You are on page 1of 24

Universidade Federal Rural de Pernambuco Biblioteca Central Setor de Normalizao

Trabalhos Acadmicos: Resumos ABNT

Recife 2009

1. APRESENTAO DE TRAABALHO ACADMICO

1.1. Papel, Formato, Tipo e tamanho da Fonte.

i) Papel branco, formato A4 (21 X 29,7cm); ii) Fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12 para todo o texto; iii) Fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 10 para citaes com mais de trs linhas, notas de roda p, paginao e legenda das ilustraes; iv) Fonte Arial tamanho 12 para (Titulo de Seo) em maisculo e negrito; v) Fonte Arial tamanho 12 para (subttulo) em minsculo e negrito.

1.2. Margem

i) Margem esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior 2 cm; ii) Recuo de primeira linha do pargrafo: 1,25 cm (1 tab), a partir da margem esquerda; iii) Recuo de pargrafo para citao com mais de trs linhas: 4 cm da margem esquerda; iv) Alinhamento do texto: utilizar a opo Justificada do programa Word; v) Alinhamento de ttulo e sees: utilizar a opo Alinhar Esquerda do programa Word; vi) Alinhamento de ttulo sem indicao numrica (resumo, abstract, listas, sumrio, referncias): utilizar a opo Centralizada do programa Word.

1.3. Espaamento

i) Espao Entrelinhas do texto: 1,5 cm ii) O espao simples usado em: citaes de mais de trs linhas, notas de roda p, referncias, resumos, legendas, ficha catalogrfica; iii) Os ttulos das sees e subttulos devem comear na parte superior da margem esquerda da folha e separada do texto por dois espaos de 1,5 cm entrelinhas. iv) A Natureza do trabalho, o objetivo, o nome da instituio a que submetido e a rea de concentrao devem ser alinhados do meio da folha para a direita em espao simples e fonte Arial tamanho 10.

1.4. Paginao

As folhas do trabalho devem ser contadas seqencialmente a partir da folha de rosto e numeradas a partir da Introduo. Os nmeros devem ser escritos em algarismos arbicos e alinhados a 2 cm da margem direita e da margem superior.

2. ESTRUTURA DO TRABALHO

A estrutura de tese, dissertao ou de um trabalho acadmico compreende: i) Elementos pr-textuais: Capa, lombada, folha de rosto, errata, folha de aprovao, dedicatria, agradecimento, epgrafe, resumo na lngua verncula, resumo na lngua estrangeira, listas de ilustraes, tabelas, abreviaturas, siglas e smbolos, sumrio. ii) Elementos textuais: Introduo, desenvolvimento, concluso. iii) Elementos ps-textuais: Referncias, glossrios, apndices, anexos, etc.

2.1. Elementos Pr-Textuais

i) Capa (obrigatrio): Proteo externa do trabalho e sobre a qual se imprimem as informaes indispensveis sua identificao. Elementos essenciais: - Nome da instituio (opcional) - Nome do autor; - Ttulo e subttulo se houver, precedido de dois pontos (:); - Local (cidade) da instituio; - Ano de entrega (depsito).

ii) Folha de Rosto (obrigatrio): Folha que contm os elementos essenciais identificao do trabalho. Elementos essenciais: - Nome do autor; - Ttulo principal do trabalho e subttulo se houver; - Natureza (tese, dissertao, trabalho de concluso de curso e outros); - Objetivo (aprovao em disciplina, grau pretendido e outros);

- Nome da instituio a que submetida; - rea de concentrao (em caso de ps-graduao); - Nome do orientador e co-orientador se houver; - Local (cidade) da instituio; - Ano de entrega.

iii) Verso da Folha de Rosto (obrigatrio): No verso da Folha de rosto dever constar a ficha catalogrfica, conforme o Cdigo de catalogao Anglo-Americano vigente.

iv) Errata (opcional): Lista das folhas e linhas em que ocorrem erros, seguidas das devidas correes. Deve ser inserida logo aps a folha de rosto.

v) Folha de Aprovao (obrigatrio): Folha que contm os elementos essenciais aprovao do trabalho. Elementos essenciais: - Nome do autor; - Ttulo principal do trabalho e subttulo se houver; - Natureza ( tese, dissertao, trabalho de concluso de curso e outros); - Objetivo (aprovao em disciplina); - Nome da instituio a que submetida; - rea de concentrao (em caso de ps-graduao); - Data de aprovao - Identificao dos componentes da banca examinadora (nome, titulao, instituio a que pertence e assinatura)

vi) Dedicatria(s) (opcional): Folha onde o autor presta homenagem ou dedica seu trabalho.

vii) Agradecimento(s) (opcional): Folha onde o autor agradece as pessoas que colaboraram de certa forma com seu trabalho.

viii) Epgrafe (opcional): Folha onde o autor apresenta uma citao, seguida de indicao de autoria, relacionada com a matria tratada no corpo do trabalho.

ix) Resumo na Lngua Verncula Portugus (obrigatrio): Apresenta os pontos relevantes de um texto, fornecendo uma viso rpida e clara do contedo e das concluses do trabalho, no ultrapassando 500 palavras, seguido das palavras chaves.

x) Resumo em Lngua Estrangeira (obrigatrio): Verso do resumo em lngua vernculo, para idioma de divulgao internacional. - Ingls Abstract; - Espanhol Resumen; - Francs Rsum.

xi) Lista de Ilustraes (opcional): Referem-se a desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, grficos, mapas, organogramas, que devem ser elaborados de acordo com a ordem apresentada no texto, acompanhados do respectivo nmero de pgina. Quando necessrio recomenda-se uma lista para cada tipo de ilustrao.

xii) Lista de Tabelas (opcional): Elaborado de acordo com a ordem apresentada no texto, cada item designado por seu nome especfico, acompanhado do respectivo nmero de pgina.

xiii) Lista e Abreviaturas e Siglas (opcional): Consiste na relao alfabtica das abreviaturas e siglas utilizadas no texto, recomenda-se a elaborao de lista prpria para cada tipo.

xiv) Lista de Smbolos (opcional): Elaborada de acordo com a ordem apresentada no texto, com o devido significado.

xv) Sumrio (obrigatrio): Enumerao das principais divises, sees e outras partes do trabalho, na mesma ordem e grafia em que aparece no texto, acompanhados dos respectivos nmeros das pginas.

2.2. Elementos Textuais

i) Introduo: Introduo a parte inicial do texto, onde deve constar a delimitao do assunto tratado de forma breve e objetiva.

ii) Desenvolvimento: A partir do levantamento bibliogrfico, desenvolve-se o corpo do trabalho, onde se analisa a idia principal, destacando, formulando e discutindo hipteses. Divide-se em sees e subsees que variam em funo da abordagem do tema e do mtodo.

iii) Concluso: Parte final do texto onde so apresentados os resultados finais da pesquisa, correspondentes aos objetivos ou hipteses.

2.3. Elementos Ps-Textuais:

i) Referncias (obrigatrio): Conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificao individual.

2.3.1. Monografia no todo (livro, manual, enciclopdia, dicionrio, tese, dissertao, trabalho acadmico etc.).

Elementos essenciais: autor (es), ttulo, edio, local, editora e data de publicao.

Exemplos: a) Um autor GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. So Paulo: Atlas, 2002.

b) Dois autores DAMIO, Regina Toledo; HENRIQUES, Antonio. Curso de direito jurdico. So Paulo: Atlas, 1995.

c) Trs autores PASSOS, L. M. M; FONSECA, A; CHAVES, M. Alegria de saber: matemtica, segunda srie, 2, primeiro grau: livro do professor. So Paulo: Scipione, 1995. 136 p.

d) Mais de trs autores: Indica-se apenas o primeiro, acrescentando-se a expresso et al. URANI, A. et al. Constituio de uma matriz de contabilidade social para o Brasil. Braslia: IPEA, 1994. 169 p.

e) Autor desconhecido: Quando no existir autor, a entrada feita pelo ttulo com a primeira palavra em maiscula. DIAGNSTICO do setor editorial brasileiro. So Paulo: Cmara Brasileira do Livro, 1993. 276 p.

f) Pseudnimo: Deve-se considerar o pseudnimo para entrada, desde que seja a forma adotada pelo autor. DINIZ, Julio. As pupilas do senhor reitor. 15. ed. So Paulo: tica, 1994. 263 p. (Srie Bom Livro).

g) Organizadores (Org.), compiladores (Comp.), editores (Ed.), coordenadores (Coord.) etc. FERREIRA, Leslie Piccolotto (Org.). O fonoaudilogo e a escola. So Paulo: Summus, 1991. 108 p. MARCONDES, E; LIMA, I. N. de (Coord.). Dietas em pediatria clnica. 4.ed. So Paulo: Sarvier, 1993. 267 p.

h) Tradutores, revisores, ilustradores etc. Podem ser acrescentados aps o ttulo. ALBERGARIA, Lino de. Cinco anos sem chover: histria de Lino de Albergaria.

Ilustraes de Paulo Lyra. 12. ed. So Paulo: FTD, 1994. CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionrio de smbolos. Traduo Vera da Costa e Silva et al. 3.ed. rev. e aum. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1990.

i) Autor entidade (rgos governamentais, empresas, associaes, congressos etc.). Tem entrada, de modo geral, pelo seu prprio nome, por extenso. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 10520: Informao e

documentao: citaes em documentos: apresentao. Rio de Janeiro, 2002. UNIVERSIDADE DE SO PAULO. Catalogo de teses da Universidade de So Paulo, 1992. So Paulo, 1993.

Quando a entidade tem uma denominao genrica, seu nome precedido pelo nome do rgo superior, ou pelo nome da jurisdio geogrfica qual pertence.

SO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Diretrizes para a poltica ambiental do Estado de So Paulo. So Paulo, 1993.

BRASIL. Ministrio da Justia. Relatrio de atividades. Braslia, 1993.

j) Teses, dissertaes e trabalhos acadmicos. A paginao deve ser indicada pela letra f, pois o trabalho impresso apenas no anverso da folha. SILVA, J. C. Estudo de uma fonte de informao secundria. 2001. 27 f. Dissertao (Mestrado em Informao) Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.

2.3.2. Parte de monografia (captulo, volume, fragmento e outras partes de uma obra), com autor (es) e/ou ttulo prprio.)

Elementos essenciais: autor (es), ttulo da parte, seguidos da expresso In:, e da referncia completa da monografia no todo. Deve-se informar a paginao da parte.

Exemplos: ROMANO, Giovanni. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G; SCHMIDT, J. (Org.). Histria dos jovens 2. So Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 7-16.

Quando o autor do captulo for o mesmo que o autor da obra, substituir o nome por travesso. SANTOS, F. R. dos. A colonizao da terra do Tucujs. In: ____. Histria do Amap, 1 grau. 2. ed. Macap: Valcan, 1994. Cap. 3.

2.3.3. Monografias em meio eletrnico (disquetes, CD-ROM, on-line etc.). As referncias devem obedecer aos padres j indicados para as monografias no todo e em parte, acrescidas das informaes relativas descrio fsica do meio eletrnico.

Exemplo: Monografia no todo ALVES, Castro. Navio negreiro. [S.l.]: Virtual Book, 2000. Disponvel em <http://

www.terra.com.br/virtual/freebook/port/Lport2/navionegreiro.htm> Acesso em: 10 jan. 2002.

Exemplo: Parte de monografia MORFOLOGIA dos antrpodes. In: ENCICLOPDIA multimdia dos seres vivos. [S.I.]: Planeta DeAgostini, 1998. CD-ROM 9.

2.3.4. Publicao peridica no todo (revista cientifica, revista semanal, jornal)

Elementos essenciais: ttulo, local de publicao, editorao, data de inicio e de encerramento da publicao, se houver.

Exemplo: REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA. Rio de Janeiro: IBGE, 1939.

2.3.4. Parte de revista, boletim etc. (volume, fascculo, nmeros especiais e suplementos, entre outros, sem ttulo prprio).

Elementos essenciais: titulo da publicao, local de publicao, editora, numerao do ano e/ou volume, numerao do fascculo, informaes de perodos e datas de sua publicao.

Exemplos: DINHEIRO. So Paulo: Ed. Trs, n.148, 28 jun. 2000. EXAME. So Paulo: Ed. Abril, v.41, n.7, 2007.

2.3.5. Artigos de revista, boletim etc. (volume, fascculo, nmeros especiais e suplementos, com ttulo prprio).

Elementos essenciais: autor (es). Titulo da parte, artigo ou matria, ttulo da publicao, local de publicao, numerao correspondente ao volume e/ou ano, fascculo ou nmero, paginao inicial e final, data de publicao.

Exemplos: AS 500 maiores empresas do Brasil. Conjuntura Econmica, Rio de Janeiro, v. 38, n. 9, set. 1984. Edio especial. COSTA, V. R. margem da lei. Em Pauta, Rio de Janeiro, n.12, p. 131-148, 1998.

TOURINHO NETO, F. C. Dano ambiental. Consulex, Braslia, DF, ano1, n.1, p. 18-23, fev. 1997.

2.3.6. Artigo de revista, boletim etc. em meio eletrnico (disquete, CD-ROM, on-line etc.). As referncias devem obedecer aos padres indicados para artigo e/ou matria de revista, boletim etc., acrescidas das informaes relativas descrio fsica do meio eletrnico.

Exemplos: VIEIRA, Cssio Leite; LOPES, Marcelo. A queda do cometa. Neo Interativa, Rio de Janeiro, n.2, inverno 1994. 1 CD-ROM. RIBEIRO, P. S. G. Adoo brasileira: uma anlise sociojurdica. Datavenia, So Paulo, ano 3, n. 18, ago. 1998. Disponvel em: <http://www.datavenia.inf.br/frame.artig.html>. Acesso em: 10 set. 1998.

2.3.7. Artigo e/ou matria de jornal (comunicaes, editorial, entrevistas, recenses, reportagens, resenhas etc.).

Elementos essenciais: autor (es) (se houver), ttulo do artigo ou matria, ttulo do jornal, local de publicao, data de publicao, seo, caderno ou parte do jornal e a paginao correspondente. Quando no houver seo, caderno ou parte, a paginao do artigo ou matria precede a data.

Exemplos: NAVES, P. Lagos andinos do banho de beleza. Folha de S. Paulo, So Paulo, 28 jun. 1999. Folha Turismo, Caderno 8, p.13. LEA, L. N. MP fiscaliza com autonomia total. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 3, 25 abr. 1999.

2.3.8. Artigo e/ou matria de jornal em meio eletrnico (disquete, CD-ROM, on-line etc.). As referncias devem obedecer aos padres indicados para artigos e/ou matria de jornal, acrescidas das informaes relativas descrio fsica em meio eletrnico.

Exemplos: SILVA, Ives Gandra da. Pena de morte para o nascituro. O Estado de S. Paulo, So Paulo, 19 set. 1998. Disponvel em: <http://www.providafamilia.org/pena_morte_nascituro.htm>. Acesso em: 19 set. 1998.

ARRANJO tributrio. Dirio do Nordeste On-line, Fortaleza, 27 nov. 1998. Disponvel em: <http://www.diariodonordeste.com.br>. Acesso em: 28 nov. 1998.

2.3.9. Eventos no todo (atas, anais, resultados, proceedings etc.).

Elementos essenciais: nome do evento, numerao (se houver), ano, local (cidade de realizao do evento), ttulo do documento (anais, atas...), editora e data da publicao.

Exemplo: REUNIO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUIMICA, 20., 1997, Poos de Caldas. Resumos... So Paulo: Sociedade Brasileira de Qumica, 1997.

2.3.10. Eventos no todo em meio eletrnico (disquete, CD-ROM, on-line etc.). As referncias devem obedecer aos padres indicados para evento no todo, acrescidas das informaes relativas descrio fsica do meio eletrnico.

Exemplo: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAO, 19., 2000, Porto Alegre. Anais eletrnicos... Porto Alegre: PUCRS, 2000. Disponvel em:

<http://embauba.ibict.br/cbbd2000/Default_en.html>. Acesso em: 18 out. 2002.

2.3.10. Trabalho apresentado em evento (parte do evento)

Elementos essenciais: autor, ttulo do trabalho apresentado, seguido da expresso In: nome do evento, numerao do evento (se houver), ano e local (cidade de realizao), ttulo do documento (anais, atas, tpicos...), local de publicao, editora, data de publicao e pgina inicial e final da parte referenciada.

Exemplo: URSI, W. J. S. et al. Faceta esttica de porcelana. In: JORNADA ODONTOLGICA DE LONDRINA, Londrina. Anais... Londrina: UEL, 1995. p.45-46.

2.3.11. Trabalho apresentado em evento em meio eletrnico (disquete, CD-ROM, on-line etc.). As referncias devem obedecer aos padres indicados para evento no todo, acrescidas das informaes relativas descrio fsica do meio eletrnico.

Exemplo: GUNCHO, M. R. A educao distncia e a biblioteca universitria. In: SEMINRIO DE BIBLIOTECAS UNIVERSITRIAS, 10. 1998, Fortaleza. Anais... Fortaleza: TEC Treina, 1998. 1 CD-ROM.

2.3.12. Documentao jurdica (legislao, jurisprudncia e doutrina).

i) Legislao (Constituio, emendas constitucionais, normas emanadas das entidades pblicas e privadas)

Elementos essenciais: jurisdio, ttulo, numerao, data da publicao, (no caso de Constituies e suas emendas, acrescenta-se a palavra, Constituio, entre o nome da jurisprudncia e o ttulo seguido do ano de promulgao, entre parnteses).

Exemplos: SO PAULO (Estado). Decreto n. 42.822, de 20 de janeiro de 1998. Lex: coletnea de legislao e jurisprudncia, So Paulo, v. 62, n. 3, p. 217-220, 1998. BRASIL. Cdigo civil. 46. ed. So Paulo: Saraiva, 1995. BRASIL. Constituio (1988). Emenda constitucional n. 9, de 9 de novembro de 1995. Lex: legislao federal e marginalia, So Paulo, v. 59, p. 1966, out./dez. 1995.

ii) Jurisprudncia (Compreende smulas, enunciados, acrdos, sentenas e demais decises judiciais.).

Elementos essenciais: jurisdio e rgo judicirio competente, ttulo (natureza da deciso ou ementa) e nmero, partes envolvidas (se houver), relator, local, data e dados da publicao.

Exemplos: BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Smula n. 14. In: _______. Smulas. So Paulo: Associao dos advogados do Brasil, 1994. p. 16. BRASIL. Tribunal Regional Federal (5. regio). Apelao cvel n. 42.441-PE (94.05.016296). Apelante: Edilemos Mamede dos Santos e outros. Apelada: Escola Tcnica Federal de Pernambuco. Relator: Juiz Nereu Santos. Recife, 4 de maro de 1997. Lex: jurisprudncia do STJ e Tribunais Regionais Federais, So Paulo, v. 10, n. 103, p. 558-562, mar. 1998.

iii) Doutrina: Interpretao dos textos legais (monografias, artigos de peridicos, paper etc.). As referncias devem obedecer aos padres indicados para cada tipo de documento.

Exemplos: BARROS, Raimundo Gomes de. Ministrio Pblico: sua legitimao frente ao Cdigo do Consumidor. Revista Trimestral de Jurisprudncia dos Estados, So Paulo, So Paulo, v. 19, n. 139, p. 53-72, ago.

iv) Documento jurdico em meio eletrnico (disquetes, CD-ROM, on-line etc.). As referncias devem obedecer aos padres indicados para documento jurdico, acrescidas das informaes relativas descrio fsica do meio eletrnico.

Exemplos: BRASIL. Regulamento dos benefcios da previdncia social. In: SISLEX: Sistema de [S.l.]:

Legislao, Jurisprudncia e Pareceres da Previdncia e Assistncia Social. DATAPREV, 1999. 1 CD-ROM.

BRASIL. Lei n. 9.889, de 7 de dezembro de 1999. Altera a legislao tributria federal. Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil, Braslia, 8 dez 1999. Disponvel em: <http://www.in.gov.br/mp_leis/leis_texto.asp?ld=lLEI%209887>. Acesso em: 22 dez.1999.

2.3.12. Imagens em movimento (filmes, videocassetes, DVD etc.).

Elementos essenciais: ttulo, diretor, produtor, local, produtora, data e especificao do suporte em unidades fsicas.

Exemplos: OS PERIGOS do uso de txicos. Produo de Jorge Ramos de Andrade. Coordenao de Maria Izabel Azevedo. So Paulo: CERAVI, 1983. 1 videocassete (30 min),VHS , som., color. CENTRAL do Brasil. Direo: Walter Salles Jnior. Produo: Martire de Clermont-

Tonnerre e Arthur Cohn.

Interpretes: Fernanda Montenegro; Marilia Pra: Vinicius de Roteiro: Marcos

Oliveira: Snia Lira; Othon bastos: Matheus Nachtergaele e outros.

Bernstein, Joo Emanuel Carneiro e Walter Salles Jnior. [S. L.]: L Studio Canal; Riofilme: MACT Productions, 1998. 1 DVD (106 min), son., color., 35mm.

2.3.13. Documento iconogrfico (pintura, gravura, ilustraes, fotografia, desenho tcnico, dispositivo, dia filme, material estereogrfico, transparncia, cartaz, etc.).

Elementos essenciais: autor, ttulo (quando no existir, deve-se atribuir uma denominao ou a indicao Sem ttulo, entre colchetes), data e especificao do suporte.

Exemplos: KOBAIASHI, K. Doena dos xavantes. 1980. 1 fotografia, color., 16 cm x 56 cm. MATTOS, M. D. Paisagem-Quatro Barras. 1987. 1 original de arte, leo sobre tela, 40 cm x 50 cm. Coleo particular.

2.3.14. Documento iconogrfico em meio eletrnico (disquetes, CD-ROM, on-line etc.). As referncias devem obedecer aos padres indicados para documento iconogrfico, acrescidas das informaes relativas descrio fsica do meio eletrnico.

Exemplos: GEDDES, Anne. Geddes135.jpg. 2000. Altura: 432 pixels. Largura: 376 pixels. 51 Kb. Formato JPEG. 1 disquete.

VASO. TIFF. 1999. Altura: 1083 pixels. Largura: 827 pixels. 300 dpi. 32 BITS CMYK. 35 MB. Formato TIFF BITMAP. Compactado. Disponvel em: <C:\Carol\VASO.tiff>. Acesso em: 28 out. 1999.

2.3.15. Documento cartogrfico (atlas, mapa, globo, fotografia area etc.).

Elementos essenciais: Autor, ttulo, local editora, data de publicao, designao especfica e escala.

Exemplos: ATLAS Mirador Internacional. Rio de Janeiro: Enciclopdia Britnica do Brasil, 1981. 1 Atlas. Escalas variam. INSTITUTO GEOGRFICO E CARTOGRFICO (So Paulo, SP). Regio de governo do Estado de So Paulo. So Paulo, 1994. 1 Atlas. Escala 1:2.000.

2.3.16. Documentos cartogrficos em meio eletrnico (disquetes, CD-ROM, on-line etc.). As referncias devem obedecer aos padres indicados para documento cartogrfico, acrescidas das informaes relativas descrio fsica do meio eletrnico.

Exemplos: PORCENTAGEM de imigrantes em So Paulo, 1920. 1 mapa, color. Escala Indeterminvel. Neo Interativa, Rio de janeiro, n. 2, inverno 1994. 1 CD-ROM. FLRIDA MUSEUM OF NATURAL HISTORY. 1931-2000 Brazils confirmed

unprovoked shark attacks. Gainesville, [2000?]. 1 mapa, color. Escala 01h40min. 000.000. Disponvel em: <http://www.flmnh.ufl.edu/fish/sharks/statistics/Gattack/map/Brzil.jpg>.

Acesso em: 15 jan. 2002.

2.3.17. Documento de acesso exclusivo em meio eletrnico (base de dados, listas de discusso, BBS (site), arquivos em disco rgido, programas, conjuntos de programas e mensagens eletrnicas etc.).

Elementos essenciais: autor, ttulo do servio ou produto, verso (se houver) e descrio fsica do meio eletrnico.

Exemplos: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARAN. Biblioteca Central. Normas.doc. Curitiba, 1998. 5 disquetes. ACAROS no Estado de So Paulo. In: FUNDAO TROPICAL DE PESQUISAS E

TECNOLOGIA ANDR TOSELLO. Base de Dados tropical. 1985. Disponvel em: <http://www.bdt.fat.org.br/acaro/sp/>. Acesso em: 30 de maio 2002.

Continuao dos Elementos Ps-Textuais: ii) Glossrio (opcional): Relao de palavras de uso restrito, acompanhadas das respectivas definies, com o objetivo de esclarecer o leigo sobre o significado dos termos empregados no trabalho.

iii) Apndice(s) ( opcional): Texto ou documento elaborado pelo autor, com o objetivo de complementar o trabalho. Identificados por letras maisculas consecutivas, travesso e pelos respectivos ttulos.

iv) Anexo(s) (opcional): Texto ou documento no elaborado pelo autor, que serve de fundamentao para complemento do trabalho. Identificados por letras maisculas consecutivas, travesso e pelos respectivos ttulos.

v) ndice(s) (opcional): Enumerao detalhada dos assuntos, nomes de pessoas, nomes geogrficos, acontecimentos etc., com a indicao de sua localizao no texto. Lista de entradas, ordenadas segundo determinados critrios, a qual localiza e remete para as informaes contidas no texto.

3. CITAO EM DOCUMENTOS

3.1. Definies:

- Citao: Meno no texto, de uma informao extrada de outra fonte. - Citao de citao: Citao direta ou indireta de um texto em que no se teve acesso ao original. - Citao direta: Transcrio textual de parte da obra do autor consultado.

- Citao indireta: Texto baseado na obra do autor consultado.

3.2. Regras Gerais de Apresentao Nas citaes, as chamadas so feitas pelo sobrenome do autor, instituio responsvel ou ttulo na sentena, em letras maisculas e minsculas e quando estiverem entre parnteses, em letras maisculas.

Exemplos: A ironia seria assim uma forma implcita de heterogeneidade mostrada, conforme a classificao proposta por Authier-Reiriz (1982).

Apesar das aparncias, a desconstruo do logocentrismo no uma psicanlise da filosofia [...] (DERRIDA, 1967, p. 293).

i) Citao direta: Deve-se especificar no texto, a(s) pgina(s), volume(s), tomo(s) ou seo (es) da fonte consultada, aps a data, separada por vrgula.

Exemplos: Oliveira e Leonardos (1943, p. 146) dizem que a [...] relao da srie So Roque com os granitos portifirides pequenos muito clara..

Meyer parte de uma passagem da crnica de 14 de maio, de A Semana: Houve sol, e grande sol, naquele domingo de 1888, em que o senado voltou lei, que a regente sancionou [...] (ASSIS, 1994, v.3, p.583).

ii) Citao direta de at 3 linhas: Devem estar contidas entre aspas duplas. As aspas simples so utilizadas para indicar citao no interior da citao.

Exemplos: Barbour (1971, p. 35) descreve: O estudo da morfologia dos terrenos [...] ativos [...].

No se mova, faa de conta que esta morta. (CLARAC; BONNIN, 1985, p. 72).

Segunda S (1995, p. 27): [...] por meio da mesma arte de conservao que abrange to extensa e significativa parte da nossa existncia cotidiana [...].

iii) Citao direta com mais de 3 linhas: Devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto e sem as aspas.

Exemplo:
A teleconferncia permite ao individuo participar de um encontro nacional ou regional sem a necessidade de deixar seu local de origem. Tipos comuns de teleconferncias incluem o uso da televiso, telefone, e computador. Atravs de udio-conferncia, utilizando a companhia local de telefone, um sinal de udio pode ser emitido em um salo de qualquer dimenso. (NICHOLS, 1993, p. 181).

iv) Citao indireta: Nas citaes indiretas a indicao das pginas opcional.

Exemplo: Merriam e Caffarella (1991) observam que a localizao de recursos tem um papel no processo de aprendizagem autodirigida.

v) Citao de informao verbal: Palestras, debates, comunicaes etc.: Dever ser indicada entre parnteses a expresso informao verbal, mencionando-se os dados disponveis, em nota de rodap.

Exemplos:
1

O novo medicamento estar disponvel at o final deste semestre (informao verbal) .

__________________
1

Noticia fornecida por John A. Smith no Congresso Internacional de Engenharia Gentica,

em Londres, em outubro de 2001.

vi) Na citao de trabalho em fase de elaborao, menciona-se a expresso em fase de elaborao entre parnteses, e indicam-se os dados disponveis em nota de rodap.

Exemplos: Os poetas selecionados contriburam para a consolidao da poesia no Rio grande do Sul,
1

sculos XIX e XX. (em fase de elaborao) .

__________________
1

Poetas rio-grandenses, de autoria de Elvo Clemente, a ser editado pela EDIPUCRS, 2002.

vii) Sistema de chamada: As citaes devem ser indicadas no texto por um sistema de chamada: numrico ou autor-data.

Sistema numrico Quando se opta por este sistema, a indicao da fonte se faz atravs de uma numerao nica e consecutiva, em algarismos arbicos, remetendo lista de referncias no fim do trabalho, na mesma ordem que aparece no texto. Esta indicao feita entre parnteses, alinhada ao texto ou situada logo acima do texto, em sobrescrito. No se inicia a numerao da citao a cada pgina. O sistema numrico no deve ser utilizado quando h notas de rodap.

Exemplos: Diz Rui Barbosa: Tudo viver, previvendo. (15).


15.

Diz Rui Barbosa: Tudo viver, previvendo.

Sistema autor-data A indicao da fonte nas citaes pode ser feita de duas formas: a) pelo sobrenome de cada autor ou entidade responsvel seguido da data de publicao do documento e das pginas de citao (se a citao for direta), separados por vrgula e entre parnteses.

Exemplos: Citao direta A chamada pandectstica havia sido a forma particular pela qual o direito romano fora integrado no sculo XIX na Alemanha em particular. (LOPES, 2000, p. 225). LOPES, Jos Reinaldo de Lima. O Direito na Histria. So Paulo: Max Limonad, 2000.

Exemplos: Citao indireta Merriam e Caffarella (1991) observam que a localizao de recursos tem um papel crucial no processo de aprendizagem autodirigida. MERRIAM, S.; CAFFARELLA, R. Learning in adulthood: a comprehensive guide. San Francisco: Jossey-Bass, 1991.

b) Pela primeira palavra do ttulo seguida de reticncias, data de publicao e pgina (s) da citao (caso seja citao direta) separada por vrgula e entre parnteses.

Exemplos: Citao direta Ema nova Londrina (PR), as crianas so levada s lavouras a partir dos 5 anos. (NOS CANAVIAIS..., 1995, p. 12). NOS CANAVIAIS, mutilao em vez de lazer e escola. O Globo, Rio de Janeiro, 16 jul. 1995. O Pas, p. 12.

c) Quando os sobrenomes dos autores forem coincidentes, acrescentam-se as iniciais dos prenomes, e se ainda houver coincidncia, indica-se os pronomes por extenso. Exemplos: (BARBOSA, C., 1958) (BARBOSA, O., 1959) (BARBOSA, Cssio, 1965). (BARBOSA, Celso, 1965).

d) Em citaes de vrios documentos de um mesmo autor publicados no mesmo ano, fazse a distino com letras minsculas, em ordem alfabtica, aps a data e sem espacejamento. Exemplo: Seguindo a anlise de Pires (2004a) (PIRES, 2004a)

e) Nas citaes indiretas de documentos de mesma autoria, publicados em anos diferentes e mencionados simultaneamente, as datas so separadas por vrgulas.

Exemplos: (SILVA, 1989, 1994) (SANTOS; VARGAS; ALVES, 2000, 2002, 2004).

f) As citaes indiretas de diversos documentos de vrios autores, mencionados simultaneamente, devem ser separadas por (;), em ordem alfabtica.

Exemplos: (CASTRO, 1994; SILVA, 1989) (FONSECA, 1997; PAIVA, 1997; SILVA, 1997).

viii) Notas de rodap: Indicaes, observaes ou aditamentos ao texto feitos pelo autor. As notas de rodap podem ser notas de referncia ou notas explicativas e so alinhadas a partir da segunda linha da mesma nota, abaixo da primeira letra da primeira palavra para destacar o expoente, sem espao entre elas e com fonte menor.

Exemplo: __________________
1

Veja-se como exemplo desse tipo de abordagem o estudo de Netzer (1976)


2

Encontramos esse tipo de perspectiva na 2 parte do verbete referido na nota anterior, em

grande parte do estudo de Rahner (1962).

ix) Notas de referncias: A numerao das notas de referncias feita por algarismos arbicos, devendo ter numerao nica e consecutiva para captulo ou parte. No se inicia a numerao a cada pgina. A primeira citao de uma obra, em nota de rodap, deve ter sua referncia completa.

Exemplo: __________________
3

FARIA, Jos Eduardo (Org.). Direitos humanos, direitos sociais e justia. So Paulo: Malheiros, 1994.

x) As subseqentes citaes da mesma obra podem ser referenciadas de forma abreviada, utilizando as seguintes expresses, abreviadas quando for o caso, mas s devem ser usadas na pgina da citao a que se referem.

a) Idem mesmo autor- id.: quando a obra citada j foi indicada anteriormente.

Exemplo: _________________
4 5

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS, 1989, p. 9. Id. , 2000, p.19.

b) Ibidem na mesma obra - Ibid.: quando a obra citada j foi indicada anteriormente.

Exemplo: __________________
6

DURKHEIM, 1925, p.176


7

Ibid., p.190.

c) Opus citatum obra citada - op. cit.: quando a obra citada j foi indicada anteriormente.

Exemplo: ___________________
8

ADORNO, 1996, p. 38.


9

GARLAND, 1990, p.42-43. ADORNO, op. Cit., p. 40.

10

d) Passim - aqui e ali, em diversa passagem - passim: quando a citao est dispersa por vrios pontos da obra.

Exemplo: ___________________
11

RIBEIRO, 1997, passim.

e) Sequentia - seguinte ou que se segue - et seq.: quando a citao continua pelo texto adiante.

Exemplo: ___________________
12

FOCAULT, 1994, p. 17 et seq.

f) Apud citado por, conforme, segundo pode, tambm, ser usada no texto: utilizada na citao de citao.

Exemplos: Segundo Castro (1984 apud FREITAS, 1998, p.2) Aa teoria do DNA [...]. Com o passar do tempo vida nos centros urbanos tornou-se neurtica e infeliz (FONTES, 1987, p.18 apud MEDEIROS, 1996, p. 38). _________________
13

GOMES, 2000 apud DANTAS, 2001, p. 7-8.

g) Notas explicativas

A numerao das notas explicativas feita em algarismos arbicos, e ter que ser nica e consecutiva para cada captulo ou parte. No se inicia a numerao a cada pgina.

Exemplos: Alm da coleta de dados em livros e revistas cientficas, fizemos entrevistas em campo para
1

posterior relato da situao. ___________________


1

No final do trabalho encontram-se a bibliografia consultada e os questionrios das entrevistas.

4. REFERNCIAS

1. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6023: informao e documentao: referncia e elaborao. Rio de janeiro, 2002.

2. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6024: informao e documentao: numerao progressiva das sees de um documento. Rio de janeiro, 2003.

3. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6027: informao e documentao: sumrio: apresentao. Rio de janeiro, 2003.

4. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6028: informao e documentao: resumo: apresentao. Rio de janeiro, 2003.

5. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 10520: informao e documentao: citaes em documentos: apresentao. Rio de janeiro, 2002.

6. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 14724: informao e documentao: trabalhos acadmicos: apresentao. Rio de janeiro, 2006.

You might also like