

Neste texto pretendemos abordar alguns aspectos histricos das condies de produo do trabalho antropolgico e mostrar de que maneira o ideal do ps-modernismo, como filosofia de uma poca, tem se formado em termos de uma concepo na antropologia, de seu objeto e de seus praticantes. Faremos isso a partir da perspectiva da relao sujeitoobjeto na prtica de campo e no texto etnogrfico. A tradio do trabalho de campo intensivo na antropolgica acontece a partir da publicao dos Argonautas do Pacifico Ocidental (1922), trabalho realizado com os habitantes das Ilhas Trobriand na Nova Guin, com Bronislaw Kaspar Malinowski. Foi aluno de Durkheim e considerava-se seu discpulo. Com isto a questo da objetividade na disciplina
1

Os dados deste artigo foram obtidos do 4 captulo da minha Dissertao de Bacharelado concludo em 1999, pela UNESP Cmpus de Marlia. Apresentao em eventos: 51 Reunio Anual SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Cincia), realizada de 11 a 16 de julho de 1999; 6 Jornada de Iniciao Cientifica, realizada em Marlia, nos dias 13 e 14 de setembro de 1999; XI Congresso de Iniciao Cientifica da UNESP nos dias 10,11 e 12 de novembro de 1999; 52 Reunio Anual - SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Cincia) realizada de 9 a 14 de julho de 2000. 2 Aluna do Curso de Cincias Sociais da Faculdade de Filosofia e Cincias UNESP Cmpus de Marlia 17525-900 Marlia SP Brasil. Orientadora: Prof. Dr. Christina de Rezende Rubim, Departamento de Sociologia e Antropologia da UNESP Marlia.

Revista de Iniciao Cientfica da FFC, v.4, n.1, 2004.

35

ganha autoridade e aparentemente alcana o mesmo status das cincias exatas. Ciente da necessidade de legitimar o fazer antropolgico, o autor empenha-se na tentativa de reproduzir a realidade, tal como ela se apresenta atravs da pesquisa de campo. De outro lado, alguns crticos atuais da antropologia que se auto-denominam de ps-modernos3, radicalizam no seus ataques disciplina, propondo a prpria desconstruo deste fazer e pensar na antropologia. Para eles, a cincia no passa de uma construo ideolgica. Qualquer conhecimento objetivo do real mera iluso, o que muitas vezes nos leva necessariamente ao niilismo antropolgico4, apresentando-se como uma proposta eminentemente estril e segundo alguns de seus crticos, como por exemplo Carlos Reynoso (1991) e ao relativismo exacerbado. A constituio do conhecimento antropolgico Como toda construo intelectual, a antropologia permanece ligada s condies histricas de sua instaurao e de suas manifestaes, isto , aos meios tericos e prticos que a transformou no que atualmente, buscando, assim, compreender o papel do pesquisador e de seus sujeitos de pesquisa no texto e no trabalho de campo. No h dvida de que esta disciplina desenvolveu-se ao mesmo tempo em que se efetuava a expanso colonial europia e que se estendeu a uma poro cada vez mais vasta das terras habitadas. Vejamos como se deu este processo na antropologia. O perodo de 1860 a 1920 coincide com a fase de conquista colonial por parte do mundo Europeu e o advento da antropologia como estudo sobre o outro. J no prprio projeto de constituio de um saber mais sistemtico sobre o homem, delineia-se como seu principal eixo uma compreenso da natureza e da cultura que eram o prprio fundamento epistemolgico de sua cientificidade. Assim, durante um longo espao de tempo, que compreende at os dias atuais, quase todas as suas variantes tericas como, por exemplo, o evolucionismo, o funcionalismo, o estruturalismo, comprometeram-se
3

Renato Rosaldo, Michel FischerTalad Asad, Vicent Crapanzano, James Clifford, Georg Marcus e Stephen Tyler e outros. 4 Segundo Rubim (1999, p. 121), "[...] o niilismo antropolgico o desenvolvimento perverso do relativismo cultural como histricamente desenvolvido pela antropologia. Isto , a perda absoluta de qualquer referncia cultural de verdade".

Revista de Iniciao Cientfica da FFC, v.4, n.1, 2004.

36

com um saber sobre o outro vinculado s leis cientficas que estabeleciam uma natureza una e hegemnica para todos os seres humanos, em contrapartida a constatao visvel de culturas em constante transformao. A natureza, entidade metafsica herdada da filosofia clssica, manifestava-se em nossa substncia comum; enquanto que a cultura, ou as culturas no plural, j que o homem essencialmente um animal fabricante de cultura, representa nossa pluralidade de lnguas e a fragmentao do gnero humano. O perodo seguinte, considerado um momento transformador do fazer antropolgico atravs da observao participante, ou seja, o estabelecimento de uma distncia entre o antroplogo e sua cultura e a cultura do grupo estudado. Esse distanciamento, que no conseqncia completamente desavisada ou aleatria do processo da construo do conhecimento antropolgico, est na base do surgimento de um novo contexto, diferente do evolucionismo presente no perodo anterior, pela construo de um conhecimento que surgiu pelo estabelecimento de uma relao especifica, no somente entre o pesquisador e seu objeto, mas tambm entre estes e o leitor. O incio da dcada de vinte, coincide teoricamente com a influncia do pensamento funcionalista de mile Durkheim sobre a antropologia social inglesa. No mesmo ano de 1922, temos a publicao de Radicliffe-Brown com Os Ilhus em Andanaman (1922) e, em 1925, O ensaio sobre o dom de Marcel Mauss. Assim, o conhecimento, pretensamente neutro do objeto etnogrfico, substitui a construo especulativa das origens da famlia, do estado, da religio, da cultura como era praticado pelos chamados antroplogos de gabinete no evolucionismo.
Tomemos como referencia o funcionalismo tal com foi desenvolvido no estudo das sociedades tribais. A anlise antropolgica consiste em construir sistemas a partir de uma realidade que aparece, de incio, como fragmentada. A aparncia fragmentada e destituda de significao decorre da exterioridade do observador e a construo de sistemas coerentes pela antropologia deve corresponder a uma integrao real, constantemente realizada pelos membros da sociedade portadores da cultura, atravs de processos que so, o mais das vezes, inconscientes. Esse tipo de investigao pressupe uma noo de totalidade integrada cuja reconstruo objetivo ltimo do pesquisador. (DURHAM, 1988, p. 21).

Revista de Iniciao Cientfica da FFC, v.4, n.1, 2004.

37

Se

o perodo de 1920 a 1945 assiste uma expanso dos territrios colonizados,

a poca entre 1945 a 1960, corresponde ao incio e depois a realizao da descolonizao, o que no deixa de ser traduzido por diversas pesquisas antropolgicas. Contudo, as independncias meramente formais decepcionaram: o imperialismo sucedeu ao colonialismo. Nunca a dependncia econmica foi to forte e alienante. Com o aparecimento da crise da cincia no mundo moderno, anunciada j na metade de nosso sculo, com a segunda guerra mundial, instala-se na antropologia o debate acerca de seus novos paradigmas: o que a antropologia luz dos novos questionamentos? Qual o objeto de estudo da antropologia, j que as sociedades indgenas pareciam estar se extinguindo?5 Qual o critrio de cientificidade na antropologia, imposto pelas novas transformaes cientficas culturais? O problema se agrava quando tentamos estabelecer um novo status para noes at ento monolticas como a cincia, a natureza. neste contexto que se instala a crise dos novos paradigmas na antropologia; uns prometendo a reformulao radical da prpria natureza da cientficidade como alguns autores ps-modernos e, outros, procurando adequar o edifcio epistemolgico da cincia s novas bases em gestao como os hermenutas6 e outras correntes fenomenolgicas7 dentro deste contexto, a partir dos anos setenta que se instala uma nova corrente terica denominada antropologia interpretativa mais tarde hermenutica - propondo novos referenciais para a disciplina. Assim, para estes autores8, cabe a antropologia no mais a busca de leis universais para o gnero humano, mas sim a interpretao das culturas existentes, a sua compreensibilidade por ns atravs de sua traduo9. Ou seja, o critrio de cientificidade deve residir na estruturao lgica da pesquisa, na compreenso do fenmeno estudado e no mais em uma neutralidade e objetividade absolutas do conhecimento. Recentemente, nos anos oitenta e noventa, e depois de alguns anos em que no se pode falar de nenhum paradigma dominante na antropologia, a disciplina tem sido
5

Consultar o hoje clssico texto de Lvi-Strauss (1960), onde o autor teoriza uma possvel crise da antropologia frente a extino de seus objetos privilegiados de estudos, as sociedades indgenas. 6 Podemos dizer que um dos maiores representantes norte americano Clifford Geertz. 7 Gianni Vattino, um dos filsofos contemporneas ligados hermenutica italiana e ontologia existencial, e tem como mentores Nietzsche e Heidegger 8 Principalmete Geertz, em sua publicao, hoje j clssica: A interpretao das culturas (1973).

Revista de Iniciao Cientfica da FFC, v.4, n.1, 2004.

38

influenciada, nas palavras de Reynoso (1991), por uma moda intelectual que corresponde a premissas do que vem a ser ps-moderno. O debate orientado na linha que conduz a multiplicidade de interpretaes. Nas dcadas de sessenta e setenta, como nos aponta Roque de Barros Laraia (1992), a antropologia possua vrias teorias que giram em torno da tarefa de reconstruo do conceito de cultura10. Assim para Kessing (apud LARAIA, 1986), as teorias dividem-se em: considerando a cultura como sistema adaptativo, tendo como representante Leslie White, Shalins, Harris, Carneiro, Rapparport, Vayda e outros. Em segundo, encontram-se as teorias idealista de cultura, que se subdividem em trs abordagens. So elas: a cultura como sistema cognitivo, que podemos citar, como exemplo, o antroplogo Goodenough; a cultura como sistema estrutural, tendo Lvi-Strauss, como seu representante; e a cultura como sistema simblico, posio desenvolvida por dois antroplogos, Clifford Geertz e David Scheider, nos Estados Unidos. Em certos mbitos da antropologia interpretativa inquestionvel, por exemplo, a influncia da teoria crtica da Escola de Frankfurt, da filosofia de Nietzsche, da semitica de Charles Sanders Peirce e do romantismo alemo, principalmente Willian Dilthey e Max Weber, atravs de seus mtodo compreensivo. Assim, prope-se uma srie de novas alternativas para a antropologia: dialogia, polifonia, evocao11. Tais alternativas, bem como as tendncias que as propem, de um modo geral, esto presentes no volume Writing Culture, editado por James Clifford e George Marcus em 1986. Trata-se de uma coletnea de ensaios apresentados originalmente num seminrio na Escola de Investigao Americana de Santa F, Nuevo Mxico em 1984, cujo tema central gira em torno da redao do texto antropolgico, da autoridade etnogrfica e da relao entre pesquisadores e seus pesquisados. Segundo Reynoso (1991), no fervilhamento dos acontecimentos histricos e, principalmente no advento da sociedade ps-industrial12, que a sociedade ocidental parece estar caminhando para uma grande transformao histrica, caracterizando um desgastamento
9

Esta concepo nos remete a defesa que faz Evans-Ptrichard (1950) da antropologia como traduo para a nossa cultura, da cultura daqueles que so nossos sujeitos de pesquisa. 10 Laraia utiliza o esquema elaborado por Roger Kessing em Theories of Culture (1974). 11 Ver Denis Tedlock (1986), A tradio analgica e o surgimento de uma antropologia dialgica . 12 Ou ps-estruturalismo, expresso de Frank Lentricchia (REYNOSO, 1991).

Revista de Iniciao Cientfica da FFC, v.4, n.1, 2004.

39

rpido das relaes sociais. A fonte deste cataclisma inclui o racionalismo cientfico, as tecnologias, alm de vrios outros aspectos presentes em nossa cultura. Uma de suas transformaes bsicas a burocratizao crescente da cincia e da especializao do trabalho intelectual em parcelas cada vez mais microscpicas. E como conseqncia desse complexo processo histrico, dessas transformaes, sociais, econmicas e de perspectivas filosficas, que a antropologia americana ps-moderna desenvolveu-se (BELL, 1976)13. A crtica americana ps-moderna A modernidade na antropologia caracteriza-se pela separao entre observador e observado no texto, com o presente etnogrfico proposto por Malinowski. A relfexo terica feita pelo autor justifica-se pela crtica ao mtodo evolucionista do perodo anterior, que a paritr da coleta de materiais independente de seus contextos, fazia-se elaboraes imaginativas sobre a histria da humanidade como um todo, isto , o que ficou conhecido como histria congectural. Segundo Evans-Pritchard: "Embora o professor Radcliffe-Bronw possusse sempre um conhecimento mais amplo da antropologia social geral e demonstrasse ser um pensador mais capaz que Malinowski, este foi o investigador experimental mais acabado".(EVANS-PRITICHARD, 1972, p. 76). Assim, a partir de Malinowski, houve a necessidade de criar nos textos antropolgicos uma conscincia sobre s diferenas humanas no mundo. A rica colaborao dada pelo autor dos Argonautas foi a sua concepo diferente do fazer/pensar antropolgico em relao a prtica da disciplina at ento, sendo que a principal conseqncia desta nova experincia decorreu justamente do relativismo cultural, marca da antropologia at os dias de hoje, j que cada cultura deve ser vista como uma singularidade em si mesma e no hierarquicamente como no evolucionismo. O grande diferencial entre o trabalho realizado por Malinowski e seus antecessores foi a criao de um novo modelo de coleta de dados, sendo o primeiro antroplogo profissional a realizar um trabalho de campo intensivo, como o aprendizado obrigatrio da lngua nativa e, portanto, com o recolhimento de materiais diretamente dos nativos sem
13

Consultar Daniel Bell, com a publicao do Avento da Sociedade ps-industrial, publicado em 1976.

Revista de Iniciao Cientfica da FFC, v.4, n.1, 2004.

40

qualquer mediao. Sendo tambm o primeiro a ter uma permanncia prolongada no campo14 com um intervalo para repensar e organizar os dados coletados. Nota-se a realizao de um fazer antropolgico qualitativamente diferente dos praticados pelos antroplogos anteriores como, a tentativa de colocar-se no lugar do outro e, assim, conhecer a realidade na qual o outro se insere. Na relao sujeito e objeto, o sujeito cognoscente possui uma atitude de neutralidade e imparcialidade perante a realidade em foco, garantia da objetividade do conhecimento, segundo o referencial terico do funcionalismo. A verdade da cincia, para o funcionalismo, deve estar de acordo com a prpria realidade, descartando-se o sujeito cognoscente. Todavia, no podemos deixar de reconhecer que a contribuio fornecida por Malinowski foi muito rica, quando comparada aos trabalhos realizados anteriormente, porm, tornando-se algo, na maioria das vezes, irrealizvel. a ausncia do pesquisador na elaborao da etnografia, ausncia que Caldeira (1988) denomina de presena ambgua, porque o etngrafo revela-se ao outro, revelando tambm a sua experincia enquanto pessoa. e como membros de uma determinada cultura. Desta forma, com a prtica de campo, no entanto, a antropologia adota uma nova postura, quebrando com as concepes que dominavam este fazer at ento. A crtica contempornea desenvolvida principalmente por autores norteamericanos ao modelo etnogrfico, analisa a maneira pela qual os antroplogos tm aparecido em seus textos desde Malinowski, e a relao entre eles e seus sujeitos de pesquisa. Ao criticar o tipo de autoria de texto que marca a antropologia nos ltimos anos, segundo estes autores, quebram-se as condies que permitem a produo de textos comprometidos teoricamente com o ideal de verdade do positivismo. Com a busca de novos referencias tericos, atualmente os antroplogos esto repensando a nova realidade com que se deparam, abrindo-se algumas alternativas diferentes e inovadoras em relao ao antigo mtodo e tcnicas desenvolvidas por Malinowski.

14

No final do sculo XIX publica-se a obra de Spencer e Gillen (1899) produto de trabalho de campo na Austrlia, mas no intensivo como a tradio malinowskiana. Malinowski publicou seu primeiro artigo, A famlia entre os aborgenes australianos, em 1912. escrito a partir dos dados coletados por Spencer e Gillen na Austrlia. Estes mesmos dados serviram para a produo de duas importantes publicaes no mesmo ano de 1912. So elas: As formas elementares da vida religiosa de Durkheim e Totem e tatu de Freud.

Revista de Iniciao Cientfica da FFC, v.4, n.1, 2004.

41

A reflexo sobre estes procedimentos e a sua incorporao nos textos no surgiu obviamente com os ps-modernos, mas est presente em alguns clssicos da disciplina como, por exemplo, Marcell Mauss (1974 [1923]) e Evans-Pritchard (1985 [1950]), alm dos antroplogos hermenutas, representados basicamente pelo pensamento interpretativo de Clifford Geertz, em seu trabalho, A interpretao das culturas (1989 [1973]). Segundo este autor, as culturas devem ser concebidas como textos, e a anlise antropolgica como interpretao sempre provisria, o que seguramente contribuiu para o estranhamento da autoridade etnogrfica da modernidade e o seu conseqente rompimento com a tradio do pensamento funcionalista em antropologia. Vale lembrar que, antes do desenvolvimento da ps-modernidade, nem sequer os cientistas sociais norte-americanos inclinados para as questes fenomenolgicas, de um modo geral, liam aqueles que no pertencessem ao mesmo crculo de idias filosficas15 que os cercavam. A ampliao dos seus horizontes foi dado principalmente pelas leituras de filsofos franceses como Foucault, Derrida, Lyotard, e Baudrillard e mais recentemente Paul Ricoeur no que se refere a antropologia. importante, portanto, reconhecer as influncias europias nos antroplogos americanos, principalmente de pensadores franceses. O movimento ps-estruturalista francs, reconhecido como a vanguarda do pensamento ps-moderno, faz surgir uma nova classe de intelectuais institucionalizados que, alm de criticar a filosofia estruturalista francesa, nasce com o desejo de decretar a crise da razo e da cincia europia, sendo Foucaul, um dos grande representantes desta linha. Difundiu-se, entre seus contemporneos, um forte ceticismo em relao a certas categorias analticas das cincias sociais e da cincia em geral, resultando na relatividade do conhecimento ocidental. A postura de Jacques Derrida antecipa caractersticas de posies extremistas da antropologia ps-moderna, pois a desconstruo16 da cincia, finda na proposta de acabar com a prpria antropologia enquanto tradio do pensamento ocidental sobre o outro. A maioria dos trabalhos antropolgicos, dos ltimos anos, realizados nos Estados Unidos so considerados, por seus autores, como de deconstruo, sendo o que se desconstri
15

Com exceo de Lvi-Strauss, que viveu um considerado nos Estados Unidos lecionando nas universidades norte americanas. 16 Consultar Reynoso, 1991

Revista de Iniciao Cientfica da FFC, v.4, n.1, 2004.

42

, em geral, o marco global da cultural ocidental, ou seja, a cincia social convencional, e em nosso caso especfico, a disciplina anterior ao advento da ps-modernidade. Portanto, grande parte da antropologia contempornea norte-americana, fundamenta-se em uma desconstruo das obras de autores clssicos, criticando a escrita etnogrfica e a relao do pesquisador com os seus pesquisados. Alguns autores negam a desconstruo enquanto mtodo analtico, por ser este um aspecto negativo, negando a prpria cincia e, portanto, a razo humana. No considerando, a desconstruo como mtodo, desautorizam-se a interpretao habitual da desconstruo como construo gratuita e ctica que nega o prprio pensamento ocidental.
A desconstruo uma atividade critica mais alongada, muito mais radical que a mera exposio dos erros que podem alcanar o raciocino de um determinado autor. Em uma desconstruo se ataca e se destri no mais as afirmaes parciais, as hipteses especificas ou os erros de inferncia, mas sim as premissas., os pressupostos ocultos, as epistemes desde as quais se fala.' (REYNOSO, 1991, p. 19).

Cabe-nos examinar agora o campo da antropologia ps-moderna, isto , as verses que os antroplogos norte-americanos elaboraram a propsito do ps-modernismo ou ps-esrtuturalismo europeu. A viso que demos do que poderia chamar-se ps-modernismo em geral, justamente para dar uma idia de sua diversidade tambm na antropologia que no se apresenta como um movimento nico e coeso. Sinteticamente estaremos expondo as principais correntes da antropologia psmoderna, muito embora, este tipo de diviso no comporte todos os autores possveis e, tambm, no podemos consider-la de forma rgida e rigorosa.. Portanto, para Reynoso (1991), a primeira corrente e tambm a principal, segundo os prprios antroplogos, denominada de meta-etnografia ou meta-antropologia. Participam James Clifford, George Marcus, Dick Cushman, Marilyn Strathern, Robert Thornton, Michael Fischer entre outros e, mais recentemente, tambm Clifford Geertz. Esta corrente tem como objeto de estudo a etnografia, como texto e gnero literrio, e enfatiza as novas alternativas de escrita etnogrfica.

Revista de Iniciao Cientfica da FFC, v.4, n.1, 2004.

43

A segunda corrente, a etnografia experimental17, caracteriza-se pela redefinio das maneiras de se fazer a observao participante no trabalho de campo, na relao com os outros. Seus representantes so Vincent Crapanzano, Kevin Dwyer, Paul Rabinow e Dennis Tedlock. A terceira corrente, tida como a vanguarda ps-moderna, a verso mais extrema da antropologia ps-moderna americana, mais dissolvente, segundo Reynoso (1991) e est voltada para as questes referentes crise da cincia em geral, sendo representada por Stephen Tyler e Michael Fischer. Segundo seus autores tudo possvel no texto e no trabalho de campo, desde que exista uma ruptura de fato com o pensar e fazer antropolgicos de at ento. Ou seja, decreta o fim da antropologia como historicamente foi construda em nossa tradio. Os vrios autores presentes no volume Writing Culture, publicao considerada como o marco da ps-modernidade na antropologia norte-americana, primeiramente fazem crticas ao positivismo cientfico, ao reducionismo e, tambm ao empirismo. Propem em seu lugar uma defesa de uma postura humanista para o fazer antropolgico, enfatizando o carter provisrio e parcial de toda anlise cultural. Segundo a leitura de Wilson Trajano Filho (1988), o livro, Writing Culture, dividido em quatro grupos de autores, sendo que os trs primeiros artigos realizam a denncia das convenes realistas presentes em Malinowski, a fundamentao terica de novos referenciais e a exemplificao de como estas novas convenes podem e esto sendo postas em prticas. Primeiro, Mary Louise Pratt, Vincent Crapanzano e Renato Rosaldo que propem uma discusso que gira em torno da desmistificao da etnografia clssica como um tipo de conhecimento que reflete a realidade como espelho. Os ensaio de Pratt (1991) Trabajo de campo en lugares comunes e Crapanzano (1991) El dilema de Hermes: la mscara de la subversin en las descripciones, discutem basicamente o tema da autoridade etnogrfica, propondo ao trabalho cientfico uma experincia pessoal margem da prpria teoria, enriquecedora do texto cientifico e que contribui com a compreenso do mundo e dos fatos que se descrevem. Rosaldo propem uma discusso nova, segundo Trajano Filho, ao propor:

[...] pela via dos artifcios retricos, o texto construdo da etnografia, que se pretende convincente, verdadeiro e objetivo, ora esconde ora passa ao largo
17

Tambm chamada dialgica, polifnica ou heteroglosia. Consultar Tedlock: 1986.

Revista de Iniciao Cientfica da FFC, v.4, n.1, 2004.

44

de questes tais como a articulao da subjetividade do autor com as das pessoas pesquisadas, o contexto sociolgico onde se d o encontro etnogrfico e as limitaes que se contexto impem ao saber antropolgico. (TRAJANO FILHO, 1986, p. 140).

A discusso deste primeiro grupo de autores, remete-nos as questes da parcialidade e da provisoriedade da interpretao cultural que nos levam a discutir as estratgias empregadas pelos etnogrfos para convencer os leitores da preciso da verdade impressa em seus textos, ou seja, a problemtica da autoridade cientfica da antropologia. O segundo grupo envolve James Clifford e Stephen Tyler que restringem-se discutir os limites e as possibilidades do conhecimento antropolgico contemporneo, enquanto verdade absoluta do sujeito cognoscente sobre seus sujeitos de pesquisa. Tyler e Clifford em (1991) Etnografia postmoderna: desde el documento de lo oculto al oculto documento e, propem um mundo onde no haja sujeitos e objetos no escrever etnogrfico, discutindo aquilo que ainda est por vir: a redao do texto etnogrfico. Atravs da crtica cincia, suas formas de linguagem, sua aliana como discurso do valor e do trabalho e seu distanciamento da prxis, Tyler desvenda um contexto scio-cultural - o mundo ps-moderno - no qual os fundamentos da cincia como representao e como conhecimento universal no mais operam enquanto tais. Como explica Trajano Filho:

Tyler muito eloqente na utopia que vislumbra e promete: um mundo ldicamente fragmentado, sem sujeitos e objetos, um mundo alm da dominao no qual um madrigal a muitas vozes repetidamente executada num espao transcendente, cuja acstica refora reflexes, reverberaes e ecos - fundamento da fantasia, incitadores da evocao. (TRAJANO FILHO, 1988, p. 141).

No ensaio de James Clifford (1986), Sobre la alegoria etnogrfica, a nfase na pesquisa de campo recai nos elementos intersubjetivos do encontro etnogrfico, diferentemente do que caracterizava a antropologia realista da modernidade, onde o conhecimento objetivo puramente literrio. Clifford simptico idia de um texto com muitas vozes, mas acaba tendo que reconhecer que mesmo como polifonia, a etnografia um

Revista de Iniciao Cientfica da FFC, v.4, n.1, 2004.

45

texto de autoria de um determinado antroplogo e a antropologia, portanto, uma cincia/disciplina que faz parte da tradio do mundo ocidental. Os dois ensaios revelam a possibilidade de um mundo melhor, onde poder e hierarquia deveriam ser minimizados e repensados criticamente. Evocam um horizonte que est alm de toda a dominao, onde ningum tem o poder de dar feio estrutura final das histrias contadas coletivamente, nas quais todas as vozes devem ser igualmente ouvidas e consideradas. Segundo Trajano Filho:

Denunciando o poder e a dominao, eles pregam uma democracia que, em certos momentos, chega a negar o poder, ficando, assim, muito semelhante ao modo pastoral que no livro contestado. (TRAJANO FILHO, 1988, p. 143).

Assim, fica evidente o carter subjetivista que constitui o pensamento dos autores deste grupo. J o terceiro grupo de autores que publicaram no Writing Culture, para Trajano Filho (1988) tm como representantes mais significativos George Marcus (1991) com seu artigo Problemas de la etnografia contempornea en el mundo moderno, e Michael Fischer (1991), com El etnicismo y las artes potmodernas de la memoria. Os autores abordam o exame de foras concretas e existentes em etnografia e a autoridade da cincia em um mundo globalizado. Em seu artigo, Fischer analisa uma srie de autobiografias tnicas, descobrindo nelas modos pelos quais a prtica etnogrfica poderia ser revitalizada. O autor revela cinco estratgias culturais - transferncia, trabalho com sonhos, bifocalidades, interferncia e humor irnico - usadas como lies para a escrita e a leitura etnogrfica. Marcus (1986) procura, no corpo do texto, mostrar como os etnogrfos de inclinao interpretativa podem articular o "[...]domnio micro dos significados culturais com o domnio macro dos sistemas sociais abrangentes e impessoais." (p. 236, grifo do autor). Assim, discute em detalhes, dois modos de construir o texto, de modo a articular o local com o sistema social mais abrangente. A longa discusso desses dois modo de construo do texto etnogrfico, serve para demostrar como existe um desafio em articular a vida dos sujeitos com

Revista de Iniciao Cientfica da FFC, v.4, n.1, 2004.

46

a natureza do mundo e da economia poltica que tem na forma do ensaio moderno sua soluo mais eficaz. Isto porque o ensaio uma forma que "[...] se recusa a impor ordem, pela O quarto grupo do Writing Culture, representado por Talad Asad e Paul escrita, num mundo cuja essncia ser fragmentada." (MARCUS, 1991, p. 247, grifo do autor).Rabinow que discutem uma nova temtica da relao entre o poder, a dominao e a poltica. Asad (1991) El concepto de la tradiccin cultural en la antropologia social britanica, questiona as metforas de traduo do texto para a antropologia e cultura, respectivamente, como modelos gerados e totalmente envolvidos nas situaes e relaes de dominao em escala global.

Seu argumento central que o capitalismo tambm transformador de formas de saber, de estilos de vida locais e, com estes, de formas de linguagem. Da, segue-se que existe uma desigualdade de poder entre os idiomas falados no mundo. Este poder transformador de tal maneira vasto e se entremeia nas convenes lingisticas da disciplina com tamanha forma que resiste at mesmo aos experimentos individuais realizados na feitura das etnografias. (TRAJANO FILHO, 1988, p. 145).

Rabinow (1991) Las representaciones son hechos sociais: modernidade y postmodernidad en la antropologa, examina a tendncia de pensar a etnografia como texto e as estratgias, neste caso, adotadas. Discute a questo da autoridade etnogrfica, o surgimento de uma meta-antropologia e os conceitos de dialogia e polifonia. Rabinow relaciona esta nova tendncia ao surgimento de uma crise de representao e com a emergncia de uma cultura ps-moderna. O autor descarta qualquer tentativa de compreender o fazer etnogrfico clssicorealista ou experimental ps-moderno, somente pela via da reflexo terico epistemolgico. O ensaio de Rabinow constitui um dos mais ricos do livro Writing Culture, tentando buscar uma sugesto de uma nova abordagem para o tema que constitui o livro: Portanto, a questo da autoridade etnogrfica examinada, no decorrer de Wrinting Culture, com o intuito de mostrar os limites de um fazer e um saber que se pretende objetivo. Os ensaios de Crapanzano e Clifford chegam a afirmar a parcialidade da verdade na antropologia e o carter de fico das etnografias construdas

Revista de Iniciao Cientfica da FFC, v.4, n.1, 2004.

47

Uma nova concepo da etnografia e seus sujeitos Como vimos, e de um modo geral, as alternativas proposta pelo movimento ps-moderno so basicamente textuais, referindo-se como encontrar uma nova maneira de escrever sobre culturas, uma maneira que incorpore no texto um pensamento e uma conscincia sobre a tradio da antropologia. A crtica feita pelos antroplogos ps-modernos, mostra que o rompimento com o modelo anterior parcial, pois questiona-se o processo da interpretao, mas no rompe com a separao radical entre observador e observado e suas culturas no trabalho de campo. Isto significa que o objeto de estudo no mais a cultura do outro, mas a etnografia, o gnero literrio como texto e, enfatiza, as novas alternativas de escrita etnogrfica. Clifford Geertz (1973) acredita que possvel conhecer e interpretar outras culturas, produzindo tradues de outros modos de vida para a nossa prpria linguagem. O autor acredita tambm que estas condies se transformaram em conseqncia da influncia da escrita ps-moderna. Ao contrrio da separao entre a autoridade da cincia como conhecimento ocidental e a autoria do texto etnogrfico, o que ele sugere a necessidade do pesquisador assumir maior responsabilidade pr seu texto e pelas interpretaes que produz. A interpretao realizada pelos ps-modernos, est baseada sobre uma outra cultura entendida como diferente e estranha a do antroplogo, mas com possibilidades de compreenso e traduo mtua atravs da conversao respeitosa e no etnocntrica, do dilogo que se caracteriza como uma atividade, no somente cientfica, mas de confraternizao e solidariedade humana. Para os antroplogos ps-modernos, em particular os autores do Writing Culture, a etnografia deve ser mais que uma interpretao sobre o outro. Deve ser uma negociao com dilogos, uma expresso das trocas entre uma multiplicidade de vozes, onde fique evidente o outro no texto etnogrfico e seu relacionamento com o antroplogo, alm da prpria voz deste ltimo. O importante nisto tudo perceber que existe uma reflexo profunda no pensar e fazer antropolgico, necessria no mundo contemporneo, para uma reflexo da prpria cincia como conhecimento absoluto da realidade. Um mundo globalizado que muitas vezes demostra uma tendncia a homogeinizao, mas que ao mesmo tempo, nunca foi to abundante quando se trata do surgimento de nacionalidades localizadas.
Revista de Iniciao Cientfica da FFC, v.4, n.1, 2004.

48

REFERNCIAS ASAD, Talal . El concepto de la tradiccin cultural en la antropologia social britanica. Barcelona: Jcar, 1991. CALDEIRA, Tereza Pires do Rio. A presena do autor e a ps-modernidade em antropologia. Novos Estudos CEBRAP, n. 21, p. 133-157, jul.1988. CARDOSO DE OLIVEIRA, Roberto. Entre o estruturalismo e a hermenutica antropolgica. Anurio Antropolgico 85, Rio de Janeiro, p. 289-295, 1986. CARVALHO, Jos Jorge de. A antropologia e o niilismo filosfico contemporneo. Anurio Antropolgico 86, Braslia, p. 133-157, 1988. CLIFFORD, James. Sobre la alegoria etngrfia. Barcelona: Jcar, 1991. ______. ; MARCUS, George. Retoricas de la antropologia. Barcelona: Jcar, 1991. CRAPANZANO, Vicent. El dilema de Hermes: la mscara de la subversin en las descripciones. Barcelona: Jcar, 1991. DURHAM, Eunice Ribeiro. A pesquisa antropolgica com populaes urbanas: problemas e perspectivas. In: CARDOSO, Ruth Corra Leite (Org.). A aventura antropolgica: teoria e pesquisa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986. p. 17-37. DURKHEIM. mile. As regras do metodolgico sociolgico. So Paulo: Abril Cultural, 1979. (Os Pensadores). EVANS-PRITCHAR. 0s Nuer. So Paulo: Perspectiva, 1978. FAUSTO, Carlos. A antropologia xamantista de Michael Taussig e as desventuras da etnografia. Anurio Antropolgico 86, Braslia, p. 114-125, 1988.

Revista de Iniciao Cientfica da FFC, v.4, n.1, 2004.

49

FISCHER, Michael. El etnicismo y las artes postmodernas de la memoria. Barcelona: Jcar, 1991. GEERTZ, Clifford. A interpretao das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1989. ________. El Antropologo como autor. Mxico: Paidos, 1989. ________. O saber local: novos ensaios em antropologia interpretativa. Rio de Janeiro: Vozes, 1997. ________. et al. El surgimento de la antropologia posmoderna: Barcelona: Jcar, 1991. LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropolgico. Rio de Janeiro: Zahar, 1992. LVI-STRAUSS, Claude. As estruturas elementares do parentesco. So Paulo: Ed. Universidade de So Paulo, 1976. MALINOWSKI, Bronislaw. Os argonautas do pacfico ocidental. So Paulo: Abril, 1978 (Os Pensadores). MARCUS, George. Problemas de la etnografia contempornea en el mundo moderno. Barcelona: Jcar, 1991. PEIRANO, Mariza. O encontro etnogrfico e o dilogo terico. Anurio Antropolgico 85, Rio de Janeiro, p. 149-265, 1986. ________. A favor da etnografia. Anurio antropolgico 92, Rio de Janeiro, p. 197-224, 1994. PRATT, Mary Louisse. Trabajo de campo en lugares comunes. Barcelona: Jcar, 1991. RABINOW, Paul. Las representaciones son hechos sociais: modernidade y postmodernidad en la antropologa. Barcelona: Jcar, 1991.

Revista de Iniciao Cientfica da FFC, v.4, n.1, 2004.

50

REYNOSO, Carlos. Representacin. In: ______. (Comp.). El surgimento de la antroplogia posmoderna.. Mxico: Gedisa, 1991. ROSALDO, Renato. Desde la puerta de la tienda de campaa: el investigador de campo y el inquisidor. Barcelona: Jcar, 1991. RUBIM, Christina de Rezende. A objetividade como critrio de cientificidade na antropologia. Temtica, Campinas, n. 2, p. 141-180, jul./dez. 1994. ________. A constituio e o ser da antropologia: problemtica e mtodo. Estudos de Sociologia, n. 7, p. 119-146, 1999. TEDLOCK, Denis . A tradio analgica e o surgimento de uma antropologia dialgica. Anurio Antropolgico 85, Rio de Janeiro, p. 183-203, 1986. TRAJANO FILHO, Wilson . Que barulho esse, o do ps-moderno? Anurio antropolgico 86, Braslia, 1988. TYLER, Stephen. Etnografia postmoderna: desde el documento de lo oculto al oculto documento. Barcelona: Jcar, 1991. ARTIGO RECEBIDO EM 2001.

Revista de Iniciao Cientfica da FFC, v.4, n.1, 2004.

51

You might also like