You are on page 1of 15

Assessoria e Representao em Segurana do Trabalho Ltda

MANUAL DE SEGURANA NA APLICAO DE AGROTXICOS

Assessoria e Representao em Segurana do Trabalho Ltda

SEGURANA NA APLICAO DE AGROTXICOS


DEFINIO DE AGROTXICOS A partir da promulgao da lei 7.802, de 11 de julho de 1989, e do decreto Regulamentador n. 98.816, de 11/01/1990, os agrotxicos passaram a ser definidos como: "produtos e agentes de processos fsicos, qumicos ou biolgicos destinados ao uso nos setores de produo, no armazenamento e beneficiamento de produtos agrcolas, nas pastagens, na proteo de florestas nativas ou implantadas, de ecossistemas e tambm ambientes urbanos, hdricos e industriais, cuja finalidade seja alterar a composio da fauna e da flora, e de preserv-las da ao danosa de seres vivos considerados nocivos; substncias e produtos empregados como desfolhantes, dessecantes, estimulantes e inibidores de crescimento." DEFINIO DE PRAGAS E DOENAS Qualquer populao de organismos nocivos que causem danos, leses ou destruio das plantas, dos animais e do homem. MTODOS DE CONTROLE Os principais mtodos de controle de pragas, doenas e plantas invasoras so: a) controle qumico - uso de agrotxicos; b) controle fsico - feito por meio do controle da temperatura e umidade; c) controle mecnico - uso de armadilhas e barreiras; d) controle biolgico - uso de inimigos naturais das pragas; e) prticas agrcolas - consiste no preparo correto do solo, na destruio de restos de cultura, na limpeza de mquinas e implementos, na rotao de culturas, no plantio de variedades resistentes, na diversificao de culturas etc.; f) M.I.P. (Manejo Integrado de Pragas) utilizao em conjunto de todos os mtodos aqui expostos. CARACTERSTICAS E CLASSIFICAO DOS AGROTXICOS Os agrotxicos so apresentados em vrias formulaes (caractersticas fsicas de cada produto), que tm por objetivo facilitar o aplicador a efetuar as aplicaes no campo. So elas: a) formulaes que j vm prontas para serem utilizadas: p-seco, granulados, UBV (ultrabaixo volume); b) formulaes que requerem diluio em gua para serem aplicadas como: p- molhvel, concentrados emulsionveis e suspenses concentradas, com solubilizao na gua.

Assessoria e Representao em Segurana do Trabalho Ltda


Os agrotxicos so agrupados de acordo com o tipo de praga a ser controlada, como seguem abaixo: a) inseticidas - para matar insetos que infestam a lavoura; b) herbicidas - para matar as plantas invasoras ou ervas daninhas; c) fungicidas - para matar os fungos encontrados na lavoura; d) acaricidas - para matar os caros; e) molusquicidas - para matar lesmas, caracis e caramujos.

Todos os agrotxicos apresentam, no rtulo, uma faixa que, de acordo com a cor, indica a classe toxicolgica, ou seja, o grau de toxicidade que cada produto apresenta.

VIAS DE INTOXICAO (OU CONTAMINAO) Como vimos, no item anterior, os agrotxicos apresentam diferentes graus de toxicidade. Por isso, podem acarretar problemas sade do aplicador (trabalhador). Existem trs vias de entrada de agrotxicos no organismo humano. So elas:

Assessoria e Representao em Segurana do Trabalho Ltda


a) via drmica - a penetrao pela pele. a mais freqente e ocorre no somente pelo contato direto com os produtos, mas tambm pelo uso de roupas contaminadas ou pela exposio contnua nvoa do produto, formada no momento da aplicao; Nesses casos, nos dias mais quentes do ano, os cuidados precisaro ser redobrados, pois, devido transpirao do corpo, aumenta a absoro pela pele. Podemos, tambm, incluir nessa via de penetrao a entrada do produto pelos cortes (ferimentos no corpo do aplicador). b) via digestiva - a penetrao do produto pela boca; c) via respiratria - o produto penetra quando respiramos sem a utilizao de mscaras. ARMAZENAMENTO Procedimentos para armazenar produtos AGROTXICOS na propriedade:
O depsito deve ficar num local livre de inundaes e separado de outras construes, como residncias e instalaes para animais; A construo deve ser de alvenaria, com boa ventilao e iluminao natural; O piso deve ser cimentado e o telhado sem goteiras para permitir que o depsito fique sempre seco; As instalaes eltricas devem estar em bom estado de conservao para evitar curto-circuito e incndios; O depsito deve estar sinalizado com uma placa "cuidado veneno"; As portas devem permanecer trancadas para evitar a entrada de crianas, animais e pessoas no autorizadas; Os produtos devem estar armazenados de forma organizada, separados de alimentos, raes animais, medicamentos e sementes;

No recomendvel armazenar estoques de produtos alm das quantidades para uso em curto prazo (no mximo para uma safra); Nunca armazene restos de produtos em embalagens sem tampa ou com vazamentos; Mantenha sempre os produtos ou restos em suas embalagens originais.

16

Assessoria e Representao em Segurana do Trabalho Ltda


FATORES QUE INFLUENCIAM NAS APLICAES DE AGROTXICOS Para fazermos a aplicao de agrotxicos na lavoura, preciso ficarmos atentos aos seguintes fatores: a) porte da cultura (estgio de crescimento) - de acordo com o tamanho da planta, o local a ser tratado ser maior ou menor. Conseqentemente, implicar em um maior ou menor volume de calda gasta por rea; b) solo - de acordo com as condies do preparo do solo, caso existam muitos torres ou restos culturais no momento da aplicao de herbicidas em pr-plantio incorporado (antes do plantio) ou pr-emergentes (aps o plantio, porm, antes da germinao), eles podero afetar o desempenho do produto; c) temperatura - os produtos agrotxicos devero ser aplicados nas horas mais frescas do dia, pois, com altas temperaturas, podero ocorrer efeitos fitotxicos (intoxicao e queima superficial da planta) e perda do produto por evaporao; d) vento - evite a aplicao dos agrotxicos quando houver ventos fortes, pois acarretar a perda do produto, que ser desviado da planta. Sem os ventos, no existir nenhuma possibilidade de que o produto passe para outra direo, que no seja a do alvo (a planta); e) umidade - evite aplicar os agrotxicos quando houver orvalho ou chuva, pois a umidade excessiva prejudica o desempenho do produto aplicado. EQUIPAMENTO DE PROTEO INDIVIDUAL (E.P.I.) Existem roupas e equipamentos especficos para o aplicador de agrotxicos, que tm por finalidade evitar o contato direto com o produto durante a aplicao.

1- Vestimentas Cala, camisa manga longa de algodo e bon rabe.

Assessoria e Representao em Segurana do Trabalho Ltda


2- Botas Devem ser de PVC, Tech Boot, botinas de couro no so recomendadas, pois no so impermeveis e encharcam facilmente; A bota deve ser usada com meia e a barra da cala deve ficar para fora do cano, para o produto no escorrer para os ps.

3- Avental Tem o objetivo de proteger o corpo durante o preparo da calda e durante a pulverizao com equipamento de pulverizao costal ou mangueira;

4- Respirados (mscara) Tem o objetivo de evitar a inalao de vapores orgnicos, nvoas e partculas finas atravs das vias respiratrias; Existem basicamente dois tipos de respiradores: sem manuteno (chamados descartveis) e os de baixa manuteno, que possuem filtros especiais para reposio; Os respiradores devem sempre possuir carvo ativado; O aplicador deve estar barbeado para permitir que o respirador fique ajustado perfeitamente na face.

5- culos

Assessoria e Representao em Segurana do Trabalho Ltda


Deve ser utilizada para proteger os olhos das gotas ou nvoa da pulverizao; Deve ser de boa qualidade, com boa transparncia para no distorcer a imagem.

6- Luvas As luvas protegem a parte do corpo com maior risco de exposio: as mos; A luvas mais recomendadas so de nitrlica e/ou neoprene, pois servem para todos os tipos de formulao.

IMPORTANTE: Todo EPI deve ter o certificado de aprovao (CA) emitido pelo Ministrio do Trabalho. CONSERVAO DO E.P.I. (EQUIPAMENTO DE PROTEO INDIVIDUAL) Aps o trmino da aplicao, siga as seguintes recomendaes: a) lave o E.P.I. longe das roupas de casa; b) lave-o, com gua e sabo, no tanque de roupas, com gua corrente. Nessa tarefa, use luvas impermeveis; c) coloque-o para secar sombra; d) guarde o E.P.I. longe de casa e no junto aos produtos agrotxicos. REVISO DO E.P.I., ANTES E DEPOIS DA APLICAO DE AGROTXICOS Antes de iniciar a aplicao de agrotxicos, necessrio fazer uma reviso no E.P.I. (Equipamento de Proteo Individual); ele dever estar sem furos ou rasgos e em boas condies de uso. Aps a utilizao, verifique, novamente, o seu estado de conservao. SEGURANA DO APLICADOR A segurana do aplicador est relacionada diretamente sua exposio ao produto e ao risco de intoxicao. Desta forma, sua segurana depender da escolha e da utilizao correta do Equipamento de Proteo Individual. A higiene pessoal de grande importncia antes, durante e aps as aplicaes de agrotxicos; portanto, deve-se evitar comer, beber ou fumar e no tocar o rosto ou qualquer parte do corpo com as luvas sujas. Ao terminar a aplicao, necessrio tomar um banho, com gua e sabo, e, depois, vestir roupas limpas.

Assessoria e Representao em Segurana do Trabalho Ltda


HIGIENE Contaminaes podem ser evitadas com hbitos simples de higiene. Os produtos qumicos normalmente penetram no corpo do aplicador atravs do contato com a pele. Roupas ou equipamentos contaminados deixam a pele do trabalhador em contato direto com o produto e aumentam a absoro pelo corpo. Outra via de contaminao atravs da boca, quando se manuseiam alimentos, bebidas ou cigarros com as mos contaminadas. 1 - Procedimentos importantes para evitar contaminaes: Lave bem as mos e o rosto antes de comer, beber ou fumar; Ao final do dia de trabalho, lave as roupas usadas na aplicao, separadas das roupas de uso da famlia; Tome banho com bastante gua e sabonete, lavando bem o couro cabeludo, axilas e unhas; Mantenha sempre a barba bem feita, unhas e cabelos cortados. 2 - Procedimentos para lavar as vestimentas de proteo: Os EPI devem ser lavados separadamente da roupa comum; As vestimentas de proteo devem ser enxaguadas com bastante gua corrente para diluir e remover os resduos da calda de pulverizao; AS botinas, as luvas e o culos devem ser enxaguadas com gua abundante aps cada uso; Guarde os EPI separados da roupa comum para evitar contaminao; Faa reviso peridica e substitua os EPI estragados. PULVERIZADOR COSTAL MANUAL A regulagem consiste em verificar a quantidade de calda consumida por unidade de rea (hectare e alqueire), a qual tem como sistema de medida o: litros por hectare, por alqueire etc. O volume de calda a ser utilizado depende de fatores, como: tipo e estgio de desenvolvimento da cultura, tipo de produto qumico e de equipamento, no caso, o pulverizador costal manual, formulao do produto e condies climticas. Nesse equipamento, existem dois tipos de bicos mais comuns: a) Bico leque - mais recomendado na aplicao de herbicidas. b) Bico cone - usado para aplicao de fungicidas, inseticidas, herbicidas ps-emergentes e adubao foliar. 24

Procedimentos para fazer a regulagem:

Assessoria e Representao em Segurana do Trabalho Ltda


a) demarque uma rea de 100 m2 (10 m x 10 m) na lavoura onde ser realizada a aplicao do agrotxico; b) encha o tanque do pulverizador com gua limpa, sem retirar a peneira; c) coloque o pulverizador nas costas, ajustando as alas. Para isso, bom que tenha uma outra pessoa para ajudar a colocar o tanque; d) pulverize a rea demarcada, mantendo a velocidade e a presso constantes; e) retire o pulverizador das costas, com auxlio de outra pessoa; f) complete o tanque at o nvel original, medindo o consumo com dosador; g) repita a operao mais duas vezes, para tirar a mdia de consumo; Exemplo: 1 aplicao - gasto de 1,4 litro. 2 aplicao - gasto de 1,6 litro. 3 aplicao - gasto de 1,5 litro. Mdia em 100 m2 - 1,5 litro. h) calcule o consumo por hectare (10.000 m2), multiplicando o resultado calculado, anteriormente, por 100; Exemplo: 1,5 litro x 100 = 150 litros por hectare. i) calcule o nmero de maquinadas por hectare. Esse clculo feito dividindo o consumo, por hectare, pela capacidade do tanque do pulverizador. Exemplo: Para um pulverizador de 20 litros, temos: 150 litros por hectare = 7,5 maquinadas por hectare 20 litros (capacidade do pulverizador) APLICAO DOS AGROTXICOS PREPARO DA CALDA O preparo da calda consiste em diluir o produto na proporo correta de gua. Precauo: Para o preparo da calda, devemos estar com o E.P.I. (Equipamento de Proteo Individual). A dose do produto a ser utilizada calculada por tanque de pulverizao, dividindo a dosagem recomendada tecnicamente pelo nmero de maquinadas. Exemplo: Para uma dosagem de 450 ml de agrotxico por hectare, segundo a recomendao tcnica, temos: Misture, em um balde, os 60 ml de agrotxico com 2 litros de gua. No caso de pmolhvel, faa uma pr-mistura. Acrescente a gua ao p, gradativamente, utilizando um pedao de madeira, para que no haja contato do produto com as mos. Em seguida, despeje-a e misture-a no tanque do pulverizador costal e complete com gua limpa. Procedimentos para o preparo da calda: a) coloque 2 litros de gua limpa, em um balde;

Assessoria e Representao em Segurana do Trabalho Ltda


b) acrescente 60 ml do produto (agrotxico); c) mexa com um pedao de madeira, tambm, limpo; 450 ml de agrotxico = 60 ml de agrotxico por maquinada 7,5 maquinadas 28 d) despeje a mistura no tanque do pulverizador costal; e) coloque 3 litros de gua no mesmo balde e mexa com um basto (pedao de madeira), com o propsito de diluir o restante do produto; f) despeje essa mistura no tanque do pulverizador; g) repita os procedimentos dos itens "e" e "f"; h) complete com gua o pulverizador costal. Precauo: Nunca faa a mistura do produto no balde com as mos. Utilize um pedao de madeira limpa para esse fim. Caso ocorra o esvaziamento da embalagem, faa a trplice lavagem. Esse tipo de lavagem visa reduzir ao mnimo a quantidade de agrotxico dentro da embalagem, aproveitando melhor o produto e no contaminando o meio ambiente. Os procedimentos da trplice lavagem so: a) coloque gua em um quarto (1/4) da embalagem; b) agite-a fortemente durante 30 segundos; c) despeje a mistura no tanque de pulverizao; d) repita essa operao mais duas vezes; e) fure o fundo da embalagem para inutiliz-la, preservando o rtulo. Caso venha a ocorrer um acidente (intoxicao), v ao pronto-socorro e leve a embalagem, com o rtulo, para a identificao do produto txico. 30 Precaues: A calda deve ser preparada em ambientes abertos, longe de crianas e de residncias, utilizando sempre gua limpa. Menores de 18 anos, idosos, enfermos e gestantes no devem trabalhar com agrotxicos. Alerta ecolgico: A calda deve ser preparada longe de crregos, nascentes e outras fontes de gua.

Assessoria e Representao em Segurana do Trabalho Ltda


APLICAO DA CALDA Essa operao consiste na aplicao do agrotxico, j diludo, no campo. Deve ser feita, preferencialmente, no perodo mais fresco do dia. Deve-se evitar aplicar o produto com ventos fortes, pois podero ocasionar o arrastamento (deriva) da calda para outros locais. Como conseqncia, teremos maus resultados no controle esperado, alm de ser perigoso, caso o desvio da calda dirija-se ao aplicador, gua, aos animais ou s habitaes. Aps aplicao do produto, verifique, no rtulo da embalagem, o perodo de carncia para entrar no local onde foi feita a aplicao, para colher o produto e comercializ-lo. Precaues: A calda dever ser preparada prximo ao local de aplicao. A dosagem do produto dever ser a mesma indicada no receiturio agronmico. Somente preparar o volume de calda necessrio, evitando, assim, sobras de calda no tanque do pulverizador. O aplicador dever, nesse momento, utilizar o E.P.I. completo, pois o produto encontra-se em alta concentrao. Procedimentos para a aplicao: a) aperte o gatilho da haste do pulverizador costal; b) assegure-se de que o bico da haste esteja numa distncia adequada do alvo (planta), de forma a obter uma boa cobertura em toda a sua superfcie; c) aplique o produto, mantendo as passadas e o bombeamento o mais constante possvel; d) evite movimentos bruscos, principalmente com o tanque do pulverizador cheio; e) quando for se abaixar com o pulverizador nas costas, dobre os joelhos para no derramar a calda. Para um bom controle, deve-se fazer uma anotao em caderno prprio, aps cada aplicao, observando: o dia da aplicao, o produto aplicado, a quantidade gasta de produto, a cultura tratada e a rea aplicada, visando respeitar o perodo de carncia do produto. Precaues: Antes de comear a aplicao do agrotxico, deve-se sinalizar a rea com um aviso de advertncia e estar sempre acompanhado de outra pessoa, para o caso de um eventual mal estar do aplicador. Durante a aplicao, o aplicador no deve comer, beber ou fumar, de modo a evitar a ingesto do agrotxico. Ateno! Aplique o agrotxico somente do lado que estiver segurando a haste, para evitar desperdcio do produto e possvel contaminao ao se cruzar a haste na frente do corpo.

Assessoria e Representao em Segurana do Trabalho Ltda


LAVAGEM DO EQUIPAMENTO DE APLICAO necessrio que, aps o trmino da aplicao, o equipamento seja lavado de forma a estar pronto para o prximo uso. Para isso, o aplicador dever utilizar o E.P.I. (Equipamento de Proteo Individual) adequado. O equipamento dever ser lavado com gua limpa e corrente, secado sombra e guardado com a boca voltada para baixo, em um depsito. Alerta ecolgico: A gua resultante da lavagem do equipamento de aplicao no deve ser jogada no leito de rios, audes etc. DESCARTE DAS EMBALAGENS VAZIAS As embalagens trazem riscos ao homem e natureza; portanto, descarte-as em local apropriado, distante de casas, fontes de gua, caminhos e locais que tenham algum tipo de cultivo. As embalagens podero ser guardadas, temporariamente, em local seguro (fechado e identificado), como, por exemplo, o prprio depsito de agrotxicos, sendo posteriormente levadas para locais prprios de reciclagem. Alerta ecolgico: As embalagens no podem ficar expostas no campo. No devero, tambm, ser descartadas em locais imprprios (leitos dos rios etc.). Ateno! Procure informar-se com um profissional da rea, a fim de verificar a existncia de algum programa de reciclagem de embalagens de agrotxicos em sua regio. Ateno! Depois de lavar o E.P.I., o aplicador dever tomar um banho com gua fria e sabo e vestir roupas limpas.

PRIMEIROS SOCORROS So as primeiras providncias a serem tomadas no caso de uma pessoa ter sido intoxicada por agrotxicos. A prestao dos primeiros socorros pode ser decisiva para salv-la. Como j foi dito, a contaminao pode ocorrer por contato (via drmica) e por ingesto (via oral). 36

Assessoria e Representao em Segurana do Trabalho Ltda


TRABALHADOR NA APLICAO DE AGROTXICOS O contato com a pele a forma mais freqente de intoxicao com agrotxicos e se d por meio do contato direto com o produto ou por causa do uso de roupas contaminadas. Em caso de intoxicao por contato: a) retire o paciente do local de trabalho; b) tire o E.P.I. do paciente e lave as partes contaminadas com gua e sabo; c) lave os olhos em gua corrente por 15 minutos, caso forem atingidos. A contaminao por ingesto muito perigosa, mas pode ser evitada e reduzida com procedimentos que o aplicador deve tomar: no fume, no coma etc., sem ter lavado bem as mos ao trmino da aplicao. No reutilize as embalagens para o uso dirio, como: guarda lquidos ou alimentos. No caso de intoxicao por ingesto, siga as instrues abaixo: a) retire o paciente do local de trabalho; b) provoque o vmito quando recomendado no rtulo da embalagem (atitudes de primeiros socorros); c) faa com que o paciente tome muita gua, com a finalidade de diluir o agrotxico.

Precauo: Em ambos os casos supracitados, quando for tirar o E.P.I. da pessoa contaminada, utilize Equipamento de Proteo. Ateno! Em ambos os casos, procurem o mdico imediatamente, levando o rtulo da embalagem do agrotxico. Precauo: Os pacientes intoxicados com agrotxicos no devem tomar leite nem produtos alcolicos. DESTINO FINAL DAS EMBALAGENS VAZIAS A legislao brasileira obriga o agricultor a devolver todas as embalagens vazias dos produtos na unidade de recebimento de embalagens indicada pelo revendedor. Antes de devolver, o agricultor dever preparar as embalagens, ou seja, separar as embalagens lavadas das embalagens contaminadas. O agricultor que no devolver as embalagens ou no prepar-las adequadamente poder ser multado, alm de ser enquadrado na Lei de Crimes Ambientais.

Assessoria e Representao em Segurana do Trabalho Ltda


Lavagem das embalagens vazias: A lavagem das embalagens vazias uma prtica realizada no mundo inteiro para reduzir os riscos de contaminao das pessoas (SEGURANA), proteger a natureza (AMBIENTE) e aproveitar o produto at a ltima gota (ECONOMIA). A lavagem das embalagens vazias poder ser feita de duas formas: trplice lavagem ou lavagem sob presso.

Procedimento para fazer a trplice lavagem: 1. Esvazie completamente o contedo da embalagem no tanque do pulverizador; 2. Adicione guia limpa embalagem at 1/4 do seu volume; 3. Tampe bem a embalagem e agite-a por 30 segundos; 4. Despeje a gua de lavagem no tanque do pulverizador; 5. Faa esta operao 3 vezes; 6. Inutilize a embalagem plstica ou metlica, perfurando o fundo.

Procedimento para fazer a lavagem sob presso: 1. Este procedimento somente pode ser realizado em pulverizadores com acessrios adaptados para esta finalidade; 2. Encaixe a embalagem vazia no local apropriado do funil instalado no pulverizador; 3. Acione o mecanismo para liberar o jato de guia limpa; 4. Direcione o jato de gua para todas as paredes internas da embalagem por 30 segundos; 5. A gua de lavagem deve ser transferida para o interior do tanque do pulverizador; 6. Inutilize a embalagem plstica ou metlica, perfurando o fundo.

Assessoria e Representao em Segurana do Trabalho Ltda


IMPORTANTE: a lavagem deve ser realizada durante o preparo da calda. As embalagens lavadas devem ser guardadas com suas tampas dentro das caixas de papelo. EMBALAGENS FLEXVEIS CONTAMINADAS: As embalagens de produtos cuja formulao granulada ou em p geralmente so sacos plsticos, sacos de papel ou mistas. Estas embalagens so flexveis e no podem ser lavadas. Procedimento para preparar as embalagens flexveis:

Esvazie completamente na ocasio do uso e depois guarde dentro de um saco plstico padronizado; O saco plstico padronizado dever ser adquirido no revendedor.

Devoluo das embalagens vazias:


recomendvel que o agricultor devolva as embalagens vazias somente aps o trmino da safra, quando reunir uma quantidade de embalagens que justifique o transporte; O agricultor tem o prazo de at 1 ano depois da compra ou do uso do produto para devolver as embalagens vazias; Enquanto isto, as embalagens vazias podem ser guardadas de forma organizada no mesmo depsito onde se armazenam as embalagens cheias;

O agricultor deve devolver as embalagens vazias na unidade de recebimento licenciada mais prxima da sua propriedade; O revendedor dever informar, na nota fiscal, o endereo da unidade de recebimento de embalagens vazias.

You might also like