You are on page 1of 10

V ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura 27 a 29 de maio de 2009 Faculdade de Comunicao/UFBa, Salvador-Bahia-Brasil.

FOTOGRAFIA: IMAGENS-POESIA COMO LUGAR DE MEMRIA


Rogrio Luiz Silva de Oliveira1 Edson Silva de Farias2

Resumo O presente artigo traz um debate acerca da relao entre memria e imagenspoesia. Este conceito define o posicionamento do autor diante da fotografia, entendida como gnero hbrido com caractersticas documentais e poticas. O texto trabalha a relao da potica nas imagens, contribuindo para a preservao e manuteno da memria. Com base em autores como Susan Sontag e Walter Benjamin, do ponto de vista fotogrfico, e de Maurice Halbwachs e Pierre Nora no que diz respeito memria, a fotografia analisada como lugar de memria. Palavras-chave: fotografia, imagens-poesia, memria, histria, arte A fotografia encontrou muita resistncia at ser reconhecida como arte. O principal obstculo inicial encontrado era a falta de manipulao tcnica, tais como os retoques com pincis, muito comuns na pintura. Havia uma crtica velada cincia dos enquadramentos e da iluminao. A representao fiel da realidade parecia incomodar os artistas de ento. Em 1900 houve o conflito com o picturalismo que queria aplicar as noes de pintura na arte fotogrfica. A possibilidade de mudana na essncia da fotografia aumentou os debates e manifestaes dos fotgrafos tradicionalistas, como resgata Jacques Aumont: O picturalismo v a expressividade fotogrfica, sobretudo nos meios plsticos que so os tradicionais da pintura: material, cor, pincelada. Assim, seus princpios foram violentamente combatidos por todos aqueles, fotgrafos ou

Mestrando em Memria: linguagem e sociedade pela UESB Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. E-mail: rogeriolso@yahoo.com.br. 2 Professor Doutor da UNB - Universidade de Braslia. E-mail: nilos@uol.com.br.

crticos, que queriam que a arte da foto fosse fundada no que faz a essncia da fotografia, o registro sem retoque da realidade.3 A fotografia ou no uma manifestao artstica? Ao longo da histria muitos autores tentaram defini-la como a Oitava Arte. Em muitas dcadas de discusso, o debate s parece ganhar fora. inegvel uma tendncia maior a v-la como manifestao artstica. Posicionamento que ganha fora com base nas palavras de autores como Walter Benjamin: Gastaram-se vs sutilezas a fim de se decidir se a fotografia era ou no arte, porm no se indagou antes se essa prpria inveno no transformaria o carter geral da arte.4 Do ponto de vista documental, a fotografia tambm enfrenta uma certa dificuldade de localizao. como se a tradio escrita fosse detentora de todas as caractersticas que torna um indcio, documento. Boris Kossoy nos diz que: A fotografia ainda no alcanou o status de documento (que, no sentido tradicional do termo, sempre significou o documento escrito, manuscrito, impresso na sua enorme variedade).5 Toda esta discusso s existe em torno da fotografia porque ela tem caractersticas documentais e artsticas. Em meio a este dilema, dividida entre manifestao ligada arte e documentao, a fotografia foi e considerada por muitos como uma forma de narrativa potica. sempre muito recorrente, diante de uma fotografia, a expresso: Como esta imagem potica! Assim, consideramos que as imagens-poesia, como classificamos a fotografia neste estudo, podem ainda contribuir para a preservao da memria de uma cidade. A fotografia, entendida como gnero hbrido com caractersticas documentais e poticas pode ajudar na construo de uma memria e na definio da identidade de uma sociedade. Por trs da cmera h um fotgrafo que pensa antes de clicar. Alm disso, o recorte ou delimitao feita por ele no quadro que compe a foto marcado pela presena e ausncia, que so constituintes da memria, definida por muitas correntes tericas como um fenmeno social. A presena o que est posto, retratado. A ausncia o que est fora do quadro.

AUMONT, Jacques. A Imagem; 9 ed. Campinas, So Paulo: Papirus, 1993. Coleo Ofcio de Arte e Forma. p. 308. 4 BENJAMIN, Walter. A Obra de Arte na poca de suas Tcnicas de Reproduo. p. 14. 5 KOSSOY, Boris. Fotografia e Histria. 2 Ed. So Paulo: Ateli Editorial, 2001. p. 28.

Podemos definir a memria tambm como processo de construo de uma identidade coletiva da qual a fotografia faz parte. A estudiosa Myrian Seplveda dos Santos nos diz que: Para a compreenso da memria, entretanto, ficar evidente que crucial considerarmos tanto continuidades quanto transformaes ao longo da histria. Se verdade que construmos contemporaneamente nossas identidades em detrimento de tradies constitudas e o fazemos de forma bem mais plural e diversificada, tambm verdade que, ainda hoje, conseguimos nos transformar a partir de nossas reminiscncias, mesmo que estas sejam cada vez mais raras.6 Neste sentido, continuamos definindo a memria, onde encontramos o conceito de multimodalidade. A memria apreendida de maneira multidisciplinar. Nela, os saberes prticos so depositados. A memria vai ser associada ao ato de lembrar e esquecer. Logo, vamos concluir que no h conhecimento sem lembrana, nem esquecimento. O presente trabalho prope o debate entre a lembrana e a imagem. Aqui, aparece a contribuio de Paul Ricoeur: A questo embaraosa a seguinte: a lembrana uma espcie de imagem, e, em caso afirmativo, qual? E se, por uma anlise eidtica apropriada, se verificasse ser possvel dar conta da diferena essencial entre imagem e lembrana, como explicar seu entrelaamento, e mesmo a confuso entre ambas, no s ao nvel da linguagem, mas no plano da experincia viva: no falamos de lembrana-imagem, e at da lembrana como de uma imagem que fazemos do passado? O problema no novo: a filosofia ocidental herdou-o dos gregos e de suas variaes em torno do termo eikn...7 Em meio ao debate sobre a imagem e a fotografia abrimos um parntese. A fotografia pode ser entendida como imagem-poesia do cotidiano e pode descrever os acontecimentos da rotina de uma cidade como faz a crnica. Ela representa os cotidianos da rua e de interiores. uma forma de narrativa apegada aos detalhes captados pelo olhar atento do fotgrafo-poeta. No caso da fotografia, uma histria escrita com luz. A autora Susan Sontag nos diz que: A prpria realidade passou a ser entendida como um tipo de escrita, que tem de ser decodificada enquanto as prprias imagens fotogrficas foram, a princpio, comparadas escrita. (O nome dado por Nipce ao processo pelo qual a imagem aparece na chapa era heliografia, escrita do Sol; Fox Talbot chamava a cmera de `caneta da natureza`. 8
SANTOS, Myrian Seplveda. Memria Coletiva e Teoria Social. So Paulo: Editora AnnaBlume, 2003. p. 14. 7 RICOEUR, Paul. A Memria, A histria, o esquecimento. Campinas, So Paulo: Editora da UNICAMP, 2007. p. 61. 8 SONTAG, Susan. Sobre Fotografia. So Paulo: Companhia das Letras, 2004. p. 176.
6

A potica est presente no discurso visual do ato fotogrfico. Mais que isso, o registro fotogrfico pode representar o cotidiano contribuindo para a preservao da memria. O autor Phillipe Dubois afirma que Uma foto sempre uma imagem mental. Ou, em outras palavras, nossa memria s feita de fotografias.9 A fotografia, aqui, entendida como Poesia Visual. No a poesia verbal do Concretismo, mas por meio de imagens delineadas e registradas com luz. Observamos a potica nos registros fotogrficos a serem estudados e, de um modo geral, nas fotografias feitas com zelo e responsabilidade artstica. Aqui, o terico Alfredo Bosi contribui: A arte um fazer. A arte um conjunto de atos pelos quais se muda a forma, se transforma a matria oferecida pela natureza e pela cultura. Nesse sentido, qualquer atividade humana, desde que conduzida regularmente a um fim, pode chamar-se artstica.10 H quem j tenha visto a fotografia deste ponto de vista potico. O jornalista Arlindo Machado, em texto intitulado O Olhar Essencial de um Poeta da Cmera, publicado no Jornal Folha de S. Paulo, no Brasil, sobre o fotgrafo Walter Firmo, diz: Firmo o nosso poeta da cmera. A sua intimidade com o aparelho to intensa e a sua forma de olhar o mundo to absolutamente fotogrfico, que ele consegue passar com a maior naturalidade do mais rigoroso abstracionismo construtivo ao mais doce lirismo impressionista e sem deixar de ser fiel ao seu estilo inconfundvel.11 As palavras do jornalista foram, certamente, provocadas pelo perfil das fotos feitas pelo fotgrafo Walter Firmo. So fotografias ligadas ao cotidiano, s pessoas simples das ruas, marcadas ora pelo colorido fulgurante, ora pelo preto e branco que desperta o lrico e, porque no, potico. Ainda seguindo com exemplos associados potica da fotografia, o pesquisador Rubens Fernandes Junior, no seu panorama da fotografia no Brasil, faz comentrios sobre vrios fotgrafos e, assim, define o olhar do fotgrafo Cristiano Mascaro: Por isso mesmo, sua fotografia marcada por um romantismo e por uma atmosfera absolutamente genial. O fotgrafo no quer uma cidade pitoresca, e sim registrar as suas diversidades que se multiplicam em plena luz do dia.12
9

DUBOIS, Philippe. O Ato Fotogrfico e outros ensaios. Campinas, SP: Papirus, 1993. 8 Edio. Srie Ofcio de Arte e Forma. 10 BOSI, Alfredo. Reflexes sobre a arte. Editora tica. Srie Fundamentos. So Paulo. 2004. p. 13. 11 MACHADO, Arlindo. O Olhar Essencial de um Poeta da Cmera. In: Folha De S. Paulo. 18 de outubro de 1984. 12 JUNIOR, Rubens Fernandes. Labirinto e Identidades: Panorama da Fotografia no Brasil (1946 1998). Cosac & Naify. p. 165.

Busca-se, por meio da fotografia, a reinveno do sujeito. Ela orienta, guia o observador em busca da construo da memria. Um recurso visual que conduz o homem na busca de sua identidade. Imagens-poesia como recurso diante do fato de que O imaginrio se tornou personagem da histria contempornea. preciso imaginar a imagem para poder ver nela o que de fato ela quer dizer, para construir a sua indicialidade.13 A reconstruo da memria coletiva vai sempre depender de mais de um indivduo. Em muitos casos, a presena de signos e ndices vai facilitar ainda mais este processo. Neste contexto, as imagens-poesia como consideramos a fotografia funcionaro como instrumentos do homem na busca por momentos esquecidos ou, mesmo, no vividos. Imagens poticas como facilitadoras de processo de reconstruo identitria, como tambm definiu Alfredo Bosi dizendo que A poesia recompe cada vez mais arduamente o universo mgico que os novos tempos renegam.14 A histria pode ser contada por meio da fotografia. Alm do resgate de informaes registradas na imagem existe a busca da memria visual, um recurso que os documentos escritos no tm. Mas preciso questionar o papel da fotografia, dando contribuio terica para os fotgrafos, poetas, jornalistas, arquitetos, historiadores e interessados pelo tema. A linguagem fotogrfica merece ateno. Assim como todos os tipos de imagem, ela tem uma mensagem para passar. No foi toa que atriburam a expresso instante decisivo s fotografias de Henri Cartier-Bresson. A fotografia deve sim, ser lida: Experimentado ou passado, o instante existe numa linguagem que expresse o seu pensamento ou numa linguagem em que se deixe transpor para interpretar a experincia humana. E dado que as linguagens no so apenas a lngua falada ou a lngua escrita, a linguagem no verbal da fotografia tambm pode expressar o instante.15 A funo do fotgrafo vai muito alm do registro documental. Ela ajuda na construo da identidade coletiva de uma sociedade. Mais que isso, entendemos que a fotografia, entendida como gnero hbrido com caractersticas documentais e poticas - tem a capacidade de ajudar na preservao da memria individual e social. A fotografia pode contribuir para o resgate da memria coletiva de um grupo constitudo
MARTINS, Jos de Souza. A epifania dos pobres da terra. In: MAMM, Lorenzo e SCHWARCZ, Lilia Moritz. 8 X Fotografia. Companhia das Letras. So Paulo. 2008. 14 BOSI; op. cit., p. 150. 15 TASSINARI, Alberto. O Instante Radiante. In: MAMM, Lorenzo e SCHWARCHZ, Lilia Moritz. 8 X Fotografia. So Paulo: Companhia das Letras; So Paulo, 2008. p. 15.
13

por uma populao, mesmo que seja de uma gerao diferente. Mas o exerccio proposto pela fotografia dinmico. Constituir uma memria de indivduos no quer dizer, necessariamente, viagem de volta ao passado. Eugnio Bucci, ao analisar uma fotografia da prpria famlia nos diz que: A ferramenta do olhar social que a cmera fotogrfica esquarteja nossa memria mais onrica a pretexto de revel-la aos nossos olhos saudosos saudosos do presente, no do passado.16 Em busca deste objetivo, o fotgrafo apresenta um comportamento tal como o de um cronista. Um homem atento aos detalhes do cotidiano e que pode, algum dia no futuro, contribuir para o resgate e construo da memria de um determinado grupo. A fotografia, responsvel por registrar os momentos inesquecveis, neste trabalho tratada como uma forma de narrativa potica voltada para a busca incansvel pelo e para o ser, na construo de sua identidade. Nas palavras da autora Susan Sontag, a fotografia deve ganhar atribuies diferentes do comum e diz que Como o fogo da lareira num quarto, as fotos sobretudo as de pessoas, de paisagens distantes e de cidades remotas, do passado desaparecido so estmulos para o sonho.17 Esta nos parece uma caracterstica fundamental de narrativas poticas. O nosso objetivo provocar e despertar o olhar das pessoas para um posicionamento diferenciado para a fotografia. O que se pretende ajudar na formao de leitores visuais, aspecto ainda pouco explorado na sociedade cercada e seduzida por uma avalanche de imagens, mas deficiente em leituras apropriadas neste mundo-imagem. Este estudo no campo da imagem faz o discurso da fotografia nos soar poeticamente. A elaborao de uma teoria que v o fotgrafo atuando tal como um eu lrico diante de uma determinada realidade. A definio do conceito imagem-poesia passa pelo tratamento recebido pela fotografia por tericos das diversas reas do conhecimento. Se por um lado possvel falar da multimodalidade da memria, por outro podemos tratar da diversidade do registro fotogrfico e sua diversidade de abordagens. Contribuies que dizem que A fotografia plural e suas abordagens so igualmente mltiplas. Do simples inventrio cronolgico de fotgrafos ou de estilos de fotografar pode-se passar a digresses muito complexas, de inspirao terica.18
BUCCI, Eugnio. Meu pai, meus irmos e o tempo. In: MAMM, Lorenzo e SCHWARCHZ, Lilia Moritz. 8 X Fotografia. So Paulo: Companhia das Letras; So Paulo, 2008. p. 76. 17 SONTAG, op. cit., p. 26. 18 PRIORE, Mary Del. A Fotografia como objeto de memria. In: Cultura Popular e Educao: Salto para o Futuro. Braslia. 2008. p. 91.
16

A abordagem histrica da fotografia, enquanto narrativa documental, no pode ser deixada de lado neste trabalho. Deve ser ressaltada a sua importncia para a preservao histrica. Ele serve para testemunhar uma realidade e lembrar a existncia desta mesma realidade. Para Boris Kossoy: O mundo tornou-se de certa forma familiar aps o advento da fotografia; o homem passou a ter um conhecimento mais preciso e amplo de outras realidades que lhe eram, at aquele momento, transmitidas unicamente pela tradio escrita, verbal e pictrica.19 A fotografia contribui para a construo da memria coletiva de uma sociedade. Se analisarmos a fotografia de uma praa central de uma cidade, por exemplo, nos deparamos como um retrato que colabora para a preservao da memria. O passado repensado mediante a curiosidade do presente. Como nos afirma o filsofo Maurice Halbwachs A memria de uma sociedade estende-se at onde pode, quer dizer, at onde atinge a memria dos grupos dos quais ela composta.20 A fotografia ajuda na reconstituio de acontecimentos. Alguns quadros parecem ser lembrados ao compartilharmos com algum a contemplao de uma certa foto. E neste caso, lembrar do que est posto no significa, necessariamente, ter conhecimento pleno do que est na imagem. Ao analisarmos a imagem com a ajuda de algum as lembranas se completam. Dando continuidade teoria de Halbwachs, ele diz que: No suficiente reconstituir pea por pea a imagem de um acontecimento do passado para se obter uma lembrana. necessrio que esta reconstruo se opere a partir de dados ou de noes comuns que encontram tanto no nosso esprito como no dos outros, porque elas passam incessantemente desses para aquele e reciprocamente, o que s possvel se fizeram e se continuam a fazer parte de uma mesma sociedade.21 Ao falar da fotografia como gnero hbrido, contribumos para a re-significao da fotografia em meio s formas de narrativas. O ato fotogrfico tem uma atuao bem mais ampla que a simples contemplao, tal como citou o estudioso Boris Kossoy: As imagens que contenham um reconhecido valor documentrio so importantes para os estudos especficos nas reas da arquitetura, antropologia, etnologia, arqueologia, histria social e demais ramos do saber, pois representam um meio de conhecimento da cena passada e, portanto, uma possibilidade de resgate da memria visual do homem e do seu entorno sociocultural.22
KOSSOY, op. cit., p. 26. HALBWACHS, Maurice. A Memria Coletiva. 2 ed. So Paulo: Edies Vrtice, 1990. p. 84. 21 HALBWACHS, op. cit., p. 26. 22 KOSSOY, Boris. Fotografia e Histria. 2 ed. So Paulo: Ateli Editorial, 2001. p. 54
20 19

Ao falar de fotografia, recorrente a associao dos registros aos fatos histricos. A fotografia vista como um marco que delimita e ordena os fatos. Seria ela responsvel por guardar a memria do tempo e da evoluo cronolgica. Mas seria a fotografia capaz de reconstruir lembranas? Na discusso que Pierre Nora faz em Entre Memria e Histria, apreendemos que a fotografia tem papel restaurador da memria. Se imaginarmos uma criana que se depara com uma fotografia feita cem anos antes do nascimento dela, por exemplo. Ela constri uma lembrana a partir dos relatos orais e escritos e pode complementar e, at corrigir, ideias de imagens que ele constri ao pensar em determinado acontecimento passado. Neste sentido, Maurice Halbwachs diz: A lembrana em larga medida uma reconstruo do passado com a ajuda de dados emprestados do presente, e alm disso, preparada por outras reconstrues feitas em pocas anteriores e de onde a imagem de outrora manifestou-se j bem alterada. Certamente, que atravs da memria ramos colocados em contato diretamente com alguma de nossas antigas impresses, a lembrana se distinguiria, por definio, dessas ideias mais ou menos precisas que nossa reflexo, ajudada pelos relatos, os depoimentos e as confidncias dos outros, permite-nos fazer uma ideia do que foi o nosso passado.23 Desta maneira, encontramos a fotografia como um lugar de memria, termo muito citado na obra do francs Pierre Nora. Olhar uma fotografia como um ritual de manuteno da memria. como um monumento que desempenha a funo de arquivar. Quer dizer, a fotografia importante para manter acesa a chama em torno de um determinado acontecimento. Mais que isso, o que diferencia a memria da histria. o que faz com que a memria seja a vida, seja carregada por grupos vivos e esteja em permanente evoluo. Nas palavras do francs Pierre Nora: Os lugares de memria nascem e vivem do sentimento que no h memria espontnea, que preciso criar arquivos, que preciso manter aniversrios, organizar celebraes, pronunciar elogios fnebres, notariar atas, porque essas operaes no so naturais. por isso a defesa, pelas minorias, de uma memria refugiada sobre focos privilegiados e enciumadamente guardados nada mais faz do que levar incandescncia a verdade de todos os lugares de memria. Sem vigilncia comemorativa, a histria depressa os varreria. So basties sobre os quais se escora.24

23 24

HALBWACHS, op. cit., p. 71. NORA, Pierre. Entre memria e histria: a problemtica dos lugares. Traduo: Yarn Aun Khoury. So Paulo, 1993. p. 13.

Por fim, conclumos que este lugar de memria ocupado pela fotografia formado de maneira hbrida. O registro fotogrfico exerce a funo de documento capaz de contribuir para a, no s preservao, como tambm para a evoluo da memria, no sentido de acompanhar os grupos vivos. Por outro lado, a fotografia marcada pelas caractersticas poticas que, de maneira bem peculiar, colocam a fotografia em ponto muito privilegiado no debate acerca da memria. E neste ponto, os gneros documental e potico, convergem para o mesmo ponto, na argumentao de Jacques Le Goff: O poeta , pois, um homem possudo pela memria, o aedo um adivinho do passado, como o adivinho o do futuro(...) A poesia, identificada com a memria, faz desta um saber e mesmo uma sabedoria, uma sophia. O poeta tem o seu lugar entre os mestres da verdade e, nas origens da potica grega, a palavra potica uma inscrio viva que se grava na memria como no mrmore. Disse-se que, para Homero, versejar era lembrar.25 Assim, colocamos a fotografia como patamar de um percurso evolutivo relacionado s formas de narrativa. Se com a passagem da oralidade escrita, as memrias coletiva e individual foram transformadas, certo que no encontro entre escrita e imagem est um recurso muito apropriado para este mundo-imagem em que estamos imersos. A fotografia, como escrita com a luz, unida ao carter documental, contribuindo para a manuteno da memria. Referncias AUMONT, Jacques. A Imagem. 9 Ed. Campinas, SP: Papirus, 1993. Srie Ofcio de Arte e Forma. BARTHES, Roland. A Cmara Clara: nota sobre a fotografia. Traduo: Jlio Castaon Guimares. Rio de Janeiro. Editora Nova Fronteira. 1984. BENJAMIN, Walter. A Obra de Arte na poca de suas Tcnicas de Reproduo. DUBOIS, Philippe. O Ato Fotogrfico e outros ensaios. Campinas So Paulo. Papirus. 1993. 8 Edio. Srie Ofcio de Arte e Forma. ECO, Umberto. A Definio da Arte. Martins Fontes Editora. So Paulo. 1983. HALBWACHS, Maurice. A Memria Coletiva. 2 ed. So Paulo. Edies Vrtice. 1990.
LE GOFF, Jacques. Histria e memria. Editora da UNICAMP: Campinas, So Paulo, 2003. 5 Ed. Traduo: Bernardo Leito. pp. 433 434.
25

KOSSOY, Boris. Fotografia e Histria. 2 ed. So Paulo. Ateli Editorial. 2001. MAMM, Lorenzo e SCHWARCZ, Lilia Moritz. 8 X Fotografia. Companhia das Letras. So Paulo. 2008 SONTAG, Susan. Sobre Fotografia. So Paulo. Companhia das Letras. 2004.

You might also like