You are on page 1of 24

1) Um sistema um conjunto estruturado ou ordenado de partes ou elementos que se mantm em interao, na busca de um ou vrios objetivos.

. sendo caracterizado pela influncia que cada componente exerce sobre os demais e pela unio de todos. Resposta: Certo. A teoria geral dos sistemas define sistema como: Conjunto de elementos interdependentes que interagem com objetivos comuns formando um todo, e onde cada um dos elementos componentes comporta-se, por sua vez, como um sistema cujo resultado maior do que o resultado que as unidades poderiam ter se funcionassem independentemente. 2) Entropia a tendncia que os sistemas tm para o desgaste, para o afrouxamento das relaes ou para o comportamento aleatrio de suas partes. Resposta: Certo. A teoria geral dos sistemas define Entropia como: A tendncia dos sistemas de perderem sua energia, sua vitalidade e dissolver-se no caos, ao longo do tempo. Tendncia deteriorizao. 3) A soluo de qualquer problema deve ser estabelecida em funo de conhecimentos no mbito de um domnio limitado e restrito. Resposta: Errado Teoria interdisciplinar capaz de transcender os problemas tecnolgicos, dispondo de princpios e modelos gerais que podem ser aplicados de forma ampla e total para interligar as descobertas das vrias cincias. Teoria reducionista: ao invs de se reduzir uma entidade para o estudo individual das propriedades de suas partes ou elementos, se deve focalizar no arranjo do todo, ou seja, nas relaes entre as partes que se interconectam e interagem organica e estaticamente. 4) Qualquer sistema genrico pode ser considerado como constitudo de vrios outros sistemas menores ou, inversamente, pode ser tomado como parte, juntamente com outros, de um sistema maior. Resposta: Certo. A partir da definio de sistema: Conjunto de elementos interdependentes que interagem com objetivos comuns formando um todo, e onde cada um dos elementos componentes comporta-se, por sua vez, como um sistema cujo resultado maior do que o resultado que as unidades poderiam ter se funcionassem independentemente. 5) Retroalimentao ou feedback o processo de tratamento no sistema das entradas ou insumos e de gerao de suas sadas ou resultados. Resposta: Errado. A teoria geral dos sistemas define Retroalimentao como: Informaes sistemticas sobre algum aspecto do sistema, que possam ser utilizadas para avaliar e monitor-lo, de modo a melhorar seu desempenho. Ex: Nmero de unidades produzidas, qualidade do produto, relao entre a quantidade produzida e os insumos gastos, outros tipos de relaes entre esforo e resultado, tempestividade das atividades.

6) (BASA - CESPE - 2004) A arquitetura von Neuman para computadores digitais estabeleceu o conceito de programa armazenado e dividiu o computador digital em 4 subsistemas principais: memria de programa, memria de dados, unidade central de processamento (UCP) e sistema de entrada e sada (E/S). Resposta: Errado. Os subsistemas so memria, UCP, UC e E/S.
7)

(Perito Criminal - 2004 - CESPE) A concepo de memria para armazenamento de programa foi uma importante contribuio inicialmente proposta pelo modelo de mquina de Von Neumann. Resposta: Certo. (Perito Criminal - 2002 CESPE) A denominada mquina analtica, concebida em 1833 por Charles Babbage, um engenheiro e matemtico ingls, embora fosse uma mquina puramente mecnica, continha os princpios bsicos de um computador moderno. Em funo disso, Charles Babbage considerado por muitos como Pai da Computao. Resposta: Certo. (BASA - CESPE - 2004) De maneira geral, pode-se afirmar que os computadores modernos mais largamente utilizados apresentam a mesma arquitetura bsica dos computadores de 50 anos atrs. Resposta: Certo.

8)

9)

10) (Perito Criminal - 2004 - CESPE) Um dos cdigos importantes o de carto perfurado, chamado de Hollerith, o qual utiliza uma representao em 12 bits. Resposta: Certo. 11) (Perito Criminal - 2002 CESPE) Conceitualmente, o que diferencia um computador de uma calculadora eletrnica programvel a sua capacidade de armazenar programas e dados em uma unidade de memria de massa, usualmente na forma de um disco magntico. Resposta: Errado. Uma calculadora eletrnica era utilizada apenas para clculo de operaes aritmticas, ao contrrio do computador.
12)

(Perito Criminal - 2002 CESPE) O avano tecnolgico dos ltimos cinqenta anos permitiu que atualmente se disponha, em um nico chip de computador, uma capacidade de processamento muito superior dos computadores digitais de primeira gerao, construdos na dcada de 50, com gabinetes que ocupavam uma sala inteira e que consumiam grande quantidade de energia eltrica. Resposta: Certo.

13) (Perito Criminal - 2002 CESPE) Os denominados microcomputadores so aqueles computadores que utilizam uma CPU microprogramada. Resposta: Errado. Os microcomputadores surgiram atravs do desenvolvimento dos microprocessadores (todos os componentes da UCP em uma nica pastilha). Tambm se referem ao tipo de usurio, no caso uma nica pessoa, e por isso so conhecidos como computadores pessoais. Atualmente se relaciona mais exclusivamente com o tamanho cada vez menor dos componentes internos.

14)

(TJPA - CESPE) A CPU possui uma memria interna, de alta velocidade, usada para armazenar resultados temporrios e certas informaes de controle. Resposta: Certo. So os registradores. (SEAD - CESPE - 2007) Um sistema de memria pode ser organizado hierarquicamente. Nesse caso, a memria secundria voltil e diretamente acessada pelo processador, enquanto a memria principal composta por setores de discos. Resposta: Errado. ao contrrio. (SETEPS - CESPE - 2004) Na hierarquia de tecnologias de memria, que inclui registradores, memria principal, cache e discos, verifica-se que quanto maior a capacidade de armazenamento, maior o tempo de acesso. Resposta: Certo. (Perito Criminal - 2002 - CESPE) Examinando-se o contedo de uma posio qualquer da memria principal de um computador, pode-se imediatamente determinar se aquela posio est sendo ocupada por uma instruo de um programa, ou um endereo referenciado pelo programa, ou, ainda, um dado do programa, pois esses trs tipos de informao tm formataes distintas na memria. Resposta: Errado. Toda informao tem o mesmo formato na memria. (MPE - CESPE - 2008) A memria de um computador tipicamente organizada em diferentes nveis hierrquicos. As memrias geralmente tm diferentes tempos de acesso e, independentemente dos nveis envolvidos, as transferncias de dados entre os nveis so controladas pelo sistema operacional. Resposta: Errado. Controlada pela UCP. (SEBRAE - CESPE - 2007) O MBR (memory buffer registry) e o MAR (memory address register) so registradores que trabalham em conjunto com o objetivo de armazenar na memria cdigos de instruo, endereos de memria e dados. Resposta: Errado. No armazena cdigo de instruo. (TJDFT - CESPE - 2000) A memria principal tem um conjunto de posies destinadas exclusivamente ao armazenamento de instrues para o processador. Resposta: Errado. (TJDFT - CESPE - 2000) O processador possui conjuntos de registros capazes de manter cpias de grandes reas da memria, que servem para acelerar o processamento. Resposta: Errado. Os registradores tm baixa capacidade e s podem armazenar um dado ou instruo por vez. ( Perito Criminal - 2004 - CESPE) A separao fsica de dados e de instrues na memria proposta no modelo de mquina de Von Neumann, permite maior confiabilidade e facilidade de depurao dos programas.

15)

16)

17)

18)

19)

20)

21)

22)

Resposta: Errado. No tem separao fsica de dados e instrues na memria. 23) (CESPE - 2008) A RAM uma memria voltil de leitura e escrita, em que as informaes so perdidas caso o sistema de alimentao seja interrompido; a EPROM pode ser gravada apenas uma vez e a PROM pode ser apagada e regravada vrias vezes. Resposta. ao contrrio em relao PROM e EPROM.
24)

A RAM (random access memory) um tipo de memria na qual o acesso informao feito de forma aleatria, ou seja, possvel acessar qualquer byte da memria sem passar pelos bytes que o precedem. A RAM um dos tipos de memria mais comuns que existem e encontrada no somente em computadores, mas tambm em dispositivos como impressoras, entre outros. Resposta: Certo.

25) (PRODEPA - CESPE - 2004) Os tipos de memria dinmicas RAM DRAM so memrias muito mais rpidas que as SRAM. Resposta: Errado. ao contrrio.
26)

(AUDITOR DO ESTADO - CESPE - 2004) Em microcomputadores, a memria ROM capaz de armazenar programas e dados permanentemente. Dessa forma, quando o computador desligado, os programas e os dados armazenados na memria ROM no so perdidos. Resposta: Certo. (Perito Criminal - Polcia Civil de Pernambuco - 2006) A memria do tipo SRAM extremamente rpida e, embora voltil, s perde seu contedo se a mquina for desligada, no exigindo que a CPU renove seu contedo continuamente. Resposta: Certo.

27)

28) ( Perito Criminal - IGP/SC - 2008) A memria CACHE um tipo de memria RAM, mais barata e lenta que a memria RAM principal, servindo como suporte memria secundria que tem como exemplo os discos rgidos. Resposta: Errado. A Cache mais rpida e mais cara que a MP, e no suporte memria secundria. 29) (TSE - CESPE) A quantidade e o tamanho de memrias cache associadas a um ou mais processadores de um sistema podem influenciar diretamente o desempenho dos processadores. Resposta: Certo 30) (PRODEPA - CESPE - 2004) O uso da memria cache permite aumentar a taxa de transferncia de dados dos discos rgidos, principalmente para os dados mais acessados. As memrias cache podem ser de trs tipos: lookahead, write/read e look-backward. Resposta: Errado. A cache permite acelerar a transferncia de dados da MP para a UCP.

31)

(INMETRO - CESPE - 2009) No cache de dados com localidade espacial, quando uma palavra carregada da memria principal, palavras adjacentes tambm so carregadas na linha de cache. Localidade espacial se refere ao fato de que esses bytes adjacentes tm alta probabilidade de serem usados. Resposta: Certo (MCT - CESPE - 2009) A poltica de atualizao da memria cache write-back (escrita de volta) tem como objetivo minimizar o nmero de operaes de escrita na memria principal. Resposta: Certo.

32)

33) (MCT - CESPE - 2009) Entre as polticas de atualizao da memria cache, est a de escrita direta (write-through), que tem como principal problema o fato de gerar inconsistncias entre a memria cache e a memria principal. Resposta: Errado. No gera inconsistncias, pois copia para a cache e para a MP.
34)

(MCT - CESPE - 2009) Quando ocorre um cache hit na poltica FIFO (first in first out), o dado movido para o incio da fila, de forma a permanecer mais tempo em memria. Resposta: Errado. FIFO uma poltica de substituio de dados na cache onde o bloco a ser substitudo o que est a mais tempo na cache. (TSE - CESPE) Quando uma memria cache est cheia e os dados desejados no esto na cache, preciso escolher os dados da cache que sero substitudos. O algoritmo Least Recently Used (LRU) pode ser usado para essa escolha. Resposta: Certo.

35)

36) (STJ - CESPE - 2004) Uma CPU composta basicamente de quatro sees funcionais: unidade aritmtica/lgica, reas de registro, seo de controle e barramento interno. Resposta: Certo. Fazem parte da seo de controle: UC, decodificador, RI, CI, relgio, REM e o RDM. A ULA faz parte da funo de processamento. Os registradores so usados para armazenar operandos e resultados, e o barramento interno para transferncia de dados. 37) (TJPA - CESPE) Um dos registradores mais importantes da CPU o denominado contador de programa, que serve para registrar a quantidade de programas j executados pela CPU naquela sesso (a partir do momento em que o computador foi ligado). Resposta: Errado. O contador de programa (PC ou CI) guarda o endereo da prxima instruo.
38)

(DATAPREV - CESPE - 2001)Muitos microprocessadores comerciais utilizam um registrador denominado acumulador, que muitas vezes contm um dos operandos de entrada da unidade lgica e aritmtica, e que armazena o resultado da operao dessa mesma unidade lgica e aritmtica. Resposta: Certo.

39)

(DETRAN - CESPE) A funo da unidade lgica e aritmtica controlar o fluxo de execuo das instrues e realizar os clculos aritmticos e as operaes lgicas. Resposta: Errado. No controla o fluxo das instrues. (DATAPREV - CESPE) Todos os tipos de unidade lgica e aritmtica realizam apenas as operaes bsicas de adio binria e de E (and) lgico bit a bit. Para se realizar outras operaes, como subtrao e OU (or) bit a bit, sempre necessrio que elas sejam implementadas por software a partir de combinaes dessas duas operaes bsicas. Resposta: Errado. A ULA executa as operaes de soma, subtrao, multiplicao, diviso, AND, OR, XOR, complemento, deslocamento direita e esquerda, incremento e decremento. (TJPA - CESPE) A funo da CPU executar programas armazenados no disco rgido, buscando suas instrues, examinando-as e executando-as, uma aps outra. Resposta: Errado. Busca as instrues da memria. (COHAB - CESPE - 2004) O ciclo bsico de execuo de instrues envolve as seguintes fases: o processador solicita a instruo da memria, utilizando o endereo no contador de programa; a memria retorna a instruo; o processador decodifica a instruo; o resultado da instruo escrito; o contador de programa atualizado para a prxima instruo. Resposta: Certo.

40)

41)

42)

43) (MCT - CESPE - 2009) Durante a fase de decodificao da instruo, o registrador de instruo contm a instruo corrente, isto , a instruo apontada pelo registrador contador de programas. Resposta: Errado. Antes da fase de decodificao, o CI j foi atualizado com o endereo da prxima instruo. 44) Em um nvel prximo ao hardware, a execuo de um programa fundamentase na idia de que a CPU executa, seguidamente, instrues requisitadas memria. A CPU realiza, para isso, um ciclo conhecido como fetch-decodeexecute, que composto, basicamente, pela busca da instruo na memria, decodificao da instruo, execuo da instruo, armazenamento dos resultados e atualizao do program counter. Essas fases so sempre executadas nessa ordem. Resposta: Errado. A Atualizao do CI se d depois da busca da instruo.
45)

(DPF - Perito Criminal Federal - CESPE - 2004) Para se determinar a capacidade de processamento e saber qual o computador de melhor desempenho, suficiente consultar a freqncia do relgio (clock) do processador. Resposta: Errado. O tamanho da palavra tambm influencia. (Perito Criminal - 2002 - CESPE) O tamanho da palavra bsica utilizada por uma CPU, por exemplo 16 bits ou 32 bits, determinante para o tamanho dos

46)

nmeros que um computador com essa CPU pode manipular. Assim, em um computador de 32 bits, tem-se sempre maior preciso nos clculos que em um computador de 16 bits. Resposta: Errado. O tamanho da palavra no corresponde ao tamanho dos nmeros a serem manipulados pela UCP, e portanto no se relaciona com a preciso. Se o nmero tiver tamanho maior do que a palavra, ele ser transmitido para a UCP em mais de um ciclo.
47)

(MPE - CESPE - 2008) Como o processamento de cada instruo passa, tipicamente, por etapas, alguns computadores usam pipelines para aumentar a quantidade de instrues processadas por unidade de tempo; nesses computadores, em determinado instante, diferentes instrues podem estar em diferentes etapas de seus processamentos. Resposta: Certo. O pipeline, em processadores, uma tcnica de acelerao da velocidade de execuo de instrues obtida por meio da duplicao de unidades funcionais, como a unidade de inteiros e a de ponto flutuante, por exemplo, permitindo, assim, a execuo simultnea de mais de uma instruo. Resposta: Errado. No h duplicao de unidades funcionais.

48)

49) (SEBRAE - CESPE - 2007) Para acelerar a execuo, os processadores usam a tcnica de pipelining de instrues, que consiste em dividir o ciclo de instruo em determinado nmero de estgios consecutivos, tal que cada estgio possa estar trabalhando em uma instruo diferente ao mesmo tempo. A ocorrncia de desvios e de dependncias entre instrues um facilitador na utilizao do pipelining. Um computador superescalar aquele no qual so usadas vrias pipelines de instrues independentes. Resposta: Errado. A ocorrncia de desvios no um facilitador de pipelining, pelo contrrio.
50)

(CESPE - 2008) A instruo a ser executada formada por um cdigo de operao e por um cdigo de operando que identifica os dados necessrios execuo da operao. Resposta: Certo. (Perito Criminal - Governo do Estado do Rio de Janeiro - 2009) Um engenheiro de computao necessita implementar instrues para uma mquina para manipular trs operandos, com as seguintes condies: 1. a instruo possui 42 bits; 2. o primeiro campo C1 da instruo indica o cdigo da operao a ser executada; 3. o segundo campo C2 indica o registrador onde se encontra o primeiro operando; 4. o terceiro campo C3 indica o registrador do segundo operando; e 5. o quarto campo C4 fornece o endereo da memria onde se encontra o terceiro operando. A mquina possui 16 registradores e pode enderear 256 M endereos. A esse respeito, julgur a afirmativa a seguir:

51)

Os campos C2 e C3 devem possuir 2 bits; o campo C4, 28 bits; e podem existir no mximo 2048 operaes diferentes. Resposta: Errado. 16 registradores necessita de 4 bits para codificar, ento C2 e C3 tm 4 bits. 256 M = 2 elevado a 28, portanto C4 possui 28 bits. 42 - (4 + 4 + 28) = 6 bits pro cdigo de operao, resultando em 2 elevado a 6 = 64 operaes distintas. 52) ( Perito Criminal - 2004 - CESPE) O conjunto de instrues definido para uma determinada Unidade Central de Processamento (UCP) constitudo de uma mistura de formatos de instrues e modos de endereamento. Acerca desses fatores, julgue os seguintes itens. 1) O modo de endereamento direto apresenta como desvantagem a limitao do espao de endereamento ao tamanho do campo de operando. Resposta: Certo. 2) O modo de endereamento imediato tem a menor relao de tempo de acesso ao dado. Resposta: Certo, pois no precisa acessar a memria. 3) Considerando o modo de endereamento indireto, palavra de 16 bits, instruo de um operando e campo de operao de 8 bits, a memria enderevel de 32 MB. Resposta: Errado. No tem limite na memria enderevel, porque o endereo do contedo do dado est guardado na memria, podendo enderear qualquer posio da memria. 4) O modo de endereamento por registrador no eficaz quando comparado ao modo de endereamento direto para o clculo da equao C = A+B. Resposta: Certo. Porque A e B esto na memria e usar um registrador para armazenar A ou B serve apenas para atrasar a execuo da instruo. 5) O endereo efetivo do dado no modo indexado calculado utilizando-se o campo de operando e o valor de um dos registradores da UCP, sendo recomendvel quando se tem referncias a vetores ou matrizes. Resposta: Certo.
53)

O surgimento das arquiteturas RISC fez a implementao de microprocessadores por meio de microprogramao crescer exponencialmente, pois esse tipo de procedimento bem mais rpido e eficiente em arquiteturas mais simples que em implementaes do tipo hardwired. O surgimento das arquiteturas RISC tambm fez o conjunto de instrues para acesso a memria crescer em nmero e complexidade em relao ao conjunto de instrues CISC, pois, nos processadores RISC, esse tipo de instruo executado mais rapidamente que instrues que utilizam apenas registradores de uso geral. Assim, o uso extensivo de instrues

lgicas e aritmticas que utilizam acesso a memria uma prtica recomendvel nas arquiteturas RISC. Resposta: Errado. Quem implementa microprogramao a CISC, e esse procedimento no mais rpido. Quem tem instrues complexas a CISC, e estas instrues no so executadas mais rapidamente. O uso de instrues que fazem acesso memria no recomendvel, pois gastam tempo, e a RISC s possui as instrues load/store de acesso memria.
54)

(TRE - CESPE) A arquitetura RISC utiliza modos de endereamento complexos, no permitindo endereamento por deslocamento ou relativo, como ASCII. Resposta: Errado. RISC no utiliza modos de endereamento complexo, s usa o modo direto. (TRE/TO - CESPE 2007) Diversos microprocessadores RISC fazem uso da tcnica denominada pipeline. Resposta: Certo. (INMETRO - CESPE 2009) Nas arquiteturas CISC, as instrues levam geralmente mais de um ciclo de clock e o tamanho das instrues no o mesmo, o que facilita a implementao do pipelining nessas arquiteturas. Resposta: Errado. O tamanho das instrues no tem nada a ver com facilidade de implementao de pipelining. (INMETRO - CESPE 2009) Um dos objetivos de o CISC ter um conjunto mais rico de instrues poder completar uma tarefa com um conjunto de linhas em Assembly do menor tamanho possvel. Resposta: Certo. (BANCO DA AMAZONIA - CESPE - 2007) Enquanto, nas arquiteturas CISC, procura-se implementar o maior nmero possvel de registradores internos na unidade processadora, na arquitetura RISC so usualmente implementados apenas o acumulador e um registrador auxiliar. Resposta: Errado. a RISC que implementa o maior nmero possvel de registradores. (TRE/TO - CESPE 2007) Em geral, as arquiteturas RISC tm apenas um registrador interno, de forma a maximizar a quantidade de acessos memria, j que o tempo de acesso memria muito inferior ao tempo de acesso aos registradores. Resposta: Errado. RISC usa mais registradores para minimizar nmero de acessos memria. E o tempo de acesso memria superior ao tempo de acesso aos registradores. (SERPRO - CESPE - 2008) Processadores CISC so capazes de processar instrues complexas. H processadores CISC em que tais instrues, para serem executadas, precisam ser decompostas em microoperaes. Para acelerar o processamento de instrues, alguns dos processadores CISC tm suas arquiteturas organizadas como linhas de montagem (pipelines).

55)

56)

57)

58)

59)

60)

Isso possibilita que, em um dado momento, diferentes instrues estejam em diferentes etapas dos seus processamentos. Resposta: Certo.
61)

(EMBASA - CESPE - 2010) Na arquitetura RISC, ao contrrio da arquitetura CISC, os processadores so capazes de executar apenas algumas poucas instrues simples. Os processadores RISC, por terem um menor nmero de circuitos internos, podem trabalhar a frequncias mais altas. Com relao ao desempenho, arquitetura RISC apresenta reduo do tamanho do CPI (ciclos por instruo), em troca de maior tamanho do cdigo. Resposta: Certo. (TRE/TO - CESPE 2007) As instrues CISC tm sempre tamanho fixo, pois esse procedimento diminui a complexidade do projeto da unidade de controle. Resposta: Errado. Instrues CISC tm tamanho variado, e isso aumenta a complexidade do projeto da UC.

62)

63) (CER CESPE 2004) A arquitetura RISC permite a simplificao da arquitetura do computador. Nesse tipo de sistema, a ROM contm um grupo de instrues em microcdigo que corresponde a cada instruo de linguagem de mquina. Resposta: Errado. A RISC no tem microprogramao.
64)

(TRE/TO - CESPE 2007) Ao contrrio da arquitetura RISC, o conjunto de instrues da arquitetura CISC o mais reduzido possvel e, por essa deficincia, os compiladores e montadores para a arquitetura CISC devem ser muito mais complexos, gerando pseudo-instrues que executam tarefas mais complexas e que combinam instrues mais simples. Resposta: Errado. A Arquitetura RISC que contm conjunto reduzido de instrues, necessitando de um compilador mais complexo por causa do gap semntico.

65) (INMETRO - CESPE - 2010) Na arquitetura CISC, um conjunto reduzido de janelas atuando como uma rea de memria pequena, de armazenamento temporrio e de acesso rpido usado para manter um subconjunto das variveis que provavelmente devem ser utilizadas mais frequentemente. Esse conjunto denominado memria cache. Resposta: Errado. Est falando da RISC, e o conjunto de janelas so os registradores.
66)

(CESPE - 2008) Um monitor do tipo touch screen pode ser considerado um dispositivo de entrada e sada de dados. Resposta: Certo. (CESPE - 2008) Uma porta serial unicamente utilizada por dispositivos de comunicao do tipo modem. Resposta: Errado. Teclado e mouse tambm.

67)

68) ( TSE - CESPE) O desempenho de um dispositivo de entrada e sada independe do canal de comunicao utilizado entre o dispositivo e o computador e da velocidade de transmisso de dados nesse canal, uma vez que esse tipo de dispositivo padronizado por organismos internacionais.

Resposta: Errado. Os perifricos costumam usar formatos e tamanhos diferentes de unidades de transferncia de dados, fazendo diferena o canal de comunicao. Alm disso, cada perifrico tambm tem uma velocidade diversa um do outro.
69)

(TRE - CESPE) O controle de transferncia de dados de um dispositivo externo para o processador pode envolver a seguinte seqncia de etapas: o processador interroga o mdulo de E/S para verificar o estado do dispositivo a ele conectado; o mdulo de E/S retorna o estado do dispositivo; se o dispositivo estiver em operao e pronto para transmitir, o processador requisitar a transferncia de dados, enviando um comando para o mdulo de E/S; o mdulo de E/S obtm uma unidade de dados, como por exemplo 8 ou 16 bits; os dados so transferidos do mdulo de E/S para o processador. Resposta: Certo.

70) Os device drivers so programas que permitem que outros programas (aplicativos de uma forma geral) interajam diretamente com o hardware, sem a participao do sistema operacional. Eles so muito teis e necessrios pois evitam que os fabricantes de software tenham que possuir informaes sobre todos os dispositivos de hardware existentes, e permitem, por exemplo, que um programa editor de textos acesse, diretamente, uma impressora por meio do device driver. Resposta: Errado. Device Drivers so as interfaces de E/S que fazem a interface entre a UCP/MP e os perifricos.
71)

(SETEPS - CESPE - 2004) Com relao a entradas e sadas, um interrupt handler um mdulo de software bsico, em geral parte do sistema operacional, encarregado de determinar a natureza de uma interrupo e de executar as aes necessrias para completar a operao de entrada e sada associada a essa interrupo. Resposta: Certo.

72) (TRE - CESPE) Na tcnica de E/S dirigida por interrupo, o processador envia um comando de E/S e continua a executar outras instrues, sendo interrompido pelo mdulo de E/S quando este tiver completado seu trabalho. Nessa tcnica, o processador no responsvel por obter dados da memria principal, em uma operao de sada, nem por armazenar dados na memria principal, em uma operao de entrada. Resposta: Errado. O processador responsvel pela transferncia de dados de/para a MP.
73)

(CESPE - 2004) A idia bsica do mecanismo de entrada e sada controlado por interrupo consiste em eliminar o lao de espera. A CPU envia uma ordem de entrada e sada ao perifrico e prossegue com a tarefa que estava executando. Quando o perifrico est preparado para trocar informao, envia uma interrupo tarefa que a CPU estava executando, para que esta atenda a operao de entrada e sada. Resposta: Certo.

74) (MCT - CESPE - 2009) Na tcnica de E/S programada, o processador estima o tempo necessrio para a operao de E/S e, enquanto o mdulo de E/S executa as operaes, o processador fica livre para executar outras instrues. Resposta: Errado. O processador no fica livre para executar outras instrues. 75) (TRE/TO - CESPE - 2007) A transferncia de um grande bloco de dados para a memria de um computador feita muito mais rapidamente por meio da tcnica de entrada e sada programada que por meio da tcnica de DMA. Resposta: Errado. A tcnica de DMA mais rpida pois no envolve a CPU, evitando o lao de espera da CPU que acontece na E/S programada.
76)

(MPE - CESPE - 2008) Controladoras de acesso direto memria (DMA) podem transferir dados entre dispositivos e memria. Para iniciar uma transferncia, a controladora de um dispositivo tipicamente envia uma solicitao para a controladora de DMA, que assumir o controle do barramento de acesso memria e transferir os dados. Resposta: Certo. (CESPE - 2004) O controlador de acesso direto memria (DMA) pode realizar as funes da CPU. Quando a CPU deseja ler ou escrever um bloco de dados, envia as seguintes informaes: se uma operao de leitura ou escrita e o endereo do perifrico. Resposta: Certo.

77)

78) ( SEAD - CESPE - 2007) O acesso direto memria (DMA) prov um meio para dados serem movimentados entre a memria e o processador. Uma transferncia via DMA inicia-se a partir de uma interrupo por software. Resposta: Errado. DMA pra movimentar dados entre a memria e os dispositivos de E/S. A transferncia DMA inicializa-se a partir de uma interrupo por hardware. 79) (PETROBRAS - CESPE - 2007) Se h um s barramento para acesso memria e um controlador de acesso direto memria (DMA) controla esse barramento via cycle stealing, a computao no retardada pois o processador continua executando e acessando o barramento durante a transferncia via DMA. Resposta: Errado. O processador no acessa o barramento durante a transferncia via DMA. 80) (CEEE CESPE - 2005) O mecanismo de escrita dos discos magnticos est baseado no fato de que o fluxo de corrente eltrica, por meio de uma bobina, produz um campo magntico. So enviados pulsos de corrente para o cabeote, que resultam na gravao de padres magnticos na superfcie abaixo dele. As correntes positivas e negativas sempre geram padres magnticos semelhantes.

Resposta: Errado. A leitura e gravao se d pela manipulao de dipolos magnticos presentes na superfcie da mdia magntica. O campo magntico gerado pela cabea de leitura e gravao.
81)

(DATAPREV - CESPE - 2001)O disco rgido um exemplo de memria novoltil embasada em gravao magntica, que apresenta, em geral, um tempo de acesso maior que aquele das memrias RAM estticas. Resposta: Certo. (PERITO CRIMINAL - CESPE - 2003) Um disco rgido possui uma formatao fsica, que divide o disco de armazenamento magntico em trilhas e setores, e uma formao lgica, que depende do sistema de arquivos a ser utilizado. Resposta: Certo

82)

83) (TRE/ALAGOAS - CESPE - 2004) Os disquetes utilizados nas unidades de disquete de 3" so capazes de armazenar maior quantidade de informaes que os CDs usados nas unidades de CD-RW. Resposta: Errado. Disquete tem capacidade de at 5.76 MB enquanto CD pode ter 700 MB.
84)

(TRE - CESPE - 2007) tamanho padro de um setor de uma unidade de disco rgido de 5 KB. Resposta: Errado. de 512 Bytes.

85) (TRE - CESPE - 2007) latncia no acesso a dados em disco depende mais da velocidade de rotao do dispositivo que da quantidade de trilhas de gravao existente. Resposta: Certo. O tempo de latncia depende do tempo que demora pra passar o setor sob a cabea de leitura e gravao, portanto depende da velocidade de rotao. 86) (CEEE CESPE - 2005) A estratgia RAID substitui as unidades de disco de grande capacidade por vrias unidades de capacidade menor, distribuindo os dados para possibilitar acessos simultneos a vrias unidades. Desse modo, aumenta-se a capacidade de memria secundria, mas h diminuio do desempenho de entrada e sada. Resposta: Errado. um agrupamento de unidades de discos fisicos visto como um disco maior pelo sistema. Pode ser utilizado para diviso de dados ou cpia de dados. No aumenta a capacidade de armazenamento.
87)

(TRE - CESPE - 2010) Para a implementao de um RAID 0+1 (strip/mirror), so necessrios pelo menos quatro discos. J para a implementao de um RAID 5, so necessrios, no mnimo, cinco discos. Resposta: Errado. Mnimo de 3 discos para o RAID 5 ( Perito Criminal - IGP/SC - 2008) Nas implementaes de RAID em hardware, o RAID 0 prioriza a redundncia (tolerncia a falha) e o RAID 1 prioriza o desempenho. Resposta: Errado. o contrrio.

88)

89) (TRE - CESPE - 2010) O RAID Level 3 requer no mnimo 4 discos para seu correto funcionamento: um deles utilizado para paridade. Resposta: Errado. Mnimo de 3 discos
90)

(TRE - CESPE - 2005) Em uma operao de leitura, normalmente existe um tempo de espera, enquanto um valor est sendo buscado pelo escravo para ser colocado no barramento. Resposta: Certo. (TRE/TO - CESPE - 2007) Em microprocessadores com barramento de dados, esse barramento nunca usado para a transmisso de dados entre o microprocessador e os dispositivos de entrada e sada, ou entre o microprocessador e os chips de memria. Resposta: Errado. usado sim. (TRE - CESPE - 2005) Qualquer barramento admite transferncias de dados para escrita (mestre para escravo) ou leitura (escravo para mestre). Resposta: Certo.

91)

92)

93) (TRE/TO - CESPE - 2007) Um microprocessador de 32 bits tem um barramento de endereos de 16 bits e um barramento de dados de 16 bits. Resposta: Errado. tem um barramento de endereo e de dados de 32 bits. 94) (Perito Criminal - IGP/SC - 2008 ) O barramento frontal (Front Side Bus ou FSB em ingls) o barramento que permite a transferncia de dados entre o processador (UCP) e a memria principal (RAM). Este barramento permite tambm a comunicao com componentes do sistema. Resposta: Certo.
95)

(CEEE CESPE - 2005) O barramento PCI (peripheral component interconnect) um barramento de pequena capacidade que depende do processador utilizado, projetado principalmente para satisfazer os requisitos de custo de entrada e sada dos sistemas modernos. Resposta: Errado. Possui alta capacidade e no depende do processador utilizado.

96) (TRE - CESPE - 2005) O USB um padro de barramento externo de alta velocidade, que permite taxas de transferncia de at 800 megabytes por segundo. Uma nica porta USB 2.0 pode ser usada para conectar at 63 dispositivos externos. Resposta: Errado. Pode conectar at 127 dispositivos e permite taxas de 480 Mbits/s. 97) (SGA - CESPE - 2006) Uma interface USB no pode ser utilizada como porta serial, mesmo utilizando conectores apropriados Resposta: Errado. O USB serial.

98) (Perito Criminal) A sigla ISA refere-se a um padro de barramento de 64 bits. Resposta: Errado. 8 ou 16 bits. 99) (TRE - CESPE - 2010) O barramento USB compatvel com o padro plug and play, mas no suporta o recurso de hot plugging. Resposta: Errado. Suporta o hot plugging.
100)

(DPF - Perito Criminal Federal - CESPE - 2004) O barramento USB utilizado apenas para dispositivos de baixa velocidade, como mouse e teclado. Para interconexes rpidas, necessrio utilizar um barramento paralelo de alta velocidade, como o firewire. Resposta: Errado. O USB usado para dispositivos de alta velocidade tambm, e o Firewire serial. ( TSE - CESPE) Para o correto controle e funcionamento de um dispositivo de entrada de um computador, necessrio que esse dipositivo esteja interligado, de alguma forma, placa-me do computador. Resposta: Certo.

101)

102) (TRT - CESPE - 2008) Podem-se encaixar processadores com arquiteturas diferentes em uma mesma placa-me; exemplo disso o fato de placas-me com chipset da Intel suportarem o chipset da AMD. Resposta: Errado. O slot de encaixe do processador no serve para qualquer processador, e o modelo do processador da Intel diferente do da AMD.
103)

(TRT - CESPE - 2008) A ponte norte (northbridge), relacionada ao chipset de uma placa-me, faz a comunicao do processador com as memrias por meio do FSB (front side bus). Resposta: Certo. (DPF - Perito Criminal Federal - CESPE - 2004) O chipset do computador controla os acessos aos perifricos e interconectado ao processador por meio de um barramento freqentemente conhecido por front side bus, que trabalha a uma freqncia mais baixa do que a do processador. Resposta: Certo

104)

105) (TCE/CESPE 2009) Hardware, tambm conhecido por firmware, um conjunto formado pelos comandos lgicos relativos a circuitos eletrnicos e partes eletromecnicas de um computador, como, por exemplo, impressora, modem, monitor, teclado e placas. Resposta: Errado. Firmware um tipo de software, e no um hardware.
106)

(CESPE - 2008) H uma classe de programas, geralmente escritos pelo fabricante do computador ou por empresas especializadas, chamada genericamente de software bsico, que, em conjunto com o hardware, constitui o sistema de computao. Resposta: Certo

107)

(TCE/CESPE 2009) Os programas escritos em linguagens de programao de alto nvel tendem a ser dependentes da estrutura da mquina na qual sero executados, ao contrrio dos programas cuja linguagem de baixo nvel, que dependem de tradutores bilngues para serem traduzidos para cdigos de mquina. Resposta: Errado. No so dependentes da estrutura de mquina, por isso que existem os tradutores. (FUB - CESPE - 2002) O compilador pode ser visto como um tradutor, uma vez que o mesmo transforma um programa de linguagem de alto nvel para linguagem de baixo nvel. Resposta: Certo. (FUB - CESPE - 2002) O montador realiza a tarefa de combinar mdulos objetos em um mdulo de carga.Resposta: Errado. Esse o papel do ligador. Um programa montador (assembler) um utilitrio responsvel por gerar, a partir de um programa escrito em linguagem de montagem, um programa em linguagem de mquina no executvel (mdulo-objeto). Resposta: Certo (TCE/CESPE 2009) Os programas escritos em linguagem de programao de alto nvel precisam ser convertidos em programas de mquina, sendo o linker um tipo de software bsico que efetua essa traduo. Resposta: Errado. A traduo feita pelo compilador ou pelo interpretador. (TSE - CESPE) Um programa pode ser composto por partes independentemente carregadas e realocadas. Um ligador pode ser usado para resolver as referncias aos smbolos externos s partes e para produzir um cdigo executvel. Resposta: Certo.

108)

109)

110)

111)

112)

113) (FUB - CESPE - 2002) A principal tarefa do bootstrap loader carregar programas aplicativos para execuo. Resposta: pra carregar o sistema operacional.
114)

(DATAPREV - CESPE - 2001) A funo principal de um programa carregador (loader) permitir a edio de um programa em linguagem de alto nvel, de modo que se possa salv-lo em modo texto. Resposta: Errado. O carregador carrega o mdulo de carga na memria. (BANESE - CESPE) Sistemas operacionais so o software bsico de um sistema de computao e tm por objetivo disponibilizar os recursos de hardware em uma maneira conveniente aos usurios e ao software aplicativo. Resposta: Certo.

115)

116) (TCE/CESPE 2009) O sistema operacional, conjunto de programas que supervisionam e auxiliam a execuo dos diversos softwares aplicativos instalados no computador, , em geral, formado por um conjunto de programas que inclui os compiladores e os interpretadores.

Resposta: Errado. No inclui os compiladores e os interpretadores. 117) Um interpretador considerado um tradutor que no gera cdigo-objeto. Ele traduz cada instruo de um programa fonte, escrito em linguagem de alto nvel, e a executa em seguida. Uma desvantagem de se utilizar interpretadores est na traduo das instrues de um programa toda vez que este for executado, o que gera um gasto de tempo bastante relevante. Resposta: Certo.
118)

(Perito Criminal - 2002 - CESPE) A criao dos chamados programas montadores, ou assemblers, simplificou a tarefa de programao de uma mquina, permitindo que se utilize uma linguagem simblica, ou assembly, para a construo de programas a serem posteriormente convertidos para a linguagem de mquina pelo montador. Em funo de sua ainda estreita relao com a arquitetura da mquina, as linguagens assembly so tambm especficas para cada tipo de CPU. Resposta: Certo. (Perito Criminal - 2002 - CESPE) Compiladores so programas capazes de traduzir um programa escrito em uma linguagem de programao de alto nvel, ou seja, mais prxima de uma linguagem natural e independente da arquitetura da mquina, para o cdigo de mquina necessrio para ser executado. Assim, embora, para escrever um programa em uma linguagem do tipo C, no seja essencialmente necessrio conhecer a arquitetura da mquina em que ele ser executado, para execut-lo em uma mquina especfica ser necessrio utilizar tambm um compilador especfico para aquele tipo de mquina. Resposta: Errado. O compilador no especfico para um tipo de mquina.

119)

120) (Perito Criminal - 2002 - CESPE) Uma caracterstica essencial dos computadores a sua capacidade de tomar decises, modificando o fluxo de execuo das instrues de um programa em funo de resultados anteriores. Essa caracterstica deve-se ao fato de que as linguagens de programao possuem instrues do tipo IF ... THEN, ou semelhantes. Resposta: Errado. O computador no toma decises devido aos comandos IF e THEN. Ele apenas segue as instrues do programa. Se ele encontrar um IF e THEN, ele executar uma determinada instruo dependendo da validade da condio IF, mas no ele quem est tomando a deciso. 121) (AUDITOR DO ESTADO - CESPE - 2004) O nmero hexadecimal EA corresponde ao nmero decimal 234. Resposta: Certo.
14 16 1 + 10 16 0 = 224 + 10 = ( 234 )10

122) (TSE - CESPE) O nmero binrio 0010111 igual ao nmero decimal 25. Resposta: Errado.

0 26 + 0 25 +1 2 4 + 0 23 +1 2 2 +1 21 +1 2 0 = 0 + 0 +16 + 0 + 4 + 2 +1 = ( 23)10

123) (CESPE - 2008) O nmero 111 110 100 100 110 representado em base 2 corresponde a 76446 na base octal e a 8D26 na base hexadecimal. Resposta: (111) = 7, (110) = 6, (100) = 4, (100) = 4, (110) = 6 => (76446) (CERTO) (111110100100110) = (0111)(1101)(0010)(0110) => (7D26) (ERRADO) 124) (MDS - CESPE - 2008) O valor 1C8 em hexadecimal corresponde ao valor 710 em octal. Resposta: (1C8) = (0001)(1010)(1000) = (110101000) = (110)(101)(000) = (650) na base 8 ERRADO 125) (MPE - CESPE - 2008) O nmero hexadecimal 7EA tem o mesmo valor do decimal 2.026, o octal 371 tem o mesmo valor do binrio 11111001 e o hexadecimal C5A tem o mesmo valor do binrio 110001011010. Resposta: CERTO
(7 EA )16 = 7 16 2 +14 16 1 +10 16 0 = 1792 + 224 +10 = 2026 (371 )8 = (011 )(111 )( 001 ) 2 = (11111001 ) 2 (C 5 A)16 = (1100 )( 0101 )(1010 ) 2 = (1100010110 10 ) 2
126)

(TCE/CESPE - 2009) O nmero 49 na base 10 equivale a 110011 na base 2. Resposta: Errado.

127) (MPE - CESPE - 2008) Julgue: A soma dos nmeros binrios 11001 e 10111 o binrio 110000; a soma dos nmeros hexadecimais A2E e C1F o hexadecimal 1A4D; e a soma dos nmeros octais 376 e 427 o octal 1025.

Resposta:

128)

(TCE/CESPE - 2009) O resultado da multiplicao dos dois nmeros binrios 110110 e 110011 101011000011. (ERRADO)

(TCE/CESPE - 2009) O nmero 6,8125 na base decimal equivale ao nmero 6,65 na base octal. (ERRADO) Resposta: Convertendo apenas a parte fracionria:

(DATAPREV - CESPE) O cdigo ASCII um cdigo de 16 bits que contm os caracteres de praticamente todas as lnguas vivas, e o cdigo Unicode um cdigo de 8 bits que capaz de representar uma quantidade bem menor de caracteres. Resposta: Errado. ASCII um cdigo de 7 bits. O Unicode de 16 bits. (AUDITOR DO ESTADO - CESPE - 2004) ASCII um cdigo cuja principal aplicao a representao de imagens em preto e branco no formato digital. Nesse cdigo, a cada tom de cinza da imagem associado um nmero entre 0 e 512. Resposta: Errado. ASCII pra representar nmeros e outros caracteres. ( Perito Criminal - 2004 - CESPE )Na representao EBCDIC, 8 o nmero mximo de caracteres que podem ser codificados em uma palavra de 48 bits. Resposta: Errado. O EBCDIC tem 8 bits e permite a codificao de 256 smbolos. (TRE/TO - CESPE - 2007) O UNICODE um padro de armazenamento em que palavras de 8 bits so usadas para armazenar sinais de udio submetidos a compresso com perdas. Resposta: Errado. de 16 bits e no para armazenar sinais de udio. (CESPE - 2008) Na representao de nmeros negativos, define-se um bit relativo a sinal. Se tal dgito for igual a 0, o valor ser positivo, se for 1, o valor ser negativo. Por norma, o bit de sinal o bit menos significativo do nmero, representao denominada complemento para 1. Resposta: Errado. A representao denominada sinal e magnitude, e o bit de sinal o bit mais significativo, e no o menos significativo. ( Perito Criminal - 2004 - CESPE) A vantagem da representao numrica em complemento de um que existe apenas uma nica representao binria para o valor 0. Resposta: Errado. A representao em complemento a um possui duas representaes para o zero.
136)

(BANCO DA AMAZONIA - CESPE - 2007) O nmero em complemento de dois 11110110, de oito bits, corresponde ao nmero negativo -20. Resposta: Errado

137) ( Perito Criminal - 2004 CESPE) A representao do nmero decimal -57, usando representao binria de 8 bits, em complemento de dois, 11000110. Resposta: Errado.

138)

(TRE/TO - CESPE - 2007) Um nmero binrio de 8 bits, representado em complemento de 2 pode, em representao do seu equivalente decimal, assumir qualquer valor entre 256 e 255. Resposta: Errado. Varia de : (-128 a + 127) (TRE/TO - CESPE - 2007) Na notao em complemento de dois, o resultado da soma dos nmeros binrios 11111100 e 00000111 igual a: A B C D E 00000011 00101010 11110101 11111010 11111101

139)

Resposta: A . O vai 1 ocorreu tanto no bit de sinal quanto pra fora do nmero, ento o resultado est correto.

140)

(DPF - Perito Criminal Federal - CESPE - 2004) Para aplicaes cientficas, comum a utilizao de nmeros de ponto flutuante em vez de nmeros inteiros. Os processadores atuais suportam a norma IEEE, na qual um nmero de ponto flutuante com preciso simples representado em 32 bits, utilizando a notao cientfica com um bit para o sinal, 8 bits para o expoente e 23 bits para a mantissa. Resposta: Certo. (MPE - CESPE - 2006) Um dos fundamentos da utilizao dos nmeros em ponto flutuante a necessidade de um sistema de representao numrica em que nmeros de maior magnitude possam ser expressos. Resposta: Certo. Acerca de nmeros em ponto flutuante, a adio e a subtrao so operaes mais complexas que a multiplicao e a diviso. Isso se deve necessidade de alinhas os operandos, de modo que seus expoentes se tornem iguais. A adio e a subtrao tm quatro fases bsicas: verificar se algum operando zero; alinhar as mantissas; adicionar ou subtrair as mantissas; e normalizar o resultado. Resposta: Certo.

141)

142)

143) (TRE - CESPE) Na fase de normalizao da adio e da subtrao, h um deslocamento para a esquerda dos dgitos da mantissa, at que o dgito mais significativo seja diferente de zero. A cada deslocamento, o expoente incrementado, podendo, portanto, ocorrer overflow no expoente. Resposta: Errado. Deslocamento para esquerda significa que a virgula anda para a direita. Nesse caso o expoente decrementado, podendo ocorrer underflow no expoente.
144)

(TRE - CESPE) O padro IEEE define uma abordagem de arredondamento denominada arredondar para zero, que til na aritmtica intervalar, em que so produzidos dois valores para cada resultado, correspondentes aos limites inferiores e superiores de um intervalo que contm o resultado verdadeiro. Resposta: Errado. O arredondamento pra zero trunca o nmero para mais prximo de zero. (TRE - CESPE) Em uma operao de ponto flutuante, o expoente e a mantissa so carregados em registradores. No caso da mantissa, o tamanho do registrador quase sempre menor que o nmero de bits da mantissa mais o bit implcito. O registrador contm bits adicionais chamados bits de guarda, que so usados para preencher com zeros os bits extras, at as extremidades direita e esquerda da mantissa. Resposta: Errado. No caso da mantissa, o tamanho do registrador quase sempre maior que o nmero de bits da mantissa mais o bit implicito. Os bits adicionais so colocados direita da mantissa.

145)

146) (TRE - CESPE) Na multiplicao, se um dos operandos for igual a zero, o resultado ser zero. Caso no seja, o primeiro passo da multiplicao somar os expoentes dos operandos. Se os expoentes forem armazenados na forma polarizada, a soma dos expoentes dobrar a polarizao. Portanto, o valor da polarizao deve ser substitudo na soma dos expoentes. Poder, ento, ocorrer tanto overflow quanto underflow no expoente, o que, nesses casos, gera erro. Resposta: Certo.
147)

( Perito Criminal - 2004 - CESPE) O sistema BCD utiliza a representao de cada um dos dgitos decimais em seus correspondentes valores binrios, em cdigos de 6 bits. Resposta: Errado. Em cdigo de 4 bits. (CESPE - 2008) Na operao booleana XOU (XOR), o resultado verdadeiro se apenas uma das preposies for verdadeira. No existe elemento neutro na operao lgica XOR. Resposta: Certo. (DPF - Perito Criminal Federal - CESPE - 2004) Hyperthreading uma tecnologia inovadora da Intel que permite a um processador comportar-se como se fosse dois processadores independentes, podendo executar duas linhas de execuo simultaneamente. Resposta: Certo. (TSE - CESPE) H processadores com arquitetura Intel ou AMD que suportam a arquitetura de 64 bits. Resposta: Certo. ( Perito Criminal - IGP/SC 2008) Um processador multi-core (mltiplos ncleos) um circuito integrado que apresenta internamente duas ou mais unidades de execuo (ncleos). Resposta: Certo. ( Perito Criminal - IGP/SC 2008) Um processador multi-core (mltiplos ncleos) permite multiprocessamente atravs de um nico circuito integrado. Resposta: Certo. (Perito Criminal - Polcia Civil de Pernambuco - 2006) O Pentium M um processador voltado para o mercado de notebooks e baseado na arquitetura do Pentium 4. Resposta: Errado. baseado na arquitetura do Pentium 3.

148)

149)

150)

151)

152)

153)

154) (Perito Criminal - Polcia Civil de Pernambuco 2006) O processador Core 2 Duo da Intel possui dois ncleos de processamento. Resposta: Certo.
155)

(Perito Criminal - Polcia Civil de Pernambuco - 2006 ) Os processadores Xeon da Intel so desenvolvidos para servidores. Estes processadores apresentam melhor desempenho que os processadores desenvolvidos para estaes de trabalho, so capazes de reconhecer mais memria RAM e trabalhar em ambiente multiprocessado. Resposta: Certo.

156) (Perito Criminal - Polcia Civil de Pernambuco - 2006 ) Os processadores Celeron e Sempron foram desenvolvidos respectivamente pela AMD e pela Intel para o mercado de usurios interessados em processadores de menor custo. Resposta: Errado. ao contrrio, o Celeron da Intel e o Sempron da AMD. 157) (Perito Criminal - Polcia Civil de Pernambuco - 2006 ) O Athlon 64 um processador de 64 bits e, portanto, incompatvel com os programas desenvolvidos para serem executados em processadores de 32 bits. Resposta: Errado. Tambm opera com programas 32 bits. O Atlhon 64 a base dos Atlhons que foram falados.
158)

(HEMOBRAS - CESPE 2008 ) O processador AMD Atlhon aceita memria cache L1 de 1.024 KB. Resposta: Errado. 128 KB por nucleo. (HEMOBRAS - CESPE 2008 ) O AMD Athlon possui verso tanto para 32 bits quanto para 64 bits. Resposta: Certo. ( Perito Criminal - IGP/SC - 2008) A tecnologia Multi-core (mltiplos ncleos) consiste na utilizao de duas ou mais unidades de execuo (cores) no interior de um nico circuito integrado (chip). Como exemplos de processadores que utilizam a tecnologia multi-core temos a famlia Core 2 da Intel com os processadores Core 2 Extreme, Core 2 Quad e Core 2 Duo. Resposta: Certo.

159)

160)

161) ( Perito Criminal - IGP/SC 2008) A tecnologia HyperThreading demanda a utilizao de processadores de 64 bits. Resposta: Errado. Foi primeiramente empregada no Pentium 4 que tinha 32 bits.

You might also like