You are on page 1of 5

Universidade do Vale do Rio dos Sinos Unisinos Curso: Tecnlogo em Segurana da Tecnolgica da Informao. Disciplina: Administrao de Redes de Computadores.

. Professor: Dr. Luciano Paschoal Gaspary Alunos: Diego Nonnemacher de Almeida Marcelo Andr Weschenfelder Michel Christian Berghan So Leopoldo, 16 de novembro de 2005. Backup de dados - Introduo A revoluo do conhecimento transformou a informao no ativo mais importante nas organizaes do nosso tempo. 1 Com isso precisamos estar cada vez mais atentos a problemas que a perda de informaes e/ou roubo destas podem causar grandes prejuzo a organizao. Existem vrias formas de se garantir a disponibilidade da informao, a mais importante sem dvidas a cpia destes dados em local seguro, ou seja, o backup de dados, pois traz flexibilidade empresa de a qualquer momento, voltar no tempo com os seus dados, ou ao menos deveria isto ser possvel. O conceito de um local seguro por muitas vezes o maior ponto de variao dentro do assunto backup, e este merece ateno especial, pois por muitas vezes pensamos que o local seguro possa ser a torre do prdio ao lado, por exemplo, o que ns j temos hoje como certeza de no ser a melhor opo. Existem vrias formas de se fazer o backup dos dados, formas simples e baratas para pequenas empresas e usurios domsticos que possuem poucas informaes, ou que so necessrias para backup e as mdias e grandes corporaes, onde a quantidade de informaes imensa e tambm precisa de um backup desses dados. Isso nos leva a questo de poltica de backup e forma de armazenamento, onde existe ento esta variao de custo X segurana, entre estes pontos possvel se chegar a extremos de confiabilidade o que por muitas vezes diminudo devido ao custo da soluo, a escolha de uma boa poltica aliada a uma forma de armazenamento suficientemente adequada a situao pode trazer ao administrador. um custo compatvel com o valor da informao que ele deseja salva-guardar. Tipos de backup O tipo de backup a ser utilizado varia de acordo com cada organizao, dependendo da quantidade de informao, e da velocidade que estas informaes so atualizadas, cabe ao administrador de rede e/ou gestor de poltica de segurana analisar e definir a melhor forma, basicamente existem 3 tipos: Backups totais - Um backup total captura todos os dados, incluindo arquivos de todas as unidades de disco rgido. Cada arquivo marcado como tendo sido submetido a backup; ou seja, o atributo de arquivamento desmarcado ou redefinido. Uma fita atualizada de backup total pode ser usada para restaurar um servidor completamente em um determinado momento.

Vantagens Cpia total dos dados - Isso significa que voc tem uma cpia completa de todos os dados se for necessria uma recuperao do sistema mais prtico. Acesso rpido aos dados de backup - Voc no precisa pesquisar em vrias fitas para localizar o arquivo que deseja restaurar, porque os backups totais incluem todos os dados contidos nos discos rgidos em um determinado momento. Desvantagens Dados redundantes - Backups totais mantm dados redundantes, porque os dados alterados e no alterados so copiados para fitas sempre que um backup total executado. Tempo - Backups totais levam mais tempo para serem executados e podem ser muito demorados. Backups incrementais - Backup incremental captura todos os dados que foram alterados desde o backup total ou incremental mais recente. Voc deve usar uma fita de backup total (no importa h quanto tempo ela tenha sido criada) e todos os conjuntos de backups incrementais subseqentes para restaurar um servidor. Um backup incremental marca todos os arquivos como tendo sido submetidos a backup; ou seja, o atributo de arquivamento desmarcado ou redefinido. Vantagens Uso eficiente do tempo - O processo de backup leva menos tempo porque apenas os dados que foram modificados ou criados desde o ltimo backup total ou incremental so copiados para a fita. Uso eficiente da mdia de backup - O backup incremental usa menos fita porque apenas os dados que foram modificados ou criados desde o ltimo backup total ou incremental so copiados para a fita. Desvantagens Restaurao completa complexa - Voc pode precisar restaurar os dados de um conjunto incremental de vrias fitas para obter uma restaurao completa do sistema. Restauraes parciais demoradas - Voc pode ter que pesquisar em vrias fitas para localizar os dados necessrios para uma restaurao parcial. Backups diferenciais - Um backup diferencial captura os dados que foram alterados desde o ltimo backup total. Voc precisa de uma fita de backup total e da fita diferencial mais recente para executar uma restaurao completa do sistema. Ele no marca os arquivos como tendo sido submetidos a backup (ou seja, o atributo de arquivamento no desmarcado). Vantagem Restaurao rpida A vantagem dos backups diferenciais que eles so mais rpidos do que os backups incrementais, porque h menos fitas envolvidas. Uma restaurao completa exige no mximo dois conjuntos de fitas a fita do ltimo backup total e a do ltimo backup diferencial. Desvantagens Backups demorados e maiores - Backups diferenciais exigem mais espao em fita e mais tempo do que backups incrementais porque quanto mais tempo tiver se passado desde o backup total, mais dados haver para copiar para a fita diferencial. Aumento do tempo de backup - A quantidade de dados dos quais feito backup aumenta a cada dia depois de um backup total.

Modos de backup O modo de backup determina como o backup deve ser executado em relao ao tipo de dados a serem includos nele. H duas maneiras de executar os backups de dados: Backups on-line - so backups feitos em servidores que precisam estar 24h por dia disponvel aos usurios. Geralmente so banco de dados, servidores de e-mail, etc. Um detalhe bastante importante que o software de backup e a aplicao precisam ter suporte a este tipo de backup. Vantagem Servidor sempre disponvel podendo ser realizado o backup durante o expediente normal de trabalho. Desvantagem O desempenho do servidor prejudicado durante a realizao do backup. Backups offline so backups de dados feito quando ningum est tentando acessar as informaes, geralmente agendado para a noite. Vantagem - Como o servidor estar apenas fazendo o backup dos dados mais rpido que o processo de backup on-line. Desvantagem Ningum poder acessar os dados durante a execuo do backup. Armazenamento Unidades de armazenamento costumam ser a parte mais almejada e menos realizada ao se pensar em uma estrutura de backups, isto porque a qualidade e tamanho da mesma costumam a subir de acordo com seu custo, trazendo muitas vezes a soluo para o nvel considerado bom e no timo. Hoje quando falamos em unidades de armazenamento tambm precisamos pensar em local para guardarmos estas unidades. No mercado temos disponveis para unidade de armazenamento fitas magnticas, discos rgidos e discos pticos, dentro de cada um tm itens a favor e contra: - Fitas Magnticas As fitas so dividas em: DDS Digital Data Storage- Padro que utiliza a tecnologia das DAT, definido em 1989 pela Sony e HP, possuem um acesso seqencial, seus tamanhos variam: DDS-1 DDS-2 DDS-3 DDS-4 DAT-72 1,3GB normais e 2,6GB comprimidos em 60m ou 2GB normal e 4 GB comprimidos em 90m. 4GB normal e 8GB comprimido em 120m. 12GB normal e 24GB comprimido em 120m 20GB normal e 40GB comprimido em 120m 36GB normal e 72GB comprimido em 170m.

DLT Digital Linear Tape Os atuais driver/fitas DLT so dividos em duas linhas , uma capaz de oferecer grande armazenamento e velocidade ( Performance Series ) e outra apenas oferece um custo baixo como vantagem ( Value Series ).

A linha de performance , oference chamada de Super DLT oferece de 160GB at 300GB , trabalhando sobre at um canal de fibra de 2GB ou em Ultra 160 SCSI. J a Value oferece tamanhos de 40GB at 80GB tendo como velocidade 6Mbps.

LTO Linear Tape Open Esta tecnologia desenvolvida pela IBM, HP e Seagate dividida em dois tipos, a Ultrium e Accelis. A ultrium dedicada a grande espao de armazenamento , chegando em 100GB de espao e 16Mbps de velocidade , a accelis ser um formato para acesso rpido podendo armazenar at 50GB comprimidos logo em seu lanamento. Hoje a LTO a tecnologia mais aceita em novas solues de backup. - Discos Rgidos Os discos rgidos so uma tima unidade no ponto de vista do custo por MB, esta soluo tem sido utilizada para realizao do backup incremental para sempre ( RAID ) , tem capacidades de armazenamento de at 500GB com taxas de 320MB/s se tratando de uma interface SCSI. Esta soluo no se torna confivel como nica forma de backup devido a sua grande sensibilidade e durabilidade baixa. - CD-R/ CD-RW Unidades com capacidade de at 700MB, sua vida esperada de 75 anos em casos extremos de cuidados. Pode ser utilizado como forma de backup rpido e para pouco tempo de reteno. Um uso domstico poderia ser adequado a utilizar esta mdia. - DVD-R Armazenamento de at 4.7GB em uma camada ou 8GB em duas camadas, seu ponto fraco assim como o CD o tempo de vida, se encaixa em ambientes de bastante dados e pouco tempo de reteno tambm. de extrema importncia que seja qual for a tecnologia utilizada estejamos seguros de que ela esta sendo corretamente armazenada, as unidades de backup no podem ser simplesmente guardadas em um caixa de papelo localizada sobre o monitor do servidor ou se quer na mesma sala. idealizado o fato de se guardar sobre um cofre, em local distante e resistente a no mnimo fogo, umidade e tremores. Uma boa referencia so as salas cofres descritas na ISO 17799. Polticas de backup Uma poltica de backup tem a funo de formalizar todos os procedimentos tcnicos e no tcnicos de uma cpia de segurana dos dados. Dentro dele devem estar disponveis informaes sobre o que feito no backup, dos tempos, validao dos dados e armazenagem. Definir a poltica de backup no um procedimento puramente tcnico, na qual no compete somente a um administrador de redes a sua construo. Esse ponto importante devido ao fato de que nesta poltica dever estar descrito exatamente o que dever ser salvo. Estamos agora entrando no maior ponto de problemas relacionado a backup, o que salvar e o que no salvar. Quando entramos nesta discusso fica claro que o melhor, para garantir, aquela vamos salvar tudo, mas tudo o que? Se pudermos salvar tudo timo, e cabe a uma poltica definir o tudo, informando caminhos completos destes arquivos, da forma lgica computacional, e ento entra o administrador, importante que haja completa

descrio para que a empresa toda possa saber onde deixar seus arquivos seja na rede ou na sua estao tendo a certeza de que neste local as informaes esto seguras contra perda. Devido a limitaes tcnicas, impossvel que faamos a cpia de segurana dos dados a cada segundo, o mesmo falamos com relao ao restore, e ainda, seja por falta de espao fsico ou limitao financeira, nem todas estas cpias podero ser mantidas e a tarefa quando falamos em tempo na poltica de backup definir os seguintes pontos: Quando esta cpia ser feita Neste ponto, precisamos detalhar de quanta em quantas horas, dias, semanas ou meses os dados sero salvos, se existirem diferentes tempos de backup para os dados, estes tambm necessitam de especificao. Definir este tempo inclui novamente mais pessoas alm do administrador, que ser responsvel por dar o aval de que tecnicamente possvel realizar a cpia no tempo em que gerentes definirem que a sua informao precisa ser enviada a um local de segurana. Quanto tempo demora esta cpia (Backup Window) necessrio saber quanto tempo leva para o backup ser concludo, para que assim, em caso de uma perda no horrio de backup, se saiba antes do restore qual backup que contem dados ntegros. Hoje j consideramos adicionalmente para contornar este tamanho de janela o chamado backup incremental para sempre, a implementao destes atravs de RAID ou dentro de sistemas de storage empresariais atravs de snapshots. Quanto tempo um recover de dados ir levar Alm de saber os tempos relacionados ao procedimento de cpia, importante que se tenha conhecimento do tempo que demora a efetuar a restaurao dos dados do backup. Por quanto tempo uma cpia estar disponvel Seja o local que for armazenado este backup, sabe-se que haver limitaes, seja de espao fsico ou lgico ou realmente de quantidade de unidades de armazenamento, e isto nos leva a realizar um rodzio no backup, no qual para se salvar dados novos, abre-se mo de outros considerados mais antigos, a poltica ento deve ser capaz de informar em quanto tempo um dado antigo e por quanto tempo este dado antigo precisa ser mantido. O modelo de rotacionamento mais genrico e famoso que temos o Grandfather-father-son GFS que se define em realizar backups dirios filhos (incrementais), backups semanais pais (full) e um mensal (full), o av. Estes itens so considerados como bsicos a uma poltica genrica, em determinados casos pode se tornar necessrio adicionar mais pontos a esta, como por exemplo, segmentando um backup por setores, ou filiais, adicionando responsveis ao processo. Salientamos que a poltica de backup assim como uma poltica de tica empresarial precisa ser ajustada de acordo com a empresa, os dados considerados valiosos de uma pode no ser o de outra, e principalmente, o tempo de reteno da cpia de dados.

You might also like