You are on page 1of 26

PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO 2.

ANO

Docente: Dra. Manuela Ribeiro da Silva Correio electrnico: mmg@estgf.ipp.pt

Aula n. 01 06 de Maro de 2008 Sumrios: Apresentao. Indicao da metodologia a seguir ao longo do Curso. Indicao e escolha do mtodo de avaliao. Indicao da principal bibliografia a utilizar.

Avaliao: 2 mini testes: 15 de Maio, 10h 19 de Junho, 10h Bibliografia: Procedimento Administrativo, Paulo Ferreira da Cunha O Procedimento Administrativo, Almedina, Mrio Esteves Cdigo dos Contratos Pblicos, Decreto-Lei 18/2008 de 29 de Janeiro CRP
Aula n. 02 13 de Maro de 2008 Sumrios: 1. Introduo ao estudo do procedimento administrativo

a.
b. c.

Noo Concepes de procedimento administrativo

i. Concepo substantiva e a concepo adjectivista Distino de procedimento administrativo de processo administrativo.

Procedimento administrativo - Noo


Noo - Consiste num determinado modo de agir da Administrao Pblica (AP), mas como a AP est subordinada ao Principio da legalidade, o que significa que s pode actuar quando nos termos em que a lei o permite, logo, os procedimentos a seguir tambm esto prescritos na lei, ou seja, no h procedimento sem lei. A isto se chama o princpio da legalidade procedimental. Definio tcnico-jurdica art. 1 CPA - A definio de procedimento administrativo est
plasmada no artigo 1 do CPA. Consiste na sucesso ordenada de actos e formalidades tendentes formao e manifestao da vontade da Administrao Pblica ou sua execuo. A Administrao Pblica manifesta a sua vontade atravs de actos administrativos, da emisso de regulamentos e pela celebrao de contratos administrativos.

uma sucesso ordenada porque o conjunto de actos e formalidades no so um acto carecido de qualquer lgica jurdica, mas antes um encadeamento necessrio de actos e formalidades para que a AP possa praticar aquele acto, possa fazer aquele regulamento ou possa celebrar aquele contrato, bem como as respectivas execues.

Licenciatura em Solicitadoria - Apontamentos Rui Pinho 1

PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO 2.ANO

O legislador refere-se individualmente a actos e formalidades o que sugere que no seu entendimento so conceitos distintos, a saber: Desde logo, podemos dizer que todos os actos do procedimento so formalidades mas, nem todas as formalidades so actos. Isto , as formalidades so os trmites que a AP tem que observar no mbito da sua actividade logo, os actos que esteja vinculada a praticar, para poder actuar no podem deixar de ser, em sentido amplo, formalidades. No entanto, nem todas as formalidades so actos, por exemplo o mtodo a seguir, isto , se o procedimento deve ser escrito ou no (conforme a lei o diga), no constitui qualquer tipo de acto. Todavia, existem determinadas formalidades que so verdadeiros actos porque atingem ou podem atingir a esfera jurdica dos particulares e, assim sendo, revestem a natureza de acto administrativo. Exemplo: a suspenso de um funcionrio no mbito de um procedimento disciplinar. Tendentes formao e manifestao da vontade da AP ou sua execuo isto significa que a sucesso ordenada de actos e formalidades tm sempre em vista a inteno da AP praticar um acto administrativo, fazer um regulamento ou Celebrar um contrato administrativo uma vez que so estas as trs formas de actuao jurdica de gesto pblica da A.P. Noo A actividade da Administrao Pblica , em larga medida, uma actividade processual: ou seja, comea num determinado ponto e depois caminha por fases, desenrolando-se de acordo com um certo modelo, avana pela prtica de actos que se encadeiam uns nos outros e pela observncia de certos trmites, de certos ritos, de certas formalidades que se sucedem numa determinada sequncia. Chama-se a esta sequncia Procedimento Administrativo, ou processo burocrtico, ou processo administrativo gracioso, ou ainda processo no contencioso. O Procedimento Administrativo a sequncia juridicamente ordenada de actos e formalidades tendentes preparao da prtica de um acto da Administrao ou sua execuo. O procedimento uma sequncia. Quer isto dizer que os vrios elementos que o integram no se encontram organizados de qualquer maneira. Segundo, o procedimento constitui uma sequncia juridicamente ordenada. a lei que determina quais os actos a praticar e quais as formalidades a observar; tambm a lei que estabelece a ordem dos trmites a cumprir, o momento em que cada um deve ser efectuado, quais os actos antecedentes e os actos consequentes. Terceiro, o Procedimento Administrativo traduz-se numa sequncia de actos e formalidades. Na verdade, no h nele apenas actos jurdicos ou to-s formalidades: no Procedimento Administrativo tanto encontramos actos jurdicos como meras formalidades. Quarto, o Procedimento Administrativo tem por objecto um acto da Administrao. A expresso acto da Administrao engloba genericamente todas essas categorias. O que d carcter administrativo ao procedimento , precisamente, o envolvimento da Administrao Pblica e o facto de o objecto dele ser um acto da Administrao.
Licenciatura em Solicitadoria - Apontamentos Rui Pinho 2

PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO 2.ANO

Quinto, o Procedimento Administrativo tem por finalidade preparar a prtica de um acto ou respectiva execuo. Daqui decorre a distino, entre procedimentos decisrios e executivos. A distino funcional vem no art. 1 CPA:
Artigo 1 Definio 1 - Entende-se por procedimento administrativo a sucesso ordenada de actos e formalidades tendentes formao e manifestao da vontade da Administrao Pblica ou sua execuo. 2 - Entende-se por processo administrativo o conjunto de documentos em que se traduzem os actos e formalidades que integram o procedimento administrativo.

A A.P. no actua, respondendo imediatamente. Os actos administrativos no so por norma instantneos (excepo coimas na estrada). Normalmente, entre o momento em que surge a necessidade e o momento em que a A.P decide fazer o acto, ocorre um determinado perodo de tempo. Neste perodo de tempo, constitui-se o procedimento administrativo cujos trmites e formalidades visam preparar o acto final. Os trmites e formalidades so os actos preparatrios, trata-se de uma sequncia ordenada, lgica e causal, ordenada cronologicamente que visam preparar o acto final.

Duas concepes do procedimento administrativo


1. Concepo substantivista para os defensores desta concepo, os actos e as formalidades que compe o procedimento no tm individualidade prpria, isto , no possuem uma funo especfica, todos prosseguem um nico interesse convergindo para um fim nico esgotando-se no acto administrativo final, sendo considerados como a parte do todo. 2. Concepo adjectivista para os defensores desta concepo, os actos e as formalidades que compe o procedimento so vistos como momentos ou etapas de um percurso ou caminho ordenado de forma racional, tendo em vista a prtica de acto desejado, possuindo cada um a sua individualidade prpria. Ora, em face de tudo o que se disse a propsito da anlise do conceito legal de procedimento administrativo podemos afirmar, sem receio para srios desmentidos, que o legislador portugus tendeu para a concepo adjectivista.

Distino entre procedimento administrativo e processo administrativo


O Procedimento administrativo um determinado modo de agir da AP no exerccio da funo administrativa, tendo sempre em vista a prossecuo do interesse pblico.

Licenciatura em Solicitadoria - Apontamentos Rui Pinho 3

PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO 2.ANO

O Processo administrativo consiste num determinado modo de agir dos Tribunais administrativos, no exerccio da funo jurisdicional, tendo em vista a resoluo de um conflito entre a AP e os particulares, atravs de uma sentena.
O Cdigo do Procedimento Administrativo no n. 2 do artigo 1 diz que o processo administrativo o suporte fsico do procedimento administrativo, ou seja, o conjunto de documentos que formam o processo. No obstante o legislador, no artigo 1, n 2 ter entendido que o que est em causa no uma actividade, mas sim o conjunto de documentos, que o suporte de papel ou mesmo suporte digital.
Aula n. 03 04 de Abril de 2008 Sumrios: 1. Continuao do assunto do sumrio da aula anterior 2. A fase preparatria

a. b.
c.

Noo Sub-fase da iniciativa (tipos de procedimentos quanto iniciativa: oficiosos e por iniciativa das partes - o dever de deciso por parte da Administrao Pblica A sub-fase instrutria. O princpio do inquisitrio e a importncia dos pareceres no mbito do procedimento administrativo.

Espcies de procedimentos administrativos


De iniciativa pblica De iniciativa privada Decisrios Executivos De 1 grau De 2 grau Comuns Especiais

Procedimentos administrativos

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8.

Procedimentos de iniciativa pblica - susceptveis de incio oficioso. Procedimento de iniciativa particular - dependentes de requerimento deste. Procedimentos decisrios - Visam a tomada de uma deciso administrativa Procedimentos executivos - Visam assegurar a projeco dos efeitos de uma deciso administrativa Procedimentos de 1 grau - Os que incidem pela 1 vez sobre uma situao da vida Procedimentos de 2 grau - Incidem sobre uma deciso administrativa anteriormente tomada Procedimentos comuns - Aqueles que no so regulados por lei especial, mas pelo prprio CPA Procedimentos especiais - Aqueles que so regulados por leis especiais.

Licenciatura em Solicitadoria - Apontamentos Rui Pinho 4

PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO 2.ANO

Fases do procedimento administrativo


As fases do procedimento administrativo, so obrigatoriamente duas, mas h uma que pode existir ou no:
1. 2. 3.

Fase preparatria Fase decisria ou constitutiva Fase eventual - que ser complementar, porque a existncia do acto no vai depender desta fase. a chamada fase integrativa de eficcia.

1 Fase preparatria Noo - constituda por todos os actos que visam assegurar, fundamentalmente a conformidade legal do acto a praticar, no final do procedimento administrativo. Sub-fases da fase preparatria: 1. Iniciativa arts. 54, 55 e 74 a 85 CPA) Nesta fase so praticados os actos responsveis pelo arranque do procedimento administrativo. A iniciativa pode ser oficiosa quando o prprio rgo competente para a prtica do acto administrativo que inicia o procedimento. Ser por instncia das partes quando os responsveis pelo arranque do procedimento administrativo so os particulares interessados (art54 CPA) ou outra entidade pblica. No caso de a iniciativa ser da responsabilidade dos particulares, tal circunstncia faz incorrer, a AP no dever de deciso (art.9, n.1 CPA). Se a AP no se pronunciar, o particular poder, nos termos do art.109, n.1 CPA presumir indeferida a sua pretenso para efeitos da utilizao do respectivo meio judicial. Ora, em face do CPTA, mais concretamente nos termos do art.66 e ss., o particular poder propor uma aco de condenao da AP prtica do acto devido. O prazo para a propositura desta aco de 1 ano a contar desde o termo do prazo legal estabelecido para a emisso do acto ilegalmente omitido, esse prazo , regra geral, de 90 dias art.109, n.2 CPA. Nota: em todos os prazos inferiores a 6 meses, apenas se contam os dias teis art.72 CPA. Contudo a AP no est obrigada a decidir se ocorrer a circunstncia descrita no art.9, n.2 CPA. 2. Instrutria nesta fase visam-se criar as condies para que o agente administrativo possa determinar o contedo do acto principal do procedimento em ordem da prossecuo do interesse pblico legal, isto , fornece os elementos que determinaro o sentido da vontade da AP art86 a 99 CPA. Princpio do inquisitrio

Licenciatura em Solicitadoria - Apontamentos Rui Pinho 5

PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO 2.ANO

No procedimento administrativo, o interesse pblico tem um peso superior ao dos particulares. Por isso, ainda que o procedimento tenha tido incio a requerimento de um particular, a Administrao Pblica pode realizar todas as diligncias que considere convenientes, mesmo para alm das matrias referidas por aquele. E pode decidir coisa diferente ou mais ampla do que o pedido do interessado. Estas regras constituem aplicao do chamado Princpio do inquisitrio (art. 56).
Aula n. 04 10 de Abril de 2008 Sumrios: 1. Continuao do assunto do sumrio da aula anterior

2.

A audincia dos interessados e a importncia dos pareceres.

Os pareceres Os pareceres so actos praticados no mbito de um procedimento administrativo mais concretamente na fase preparatria/sub-fase instrutria e, pertencem categoria dos chamados actos internos, uma vez que esgotam os seus efeitos no seio da AP. Por esta razo no so considerados actos administrativos porque no produzem efeitos jurdicos externos. Os pareceres consistem na interpretao, por parte da AP, do direito a aplicar a um caso concreto. De acordo com o art. 98 CPA, os pareceres podem ser: Obrigatrios quando a AP obrigada a pedi-los Facultativos no caso contrrio. Os pareceres, quer sejam obrigatrios ou facultativos, podem ser vinculativos ou no vinculativos: Vinculativos se rgo administrativo for obrigado a decidir de acordo com o sentido do parecer No vinculativos no caso contrrio. A regra geral que os pareceres so obrigatrios e no vinculativos art. 98 CPA Nota: Quando o parecer no vinculativo, que a regra, e se a AP no actuar de acordo com o parecer, ter que fundamentar a razo de no actuar em conformidade com o mesmo. Esta regra resulta do art. 124, n.1 c) CPA Questo prtica sobre os pareceres vinculativos: Sendo certo que, perante um parecer vinculativo, a AP ter que decidir de acordo com o sentido do parecer, assim, a deciso final do procedimento est irremediavelmente
Licenciatura em Solicitadoria - Apontamentos Rui Pinho 6

PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO 2.ANO

condicionada pelo sentido do parecer. Desta forma, perante uma deciso desfavorvel, ser que o particular interessado poder impugnar o parecer? Ou, ter que aguardar pela deciso final? No vemos qualquer interesse em impugnar o parecer dado que, depois, o acto final perderia toda a sua utilidade, at porque, em princpio, o particular somente obter conhecimento do contedo do parecer aps a notificao do acto final do procedimento. Contudo, poder-se-ia argumentar ainda que o particular poderia ter conhecimento do parecer antes da deciso final em sede de audincia prvia, todavia este argumento tambm no convence, dado que o particular poder, na audincia prvia, alegar determinados factos que faa a AP mudar a inteno da deciso final. Assim sendo, o sentido do parecer poder ainda no ser definitivo. Questo prtica 2: O que acontece se a AP no pedir um parecer obrigatrio? O acto ser, em princpio, ilegal tendo como consequncia jurdica a anulabilidade ou a nulidade consoante a formalidade preterida (que o parecer) for relativamente essencial ou absolutamente essencial. Sendo certo que a regra que as formalidades so relativamente essenciais. Contudo, nem toda a preterizao de formalidades relativamente essenciais inquinam o acto final do procedimento de vcio de procedimento, isto assim porque as formalidades relativamente essenciais so aquelas que apenas provocam a ilegalidade do acto final se o objectivo pretendido pelo legislador com a formalidade em causa no for alcanado de outro modo, caso contrrio no provoca a ilegalidade do acto final. Questo prtica 3: Imagine agora que a AP pediu o parecer a que estava obrigada s que, sendo vinculativo, a AP no decidiu conforme o parecer. Quid iuris? Neste caso, o que acontece que o sentido do acto final do procedimento administrativo s poderia ter um nico sentido, isto , a AP no pode praticar um acto com outro sentido. Assim sendo, estaramos perante um a.a. praticado sem que se verificasse o seu pressuposto, inquinando o acto final do procedimento de vcio de violao de lei por no ocorrncia do respectivo pressuposto gerando, em regra, a anulabilidade do a.a.

Licenciatura em Solicitadoria - Apontamentos Rui Pinho 7

PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO 2.ANO

Audincia dos interessados - Art100CPA


Ainda dentro da fase preparatria, mas j na sub-fase de audincia do interessado artigo 100 e ss. do CPA.

Constitui uma manifestao do princpio do contraditrio que impe um confronto, uma discusso da matria sobre a qual ir versar a deciso, permitindo AP uma viso mais global de todos os factos envolvidos no procedimento administrativo. Desta sub-fase da audincia dos interessados e, mais concretamente do art. 100, n.1 CPA, resulta o Princpio da dupla deciso, uma vez que a AP ter que, no primeiro momento, fazer um projecto de deciso final e, depois de ouvido o interessado, em sede de audincia prvia, ter que decidir definitivamente e poder esta ser uma deciso com sentido diferente do projecto, dependendo da apreciao da audincia do interessado. Da a dupla deciso. Da audincia dos interessados tambm resulta ou pode resultar o Princpio da tripla fundamentao que consiste no seguinte: A AP poder ter que fundamentar, desde logo, a inexistncia ou a dispensa da audincia do interessado; depois poder ter que tambm fundamentar a razo pela qual no atendeu aos argumentos aduzidos pelo interessado e, finalmente, ter que fundamentar a deciso final. Audincia dos interessados (para que se pronunciem) art.100 a 103 nesta fase que se concretiza, na sua plenitude, o direito de participao dos cidados na formao de decises que lhes digam respeito, consignado no art. 268 CRP. Em obedincia ao imperativo constitucional h muito por cumprir, o Cdigo estabeleceu o princpio da participao dialgica na formao da deciso administrativa. Esta participao pode ocorrer em qualquer fase do procedimento (art. 59 CPA), mas obrigatria antes da tomada da deciso final, pois somente assim estar assegurada a possibilidade de esta ser influenciada pela manifestao de vontade dos interessados (art. 100 CPA). Regra geral, a audincia dos interessados realiza-se no termo da instruo, mas pode no suceder assim, no caso de o instrutor haver promovido diligncias instrutrias complementares sugeridas pelos prprios interessados (art. 104 CPA). A audincia pode realizar-se por escrito ou oralmente, dependendo de escolha do instrutor (art. 100/2 CPA); o Cdigo do Procedimento Administrativo estabelece regras para qualquer dos casos (arts. 101 e 102). Existem dois tipos de situaes em que a audincia dos interessados no se realiza ou pode no se realizar (art. 103 CPA). No primeiro tipo incluem-se os casos em que a prpria lei entende ser desnecessria a audincia:
Licenciatura em Solicitadoria - Apontamentos Rui Pinho 8

PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO 2.ANO

Quando a deciso seja urgente; Quando a realizao da audincia possa prejudicar a execuo ou a utilidade da deciso a tomar; quando o nmero de interessados seja to elevado que torna impraticvel a audincia. Em relao a esta ltima possibilidade, introduzida pelo diploma de reviso, h que lamentar uma novidade da responsabilidade do legislador e que no constava do projecto: a expresso quando possvel, intercalada na parte final da alnea c) do n. 1 do art. 103. No se consegue imaginar em que situaes a consulta pblica, sucednea de uma invivel audincia dos interessados, , ela prpria, impossvel. No segundo tipo esto abrangidas as situaes em que a lei autoriza o instrutor a dispensar a audincia: Ou porque os interessados j se pronunciaram sobre as questes relevantes para a deciso e sobre a prova produzida (e, as razes referidas no art. 103/2, tambm sobre o sentido provvel da deciso); Ou porque se perspectiva uma deciso favorvel queles. Em qualquer caso, o instrutor deve sempre fundamentar clara e completamente as razes que levam no realizao da audincia dos interessados; caso assim no faa, a deciso final ser invlida. A falta de realizao da audincia dos interessados, a descoberto de qualquer das normas do art. 103, gera a invalidade da deciso final.
Aula n. 05 17 de Abril de 2008 Sumrios:

1.
2. 3. 4. 5.

Causas de extino do procedimento administrativo A fase integrativa de eficcia Requisitos de eficcia Procedimentos administrativos do segundo grau Resoluo de hipteses prticas.

2 Fase decisria ou constitutiva Aps o cumprimento de todos os trmites destinados a preparar a deciso, o rgo competente est em condies de praticar o a.a. para que todo o procedimento tende. O agente vai fazer uma avaliao final de todos os elementos recolhidos, produzindo o acto principal ou tpico do procedimento. Esta fase, aquela que encerra, regra geral, o procedimento administrativo, uma vez que o procedimento se extingue com a tomada de deciso final art.106 CPA. A deciso pode ser expressa, que a regra (art.107 CPA) ou pode ser tcita, quando a deciso final resulta do silncio da AP. Os actos tcitos podem ser de indeferimento (art. 109 CPA) que a regra, ou de deferimento nos casos expressamente previstos na lei (art. 108 CPA)
Licenciatura em Solicitadoria - Apontamentos Rui Pinho 9

PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO 2.ANO

Outras causas de extino do procedimento artigos 110 a 133 do CPA

1. Desistncia e renncia artigo 110, n. 1 do CPA. o A desistncia acontece quando o particular abandona o pedido que havia formulado,
mas pode vir mais tarde a retomar o pedido.

o A renncia bastante semelhante desistncia, salvo que o particular no pode mais


tarde tentar fazer valer o direito a que renunciou. 2. Desero artigo 111 do CPA acontece quando o interessado no diz nada durante 6 meses, mas no assume a desistncia, no se extinguindo desta forma o direito do particular. 3. Impossibilidade ou inutilidade superveniente artigo 112 do CPA 4. Falta de pagamento de taxas ou despesas artigo 113 do CPA

3 Fase Eventual complementar e eventual do procedimento administrativo Nesta fase visa-se dotar o acto administrativo final de todas as condies para que possa, de uma forma imediata e actual, manifestar a sua produtividade. Esta fase, quando existe, muito importante porque dela depende a executoriedade do acto administrativo final art. 149, n. 1 CPA. O mesmo ser dizer que a AP s poder impor um acto administrativo ao seu destinatrio a partir do momento em que ele for eficaz.
Quando que o acto administrativo eficaz? Artigo 127 do CPA O acto administrativo eficaz a partir do momento em que praticado n 1 do artigo 127 -, contudo, por vezes -lhe atribuda eficcia diferida. aqui que entra a fase integrativa de eficcia. Os requisitos de eficcia que estabelecem o seu deferimento so:

A publicidade, que por sua vez pode ser levada a acabo atravs da publicao, quando o acto administrativo tem uma pluralidade de destinatrios ou, quando pode ser levada a cabo atravs de notificao se o acto tem apenas um ou poucos destinatrios. A aprovao constitui um acto administrativo que vai aferir da conformidade de um outro acto administrativo com a lei. A aprovao um acto sobre acto ou acto de 2 grau. O Visto do Tribunal de Contas constitui um acto jurisdicional de controlo financeiro de actos administrativos a ele sujeitos.

Fase integrativa de eficcia 1. Actos de controlo preventivo - Actos de aprovao - antes do a.a. produzir efeito 2. Actos de aceitao ou adeso actos receptcios (aceitao do acto pelo interessado). Ex. Num concurso publico, quando a interessado aceita/assina que o acto comea a produzir os seus efeitos.
Licenciatura em Solicitadoria - Apontamentos Rui Pinho 10

PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO 2.ANO

3. Requisitos de eficcia publicidade publicao; notificao; sinais grficos e/ou luminosos. Os pareceres so opinies dos rgos consultivos, esta uma das formalidades. Na fase preparatria, existem formalidades que podem ser definidas como tramites que a A.P tem de obedecer para praticar um a.a. Porque que a lei impe tais formalidades? Por um lado, por causa do interesse pblico, deve ser dada a melhor resposta para o interesse pblica; por outro lado, por causa dos interesses dos particulares, a A.P. pondera os interesses dos particulares, deve escolher a resposta que menos os lese. Daqui resulta o interesse da legalidade e mrito da A.P. para que todos possam beneficiar.

Validade, eficcia e interpretao do acto administrativo, noo de validade e eficcia


Noes de Validade e Eficcia Validade - a aptido intrnseca do acto para produzir os efeitos jurdicos correspondentes ao tipo legal a que pertence, em consequncia da sua conformidade com a ordem jurdica. Eficcia - a efectiva produo de efeitos jurdicos. A lei formula, em relao aos actos administrativos em geral, um certo nmero de requisitos. Se no se verificarem em cada acto administrativo todos os requisitos de validade que a lei exige, o acto ser invlido; se no se verificarem todos os requisitos de eficcia exigidas pela lei, o acto ser ineficaz. A invalidade de um acto administrativo ser, pois, a inaptido intrnseca para a produo de efeitos, decorrente de uma ofensa ordem jurdica. E a ineficcia ser, a no produo de efeitos num dado momento. Um acto administrativo pode ser: vlido e eficaz; Vlido mas ineficaz; Invlido mas eficaz; Invlido e ineficaz.

Licenciatura em Solicitadoria - Apontamentos Rui Pinho 11

PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO 2.ANO

Requisitos de Validade do Acto Administrativo


Quanto aos sujeitos Competncia do autor do acto (art. 123/1a CPA) Identificao do destinatrio do acto(art.123/1b CPA) Observncia da forma legal (art. 122 CPA) Cumprimento das formalidades essenciais
Exerccio dos poderes discricionrios por um motivo principalmente determinante correspondente finalidade para que a lei atribuiu ao autor do acto administrativo a competncia para o praticar

Requisitos de Validade

Quanto forma Quanto ao fim

So as exigncias que a lei faz relativamente a cada um dos elementos deste autor, destinatrios, forma e formalidades, contedo e objecto, fim. Requisitos Quanto Forma e s Formalidades Em relao s formalidades, o princpio geral do nosso Direito o de que todas as formalidades prescritas por lei so essenciais. A sua no observncia, quer por omisso quer por preterio, no todo ou em parte, gera a ilegalidade do acto administrativo. O acto ser ilegal se no forem respeitadas todas as formalidades prescritas por lei, quer em relao ao procedimento administrativo que preparou o acto, quer relativamente prpria prtica do acto em si mesmo. Esta regra comporta trs excepes: 1. No so essenciais as formalidades que a lei declarar dispensveis; 2. No so essenciais aquelas formalidades cuja emisso ou preterio no tenha impedido a consecuo do objectivo visado pela lei ao exigi-la; 3. No so essenciais as formalidades meramente burocrticas, de carcter interno, tendentes a assegurar apenas a boa marcha dos servios. H certas formalidades cuja preterio reputada insuprvel, aquelas formalidades cuja observncia tem de ter lugar no momento em que a lei exige que elas sejam observadas. Outras cuja preterio se considera suprvel, aquelas em que uma omisso ou preterio daquelas formalidades que a lei manda cumprir num certo momento, mas que se forem cumpridas em momento posterior ainda vo a tempo de garantir os objectivos para que foram estabelecidas. Em Especial, a Obrigao de Fundamentao A fundamentao, de um acto administrativo a enunciao explcita das razes que levaram o seu autor a praticar esse acto ou dot-lo de certo contedo (art. 124 e 125 CPA). A fundamentao tem de preencher os seguintes requisitos: 1. Tem de ser expressa;
Licenciatura em Solicitadoria - Apontamentos Rui Pinho 12

PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO 2.ANO

2. Tem de consistir na exposio, ainda que sucinta, dos fundamentos de facto e de direito da deciso; 3. Tem de ser clara, coerente e completa, isto , ser ilegal se for obscura, contraditria ou insuficiente. Se faltar a fundamentao num acto que deva ser fundamentado, ou se a fundamentao existir mas no corresponder aos requisitos exigidos pela lei, o acto administrativo ser ilegal por vcio de forma e, como tal ser anulvel. Contudo, se um acto vinculado se baseia em dois fundamentos legais e um no se verifica, mas o outro basta para alicerar a deciso, o Tribunal no anula o acto: o princpio do aproveitamento dos actos administrativos. A Forma Quanto a forma, do acto administrativo, a regra geral a de que os actos administrativos devem revestir forma expressa. Dentro desta, h que distinguir as formas simples, que so aquelas em que a exteriorizao da vontade do rgo da Administrao no exige a adopo de um modelo especial; as formas solenes, so as que tm de obedecer a um certo modelo legalmente estabelecido (art. 122 CPA). O Silncio da Administrao H vrias maneiras de resolver este problema: a) A primeira consiste em a lei atribuir ao silncio da Administrao o significado de acto tcito positivo, perante um pedido de um particular, e decorrido um certo prazo sem que o rgo administrativo competente se pronuncie, a lei considera que o pedido feito foi satisfeito. Aqui o silncio vale como manifestao tcita de vontade da Administrao num sentido positivo para o particular: da a designao de acto tcito positivo. b) A segunda forma consiste em a lei atribuir o silncio da Administrao o significado do acto tcito negativo, decorrido o prazo legal sem que o pedido formulado pelo particular ao rgo competente tenha resposta, atende-se que tal pedido foi indeferido. Presume-se, nestes casos, que h ali m vontade tcita da Administrao num sentido negativo para o interessado: da, acto tcito negativo ou indeferimento tcito. Com a figura do acto tcito negativo, logo que passe o prazo legal sem haver resposta da Administrao, o particular poder recorrer contenciosamente contra o indeferimento (tcito) da sua pretenso. A regra no nosso Direito de que, em princpio, o acto tcito negativo: s h acto tcito positivo nos casos expressamente previstos por lei. As condies de produo do acto tcito so as seguintes: 1) Que o rgo da Administrao seja solicitado por um interessado a pronunciar-se num caso concreto; 2) Que a matria sobre que esse rgo solicitado a pronunciar-se seja da sua competncia; 3) Que o rgo tenha, sobre a matria em causa, o dever legal de decidir atravs de um acto definitivo;
Licenciatura em Solicitadoria - Apontamentos Rui Pinho 13

PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO 2.ANO

4) Que tenha decorrido o prazo legal sem que haja sido tomada uma deciso expressa sobre o pedido; 5) Que a lei atribua ao silncio da Administrao durante esse prazo o significado jurdico de deferimento ou indeferimento. Se o particular tem direito a uma dada conduta da Administrao, e esta atravs do silncio recusa reconhecer-lhe esse direito ou cumprir os deveres correspondentes, o particular impugnar contenciosamente o indeferimento tcito com fundamento em violao da lei. O indeferimento tcito est sempre, pelo menos, afectado de dois vcios: violao de lei por falta de deciso, e vcio de forma por falta de fundamentao. Requisitos Quanto ao Contedo e ao Objecto Exige-se que o contedo e o objecto do acto obedea, aos requisitos da certeza, da legalidade e da possibilidade, tal como sucede relativamente aos negcios jurdicos privados. Alm disso, a lei exige tambm que a vontade em que o acto administrativo se traduz seja esclarecida e livre, pelo que o acto no ser vlido se a vontade da Administrao tiver sido determinada por qualquer influncia indevida, nomeadamente por erro, dolo ou coaco. Requisitos Quanto ao Fim A lei exige que o fim efectivamente prosseguido pela Administrao coincida com o fim que a lei tem em vista ao conferir os poderes para a prtica do acto (art. 19 LOSTA). O critrio prtico para a determinao do fim do acto administrativo o do motivo principalmente determinante. O que a lei exige que o motivo principalmente determinante da prtica de um acto administrativo coincida com o fim tido em vista pela lei ao conferir o poder discricionrio. Caso contrrio, o acto ser ilegal.

Vcios
1. Quanto ao sujeito a. Vcio de incompetncia absoluta Nulidade b. Vcio de incompetncia relativa Anulabilidade c. Usurpao de poderes Nulidade d. Vcio de falta de legitimidade para agir Anulabilidade 2. Quanto aos pressupostos a. Vcio de violao da lei i. Anulabilidade Regra ii. Nulidade Impossvel, ininteligvel, crime 3. Quanto forma a. Propriamente dita Nulidade 133, n.2 b. Fundamentao i. Anulabilidade ratificao ii. Razoes de facto clara, suficiente, lgica concorrente
Licenciatura em Solicitadoria - Apontamentos Rui Pinho 14

PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO 2.ANO

O Vcio de Forma o vcio que consiste na preterio de formalidades essenciais ou na carncia de forma legal, comporta trs modalidades: a) Preterio de formalidades anteriores pratica do acto; b) Preterio de formalidades relativas prtica do acto; c) Carncia de forma legal. conveniente sublinhar que a eventual preterio de formalidades posteriores prtica do acto administrativo no produz ilegalidade (nem invalidade) do acto administrativo apenas pode produzir a sua ineficincia. Isto porque, a validade de um acto administrativo se afere sempre pela conformidade desse acto com a lei no momento em que ele praticado. A Violao da Lei o vcio que consiste na discrepncia entre o contedo ou o objecto do acto e as normas jurdicas que lhe so aplicveis. O vcio de violao de lei, assim definido, configura uma ilegalidade de natureza material: neste caso, a prpria substncia do acto administrativo, a deciso em que o acto consiste, contrria a lei. A ofensa da lei no se verifica aqui nem a competncia do rgo, nem nas formalidades ou na forma que o acto reveste, nem o fim tido em vista, mas no prprio contedo ou no objecto do acto. O vcio de violao de lei produz-se normalmente quando, no exerccio de poderes vinculados, a Administrao decida coisa diversa do que a lei estabelece ou nada decide quando a lei manda decidir algo. Mas tambm pode ocorrer um vcio de violao no exerccio de poderes discricionrios (art. 19 LOSTA). Quando sejam infringidos os princpios gerais que limitam ou condicionam, de forma genrica, a discricionariedade administrativa, designadamente os princpios constitucionais: o princpio da imparcialidade, o princpio da igualdade, o princpio da justia, etc. Se verdade que o desvio de poder s se pode verificar no exerccio de poderes discricionrios, j no verdade que no possa verificar-se violao de lei no exerccio de poderes discricionrios. A violao da lei, assim definida, comporta vrias modalidades: 1. A falta de base legal, isto a prtica de um acto administrativo quando nenhuma lei autoriza a prtica de um acto desse tipo; 2. A incerteza, ilegalidade ou impossibilidade do contedo do acto administrativo; 3. A incerteza, ilegalidade ou impossibilidade do objecto do acto administrativo; 4. A inexistncia ou ilegalidade dos pressupostos relativos ao contedo ou ao objecto do acto administrativo; 5. A ilegalidade dos elementos acessrios includos pela Administrao no contedo do acto designadamente, condio, termo ou modo se essa ilegalidade for relativamente, nos termos da Teoria Geral dos Elementos Acessrios;
Licenciatura em Solicitadoria - Apontamentos Rui Pinho 15

PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO 2.ANO

6.

Qualquer outra ilegalidade do acto administrativo insusceptvel de ser reconduzida a outro vcio. Este ltimo aspecto significa que o vcio de violao de lei tem carcter residual, abrangendo todas as ilegalidades que no caibam especificamente em nenhum dos outros vcios.

Actos nulos
Actos Actos

Actos anulveis
Que sofram de vcio de forma, por carncia relativa de forma legal, (salvo se a lei estabelecer para o caso a nulidade, de preterio de forma essencial)

Que sofram de vcio de forma, por carncia absoluta de forma legal. De contedo ou objecto impossvel ou ininteligvel

Procedimentos de 2 grau ou impugnatrios. Artigo 158 e ss. do CPA, so:

1. Reclamao artigo 161 e ss. do CPA feita para o autor do acto 2. Recursos, que podem ser:
a)

b)
c)

Hierrquicos Hierrquicos imprprios 2 parte da alnea b) do n 2 do artigo 158 do CPA Tutelares Reclamao artigo 161 e ss. do CPA

Princpio geral artigo 161 Prazo artigo 162 (so dias teis) Efeitos da reclamao artigo 163 Prazos de recurso artigo 164 Prazo para deciso artigo 165

Recurso artigo 166 e ss. do CPA

Objecto artigo 166 Espcies e mbito artigo 167 - No tem interesse, porque se pode impugnar contenciosamente de todos os actos. O recurso hierrquico suspende o prazo para impugnao contenciosa. Prazo artigo 168 - regra 30 dias teis Interposio artigo 169 - deve juntar-se tudo o que nos possa favorecer. dirigido ao dirigente mximo, na Administrao Directa o Ministro. Efeitos artigo 170 Recurso hierrquico imprprio artigo 176 do CPA Recurso tutelar artigo 177 do CPA

Licenciatura em Solicitadoria - Apontamentos Rui Pinho 16

PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO 2.ANO

Questes prticas: I Como sabe, de acordo com a lei, o procedimento administrativo constitudo por uma sucesso ordenada de actos e formalidade. Tendo em conta tal circunstncia, diga que tipo de formalidades conhece e qual a consequncia jurdica da sua preterio. II Se o Sr. Carlos for destinatrio de um a.a. praticado pelo chefe de finanas da sua rea de residncia, com o qual no concorde, diga quais so os meios que esto disposio do Sr. Carlos.
Resposta O Sr. Carlos pode reclamar para o autor do acto, o Chefe de Finanas de acordo com o n 1 do artigo 161, dispondo para o efeito do prazo de 15 dias para o efeito como estabelece o artigo 162, mas reclamar para o autor poder ser uma perda de tempo, at porque a reclamao no suspende o prazo para recurso. Pode recorrer-se hierarquicamente para o Ministro respectivo, no prazo de 30 dias artigo 168, n 1 do CPA, e neste caso o recurso pode ser feito pelo particular. Ou ento pode recorrer contenciosamente para o Tribunal Administrativo de Circulo, atravs de advogado.

III Identifique os vcios de que sofre o seguinte acto administrativo, indicando o tipo de invalidade correspondente: Uma deliberao aprovada por uma Cmara Municipal, numa reunio extraordinria convocada no prprio dia em que foi realizada e qual s compareceram 5 dos seus 7 Vereadores, que manda demolir um prdio sem que o seu proprietrio tenha sido ouvido.
Resposta No foi respeitado o prazo para convocao da reunio extraordinria, que de 48 horas. A presena de 5 dos 7 vereadores garante o qurum necessrio. No houve audincia do interessado. Temos, portanto, 2 vcios de procedimento: Temos 1 vcio por preterio de formalidade relativa convocatria
17

Licenciatura em Solicitadoria - Apontamentos Rui Pinho

PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO 2.ANO

E 1 outro vcio da formalidade, relativa no audincia do interessado.

A consequncia regra, por preterio de formalidades, anulabilidade

VI Diga quais so as formas pelas quais o procedimento administrativo se extingue. V Desenvolva o seguinte tema: Procedimentos administrativos impugnatrios
Aula n. 06 24 de Abril de 2008 Sumrios:

1.

Resposta s questes da aula anterior. (tpicos e possveis respostas)

3- Dizer o que so formalidades. Mencionar ainda a tipologia. Estas podem ser essenciais ou no essenciais, as no essenciais so aquelas cuja preterio no provoca a invalidade do acto final do procedimento mas apenas uma mera irregularidade, mas para que uma irregularidade seja no essencial a lei tem que o dizer expressamente. As formalidades essenciais dividem-se em essenciais (geram sempre a nulidade do a. a. final e tm que estar sempre previstas na lei.) e podem ser relativamente essenciais, estas so a regra e podem ou no levar anulabilidade do acto final se o objecto pretendido pelo legislador com a formalidade preterida no for alcanado por outro meio, caso contrrio o acto final contnua vlido. 4- Em regra, o procedimento administrativo termina com a tomada de deciso final (106 CPA), esta deciso pode ser, dever ser, expressa mas por vezes poder ser tcita quando o rgo administrativo competente omite qualquer deciso, o que significa que estamos em presena do chamado acto tcito ou silente que, por sua vez pode ser de indeferimento que a regra (109) ou poder ser de deferimento nos casos expressamente previstos na lei (108). Para alm desta forma de extino do procedimento administrativo existem outras causas, a saber: a desistncia ou renuncia (110), a deserdao (111), a impossibilidade ou inutilidade superveniente do procedimento (112) e a falta de pagamento de taxas ou despesas (113). 5- Estes procedimentos so designados tambm de procedimentos de 2 grau, uma vez que pressupe sempre a existncia de um outro procedimento cujo o a.a. final ir ser o objecto do procedimento administrativo impugnatrio. Os procedimentos administrativos so a reclamao e o recurso. A reclamao feita para o prprio autor do acto no prazo de 15 dias, 165 a 166 do CPA. O recurso sempre interposto para uma entidade distinta da qual praticou o acto administrativo recorrido (ver artigos 166 a 177). As espcies de recurso so o recurso hierrquico (166 a
Licenciatura em Solicitadoria - Apontamentos Rui Pinho 18

PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO 2.ANO

175), o recurso hierrquico imprprio (177) e o recurso tutelar (177). O recurso hierrquico utiliza-se na situao prevista no 166, o hierrquico imprprio no 176 n1 este recurso tem a particularidade de ser um recurso hierrquico porque segue as regras do recurso hierrquico em sentido prprio e imprprio porque no um recurso hierrquico dado que, no existe uma relao de hierarquia entre rgo recorrido e o rgo competente para conhecer do recurso. Por fim, o recurso tutelar ocorre na situao prevista no artigo 177 quando entre o rgo recorrido e o competente para conhecer do recurso existe uma relao de tutela expressamente prevista na lei. 6- Identifique o vcio de que sofre o seguinte acto administrativo, indicando o tipo de invalidade correspondente: Sem ter solicitado o necessrio parecer da Direco Regional do Ambiente e do Ordenamento do Territrio uma Cmara Municipal aprovou uma licena de construo Nesta situao, estamos partida perante um vcio de procedimento dado que a Cmara Municipal praticou um acto administrativo sem ter observado uma formalidade legalmente imposta, ou seja, no solicitou um parecer obrigatrio. Esta formalidade s pode ser uma formalidade essencial porque para ser no essencial a lei tinha que o dizer expressamente, o que no o caso ou pelo menos no temos dados para isso. Sendo uma formalidade essencial temos que saber se absolutamente essencial ou relativamente essencial. Quanto questo de saber se absolutamente essencial colocamos de parte desde j essa hiptese porque para o ser o legislador tambm tinha que o dizer expressamente, ora a informao que resulta do enunciado insuficiente logo teremos que optar pela hiptese regra que a que estabelece a qualidade de relativamente essencial para as formalidades. Assim, partindo do pressuposto que o parecer em causa uma formalidade relativamente essencial, a sua preterio levar invalidade do acto administrativo praticado pela Cmara Municipal se o objectivo pretendido pelo legislador com o parecer no for alcanado por outra via gerando a anulabilidade se, por ventura o tal objectivo tiver sido alcanado o acto da Cmara ser vlido. 7- Um parecer vinculativo pode ser impugnado contenciosamente? A resposta a esta questo encontra-se na aula de 10 de Abril, na 1 questo prtica. 8- Um acto tcito ou silente de indeferimento pode ser vlido? Um acto tcito de indeferimento sempre invlido porque est a violar o dever de deciso a que a AP est adstrita nos termos do artigo 9 do CPA. Hoje em dia, no faz sentido falarmos em acto tcito de indeferimento uma vez qus esta figura era utilizada como uma presuno de acto administrativo expresso de indeferimento para que o interessado pudesse exercer o respectivo meio legal de impugnao, art. 109 n1CPA. Ora sendo a situao de impugnao contenciosa a nica processualmente prevista para os actos administrativos a soluo referida fazia sentido. Hoje, em face do novo CPTA, que entrou em vigor a 1 de Abril de 2004 esta presuno j no faz sentido uma vez que, os artigos 66 e ss do CPTA prevem a aco especial de condenao da AP prtica de um acto devido.
Licenciatura em Solicitadoria - Apontamentos Rui Pinho 19

PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO 2.ANO

Assim sendo, quando um particular se depare ao fim do prazo legal para a deciso, com o silncio da AP dever lanar mos daquela aco. 9- A foi notificado do seguinte despacho de um vereador da Cmara Municipal de Lisboa: Porque as obras executadas no prdio sito na Rua da Artilharia n14 violam o alvar de licena de construo n451/96 indefiro o pedido de licena desse imvel. Por delegao do Presidente da CML. A no foi previamente ouvido; Tendo em conta esta circunstancia identifique o vicio que macula o despacho do vereador da CML dizendo qual o valor jurdico do mesmo. O despacho em causa contem um vcio de procedimento uma vez que foi preterido uma formalidade que a audincia dos interessados, isto uma formalidade essencial do tipo relativamente essencial uma vez que a regra, o que significa que se a CML no tiver tido conhecimento da opinio do Sr. A num outro momento qualquer do procedimento como no caso previsto no 103n 2 a) do CPA o acto do vereador invlido gerando a anulabilidade. Questes temticas: Diga o que entende por procedimento administrativo, qual o seu conceito legal. Quais so as principais concepes do procedimento administrativo? Distingui-los. Distino entre procedimento e processo. Fases do procedimento administrativo. Tipos de iniciativa procedimental. Princpio do dever deciso. Princpios do inquisitrio. Os pareceres. Audincia dos interessados (principio da dupla deciso e da tripla fundamentao) Causas de extino do procedimento administrativo. Procedimentos impugnatrios ou do 2 grau.

Aula n. 07 15 de Maio de 2008 Sumrios: Realizao de mini teste.

Licenciatura em Solicitadoria - Apontamentos Rui Pinho 20

PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO 2.ANO

Aula n. 08 29 de Maio de 2008 Sumrios: 1. Introduo ao estudo da contratao pblica 2. Conceito de contratao pblica.

3.
4. 5.

Conceito de contrato pblico. Conceito de contrato administrativo Tipologia dos contratos pblicos a. Enumerao e conceitualizao b. Os contratos pblicos como contratos administrativos. c. Os contratos pblicos excludos das regras da contratao pblica.

Cdigo dos Contratos Pblicos


Decreto-Lei 18/2008 de 29 de Janeiro O Cdigo dos Contratos Pblicos (CCP) Visa estabelecer o regime jurdico aplicvel contratao pblica. A contratao consiste nas regras procedimentais aplicveis celebrao de contratos pblicos por parte da administrao pblica. Esta matria diz respeito ao procedimento administrativo dado que reveste natureza adjectiva. Por outro lado o CCP tambm visa estabelecer as regras substantivas aplicveis aos contratos pblicos que revistam natureza administrativa. Esta matria j diz respeito ao direito Administrativo, dado que reveste natureza substantiva. Contratos pblicos conceito doutrinal Trata-se de um conceito juridicamente neutro que se tem desenvolvido essencialmente por fora do direito comunitrio da contratao pblica (directivas relativas aos procedimentos de celebrao de contratos de compras publicas). Consiste num conceito jurdico que se refere aos contratos que as entidades pblicas celebram enquanto clientes ou adquirentes no mercado de produtos ou servios e que nada tem a ver com a natureza jurdica do contrato. Essencial do ponto de vista do direito comunitrio apenas o estabelecimento de regras procedimentais que assegurem a publicidade, por todo territrio comunitrio das manifestaes pblicas de interesse em contratar bem como o dever de as autoridades nacionais aceitarem as propostas de todos os candidatos seja qual for a sua nacionalidade. Contratos pblicos conceito legal

Licenciatura em Solicitadoria - Apontamentos Rui Pinho 21

PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO 2.ANO

O conceito legal de contratos pblicos, reduz-se aos contratos de empreitadas de obras pblicas, concesso de obras pblicas, concesso de servios pblicos, locao ou aquisio de bens mveis e aquisio de servios. Desde que obviamente celebrados por pessoas colectivas publicas, a que a lei designa nos termos do artigo 2 do CCP de entidades adjudicantes. A contratao pblica nos termos do artigo 1, n.4 do CCP deve pautar-se pelos princpio da transparncia, igualdade e da concorrncia.

Princpio da transparncia O tema da transparncia, e da transparncia administrativa em particular sempre um tema de sucesso, para isso concorrem essencialmente 3 ordens de razoes: 1. Pelo simbolismo associado transparncia transmitido o que visvel e acessvel o que pode ser conhecido e compreendido por contraposio ao que fechado, misterioso, inacessvel ou inexplicvel; h pois um conjunto de invocaes positivas que carregam a transparncia administrativa para os nveis mais elevados do imaginrio individual. Como forma de responder a esta primeira ordem de razoes a lei consagra o princpio da participao dos interessados (artigos 7 e 8 do CPA e artigo 267, n.1 da CRP). 2. Como a transparncia se associa igualmente uma carga afectiva ligada tranquilidade e serenidade provocada por tudo aquilo que se domina e racionaliza por oposio angstia e perturbao do misterioso e desconhecido. Da mesma forma que as crianas tm medo da noite tambm o cidado se perturba e desconfia perante praticas administrativas que no conhece, circuitos e procedimentos que no acompanha e decises que no compreende como tudo se passasse num Maio mal iluminado e impenetrvel aos olhos dos interessados. A transparncia como princpio legal vem trazer o princpio do acesso s peas procedimentais que possam relevar para a defesa dos interesses dos cidados (art. 65 CPA). 3. Porque deste contraste entre as trevas e a luz ou entre a opacidade e a transparncia nascem novos instrumentos jurdicos que do corpo transformao da administrao pblica e que esto na origem das novas prticas e novos mtodos que vo sendo ensaiados (dever de fundamentao art. 124 CPA).

Princpio da Igualdade Significa que a administrao pblica deve tratar de modo igual todos os candidatos que estejam nas condies legais de se apresentarem como potenciais contraentes de um contrato pblico., independente da sua nacionalidade da Unio Europeia.

Princpio da Concorrncia
Licenciatura em Solicitadoria - Apontamentos Rui Pinho 22

PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO 2.ANO

Este principio somente adquire plenitude no mbito dos procedimentos de contratao pblica que revistam a natureza de concurso, excluindo-se no caso de ajuste directo. Este princpio impe que o procedimento de contratao pblica seja o mais aberto possvel e que as propostas dos concorrentes possam ser comparveis e intangveis.
Aula n. 09 12 de Junho de 2008 Sumrios:

1.

Continuao do estudo da contratao pblica.

5 O regime substantivo dos contratos pblicos estabelecido na parte III do presente Cdigo aplicvel aos que revistam a natureza de contrato administrativo.

Apesar do artigo 1, n.5 referir que a parte III do Cdigo dos Contratos Pblicos, prever o regime substantivo dos contratos pblicos, consiste numa impreciso do legislador uma vez que o que est previsto na parte III do CCP o regime substantivo dos contratos administrativos, assim o n.5 do artigo 1 ficaria melhor com a seguinte redaco: O regime substantivo dos contratos administrativos estabelecido na parte III do presente cdigo aplicvel aos contratos pblicos que revistam aquela natureza Todos os contratos pblicos so contratos administrativos

O que so contratos administrativos?


O artigo 178 do CPA contem uma definio de contrato administrativo a saber: so conceitos administrativos, todos aqueles que visam criar, modificar ou extinguir uma relao jurdica administrativa.

O que uma relao jurdica administrativa?


A noo de contrato administrativo que o CPA evidencia assenta em dois elementos centrais: por um lado sublinha que est em causa um acordo de vontades, por outro lado reconduz a administratividade desse acordo ao facto de ele ter por objecto a constituio, modificao ou extino de uma relao jurdica administrativa. Quanto a ser um acordo de vontades no se suscitam grandes dvidas, o contrato administrativo antes de tudo um contrato pelo que neste capitulo no restam quaisquer alternativas ao legislador. por ser um acordo que no domnio das formas de aco administrativa o contrato se distingue do acto administrativo que como se sabe uma deciso unilateral. Quanto indicao do critrio que o legislador optou pela referencia ao conceito de relao jurdica administrativa. Ento o que se deve considerar como tal? Assim por exemplo para Freitas do Amaral a relao jurdica administrativa aquela que confere poderes de autoridade ou impe restries de interesse pblico administrao perante
Licenciatura em Solicitadoria - Apontamentos Rui Pinho 23

PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO 2.ANO

os particulares ou que atribui direitos ou impe deveres pblicos aos particulares perante a administrao. Para Srvulo Correia por sua vez entende ser administrativa a relao jurdica disciplinada em termos especficos do sujeito administrativo, entre pessoas colectivas da administrao ou entre a administrao e os particulares. Em consonncia com estas noes, administrativos sero sem margem para quaisquer dvidas aqueles contratos celebrados pela administrao que tiverem uma regulamentao legal especfica de direito administrativo, assente ou no na prerrogativa de autoridade, quando no se tratar da sua pura qualificao legal como administrativos. Existem ate contratos regulados na lei sem referencias claras a prerrogativas mas que pelo simples facto de no serem passveis de negcios jurdicos entre particulares. Isto pelo facto de que aquela lei no poder ser invocada como fonte de um contrato entre sujeitos privados, devem ser considerados administrativos. Desde logo decisiva para a qualificao de um contrato como sendo administrativo a simples ligao expressa do contrato realizao de um resultado ou interesse especificamente protegido pelo ordenamento jurdico enquanto se tratar de uma tarefa assumida por entes da prpria colectividade, isto , de interesses que s tm proteco especfica da lei quando so prosseguidos por entes pblicos ou por aqueles que actuam por concesso pblica. Esta poder ser a marca determinante da administratividade do contrato. Em rigor o contrato atravs do qual a regulamentao legal da relao jurdica dele emergente fica a cargo do direito administrativo pelo simples facto de os interesses envolvidos apenas merecerem tutela legal porque so prosseguidos pela administrao pblica, isto pela colectividade. Caso contrrio no uma relao jurdica administrativa e consequentemente o facto jurdico dela resultante no um contrato administrativo.
6 Sem prejuzo do disposto em lei especial, reveste a natureza de contrato administrativo o acordo de vontades, independentemente da sua forma ou designao, celebrado entre contraentes pblicos e co -contratantes ou somente entre contraentes pblicos, que se integre em qualquer uma das seguintes categorias: a) Contratos que, por fora do presente Cdigo, da lei ou da vontade das partes, sejam qualificados como contratos administrativos ou submetidos a um regime substantivo de direito pblico; b) Contratos com objecto passvel de acto administrativo e demais contratos sobre o exerccio de poderes pblicos; c) Contratos que confiram ao co -contratante direitos especiais sobre coisas pblicas ou o exerccio de funes dos rgos do contraente pblico; d) Contratos que a lei submeta, ou que admita que sejam submetidos, a um procedimento de formao regulado por normas de direito pblico e em que a prestao do co -contratante possa condicionar ou substituir, de forma relevante, a realizao das atribuies do contraente pblico.

Sero todos os contratos pblicos contratos administrativos?


Para efeitos de aplicao do CCP os contratos pblicos so contratos administrativos uma vez que somente so contratos pblicos os que esto previstos no artigo 6 do CCP e de acordo com os artigos 34 e ss do CCP todos aqueles contratos pblicos so elencados como contratos administrativos, assim podemos dizer que todos os contratos pblicos so administrativos mas
Licenciatura em Solicitadoria - Apontamentos Rui Pinho 24

PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO 2.ANO

nem todos os administrativos so contratos pblicos, exemplo disso era o contrato administrativo de provimento, e em certa medida os contratos individuais de trabalho na administrao pblica, dado que a nota justificativa da proposta de lei do regime dos contratos de trabalho em funes pblicas se lhes refere do seguinte modo: A presente proposta de lei, pretende aprovar o regime dos contratos de trabalho em funes pblicas (RCTFP) seguindo de muito perto o regime jurdico do cdigo do trabalho aprovado pela lei 99/2003 de 27 de Agosto e na sua regulamentao constante da lei 35/2004 de 29 de Julho, o que decorre do objectivo de aproximao do regime de trabalho na administrao pblica ao regime laboral comum. Todavia a aplicao daqueles textos legais aos contratos de trabalho em funes pblicas feita com as adaptaes impostas pela natureza jurdica destes contratos em especial, pela sua subordinao ao interesse pblico bem como pelas especificidades que decorrem da entidade empregadora ser um rgo ao servio da administrao pblica. Cumpre saber agora em que consiste cada um dos tipos de contratos pblicos previstos no artigo 6 do CCP. Artigo 343 CCP contrato de empreitada de obras pblicas. 343 /1,2 CCP 344 /1 CCP Artigo 407 n 1 CCP concesso de obras publicas Artigo 407 n 2 CCP concesso de servios pblicos Artigo 431 CCP Locao de bens mveis Artigo 437 CCP Aquisio de bens mveis Artigo 450 CCP Aquisio de servios.

Licenciatura em Solicitadoria - Apontamentos Rui Pinho 25

PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO 2.ANO

ndice
Validade, eficcia e interpretao do acto administrativo, noo de validade e eficcia.........11 O Cdigo dos Contratos Pblicos (CCP).................................................................................21 Contratos pblicos conceito doutrinal...................................................................................21 Contratos pblicos conceito legal..........................................................................................21 Princpio da transparncia.........................................................................................................22 Princpio da Igualdade..............................................................................................................22 Princpio da Concorrncia........................................................................................................22 O que so contratos administrativos?.......................................................................................23 O que uma relao jurdica administrativa?..........................................................................23 Sero todos os contratos pblicos contratos administrativos?.................................................24 ndice............................................................................................................................................26

Licenciatura em Solicitadoria - Apontamentos Rui Pinho 26

You might also like