You are on page 1of 3

COMO FAZER CITAES

____________________________________________

Suponha que voc esteja fazendo um trabalho literrio, e necessite do trec ho de uma obra pesquisada para c omprovar, dar c redibilidade a sua afirma o, ou melhor, ao seu trabalho. Neste caso voc ter de rec orrer c ita o. Portanto, a c itao seria: trechos de textos consultados, considerados relevantes para a elaborao de um trabalho textual, e que c olaboram c om as idias do pesquisador. Segundo a ABNT (2002), as c itaes so c lassific adas em trs tipos: Citao Direta; Citao Indireta e Cita o de Citao. 1. CITAO DIRETA - a transc ri o ou a cpia, no c orpo do seu trabalho, de um texto, um pargrafo, uma frase ou uma expresso, usando exatamente as mesmas palavras usadas pelo autor da obra pesquisada. 1.1. Citao Direta de At Trs Linhas deve ser inserida no pargrafo, entre aspas duplas. H duas maneiras possveis: 1. Trazemos o autor para o c orpo do trabalho, empregando termos c omo: segundo, de acordo com, afirma, relata, c onc eitua, desc reve etc., seguido do nome e sobrenome do autor, e, entre parnteses a data da obra c onsultada, vrgula, e o nmero da pgina c onsultada: O rondel compe-se de duas quadras e de uma quintilha. Segundo Manoel do Carmo (1919, p.215), "prestase o rondel aos conceitos galantes e madrigalescos, s gentilezas amorosas e aos sentimentos delicados". L na bibliografia: CARMO, Manoel do. Consolidao das Leis do Verso, So Paulo Duprat, 1919, p.215. 2. Trazemos a c itao para o corpo do trabalho, e informamos ao final da c ita o (entre parnteses) o autor, a data e a pgina, estes virgulados. Veja o exemplo: "Presta-se o rondel aos conceitos galantes e madrigalescos, s gentilezas amorosas e aos sentimentos delicados." (Manoel do Carmo, 1919, p.215). Na bibliografia idem a 1. Observaes: 1. Havendo mais de um autor, observam-se os mesmos procedimentos, apenas ressaltando o nome dos autores na ordem em que aparecem na obra consultada. 2. No precisamos atribuir crdito a informaes contidas em enciclopdias, dicionrios e informaes histricas de conhecimento comum. 1.2. Citao at Trs Linhas pelo Sistema Numrico - nesse sistema, a fonte da qual foi extrada a c ita o indic ada em nota de rodap, no final da pgina, ou do artigo. A numera o no texto da cita o deve ser feita de maneira nica e c onsec utiva para todo o trabalho ou para c ada captulo. Deve ser feita, de prefernc ia, c om os nmeros situados um pouc o ac ima da linha de texto (sobresc rito) e ao final da c itao. As outras op es so: c olocar o nmero entre parnteses (1) ou entre c olchetes [1]. A indic ao dos dados, no rodap, dever estar situada na margem inferior da pgina, separadas do texto por um tra o c ontnuo (3 cm, no mximo) a partir da margem esquerda. As notas devem ser digitadas dentro das margens do texto, c om a mesma fonte, porm em tamanho menor: Sobre a orao principal, ratificamos as palavras do professor Celso Cunha: "Tal classificao tem o

inconveniente de se basear em dois critrios; ou melhor, de fazer predominar o critrio semntico sobre o sinttico. ou: sinttico" (1) [1]. L no rodap:
_________________

CUNHA, Celso. Gramtica do Portugus Contemporneo, So Paulo, Cultrix, 1970, p. 401. Quando vrias notas de rodap se referem a uma mesma obra e mesmo autor, a partir da segunda nota, deve ser usada a expresso [idem], ou sua abrevia o [id.] (= mesmo autor) e [ibidem] (= mesma obra). A expresso [idem] substitui s o autor e no as diferentes obras. Outra maneira de no repetir a referncia da obra usar [op.c it.], que abreviao de opus c itatum, (= obra citada). _______________
2 Idem, Ibidem, p. 190. 3 Idem, op. cit., p. 190.

A utiliza o desse sistema no dispensa a apresenta o da lista de refernc ias bibliogrfic as ao final do trabalho. 1.3. Citao com mais de Trs Linhas deve ser destacada, pulando-se uma linha para iniciar a transc rio da c ita o, com rec uo maior da margem esquerda, c om tamanho da fonte menor que a utilizada no texto, sem aspas e c rdito(s) do(s) autor(res) ao final da c itao. Para reinic iar o texto normal, pula-se outra linha: assim que podemos acompanhar Henry Edmond ao longo de toda a sua vida e que Hamlet poucas horas passar conosco. Em um dia de leitura podemos viver anos e anos da existncia das personagens de uma fico. Nas poucas horas que dura uma tragdia, pouco mais viveremos que os derradeiros momentos do heri. (SIMES, Joo Gaspar. Ensaio sobre a Criao no Romance, Rio, 1944, p.14) 1.4. Citao com Trechos Omitidos - trec hos dispensveis ao entendimento da c itao podem ser omitidos, desde que no alterem o argumento do autor; para isso utilizamos c olchetes e retic ncias [...] a fim de indic ar a omisso. Do mesmo modo, se a supresso ocorrer no inc io ou no final da cita o: "Em suma, constituem diversos momentos do movimento dramtico [...] fases de ao, so eles mesmos aes". (SIMES, Joo Gaspar. Ensaio sobre a Criao no Romance, Rio, 1944, p. 393) 2. CITAO INDIRETA - a transc ri o livre do texto, isto , usamos nossas prprias palavras para expor a idia do autor. Podemos, ainda, se o trec ho for muito longo, interpretar a idia do autor e fazermos uma sntese. Nesse tipo de citao, no se utiliza as aspas; mas o autor, a fonte e a data de public ao devem ser c itados. No obrigatrio coloc ar o nmero de pginas, mas se o fizer deve repetir em todas as outras cita es: Como lembra Martins (1984), o futuro desenvolvimento da informao est cada dia mais dependente de um plano unificado de normalizao. 3. INFORMAES ADICIONAIS 1. No caso de c itaes de peridic os informamos o sobrenome e o nome do autor. O ttulo do artigo e o subttulo (se houver). O nome da revista ou jornal, local, volume, nmero pginas, ms abreviado e ano: MURICI, Andrade. Letras e Artes, Suplemento Literrio de A Manh, Rio, p. 6, 20-7-1952.

2. Ac rscimos e/ou c omentrios, quando necessrios c ompreenso de algo dentro da cita o, aparec em entre c olc hetes [*]: "Enok [considerado o rei do besteirol] divulgou sua mais recente obra [de humor] na livraria..." 3. Para se destacar palavra, frases, em uma cita o, usa-se o grifo em negrito ou itlic o; havendo, porm, a necessidade se c oloc ar ao final da citao, a expresso (grifo nosso), [grifo nosso] ou (grifo do autor), [grifo do autor]: Ela diz que contraiu o vrus atravs de uma transfuso, em uma entrevista coletiva. [grifo meu] 4. Quando se tratar de dados obtidos atravs de informa o verbal (palestras, debates, comunic aes, etc .), indic ar entre parnteses a expresso "informao verbal", mencionando-se os dados disponveis somente em nota de rodap: No texto: A Biblioteca Setorial de Educao informa que est revisando as orientaes para elaborao de trabalhos acadmicos (informao verbal).1 Em rodap:
_____________ 1 Informe repassado pela bibliotecria responsvel aos usurios da biblioteca.

You might also like