You are on page 1of 41

Fabiano Jadel Teodoro

Alma e Esprito Uma Perspectiva Bblica

Faculdade Teolgica e Cultural da Bahia

Cuiab 2007

Fabiano Jadel Teodoro

Alma e Esprito Uma Perspectiva Bblica


Dissertao Programa de de Mestrado apresentada em Teologia, ao da

Ps-Graduao

Faculdade Teolgica e Cultural da Bahia, como prrequisito de colao do grau de Mestre em Teologia com Especializao em Psicologia Pastoral, tendo como orientador o professor Dr. Davi Oliveira Boa Sorte.

FACULDADE TEOLGICA E CULTURAL DA BAHIA Cuiab 2007

Fabiano Jadel Teodoro Alma e Esprito Uma Perspectiva Bblica


Objetivo: Tratar o tema Alma e Esprito, comunicando com as vrias cincias correlatas e construindo um pensamento bblico-teolgico.

FACULDADE TEOLGICA E CULTURAL DA BAHIA Mestrado em Teologia com Especializao em Psicologia pastoral
Data da aprovao: ____ de ________________de 2007.

Prof Davi Oliveira Boa Sorte: _____________________________________ Doutor em Teologia, FATECBA

DEDICATRIA:

Dedico este trabalho, primeiramente ao Senhore Salvador Jesus Cristo, meu Mestre por excelnciae amigo de todas as horas. minha querida esposa, Alessandra, fiel companheira e coparticipante nas alegrias e nas adversidades da vida. s minhas filhas: Leciane, a nossa princesa amada e Gabriele, nossa polaquinha querida. A todos aqueles amigos que, de uma forma ou outra, contribuiram com o nosso ministrio.

RESUMO
A presente obra tem como objetivo tratar o tema: alma e esprito, abordando-o de forma a, no apenas defini-lo, mas desenvolve-lo a partir da tica bblico-teolgica. Dialogando com outros ramos do saber, tais como a Psicologia, a Psicanlise, a Antropologia e a Filosofia, buscamos compreender estes conceitos to intrigantes e complexos. Iniciando pela Teologia do Antigo testamento, pesquisando como os hebreus pensavam este assunto, podemos construir uma base teolgica para chegarmos aos conceitos neo-testamentrios. Inclumos a antiga discusso dicotomia versus tricotomia e abordamos tambm o monismo. Importantes concepes teolgicas dentro do tema proposto. A conscincia estudada do ponto de vista teolgico, considerando tambm as definies das cincias humanas e sociais e da Filosofia. Contudo, o objetivo principal deste trabalho buscar uma definio, acima de tudo, bblica.

SUMRIO
Pg. 1. INTRODUO.................................................................................................. 08 2. A CONSTITUIO BSICA DO HOMEM....................................................... 10 2.1 Introduo....................................................................................................... 10 2.2 O pensamento filosfico.................................................................................. 10 2.3 O pensamento materialista............................................................................. 11 2.4 A Bblia............................................................................................................ 12 2.4.1 No Antigo Testamento................................................................................. 12 2.4.2 No Novo Testamento................................................................................... 13 2.4.2.1 Aplicao teolgica da palavra carne....................................................... 14 3. O CORPO FSICO............................................................................................ 15 3.1 Introduo....................................................................................................... 15 3.2 O corpo na perspectiva cientfica.................................................................... 15 3.2.1 O corpo, a gentica e a vida........................................................................ 15 3.3 O corpo na perspectiva bblica........................................................................ 22 3.3.1 A promessa da ressurreio do corpo......................................................... 22 3.4 O corpo e o mecanismo de interao............................................................. 23 4. A TEORIA DICOTOMISTA............................................................................... 24 4.1 Introduo....................................................................................................... 24 4.2 Argumentos dicotomistas................................................................................ 24 5. A TEORIA TRICOTOMISTA............................................................................. 26 5.1 Introduo....................................................................................................... 26 5.2 Argumentao tricotomista............................................................................. 26

6. A ALMA............................................................................................................ 27 6.1 Introduo....................................................................................................... 27 6.2 Definio......................................................................................................... 28 7. O ESPRITO...................................................................................................... 29 7.1 Introduo....................................................................................................... 29 7.2 Definio......................................................................................................... 30 8. O PENSAMENTO FREUDIANO....................................................................... 31 8.1 Introduo....................................................................................................... 31 8.2 A formao da personalidade......................................................................... 31 8.2.1 O id............................................................................................................... 31 8.2.2 O ego........................................................................................................... 32 8.2.3 O superego.................................................................................................. 32 8.3 Concluso....................................................................................................... 33 9. RELATOS DE EXPERINCIAS....................................................................... 33 9.1 Experincias fora do corpo............................................................................. 33 9.2 Experincias perto da morte........................................................................... 34 9.3 Projeo da psiqu......................................................................................... 35 10. CONCLUSO................................................................................................. 39 BIBLIOGRAFIA.................................................................................................... 40

CAPTULO I INTRODUO

A relevncia deste assunto reside no fato de que todo ser humano tem, alm de sua constituio fsica natural, uma essncia espiritual, que se evidencia por manifestaes abstratas como, por exemplo, os sentimentos. A cincia moderna tem empreendido grandes esforos na inteno de compreender o mecanismo psquico do homem. Com o avano cientfico das ltimas dcadas na rea da biologia e da fisiologia humana e com a tecnologia de ponta dos equipamentos, os pesquisadores investem na investigao do crebro e suas funes neurais, bem como na produo dos vrios tipos de hormnios pelas glndulas distribudas pelo corpo. Com essas pesquisas pretende-se descobrir como se d o processo da formao do pensamento, da memria, dos sentimentos, etc., poetulando uma teoria totalmente naturalista e materialista da constituio do ser humano. Somos formados de parte fsica e parte espiritual; atravs dos nossos sentidos temos percepo e conscincia das coisas materiais que nos rodeiam e da nossa prpria existncia fsica. Quanto, porm, constituio espiritual, o homem tem buscado por muitos meios compreend-la. A Parapsicologia, por exemplo, procura estudar os fenmenos espirituais (ou psquicos, como os chamam), atravs de pesquisas cientficas, procurando observ-los atravs de mtodos que visam comprovao racional dos mesmos. O Espiritismo

Kardecista procura estudar os espritos desencarnados, atravs de supostas experincias medinicas como, por exemplo, a psicografia, mtodo espiritualista muito disseminado no Brasil pelo falecido mdium Chico Chavier. Portanto, a doutrina esprita baseia-se na experincia mstica de pessoas por eles consideradas iluminadas. J os adeptos do movimento Nova Era, segmento filosfico-religioso baseado sobre tudo no sincretismo de diversas crenas orientais, lana mo de antigas filosofias, pretensas revelaes e experincias msticas como a meditao transcendental e a projeo astral, largamente difundida como um meio de crescimento espiritual. Este sincretismo religioso oriental, vale ressaltar, tem sido avassalador moral e aos princpios bsicos de uma sociedade equilibrada, declarando-se publicamente contra o cristianismo e suas doutrinas bsicas. O tema desenvolvido nesta obra vem sendo discutido ao longo de sculos, seja na Filosofia ou na Teologia. Portando, no se pretende aqui, esgotar o assunto, dando uma concluso cabal ao mesmo, mas, sim, analiz-lo da perspectiva bblica. Ainda que tratados com o devido respeito os demais pensamentos teolgicos, a interpretao bblica-textual ora utilizada a histrico-gramatical, primando pela ortodoxia teolgica. No campo religioso, o tema corpo, alma e esprito reveste-se de vital importncia, visto que, logicamente, este deva ser o assunto mestre de qualquer religio. Se uma religio for desprovida de uma slida doutrina sobre o esprito e a alma, ela estar obviamente fadada ao fracasso, pois no atende sua principal funo, ou seja, o anseio do homem em conhecer aquilo que transcendente. A primeira questo a ser abordada qual o nvel de importncia a Bblia d ao corpo. Afinal, Deus despreza o corpo fsico em detrimento do espiritual? Estaria a filosofia platnica certa? Outra clebre discusso est em torno da questo: alma e esprito so distintos ou a mesma coisa? As duas linhas teolgicas envolvidas so: a dicotomia, que ensina ser o homem constitudo de duas partes distintas, corpo e alma; e a tricotomia, que acredita ser o homem constitudo de trs partes distintas, corpo, alma e esprito. Finalmente, estaremos discorrendo a respeito da conscincia. Caminhando entre as diversas opinies e definies existentes e propondo uma soluo bblica

10

para o que seja a mesma.

CAPTULO II A CONSTITUIO BSICA DO HOMEM


2.1 Introduo. O homem um ser diferente de todos os demais que o cercam. Sua capacidade de imaginar, raciocinar, pensar logicamente, inventar, construir, dominar seus prprios anseios, ter conscincia de si mesmo, assim como do tempo e espao, bem como seu talento para as artes, como a msica, por exemplo, tudo isso arremete-nos a uma verdade inquestionvel: o homem no se assemelha aos outros seres que com ele convivem. Ele diferente em muitos aspectos, no apenas biolgicos, mas transcendentes. A mxima de Scrates, seauton conhece-te a ti mesmo, deixa clara a idia de que o ser humano tem a capacidade nica de conhecer-se, ter conscincia de si mesmo. Para Scrates, isso era fundamental, visto que, segundo ele, o homem poderia descobrir inmeras coisas inquirindo a si mesmo. Esta verdade nos leva a buscar pelo homem interior, no apenas fsico, mas espiritual. Afinal, qual o motivo, a causa de termos estas qualidades? Elas so produto de uma evoluo biolgica que acabou rompendo os prprios limites materiais, ou temos uma parte constituinte que sobrepuja o natural, nos fazendo

11

assim, superiores prpria natureza? 2.2 O pensamento filosfico. A Filosofia sempre trabalhou a questo antropolgica, sobretudo a partir do perodo socrtico. Plato, o clebre filsofo, j apregoava que o homem era composto de duas partes distintas: o corpo fsico e a alma. Em seu sistema filosfico, ele considerava o corpo, assim como as demais coisas materiais, mau por natureza, constituindo-se de uma espcie de priso da alma. J esta, era considerada por ele como algo superior e bom. O pensamento platnico est presente em muitos sistemas doutrinrios, em diversas religies, que, considerando o corpo mau, castigam-no a fim de alcanarem maior espiritualidade. Por exemplo, o catolicismo romano difundiu a idia de que o corpo deveria receber castigos e sofrimentos para que o indivduo receba uma graa divina, atravs do pagamento de promessas; e at grupos extremistas que retalham o corpo, dizem fazer isto para alcanar a benevolncia de Deus; os budistas, assim como boa parte das religies orientais tem a mesma cosmoviso, os monges se isolam e vivem em clausura com severa disciplina do corpo para alcanar a perfeio espiritual; os espritas menosprezam o corpo, ensinando que este seria apenas um veculo para sucessivas reencarnaes do esprito, para o aperfeioamento deste, que a parte humana que realmente interessa. De uma maneira geral, a Filosofia considera a existncia da alma, porm no como a Bblia a considera. Para esta, a alma parte constituinte do homem, sobrevivendo aps a morte biolgica, sendo, portanto, imortal, j para aquela, a alma a prpria imaginao, pensamento e sentimento humano, no sendo, necessariamente, imortal. No conceito filosfico a alma seria algo voltil que desaparece com a morte. O filsofo francs Jean Paul Sartre, assim descreveu seu desespero: No existe nenhum juiz ou controlador divino... o mundo tudo que existe, nossa existncia tudo que temos... voc a sua vida, e isso tudo que voc .... 2.3 O pensamento materialista. No materialismo, sistema filosfico que aceita como fato apenas aquilo que pode ser provado e experimentado, a alma inexiste, ao menos da forma como a

12

Bblia explica. A alma seria, assim, o sistema, ou mecanismo psicolgico que se desenvolveu no homem a partir de determinado perodo no processo evolutivo. Como a cincia trabalha apenas com fatos que possam ser medidos e experimentados, ela tem se mostrado, sob todos os aspectos, materialista. Evidentemente, no se deve enfrentar o estudo cientfico como se ele fosse mau! Porm, fica muito clara a posio preconceituosa de muitos integrantes da comunidade cientfica quando alegam a inexistncia de Deus, ou, no caso, da alma, simplesmente pelo fato de no poderem examin-los. Ora, a impossibilidade de provar cientificamente a existncia da alma no anula a possibilidade de que ela exista! Assim, no se pode provar cientificamente que ela existe e nem que ela no existe! preciso se ter tanta f para crer que Deus existe quanto para aceitar que Ele no existe! Assim tambm a respeito da alma. A filosofia ps-moderna, que permeia a comunidade cientfica, horrivelmente depressiva e angustiante. Steven Weinberg, grande cientista da atualidade, em seu best-seller, The First Three Minutes, livro que trata da origem do Universo, diz: Quanto mais o Universo parece compreensvel, mais tambm parece sem sentido... vivemos num Universo esmagadoramente hostil. Os pensadores modernos simplesmente desistiram, dizendo que no h nenhum propsito transcendental, nem resposta para tantos dilemas angustiantes... Lord Balfour escreveu: Sua existncia um acidente, sua histria um episdio curto e transitrio na vida de um dos mais insignificantes dos planetas. O historiador John Herman Randall chegou a esta triste concluso: O homem o produto de causas que no previam o fim que almejavam alcanar... sua origem, seu crescimento, suas esperanas, seus medos, seus amores e suas convices so meramente o resultado das colocaes acidentais dos tomos. Essas so as conseqncias desastrosas das teorias do Big-bang e da evoluo das espcies. 2.4 A Bblia. A Bblia Sagrada trata do assunto enfatizando a existncia da alma como parte integrante do homem e no sujeita morte biolgica.

13

Ao contrrio do pensamento de Plato, as escrituras valorizam o corpo fsico e no o tratam como algo inerentemente mal, incluindo-o no plano de redeno (I Ts 5.23).

2.4.1 No Antigo Testamento. No antigo Testamento, a palavra hebraica nephesh, traduzida por alma, ocorre 755 vezes. Normalmente, se traduz por vida ou criatura. Usa-se esse vocbulo a respeito dum ser vivo (Gn 17. 14; Nm 9.13, etc.); e dos animais, como criaturas (Gn 2.19, 9.15, etc.); e da alma como substncia distinta do corpo (Gn 35.18); da vida animal (Gn 2.7; note-se a aparente identificao com o sangue, Lv 17.14; e Dt 12.23); da alma como sede dos afetos, sensaes e paixes, sendo suscetivel de angstia (Gn 42.21), de aflio (Lv 16.29), de desnimo (Nm 21.5), de desejo (Dt 14.26), de aborrecimento (SI 107. 18); e sendo, tambm, capaz de comunicao com Deus. Como vinda Dele (Ez 18.4). desejando-O (SI 42.1, Is 26.9), regozijando-se Nele (SI 35.9; Is 61.10), confiando Nele (Sl 57.1), adorandoO (SI 86.4, 104.1), mas pecando contra Deus e fazendo mal a si prpria (Jr 44.7; Ez 18.4; Mq 6.7). Os hebreus no tinham uma doutrina elaborada a respeito da vida alm tmulo. Assim, no Novo Testamento que se forma um ensino mais profundo, identificando a alma (ou esprito) como imortal. Na verdade, foi Jesus quem primeiro falou com mais propriedade acerca do assunto. Assim, o vocbulo alma tem muitos significados no Antigo Testamento, porm, geralmente se refere vida em si. A palavra esprito no A.T. , com duas excees, uma traduo do termo hebraico ruach, que tambm tem a sua significao literal de vento (Gn 8.1, etc.), sendo em muitas passagens traduzido por sopro, com aplicao ao ar respirado (J 17.1; Is 2.22) e frase flego de vida (Gn 6.17; 7.15; Sl 104.29; Ez 37.8). Deste modo naturalmente empregada a palavra acerca do princpio vital, o princpio da vida animal (anirna, psych, no grego da septuaginta), quer se trate de homens ou de animais (flego, Ec 3.19); de homens (Gn 45.27; Nm 16.22; J 10.12; SI 104.29; Ec 12.7; Is 38.16; 57.16). Noutras passagens refere-se ao principio espiritual ou alma

14

racional (anomus, pneuma septuaginta).

2.4.2 No Novo Testamento. No Novo Testamento, o termo alma a traduo do grego psyche, que, como nephesh, algumas vezes traduzido por vida. Usa-se acerca do homem individual (At 2.41; Rm 13.1: 1 Pe 3.20); da vida animal sensitiva, com as suas paixes e desejos, distinguindo-se do Corpo (Mt 10.28). e do esprito (Lc 1.46; 1 Ts 5.23; Hb 4.12). A alma suscetvel de perder-se (Mt 16.26); de ser salva (Hb 10.39; Tg 1.21); e de existir depois da separao do corpo (Mt 10.28; Ap 6.9; 20.4). O esprito (pneuma ), como faculdade divinamente concedida, pela qual o homem pode pr-se em comunho com Deus, distingue-se do prprio carter natural (psych - alma); veja-se especialmente 1Co 2.10 a 16. A Bblia claramente faz supor a existncia do esprito, separado do corpo depois ela morte (Lc 24.37, 39; Hb 12.23 ). na Teologia do Novo Testamento que encontramos base doutrinria para compreendermos o conceito bblico de corpo, alma e esprito.

2.4.2.1 Aplicao teolgica da palavra carne. No Novo Testamento, encontramos tambm um novo uso que explica a corrupo do gnero humano: a carne (Rm 8.1-8; Gl 5.19). A carne, no contexto da teologia paulina, no diz respeito ao corpo fsico, mas a natureza cada, depravada, que leva o homem a pecar insistentemente, afastando-se de Deus. A carne o ponto de conflito entre o Esprito e o homem. O conceito de carne, portanto, deve ser entendido exegeticamente, dentro do contexto da teologia paulina como aquela ferida aberta pelo pecado original, que desvirtuou a natureza humana generalizadamente (Rm 3.23; 5.12). Seno em algumas excees (I Co 15.39; Gl 1.16; Cl 3.22), Paulo sempre usa a palavra carne dentro desse contexto, principalmente na Epstola aos Romanos.

15

CAPTULO III O CORPO FSICO

3.1 Introduo. O corpo fsico constitudo, logicamente, de matria, tal como encontramos na natureza. Assim, torna-se susceptvel s leis naturais que regem o macrocosmo. Convencionou-se usar o termo macrocosmo para referir-se ao Universo visvel, que se rege por leis fsicas tradicionais, em contrapartida fsica quntica que estuda o universo atmico, muito mais complexo e onde as leis tradicionais parecem no funcionar.

3.2 O corpo na perspectiva cientfica. A cincia desenvolveu-se assustadoramente nas ltimas dcadas, trazendo muitas novidades no mbito biolgico. O avano cientfico na gentica revelou aquilo que se chamou de livro da vida, ou seja, o mapeamento gentico do corpo humano, chamado Genoma. A possibilidade da leitura e manipulao do DNA (cadeia de aminocidos encontrada dentro do ncleo de cada clula, responsvel pelas caractersticas biolgicas do ser) trouxe para a cincia novas possibilidades tecnolgicas.

16

3.2.1 O corpo, a gentica e a vida. O estudo da matria viva est no centro de todos os esforos cientficos atuais. As recentes vitrias da cincia incluem a obteno da seqncia dos trs bilhes de nucleotdeos dos cromossomos humanos. Mas, estranhamente, a prpria vida no o objeto de maior estudo. Os cientistas parecem pensar casualmente na existncia da vida. difcil achar qualquer discusso sobre a essncia da vida em monografias ou compndios correntes. Essas publicaes explicam muito bem a composio da matria viva e como seus elementos funcionam. Mas tal informao no suficiente para explicar a vida e por que os constituintes da matria viva so em si mesmos, sem vida. Ou seja, a compreenso da constituio de um ser vivo no explica porque ele vivo! Decomponhamos, a ttulo de exemplo, a matria viva e ento recombinemos seus componentes isolados. Essa pesquisa ir fornecer uma coleo impressionante de substncias inertes, mas no com vida. At aqui a cincia no pde criar a matria viva em laboratrio. Ser isso por que a matria viva contm um ou mais componentes que no podem ser supridos pelo qumico? Haveria algum elemento transcendente materia, que a torna viva? H mais de cem anos, Louis Pasteur e outros demonstraram a tolice da abiognese a transformao espontnea de matria sem vida em organismos vivos. Os bilogos agora dizem simplesmente: Vida s pode provir de vida. No obstante, os cientistas geralmente aceitam o conceito de que a vida se desenvolveu abiologicamente numa Terra primitiva. Assim fazendo, para sua prpria convenincia, eles afirmam que as condies do mundo primitivo eram apropriadas gerao espontnea da vida. Outros teorizam sobre a possibilidade de a vida ter sido importada do espao exterior para a Terra. Embora a Terra esteja populada por milhes de diferentes espcies de organismos, no h evidncia de vida em qualquer parte no sistema solar. E, alm disso, h quase quatro anos-luz de espao vazio at a estrela mais prxima, a Alfa do Centauro. A ltima opo lgica para a origem da vida a criao realizada por

17

um Criador sobrenatural. Mas a cincia, em sua tentativa de explicar tudo por leis naturais, rejeita essa opo como estando fora dos limites cientficos. Porm, ser a cincia capaz de explicar tudo? Ou h coisas que fogem ao seu limite humano? A vida no uma entidade tangvel. No pode ser posta num recipiente e manuseada. Somente vemos vida em associao com espcies nicas de matria, as quais tm capacidade de crescer, dividir-se em rplicas e tambm de responder a vrios estmulos externos, utilizando luz ou energia qumica para efetuar todas essas coisas. O termo vida tem diferentes sentidos, podendo referir-se a um organismo, um rgo ou uma clula. rgos humanos podem continuar a viver depois da morte da pessoa se, dentro de certo tempo, forem transplantados para um indivduo vivo. A sobrevivncia de um fgado, rim ou corao transplantado, significa algo bem diferente da vida humana. Ademais, a vida de cada rgo depende da vitalidade de suas clulas. Todas as manifestaes de vida dependem de clulas vivas, as unidades mais fundamentais da matria viva. Quando uma clula viva se divide, remanesce uma coleo muito complexa de estruturas subcelulares, mas sem vida: membranas, ncleos, mitocndrias, ribossomos, etc. Estruturalmente a matria viva composta de uma combinao de gua e de molculas grandes, frgeis e sem vida, de protenas, polissacardeos, cidos nuclicos, e lipdios. A gua serve de meio em que as mudanas qumicas ocorrem. Protenas e lipdios so os principais componentes estruturais das clulas. As protenas tambm controlam todas as mudanas qumicas. Sem mudanas qumicas a vida no pode existir. Saber como as protenas interajem com as transformaes qumicas indispensvel compreenso da base qumica da vida. As protenas existem em milhares de formas diferentes, cada qual com propriedades qumicas e fsicas nicas. Essa diversidade se deve a seu tamanho. Cada protena pode conter centenas de aminocidos, e h vinte aminocidos diferentes. O que cada protena capaz de fazer depende da ordem em que seus aminocidos esto ligados. Para compreendermos esse aspecto biolgico, consideremos a analogia da linguagem escrita.

18

Em qualquer lngua, o significado das palavras depende da seqncia das letras. No alfabeto ingls, por exemplo, existem vinte e seis letras. Com elas formamos as palavras. Umas 500 mil diferentes combinaes de letras so reconhecidas como palavras significativas. Com algum esforo poderamos produzir outras 500 mil, ou mais combinaes sem sentido. Semelhantemente, os milhes de diferentes protenas representam uma frao minscula de todas as combinaes possveis de aminocidos. Quando as palavras so escritas erradamente, seu sentido fica adulterado ou perdido. De igual modo, para que as protenas funcionem adequadamente, seus aminocidos precisam estar na seqncia de outros em ordem correta. Os resultados de alteraes na seqncia de aminocidos podem ser drsticos. A protena transportadora de oxignio no sangue, a hemoglobina, constituda de quatro cadeias de mais de 140 aminocidos cada uma. Na anemia falciforme, uma doena hereditria, apresenta-se um aminocido alterado na sexta posio de uma seqncia especfica de 146. Essa mudana causa distoro nos glbulos vermelhos, o que resulta em anemia e muitos outros problemas. Como o sistema produtor de protenas conhece as seqncias corretas de aminocidos para cada uma dos milhares de protenas? Os cromossomos de cada clula so bibliotecas repletas de tais informaes. Cada volume dessa biblioteca um gene. Quando a clula necessita de certa protena, ela ativa o gene dessa substncia e a sntese tem incio. Os detalhes desse processo podem ser vistos em qualquer compndio atual de biologia ou bioqumica. Basta lembrar que mais de cem eventos qumicos distintos tm de ocorrer para que a sntese da protena acontea. Todas as manifestaes da vida dependem de transformaes qumicas. Essas modificaes sucedem quando grupos de tomos (molculas) ganham, perdem ou re-arranjam seus elementos. Uma classe de protenas, as enzimas, une molculas especficas e facilita suas transformaes qumicas. Na Escherichia coli, ou bacilo coliforme, h cerca de 3.000 diferentes tipos de enzimas, os quais facilitam 3.000 mudanas qumicas diferentes. As enzimas aceleram intensamente as reaes. Isso poderia ser um problema grave porque, quando uma reao completada, seu ponto final,

19

conhecido como equilbrio, alcanado, e no ocorrem outras mudanas qumicas posteriores. Uma vez que a vida depende de mudanas qumicas, quando todas as reaes atingem seus pontos finais, a clula morre. impressionante que na matria viva nenhuma das reaes jamais atinge o equilbrio. A razo que as mudanas qumicas esto interligadas, de modo que o produto de uma modificao qumica forma a substncia bsica para a seguinte. Tal seguimento, ou trilha bioqumica, parece-se como uma linha de montagem industrial. O produto final deste traado particular utilizado pela clula e, portanto, no se acumula. Na matria viva ou orgnica, cada um dos milhes de molculas mantido em seu rumo. Qualquer deficincia ou excesso resulta imediatamente em ajustes nas taxas de transformaes qumicas. O grau de tolerncia a erros muito menor em biologia. Palavras malsoletradas, sentenas confusas ou pargrafos faltantes podem inutilizar um documento. Mas por causa da estreita interdependncia funcional de seus componentes, as clulas estariam em grande dificuldade se suas partes no fossem completadas integralmente. H tambm uma complementao horizontal entre os componentes celulares. Por exemplo, as protenas no podem ser manufaturadas sem a assistncia dos cidos nuclicos; e cidos nuclicos no podem ser sintetizados sem as protenas. De uma perspectiva qumica evolucionista, esse problema se parece com o enigma clssico da galinha e do ovo. Toda senda biossinttica conduz a nveis sucessivamente mais complexos de organizao da matria. Toda vereda regulada de modo que seu produto seja apropriado para as necessidades da clula. A vida da clula depende da operao harmoniosa e quase simultnea de seus vrios componentes. Durante um crescimento equilibrado existe um estado constante; isto , h apenas perturbaes mnimas no fluxo de matria atravs de suas trilhas. Como no permitido a nenhuma das reaes atingir seu ponto final, cada uma das milhares de reaes qumicas interligadas se encontra num estado de desequilbrio constante. Se h foras naturais que produzem vida, devamos buscar diligentemente descobri-las e us-las. Se a abiognese fosse possvel,

20

poderia ser aproveitada para restaurar a vida das clulas, rgos e mesmo organismos mortos. Quem argumentaria que a criao de matria viva, ou a reverso da morte, no seria a descoberta mais significativa para a humanidade? Contudo, a histria de bioqumica sugere que isso improvvel. Na dcada de 1920, quando Oparim e Haldane primeiramente propuseram que a vida se originou espontaneamente numa Terra primitiva, a bioqumica estava em sua infncia. Mesmo esse conceito era uma elaborao da idia de Darwin, de que a vida surgiu num lago morno. O primeiro curso metablico s foi descrito na dcada de 1930. A estrutura e a funo do material gentico comearam a ser compreendidas na dcada de 1950. A primeira seqncia dos aminocidos de uma protena, a insulina, foi traada em 1955, e a primeira seqncia de nucleotdeos do cromossomo de um organismo vivo foi publicada em 1995. medida que a base qumica da vida comeou a ser mais bem compreendida, ela se mostrou mais complexa do que originalmente imaginada, e as primeiras sugestes abiogenticas deveriam ter sido reconsideradas. Em vez disso, a cincia embarcou numa longa viagem de meio sculo para demonstrar experimentalmente a plausibilidade da abiognese. Os primeiros experimentos sugerindo a razoabilidade da evoluo qumica foram feitos por Stanley Miller, que em 1953 publicou a sntese de aminocidos e de outras substncias orgnicas sob condies primitivas simuladas. Subseqentemente, surgiu uma subdisciplina que fornecia evidncias laboratoriais da produo de 19 dos 20 aminocidos, e de quatro ou cinco bases nitrogenadas necessrias para sntese de cido nuclico, de monossacardeos e cidos graxos, tudo sob hipotticas condies primitivas variveis. Todas essas substncias so componentes dos quais os grandes biopolmeros so feitos, projetando a possibilidade da produo primria de biopolmeros. Contudo, a demonstrao da ligao de blocos de clulas em cadeias de polmeros no pde ser realizada. Todo o elo entre os blocos de substncias tpicas requer a remoo da gua. Isso praticamente impossvel no ambiente hdrico dos pressupostos oceanos primitivos.

21

Ademais, as seqncias nas quais os aminocidos se unem para transformar as protenas ou nucleotdeos em cidos nuclicos, so as que determinam a funo desses biopolmeros. Alm da matria viva, no h mecanismos conhecidos que garantam seqncias significativas e reproduzveis em protenas ou cidos nuclicos. Embora no seja possvel fabricar biopolmeros biologicamente teis sob condies primitivas simuladas, podemos obt-los a partir de clulas anteriormente vivas. Misturando esses biopolmeros isolados, possvel abreviar a evoluo qumica tornando possvel verificar se a vida se originar em tal mistura. Mas em tal experimento, tudo est em equilbrio. Uma vez que a vida ocorre somente quando todos os eventos qumicos dentro da clula se acham em estado de desequilbrio, o mximo que se pode conseguir atravs desse mtodo uma coleo de clulas mortas. Sabemos exatamente como produzir matria viva: Primeiro, projete e sintetize alguns milhares de diferentes aparelhos moleculares capazes de converter substncias simples, comumente disponveis no meio ambiente, em biopolmeros complexos. Segundo, certifique-se de que tais dispositivos sejam capazes de auto-reproduo precisa. Terceiro, certifique-se de que essas unidades possam sentir seu meio ambiente e se ajustar a quaisquer mudanas que nele ocorram. Ento, simplesmente uma questo de dar incio simultneo a centenas de rotas bioqumicas, mantendo o estado de desequilbrio de cada converso qumica, garantindo a disponibilidade de contnuo suprimento de matria-prima, e provendo a remoo eficiente de refugos. Uma exigncia mnima para se criar tais mecanismos biolgicos complexos a familiaridade absoluta com a matria em nvel atmico e molecular. Para o crente no relato bblico da Criao, a assero de que somente o Criador pode criar a vida no um argumento para o Deus das lacunas. Temos uma boa idia do que seja necessrio para criar a vida, somente no podemos faz-lo. Essa uma afirmao de que a vida no pode existir sem Deus. Com efeito, a vida torna-se uma evidncia a favor de um Criador Todo-sapiente, que decidiu criar a vida e partilh-la conosco. A partir de uma perspectiva bblica, sabemos que Ado e Eva tinham

22

DNAs perfeitos, pois Deus declarou que tudo que criara era "muito bom" (Gnesis 1:31). Isto se aplica aos animais e plantas originais da mesma forma. Porm, quando o homem pecou contra Deus, Ele amaldioou a terra e os animais e sentenciou o homem a morrer (Gnesis 2.17; 3.19). No tempo do dilvio de No, houve um gargalo gentico onde informao foi perdida entre os vrios animais terrestres e o homem. A nica informao gentica que sobreviveu veio dos representantes dos tipos de animais terrestres, e dos humanos que estiveram na Arca. O Projeto Genoma, muito interessante, como por exemplo, para o desenvolvimento da medicina, no tem sido to interessante para o evolucionismo. A gentica, de um modo geral, como j visto, comprova a falcia desta teoria.

3.3 O corpo na perspectiva bblica. A Bblia ensina que Deus criou o corpo humano (Gn 1.26; 2.7, 21, 22), e que o mesmo est, tanto quanto a alma e o esprito, nos seus planos eternos (I Ts 4.13, 16; Dn 12.2; Ap 20.4 6, 11 13). O corpo fsico no inerentemente mau, nem o pode ser, visto que foi criado por Deus. Tudo que Ele criou, Ele mesmo considerou muito bom (Gn 1.31). Fica bastante evidente na Teologia Bblica a importncia que o Senhor dispensa ao corpo de seus filhos. No h, absolutamente, uma supervalorizao da alma e do esprito em detrimento ao corpo fsico. Deus criou o homem de forma diferente dos anjos, que so unicamente esprito (Hb 1.13, 14), e obviamente, O Todo-Poderoso tem um objetivo nisto.

3.3.1 A promessa de ressurreio do corpo. As muitas promessas bblicas da ressurreio do corpo fsico denotam de forma consistente que este far sempre parte da constituio do homem. Pois este o plano de Deus, Ele assim criou o homem e assim ele ser! Por isso mesmo, na Teologia o estado daqueles que morrem at a ressurreio chamado de estado intermedirio.

23

A Bblia fala de duas ressurreies: a primeira e a segunda, sendo a primeira para os crentes salvos e a segunda para os incrdulos (Ap 20.4-6; 11-15). A ressurreio dos mortos uma doutrina bblica que, por si s, revela a importncia que Deus dedica ao corpo, e no apenas alma e esprito do homem. Para compreender melhor isso, basta uma exegeze do captulo 15 de I Corntios, onde Paulo trata com propriedade do tema. Na Teologia Paulina, o apstolo dos gentios discorre de maneira profunda e substancial acerca da atual condio do corpo fsico e daquilo que ele esperava do mesmo na eternidade. Por exemplo, nos captulos quatro e cinco de sua Segunda Epstola aos Corntios, ele comea falando da excelncia do poder de Deus, que, no obstante nossas fraquesas, reside em ns! Paulo faz uma comparao usando a expresso tesouro em vasos de barro; o tesouro evidentemente o prprio Esprito Santo, enquanto que o vaso de barro significa, nesse contexto, o corpo fsico (II Co 4.7). Ento ele faz referencia promessa da ressurreio dos mortos (II Co 4.14; Jo 5.28, 29; 6.39, 40), como que prenunciando uma esperana maior (I Ts 4.13-18). Prosseguindo, ainda no captulo quatro, versculo dezesseis, e j no captulo cinco, versculo primeiro, do texto em referncia, o apstolo descreve a atual condio do corpo, corruptvel, degradante, em processo irreversvel de envelhecimento e destruio! Ento Paulo adentra no apogeu da revelao: ... no porque queremos ser despidos, mas revestidos, pra que o mortal seja absorvido pela vida. (II Co 5.4).

3.4 O corpo e o mecanismo de interao. O corpo tem naturalmente a capacidade de fazer a mediao entre o mundo fsico e a alma, que nele est, atravs dos sentidos: a viso, a audio, o olfato, o paladar e o tato. Evidentemente, a cincia naturalista tenta explicar os sentimentos como sendo apenas a reao qumica dos hormnios produzidos no organismo. Claro que esta explicao deixa muito a desejar! O que seriam ento, nossos pensamentos? Seriam eles molculas que percorrem nossos neurnios? Obviamente, no se pode explicar tudo o que somos, apenas na instncia fsica!

24

O corpo, dentro do pensamento bblico teria a capacidade de processar as informaes da alma (funo cerebral?), fazendo assim, uma interao entre o mundo fsico e o nosso homem interior. nesse homem interior que reside nossa personalidade e, consequentemente, nossos pensamentos, intenes, memria, raciocnio, volio, etc. (Gn 6.5; Pv 2.10; Mt 9.4; 12.34; 15.18, 19; Rm 7.22; etc).

CAPTULO IV A TEORIA DICOTOMISTA

4.1 Introduo. Segundo os dicotomistas, o homem formado unicamente de duas partes: a fsica e a espiritual. A parte material o corpo palpvel e a parte espiritual composta do esprito. A alma e o esprito neste ponto de vista so a mesma coisa. Diz Claudionor C. de Andrade: Na antropologia teolgica, [dicotomia] a corrente que defende estar a natureza humana constituda de duas partes distintas: matria e esprito, corpo e alma. 4.2 Argumentos dicotomistas. O que fortalece esta linha teolgica o uso sinnimo que muitas vezes a Bblia parece fazer das palavras alma e esprito, por exemplo, em Mt 27.50 e Jo 19.30, perder o esprito morrer, j em Mt 2.20 e Lc 9.24 (no original, alma), perder a alma morrer. Segundo Stanley Horton, A dicotomia provavelmente o conceito mais sustentado no decurso da maior parte da histria do pensamento cristo. Seus adeptos, assim como acontece entre os tricotomistas, tm a capacidade de declarar e defender suas opinies sem cair em erros doutrinrios. As duas linhas teolgicas so to paralelas, que Myer Pearlman, um grande expoente da teologia pentecostal, escreveu: Os dois pontos de vista so corretos, sendo devidamente

25

compreendidos. Desta forma, notamos que nenhuma das duas posies pode ser tida como completamente errada, e, embora defendamos uma delas, no consideramos que os demais estejam ensinando doutrina prejudicial f! Ao estudarmos o desenvolvimento da revelao divina, e, consequentemente, o desenvolvimento da teologia, a respeito da constituio do homem, notaremos que, de incio, h dificuldade de encontrarmos uma doutrina da vida aps a morte. No Pentateuco, no perceptvel sequer um esboo a respeito da vida aps a morte, quanto mais da constituio do homem. no Novo Testamento que veremos uma distino entre alma e esprito, como veremos logo aps. Portanto, o uso excessivo que muitos telogos dicotomistas fazem do Antigo Testamento para procurarem demonstrar que alma e esprito a mesma coisa, deve ser considerado errado. O significado da palavra alma nas pginas Veterotestamentrias basicamente vida, e raramente se refere alma no mesmo sentido em que o faz o Novo Testamento. Antes de Cristo, o centro de ateno teolgica rabnica era o corpo. Jesus quem traz um sentido mais acurado para aquilo que sobrevive prpria morte biolgica, a doutrina do estado intermedirio e consciente aps a morte biolgica trazida tona, sem dvida, por Cristo em seus ensinos. Outra complicao, na qual os dicotomistas se refugiam em seu ensino, confundindo os atributos da alma com os do esprito! Este erro vem do fato de que, apesar da distino entre ambos, a alma e o esprito interagem entre si e, obviamente, se confundem em um s; como o som de uma afinadssima dupla de cantores, que apesar de cantarem em uma s harmonia, no deixam de ser dois. Outro forte argumento da dicotomia a aceitao da mesma pela maioria dos telogos da antigidade, os chamados Pais da Igreja, assim escreveu Champlin: No de surpreender, portanto, descobrirmos que a maioria dos telogos cristos primitivos se compunha dos que criam na teoria dicotomista, pois muitos deles eram ou filsofos neoplatnicos convertidos ao cristianismo ou estavam sob a influncia dessas idias conforme era o caso de Justino Mrtir, de Clemente da Alexandria, de Orgenes e de Agostinho. Quanto ao neoplatonismo, derivado da filosofia de Plato que acreditava que a alma participa do esprito eterno, sendo assim tambm eterna como uma

26

divindade. O corpo para Plato era uma cadeia da alma, completamente mal, e a realidade estava no imaterial; ainda que esta concepo seja aceita por muitos cristos, sabemos que Deus criou o corpo com um propsito benfico, e que ele participa da redeno do homem salvo, sendo finalmente transformado. Sem dvida, a grande praticidade da doutrina dicotomista, o fato de no precisar estudar a diferena entre alma e esprito, isto faz com que muitos a prefiram em detrimento da outra (da doutrina tricotomista).

CAPTULO V A TEORIA TRICOTOMISTA


5.1 Introduo. A teoria tricotomista sustenta que o homem composto de trs elementos distintos: corpo, alma e esprito. Segundo esta linha teolgica, embora alma e esprito se confundam pelo fato de interagirem entre si, ambos tm manifestaes diferentes e no so a mesma coisa. 5.2 Argumentao tricotomista. Em boa parte dos textos bblicos enfocada a essncia espiritual do homem, sem definir se alma ou esprito (Rm 7.22; II Co 4.16; Ef 3.16, etc.), outras vezes fala-se apenas da alma ( Tg 5.20; I Pe 4.19; Ap 6.9, etc. ), outras, apenas do esprito ( Rm 1.9; Hb12.23; I Pe 3.19 ). Entendemos que, muito embora os escritores sagrados citassem ora a alma, ora o esprito, jamais ensinaram que ambos so a mesma coisa, pelo contrrio, Paulo que as vezes falava do homem interior, as vezes da alma e as vezes do esprito, deixa claro que cria numa evidente distino de ambos: E todo o vosso esprito, alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. (I Ts 5.23), assim, o apstolo no somente distingue trs essncias no homem, como exorta que deve haver uma preocupao com a santificao de ambos, e que as trs partes (tricotomia) participaro ativamente

27

da redeno, ou seja, seremos eternamente corpo (transformado), alma e esprito ! No texto de I Co 2.14- 3.4, Paulo fala do homem carnal, no grego, - sarkiks, que significa carnal (3.1, 3, 4); do homem psuchiks, que literalmente significa segundo a alma, e

traduzido por homem natural, portanto, o homem natural aquele guiado pela prpria alma (2.14); e, por fim, ele fala do homem pneumatiks, que significa pertinente ao esprito, ou, espiritual ( 2.15 ). Pois a palavra de Deus viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra at ao ponto de dividir alma e esprito... (Hb 4.12). inegvel a clara distino entre alma e esprito neste texto, onde ambos so componentes elementares do ser humano. Portanto, ainda que a Bblia no se preocupe em citar alma e esprito conjuntamente em todas as referncias, ela deixa claro uma diferena entre ambos. Assim defende o tricotomismo, o pastor e telogo Elienai Cabral: ... ele [o homem] um ser trictomo, constitudo de esprito, alma e corpo... A Escritura distingue o papel de cada parte dessa tricotomia e suas respectivas funes... Com o corpo o homem tem conscincia do mundo fsico e do mundo material. Com a alma o homem revela a sua autoconscincia pessoal, a conscincia que ele tem de si mesmo. Com o esprito o homem tem conscincia de Deus.

CAPTULO VI A ALMA
6.1 Introduo. Tanto no ensino do tricotomismo como no do dicotomismo a alma uma das constituies do ser humano. Ela imaterial, no estando, portanto, sujeita ao mundo fsico, porm, interagindo com ele atravs do corpo. Para alguns, a origem da alma a emanao de Deus, que se d no momento da concepo, esse pensamento hertico, pois acaba deificando-a, tornando-a um fragmento de Deus.

28

Segundo outra linha de pensamento, a alma seria criada por Deus no momento da concepo, sendo, portanto, aqum a qualquer influncia gentica. Essa uma teoria muito aceita no meio evanglico, porm no satisfaz algumas questes vitais Teologia, como: 1) A doutrina bblica da depravao total da humanidade ensina que o pecado passou de Ado a todos os homens, e que este pecado original est alojado na alma. Como poderia Deus criar uma alma com pecado? (Gn 6.5; Mt 9.4; 12.34; 15.18, 19; Rm 3.10- 23; I Co 15.22); 2) Como explicar a herana de caractersticas da personalidade, aparentemente herdadas geneticamente pelos filhos? A teoria que vem recebendo cada vez mais ateno, e parece ser mais coerente diz que a alma gerada no momento da concepo, por algum gatilho gentico que Deus tenha capacitado o homem ter. Assim, Deus criou a primeira alma e esprito colocando-os no homem, e concedeu, atravs da ordem que deu ao homem de procriar-se e encher a terra, que no ato biolgico da concepo, fosse no apenas criado a matria, mas tambm a alma e esprito. Evidentemente, as teorias que versam sobre o assunto no podem ser acatadas como a ltima palavra sobre o mesmo. No h como comprovar como se origina a alma, mas aceitar uma teoria mais coerente e consensual o que se espera de qualquer telogo. 6.2 Definio. Segundo escreveram Justino Mrtir, Orgenes e Clemente, a alma seria uma substncia imaterial de elevada natureza, porm, separada da divindade (para alguns telogos a alma seria uma emanao de Deus, como se fssemos naturalmente participantes da divindade), a alma porm, segundo eles, foi corrompida pelo pecado. Outra linha teolgica ensina que a alma apenas uma animao do corpo, morrendo este, a alma evapora, desaparece. Esta , portanto, uma interpretao do monismo, que considera o homem em um s plano, em oposio dicotomia e tricotomia. Para esses, o homem deixaria de existir ao morrer, e tornaria a existir quando ressuscitasse. um pensamento hebreu antigo, posto que a Torah no identifique a alma da forma como a Teologia do Novo Testamento o faz. Desta teoria se nutrem os adventistas do stimo dia, negando a existncia da alma em sua essncia tal como na doutrina neotestamentria.

29

Do ponto de vista da tricotomia, a qual ora defendemos, a alma uma constituio humana, imaterial, interativa com o esprito e o corpo, imortal, e no substancialmente afetada pela separao do corpo, ou seja, aps a morte fsica, a alma conserva total e plenamente todas as suas faculdades. No antigo Testamento, a palavra hebraica nephesh, traduzida por alma, ocorre 755 vezes, e significa geralmente vida ou o flego de vida, podendo ser entendida como a prpria vida biolgica. J no Novo Testamento, o vocbulo psich, usado 101 vezes e tem diversas aplicaes, inclusive escatolgicas. Outras figuras de linguagem so utilizadas para falar tanto da alma quanto do esprito, tal como, por exemplo, a aplicao do vocbulo corao. Segundo afirmam William Menzies e Stanley Horton, As duas facetas de nossa natureza espiritual alma e esprito esto intimamente vinculadas e so virtualmente inseparveis; no obstante, so usadas em caminhos suficientemente distintos para notarmos a diferena. Pode-se dizer que o termo alma usado teologicamente para denotar o prprio eu, particularmente vida consciente, aqui e agora. A alma humana prov a nossa autoconscincia. a alma que torna o indivduo uma personalidade genuna, dotada de caractersticas mpares. As faculdades da alma, comumente consideradas, so: intelecto, emoes e vontade. Juntas, essas qualidades compem a pessoa real. Elas do uma conscincia interior da prpria pessoa, e ligam o esprito ao corpo. Isso governa a personalidade total. Fica evidente que as faculdades da alma so: 1) O Intelecto, ou, a mente; 2) A Volio, ou, a vontade, desejo; emoes. Assim, a formao da pessoa em si aprendizagem e amadurecimento da alma, isso determina o que somos, como enxergamos o mundo e como nos relacionamos com o prximo. Todo o mecanismo psicolgico, que torna o homem um indivduo nico, consciente de si mesmo e de tudo que o rodeia, est contido na alma. Lembranas, pensamentos, imaginaes e raciocnio se somam formando o fator que nos faz nicos em todo o universo, a nossa personalidade. 3) O Sentimento, de onde derivam as

30

CAPTULO VII O ESPRITO


7.1 Introduo. Escreve W. Menzies: O esprito o aspecto da nossa pessoa que se relaciona com o mundo espiritual, seja este mau ou bom... Os no regenerados tm corpo, tal qual os crentes. Tambm desfrutam da capacidade psicolgica de raciocinar, demonstrar vontade e Ter sentimentos. No entanto, esto mortos no que concerne a Deus. Esto separados dEle e so espiritualmente inertes. Tal como a alma, o esprito humano possue faculdades que lhe so peculiares. Enquanto que com a alma o homem interage com o mundo fsico, com o esprito o homem tem a capacidade de interagir com o mundo espiritual (Rm 8.16). 7.2 Definio. As faculdades do esprito podem ser descritas como: 1) A Conscincia. Esta no seria adquirida, como ensina a Psicologia, com as experincias de vida, pelo contrrio, segundo a Bblia ela inata do ser, e est relacionada com aquilo que Deus ps no esprito do homem. Todavia, a conscincia pode ser trabalhada e alterada ao longo do tempo (Rm 2.14 16; I Tm 4.2); 2) A F. Princpio inato que leva o homem a crer e buscar por um Ser Soberano e Divino, esta pode ser alterada e direcionada para outros pontos, como por exemplo, a idolatria. A f leva a outras manifestaes do esprito humano, como a adorao, o temor, a orao, a devoo e outros a estes interligados. O esprito e a alma so inseparveis, complementam-se e mutuamente se comunicam. O esprito a vida do corpo e da alma. Geralmente reconhecido nos crculos tricotomistas como a parte mais profunda do ser. Segundo alguns, o esprito, por ocasio da morte fsica, separa-se da alma e volta a Deus (Ec 12.7). Esta idia vem da concepo de que o esprito uma emanao de Deus, ou seja, um pedao dEle em ns. Certamente, todo esprito vem direta ou indiretamente de Deus, que o Eterno Criador de todas as

31

coisas (Hb 12.9), mas no como se esse esprito fosse o prprio Deus.

Na

verdade, todo esprito (assim como o corpo e a alma) voltar a Deus para dar conta dos seus feitos na terra (Hb 9.27), os demnios (como anjos cados) so espritos e no so absolutamente, emanaes divinas! Novamente afirmamos que esprito e alma so inseparveis, interagem mutuamente entre si, formando a pessoa total, juntamente com o corpo.

CAPTULO VIII O PENSAMENTO FREUDIANO

8.1 Introduo. Sigmund Freud (1856 1939), austraco, mdico e psiclogo, foi o pai da psicanlise. Desenvolveu uma teoria a respeito do funcionamento, ou mecanismo psicolgico humano que ficou conhecida como Psicologia em profundidade. Seu pensamento influenciou em muito o rumo das pesquisas cientficas na rea do comportamento humano. Ele estabeleceu em sua pesquisa idias consideradas absurdas para a sua poca, como por exemplo, que o desenvolvimento psicolgico desde a infncia est ligado ao prazer sexual. 8.2 A formao da personalidade. Segundo Freud, os nveis da conscincia humana, ou, elementos da psiqu so: Id, Ego e Superego. 8.2.1 O Id. O Id, palavra latina que significa ele, segundo a teoria fala de um nvel inconsciente da mente humana. O Id no est ligado lgica ou coerncia, mas atua simplesmente por impulsos naturais. o instinto de satisfao, prazer e auto-preservao. Este elemento inato e origina a libido, que soma todos os desejos instintivos por detrs das atividades do homem.

32

Assim sendo, conclumos que o Id a natureza egosta do ser humano, uma espcie de programao bsica para o funcionamento psicolgico nos primeiros tempo de vida. Segundo diz Champlin: O Id seria o homem em seu nvel biolgico bsico. Seria a poro primitiva, inconsciente e no diferenciada da estrutura psquica do indivduo. A se encontram os impulsos instintivos.

8.2.2 O Ego. O Ego, que significa o eu - prprio, seria o nvel consciente do Id, ou seja, no temos acesso para manipular o Id, mas manipulamos o Ego. O Ego aprende com as lies prticas da vida, raciocina, pensa, movido de intenes e aspiraes. O Ego a reao mental ao Id, o que EU penso, o que EU quero... Ao ser despertado pelo Id, o Ego deseja satisfaz-lo. Assim, o Id a programao bsica do ser, o Ego busca os meios de realizar os comandos dessa programao. 8.2.3 O Superego. O Superego a reao ao que a sociedade exige do homem, portanto, conceitos morais, e ticos pertencem a este nvel da psiqu. Enquanto o Ego procura satisfazer os desejos prprios (que derivam da libido), certas exigncias externas da sociedade impedem o homem de satisfazer todos os seus desejos, forma-se, assim, o Superego, que controla as atividades humanas. Escreve N. Champlin: O Superego seria quase inteiramente inconsciente, dominando o Ego consciente. ali que reside o consciente humano [a conscincia], atuando como crtica do indivduo. O superego vai formando-se gradualmente recebendo influncia externa. Ou seja, o Id tem uma necessidade bsica, e o ego quer satisfazlo, porm, nem tudo o que se deseja pode ser feito, existem regras de conduta e convvio social que presisam ser respeitadas, a que entra o superego.

33 O ego figuraria preso entre os requisitos primitivos do id e as presses do superego. O ego reagiria como uma espcie de fora equilibradora, satisfazendo a alguns desejos, mas repelindo a outros, e sentindo uma grande culpa, se no estiver vivendo de acordo com as exigncias do superego. Quando os requisitos do id variam muito do superego, ento o ego livra-se disso reprimindo tudo para dentro da psique inconsciente. Esse ato repressivo chamado de censura. As coisas reprimidas, embora perdidas da percepo consciente, influenciam as nossas vidas de maneira muito poderosa... Partindo dessa fonte de represso, tambm surgem todas as modalidades de neuroses. Certos elementos reprimidos entram em nossos sonhos, de tal modo que o estudo de nossos sonhos capaz de revelar as origens das nossas neuroses. Um homem atinge a maturidade quando capaz de substituir todas as iluses (mediante as quais obtm conforto mental) pelo princpio da realidade. Ao tornar-se maduro, um homem seria capaz de reconhecer a natureza das coisas, podendo tambm adaptar-se a elas, sem apelar para a criao de iluses.

8.3 Concluso. Esta a sntese de parte da teoria de Sigmund Freud, que muito colaborou para o desenvolvimento da moderna psicologia e da psicoterapia. esprito, embora evidentemente, no tenha crido neste tipo de diviso. Para Freud, a conscincia o desenvolvimento do superego, sendo paulatinamente construda pela interao com o meio, com a sociedade. Assim, a conscincia originria da exigncia da moral e da tica social, daquilo que a sociedade considera ser um comportamento normal do indivduo. Sabemos que a conscincia dinmica, ou seja, flexvel, pode mudar de acordo com conceitos que o homem forosamente impe para justificar os seus atos. Ao longo do tempo essa conscincia deixar de criticar certas ms aes (I Tm 4.1,2; Ef 4.18,19). Cremos, porm, que mesmo sendo a conscincia influenciada pelo meio, ela no formada por ele, Deus a colocou no esprito humano, e ela inata, nascemos com ela, uma voz de Deus em nosso interior (Rm 2.14-16). Podemos observar que ele descreve o mecanismo de funcionamento da alma e tambm do

34

CAPTULO IX RELATOS DE EXPERINCIAS


9.1 Experincias fora do corpo. H vrios registros de experincias vividas por pessoas que supostamente saram em esprito do corpo por alguns momentos; algumas destas experincias envolvem algo parecido com a morte, outras so experincias msticas. Elas so largamente relatadas e estudadas pela parapsicologia e algumas seitas e religies orientais. A Bblia demonstra ser possvel uma experincia fora do corpo, ou seja, o esprito (e, muito provavelmente a alma) se ausenta por um determinado tempo do corpo sem que este venha a falecer. Nestas experincias espirituais, so conservados todos os nveis conscientes, sentimentos, lembranas, e, por incrvel que parea, at mesmo os sentidos fsicos, como tato, olfato, audio e evidentemente a viso. Alguns exemplos so: Eliseu, que acompanhou em esprito o seu moo (II Re 5.26); Ezequiel, sem dvida um dos personagens bblicos que mais viveu arrebatamentos em esprito (Ez 8.2-18; 11.1; 37.1-14; 4048); Paulo, no primeiro caso, xtase pode ser entendido como um arrebatamento de sentidos ou arrebatamento de esprito, no segundo texto, o apstolo viveu uma experincia espiritual to intensa que no sabe dizer se foi em esprito ou se foi no prprio corpo (At 22.17-21; II Co 12.2-4); Joo, teve dois arrebatamentos de esprito, no primeiro, ele permanece no lugar onde estava fisicamente, onde Cristo aparece, no segundo, ele levado ao cu e continua em esprito durante todo o tempo da revelao, ora no cu, ora na terra (Ap 1.9,10; 4.1,2). Claramente se v durante estes arrebatamentos em esprito descritos na Bblia Sagrada, todas as faculdades mentais se conservadas. 9.2 Experincias perto da morte. Experincia perto da morte aquele incidente onde um indivduo declarado biologicamente morto, por uma autoridade mdica, e, aps alguns momentos por algum motivo o mesmo volta vida. Tm-se documentado pela comunidade mdico-cientfica um vasto nmero de comprovadas destas

35

experincias em todos os lugares do globo.

Tambm considera-se desta

natureza, alguns casos de coma profunda em que acontecem casos semelhantes. Muitos telogos, filsofos e at mdicos que tm pesquisado estes casos acreditam que estes constituem uma prova da existncia consciente da alma aps a morte biolgica, dentre eles destacamos o eminente telogo Russell Norman Champlin, Ph.D., autor da Enciclopdia de Bblia, Teologia e Filosofia. As narrativas acerca do retorno vida, aps a morte clnica, so to antigas quanto a histria da humanidade... Durante as ltimas poucas dcadas, os pesquisadores tm procurado recolher material pertinente a essas experincias, a fim de estud-las melhor... Em sua maioria, os casos de retorno aps a morte clnica no envolvem longos perodos de tempo, sendo que encerram apenas as impresses iniciais dos quase falecidos. Entendemos, portanto, que todos estes relatos no podem ser referncia exata daquilo que realmente ocorre aps a morte biolgica, visto que tratam de um perodo curtssimo de tempo, e, essas pessoas no chegaram realmente a cruzar a linha que divide esta vida da outra. De fato, o prprio R. N. Champlin assevera: ... no podemos fazer juzos especialmente lcidos a respeito da vida no alm, com base nesses episdios. Todavia, uma lio nos ministrada, em alto e bom som: a vida tem prosseguimento aps a morte... No obstante, as provas assim colhidas so por demais preliminares para que nos permitam formar, escudados nessas experincias, qualquer noo mais ampla sobre o que ser a vida do outro lado da existncia.... Alguns se referem a uma luz lindssima que brilha por toda a parte... um lugar belssimo... cores, cores ofuscantes, diferentes da terra, simplesmente indescritveis. Ali havia pessoas, pessoas felizes... Pude ver uma cidade. Havia edifcios... eram brilhantes, resplandecentes. Ali as pessoas sentiam-se muito felizes. Havia gua faiscante, fontes... uma cidade de luz, segundo acredito, seria a melhor maneira de descrev-la... era uma cidade maravilhosa... um lugar... realmente belo, mas simplesmente impossvel descrev-lo. No entanto acha-se ali, no h que duvidar. Ningum poderia imaginar... tal e qual se l na Bblia.... 9.3 Projeo da psiqu. Projeo da psique (segundo acredita-se, nos crculos onde praticada) a sada do esprito (e provavelmente da alma) do corpo fsico. A diferena desta

36

com a experincia perto da morte que no h aqui, a ocorrncia de morte clnica. O indivduo, sem que haja qualquer anormalidade em seu corpo fsico, supostamente, projeta o seu esprito para fora dele, voluntariamente. Esta uma prtica largamente usada nas religies orientais, no Yoga, na filosofia das artes marciais orientais, no espiritismo, no satanismo, e potencialmente, aqui no Brasil, nas prticas do Movimento Nova Era, onde conhecida como Projeo Astral. Segundo estes ensinamentos espiritualistas possvel ter contato com o mundo espiritual atravs da Meditao Transcendental. Esvaziando completamente a mente, o indivduo passaria a ter conscincia do seu esprito, podendo, por algum tempo, control-lo, ausentandose do corpo fsico e viajando em um plano astral. A idia bsica desta questo que o homem, sendo um esprito que reside em um corpo fsico, pode deixar este corpo momentaneamente, a fim de observar e investigar, e ento retornar ao corpo, trazendo uma memria de sua experincia fora do corpo. Esse assunto tem atrado muita ateno nas universidades, em nossos prprios dias..., diz-nos Champlin. Como j afirmamos, a Bblia subentende que existe a possibilidade do corpo espiritual (alma e esprito) sarem do corpo, sem a morte clnica. Porm, a despeito de todos relatos documentados, que pessoas tm sado em esprito do corpo, por vontade prpria, a respeito disto, a Bblia no declara nada, nem que seja, nem que no seja possvel. Os textos bblicos que mostram arrebatamentos de esprito sempre deixam claro que isto aconteceu sob a interveno divina, era a vontade de Deus, levar essas pessoas em esprito, com propsito definido para revelar-lhes alguma coisa. O pastor David Yong Choo, em seu livro, A Quarta Dimenso, conta algumas experincias com monges budistas que praticam a projeo e curam enfermos. H muitos relatos semelhantes a esses, que no devem ser desprezados e ignorados como se no existissem! Sabemos que, mesmo que seja possvel projetar o esprito, esta uma prtica revestida de demonismo, e a Palavra de Deus nunca ordena a meditao transcendental para receber benefcios no corpo ou no esprito, pelo contrrio, devemos meditar nas Escrituras, e isto nos trar benefcios sem conta (Js 1.8), de qualquer forma, o texto nos mostra que h um grande poder na prtica da

37

meditao, parece-nos que satans tira proveito disto nos crculos do movimento Nova Era. Segundo alguns estudiosos, alguns sonhos so projees inconscientes da psiqu (a pessoa no tem conscincia do que est ocorrendo). O Dr. Robert Crookall, eminente cientista, com trs ttulos acadmicos nas reas de psicologia, botnica e geologia, ex-professor da Universidade de Aberdeen, na Esccia, e gelogo-chefe da H. M. Geological Survey, de Londres, Inglaterra, uma grande autoridade no estudo cientfico da Projeo da Psique. Assim N. Champlin o cita em seus estudos: Robert Crookall, que tem pesquisado intensamente a rea da projeo da psique, acredita que as evidncias que atualmente possumos asseguram-nos, com certeza quase absoluta, que essa uma experincia genuna, no se tratando nem de um sonho muito vvido e nem de uma alucinao. Ele fala dessa quase certeza em termos de uma taxa de probabilidades de noventa e oito por cento.... Estes casos so aceitos tambm no Catolicismo Romano como sinais de poder espiritual para operao de milagres. Na linguagem da teologia catlica, a projeo da psique chamada, segundo John Hardon de bilocao: BILOCAO: Presena mltipla ou simultnea da mesma substncia ou alma em dois lugares distantes um do outro. Bilocaes tm sido freqentemente relatadas na vida dos santos. Em todos os relatos documentados destes casos, quando da separao entre o corpo material e o imaterial, permanece uma ligao entre o esprito e o corpo fsico, segundo dizem, esta ligao consiste num muito fino fio prateado, que, conforme acreditam, o que mantm o corpo fsico vivo, enquanto o esprito sai. Estas pessoas, que, muitas vezes, no tem qualquer conhecimento bblico, do, assim, testemunho do que a Bblia diz: Lembra-te Dele antes que se rompa o cordo de prata... E o p volte terra, como o era, e o esprito volte a Deus que o deu. A escritora Shirley MacLaine, uma grande expoente e divulgadora das filosofias da Nova Era, descreve assim, uma de suas experincias de projeo astral em um de seus famosos livros:
Eu olhava firmemente para a vela trmula. A minha cabea sentia a luz. Eu sentia fisicamente uma espcie de tnel aberto em minha mente...

38 Mais uma vez eu me senti tornando-me a chama... Eu tornei-me o espao em minha mente. Senti-me fluir para o espao, preenchendo-o, e flutuando para fora, saindo do meu corpo at comear a voar alto. Eu estava consciente de que o meu corpo permanecia na gua. Olhei para baixo e o vi. David estava de p, perto do corpo. Meu esprito, ou mente, ou alma, ou o que quer que fosse, subiu mais alto, no espao. Passando atravs do teto da casa onde estava a piscina, e continuando a subir alm do sombrio rio, eu literalmente me senti voando... impelida para o alto, cada vez mais, at que eu pude ver as montanhas e o terreno abaixo de mim, e eu reconheci o que havia visto durante o dia... E, ligado ao meu esprito, estava um fio muito fino de prata que ficava esticado, permanecendo ligado ao meu corpo na piscina. No era um sonho. No, eu estava consciente de tudo... eu estava consciente at mesmo de que no queria subir muito alto... Eu definitivamente sentia-me ligada. O que era certo para mim era que eu sentia duas formas... a minha forma corprea l em baixo, e a minha forma espiritual que estava alando vo. Eu estava em dois lugares de uma s vez, e aceitei isto completamente... olhei para o cordo de prata que estava ligado ao meu corpo... Ele brilhava no ar. Parecia ilimitado em comprimento... totalmente elstico, sempre ligado ao meu corpo. Minha viso vinha de algum tipo de olho espiritual. No era como ver com os olhos reais. Eu subia cada vez mais alto e perguntava a mim mesma at que ponto o fio podia esticar sem romper-se. No momento em que pensei com hesitao, minha subida parou. Parei meu vo, conscientemente, no espao... Eu me dirigi para baixo, de volta ao meu corpo. Lentamente eu descia... com um contato de unio macio, como uma almofada, eu mesclei-me de novo ao meu corpo. Meu corpo sentia-se confortvel, familiar, mas tambm parecia restritivo, desajeitado e limitante... Fiquei contente por estar de volta, mas sabia que ia querer sair de novo.

Este o conceito da Nova Era, do que ocorre por ocasio da morte biolgica: Ento isso que acontece quando voc morre: sua alma simplesmente sai do seu corpo, flutua e sobe ao mundo astral? Claro, disse David, exceto que voc s morre se o seu fio de prata romper-se. O fio rompe-se e separa-se somente quando o corpo no pode mais sustentar a fora vital. de fato muito simples....

39

Cremos que essas supostas experincias, ainda que genunas, so formas de ocultismo e desenvolvimento espiritual maligno e extremamente perigoso para aqueles que com ele se envolvem. Sem dvida alguma, ainda que prove a existncia de um corpo imaterial, essas projees provocadas pela meditao e Yoga contrariam a soberana vontade de Deus. Todas experincias espirituais do cristo devem ser provadas (Ef 4.14; I Jo 4.1). H lderes religiosos envolvidos profundamente com estas prticas, atravs de meditaes, linguagens mntricas e objetos ocultistas, e que, segundo se sabe, podem at realizar curas e outras coisas mais, porm, fora da direo e da vontade santa de Deus.

CAPTULO X CONCLUSO 10.1 Concluso. Tendo em vista os estudos ora desenvolvidos, conclui-se que o equilbrio, o bom censo e a busca pela doutrina bblica so os elementos essenciais na busca de qualquer tema de cunho teolgico, ou que tenha implicaes teolgicas. Assim, no h respostas definitivas para muitos dos problemas propostos, pois nossa base de argumentao a f nas Escrituras, e estas no objetivam esgotar o assunto! Optamos pela teoria teolgica da tricotomia, por ser esta a que mais se aproxima do conjunto de ensinos bblicos, tal como a hermenutica bblica nos exige. De igual modo, no que diz respeito conscincia, seguimos o padro da interpretao bblica ortodoxa. Deixamos a critrio do leitor a opo de crer ou no nas experincias fora do corpo. Aqui, colocamos o nosso ponto de vista, de que estas experiencias podem ser genunas no que diz respeito ao fato ocorrido, mas que, quando buscadas pela pessoa, se revestem de prticas demonacas, tais como a meditao transcendental, a mediunidade, etc.

40

A Bblia o livro por excelncia, inspirado por Deus, regra nica e infalvel da f crist. Qualquer ensino ou prtica objetiva ou subjetivamente contrrio doutrina bblica devem ser desconsiderados. ... mas quando vier o que perfeito, ento o que o em parte ser aniquilado... agora, conheo em parte, mas, ento, conhecerei como tambm sou conhecido (I Co 13.10, 12).

BIBLIOGRAFIA

CHAMPLIN, R. Norman, BENTES, Joo Marques. Enciclopdia de Bblia, Teologia e Filosofia. 4. ed. So Paulo: Candeia, 1997. CABRAL, Elienai. A sndrome do canto do galo. Rio de Janeiro: CPAD, 2002. DOUGLAS, J. D. O novo dicionrio da Bblia. 3. ed. Rev. So Paulo: Vida Nova, 2006. HORTON, Stanley. Teologia Sistemtica uma perspectiva pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2002. KOHL, Manfred Waldemar, BARRO, Antonio Carlos. Aconselhamento cristo transformador. Londrina: Descoberta, 2006. PISANI, Elaine Maria et al. Psicologia geral. 10. ed. Porto Alegre: Vozes, 1990.

41

Psicologia. In: Wikipdia. 2006. Acesso em: 13 nov. 2006. Disponvel em <http://www.pt.wikipedia.org>.

You might also like