You are on page 1of 3

Projeto

Programa mais Tempo na Escola Jornada de 30 horas


IIdentificao de escola Nome da escola: EEEFM Maria de Lourdes Poyares Labuto Nome de Diretor: Jos Osvaldo Meneghel Pedagoga: Gleidy Vidal Fontana de Barros Coordenadores: Matutino: Zilmar Novaes de Oliveira Perozini Vespertino: Daura Regina de Barcelos Noturno: Jos Carlos Sunderhus Turnos da Jornada: Vespertino Atendimento: 1 4 Srie - 07 turmas 70 alunos atendidos no programa Dependncias da escola: 13 salas de aula,01 biblioteca, 01 sala de vdeo, 01 laboratrio de informtica com anexo, sala da direa com banheiro, sala da coordenao, sala da pedagoga, sala para secretaria com anexo, 01 cantina, cozinha com despensa, salas dos professores com banheiro, deposito de material pedaggico, deposito de materiais diversos e utenslios, sala para materiais de educao fsica, banheiros para alunos, funcionrios, deficientes, ptio externo, refeitrio, quadra espostiva. Espao disponvel para o projeto: Ptios, biblioteca, sala de vdeo, quadra, refeitrio.

II Justificativa A escola, preocupada com o nmero crescente de alunos cujas competncias demonstradas esto incompatveis com as sries em que cursam, desenvolve o presente projeto especialmente elaborado para atender aos alunos que demonstram dificuldades srias na aquisio da leitura e escrita, no desenvolvimento do letramento e na conduo de seu comportamento em sala de aula. Confirmamos nesse projeto nossa certeza de que os atos de ler e de escrever so de grande importncia em uma sociedade como a nossa. Essa valorizao, desde h muito tempo atribuda queles que dominam a leitura e a

escrita, o que lhes garante um destaque na sociedade, fez com que nos empenhssemos na busca de soluo mais efetivas para as dificuldades que se apresentam no processo de alfabetizao. Ao prolongar o tempo de permanncia do aluno na escola oportunizamos-lhe mais situao de aprendizagem, ao mesmo tempo participando de um servio de carter social dos mais representativos. Assim, conscientes de que o domnio da escrita e da leitura um direito de cidadania, estamos diligentes em oferecer momentos que promovam a formao de novos cidados, atuantes, participativos e integrados nossa sociedade. Ao priorizarmos a necessidade em melhorar a qualidade da prtica pedaggica em nossa escola, um dos eixos de discusso estabelecidos a questo da leitura e da escrita para onde justamente voltamos nossos olhares, com especial ateno s dificuldades em alfabetizar e garantia de condies para que o aluno possa prosseguir em sua aprendizagem. Por isso, muitos questionamentos foram propostos e sugestes apresentadas em funo de se efetuar uma prtica educativa que fosse alm do tempo regular de aulas. Para que esse processo seja garantido necessrio que o aluno construa um conhecimento de natureza conceitual, compreendendo a representatividade da escrita e a sua funo social. Acreditamos que a insero da escola no programa Mais Tempos na Escola ser a oportunidade de reduzir, consideravelmente, as dificuldades encontradas na evoluo cognitiva de alguns alunos, melhorando a sua autoestima, impedindo dificuldades de adaptao, sentimento de inferioridade, desistncia e evaso escolar. IIIObjetivo Geral

Estimular atravs da ampliao do tempo escolar a oferta de uma gama maior de experincias e vivencias educacionais, para reduzir o ndice de alunos com dificuldade de aprendizagem e integrao social. IVObjetivos Especficos Elevar o nvel das competncias mnimas exigidas para o conhecimento bsico. Viabilizar possibilidades de interveno efetivas diretamente com os alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita. Despertar o prazer pela leitura e produo de textos. Promover a formao integral dos alunos participantes do projeto. Integrar a famlia nas aes educativas da escola.

Proporcionar atividade que levem os alunos a descobrir o mundo mgico da leitura infanto-juvenil. Ampliar as possibilidades de sucessor para os alunos do Ensino Fundamental na continuidade de suas sries. Promover a melhoria da qualidade de vida da criana e do adolescente, mediando atravs do processo de ensinoaprendizagem um desenvolvimento pessoal e social do indivduo. Estimular as diversas formas de expresso: Artstica, oral, corporal e escrita. Garantir ao aluno um atendimento individualizado e de qualidade produtiva das atividades Estimular a concentrao e interpretao utilizando estratgias de leitura e raciocnio lgico. Produzir textos em estruturas diversificadas garantindo o papel social da escrita. Estimular o raciocnio lgico em diversas situaes problemas, contextualizado com a vivncia do aluno. Mobilizar o aluno para ele compreenda a leitura como algo interessante, prazeroso e socialmente indispensvel.

You might also like