You are on page 1of 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHO CURSO DE CINCIAS BIOLGICAS DISCIPLINA: BIOLOGIA MOLECULAR Prof.

ALCINA VIEIRA DE CARVALHO NETA ALUNO: Dionad Silva Pereira

ESTUDO DIRIGIDO

1) Explique o dogma central da biologia molecular, abordando os fundamentos (duplicao, transcrio e traduo) e as atualizaes impressas sobre o mesmo. 2) Descreva a estrutura dos cidos nuclicos, com base na constituio qumica. Explique as funes e as diferenas entre eles. 3) Discorra sobre os tipos de RNA existentes nas clulas. 4) Em relao aos eventos ps-transcricionais responda: a)Onde ocorre? b)Quantos tipos? Explique-os detalhadamente. c)Importncia?

5) Imagine se um determinado Rnam fosse transcrito e, imediatamente aps, chegasse at o citoplasma, sem sofrer os processos ps-transcricionais. Ele seria capaz de traduzir a informao originando a protena? Esta protena seria funcional? Por qu? Explique, discorra sobre suas idias.

1) O dogma central define a teoria da biologia molecular em que a informao perpetuada atravs da replicao do DNA e traduzida atravs de dois processos: a transcrio que converte a informao do DNA em uma forma mais acessvel ( uma fita de DNA complementar) e atravs da traduo que converte a informao contida no RNA em protenas. O dogma central da Biologia Molecular, apresenta uma exceo em relao a replicao retroviral, na qual o RNA viral molde para sntese do DNA do provrus.

2)O cido nuclico formado por um grande polmero de molculas individuais chamadas de nucleotdeos. Cada nucleotdeo formado por uma base nitrogenada, que pode ser uma purina ( adenina ou guanina) ou uma pirimidina (timina ou citosina) no DNA; uracila ou citosina no RNA e um grupo fosfato (PO4). O conjunto de bases mais acar denomina-se nucleosdeo, chamando-se nucleotdeo ao conjunto de bases mais acar mais fosfato. O DNA possui a funo de guardar a informao gentica dos organismos. A sequncia lgica de nucleotdeos forma o gene. O RNA formado a partir do DNA, pela complementaridade das bases nitrogenadas, e ele leva a informao de um gene at os ribossomos para que sejam produzidos as protenas ( sntese protica) . 3) Trs tipos principais de RNA -RNA mensageiro ou RNAm- ( o nico que se forma tendo um filamento de DNA como molde e complementar a ele. A formao do RNAm se chama transcrio, catalisado pela enzima RNA-polimerase. -RNA transportador ou RNAt- (suas molculas so formadas por um nico filamento.Esse filamento nico se dobra sobre si mesmo, assumindo o aspecto de folha de trevo. As funes do RNAt, so colocar cada aminocido em sua posio correta sobre as molculas de RNA mensageiro e estabelecer ligao peptdica entre esses aminocidos, durante a sntese de protena. RNA ribossmico ou RNAr- ( formado a partir de regies especficas de alguns cromossomos, chamadas regies organizadoras de nuclolo. Trata-se do tipo de RNA encontrado em maior quantidade, nas clulas,e um dos componentes estruturais dos ribossomos, juntamente com protenas.

4) a)Os eventos ps-transcricionais ocorrem no ncleo. c)As modificaes que ocorrem no ncleo so necessrias para que os RNAm possam sair do ncleo e funcionar no citosol, ou seja, para que ocorra a traduo e conseguintemente a sntese de protena.

5) Para os eucariontes a chance de ocorrer a produo da protena zero. Os eventos ps-transcricionais visam proteger o RNA do ataque de enzimas especiais que possam degradado mesmo, como tambm, ativando processos de incorporao de sinalizadores ( inicial e final) para que o mesmo possa ser lido pelo ribossomo no citoplasma.

You might also like