You are on page 1of 7

Intrpretes e compositores

O i-i-i de Roberto Carlos e da Jovem Guarda ajudou a embalar a dcada de 60 no Brasil. Um perodo marcado tambm por inesquecveis festivais da msica popular brasileira, que fizeram despontar nomes como Elis Regina e Jair Rodrigues, Da bossa nova surgiram grandes compositores e intrpretes - Tom Jobim, Vincius de Moraes, Nara Leo, Elis Regina, Elisete Cardoso, Johnny Alf, Carlos Lyra, Ronaldo Bscoli, Roberto Menescal, Luiz Bonf, Baden Powell, e tantos outros. Em 1966, a gravao de um disco de Frank Sinatra, com as composies de Tom Jobim, popularizou ainda mais a bossa nova, j mundialmente conhecida com a gravao de Garota de Ipanema, de Tom e Vincius, por cantores de renome em vrios pases. cano, partido alto, samba de breque, samba-choro e o samba-enredo, este prprio do Carnaval, a maior festa popular do Brasil. Da influncia do samba e da bossa nova - no propriamente dos ritmos, mas da sua brasilidade - surgiu na metade da dcada de 60 o Tropicalismo, movimento liderado pelos compositores Caetano Veloso (Alegria, Alegria) e Gilberto Gil (Domingo no Parque). Esta tendncia musical misturava as manifestaes da cultura popular, a arte de vanguarda e crtica social. O Tropicalismo teve forte influncia na esttica de filmes, peas teatrais, artes plsticas e livros, mas se expressou integralmente atravs da msica, atraindo seguidores de talento, tais como Tom Z, Capinam, Maria Bethnia, Nara Leo, Gal Costa, Os Mutantes, Torquato Neto e os maestros Rogrio Duprat e Jlio Medaglia. A maioria destes artistas diversificou suas carreiras por diversos estilos musicais, enriquecendo ainda mais a MPB. Nomes famosos alcanaram grande sucesso no Brasil e no exterior sem terem passado por nenhum movimento musical especfico, mas imprimindo s suas obras um pouco de cada tendncia musical brasileira. o caso, por exemplo, de Chico Buarque de Hollanda, o intrprete dos acontecimentos polticos e sociais do pas, o intimista Edu Lobo, que

transitou pela bossa nova e ampliou seu trabalho ao universo da cultura popular, e Milton Nascimento, conhecido por seu refinamento musical. Na msica regional, o compositor Luiz Gonzaga, do Nordeste, influenciou toda uma gerao de autores e intrpretes, incluindo o grupo tropicalista. Festival Internacional da Cano De 1966 a 1972 aconteceu no Rio de Janeiro, RJ, o Festival Internacional da Cano que aconteciam em duas fases: a nacional e a internacional cujo vencedor levava o Galo de Ouro

Anos 60
Desde o final dos anos 50 vinha o Brasil lutando para se libertar do complexo de pas de segunda classe ; nossa cultura popular e musical, resultante de miscigenao das culturas europia, africana e indgena, carregava a sndrome de vice na maioria do povo: tnhamos sido vice campees no mundial de futebol de 1950 no Rio de Janeiro , Marta Rocha tinha sido vice campe no concurso Miss Universo de 1954 e fomos desclassificados no mundial de futebol de 1954 na Sua.

A vitria do futebol, na Copa do Mundo de 1958 na Sucia, marcava o incio do sentimento de ressurreio do povo brasileiro como pas importante no contexto mundial; o incio da indstria automobilstica brasileira, os momentos de glria de Pel e Garrincha, a inaugurao de Braslia em 1960, cidade projetada pelos arquiteto s Lcio Costa e Oscar Niemayer ajudaram o governo do Presidente Juscelino com o slogan 50 anos em 5 a tirar proveito poltico desses fatos, aumentando o sentimento patritico da populao.

O sucesso da bossa nova com aceitao internacional, a conquis ta do bicampeonato mundial de futebol em 1962 no Chile, a conquista da Palma de Ouro em 1962 pelo filme brasileiro dirigido por Anselmo Duarte O Pagador de Promessas em Cannes, as vitrias de Maria Esther Bueno no tnis e outras conquistas de afirmao nacional fizeram da dcada de 60 um perodo de grande exacerbao de nacionalismo. Alm disso tambm aumentou o grau de conscientizao poltica dos problemas e carncias do povo brasileiro acirrando as disputas ideolgicas entre os vrios segmentos da populao. Aps o desastre da administrao do presidente Jnio Quadros e com a asceno de Jango Goulart em 1961 aumentaram os conflitos sociais, resultando no golpe militar de 1964.

A cultura musical brasileira acompanhou todas essas mudanas com a afirmao da bossa nova e o surgimento das msicas de cunho social apresentadas principalmente nos Festivais de Msica Brasileira , principalmente os da TV Excelsior e TV Record; assim surgiramcomposies sociais de Srgio Ricardo, Gilberto Gil, Chico Buarque de Holanda, Caetano Veloso, Geraldo Vandr, Teo de Barros, Torquato Neto, Heraldo do Monte, Airto Moreira, Hilton Acioli e muitos outros.

Compositores no engajados nos movimentos sociais tambm passaram a compor msicas de fundo social em funo da censura imposta pelos governos militares da poca.

A grande divulgao de cantores americanos de rock atravs do cinema egravadoras ajudou tambm o nascimento do rock brasileiro com ampla divulgao da mdia nos anos 60; um dos principais incentivadores foi o compositor e radialista Carlos Imperial que fundou em 1958 o Clube do Rock, no Rio de Janeiro, onde se apresentavam e se reuniam os amantes do rock; nesse clube iniciaram suas carreiras Roberto Carlos e Erasmo Carlos.

A parcela de pblico que preferia ms icas oriundas do rock passou a ter seu espao musical com programas especficos na televiso cujo pice foi o programa Jovem Guarda iniciado em 1965 com Roberto, Erasmo e Vanderlia permanecendo no ar pela TV Record durante vrios anos.

Sob influncia da Jovem Guarda e dos Beatles nasceu em 1967 o Tropicalismo, movimento de vanguarda liderado por Caetano Veloso, Rogrio Duprat, Gilberto Gil, Jlio Medaglia e outros; suas principais composies foram

" Tropiclia "Domingo no Parque e Alegria, Alegria onde era incentivada a universalizao da msica brasileira inclusive com utilizao de guitarras eltricas e absoro de vrios gneros musicais: pop-rock, msica de vanguarda, frevo, samba, bolero, etc.

Assim na dcada de 60 trs novas grandes vertentes musicais podem ser identificadas : bossa nova, msicas sociais de festivais e rock da jovem guarda; evidentemente msicas com ritmos tradicionais como samba, samba cano, msicas de carnaval e msicas regionais continuaram a ter seu espao mas com menos divulgao e menor sucesso que as trs citadas.

Msica
Os Beatles desembarcando no Aeroporto JFK em Nova Iorque.Os Beatles comandam a Invaso Britnica, ou British Invasion, no rock, seguidos por The Rolling Stones, The Who, The Kinks e vrios outros. Surge a msica de protesto, com Bob Dylan, Joan Baez, Peter, Paul and Mary, entre outros, j nos primeiros anos da dcada.

O Rock andRoll ganha crescente popularidade no mundo, associando -se ao final da dcada rebeldia poltica. No incio da dcada o rock recebeu no Brasil o nome de i -i-i, uma livre traduo do refro da msica SheLovesYou, dos Beatles: "SheLovesYou, Yeah, Yeah, Yeah!". Na msica erudita, comea a se desenvolver o minimalismo, a partir das obras de Philip Glass. Em 1963 surge o Clube da Esquina, importante conjunto musical mineiro, com Milton Nascimento e os irmos Borges. Chega aos cinemas em 1964 o primeiro filme dos Beatles, A Hard Day's Night. No Brasil recebeu o nome Os Reis do I, I, I. Os Beatles fazem um show histrico no Shea Stadium, em 1965.Eram cerca de 55.000 pessoas. Em 1965 Elis Regina interpreta Arrasto, de Vincius de Moraes e Edu Lobo, e com isso surge a MPB, ou Msica Popular Brasileira, no Festival de Msica Popular Brasileira da TV Record. O programa Jovem Guarda estreia em 1965, apresentado por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderla. O programa de tev acaba gerando o movimento com o mesmo nome, onde os jovens tiveram pela primeira vez um espao, lhes permitindo uma identidade prpria, pois foi a primeira vez que se era dedicada aos adolescentes uma parte do cenrio cultural.

Rolling Stones ao lado dos Beatles a banda mais importante da dcada de 1960.Em 1966, Chico Buarque se revela ao pblico brasileiro com a cano, "A Banda", interpretada por Nara Leo, durante o Festival de Msica Popular Brasileira, transmitido pela TV Record (a cano empata em primeiro lugar com "Disparada" de Geraldo Vandr). Ainda em 1966 os Beatles anunciam que no faram mais shows ao vivo. Consequncia do comentrio infeliz de John Lennon, na qual ele criticava o Cristianismo, dizendo que os Beatles eram mais populares que

Jesus.Neste mesmo ano a banda lana o lbum Revolver com a imortal cano,YellowSubmarine. Em 1966, o grupo The Jackson 5 formado pelos irmos da famlia Jackson, o grupo no faz sucesso na dcada de 60, estourando apenas na dcada de 70, mas foi o grupo que lanou Michael Jackson na carreira musical, quando o mesmo ainda era uma criana. Surge o Movimento Tropiclia, em 1967. Com Caetano Veloso e Gilberto Gil, alm de Os Mutantes, Tom Z e Torquato Neto. Em 1967 os Beatles lanam aquele que considerado o melhor lbum da histria: Sgt. Pepper'sLonelyHearts Club Band. O lbum se tornou um dos discos mais vendidos da histria e tido como o mais infl uente. Ainda em 1967, surge o primeiro festival de rock Monterey Pop Festival, ou Festival Pop de Monterey, na California. Organizadopor Lou Adler, John Phillips (The Mamas & The Papas) e Derek Taylor o festival foiaestreia de The Jimi Hendrix Experience, com Jimi Hendrix; Big Brother and the Holding Company, com Janis Joplin e Otis Redding. Os Beatles lanam o lbum branco,sendo esse um dos discos mais influentes da histria do Rock. No mesmo ano de 1968, Elvis lana o especial de TV,Elvis NBC TV Special. O especial fez muito sucesso. Em Janeiro de 1969, a banda The Beatles d sua ltima performance pblica, no telhado da Apple Records. A polcia interrompeu a performance, mas o show ficou na histria.

O primeiro dia do festival de Woodstock.Em 1969 ocorre o Festival de Woodstock, nos EUA, com apresentaes ao vivo de Jimi Hendrix, Creedence Clearwater Revival, The Who, Slyand Family Stone, Carlos Santana, entre outros lendrios do rock clssico.O festival se tornou o smbolo da unio entre Rock e paz e amor.Jovens se reuniam para desfrutar de trs dias de paz,amor e msica.

Em 1969,o ex integrante da banda Rolling Stones,Brian Jones encontrado morto na piscina da sua casa em Sussex. Tambm em 1969,a banda The Doors lana o lbum The Soft Parad e,com canes como Touch me. Em maro de 1969, John Lennon e Yoko Ono realizaram o primeiro "Bed -in for Peace" no hotel Hilton em Amsterdam, nos Pases Baixos. "Bed -ins" era conferncias de imprensa em favor da paz, realizados em uma cama de hotel.Essas conferncias ficaram famosas no mundo inteiro,como um dos smbolos da luta pela Paz.

You might also like