You are on page 1of 34

Sistemas operacionais

desenvolvimento e a melhoria no desempenho da memria principal e do processador bem maior que a das memrias secundrias.

Esta

diferena de desenvolvimento entre os trs fez com que os sistemas de armazenamento em discos fossem o principal foco de ateno para que pudesse haver uma melhoria nos sistemas computacionais em geral. projetistas de disco perceberam que como os dispositivos podem ser melhorados at certo ponto, ento eles poderiam fazer com que estes componentes fossem colocados para trabalhar em paralelo, alcanando uma performance melhor.

Os

isso deu origem ao desenvolvimento de um agrupamento de discos que operam independentemente e em paralelo.

Com diversos discos, diferentes requisies de E/S podem ser processadas em paralelo, desde que os dados requeridos residam em discos separados.
Mais do que isso, uma nica requisio de E/S poder tambm ser executada em paralelo, se o bloco de dados a ser acessado for distribudo em vrios discos.

Com

o uso de mltiplos discos, h a possibilidade de os dados serem organizados de diversas maneiras, tornando difcil o desenvolvimento de bancos de dados compatveis com diferentes plataformas e sistemas operacionais.
caso pode-se empregar redundncia para melhorar a confiabilidade, ou seja, multiplicar os dados, gerar cpias deste, para que ele sempre possa ser recuperado.

Neste

Na

dcada de 80, os pesquisadores desenvolveram tcnicas de gerenciamento de disco para otimizar as operaes de E/S e implementar redundncia e proteo de Dados conhecidos como RAID. RAID (Redundant Arrays of Inexpensive Disk ou agrupamento redundante de discos independentes) um padro para o projeto de banco de dados de vrios discos, adotado pela indstria. caracterstica da tcnica de RAID a criao de um dispositivo virtual, o Array de Discos.

Uma

Consiste

em um grupo de discos fsicos que so tratados pelo SO como um nico disco lgico, trazendo mais capacidade de armazenamento, maior desempenho e confiabilidade nos dados armazenados. dados so distribudos pelas unidades de discos fsicos do agrupamento.

Os

capacidade de armazenamento redundante utilizada para armazenar informao de paridade, garantindo a recuperao dos dados em caso de falha em algum disco.

estratgia RAID substitui as unidades de disco de grande capacidade por vrias unidades de capacidade menor, distribuindo os dados para possibilitar acessos simultneos nas vrias unidades e, desse modo, melhorar o desempenho de E/S e facilitar o aumento significativo de capacidade da memria secundria.
caracterstica nica da tecnologia RAID se refere ao uso eficaz de redundncia de dados. Embora o uso simultneo de vrios cabeotes e discos possibilite obter taxas de transferncia de E/S mais altas, isso aumenta tambm a probabilidade de falhas.

Uma

Para

compensar essa diminuio de confiabilidade, o RAID usa a informao de paridade armazenada que possibilita a recuperao dos dados perdidos devido a uma falha de disco. 7 nveis de RAID, apesar de um dos tipos, alguns autores no o classificarem como sendo parte do RAID, que o de nvel 0, pois ele no tem uma das principais caractersticas do RAID que a redundncia de dados.

Existem

Est

na categoria de intercalao de dados, no faz redundncia de dados. Distribui as operaes de E/S entre diversos discos fsicos visando aumento de desempenho. Os dados de usurios e de sistema so vistos como sendo armazenados em um disco lgico. Esse disco dividido em tiras; as tiras podem ser constitudas de blocos fsicos, setores ou alguma outra unidade de armazenamento. As tiras so mapeadas sobre membros consecutivos do agrupamento de forma circular, cujo modo de distribuio mais conhecido como round robin.

Um

conjunto de tiras logicamente consecutivas, cada qual mapeada em um dos membros do agrupamento, denominada faixa (stripe), da o apelido de Striping. Em um agrupamento de n discos, as n primeiras tiras lgicas so fisicamente armazenadas como a primeira tira de cada um dos n discos, formando a primeira faixa; as n tiras seguintes so distribudas como a segunda tira de cada disco, e assim por diante. A vantagem desse esquema que, em grandes requisies de E/S, compostas de mltiplas tiras logicamente contguas, at n tiras podem ser manipuladas em paralelo, reduzindo bastante o tempo de transferncia de E/S.

Onde

h uma alta requisio de desempenho para dados no muito importantes ou no-crticos. seja ele usado geralmente em supercomputadores nos quais o desempenho e a capacidade constituem requisitos primordiais e o baixo custo mais importante do que maior confiabilidade.

Ou

Est

na categoria de espelhamento, ou seja ele faz a redundncia duplicando completamente os dados, replicando todo o contedo do disco principal, chamado de primrio em discos secundrios.
tambm so intercalados em tiras como no RAID 0. Mas, aqui, cada tira lgica mapeada em dois discos fsicos separados, assim cada disco o agrupamento tem como espelho um outro disco contendo os mesmos dados.

Estes

Vantagens

Uma requisio de leitura pode ser atendida por qualquer um dos dois discos, que contenha os dados requeridos, de preferncia por aquele no qual o tempo de busca mais o tempo de posicionamento do setor desejado sobre o mecanismo de leitura (ou simplesmente latncia rotacional), seja menor. Uma requisio de escrita requer a atualizao das duas tiras correspondentes, mas isso no acrescenta um tempo a mais gasto, visto que podem ser atualizadas ao mesmo tempo, j que feito em paralelo.

Ele o melhor em recuperao de falhas. Pois quando h uma em uma unidade de disco, os dados ainda podem ser recuperados a partir da segunda unidade.

Desvantagens

Sua implementao possui um alto custo;

Ele requer um espao de disco fsico duas vezes maior do que o do disco lgico.

Justamente

pelas suas vantagens e desvantagens apresentadas anteriormente, esta configurao de RAID mais utilizada em unidades de disco que armazenam software, dados do sistema e outros arquivos altamente crticos.

Nesses

casos, o RAID 1 oferece uma cpia de segurana de todos os dados em tempo real, de modo que, mesmo ocorrendo uma falha em um disco, todos os dados crticos permaneam disponveis.

redundante, e faz isso atravs do cdigo de hamming ou ECC. que Cdigo de Hamming?

um cdigo de deteco, isto , permite no apenas detectar erro de um bit, mas tambm a localizao do bit errado. Exemplo: Supondo que h uma palavra sendo formada do disco A0 ao A3, no disco lgico, isso vai ser transferido aos discos Ax ao Az, isto o bit de paridade vai ser intercalado junto a esta distribuio da informao.

Usa

uma tcnica de acesso paralelo.

controlador da matriz que realiza a validao do ECC. os discos da matriz participam de qualquer solicitao de E/S. stripes so pequenos (byte/word) e a movimentao dos braos dos diversos discos sincronizada.
tem sentido em suscetibilidade a erros. ambientes com alta

Todos

Os

No

comercializado por causa do seu custo (o nmero de discos redundantes proporcional ao logaritmo do nmero de discos de dados).

redundante e faz isso atravs de paridade de bit intercalada. A paridade por faixa. usa a tcnica de acesso paralelo.

Tambm

Usa

apenas paridade bit-interleaved calculada atravs de XOR (ou exclusivo, ou seja, as entradas devem estar em sinais contrrios obrigatoriamente para gerar nvel alto na sada) dos bytes.
apenas redundncia. um disco para tratar

Requer

Todos

os discos da matriz participam de qualquer solicitao de E/S, pois os stripes so pequenos. A movimentao dos braos dos diversos discos deve ser sincronizada. Boa taxa de transferncia de dados (paralelo), mas apenas uma requisio de E/S pode ser executada por vez. Clculo da Paridade: Xp(i) = X0(i) (XOR) X1(i) (XOR) X2(i) (XOR) X3(i) Regenerao do disco 1 (acrescentando-se Xp(i) (XOR) X1(i) ): X1(i) = Xp(i) (XOR) X0(i) (XOR) X2(i) (XOR) X3(i) Princpio vlido para os RAIDs de nveis 3 a 6

usado em aplicaes com grandes requisies de E/S, como processamento de imagens e CAD.

redundante e faz isso atravs de paridade de bloco intercalada. A paridade por bloco. Usa paridade block-level, paridade bit a bit individual para cada stripe.

Usa

tcnica de acesso independente (como os nveis 5 e 6). Requisies de E/S distintas podem ser atendidas em paralelo. Melhores taxas de requisies; piores taxas de transferncia. Nos nveis 4, 5 e 6 os stripes so relativamente grandes.

Permite

mltiplas leituras simultneas Existe overhead nas operaes de escrita. Clculo da Paridade: Xp(i) = X0(i) (XOR) X1(i) (XOR) X2(i) (XOR) X3(i) Escrita no disco 1: Xpnovo(i) = X0(i) (XOR) X1novo(i) (XOR) X2(i) (XOR) X3(i) = X0(i) (XOR) X1novo(i) (XOR) X2(i) (XOR) X3(i) (XOR) X1(i) (XOR) X1(i) = Xp(i) (XOR) X1(i) (XOR) X1novo(i) Escrita envolve 2 operaes de leitura e 2 de escrita Disco de paridade torna-se um gargalo no sistema

Este

tipo de RAID no comercializado.

redundante, e faz isso atravs de paridade de bloco intercalada e distribuda. Tambm conhecido por ter discos de dados independentes com blocos de paridade distribudos. dados entre os discos do array e implementar redundncia baseada em paridade, requerendo espao adicional menor para ser implementada.

Distribui

Paridade

block-level distribuda, paridade bit a bit individual para cada stripe.

Todo

disco usado para armazenar os bits de paridade. Os stripes so relativamente grandes, como no nvel 4.

Permite

mltiplas leituras simultneas. Penaliza operaes de escrita, mas no h formao de gargalo. Em um agrupamento com acesso independente, cada disco opera independentemente, permitindo que requisies de E/S distintas possam ser satisfeitas em paralelo. Por isso,agrupamentos com acesso independente so mais adequados para aplicaes que requerem altas taxas de requisies de E/S, no sendo apropriadas para aplicaes que necessitam de altas taxas de transferncias de dados. Como nos demais esquemas de RAID, usada a intercalao de dados em tiras.

No

RAID de nveis 5, as tiras so relativamente grandes e distribudas por todos os discos.


alocao tpica consiste em um esquema circular. Para um agrupamento de n discos, a tira de paridade das n primeiras tiras de dados armazenada em um disco diferente e esse padro ento se repete. distribuio das tiras de paridade em todos os discos evita a possibilidade de formao de gargalos no desempenho do sistema.

Uma

Geralmente

utilizado em buscas de dados com altas taxas de requisio e grande volume de leituras.

redundante, e faz isso atravs de paridade de bloco dupla intercalada e distribuda. Tambm est na categoria de acesso independente. Tambm conhecido como discos de dados independentes com duplo esquema independente de paridade distribudo. So usados 2 clculos de paridade diferentes (o XOR e um outro algoritmo de verificao independente). Os resultados so armazenados em discos distintos. Matriz requer N+2 discos.

Ele

no faz muito bem a operao de escrita nem na transferncia de dados, nem na requisio de E/S. Pois cada escrita afeta dois blocos de paridade. alta disponibilidade de dados.

Possui

mais utilizado onde h uma alta requisio de disponibilidade de dados. De preferncia onde tenha uma alta taxa de requisio de E/S para leitura.

You might also like