You are on page 1of 4

Atividades de portugus Orao coordenada; Orao Subordinada; Pronome Relativo; 5.

5. (PUC) Assinale a alternativa que apresenta um perodo composto onde uma das oraes subordinada adjetiva: a) "... a nenhuma pedi ainda que me desse f: pelo contrrio, digo a todas como sou". b) "Todavia, eu a ningum escondo os sentimentos que ainda h pouco mostrei." c) "... em toda a parte confesso que sou volvel, inconstante e incapaz de amar trs dias um mesmo objeto". d) "Mas entre ns h sempre uma grande diferena; vs enganais e eu desengano." e) " - Est romntico!... est romntico... - exclamaram os trs..." 6. (F. TIBIRIA-SP) No perodo "Todos tinham certeza de que seriam aprovados", a orao destacada : a) substantiva objetiva indireta b) substantiva completiva nominal c) substantiva apositiva d) substantiva subjetiva e) n.d.a 7. Indique o antecessor e a funo sinttica dos pronomes relativos destacados nas frases seguintes: a) Eis a casa onde nasci. b) Essa a forma como ele se expressa. c) Ajude os que necessitam de apoio. d) Gostei da roupa que voc comprou. e) Uma pessoa cuja principal caracterstica o mau-humor pode trabalhar como guia turstico? f) Quero mostrar-lhe a praia diante da qual meus olhos se encheram de

1. (F. TIBIRIA-SP) No perodo "Penso, logo existo", orao em destaque : a) coordenada sindtica conclusiva b) coordenada sindtica aditiva c) coordenada sindtica alternativa d) coordenada sindtica adversativa e) n.d.a 2. (FCE-SP) "Os homens sempre se esquecem de que somos todos mortais." A orao destacada : a) substantiva completiva nominal b) substantiva objetiva indireta c) substantiva predicativa d) substantiva objetiva direta e) substantiva subjetiva 3. (FEI-SP) "Estou seguro de que a sabedoria dos legisladores saber encontrar meios para realizar semelhante medida." A orao em destaque substantiva: a) objetiva indireta b) completiva nominal c) objetiva direta d) subjetiva e) apositiva 4. (UF-PA) H no perodo uma orao subordinada adjetiva: a) Ele falou que compraria a casa. b) No fale alto, que ela pode ouvir. c) Vamos embora, que o dia est amanhecendo. d) Em time que ganha no se mexe. e) Parece que a prova no est difcil.

lgrimas emocionadas. g) Vrias pessoas a quem os jornais fazem referncia tero suas vidas investigadas. h) O homem honrado que ele ostentava ser revelou-se um corrupto. i) A mquina com que trabalho nova. 8. Leia os versos: " Meu serto continua ao deus-dar Mas se existe Jesus no firmamento C na terra isto tem que se acabar" ( Gilberto Gil) a) Que tipo de relao estabelecida pela conjuno mas? b) Que outra conjuno poderia ocupar o lugar de mas sem alterar o sentido do texto? 9. Assinale a seqncia de conjunes que estabelecem, entre as oraes de cada item, uma correta relao de sentido: a. Correu demais, _______ caiu. b. Dormiu mal, _______ os sonhos no o deixaram em p az. c. A matria perece, _______ a alma imortal. d. Leu o livro, _______ capaz de descrever as personagens com detalhes. e. Guarde seus pertences, _______ podem servir mais tarde. ( ) porque, todavia, portanto, logo, entretanto ( ) por isso, porque, mas, portanto, que ( ) logo, porm, pois, porque, mas.

10. Nas questes que seguem, ocorrem duas frases isoladas. Estabelea entre elas uma relao de coordenao, indicando o tipo de relao. Faa as modificaes que julgar necessrias. a) Ele prometeu um vestido para maria. Ele no cumpriu a promessa. b) As pessoas acompanham a procisso. As pessoas acreditam nas coisas l do cu. c) V na frente. Irei depois. d) Preste ateno. Trata-se de um assunto muito importante. 11. Complete com a preposio adequada e em seguida classifique as oraes subordinadas substantivas marcando: OI (Objetiva Indireta) CN (Completiva Nominal) a) ( ) No havia dvida ____ que o livro era excelente. b) ( ) No queria lembrar-se ____ que o maltrataram. c) ( ) O pai insistiu _____ que o filho estudasse. d) ( ) Estou convencido ____ que ele especial. e) ( ) No podamos aspirar ___ que nos recebessem amigavelmente. 12. Nas frases a seguir transforme os adjetivos em maisculo em oraes adjetivas: 1) Dirigiu-se ao aluno com palavras ESTIMULANTES. 2) A torcida ofereceu espetculos EMOCIONANTES. 3) Ele tomou uma atitude SURPREENDENTE. 4) H nesta novela cenas COMOVENTES. 5) No gosto de pessoas FINGIDAS. 13. Destaque as oraes subordinadas adjetivas do texto e classifique-as:

"A gua que deste ao animal foi recolhida na fonte que fica atrs daquela gruta onde as pessoas iam rezar." 14. Complete: a) "UMA VEZ QUE A FERA ESTAVA FAMINTA, ela atacou o caador." A orao em maisculo trata-se de uma Adverbial __________. b) "AINDA QUE VOC NO ME CONTE, descobrirei a verdade." A orao em maisculo uma Adverbial __________ . c) "Ele estava to distrado QUE NO ME VIU." A orao em maisculo uma Adverbial __________ . d) "Pode ir, CONTANTO QUE NO DEMORE." A orao em maisculo uma Adverbial __________ . e) "ENQUANTO UNS TRABALHAM, outros descansam." A orao em maisculo uma Adverbial __________ . f) "Ela se vestia COMO UMA RAINHA." A orao em maisculo uma Adverbial ___________ . 15. Na orao: "Pode ir, ________________ no demore." Para obtermos uma orao subordinada adverbial condicional, qual das conjunes a seguir dever ser empregada: a) Se b) uma vez que c) embora d) contanto que. 16. Observe os dois primeiros versos do poema: "Eu deixo a vida COMO DEIXA O TDIO / DO DESERTO, O POENTO CAMINHEIRO". A orao destacada : a) orao subordinada substantiva subjetiva. b) orao subordinada adjetiva restritiva. c) orao subordinada adverbial comparativa.

d) orao coordenada sindtica explicativa. e) orao principal. 17. PARA manter a competio, os governantes construram templos cada vez maiores E cobravam da populao impostos. Os termos destacados estabelecem no texto relaes, respectivamente, de: a) explicao e concesso. b) conformidade e comparao. c) causa e excluso. d) condio e proporo. e) finalidade e adio. 18. "POR SE TRATAR DE UMA ILHA deram-lhe o nome de ilha de Vera Cruz:" A orao em destaque introduz uma circunstncia de: a) causa b) condio c) concesso d) comparao 19. Esta questo versa sobre a classificao sinttica correta da orao em destaque. ( ) "Encostei-me a ti, sabendo bem QUE ERAS SOMENTE ONDA." (Ceclia Meireles) - Subordinada Substantiva Objetiva Direta ( ) "Os meus olhos... Viveram o milagre de luz QUE EXPLODIA NO CU." (Vincius de Morais) - Subordinada Substantiva Subjetiva ( ) "Vem QUE TE QUERO TOLO." - Subordinada Adverbial Temporal ( ) "Acontece QUE MEU CORAO FICOU FRIO." (Cartola) Subordinada Adjetiva Explicativa ( ) "Nem todas as coisas QUE SE PENSAM passam a existir da em diante." (Clarice Lispector) - Subordinada Adjetiva Restritiva

20. As oraes "desde que conservemos em mente" e " que devemos perscrutar o nosso ntimo..." funcionam respectivamente como: a) subordinada temporal e subordinada temporal b) subordinada concessiva e subordinada substantiva c) subordinada condicional e orao principal d) subordinada adverbial e subordinada adjetiva e) subordinada adjetiva e subordinada adjetiva 21. "As aves que aqui gorjeiam, / no gorjeiam como l.". Orao principal: a) as aves que aqui gorjeiam b) as aves gorjeiam c) que aqui gorjeiam d) as aves no gorjeiam e) como l (gorjeiam) 22. "(1) Cada pessoa / (2) que chegava, / (1) se punha na ponta dos ps, / (3) embora no pudesse ver." H no texto trs oraes, e esto numeradas. A terceira - EMBORA NO PUDESSE VER - oferece uma idia de: a) causa b) fim c) condio d) concesso e) conseqncia 23. "Estamos em via de viver a tragdia dos saberes separados: QUANTO MAIS os separamos, TANTO MAIS fcil submeter a cincia aos clculos do poder." " bom que tudo se tenha resolvido no espao de trinta anos, MAS pagamos o preo dessa rapidez." As relaes que as palavras destacadas introduzem no texto so, respectivamente, de a) conseqncia explicao b) finalidade tempo c) concluso - adio d) proporo contraste e) alternncia concesso

24. "Observo nas minhas prprias crnicas a insistncia com algumas palavrinhas da moda QUE SE TORNARAM CHATAS." A orao destacada no perodo da questo anterior : a) subordinada adjetiva. b) principal. c) coordenada sindtica. d) subordinada adverbial. e) subordinada substantiva. 25. Sinalize o pronome relativo, seu antecedente e Informe a funo sinttica dos pronomes relativos: a) Os trabalhadores que fizeram greve exigiam aumento salarial. b) As reivindicaes que os trabalhadores faziam preocupavam os empresrios. c) O aumento de que todos necessitavam proveria o sustento da casa. d) O grande mestre que ele sempre foi agradava a todos. e) Os peregrinos de cujas contribuies a parquia dependia retornaram sua cidade. f) Eu encontrei a soluo para o problema que voc me apresentou. g) Essa a pessoa a quem fiz referncia na nossa conversa. h) Essa a pessoa a quem me referi. i) Essa a pessoa a cujas qualidades fiz referncia. j) Ronaldo no mais o craque extraordinrio que todos elogiavam. k) Conheci a casa onde nasceu Jos de Alencar.

You might also like