You are on page 1of 7

A funo social do jornalismo comunitrio

RIBEIRO, Fernanda1 ORTIZ, Daniel2

Resumo: O objetivo deste artigo basicamente pedaggico, buscando contribuir para o fomento das discusses em torno do jornalismo comunitrio. Com base em referencial terico composto por autores da rea de comunicao social e sociologia, procura-se construir uma viso interdisciplinar da prtica assim intitulada. E no apenas realizar uma discusso na sociologia ou na comunicao. Unindo os conceitos de comunidade e jornalismo para elaborar uma viso mais ampla do objeto de estudo. Partindo do resgate da histria do jornalismo desde o surgimento da pratica comunitria, uma grande mudana no cenrio poltico brasileiro ocorreu nos anos 80, enaltecendo a necessidade de cada individuo exercer seu direito comunicao. Desta forma, o artigo procura salientar a importncia do jornalismo comunitrio no processo na valorizao das culturas locais e regionais. Palavras-Chave: jornalismo comunidade cidadania - interdisciplinaridade

1.
Afirmo que a natureza do jornalismo est no medo. O medo do desconhecido que leva o homem a querer o contrario, ou seja, conhecer. E assim, ele acredita que pode administrar a vida de forma mais estvel e coerente, sentindo-se um pouco mais seguro para enfrentar o cotidiano aterrorizante do meio ambiente. (Pena, 2005, p.23)

Breve histrico do jornalismo

A afirmao do autor faz uma aluso ao olhar curioso do jornalista, que deve estar sempre atento a tudo que acontece ao seu redor. Transformando os fatos em noticia para transmiti-los sociedade. Para esta ser informada dos acontecimentos do dia-a-dia. Como quase tudo na sociedade ocidental a histria do jornalismo no isolada ou auto-explicativa. O desenvolvimento dos meios de informao est sempre ligado a interesses econmicos ou polticos. Na maioria dos casos, os dois juntos. No h um heri ou santo atingido por um ideal de melhorar o mundo ou aproximar os indivduos por meio de um invento. A natureza do jornalismo est no medo, e sua origem como veculo peridico no lucro. Em seu cdigo gentico no encontramos um servio pblico, mas sim um comrcio de noticias. (Pena, 2005) Na rvore genealgica do jornalismo, encontram-se as gazetas. Do italiano gazzette, moeda utilizada em Veneza no sculo XVI. As gazetas eram peridicos manuscritos, onde se vinculavam notcias de interesse mercantil com informes sobre colheitas, chegada de navios, cotaes de produtos e relatos de guerra. Procediam de diversos pases e possuam

1 2

Graduanda em Comunicao Social pela Universidade Catlica de Pelotas / RS Graduando em Comunicao Social pela Universidade Catlica de Pelotas / RS

leitores dentro e fora de Veneza, o centro comercial mais importante da Europa na poca, onde as gazetas eram produzidas e enviadas por correio.3 No Brasil, no houve tipografia at 1808. Com exceo de duas tentativas de implantao tipogrfica que foram proibidas. Da primeira nada se sabe, nem o nome do tipgrafo nem tampouco o que teria produzido. A nica informao que restou est contida na Carta Rgia de 8 de junho de 1706, por meio da qual o governo portugus mandou fech-la e determinou o seqestro de seus tipos. A segunda tentativa foi feita por Antonio Isidoro da Fonseca. Em 1746, qui fugindo de credores, este impressor portugus atravessou o Atlntico e instalou-se no Rio de Janeiro. Imprimiu somente quatro folhetos, devido a Ordem Rgia de 10 de maio 1747, vinda de Lisboa, determinar o confisco de seus instrumentos, acabando assim com a oficina. Ao governo Portugus no interessava que no Brasil houvesse tipografia, pelo mesmo motivo que no lhe convinha que houvesse qualquer outro tipo de indstria. Pois a poltica colonial portuguesa destinava a Colnia apenas a funo de fornecer matrias primas metrpole. Porm, com a vinda da Casa Real para o Brasil, em 1808, esta situao muda. O pas recebeu os benefcios de inmeras reformas dentre essas, uma imprensa. Por decreto de 13 de maio de 1908, D. Joo instituiu a impresso Rgia. Dessa imprensa oficial veio a sair o primeiro jornal impresso no Brasil, a Gazeta do Rio de Janeiro. O jornal teve sua estria em 10 de setembro de 1808 e como redator o Frei Tibrcio Jos da Rocha. Entretanto, alguns historiadores afirmam que o marco inicial do jornalismo brasileiro foi o Correio Braziliense ou Armazm Literrio, pois seu primeiro nmero de junho de 1808. Embora redigido em lngua portuguesa, foi sempre impresso em Londres onde viveu exilado seu criador Hiplito da Rosa. O segundo jornal impresso em territrio brasileiro foi o Idade douro do Brazil produzido na Bahia em 1811. Foi o primeiro a ser impresso na provncia da Bahia, fundado e dirigido por Manuel Antnio da Silva Serva. Com quatro pginas, circulou s teras e sextas, no perodo de 14 de maio de 1811 a 24 de junho de 1823. Publicado sob a proteo do conde dos Arcos, o jornal tinha como redatores Diogo Soares da Silva de Bivar e o padre Igncio Jos de Macedo. Sua linha editorial defendia o absolutismo monrquico portugus. O Idade do ouro do Brazil deixou de circular em 2 de julho de 1823, com a derrota e a expulso das foras portuguesas sob comando do brigadeiro Incio Madeira de Melo. A indignao dos patriotas brasileiros era tamanha que o livreiro Paul Martin, seu agente no Rio de janeiro, desistiu de vend-lo, restituindo os valores das assinaturas aos clientes. Hoje, com o desenvolvimento do jornalismo podemos observar que, pelo menos nas grandes metrpoles, difcil encontrar uma empresa estritamente jornalstica. Segundo Pena (2005):
O que existe so mega-conglomerados de mdia, em que o jornalismo apenas uma das atividades. E h uma vasta produo acadmica na rea de comunicao
3

PENA, Felipe. Teoria do jornalismo. So Paulo: 2005

sobre esses conglomerados. Autores como Michael Hardt, Dnis de Moraes e Igncio Ramonet, entre outros fazem crticas contundentes s desregulamentaes neo-liberais que propiciam a multiplicao de oligoplios de enunciao e difuso.

A indstria jornalstica, por vezes, torna-se vtima dos anunciantes, que financiam os veculos, onde a audincia fundamental. Quanto maior a audincia, maior o preo do espao publicitrio e maior a arrecadao do veculo. Em quase todas as mdias dos paises ocidentais o modelo americano acabou sendo seguido. A financiadora a publicidade, a prpria mdia tornou-se uma grande corporao. Capital e informao andam juntos, passando por cima das culturas locais e dos regionalismos. Segundo Bordenave (2001):
A comunicao ainda no alcana adequadamente muitos lugares do pais. H uma distribuio geogrfica desequilibrada dos grandes meios. Em parte isto se deve ao carter comercial da maioria deles, que preferem localizar-se nas cidades porque a residem a maioria da populao consumidora.

Conforme afirma o autor, os meios de comunicao tm se mantido nos grandes centros, deixando as comunidades mais distantes carentes de participao nos meios de comunicao. Com isso torna-se imprescindvel a necessidade de elaborao de um veculo para atender essas comunidades. Por isso a expanso do jornalismo comunitrio na Amrica Latina. 2. A atividade de pesquisa em jornalismo comunitrio vem consolidando-se como uma linha em expanso, principalmente no Brasil e na Amrica Latina, devido s peculiaridades dessas sociedades. Porm, este crescimento est desenvolvendo-se com carter pouco interdisciplinar. Segundo Peruzzo (1998, p. 113) :
A comunicao popular no um fenmeno recente, mas s nos anos 70 e 80 que aparece na produo cientfica, de forma mais significativa.

Breve histrico do jornalismo comunitrio

Alguns autores, como Cicilia Peruzzo, utilizam a expresso comunicao popular como sinnimo de comunicao comunitria. Porm, h diferenas entre o significado de popular e comunitrio. Segundo o Aurlio:
Popular: 1. Do, ou prprio do povo, ou feito por ele. 2. Simptico ao povo. 3. Vulgar, trivial. 4. Homem do povo. Povo: 1. Conjunto de indivduos que falam (em regra) a mesma lngua, tm os mesmos costumes e hbitos idnticos, uma histria e tradies comuns. 2. Os habitantes duma localidade ou regio; povoao. 3. V. povoado. 4. Aglomerao de gente; multido. 5. Plebe. Comunitrio: Relativo comunidade. Comunidade: sf. 1. Qualidade de comum. 2. O corpo social; a sociedade. 3. Grupo de pessoas submetidas a uma mesma regra religiosa. 4. Local

por elas habitado. 5. Ecol. O conjunto das populaes animais e vegetais que coexistem numa mesma regio; biocenose.

O jornal comunitrio deve atender s demandas de uma determinada regio. Tratando dos assuntos de interesse especfico da comunidade. Enquanto o jornalismo popular produz contedo de maior abrangncia entre as massas. Para Downing, a comunicao popular poder ser perfeitamente elitista, racista, misgina, homofbica e nutrir preconceitos relativos idade; ainda assim, expressar esses valores de formas inventivas e superficialmente atraentes. A comunicao popular se entrelaa com a cultura de massa em muitos aspectos4. J o conceito de comunidade para Downing (2002, p.73,74) :
O termo comunidade tem sido amplamente empregado como um conceito de incrvel abrangncia. usado no sentido localista (esta comunidade mantm-se firme na questo de...), na retrica da poltica mundial (a postura da comunidade internacional contra o terrorismo), no sentido profissional (a comunidade cientfica), na poltica do uso da franqueza em questes sexuais (padres de decncia da comunidade) e no sentido nostlgico que remete a uma suposta era da harmonia (precisamos resgatar o sentido de comunidade).

Ainda, segundo o autor, o termo comunidade usado, dentre outras formas, no sentido de servir para manter-se firme de algo como ideologia, cultura, regionalismo; para uma homogeneidade de opinio, construindo um pensamento coletivo. Reduzindo o extremo individualismo da chamada modernidade liquida.5 3. Como j foi mencionado, o jornalismo comunitrio foi difundido, no Brasil, nos anos 70 e 80, momento em que comeava a se expandir a globalizao, criando uma homogeneidade inter-cultural. A sociedade brasileira, nos anos 80, vivia uma grande mudana poltica, com o fim de um de um regime ditatorial. A necessidade de cada indivduo de exercer seu direito comunicao enaltecia-se. Ao mesmo tempo, uma grande liquefao cultural surgia, transformando o homem em um ser global, reduzindo as peculiaridades individuais do ser humano.
O comunitarismo uma reao espervel acelerada liquefao da vida moderna, uma reao antes e acima de tudo ao aspecto da vida sentindo como a mais aborrecida e incmoda entre suas numerosas conseqncias penosas. O crescente desequilbrio entre a liberdade e as garantias individuais. (Bauman, 2001, p. 195)

A funo do jornalismo comunitrio

O jornalismo comunitrio busca resgatar esta identidade individual e coletiva da sociedade na qual est inserido. Procurando valorizar a cultura local atravs do despertar de um sentimento de pertena do indivduo pela sua comunidade.

DOWNING, D. H. John. Mdia radical: rebeldia nas comunicaes e movimentos sociais. So Paulo: Editora Senac, 2002, p. 33. 5 BAUMAN, Zygmunt. Modernidade liquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001

Alm disso, atravs da prtica do jornalismo comunitrio, pode-se proporcionar ao cidado exercer o seu direito a uma comunicao ativa e no apenas passiva. Ser sujeito e no apenas objeto da comunicao. O qu, para Guareschi (2005, p. 157), fundamental. O cidado que est inserido em um sistema de comunicao comunitria deve participar de maneira ativa do veculo para, assim, construir um canal de comunicao cada vez mais estreito entre cada individuo componente deste sistema. Porm, para serem praticados, de fato, os conceitos de jornalismo comunitrio e cidadania, deve haver participao de ambos os lados no processo de aproximao. O jornalista de um veculo comunitrio, deve enxergar com os olhos da comunidade.6 Tudo isso diz respeito a uma mudana de postura, de uma cultura do silncio como afirma Paulo Freire (1981), ou a cultura da submisso de um cidado sem voz para uma nova cidadania. A cidadania sempre uma conquista do povo. 4. Processo de construo da comunicao comunitria Para construir uma comunicao comunitria necessria, primeiramente, uma aproximao. Deve-se conhecer cada individuo que faz parte da comunidade, para assim termos uma viso coletiva do lugar, sem descartar as diferenas individuais.
Essa cultura de massa produz, exatamente, indivduos; indivduos normalizados, articulados uns aos outros segundo sistemas hierrquicos, sistemas de valores, sistemas de submisso no sistemas de submisso visveis e explcitos, como na etologia animal, ou como nas sociedades arcaicas ou prcapitalistas, mas sistemas de submisso muito mais dissimulados. (GUATTARI, 1999, p. 16)

A comunicao comunitria no deve ser normalizadora, pois, assim, no atingir o objetivo de desenvolver a prtica do direito comunicao de cada indivduo. Quando h respeito s diferenas, dentro da comunidade, o pensamento coletivo torna-se mais democrtico. Portanto, para construir uma comunicao de carter bilateral indispensvel um trabalho detalhado de conhecimento da comunidade. Participando de seus movimentos sociais, festividades e qualquer evento que rena a comunidade em geral para, ento, criar uma relao de cumplicidade entre as partes envolvidas. Para que o processo de construo seja verdadeiramente efetivo se faz necessrio detectar as possveis lideranas comunitrias. Para que atravs delas se conhea os ideais da comunidade: como vivem, vises polticas e ideolgicas, identidades culturais, religiosidade (predominante e individual). Segundo Bauman (2001):
Para realizar o projeto comunitrio, preciso apelar s mesmssimas (e desimpedidas) escolhas individuais cuja possibilidade havia sido negada. No se pode ser um comunitrio bona fide sem acender uma vela para o diabo: sem admitir numa ocasio a liberdade da escolha individual que se nega em outra.

PENA, Felipe. Teoria do jornalismo. So Paulo: Contexto, 2005, p. 187.

Aps o conhecimento dessas caractersticas, deve-se partir para a construo da identidade do veculo. O jornal comunitrio deve ser o espelho da comunidade a que se destina, para assim construir uma estreita relao entre os sujeitos interagentes. Este um passo importante para despertar no cidado o sentimento de pertena, agora, pelo jornal. O indivduo deve sentir-se pea indispensvel do veculo. Para que assim a comunicao seja realmente uma prtica diria dos cidados, despertando o verdadeiro sentido da comunicao. O jornal deve fazer com que o cidado se orgulhe do seu territrio e desmistifique os mitos externos construdos pela atual globalizao.
No estgio lquido da modernidade, s so fornecidos arreios com zper, e o argumento para sua venda a facilidade com que podem ser usados pela manh e despidos noite (ou vice-versa). As comunidades vm em vrias cores e tamanhos, mas, se colocadas num eixo Weberiano que vai de leve manto a gaiola de ferro, aparecero todas notavelmente prximas do primeiro plo. (BAUMAN, 2001, p. 194)

Com isso fica evidente a importncia de respeitar o individuo, como um ser importante, dentro do sistema da comunidade. E elevar a auto-estima do cidado em relao cultura local. Observa-se, tambm, a importncia do jornalismo comunitrio no processo de valorizao dessa cultura. O compromisso no apenas factual, mas tambm social.7 Nesta afirmao de Pena, observa-se claramente a funo interdisciplinar do jornalismo comunitrio. Para o jornalismo comunitrio indispensvel a presena de um jornalista, mas para a comunicao necessrio que atuem profissionais de todas as reas do conhecimento. Por ser muito amplo, o trabalho da comunicao necessita ser de extrema interdisciplinaridade para que no sejam apenas discutidos os seus direitos comunicao, mas tambm sade, educao, moradia e alimentao. Todas essas de maneira no mnimo dignas. A comunicao comunitria deve desenvolver a qualidade crtica desses cidados, para com a sua prpria realidade frente sociedade. Desenvolvendo a prtica da luta pelos direitos firmados, ao cidado, na Constituio Brasileira de 1988.
Quando uma comunidade tem problemas crnicos tende a pensar que so parte inexorvel da prpria vida. Porm, se os problemas so apresentados atravs de um meio de comunicao fotografias, dramatizao de teatro popular, sries de slides, filmes, gravao em fita etc. comunidade reunida para sua discusso, os meios agem como se fossem um espelho onde a comunidade se enxerga sob uma nova luz. (Bordenave, 2001, p. 95)

Ainda, segundo Bordenave, tm sido obtidos resultados extraordinrios de autoconscientizao graas ao uso de meios de comunicao como espelho comunitrio. Desta forma a discusso da funo social do jornalismo comunitrio, deve ser cada vez mais estimulada dentro da academia.

PENA, Felipe. Teoria de jornalismo. So Paulo: Contexto, 2005, p.185.

Contudo, no se pode negar as possibilidades abertas por esta nova prtica jornalstica, as quais inegavelmente alteram diversos padres no processo de comunicao entre emissores e receptores. Portanto, pretende-se com o devido artigo exaltar o carter coletivo do jornalismo comunitrio. Atentar para as vantagens desta relao entre veculo e comunidade, contribuindo para a evoluo deste novo nicho de comunicao. vista disso, os estudos em torno da comunicao comunitria ainda necessitam serem polidos para, ento, ampliar suas possibilidades e assim ir de encontro com o potencial democrtico da comunicao. Resta descobrir o quanto falta para que se possa falar de uma comunicao verdadeiramente comunitria. 5. BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Lquida. Rio De Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001. BORDENAVE, Juan E. Diaz. Alm dos Meios e Mensagens: Introduo comunicao como processo, tecnologia, sistema e cincia. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2001. COSTELA, Antonio F. Comunicao do grito ao satlite: histria dos meios de comunicao. So Paulo: Editora Mantiqueira, 2001. DOWNING, John D.H. Mdia Radical: rebeldia nas comunicaes e movimentos sociais. So Paulo: Editora Senac, 2002. GUARESCHI, Pedrinho. Sociologia Crtica: alternativas de mudana. Porto Alegre: EDIPUCRS. 2005. GUATTARI, Flix e ROLNIK, Suely. Micropoltica: cartografias do desejo. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1999. IANNI, Octavio. A era do Globalismo. Rio de Janeiro: Editora Civilzao Brasileira, 1999. NEUMANN, Laurcio. Educao e comunicao alternativa. Rio de janeiro: Vozes, 1990. PENA, Felipe. Teoria do Jornalismo. So Paulo: Contexto, 2005. PERUZZO, Ciclia M. K. Comunicao nos movimentos populares: a participao na construo da cidadania. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1998. PERUZZO, Ciclia M. K. Comunicao Comunitria e Educao para a Cidadania. Revista Cientfica Digital PCLA, v. 4, n. 1, out./nov./dez. 2002. Disponvel em: <http://www2.metodista.br/unesco/PCLA/revista13/artigos%2013-3.htm>. Acesso em: 31 mar. 2007. Referncias Bibliogrficas

You might also like