You are on page 1of 20

Prova I: FSICA, QUMICA e GEOGRAFIA

Processo Seletivo 2006.2 - URCA

FSICA

01. Usando a Equao Geral dos Gases Perfeitos, qual a proporo entre presso (p) e densidade ()? a) p 1/ b) p -2 c) p d) p -3 e) p 1/2 02. Em qual unidade a Constante universal dos Gases pode ser expressa? a) cal K / mol b) mol K / cal c) mol. K / J d) J / mol K e) mol / J K 03. Considere uma Expanso Livre de um gs conforme mostrado na figura. Qual lei da termodinmica define que o sentido natural de ocorrncia do evento aquele aonde o gs venha a ocupar todo o volume dos dois recipientes?

a) b) c) d) e)

Lei Zero 1 Lei 2 Lei 3 Lei A Lei Zero combinada com a 1 Lei

04. Qual o grfico que melhor representa o comportamento da fora de interao (F) da molcula de um gs com a parede do recipiente?

05/06/2006

Prova I: FSICA, QUMICA e GEOGRAFIA

Processo Seletivo 2006.2 - URCA

05. No contexto termodinmico as grandezas Temperatura, Entropia e Energia Interna, esto relacionadas, respectivamente, com as seguintes leis da termodinmica: a) Lei Zero, 1 Lei e 2 lei. b) 1 Lei, Lei Zero e 2 lei. c) 2 lei , Lei Zero e 1 Lei. d) Lei Zero, 1 Lei e 2 lei. e) Lei Zero, 2 lei e 1 Lei. 06. Considere trs corpos A, B e C conforme mostra a figura. No que se refere interao gravitacional, correto afirmar que:

05/06/2006

Prova I: FSICA, QUMICA e GEOGRAFIA

Processo Seletivo 2006.2 - URCA

a) b) c) d) e)

B impede a interao entre A e C. B no influencia a interao entre A e C. B aumenta a interao entre A e C. B diminui a interao entre A e C. A interao entre A e C depende da massa de B.

07. Considere dois corpos, A e B , dispostos conforme mostra a figura. Qual a acelerao do corpo B se uma fora horizontal (F) atua no corpo A? (mA e mB so as massas dos corpos A e B respectivamente, despreze o atrito).

a) b) c) d) e)

F / (mA + mB) F (mA + mB) FmA - FmB mA/F + mB/F Zero

08. Considere que uma partcula com velocidade constante execute uma determinada trajetria no plano XY. Em qual trajetria a componente X da posio apresenta um Movimento Harmnico Simples?

05/06/2006

Prova I: FSICA, QUMICA e GEOGRAFIA

Processo Seletivo 2006.2 - URCA

09. Considere o movimento bidimensional de um sistema de partculas. Se a nica fora externa a gravitacional, com direo ao longo do eixo Y, podemos afirmar que: a) A componente do momento linear do sistema ao longo do eixo X se conserva. b) A componente do momento linear do sistema ao longo do eixo Y se conserva. c) O momento linear do sistema se conserva. d) Todas as componentes do momento linear do sistema no se conservam. e) Apenas o mdulo das componentes do momento linear do sistema no se conservam. 10. Qual o fenmeno que ocorre devido o ndice de refrao absoluto do meio depender da freqncia da luz? a) reflexo difusa. b) reflexo regular. c) luminescncia. d) fluorescncia e) disperso. 11. Qual alternativa que apresenta a freqncia da radiao luminosa em ordem decrescente de comprimento de onda? a) vermelho, violeta, amarelo. b) amarelo, vermelho, violeta. c) vermelho, amarelo e violeta. d) verde, vermelho, amarelo. e) amarelo, azul, vermelho. 12. O som uma onda mecnica cuja velocidade depende: a) da velocidade da fonte. b) da intensidade com que a fonte emite o som. c) da freqncia com que o som produzido. d) do meio de propagao. e) do comprimento de onda e da freqncia. 13. Considere que um observador arremessa uma fonte sonora. Nessa situao o observador perceber: a) uma reduo no comprimento de onda do som. b) um aumento na velocidade do som. c) uma reduo na velocidade do som. d) um aumento na freqncia do som. e) uma reduo na freqncia do som.

05/06/2006

Prova I: FSICA, QUMICA e GEOGRAFIA

Processo Seletivo 2006.2 - URCA

14. Considere o movimento unidimensional de duas partculas com equaes horrias X1(t) = A1 + B1t e X2(t) = A2 + B2t. Qual a condio para que as partculas no ocupem a mesma posio? a) B1 = B2 e A2 > A1. b) B1 B2 e A2 A1. c) B1 > B2 e A2 > A1. d) B1 B2 e A2 = A1. e) B1 < B2 e A2 < A1. 15. Considere que 1 a variao da energia cintica e 2 a variao da energia potencial. Qual a sentena matemtica que expressa a Lei de Conservao da Energia Mecnica? a) 1 = 2 b) 1 + 2 = 0 c) 1 2 = 0 d) 1 / 2 = 0 e) 1 < 2. 16. Considere que seja possvel a seguinte reao entre duas partculas carregadas: Q1 + Q2 Radiao. Se Q1 = - Q2 e |Q1| = |Q2|, qual a lei de conservao que pode ser evidenciada na reao? a) Lei de conservao do momento linear. b) Lei de conservao da energia mecnica. c) Lei de conservao da carga. d) Lei de conservao do momento angular. e) Lei de conservao da massa. 17. Um corpo de massa M e uma partcula de massa m esto separados por uma distncia r. Nessa situao correto afirmar que a fora entre o corpo de massa M e a partcula de massa m proporcional a: a) Mm/ r2, em qualquer caso. b) Mmr2. c) M m r -3 d) r2 / M m. e) Mm/ r2, somente se r for muito maior que as dimenses que o corpo de massa M. 18. Na construo de uma casa a chamin no faz parte do suporte estrutural. Qual o fenmeno que melhor justifica esse procedimento?
05/06/2006

Prova I: FSICA, QUMICA e GEOGRAFIA

Processo Seletivo 2006.2 - URCA

a) b) c) d) e)

A difuso da fumaa dentro da casa. A radiao trmica emitida. A conveco da fumaa. A dilatao trmica. A evaporao.

19. Qual dependncia entre a variao de volume () de um slido e a variao de temperatura (DT)? (V o volume inicial e o coeficiente de dilatao linear) = V DT = V -2 DT = V 3 DT

a) c) e)

b) = V DT / d) = V DT /3

20. A figura mostra uma chapa de metal contendo um disco perfeitamente ajustado temperatura ambiente. Qual a situao que seria observada se a temperatura da chama aumentasse?

a) O disco continuaria ajustado. b) O disco continuaria ajustado se fosse constitudo do mesmo material da chapa. c) O disco continuaria ajustado se a chapa se dilatar uniformemente. d) O disco se desprenderia. e) O disco se deformaria.

05/06/2006

Prova I: FSICA, QUMICA e GEOGRAFIA

Processo Seletivo 2006.2 - URCA

QUMICA

TABELA PERIDICA DOS ELEMENTOS

05/06/2006

Prova I: FSICA, QUMICA e GEOGRAFIA

Processo Seletivo 2006.2 - URCA

QUMICA

21. Um dos fatores que podem influenciar na qualidade de vida de nosso planeta a diminuio da camada de oznio, substncia que filtra os raios ultravioletas do sol, que so nocivos nossa sade. Assinale a alternativa que caracteriza de forma verdadeira o referido gs: a) trata-se de uma molcula diatmica. b) uma forma alotrpica do gs oxignio. c) possui ligaes inicas. d) um istopo do elemento oxignio. e) uma substncia composta triatmica. 22. Os ons Fe+2 e Fe+3 diferem quanto quantidade de: a) prtons e nutrons. b) prtons e eltrons. c) nutrons somente. d) eltrons somente. e) prtons somente. 23. Os frascos I, II e III apresentam massas iguais de diferentes lquidos A, B e C. As densidades dos lquidos so, respectivamente, 0,8; 1,0 e 1,2.

Assinale a alternativa que determina cada frasco com seu respectivo lquido: a) b) c) d) e) IA, IIB, IIIC. IA, IIC, IIIB. IB, IIC, IIIA. IC, IIB, IIIA. IB, IIA, IIIC.

24. Um tomo A possui 6 nutrons e isbaro de B que possui 8 nutrons e a seguinte configurao eletrnica: 1s2 2s2 2p5. Qual o nmero de eltrons da ltima camada do tomo A?
8
05/06/2006

Prova I: FSICA, QUMICA e GEOGRAFIA

Processo Seletivo 2006.2 - URCA

e) a) b) c) d) e) 1 2 3 4 5

nitrognio e cloro.

25. Observe as distribuies eletrnicas dos elementos A, B, C e D, a seguir: A: 1s2.......4s2. B: 1s2.......4p6. C: 1s2.......3s2 3p5. D: 1s2.......4s1. Com base nas afirmaes abaixo, marque a opo correta: I) A e C so elementos gasosos. II) B e C apresentam propriedades metlicas acentuadas. III) O elemento mais eletronegativo o B. IV) C mais eletronegativo do que D. a) b) c) d) e) todas as afirmaes so falsas. apenas as afirmaes I e II so verdadeiras. todas as afirmaes so verdadeiras. a afirmao IV a nica correta. apenas a afirmao II verdadeira.

26. Sobre as substncias HCl, CO2 e NaCl, assinale a afirmativa verdadeira: a) As ligaes entre molculas de HCl so mais fracas que as ligaes entre as molculas de CO2. b) NaCl tem ponto de fuso menor que HCl. c) HCl e CO2 so compostos polares. d) CO2 existe apenas no estado gasoso. e) o carter inico da ligao interatmica maior em NaCl que em HCl. 27. Na reao: 2HCl + NO2 H2O + NO + Cl2, os elementos que no sofreram oxidao ou reduo so: a) hidrognio e cloro. b) hidrognio e oxignio. c) cloro e oxignio. d) nitrognio e hidrognio.
05/06/2006

Prova I: FSICA, QUMICA e GEOGRAFIA

Processo Seletivo 2006.2 - URCA

28. Observe a equao reacional abaixo, e marque a opo correta; CH3CH2NH2 + CH3COOH I II a) b) c) d) e) I e IV so bases de Lewis. II e IV so cidos de Lewis. II e III so bases de Bronsted. I e III so bases de Lewis. I e III so cidos de Bronsted. CH3CH2NH3+ + CH3COOIII IV

29. Uma experincia feita colocando-se em um tubo de ensaio cido clordrico e soluo de hidrxido de sdio, temperatura ambiente. Aps observao, marque a alternativa correta: a) h alterao de cor. b) h aparecimento de pequenas bolhas. c) h produo de luz. d) ocorre ligeiro aquecimento do tubo de ensaio. e) a mistura reacional turva. 30. Considerando que a proporo de gs oxignio no ar seja de 20% (% em volume), ento o volume de ar, em litros, medido na CNTP, necessrio para que ocorra a oxidao de 5,6 g de ferro, de: a) 0,28 b) 8,40 c) 0,33 d) 1,68 e) 3,36 Dados: Massa Molar (Fe): 56 e Equao: Fe + O2 Fe2O3

31. Observe a figura abaixo que representa um recipiente contendo duas solues de glicose de concentraes diferentes, separadas por uma membrana semipermevel (M):

H2O + glicose 0,2 M M

H2O + glicose 0,5 M

a) b) c) d) e)

Analisando o sistema acima, pode-se afirmar que, aps algum tempo, ocorre: aumento do nvel da soluo A. aumento da concentrao da soluo B. aumento da concentrao da soluo A. diminuio do nvel da soluo B. diminuio da concentrao da soluo A.
05/06/2006

10

Prova I: FSICA, QUMICA e GEOGRAFIA

Processo Seletivo 2006.2 - URCA

32.

a) b) c) d) e)

Um estagirio do laboratrio de qumica preparou 400 mL de uma soluo salina 0,2 mol/L, dissolvendo-se 16,56 g de X(ClO3)2 em gua suficiente para tal finalidade. Descubra quem o X na formulao qumica do referido sal. Ca Mg Be Sr Ba Dados: Cl = 35,5 e O = 16

33.

Observe o diagrama abaixo, e assinale a alternativa que corresponde entalpia de formao do ClF gasoso: H (kcal) Cl (g) + F (g)

47,3 kcal Cl2(g) + F2(g) 0 CIF(g) 13,3 kcal

a) b) c) d) e)

+ 47,3 kcal/mol. 47,0 kcal/mol. + 13,3 kcal/mol. 13,3 kcal/mol. + 60,6 kcal/mol.

34. Dada a equao genrica: X + Y Z + W, que representa uma reao se processando com velocidade V, se as concentraes de X e Y forem reduzidas metade, a nova velocidade da reao ser: a) V. b) 1/2 V. c) 1/4V. d) 1/8V. e) 1/16V. 35. Quando ingeriu dois copos de gua, uma pessoa diluiu seu suco gstrico (soluo contendo cido clordrico), de pH = 1, de 50 para 500 mL. Qual ser o pH da soluo resultante logo aps a ingesto da gua?

11

05/06/2006

Prova I: FSICA, QUMICA e GEOGRAFIA

Processo Seletivo 2006.2 - URCA

a) b) c) d) e)

0 2 4 6 8

40.

36. Uma pea de ferro foi niquelada e, a seguir, imersa em uma soluo de CuSO4. A presena de pontos vermelhos na pea, aps a imerso, indica falhas na niquelao porque: a) o on Cu+2 oxidou o Fe. b) o on Fe+2 oxidou o on Cu+2. c) o on Ni+2 oxidou o ion Fe+2. d) o Fe oxidou o on Ni+2. e) o Cu reduziu o Fe. 37. Marque a alternativa que indica o lcool de menor massa molar que apresenta estereoismeros: a) 2-metil-1-butanol. b) 2-butanol. c) 2-metil-1-propanol. d) 3-metil-1-butanol. e) 1-metil-1-etanol. 38. Ao sofrer oxidao, um lcool de frmula molecular C5H12O, produz uma cetona. Quando esse lcool desidratado e o produto formado oxidado exaustivamente com KMnO4 a quente, resulta uma mistura de cetona e cido carboxlico. Marque a alternativa que melhor representa o lcool em questo: a) 3-metil-1-butanol. b) 3-pentanol. c) 2-pentanol. d) 1-pentanol. e) 3-metil-2-butanol. 39. A saponificao do propanoato de metila com soluo aquosa de NaOH produz: a) propanol e cido metanico. b) propanol e metanoato de metila. c) metanol e propanol. d) metanol e propanoato de sdio. e) metanol e cido propanico.

a) b) c) d) e)

Um determinado composto de massa molar 88 g/mol tem frmula mnima C2H4O. Qual o nmero mximo de ismeros planos das funes cido carboxlico e ster que se pode obter? (Dados Massas: C = 12; H = 1; O = 16). 2 3 4 5 6

12

05/06/2006

Prova I: FSICA, QUMICA e GEOGRAFIA

Processo Seletivo 2006.2 - URCA

GEOGRAFIA c) As afirmativas II e III esto incorretas; d) A afirmativa I est incorreta; e) A afirmativa III a nica correta. 43. O desmatamento no planeta, fruto da expanso das atividades econmicas e do crescimento populacional mundial, vem afetando, principalmente, as reas de florestas. Nos ltimos 300 anos j destrumos mais da metade da cobertura vegetal do planeta. Assinale a alternativa que no representa uma das conseqncias do desmatamento: a) o solo sem cobertura causa o assoreamento de rios, lagos, causando inundaes. b) variao latitudinal e morfoclimtica das paisagens vegetais. c) formam-se novas ilhas nos esturios dos rios, impedindo a subida dos peixes e os meios de transportes fluviais. d) retirada de micronutrientes do solo, desprotegendo e diminuindo a sua fertilidade e proporcionando as eroses. e) as represas recebem grande quantidade de terra, sofrendo contnuo processo de assoreamento e prejudicando a vida aqutica. 44. Assinale a alternativa incorreta: a) Rede Hidrogrfica corresponde ao conjunto de rios de uma bacia e Bacia Hidrogrfica corresponde rede hidrogrfica e sua rea de captao de gua. b) Muitas Bacias Hidrogrficas drenam suas guas em direo ao mar, outras correm para o interior e, conforme a direo da drenagem, elas podem ser: exorrica; endorrica, entre outros. c) Arrica um tipo de drenagem caracterstica de reas desrticas e Criptorrica denomina uma bacia com drenagem subterrnea tpica de reas de cavernas. d) Os rios realizam um trabalho ininterrupto de destruio, transporte e sedimentao, que chamamos de Ciclo de Eroso Fluvial. e) Em regies planas, os rios apresentam uma velocidade muito mais acelerada, escavando curvas de nveis no seu leito, especialmente em terrenos pouco acidentados.

41. Relacione a 2 coluna de acordo com a 1, e assinale a opo correta: (I) Geografia Demogrfica ( ) Estudo da distribuio geogrfica dos seres vivos. (II) Geografia Urbana ( ) Estudo geogrfico das guas. (III) Biogeografia ( ) Estudo geogrfico das populaes. (IV) Geomorfologia ( ) Estudo geogrfico das cidades. (V) Hidrografia ( ) Estudo geogrfico do relevo. a) III; V; IV; II; I; b) II; V; I; III; IV; c) III; V; I; II; IV; d) III; V; II; I; IV; e) IV; III; I; II; V. 42. Leia com ateno as afirmativas abaixo e assinale a opo correta: I. O Equador paralelo principal est traado a igual distncia dos plos, formando um plano que divide horizontalmente a Terra em duas partes iguais: hemisfrio Norte, tambm chamado Meridional ou Austral e hemisfrio Sul, tambm chamado Setentrional ou Boreal. II. Apenas em dois dias do ano - 21 de maro e 23 de setembro os hemisfrios Norte e Sul recebem a mesma quantidade de luz e calor. Nesse fenmeno, conhecido como equincio, a durao do dia igual da noite. III. A variao na distribuio dos raios solares nos dois hemisfrios terrestres d origem s estaes do ano, e conseqncia da inclinao do eixo terrestre, em combinao com o movimento que a Terra faz ao redor do Sol durante o perodo de um ano: o movimento de Translao. a) As afirmativas I e III esto corretas; b) As afirmativas I e II esto corretas;

13

05/06/2006

Prova I: FSICA, QUMICA e GEOGRAFIA

Processo Seletivo 2006.2 - URCA

45. Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas; e indique a alternativa correta: ( ) A organizao do espao geogrfico atravs de redes eliminou a necessidade de fixar as atividades econmicas num determinado lugar. Isso vale para grande nmero de servios, que podem ser prestados a partir de qualquer lugar do mundo para qualquer outro, bastando que esses locais estejam conectados. ( ) A adoo de prticas neoliberais fez com que vrios Estados enfraquecessem os mecanismos de controle da economia e das fronteiras comerciais, tornando os pases subdesenvolvidos vulnerveis atuao das grandes corporaes multinacionais, originrias, em sua maioria, nos pases desenvolvidos. ( ) No comrcio internacional, as operaes de compra (exportao) e venda (importao) dependem da autorizao e controle de cada Estado. Os importadores e exportadores pagam taxas (denominadas patentes) no momento que as mercadorias saem e entram nos pases. So as redes alfandegrias ou dumping. ( ) Nenhum pas do mundo auto-suficiente do ponto de vista econmico. Nenhum pas tem todos os recursos naturais de que necessita ou tecnologia suficiente para promover seu desenvolvimento e suprir todas as necessidades de sua populao. necessrio buscar recursos e tcnicas fora de suas fronteiras. ( ) A mundializao do capitalismo colocou as empresas multinacionais no centro da produo material da existncia humana. Esse processo criou a empresa mundial. Uma empresa que tem na busca do lucro o elo da unidade empresarial e na diversidade produtiva de bens e servios a sua distribuio territorial em mltiplas localidades do mundo. a) b) c) d) e) F; V; F; V; F; V; V; F; V; V; F; F; V; F; V; V; F; V; V; F; V; V; F; F; V.

46. A reduo da camada de oznio um dos graves problemas ambientais de hoje, tendo adquirido propores alarmantes a partir de 1995, segundo dados da Organizao Meteorolgica Mundial, com sede em Genebra (Sua). Sobre Problemas Ambientais, assinale a opo incorreta: a) A drenagem excessiva de lenis subterrneos pode provocar o assentamento irreversvel do solo, ou seja, o abaixamento da rea, conforme a gua retirada. Quando esse processo ocorre no litoral, a gua salgada pode penetrar no lenol subterrneo, transformando a reserva de gua doce em gua salgada. b) Ao contrrio do que popularmente se acredita, o efeito estufa no causado pela poluio, mas uma das conseqncias mais direta que ele pode provocar a alterao do clima no nosso planeta. c) O oznio um gs presente no alto da atmosfera, onde funciona como um filtro contra raios solares nocivos vida (ultravioleta). Em baixas altitudes, poluente e nos Plos, onde a camada mais fina, esses gases provocam o chamado buraco na camada de oznio; mas apesar disso, sua reduo no representa um problema, nem para o meio ambiente nem para a sade da populao em geral. d) No Brasil, na Indonsia e na Repblica Democrtica do Congo (ex-Zaire), as selvas equatoriais e tropicais ocupam extensas reas, que juntas, correspondem a 40% da reserva total dessas florestas no mundo e seu equilbrio vem sendo quebrado atravs da explorao de minerais, extrao de madeira, implantao de projetos agropecurios e imobilirios, entre outros. e) A desertificao o estgio final de degradao dos solos, que resulta na transformao de muitas regies em desertos. Suas causas esto relacionadas com o uso excessivo e inadequado da terra para a agricultura e pastagem, como o desmatamento e as queimadas. 47. Sobre o Estado do Cear assinale a alternativa incorreta:

14

05/06/2006

Prova I: FSICA, QUMICA e GEOGRAFIA

Processo Seletivo 2006.2 - URCA

a)

Dentre as Bacias Hidrogrficas que banham o Estado cearense podemos citar: bacia do Corea, bacia do Jaguaribe, bacia do Cur e bacia do Acara. b) No Cear podemos encontrar Plancies Litorneas / Costeiras (praias, dunas, etc.), Serras Cristalinas (Guaramiranga, Baturit, etc.) como tambm Planaltos Sedimentares (Salitre, Araripe, etc.). c) A gipsita, utilizada comercialmente na produo de gesso, ocorre intercalada com camadas de calcrio e explorada na regio do Cariri cearense, principalmente na cidade de Pedra Branca (cujo nome foi originado devido a cor do minrio). d) A Floresta Nacional do Araripe (FLONA) localiza-se na Chapada do Araripe. Foi criada em junho de 1946, sendo a primeira floresta nacional decretada no Brasil. Teve como principais objetivos a proteo do solo, dos recursos hdricos e da biodiversidade. e) A bacia Hidrogrfica do Jaguaribe a maior do territrio cearense. O Jaguaribe, rio principal desta bacia, nasce na Serra da Joaninha, no municpio de Tau e seus afluentes mais importantes so os rios: Salgado, Quixeramobim, Banabui, Palhano, entre outros. 48. Leia com ateno o texto abaixo e indique a alternativa correta: So ventos que acontecem por causa de diferenas de aquecimento e resfriamento entre o Continente e o oceano ndico, e a configurao do relevo. Nessa regio, as zonas de alta e baixa presso se invertem durante o inverno e o vero. No perodo de vero do hemisfrio Norte (principalmente nos meses de junho e julho), o ar sobre o oceano ndico apresenta temperaturas mais baixas que o ar sobre o sul e sudeste asitico. O texto acima se refere a: a) Ventos: Orogrficos; b) Ventos: Irradiao; c) Ventos: El Nio; d) Ventos: de Mones; e) Ventos: La Nia.

49. Dentre as vrias Correntes de Pensamento Geogrfico, encontramos uma cujo teor afirma: ... acreditava na possibilidade de haver influncias recprocas entre o homem e o meio natural. Partia da idia de que o homem se adapta ao meio, alm de modific-lo. Assinale a alternativa que a identifica corretamente: a) Determinismo; b) Regionalismo; c) Alem; d) Possibilismo; e) Crtica. 50. Leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta: I. Ao contrrio do que acontece em inmeros outros pises, o territrio brasileiro no apresenta reas que impedem a prtica da agropecuria. At no Serto nordestino, de clima semi-rido, cultiva-se algodo arbreo e cria-se gado desde o perodo colonial. Se irrigado, o Serto pode ser um celeiro de bons produtos agrcolas para o consumo interno e para a exportao. II. O problema da estrutura fundiria do Brasil a excessiva concentrao da terra em mos de uma minoria de proprietrios. Isso se torna mais grave se considerarmos que essas terras tambm so as mais frteis e as ocupadas por cultivos de gneros destinados exportao ou pela pecuria extensiva. III. Dentre os principais cultivos brasileiros esto o caf, a cana-de-acar, o algodo, o cacau, a soja e a laranja, entre outros. A cana-deacar foi cultivada principalmente nos estados de So Paulo, Rio Grande do Sul e Paran, e vem se expandindo consideravelmente nas terras do Cerrado: em Minas Gerais (Tringulo Mineiro, Alto Paranaba e poro noroeste), no sul de Gois e em Mato Grosso do Sul. a) Confirmando que a afirmativa I est correta podemos citar como exemplo o plo agroindustrial criado na regio de JuazeiroPetrolina, nas vizinhanas do rio So Francisco, onde a irrigao criou uma importante rea produtora e exportadora de frutas e at de vinhos.
05/06/2006

15

Prova I: FSICA, QUMICA e GEOGRAFIA

Processo Seletivo 2006.2 - URCA

b) A afirmativa II est incorreta, pois afirma haver uma concentrao de terras no Brasil, quando na realidade no h. No Brasil, em nenhum momento da sua histria, houve problemas agrrios ligados a uma m distribuio de terras. O que h uma distoro dos fatos e um preconceito que atinge os latifundirios. c) A afirmativa III a nica correta, pois aborda uma questo agrria que reflete a situao econmica desigual entre as regies do Brasil. Os Estados citados so os mais desenvolvidos, economicamente, do pas devido ao plantio da cana-de-acar e a todo um processo de investimento nessa lavoura. d) As afirmativas I e II esto incorretas, pois suas afirmaes no representam em nenhuma situao a realidade existente no Brasil. No h situaes econmicas ou sociais que exemplifiquem essas afirmaes. e) A afirmativa III est incorreta, pois o produto citado como o responsvel pelo seu desenvolvimento econmico no a cana-deacar, mas o caf. 51. Leia com ateno, e assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna no texto abaixo: At o final da dcada de 1980, a revolta palestina restringia-se a atentados terroristas organizados por grupos de guerrilhas. No entanto, a reao violenta do exrcito israelense, que tambm promoveu massacres como resposta aos atentados, levou a populao palestina a participar ativamente da luta contra o Estado de Israel. A manifestao por meio da qual a populao sai s ruas armada apenas com pedras, as quais so lanadas contra os tanques e os soldados israelenses, chamada de _________________. a) Al Fatah; b) Intifada; c) Armistcio; d) Caxemira; e) Faixa de Gaza.

52. Sobre a Questo Ambiental e Desenvolvimento Sustentvel, assinale a alternativa incorreta: a) A Cpula Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentvel realizada em 2002, em Johannesburgo, na frica do Sul, contou com a participao de representantes de 189 pases onde todos eles assinaram acordos significativos de mudanas em relao preservao do meio ambiente, como por exemplo o Protocolo de Kyoto. b) Em 1992, o Rio de Janeiro abrigou a Conferncia das Naes Unidas sobre o Ambiente e o Desenvolvimento, tambm conhecida por Rio-92, onde resultaram metas e compromissos como a Agenda 21 que fornece recomendaes prticas sobre como alcanar o desenvolvimento sustentvel no sculo XXI. c) Os interesses conflitantes dos pases em relao a uma srie de aspectos, tais como prazo para reduo da emisso de gases txicos, conservao de florestas tropicais e origem dos recursos financeiros para proteo ambiental, constituem fortes obstculos consolidao do conceito de desenvolvimento sustentvel. d) O Brasil, alm de contar com uma das maiores reservas naturais do planeta, dispe de grande biodiversidade e apresenta grande variedade climtica; apesar de tantos recursos, os problemas ambientais so inmeros, tanto no campo como na cidade. e) Dentre os grandes problemas ambientais e ao global podemos citar a Chuva cida (cidos sulfrico e ntrico absorvidos pelas gotas de chuva); Destruio da Camada de Oznio (o grande responsvel o CFC Cloro Flor Carbono) e o Efeito Estufa (ampliao na reteno de calor no planeta). 53. Relacione a 2 coluna de acordo com a 1, e assinale a alternativa correta: (I) Transumncia ( ) o deslocamento dirio da populao, independente do motivo que a promova.

16

05/06/2006

Prova I: FSICA, QUMICA e GEOGRAFIA

Processo Seletivo 2006.2 - URCA

(II) Nomadismo

(III) Migrao Pendular

(IV) Migrao

(V) Emigrao

( ) deslocamento de um grupo populacional para fora da localidade, deixam suas origens; ( ) quando a populao passa parte do ano numa rea e parte em outra, motivada principalmente pelo trabalho. ( ) deslocamento da populao no espao. ( ) no possuem local fixo de residncia e se deslocam constantemente.

d) Escala a relao existente entre as dimenses da rea na superfcie terrestre e sua representao numa superfcie plana menor e podem ser: Escala Numrica pode ser representada por uma frao ordinria (1/500.000) ou sob a forma de uma razo (1:5000.000) e Escala Grfica representada por uma linha reta dividida em partes iguais. e) Na elaborao de uma Planta; Mapa ou Carta sobre uma mesma representao qualquer no dever haver diferenas na escala utilizada, pois entre elas a diferena no se d pela escala, mas sim pelo tema indicado, exemplo: Planta (quando representar apenas a projeo de uma casa, prdio ou uma construo); Mapa (quando representar apenas uma rodovia, estrada ou, no mximo, uma cidade) e Carta (quando o tema for referente apenas navegao, como as cartas nuticas ou aeroespaciais). 55. Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas, e assinale a alternativa correta: ( ) Os Bascos so um povo que mesmo tendo passado por longos perodos sob dominao, conseguiu conservar a sua identidade cultural, mantendo at hoje sua lngua (o euskara ou vascono), seus costumes e tradies. ( ) A instabilidade na regio balcnica est ligada principalmente ao nacionalismo e s questes tnicas, pois a Srvia sempre teve pretenses hegemnicas sobre os Blcs, pretendendo dominar todos os povos desta regio que tivessem os mesmos traos tnicos e culturais para criar a Grande Srvia. ( ) O ETA (Euskadi ta Askatsuna ou Ptria Basca e Liberdade) um grupo de tendncia socialista e com idias separatistas centrado nas tticas de guerrilha urbana; contava com o apoio da populao, mas na dcada de 1990, devido a um ato indiscriminado contra pessoas sem qualquer ligao direta contra o ETA, a populao espanhola passou a demonstrar seu repdio.

a) b) c) d) e)

II; I; III; V; IV; IV; II; V; I; III; III; V; I; IV; II; I; II; III; V; IV; V; IV; II; III; I.

54. Sobre Cartografia no correto afirmar: A) Sensoriamento Remoto a tcnica da qual cmaras ou sensores, localizados em satlites ou avies, registram a emisso de radiao eletromagntica de elementos naturais ou artificiais na superfcie terrestre, atravs de um espectro de cores especficas. B) SIG Sistema de Informaes Geogrficas, a ferramenta computacional do Geoprocessamento, disciplina que utiliza tcnicas matemticas e computacionais para o tratamento da informao geogrfica. Permite armazenar e integrar informaes de diferentes fontes e escalas. C) Mapas Temticos so os mapas especializados em determinado tema por exemplo, mapas de distribuio das atividades industriais; das atividades agrcolas; das jazidas minerais; da populao; dos climas; do relevo; etc.

17

05/06/2006

Prova I: FSICA, QUMICA e GEOGRAFIA

Processo Seletivo 2006.2 - URCA

) Entre os grupos extremistas islmicos, surgidos na dcada de 1980, pregando a destruio de Israel e a implantao de um Estado Palestino Islmico, inclusive em territrio israelenses, esto os Hamas e o Jihad Islmico. ( ) O Taleban, milcia islmica fundamentalista, instituiu um regime islmico adotando a Sharia, sendo as mulheres as mais prejudicadas com sua implantao, pois foram impedidas de estudar e trabalhar; s podiam sair s ruas acompanhadas por seus pais, maridos ou irmos como tambm a usarem a burka. a) F; F; F; F; V; b) V; V; V; V; V; c) F; F; F; V; V; d) V; F; V; F; F; e) F; F; V; F; V. 56. Relacione a 2 coluna de acordo com a 1, e assinale a alternativa correta: (I) BENELUX ( ) representa o sonho americano de ampliar o comrcio regional das Amricas, integrando-o num megabloco que abrangeria todos os pases americanos, com exceo de Cuba. (II) CECA ( ) acordo de livre comrcio, ratificado em 1993, que une o comrcio regional dos trs pases da Amrica do Norte (EUA, Canad e Mxico), capaz de concorrer com a UE. (III) NAFTA ( ) esse bloco econmico foi criado atravs do Tratado de Assuno, formado pelo Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai (plenos), Bolvia e Chile (associados). (IV) ALCA ( ) diante das dificuldades econmicas impostas pela 2 Guerra Mundial, esses pases uniram-se com o intuito de estabelecer vantagens fiscais e aduaneiras visando, em ltima instncia, ao aumento do comrcio entre si.

(V) MERCOSUL

( ) criada atravs do Tratado de Paris, em 1951, formada pela Alemanha, Frana, Itlia, Blgica, Holanda e Luxemburgo. Associado a outro bloco, seu sucesso possibilitou que essas zonas de livre comrcio se expandissem e se transformassem no Mercado Comum Europeu.

a) b) c) d) e)

II; I; V; IV; III; III; IV; V; II; I; IV; I; II; V; III; IV; III; V; I; II; V; IV; II; III; I.

57. Sobre o Nordeste Brasileiro incorreto afirmar: a) No Nordeste brasileiro distinguem-se quatro reas diferenciadas por fatores naturais e socioeconmicos: o Meio-Norte, o Serto, o Litoral e o Agreste. b) Formado pelo Maranho e Piau, o MeioNorte constitui uma rea de transio entre Amaznia (mida e coberta de floresta); e o Serto (clima semi-rido e vegetao xerfila). c) O Serto caracterizado por clima semi-rido e vegetao de caatinga ocupando a rea mais extensa do interior do Nordeste. De modo geral, coincide com o Polgono das Secas. d) O Litoral representado pela parte da plancie litornea que vai desde o Rio Grande do Norte at o sul da Bahia. Como o litoral era quase todo coberto pela Mata Atlntica, a regio ficou conhecida como Zona da Mata. e) O Agreste corresponde zona de transio entre o Litoral (mido) e o Serto (semirido). Tem clima semi-mido, estrutura fundiria marcada pelo minifndio. Campina Grande, em Pernambuco e Caruaru na Paraba, funcionam como centros regionais dessa zona. 58. Leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

18

05/06/2006

Prova I: FSICA, QUMICA e GEOGRAFIA

Processo Seletivo 2006.2 - URCA

I.

II.

III.

a) b) c) d) e)

O petrleo, gerado atravs de decomposio do material orgnico, ao longo de milhares de anos, uma fonte no-renovvel de energia. O lcool, pelo contrrio, um combustvel renovvel, pois provm do processamento de matria orgnica viva, a cana-de-acar. O carvo mineral foi a fonte de energia bsica da primeira Revoluo Industrial (GrBretanha, sculo XVIII). As concentraes industriais, nos pases que se industrializaram entre os sculos XVIII e XIX (Gr-Bretanha, Alemanha, EUA), ocorreram prxima s reas de extrao carbonfera. A energia hidreltrica o resultado de uma srie contnua de transformaes de energia. A energia inicial a fora da gua em movimento, encontrada na prpria natureza e conhecida como energia potencial. Por essa razo, a usina deve ser construda em rios que tenham um determinado volume de gua e apresentem desnveis em seu curso onde a energia potencial seja transformada em energia mecnica atravs do movimento das turbinas. I; II e III esto corretas; apenas I e II esto corretas; apenas III est correta; apenas II e III esto corretas; I; II e III esto incorretas.

IV. Os Tabuleiros Costeiros no Estado do Cear podem ser identificados nas reas dos municpios de Pacajus, Chorozinho e Cascavel, com solos arenosos profundos (Areias Quartzosas), de cores claras ou esbranquiadas, muito utilizados com a plantao de cajueiro. V. Podemos citar o Campo de Inselbergues (monlitos) na depresso sertaneja de Santana do Cariri como exemplo de Depresses Sertanejas, no Cear. a) II; IV e V; b) I; II e V; c) I; III e IV; d) II; IV e V; e) I; III e V. 60. Assinale a alternativa incorreta: a) As habitaes das grandes cidades so bem diferenciadas das habitaes de cidades mdias e pequenas. Nas grandes cidades todas as habitaes so regulamentadas e foram feitas (construdas) com a autorizao do governo municipal, em reas ou terrenos previamente loteados, urbanizados e legalizados pelos setores responsveis, da a no existncia de tantos problemas de infraestrutura nas pequenas cidades. b) Nas grandes cidades, a populao das reas centrais vem diminuindo, enquanto as periferias ficam mais densamente povoadas, tornando ainda mais difcil o acesso aos servios de infra-estrutura urbana como saneamento bsico, sade, educao, transporte e lazer. c) Conurbao a fuso fsica e espontnea de duas ou mais cidades por meio da expanso horizontal de suas reas construdas. d) Um trao marcante do rpido processo de urbanizao em muitos pases subdesenvolvidos (inclusive o Brasil) a precariedade das moradias de parcela considervel da populao, sobretudo nas grandes cidades, reflexo do processo de modernizao desses pases, concentrao de rendas e excluso social de parte da populao. e) Em alguns casos, a ocupao da periferia das cidades faz com que o poder pblico construa as benfeitorias necessrias ao atendimento dos novos ncleos de povoamento como linhas de transporte, pavimentao, rede de gua e esgoto, eletrificao e outros.
05/06/2006

59. Sobre o Estado do Cear assinale a alternativa que indica as afirmativas corretas: I. O Estado do Cear limitado: ao norte pelo Oceano Atlntico; ao sul pelo Estado de Pernambuco; ao leste com os Estados do Rio Grande do Norte e Paraba e a oeste com o Estado do Piau. II. Podemos citar como exemplos de cidades localizadas na regio do Jaguaribe: Jaguaribara, Iracema, Alto Santo, Crates, Irauuba, Ip e Reriutaba. III. A Bacia do Araripe localiza-se na regio Sul do Estado compreendendo toda a Chapada do Araripe e reas circunvizinhas. Nela ocorre o Chamado Grupo Araripe composto por trs Formaes: Formao Misso Velha, Formao Exu e Formao Santana.

19

Prova I: FSICA, QUMICA e GEOGRAFIA

Processo Seletivo 2006.2 - URCA

20

05/06/2006

You might also like