You are on page 1of 3

Edio Maro de 2000 Um jogo simples e divertido para ensinar o conceito de divisibilidade Silvianne Neno e algum pai desavisado

entrasse de surpresa em uma aula de Matemtica da 5a srie do Colgio Visconde de Porto Seguro II, em Valinhos (SP), levaria um susto ao ver a turma brincando de pega-varetas. E isso sob o olhar aprovador da professora Maria Jos de Castro Silva! O susto, porm, no teria razo de ser. Segundo a educadora, que apia sua prtica nas idias de Jean Piaget, "o jogo uma tima estratgia de aprendizagem". Melhor ainda, recomenda, se a familiarizao das crianas com o material ldico acontecer por pura diverso. S depois aconselhvel introduzir as novas regras, desta vez adaptadas ao estudo. Ou seja, se aquele pai desconfiado voltasse em outro dia para flagrar a Pega-varetas: bom para professora "brincando" com os alunos, veria de novo os desenvolver a habilidade pega-varetas espalhados sobre as carteiras. Mas agora motora e afiar o servindo para entender o conceito de divisibilidade -- noo raciocnio lgico segundo a qual um nmero natural pode ser dividido por outro nmero natural no nulo, sendo a diviso do primeiro pelo segundo exata, isto , com resto igual a zero. Para fazer os alunos descobrirem isso na prtica, a professora deu pontuao s varetas. Ao final das jogadas os pontos de cada vareta eram multiplicados uns pelos outros (veja o quadro Regras do trabalho). O resultado era decomposto pela diviso sucessiva por 2, por 3 e assim por diante, at alcanar nmeros primos, que so aqueles divisveis apenas por 1 e por eles mesmos. Para Maria Sueli C. S. Monteiro, consultora do site da Nova Escola, "Maria Jos fez uma adaptao criativa e eficaz do pega-varetas, um jogo fcil de encontrar e de preo bastante acessvel". Outra vantagem do material ser utilizado em equipe. "Quando jogam em grupo, os alunos debatem e, do confronto de idias, surgem diferentes respostas para um problema matemtico", avalia. Ao fim de uma semana de muitos lances e descobertas, o bom aproveitamento da classe ficou evidente. Quando ela retomou o tema da divisibilidade, Jogo e trabalho em grupo: trs meses depois, percebeu que os alunos entendiam comprovados ganhos na com mais facilidade os conceitos matemticos do que os aprendizagem do ano anterior, quando havia seguido o mtodo tradicional. " melhor trocar varetas do que fazer contas no papel", concorda Hlio Pazinetto, de 11 anos, confirmando que aprender brincando mais divertido.

Voc tirou trs varetas azuis. Que outras poderiam substitu-las, de modo que o total de pontos continuasse o mesmo? E quais alterariam o resultado final? Resposta: as trs azuis somam 216 pontos (6 x 6 x 6 = 216). Para descobrir outras combinaes que resultariam nesse nmero, preciso fatorar (decompor) 216 em nmeros primos. Voc vai encontrar 23 x 33. Isso mostra que as varetas azuis poderiam ser trocadas por trs amarelas e trs vermelhas (2 x 2 x 2 x 3 x 3 x 3 = 216). As verdes e as pretas no teriam utilidade pois no h nenhum nmero que, multiplicado por 5 ou 30, resulte em 216. possvel fazer 80 pontos numa jogada sem tirar nenhuma vareta verde? Resposta: fatorando o nmero 80, conseguimos 24 x 5. Como a verde vale 5 e o nmero s formado pelos nmeros primos 2 e 5, seria impossvel fazer 80 pontos sem tir-la. Em determinada jogada, voc alcana 72 pontos tirando trs varetas de cores diferentes. Que cores foram essas? H possibilidade de haver mais de uma vareta com a mesma cor? Resposta: o nmero 72 formado pelos fatores 23 x 32. Portanto, por trs varetas amarelas e duas vermelhas. Mas como voc tirou trs cores diferentes, vai ter de trocar varetas para conseguir a terceira cor. A soluo tirar uma amarela e uma vermelha e substitu-las por uma azul. No final, ficam duas amarelas, uma vermelha e uma azul (2 x 2 x 6 x 3 = 72). O produto vale 180 pontos. Encontre pelo menos duas combinaes possveis que correspondam a esse mesmo nmero de pontos. Resposta: vrias possibilidades foram encontradas pelos alunos de Maria Jos, sempre calcadas nos divisores de 180: uma preta e uma azul; duas amarelas, duas vermelhas e uma verde; ou, ainda, uma amarela, uma vermelha, uma azul e uma verde.

1. A pontuao das varetas a que aparece ao lado. 2. A classe dividida em grupos de trs ou quatro. Todas as equipes recebem um pega-varetas. Alunos e professor combinam quantas rodadas tero as partidas. Tirando no par ou mpar, cada grupo escolhe quem vai comear. 3. O vencedor lana as varetas sobre uma mesa ou outra superfcie plana. Depois, tenta peg-las uma a uma do monte, sem fazer as outras se mexerem. Enquanto conseguir isso, continua a jogar. Se no, a partida interrompida e os valores de cada vareta retirada so multiplicados uns pelos outros, obtendo-se o nmero de pontos daquela jogada. A partir da, o professor estimula o grupo a sugerir outras combinaes que levariam ao mesmo produto. O nmero de sugestes oferecidas pela equipe anotado num papel. A partida recomea com a criana da vez. 4. Vence o grupo que conseguir propor mais opes.

Problemas O jogo as varetas permite

Fatorao Para chegar s cores das

Pontuao A professora mudou a

Fotos Masao Goto Filho

You might also like