You are on page 1of 4

Para qu serve o Turismo?

Esses dias recebi um email do grande Professor Guilherme Lohmann, com um arquivo anexado: a palestra do Professor John Tribe (durante a conferncia do CAUTHE). Li os slides e fiquei pensativo: alguns dos problemas enfrentados no Reino Unido (o distanciamento da Academia do mercado, por exemplo) so os mesmos enfrentados no Brasil em escalas diferentes, mas igualmente prejudiciais. Esse email foi recebido por meio da Lista de Discusses da ANPTUR, da qual eu e muitos outros professores fazemos parte sendo Lohmann um dos fundadores. Tal lista foi desenvolvida pensando na facilidade da comunicao para aproximar os acadmicos do Turismo, na tentativa de organizar os pensamentos e ajustar os objetivos. Nessa mesma inteno, a de alinhar os nossos conhecimentos, a partir dos dados apresentados por Tribe comeou-se uma discusso acerca da evaso discente dos Cursos de Turismo, de suas grades curriculares, dos propsitos econmicos e sociais da atividade, sobre os objetivos ltimos do Turismo e sobre a qualidade de nosso ensino. Muitas dificuldades foram levantadas, e, especialmente, a carncia de saber como a compreenso do significado do turismo para a vida das pessoas (Prof Dr Angela Cabral Flecha). De to interessantes, separei alguns pensamentos que recebi na discusso: O que eu observo uma eterna resistncia da Academia em conversar com o mercado, provocando um grande gap entre ensino e aplicao do conhecimento. Uma boa parte dos alunos que no sabe sequer o que significa Turismo. Na verdade, observo que at boa parte dos professores tambm no sabe direito o que a nossa rea e pra que serve (Prof Dr Angela Cabral Flecha). Particularmente, concordo em integral com a Prof Angela. O quo importante so as viagens, o Turismo e o lazer na vida dos homens? Encaramos (Acadmicos, profissionais, alunos e a sociedade) a atividade com o devido valor? Assim, proposto pela prpria Prof Angela, chegamos ao *maravilhoso+ tema: Para qu serve o Turismo?. Nossa, agora minha hora! pensei eu. Sempre tive indcios de que podia colaborar com essa resposta. Tinha de mandar um email para a Lista com minhas ideias sobre o Turismo. Com certo medo de sofrer represlias, tomei coragem e enviei minha mensagem aos colegas:

Muito interessante esta discusso. Se pudermos levar em conta, sob todas e quaisquer ticas, que o turismo, o lazer e as viagens podem ser antes de ter, tudo muda. , fatidicamente, uma viso romantizada, mas venho observando o comportamento de alunos e profissionais aqui em So Paulo e vejo surgir uma demanda que anseia por elementos humanizadores.

Como disse ngela em linhas anteriores, todos so, antes de tudo, gentes - e esto cada vez mais perdidas. O ter vazio e a possibilidade do ser que d mais sentido ao cotidiano medocre pode ser nosso grande recurso para o fortalecimento do turismo enquanto atividade econmica e sociocultural - no mercado e na Academia. Pronto. Tinha enviado aos melhores e mais bem conceituados Professores de meu campo de estudos minhas humildes opinies. Driblando a ansiedade, agora eu s podia esperar... At que me chegou uma resposta. Para minha felicidade, as contestaes foram positivas. Ainda h gente que pensa como eu, me surpreendi. Replicando, muito amigavelmente Prof Angela me perguntou: Bruno, traduza para mim o que voc chama de elementos humanizadores. Bom, l ia eu me arriscar de novo.

Oi ngela, Na realidade nem eu mesmo sei o que consideraria, exatamente, os elementos humanizadores, mas se pudesse poetiz-los seria algo como encontrar um pouco de cor em meio massa cinza de concreto. Digo por experincia prpria. Em So Paulo uso muito o metr para trabalhar (trnsito impossvel e bl bl bl). L, percebo a falta de sentido que as gentes vivem suas vidas. visvel a canseira, a estafa, a falta de perspectiva e os olhos vermelhos do cansao. Parece-me que foram vomitadas na vida, apenas seguindo o fluxo das coisas e esto sobrevivendo, no mais vivendo. Elas so o arqutipo clssico do turista que usa o lazer, as viagens e o turismo como escape e fuga do cotidiano medocre. o analgsico, como diria Krippendorf. Mas no seramos ns, os que decidem estudar e se dedicar ao turismo, os representantes do bem-estar? No esse o luxo da modernidade? Ser que estamos realmente conscientes de que a atividade ( parte da discusso do dilogo equilibrado entre visitantes e visitados) pode, sim, dar a to aclamada chance ao autoconhecimento? Ao desabrochar pessoal? Vivemos na Era do turismo de sensaes, emoes, aprendizagens, valores e sentimentos. O que meu turista quer sentir? O que ele poderia trazer de extra ao seu cotidiano ordinrio? No justo que ele traga um pouco de humano dos destinos plsticos? Tenho a impresso de que as dores, quando analisadas de um s ngulo, doem mais e que as dificuldades so ainda mais difceis. Talvez porque a infelicidade derive de s se ter uma nica perspectiva com a qual trabalhar. Diz-se que um dos benefcios do turismo a abertura ao novo, o enxergar de novos horizontes. E no mesmo?

Nossos alunos sabem que o turismo permite essas oportunidades? Ns sabemos como incitar o pensamento crtico-reflexivo levando em conta a mobilidade humana? Se h culpados, acho que tambm somos. Ajudamos a indstria a ofertar servios que acedem a essas virtudes? Tratamos de falar sobre viagens nas quais o turista pode sentipensar algo? romntico, eu sei, mas a necessidade da formao integral eminente. As gentes precisam se encontrar nas viagens, encontrar um pouco de si para imperar o bemestar aqui e l. Sobre o foco? Acho que seria na felicidade dos homens. Assim que enviei esse texto, ajuizei-me: Nossa, acho que agora exagerei. Resultado? Uma trplica ainda melhor: Deveria ser este o tipo de turismo que deveramos buscar (Prof Angela) e Seu texto traduz muito. Falas de encontro o foco que deveramos assumir indubitavelmente (Prof Ana Flvia Figueiredo). Que maravilha! Eu no sou o nico a ainda acreditar no Turismo, nas viagens e no lazer como ponto de partida para uma vida melhor. Aproveito para deixar claro que no estou excluindo o Capitalismo muito menos o prisma que visualiza o Turismo enquanto atividade econmica: apenas acho que a mudana deveria comear no homem, e no na indstria. O Turismo enquanto economia fundamental e absolutamente consolidado mundialmente. O grande desafio do hoje conscientizar discentes e docentes de que o Turismo serve para auxiliar as pessoas a se encontrarem e qui pode possibilitar a descoberta de talentos anestesiados pelo corre-corre; e essa nova demanda criaria uma dinmica prpria. De fato, se pudermos aplicar um sentido de uso ao Turismo as coisas fiquem mais claras. Em outras palavras, to logo as pessoas descubram os benefcios individuais e coletivos que o Turismo, o lazer e as viagens podem trazer tona (se praticados de forma sustentvel em todas as suas esferas e tratados como uma experincia) a indstria se encarregar de planejar conforme a necessidade moderna do encontro. Os Cursos de Turismo necessitam de uma viso sistmica acerca de suas capacitaes, dividindo, por exemplo, suas atenes entre as facetas sociais e capitalistas, por assim dizer. Por um lado precisamos de profissionais que saibam fazer a mquina econmica rodar, por outro, latente o desejo de Turismlogos que compreendam as necessidades sociais do homem ps-moderno. claro que todos visamos o lucro (e continuaremos visando-o); entretanto, talvez o que tenha mudado seja sua forma de apresentao o lucro monetrio e o lucro social. Quanto vale meu bem-estar? Quanto custa minha felicidade? No podemos tentar fundir uma coisa outra? No nos permitido planejar pacotes, destinos, itinerrios, viagens ou seja l o que for levando em conta a constituio de um homem

melhor e mais consciente de si e dos outros? Pode ser utpico e demasiado ufanista, mas , arrisco-me em dizer, a tendncia do agora. No mais o homem-frias, mas o homem enquanto entidade absoluta. Um ser humano que se encontrou e tomou conscincia de sua mobilidade e das razes que o levam a viajar (KRIPPENDORF, 2009, p. 205). Estou muito longe de considerar o Turismo como cura para todos os males ou algo do gnero, mas posso v-lo como algo entre o analgsico e a cura uma alternativa holstica. preciso dizimar, como diz Lohmann citando Tribe, o complexo de inferioridade que o turismo sofre com relao ao restante da Academia em vrias partes do mundo. At quando seremos tratados como um fenmeno status quo ou receita quo? O que precisaremos de contedos slidos, cultura geral e professores sem preconceitos ou dogmas arcaicos (Professor Luiz Trigo). Mas acredito que somente com uma reflexo conjunta entre docentes, discentes e mercado conseguiremos encontrar um norte rumo a cura deste problema (Prof. Douglas Silveira de Assis). O que estamos esperando? * Um agradecimento especial s Professoras pelas belas palavras sobre meu discurso.
Referncias: .: Krippendorf, Jost. Sociologia do Turismo: para uma nova compreenso do lazer e das viagens. Ed. Aleph. .: Botton, Alain de. A Arte de Viajar. Ed. Rocco.

You might also like