You are on page 1of 6

Edvard Munch

Edvard Munch nasceu no dia 12 de Dezembro de 1863 em Loten na Noruega e foi o segundo filho homem do Dr. Chris tian Munch e de sua mulher Laura Cathrine. Munch tinha trs irms (Sophie, Laura e Inger) e um irmo, Andreas. Em 1864, a famlia mudou-se para a cidade de Christiania (hoje chamada Oslo). No ano de 1868, a me de Munch morre de tuberculose. A irm dela, Karen Bjolstad, assume o governo das actividades do lar. Sophie morre em 1877, aos quinze anos, vtima, tambm, de tuberculose. Munch comea a estudar engenharia em 1879. Mas um ano depois desiste dos estudos e decide ser pintor. Estuda arte e em Agosto frequenta a Academia de Desenho de Oslo, onde vende dois quadros e pinta o seu primeiro auto-retrato. Em 1882 aluga um estdio em Oslo conjuntamente com seis outros estudantes de arte. Christian Krohg supervisiona o trabalho deles. Um ano depois, exibe pela primeira vez na Exposio de Outono de Oslo. Visita a Academia de Pintura plein air de Frits Thaulow, em Modum. Estabelece contato com o Movimento Artstico e Literrio Bomio de Christiania: Jaeger, Krohg, Jensen-Hjell. Conhece Milly Thaulow e ganha a primeira bolsa de estudo. No ano de 1885, expe na Exposio Mundial de Anturpia. Em Paris estuda no Salon e no Louvre. influenciado por Manet. Passa o Vero em Borre e o Outono em Oslo. Inicia trs obras da maior importncia: A Criana Doente, O Dia Seguinte e Puberdade. A Criana Doente escandaliza o pblico na Exposio de Outono de Oslo. A sua primeira exposio individual, em Oslo (de 110 obras), suscita o interesse de alguns quadrantes. Passa o Vero em Asgardstrand onde, de agora em diante, comea a passar os Veres. Ganha uma bolsa de estudo estatal. Em Paris frequenta a Escola de Arte de Lon Bonnat.

O pai de Munch morre em Novembro de 1889. Muda-se para St. Cloud, um subrbio de Paris, e renuncia ao Naturalismo no seu manifesto de St. Cloud. Continua na escola de arte de Bonnat. Em Maio de 1890, de volta a Oslo, pinta Dia de Primavera em Karl Johan), em estilo Neo-Impressionista. Passa o Vero em Asgardstrand e em Oslo. Ganha uma segunda bolsa de estudo estatal. Vai para Le Havre em Novembro de 1890, onde passa dois meses no hospital. Em Janeiro do ano seguinte, vai para Nice e, em Abril, para Paris, onde vive na Rue Lafa yette. No final de Maio volta a Oslo. Ganha a terceira bolsa de estudo estatal. Passa o Outono em Nice trabalhando no Friso da Vida. Regressa a casa na Primavera de 1892 e passa o Vero em Asgardstrand. Deixa de expor na Exposio de Outono de Oslo. Exibe em Berlim, mas obtm uma recepo antagnica e chocante por parte da imprensa e do pblico, a exposio encerrada uma semana depois. Entra em contacto com o crculo literrio do Porquinho Preto em Berlim: Strind- berg, Meier-Graefe, Przybyszewski. Expe em Copenhaga, Dresden, Muni que e Berlim. Trabalha arduamente no Friso da Vida e pinta O Grito. Em Berlim faz as primeiras gravuras a gua-forte. Vai para Oslo em Maio de 1894 e publicada a primeira monografia sobre Munch. Continua o Friso da Vida: Cinzas, Os Trs Estdios da Mulher (Esfinge) e Madona. Expe em Estocolmo e Berlim. Primeiras litografias. Visita Paris, em 1895, duas vezes. influenciado por Toulouse-Lautrec, Bonnard e Vuillard. Edio de oito gravuras a gua-forte. Passa o Vero em Nordstrand e em Asgardstrand. Morre seu irmo Andreas.Passa a Primavera de 1896 em Paris. Xilogravuras e litografias a cores so editadas pela primeira vez. Expe no Salon des Indpendants. Ilustra o programa para Peer Gynt de Ibsen e para uma edio de Les Fleurs du Mal de Baudelaire. A sua exposio no Salon de lArt Nouveau revista por Strindberg. Volta em 1897 para Paris. No Vero compra uma casa em Asgardstrand. Faz uma exposio em Oslo (85 quadros) que foi bem acolhida. Em 1898 vai para Copenhaga, Berlim e Paris. Participa no Salon des Indpen dants. Faz as ilustraes para um nmero especial da revista Quickborn, dedicada a Munch e a Strindberg. Passa o Vero em Asgardstrand e conhece Tulla Larsen. Estadias em Berlim, Paris, Nice e depois em Florena e Roma onde estuda Raphael. Passa o Vero em Nordstrand e sgrdstrand. Primeira verso de Raparigas na Ponte. Expe na Bienal de Veneza e em Dresden. Passa o Outono e o Inverno em

Gudbrands dalen. Em Maro de 1900 vai para Berlim e de l para um sanatrio suo. Completa o Friso da Vida. No Inverno de 1901 pinta paisagens em Nordstrand. Passa o Inverno e a Primavera de 1902, em Berlim. Exibe o Friso da Vida completo na Sezession Berlinense. Conhece o coleccionador Dr. Max Linde, autor de um estudo sobre Munch. Em Asgardstrand faz uma tentativa dramtica para se separar de Tulla Larsen. Primeiro trabalho fotogrfico. Termina o ano em Berlim. Gustav Schiefler comea a catalogar o trabalho grfico de Munch. Primeira exibio na Galeria Cassirer em Berlim, a partir de 1903. Lindo encarrega-o de executar um friso para o quarto dos seus filhos na sua casa, em Lubeque. Depois viaja para Oslo e Berlim outra vez. Em 1904, Cassirer (Berlim) adquire em exclusivo os direitos alemes dos trabalhos grficos de Munch e Commeter (Hamburgo) faz o mesmo com os seus quadros. Seguem-se numerosas exposies. Torna-se membro da Sezession Berlinense. Expe 20 quadros na Sezession Vienense. Participa no Salon dos Indpendants, em Paris. A Academia de Arte Weimar coloca um estdio sua disposio. Vero em Asgardstrand. Expe em Copenhaga. Passa Novembro em Lubeque. Linde recusa o friso. Expe retratos na Galeria Cassirer em 1905. Mostra 75 quadros em Praga, incluindo a primeira sequncia do Friso da Vida. Inverno em Bad Ilmenau e Bad Elgersburg (na Alemanha) para acalmar os nervos e combater o seu alcoolismo. Do Inverno at ao Vero est em Turngia e Weimar, durante o ano de 1906. Desenha o cenrio para Fantasmas de Ibsen e Hedda Gabler para o teatro de Cmara de Max Reinhardt em Berlim. -lhe encomendado um friso para o salo oval do Teatro de Cmara. Termina, em 1907, o Friso Reinhardt, mas este continua inacessvel ao pblico e os quadros so vendidos mais tarde. Abril em Estocolmo. Vero e Outono em Warnemnde. Expe na Galeria Cassirer com Czanne e Matisse. Conhece Emil Nolde. No inverno de 1908, fica em Berlim, Primavera e Vero em Warnemnde. Morre se Norregrd. Expe com Brcke em Dresden. No Outono tem um esgotamento nervoso em Copenhaga. Passa metade do ano numa clnica. feito Cavaleiro da Ordem Real Norueguesa de Santo Olavo. Regressa, porm, em 1909, Noruega em Maio e aluga uma casa em Krager. Vai para Bergen em Junho, onde Rasmus Meyer compra um grande nmero de

quadros. Comea o trabalho dos murais para o Grande Salo da Universidade de Oslo. Compra uma propriedade em Hvitsten, 1910, no fiorde de Oslo. Trabalha nos murais. Exposio de vulto em Oslo. Exposio Sonderbund em Colnia no ano de 1912, onde mostra 31 quadros e classificado a par de Van Gogh, Gauguin e Czanne. Em 1913, aluga a propriedade de Grimsrd na ilha de Jelya no fiorde de Oslo. Viaja para Berlim, Frankfurt, Colnia, Paris, Londres, Estocolmo, Hamburgo, Lubeque e Copenhaga. Homenagens pelo seu 50 aniversrio. Passa o inverno em Berlim e Paris, 1914, Vero em Hvitsten, Krager e Jelya. Depois de uma longa controvrsia os murais do Grande Salo so aceites. Compra a propriedade de Ekely perto de Oslo, em 1916. Publica, em 1918, o seu panfleto: Friso da Vida. Durante 1920-1921, vai para Berlim, Paris, Wies baden e Frankfurt.1922, realiza o friso de 12 quadros para a cantina dos trabalhadores da fbrica de chocolate Freia, em Oslo. Exposio importante em Zurique. Apoia os artistas alemes ao comprar 73 obras grficas. Em, 1923, torna-se membro da Academia Alem de Belas Artes. Em 1926, Edvard Munch viaja para exposies em Munique, Dresden, Copenhaga, Mannheim e Zurique. Morre a irm de Munch Laura. Retrospectivas de grande vulto nas Galerias Nacionais de Berlim e Oslo, em 1927. Em 1928 Desenha os murais para a Cmara Municipal de Oslo. Desenha os murais para a Cmara Municipal de Oslo. Durante 1930 uma enfermidade ocular torna o trabalho cada vez mais difcil. Em 1933 passa o Vero em Asgardstrand. Inverno em Hvitsten e Krager. Homenagens no seu 70 aniversrio. Publicao de monografias sobre Munch por Tens Thiis e Pola Gauguin.

Consegue, em 1936, sua primeira exposio em Inglaterra. O seu problema de viso leva-o a parar o trabalho dos desenhos do mural da Cmara Municipal. Os nazis rotulam 82 das obras de Munch, 1937, em museus alemes de degeneradas, retiramnas e vendem-nas. Acontece a invaso alem da Noruega em 1940, porm Munch recusa-se a ter qualquer tipo de relao com as foras ocupantes. Consegue, enfim, a sua primeira exposio nos E.U.A, em 1942. Em 1943, recebe homenagens pela passagem do seu 80 aniversrio. Grave constipao. No ano de 1944, dia 23 de Janeiro, Munch morre tranquilamente em Ekely. Deixa a sua propriedade cidade de Oslo, a qual abre o Museu Munch em 1963 para celebrar o centenrio do seu nascimento.

Principais obras de Munch:


- Spring Day on Karl Johan (1891) - Evening on Karl Johan (1892) - Melancolia (1892) - A Voz (1892) - O Grito (1893) - Vampira (1893-94) - Anxiety (1894) - A Madona (1894-1895) - Jealousy (1895) - Puberdade (1895) - Self-Portrait with Burning Cigarette (1895) - A menina doente (1895-1896) - Lady From the Sea (1896) - A dana da vida (1899-1900) - A Morte da Me (1899-1900) - Meninas no Jetty (1901) - Crianas na rua (1907) - Atrao (1908) - Assassino na Alameda (1919) - Reunio (1921) - Entre o Relgio e a Cama (1940-1942)

You might also like