You are on page 1of 3

Universidade Federal Rural do Semi-rido - UFERSA

Aula Prtica 03 1. Assunto Destilao Simples. 2. Objetivos Nesta aula o aluno dever colocar em prtica os conhecimentos adquiridos nas aulas anteriores, pois agora ele dever saber as normas de laboratrio, bem como as vidrarias a utilizar. O aluno dever aprender tambm a realizar uma destilao simples, assim como todos os conceitos nela envolvidos. Os conceitos a serem assimilados nos alunos: Vidraria utilizada para preparao de um sistema de destilao simples; Conceito de ponto de ebulio; Conceito de presso de vapor.

3. Pr-laboratrio 1. Faa uma pesquisa sobre destilao; 2. Faa uma pesquisa sobre ponto de ebulio de uma substncia; 3. Faa uma pesquisa sobre presso de vapor de uma substncia; 4. Faa um resumo do procedimento experimental deste roteiro de prtica. 4. Introduo A destilao um dos mtodos mais utilizados para separao de lquidos devido ser bastante simples e, se tomado todos os cuidados necessrios, apresenta grande qualidade na separao. A destilao tambm apresenta boa versatilidade, pois pode ser usada para separar lquidos de outras substncias que podem ser slidas ou lquidas tambm, desde que tenham pontos de ebulio bem distintos. 5. Procedimento Experimental 5.1 Experimental I (Destilao) 1. Adicione ao balo de destilao 3 pedras de ebulio; 2. Colete 50 mL de uma soluo de NaCl para dentro do balo com o auxlio de uma proveta (para medir o volume);

Prof. Ms. Zilvam Melo Qumica Orgnica

Universidade Federal Rural do Semi-rido - UFERSA 3. Com o auxlio de um funil de vidro de haste longa, transfira os 50 mL da soluo de NaCl para o balo de fundo redondo; 4. Monte um sistema de destilao simples como mostrado na figura seguinte:

Termmetro Sada de gua Adaptador de balo para Condesador Balo de fundo redondo

Suporte Universal Condensador Entrada de gua

Aquecedor Erlenmeyer Garra Matlica Suporte

5. Inicie o aquecimento do sistema; 6. Observe atentamente o sistema enquanto ocorre o aquecimento, constantemente observando a temperatura que registrada no termmetro; 7. Observe o incio da destilao, atentando para o que ocorre, visualmente, com a amostra; 8. Numa destilao os primeiros 5% (em relao quantidade inicial contida no balo) devem ser descartados por ainda conter impurezas. Os ltimos 5% tambm devem ser descartados. Assim colete os aproximadamente 2,5 mL num Becker. Em seguida, troque este Becker outro Becker limpo; 9. A destilao prosseguir at que se obtenha de 15 a 20 mL do destilado

Prof. Ms. Zilvam Melo Qumica Orgnica

Universidade Federal Rural do Semi-rido - UFERSA 5.2 Experimental II (Teste do Destilado)

Aps a destilao se faz necessrio um teste para verificar se a destilao foi bem sucedida. Assim, deve-se testar o destilado a fim de saber se ainda existe a presena do NaCl. Para tanto siga os passos descritos abaixo: 1. Adicione 2 mL de soluo de AgNO3 (Nitrato de prata) a dois tubos de ensaio.; 2. Numere-os como tubo 1 e tubo 2, respectivamente; 3. Ao tubo 1 adicione 2 mL de soluo de NaCl. Observe que ocorre a formao de um precipitado de colorao branca. O precipitado formado o AgCl (cloreto de prata). Assim, o tubo 1 servir como referncia para o tubo 2; 4. Adicione 2 mL do destilado ao tubo 2. Observe o que acontece.

10. Ps-laboratrio 1. Em que se baseia o princpio da destilao simplese em qu tipos de amostra ela pode ser usada? 2. Qual reao explica a formao do precipitado branco de AgCl? 3. Se no tubo 2, aps adicionar a soluo AgNO3, houver a turvao do destilado o que pode ter ocorrido? 4. Qual a funo das pedras de ebulio?

Prof. Ms. Zilvam Melo Qumica Orgnica

You might also like