You are on page 1of 13

INSTRUES DE INSTALAO

CD-1 / Abril de 2005

Imprima e leia atentamente este documento antes de efectuar qualquer procedimento. Em caso de dvida consulte os nossos servios de apoio tcnico.
1. Instalao inicial dos programas Introduza o CD e aguarde alguns segundos pelo Menu de Instalao. Se o Menu no aparecer, execute o ficheiro SETUP.EXE que se encontra na raiz do CD. Escolha o programa pretendido e o tipo de instalao ( completa ). Ao iniciar o processo de instalao dever indicar a pasta/directrio onde o programa ir ser instalado. Caso aceite o caminho proposto pela instalao, o programa ser instalado na pasta Programas, onde criar o directrio JPM e dentro deste o directrio Comum e outro com o nome do programa. Por exemplo, se instalar o programa GPV aceitando o caminho proposto na instalao, teremos: PROGRAMAS\JPM\GPV-EUR

- Seguidamente indique o tipo de instalao tendo em considerao se vai usar o programa em REDE ou MONOPOSTO: _ Servidor Dedicado ou Terminal - deve ser seleccionada quando o computador onde vai instalar o programa vai ser utilizado como Servidor de Rede ( neste caso no pode ser utilizado como posto de trabalho ) ou como Terminal ( posto de trabalho ); _ Monoposto ou Servidor No Dedicado - deve ser seleccionada quando vai usar o programa em Monoposto ou proceder instalao do programa num computador que vai simultaneamente ser utilizado como Servidor e posto de trabalho ( terminal ); Se seleccionou a primeira opo indique se o computador vai ser usado como Servidor ou Terminal.

- No Servidor partilhe com acesso completo a pasta ( JPM ) onde o programa ficou instalado . - Ao chamar o programa pela primeira vez so editadas as Definies de Rede. Se estiver a trabalhar em Monoposto aceite por defeito os caminhos oferecidos. No caso de estar a funcionar em REDE ( terminais ou servidor no dedicado ) altere as informaes para os caminhos da Rede, sendo por exemplo: \\ nome do servidor\ jpm\ gpv-eur \\ nome do servidor\ jpm\ comum Procedimento RECOMENDADO na instalao dos terminais : No que respeita aos programas GPV, ALUNOS, CIBE, POCE e BIB-TECA, em alternativa ao processo de instalao acima referido para os TERMINAIS, poder apenas efectuar a instalao no SERVIDOR NO DEDICADO e posteriormente em cada terminal criar um CONE direccionado para o servidor. Altere as propriedades do cone para que a linha Iniciar em fique em branco . Desta forma o programa executado a partir do servidor e em futuras revises apenas necessita de actualizar o servidor. No caso dos programas CONTAB e NETDADOS a instalao SEMPRE efectuada no Servidor, criando-se posteriormente o cone em cada terminal. No caso de utilizar um Servidor Dedicado ( onde apenas se encontra a base de dados ), execute o procedimento atravs de um terminal e posteriormente copie o executvel do software ( nome do programa . EXE ) para a pasta do programa no Servidor. Em futuras revises actualize o servidor atravs do mesmo terminal e volte a copiar o executvel para que fique actualizado. Quando se trata de uma instalao em REDE com Servidor NT/2000 ou superior e com acessos limitados na rede aos diversos utilizadores, a instalao inicial no Servidor e em todos os terminais deve ser efectuada com a palavra-passe do administrador. Para que os restantes utilizadores possam posteriormente usar o programa em cada um dos terminais, em principio, ao iniciarem o Windows com a palavra-passe de utilizador e quando chamarem o programa pela primeira vez, sero solicitadas as Definies de Rede. Indique as definies correctas e a partir desse momento poder utilizar o programa. Caso este procedimento no resulte, poder a partir do CD de instalao efectuar uma instalao APENAS para actualizao do Registo. Se tiver que recorrer a este ltimo procedimento NO o deve fazer sem contactar primeiro os nossos servios de apoio tcnico. Gesto de Utilizadores Os programas esto preparados com uma opo que permite a criao de diferentes nveis de acesso informao para os diversos utilizadores. Aps a instalao da aplicao e ao chamar o programa, solicitado o nome do utilizador e respectivo cdigo de acesso. Para entrar digite: Utilizador : GESTOR Cdigo de Acesso : gestor

O GESTOR do sistema dever alterar o seu Cdigo de Acesso para que ningum possa aceder ao programa com o cdigo inicial que vai definido no programa.

Impresso do Manual Assume particular importncia a leitura do Manual e documentao complementar antes de iniciar os trabalhos com os programas. Como poder obter o Manual ? No MENU principal do CD, seleccione o programa pretendido e clique em MANUAL. Para a impresso do Manual necessita de ter instalado no computador o software Acrobat Reader.

2.

Converso dos dados do AE-EURO para o GPV .

Para as escolas que ainda esto a utilizar o programa AE e pretendem converter os dados para a verso GPV Gesto de Pessoal e Vencimentos, devero entrar em contacto com os nossos servios de apoio tcnico.

3. Instalao de Actualizaes O processo de instalao destas revises obedece aos mesmos procedimentos utilizados em actualizaes anteriores. No entanto e mais uma vez chamamos a V/ especial ateno: 1. Actualize a cpia de segurana. 2. Feche todos os programas do(s) computador(es) onde vai instalar a actualizao. 3. Introduza o CD e aguarde alguns segundos at que aparea o Menu de Instalao. Caso no aparea, execute o ficheiro Setup.exe que se encontra na raiz do CD. 4. Seleccione o programa e a opo reviso. 5. Aps actualizao do programa, NO restaure cpias de verses anteriores sem indicao expressa dos nossos servios tcnicos.

Estando a funcionar em REDE e se no optou pelo procedimento recomendado para os terminais ( pgina 2 ), aps instalao de cada terminal verifique se a verso ficou actualizada. Caso no tenha ficado actualizada COPIE do Servidor para a pasta do programa no Terminal o novo executvel do programa .

3.1 Actualizao do GPV ( Verso 5.1.0 Abril de 2005 ) 3.1.1 - Instalao da Verso 5.1.0 Abril de 2005

NOVO

Se j est a utilizar o programa na verso 5.0.0 proceda sua actualizao com a verso agora disponibiliza ( v5.1.0 ). Nesta verso foi corrigida a frmula de clculo para o tempo de servio (converso em anos , meses e dias ) que impresso nas listas de antiguidade. Com esta nova verso ao efectuar o CALCULAR na opo de Lista de Antiguidade, so apresentados trs novos campos com o tempo de servio j convertido em Anos, Meses e Dias. Na impresso das listas de antiguidade o programa reproduz na listagem a informao j calculada e que consta nesta opo. De acordo com as normas legais, o tempo total de servio em dias convertido com base em anos de 365 dias e meses de 30 dias. Aplicando este procedimento e para os funcionrios cujo o tempo restante esteja entre o intervalo 360 365, vai originar um valor de 12 meses sem ter o ano completo ( ex: 360/30 ). Sempre que esta situao ocorra, o programa assinala o valor a vermelho para posterior interveno manual por parte do utilizador. Caso tenha necessidade de voltar a imprimir listas de antiguidade referente a anos anteriores, dever verificar os valores e corrigir alguma situao pontual onde verifique divergncia. Foram corrigidas tambm mais algumas situaes de pormenor. Se ainda est a utilizar uma verso anterior V5.0.0, os ficheiros agora disponibilizados permitem a actualizao para a verso 5.1.0. No entanto e antes de efectuar qualquer procedimento, leia atentamente toda a informao e siga rigorosamente as indicaes apresentadas.
3.1.2 - Procedimentos de Instalao se ainda est a utilizar uma verso anterior v5.0.0 ATENO : Considerando que esta nova verso vai reestruturar a base de dados usada

no programa e de forma a garantir o tempo necessrio para resoluo de eventuais anomalias tcnicas detectadas durante o processo de instalao, RECOMENDAMOS que a actualizao para a nova verso seja efectuada aps o processamento dos vencimentos de ABRIL e elaborao da correspondente requisio de fundos. Se a escola utilizar tambm as nossas aplicaes CONTAB e/ou GIAE, a actualizao destes dois programas ter que ser efectuada tambm na mesma altura, caso contrrio no ser possvel a articulao entre estas aplicaes. Cumpra rigorosamente os seguintes procedimentos: 1. Na verso ainda em uso ( verso 4 ) , aceda opo de Manuteno de Dados da rea de Utilitrios. Se forem apresentados ficheiros com uma linha a cortar o nome, significa que estes ficheiros no pertencem ao programa. Clique com o rato em cima do nome destes ficheiros e pressione a tecla DEL para os eliminar. 2. De seguida pressione o boto Iniciar Manuteno e verifique se no apresentada nenhuma mensagem de ERRO.

3. Aceda opo Abertura de Anos e proceda de igual forma para os restantes anos. 4. Se detectar alguma anomalia entre em contacto com os nossos servios tcnicos antes de proceder actualizao. 5. Antes de proceder actualizao do programa, realize uma cpia de segurana englobando todos os anos. 6. Sem mais ningum estar a usar o programa proceda instalao da Reviso. Siga as instrues seguintes e aguarde at o processo estar concludo. 7. Aps a instalao aceda ao programa e, obrigatoriamente, proceda abertura de todos os anos que constam nas bases de dados. Se for apresentado alguma mensagem de ERRO ao entrar no programa ou na abertura do ANO 2004, contacte de imediato os nossos servios. Se for apresentada alguma mensagem de ERRO na abertura do ano 2003 ou anteriores, a situao no urgente mas dever estabelecer contacto com os nossos servios de apoio tcnico quando lhe for possvel.

Alteraes efectuadas na verso 5.0.0 Abril de 2005 - O ambiente de trabalho do programa foi reajustado para uma dimenso de 800x600. - Em todos os campos do programa ( excepto mapas ) foi substitudo o termo Tribunal Comarca por Penhoras . - Considerando que algumas escolas tm recebido notificaes judiciais para efectuarem penhoras sobre os Subsdios de Natal e Frias, na Preparao, Processamento e Ficheiro Final foi tambm includo o campo de Penhoras nas folhas de S. Frias /S. Natal. - Na opo de Ajudas de Custo foi acrescentado um campo para OBSERVAES. - O controlo das faltas com efeitos na remunerao por doena e abonos de gratificaes ou suplementos, deixou de estar indexada s faltas sujeitas a desconto de 1/6 de vencimento e passaram a ter tratamento autnomo. - Na seco de Retroactivos de Anos Anteriores foi acrescentado o campo de Frias N. Gozadas ( 01.01.12.A009 e 01.01.12B009 ) - Na Ficha de Funcionrio o campo Nacionalidade passou para a seco CIVIL. Foram acrescentados na seco PROFISSIONAL 2 dois campos para a Classificao Acadmica e Profissional. - Na Tabela de Faltas foi acrescentada a sigla g4 Doena ( Junta Mdica ). Dado que as faltas ao abrigo de Junta Mdica so na realidade faltas por doena, apresentam os mesmos efeitos que as faltas g1, permitindo no entanto a possibilidade de controlo interno. - Foi criada uma nova sigla : NJ Faltas por Justificar ( permite marcar a todos os perodos e no desconta nada ).

Esta sigla destina-se ao registo das faltas independentemente do motivo. Posteriormente ser anulada pelo utilizador ao efectuar a marcao da falta com o motivo apresentado na justificao. Vai permitir tambm numa fase posterior a ligao ao GIAE. Ao mandar imprimir uma listagem de faltas NJ , obtemos a informao das faltas ocorridas e para as quais ainda no foi apresentada justificao. - No MENU PRINCIPAL de Pessoal / Faltas foi acrescentada mais uma opo que permite a impresso de uma listagem das faltas NJ - Mapa Geral de Faltas Passa a permitir a impresso com todas as siglas e no limita a 20. - Na Lista de Antiguidade do Pessoal No Docente permite agora tambm indicar se na listagem deve constar o tempo acumulado para Aposentao, independentemente da categoria em que foi prestado. Se indicada esta situao, coloca o total de dias que esto registados na coluna de Aposentao da seco de Tempo de Servio. Ateno : Obriga a que todo o tempo esteja registado na seco de tempo de servio. - Na impresso das Folhas de Vencimentos j permite a ordenao alfabtica. Ateno mensagem que apresentada. - No Ficheiro de Pessoal foram reestruturados os campos de desconto para Sindicatos e Seguros. Adoptou-se o mesmo critrio do que em Abonos e Descontos, permitindo assim manter as linhas com as datas em que vigorou cada sindicato ou seguro. S assim poderemos a qualquer momento imprimir listas anteriores de forma correcta. - Passa a avisar com 30 dias de antecedncia a mudana de escalo/ndice para o Pessoal No Docente. Aps a instalao e para que esta informao fique actualizada na tabela de avisos, necessrio editar a ficha de cada funcionrio no docente no Ficheiro de Pessoal. - Sempre que o total de faltas ( g1,g2,g3 e g4 ) marcadas durante um ano ( lectivo ou civil ) atinjam 30 dias, o programa deixa de descontar um 1/6 de vencimento a partir do 31 dia, mesmo que nesse perodo no haja lugar a desconto devido a doena com internamento. ( ver informao sobre faltas na pgina da Internet da DGAP ). - Considerando a nova estrutura da base de dados, as cpias de segurana ficam com um tamanho significativamente maior do que em verses anteriores. Assim, a partir da actual verso, no deve fazer uso de disquetes para a realizao das cpias. As cpias de segurana efectuadas na opo USO INTERNO tm como principal objectivo a realizao peridica de seguranas para arquivo da escola. A cpia de segurana efectuada na opo APOIO TCNICO fica com um tamanho menor, destinando-se em exclusivo resoluo de anomalias tcnicas quando solicita pelos nossos servios. - Outras correces na estrutura e funcionamento interno do programa.

3.2 Actualizao BIB-TECA ( Verso 2.1.4 Maio de 2004) Actualizao CIBE ( Verso 2.2.3 Maio 2004 )

Estas aplicaes no foram objecto de qualquer alterao, mantendo-se em vigor as verses disponibilizadas anteriormente.
6

3.3 Actualizao POCE ( Verso 2.0.0 Abril de 2005 )

NOVO

Informao : A nova verso do POCE agora disponibilizada apenas permite a

importao de dados do GPV na verso 5.0.0 ou superior.


Alteraes efectuadas na Verso 2.0.0

A base de dados desta aplicao foi reestruturada para ser compatvel com a nova verso do GPV. As tabelas de Importao do GPV Oramental e Patrimonial, foram tambm objecto de alterao e sero substitudas durante o processo de instalao.

3.4 JPM CONTAB - Verso 2.4.1 Abril de 2005

NOVO

Instalao da Verso 2.4.1 Se ainda est a utilizar uma verso anterior a V2.4.0, os ficheiros de instalao disponveis neste CD permitem a actualizao para a verso 2.4.1, mas tenha em especial ateno todas as indicaes abaixo mencionadas. Se j est a utilizar a verso 2.4.0 ou 2.4.0a basta actualizar o programa com os ficheiros de instalao da nova verso ( v2.4.1 ) Na verso 2.4.1 foram efectuadas algumas correces de pormenor e acrescentado no Plano de Contas Oramental as contas referentes classificao econmica divulgada pelo Ofcio-Circular n 11/GEF/2005. Paralelamente foi reajustado o mapa de Alteraes Oramentais Receita ( mapas escriturao ). Tambm as contas relativas a Saldos ( Posse do Servio e Posse do Tesouro ) foram objecto de desdobramento entre Correntes e Capital. Caso tenha efectuado movimentos de receita com origem nestas contas, na rea de lanamentos proceda substituio das contas de acordo com o desdobramento agora implementado.

Procedimentos de Instalao se estiver a utilizar uma verso anterior V2.4.0 ATENO: Considerando a ligao do CONTAB ao GPV para a importao dos vencimentos, a actualizao destes dois programas ter que ser efectuada na mesma altura, caso contrrio no ser possvel a articulao entre estas aplicaes. Cumpra rigorosamente os seguintes procedimentos: Antes de efectuar qualquer procedimento, tenha em especial ateno as seguintes indicaes: 1. Se estiver a utilizar a verso 2.2.0 ou superior, no Menu de Instalao escolha a opo ACTUALIZAO. 2. Se pretender efectuar uma instalao de raiz, no Menu de Instalao escolha a opo COMPLETA.

3. Se ainda est a utilizar uma verso anterior a 2.2.0 e no pretender ficar com os dados j introduzidos, proceda a uma instalao completa. Caso contrrio contacte os nossos servios. 4. Aps concluir a instalao, entre na opo Definies de Rede da rea de Utilitrios e volte a definir o caminho de ligao base de dados do GPV. 5. Considerando que o nome da pasta onde o programa est instalado passou a designar-se CONTAB, apague os atalhos de ligao ao programa em todos os terminais e volte a criar novos atalhos, sendo o caminho: ...\JPM\CONTAB\contab.exe

Alteraes efectuadas na verso 2.4.0 Abril de 2005 Esta verso teve como principal objectivo a alterao da estrutura da base de dados para permitir a articulao com a base de dados do GPV. Paralelamente foi tambm reajustado o ambiente de trabalho do programa para uma dimenso de 800x600. Foram corrigidas algumas anomalias verificadas em verses anteriores

3.5 Actualizao ALUNOS ( Verso 4.3.0b Maro de 2005 ) MUITO IMPORTANTE : Esta reviso destina-se em exclusivo a actualizar a verso 4.2.0 ou superior. Caso esteja a utilizar uma verso anterior contacte os nossos servios.

Na verso acima identificada foram efectuadas diversas alteraes de natureza tcnica, nomeadamente no que se refere ao tratamento da informao e consequente impresso de mapas e listagens. Foram igualmente corrigidas as falhas tcnicas que as escolas reportaram ao nosso departamento de Suporte Tcnico. Nesta verso no foram ainda objecto de tratamento um conjunto de situaes que apenas se tornam necessrias no final do ano lectivo. Estamos a referir-nos aos exames a Lngua Portuguesa e Matemtica do 9 Ano, alteraes que venham a ocorrer no ENES , certificao e clculo de mdias finais, entre outros. Tambm no que respeita ao Ensino Profissional e considerando que a autonomia das escolas no funcionamento deste sistema de ensino poder originar diversidade de metodologias entre os vrios estabelecimentos, est neste momento em estudo a implementao no programa de procedimentos que possam dar uma resposta global generalidade das escolas, pois est fora de questo a possibilidade do software poder responder de forma individual a situaes especficas de cada escola.

Tambm no foram at ao momento publicados oficialmente modelos de mapas e impressos dirigidos a este novo sistema de ensino, pelo que se aguarda informao complementar. A resposta a estas situaes e no que depender da empresa, sero disponibilizadas numa actualizao at final do ms de MAIO de 2005. Este prazo poder no ser cumprido no caso de se verificar a necessidade de orientaes por parte do ME e que no sejam divulgadas em tempo til.

Relativamente a procedimentos objecto de alterao ou novas funcionalidades implementadas na verso 4.3.0, chamamos a especial ateno dos utilizadores para as seguintes situaes:
1.

Ficheiro de Alunos - Apenas permite alterar os dados da ficha quando o utilizador na rea de acessos tem permisses para a turma em que o aluno est inscrito. No tendo, permite a consulta da ficha mas inactiva o boto GRAVAR. Proposta de Nveis Permite a indicao das Aulas Dadas. Pauta de Chamada Permitir introduzir a data, hora e sala para posterior impresso no mapa. Comunicao ao E.E. Passa a apresentar o nmero do aluno na turma. A criao de turmas no 2/3 Ciclos do Ensino Bsico passam a permitir o mximo de 22 disciplinas, no sendo possvel ir alm deste valor por razes de natureza tcnica relacionadas com a impresso de mapas e listagens condicionadas ao formato A4. Foi adicionada uma nova opo no menu Diversos, nos mdulos do 2. e 3. Ciclos e Secundrio, que permite criar turmas para os alunos que seja necessrio introduzir informao de anos anteriores. Nos mdulos do 1 Ciclo e Profissional j possvel definir acessos por turmas, tal como acontece com os outros mdulos. A impresso do registo biogrfico passa a apresentar o mximo de 25 disciplinas por folha. Ainda na impresso do Registo Biogrfico do 3 Ciclo e sempre que o aluno faz exames do 9 ano como auto-proposto, apresenta na ltima coluna as classificaes obtidas no exame. Sempre que na opo Inscrever Alunos ( apenas no Ensino Bsico ) introduzida a anotao de Transferido, passa a ser pedida a informao da Escola e Localidade de destino. Esta informao reproduzida no Registo Biogrfico.

2. 3.

4. 5.

6.

7.

8.

9.

10.

No Termo do 9 Ano, a Classificao Final passa a ser apurada com base na mdia aritmtica das disciplinas assinaladas para o efeito. Quando o aluno no obtm aprovao no calculada a mdia. As Certides de Frequncia j apresentam a informao Com Aproveitamento ou Sem Aproveitamento de acordo com o Resultado Final de Ano. Ficha Informativa ( 2 / 3 Ciclos ) Foi reajustado o aspecto grfico desta opo, permitindo maior funcionalidade na sua utilizao. Foi tambm acrescentado um contador que informa, por aproximao e ordem decrescente, o nmero de caracteres ainda disponveis em cada quadro at ao limite do espao correspondente na impresso da ficha. Sempre que ultrapassado o limite de caracteres, o texto excedente poder no ser visualizado na impresso. Tambm uma linha em branco por aplicao da tecla ENTER equivale apenas a UM caracter, ocupando no entanto o tamanho de uma linha na impresso. As anotaes reproduzidas no final da ficha foram retiradas para permitir mais espao de informao nos diversos campos. Certificado de Matrcula do 1 ciclo Passa a apresentar o nome da escola onde o aluno est matriculado, desde que indicada na constituio da turma. Exames do 9 Ano ( em situao de auto-propostos ) - Permite a impresso do comprovativo de inscrio p/ exame - Modelo DEB/96 . A ordem de impresso dada individualmente por aluno e apenas possvel para alunos j inscritos nos exames. Para proceder impresso do comprovativo de inscrio, destaque o aluno com um clique em cima do seu nome e de seguida prima o boto IMPRIMIR. Registos Biogrficos ( Secundrio ) Foi introduzida a possibilidade de optar pela impresso do Total de Faltas ou apenas as Injustificadas. Recorrente - Criao de Turmas Esta opo permite a criao de turmas do novo regime previsto no DL n 74/2004 e tambm as turmas do regime anterior. Na criao de uma turma. O campo ANO apenas dever ser preenchido nas turmas que se referem ao novo regime. Nas turmas do antigo regime ignora-se o ANO e apenas se preenche o campo da sigla da Turma, no podendo este iniciar-se por 10, 11 ou 12. O programa a partir desta verso impede que na sigla das turmas do antigo regime o primeiro caracter seja o algarismo 1. Nota: As escolas onde esteja a ser leccionado o ensino recorrente com turmas do antigo regime e caso os dois primeiros caracteres atribudos na sigla de alguma destas turmas sejam 10, 11 ou 12, devero contactar o nosso departamento tcnico para se efectuar um procedimento de correco aos dados, evitando assim posterior conflito entre turmas de regimes diferentes.

11.

12.

13.

14.

15.

16.

17.

Ensino Recorrente - Listas de Turmas Possibilidade de impresso na vertical at ao limite de 11 disciplinas. Ensino Recorrente Para as turmas do novo regime foi includo o impresso de proposta de classificaes.

18.

10

19.

Prova de Avaliao ( Recorrente ) Esta opo de utilizao conjunta para os alunos inscritos no antigo modelo e para os do novo modelo quando no obtida aprovao nos mdulos em situao de frequncia. A partir desta verso o programa passa a indicar na pauta destas provas o regime em que o aluno est inscrito. Ateno : O N de Pauta a atribuir nesta opo tem tratamento autnomo entre os dois sistemas. Por este facto o programa permite a repetio do N de PAUTA, desde que tal no acontea dentro do mesmo sistema.

20.

Foram verificados e testados os procedimentos relativos primeira fase de exportao de dados para o ENES.

Aps a instalao desta verso, necessrio proceder abertura de TODOS os Anos para que a base de dados seja actualizada.

- Ateno : Verses anteriores do programa j permitem a marcao de faltas de material. A marcao destas faltas era equivalente a faltas de presena. No entanto algumas escolas, face ao disposto no seu regulamento interno, pretendem que estas faltas no sejam consideradas para efeitos de assiduidade. Assim e para dar resposta s duas situaes, foram adoptados os seguintes procedimentos nesta reviso ( no se aplica ao 1 Ciclo ) : - Nas configuraes de cada mdulo foi acrescida uma nova funo. - Se pretender que o sistema continue a considerar as faltas de material equivalentes a presena, mantenha sem visto o novo campo criado. O procedimento continua a ser o mesmo que nas verses anteriores. - Se pretender que o sistema no considere as faltas de material equivalentes a presena, ento coloque o visto no novo campo. De seguida prima o boto Actualizar Faltas, para que as faltas de material j marcadas sejam corrigidas de acordo com o procedimento agora adoptado. - Na marcao de faltas de material, quando assinalada com visto a nova funo, o campo Justificada / Injustificada fica vazio. Estas faltas so apresentadas nos diversos extractos, mas apenas para controlo interno.

3.6 Actualizao SASE ( Verso 3.1.2 Maio de 2004 )

Nesta reviso apenas foi alterado o procedimento tcnico de ligao ao programa ALUNOS, no que respeita ao funcionamento da rea de Gesto de Apoios.

11

Como proceder ? Na rea de Utilitrios do programa ALUNOS foi criada uma opo identificada por Exportao. Nessa opo poder ser criado um ficheiro em formato TXT ( AluSASE.txt ) que dever ser copiado para o local indicado na ltima linha das definies de REDE do programa SASE. Caso no exista ligao de rede entre os dois programas, a pasta a indicar nesta ltima linha dever corresponder ao local para onde o ficheiro foi copiado.

Quando esta a trabalhar nas opes de Candidatura a Subsdios, Seguro Escolar (Acidentes) ou Inquritos de Seguro Escolar, poder obter a informao dos dados dos alunos que foram previamente exportados para o ficheiro acima referido. Este um procedimento alternativo ligao directa base de dados dos Alunos, sendo objecto de reviso aquando da reestruturao do programa SASE.

3.7 NETDADOS Mdulo de Tratamento e Exportao de Dados Verso 1.1.0 - Abril 2005

NOVO

Aplicao informtica que permite a recolha, tratamento e exportao de informao para as bases de dados de organismos centrais. A verso inicial ( v1.0.0 ), apenas est a permitir o tratamento de informao para a BDAP Administrao Pblica. Este software permite a ligao com outras aplicaes da JPM de onde for necessrio importar informao. ATENO: Esta aplicao apenas funciona em articulao com a Verso 5 do GPV. Programa no comercializado e apenas est disponvel para escolas integradas na Modalidade C3. Depois de recolher nesta pgina os ficheiros de instalao e antes de efectuar qualquer procedimento, recolha e leia atentamente o Manual do Utilizador. Instalao em REDE: O programa est preparado para funcionar em REDE. Atendendo no entanto que a principal tarefa a executar na aplicao o preenchimento de fichas, com possibilidade de transio entre elas, no recomendvel a sua utilizao em simultneo por mais do que um terminal. Ao instalar o programa no SERVIDOR, entre na opo de Configuraes e indique os caminhos para o GPV e pasta COMUM atravs do caminho de REDE: Exemplo: \\ nome do servidor\ ... \jpm\comum \\ nome do servidor\ ... \jpm\GPV\dados\2004

12

Em cada terminal onde pretenda aceder ao programa crie um ATALHO direccionado para o executvel que se encontra no Servidor. Aps a criao do ATALHO edite as propriedades e apague o caminho que se encontra na opo " INICIAR EM: " Alteraes efectuadas na Verso 1.1.0 Abril de 2005
De acordo com as indicaes da DGAP, a contagem de tempo de servio reporta-se a 31/12/2003 e 31/08/2004, respectivamente para Pessoal No Docente e Pessoal Docente. O programa sempre esteve a importar do GPV o tempo de servio reportado a estas datas, mas indicava incorrectamente a data de 31/12/2004 para Pessoal No Docente. Com a actualizao para esta nova verso este campo corrigido automaticamente. Os campos relativos a tempo de servio ( anos, meses e dias ) e remuneraes deixaram de estar bloqueados, permitindo assim ao utilizador alterar ou complementar esta informao. Apenas se encontram desbloqueados nos cenrios onde estes campos devem ser preenchidos. De acordo com informaes recolhidas junto da DGAP, o tempo de servio objecto de tratamento no NETDADOS refere-se antiguidade na Administrao Pblica para efeitos de aposentao. A ficha impressa pelo NETDADOS com os dados dos funcionrios foi tambm objecto de algumas correces. Na contagem de tempo de servio importada do GPV e por falha tcnica na frmula aplicada ( converso de dias em anos, meses e dias ), podero ter ocorrido algumas incorreces susceptveis de afectar pontualmente a parte restante ( dias ). Embora a recolha desta informao se destine apenas ao tratamento e anlise de natureza estatstica, no influenciando qualquer direito ou regalia do trabalhador, deve ser salvaguardado o rigor da informao prestada tanto quanto for possvel. Por esse facto a situao foi tambm objecto de correco nesta verso, devendo adoptar um dos seguintes procedimentos: a) Caso j tenha importado os dados do GPV, volte a proceder a nova importao de dados para que o tempo de servio seja rectificado. Sempre que no campo MESES seja apresentada informao a vermelho, significa a necessidade de interveno do utilizador. b) Em alternativa poder optar por alterar manualmente a informao no NETDADOS, apenas nas situaes em que tal for necessrio. Se j tiver efectuado a criao do ficheiro XML e considerando as alteraes acima mencionadas, volte a produzir novo ficheiro para carregamento da BDAP.

Consulte periodicamente a nossa pgina na Internet em www.jpmabreu.pt e mantenha o software actualizado. Para apoio tcnico ou esclarecimentos, contacte:
CTT : Apartado 2927 2401-902 LEIRIA Telefone : 244 800 570 ( 6 linhas c/ busca automtica ) Fax : 244 824 576 Correio Electrnico ( Suporte Tcnico ) : software@jpmabreu.pt Correio Electrnico ( Dep. Comercial ) : comercial@jpmabreu.pt Sede : Rua Paulo VI, 23B - Edifcio Paulo VI, Escritrios 7 a 11 - LEIRIA

13

You might also like