You are on page 1of 17

Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia Departamento Acadmico de Indstria Curso Tcnico de Mecnica

A VIABILIDADE DA GERAO ELICA

Daniel Felipe Nascimento dos Santos

TRABALHO DE PRTICA PROFISSIONAL

Natal, dezembro de 2009.

SUMRIO
A Viabilidade da Gerao Elica..............................................................................................................................1 Daniel Felipe Nascimento dos Santos............................................................................................................1 RESUMO..................................................................................................................................................................3 HISTRICO..............................................................................................................................................................4 OBSTCULOS.........................................................................................................................................................6 VANTAGENS..........................................................................................................................................................7 A TECNOLOGIA.....................................................................................................................................................8 ENERGIA ELICA NO BRASIL..........................................................................................................................15 CONCLUSO........................................................................................................................................................16 REFERNCIAS......................................................................................................................................................17

RESUMO Uma das grandes questes do Mundo de hoje se refere ao aproveitamento de energia, o qual ainda no atingiu um nvel satisfatrio, visto que grande parte da energia utilizada no planeta tem origem no renovvel e/ou implica num grande impacto para o ambiente, seja ela oriunda de fonte mineral, atmica, trmica ou das guas. A energia pode, no entanto, ser utilizada de forma mais eficiente e civilizada, por meios de fontes renovveis como a energia elica, solar, das mars, geotrmica e de outras mais, contanto que sejam utilizadas de forma racional e planejada. Ao se falar em energias renovveis e limpas, importante lembrar que a tecnologia mais crescente nessa rea a elica, cuja participao no mercado aumentou significativamente, e espera-se continuar aumentando no futuro prximo. Neste trabalho, se discutir a viabilidade da gerao de energia eltrica atravs da energia mecnica cintica proveniente do vento. Tal gerao tem popularidade crescente em todo o mundo e representa uma alternativa saudvel para a crise energtica mundial.

HISTRICO Energia elica como chamada a energia cintica do ar em movimento (vento). Seu aproveitamento se d para fins mecnicos e de converso em energia eltrica. uma energia renovvel e de baixo impacto ambiental. No existem emisses de gases na gerao, rejeitos efluentes ou consumo de outros bens naturais, alm da baixa ocupao territorial da turbina em relao usina, o que permite a sua coexistncia com pastagens ou lavouras. Pode-se visualizar o design de um moinho de vento antigo a partir da figura 1, onde se observa o Moinho de vento Pitstone, o qual se acredita ser o mais antigo moinho de vento das Ilhas Britnicas.

Figura 1 Moinho de vento Pitstone. Assim como a hidrulica, a energia elica utilizada h cerca de quatro mil anos tanto para bombeamento de gua, quanto para moagem de gros ou para outras aplicaes envolvendo energia mecnica. A partir do final do sculo XIX, a energia elica passou a ser utilizada para a gerao de eletricidade, embora tenha adquirido uma presena mais substancial no perodo da crise internacional do petrleo (dcada de 1970), quando houve interesse e investimentos suficientes para viabilizar o desenvolvimento e aplicao da gerao em escala comercial. Atualmente, aps o protocolo de Kyoto, a gerao elica est ganhando foras, pois representa reduo total de emisso de gases quando comparada a outras formas de gerao como aquela por combustveis fsseis, por exemplo. Sendo assim, tende a se fortalecer grandemente com a emisso de certificados de carbonos, cujos

valores so bastante expressivos e cujos incentivos podem elevar ainda mais os rendimentos da produo elica. A energia elica se introduziu em quase todos os pases, mesmo que as condies de fornecimento de energia sejam bastante divergentes em alguns deles. No Brasil, Embora os estudos sobre esse tema tenham sido diversos nas dcadas de 70 e 80, a gerao por energia elica se iniciou apenas a partir de julho de 1992, com a instalao de uma turbina de 75kW em Fernando de Noronha.

OBSTCULOS Apresentando como principal inconveniente o fato de que o vento no sopra com a mesma intensidade ao longo de todo o ano, a gerao elica enfrenta uma srie de problemas reais e potenciais sua introduo no mercado energtico mundial. Os pontos mais importantes que prejudicam a gerao elica de energia eltrica so: Sazonalidade elica: Os ventos no sopram de forma regular ao longo das estaes do ano, o que provoca problemas de continuidade de fornecimento.

Problemas de integrao na rede:

Implicam nas circunstncias

locais, na qualidade da eletricidade (principalmente em termos de estabilidade) e no planejamento do fornecimento. Isto , ainda no se pode quantificar com preciso a energia produzida, nem a estabilidade da rede.

Problemas de tipo econmico: Se referem ao custo ainda alto da gerao em relao gerao por combustveis fsseis e aos possveis prejuzos que podem ser conseqncias da usina elica. Um fornecimento grande de energia elica em uma rea dada, por exemplo, pode ultrapassar a capacidade das linhas de distribuio locais.

Impactos meio-ambientais: O aspecto ambiental mais importante o impacto visual sobre a paisagem, mas a produo de rudo e o possvel impacto sobre as aves tambm representam pontos importantes.

VANTAGENS Alm de ser uma fonte de energia renovvel, a gerao elica apresenta o diferencial de poder ser utilizada para o fornecimento de energia para pequenas populaes, nas quais no h um acesso de energia direto nem a necessidade de grandes investimentos. Estudos demonstram que a sazonalidade do vento se alterna com o perodo de cheia da gua, tornando a gerao elica um excelente aliado da gerao hidrulica para pases como o Brasil, que apresenta potencial de quedas dgua e de ventos em sua extenso. Alm disso, os custos so semelhantes para as duas formas de gerao, o que colabora com o uso combinado.

A TECNOLOGIA Ao contrrio do antigo projeto de moinho de vento holands, que dependia muito da fora do vento para colocar as ps em movimento, as turbinas modernas usam princpios aerodinmicos mais sofisticados para capturar a energia do vento com mais eficcia. As duas foras aerodinmicas principais que atuam sobre os rotores da turbina elica so o empuxo, que atua perpendicularmente ao fluxo do vento, e o arrasto, que atua paralelamente ao fluxo do vento, como expresso na figura 2.

Figura 2 Fluxo de vento e arrasto.

Tal sofisticao pode ser expressa em dois projetos principais: as turbinas de eixo horizontal e as de eixo vertical. Turbinas elicas de eixo vertical (TEEVs) so bastante raras, mas aplicveis em projetos de pequena escala e para o bombeamento de gua em reas rurais. Modelos para o seu design podem ser observados na figura 3.

Figura 3 Exemplos de TEEV.

Nesse caso, o eixo montado na vertical, perpendicular ao solo e nenhum ajuste necessrio quando a direo do vento muda, uma vez que as suas ps esto sempre posicionadas perpendicularmente posio do vento. A partida, no entanto se d atravs de um impulso de seu sistema eltrico, pois a turbina no d partida por si s. A sua estrutura, expressa na Figura 4, inclui geralmente, cabos de amarrao para sustentao, o que implicam geralmente em menor eficincia em relao s Turbinas Elicas de Eixos Horizontais (TEEHs). Apresentam, no entanto, a vantagem de que os elementos se encontram ao nvel do solo, facilitando a instalao e os servios. Mas apresenta tambm uma rea de base maior para a turbina, que uma grande desvantagem em reas de cultivo.

Figura 4 - Partes de uma Turbina Elica de Eixo Vertical.

A Turbina Elica de Eixo Horizontal, como o nome indica, apresenta eixo montado paralelamente ao solo. Elas precisam constantemente de alinhamento com o vento, usando para isso um mecanismo de ajuste, que consiste de motores eltricos e caixas de engrenagens que movem todo o rotor para a esquerda ou direita em pequenos incrementos. O controlador eletrnico da turbina l a posio de um dispositivo cata-vento (mecnico ou eletrnico) e ajusta a posio do rotor para capturar o mximo de energia elica disponvel. As TEEHs usam uma torre para elevar os componentes da turbina a uma altura ideal para a velocidade do vento (e para que as ps possam ficar longe do solo) e ocupam muito pouco espao no solo, j que todos os componentes esto a at 80 metros de altura. Na figura 5, pode-se observar (a) uma usina elica j montada e (b) as partes de uma turbina.

Figura 5 (a) - Fazenda elica na Califrnia.

Figura 5 (b) Parte de uma TEEH.

Para compor uma de uma grande TEEH, precisa-se dos seguintes elementos:

Ps do rotor: capturam a energia do vento e a convertem em energia Eixo: transfere a energia rotacional para o gerador; Nacele: a carcaa que abriga: Caixa de engrenagens: aumenta a velocidade do eixo entre o cubo do Gerador: usa a energia rotacional do eixo para gerar eletricidade usando Unidade de controle eletrnico: monitora o sistema, desliga a turbina em

rotacional no eixo;

rotor e o gerador;

eletromagnetismo;

caso de mau funcionamento e controla o mecanismo de ajuste para alinhamento da turbina com o vento;

Controlador: move o rotor para alinh-lo com a direo do vento; Freios: detm a rotao do eixo em caso de sobrecarga de energia ou Torre: sustenta o rotor e a nacele, alm de erguer todo o conjunto a Equipamentos eltricos: transmitem a eletricidade do gerador atravs da

falha no sistema.

uma altura onde as ps possam girar com segurana e distantes do solo;

torre e controlam os diversos elementos de segurana da turbina. Para a criao de um projeto de uma turbina, preciso considerar pontos importantes como o formato da p (aerodinmica), o tamanho e a altura da torre:

Ps da turbina: Usam um desenho de aeroflio, com uma das superfcies um pouco arredondada, enquanto a outra relativamente plana. Quando o vento se desloca sobre uma face arredondada e a favor da p, ele precisa se mover mais rpido para atingir a outra extremidade da p a tempo de encontrar o vento que se desloca ao longo da face plana e contra a p (voltada na direo de onde sopra o vento). Como o ar que se move mais rpido tende a se elevar na atmosfera, a superfcie curvada e contra o vento gera uma regio de baixa presso acima dela. A rea de baixa presso puxa a p na direo a favor do vento.

Tamanho: Quanto maiores as ps da turbina (e, portanto, quanto maior o dimetro do rotor), mais energia uma turbina pode capturar

do vento e maior a capacidade de gerao de energia eltrica. Em grosso modo: dobrar o dimetro do rotor quadruplica a produo de energia. Em alguns casos, quando a velocidade do vento menor, um rotor de menor dimetro pode acabar produzindo mais energia do que um rotor maior. Isso ocorre devido ao menor consumo energtico de uma estrutura menor.

Altura da torre: Quanto mais alta a turbina, mais energia ela pode capturar, visto que a velocidade do vento aumenta com a altura (o atrito com o solo e os objetos ao nvel do solo interrompem o fluxo do vento). Os cientistas estimam um aumento de 12% na velocidade do vento cada vez que se dobra a elevao. A figura 6 ilustra a relao entre a altura e a velocidade do vento.

Figura 6 Relao entre altura e a velocidade do vento. Para calcular a real quantidade de potncia que uma turbina pode gerar a partir do vento precisa-se conhecer a velocidade do vento no local da turbina e a capacidade nominal da turbina. A maioria das turbinas grandes produz sua potncia mxima com velocidades do vento ao redor de 15 m/s (54 km/h). Considerando velocidades do vento estveis, o dimetro do rotor que determina a quantidade de energia que uma turbina pode gerar. Deve-se lembrar que, medida que o dimetro de um rotor aumenta, a altura da torre tambm aumenta, o que significa maior acesso a ventos mais rpidos. Os passos exibidos no organograma da figura 7 representam a primeira etapa para o projeto de uma usina elica.

Figura 7 Organograma hipottico avaliativo para projeto de uma usina elica.

ENERGIA ELICA NO BRASIL No mbito nacional, o estado do Cear destaca-se por ter sido um dos primeiros locais a realizar um programa de levantamento do potencial elico, que j consumido por cerca de 160 mil pessoas. Outras medies foram feitas tambm no Paran, Santa Catarina, Minas Gerais, litoral do Rio de Janeiro e de Pernambuco e na ilha de Maraj. A capacidade instalada no Brasil de 20,3 MW, com turbinas elicas de mdio e grande portes conectadas rede eltrica. Vrios estados brasileiros seguiram os passos do Cear, iniciando programas de levantamento de dados de vento. Atualmente existem muitos anemgrafos computadorizados espalhados pelo territrio nacional. Um mapa preliminar de ventos do Brasil, gerado a partir de simulaes computacionais com modelos atmosfricos mostrado na figura 8. Considerando o grande potencial elico do Brasil, confirmado atravs de diversos estudos, possvel produzir eletricidade a custos competitivos com centrais termoeltricas, nucleares e hidroeltricas, com custo reduzido.

Figura 8 - Potencial elico do Brasil a partir da velocidade mdia do vento.

CONCLUSO A implantao do uso de energia elica depende unicamente do crescimento tecnolgico da humanidade com o objetivo de diminuir os custos relativos manuteno, diminuir o efeito sonoro e aumentar o rendimento das turbinas elicas. O rendimento, a manuteno e o efeito sonoro de uma turbina so dependentes do avano tecnolgico de outros setores da indstria. Como no caso da fabricao de materiais mais leves, baratos e resistentes e na produo de mquinas com maiores taxas de rendimento e aproveitamento de energia. Os custos relativos implantao de fontes de energia elica esto em um declnio gradativo, visto que um em curto espao de tempo podem ser implantadas em todas populaes de pequeno porte, suprindo as necessidades de condomnios e pequenas cidades onde a demanda de energia no seja muito acessvel. O aproveitamento da energia elica ser de vital importncia em um futuro prximo, pois, acredita-se que suprir as necessidades de populaes de pequeno porte, deixando a demanda maior de energia recair sobre as fontes convencionais. Como se sabe, uma indstria necessita de uma demanda muito maior de energia que uma populao, entretanto espera-se que com o avano da tecnologia, a implantao de fontes de energia alternativas seja suficiente para toda a demanda de energia do planeta.

REFERNCIAS

www.howstuffworks.com www.aneel.gov.br Notas de aula da disciplina Tpicos Especiais em Sistemas de Potncia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

www.abcdaenergia.com.br www.senado.gov.br

You might also like