You are on page 1of 16

GESTO RURAL E A TOMADA DE DECISO: ESTUDO DE CASO NO SETOR OLERCULA diodalcin@hotmail.

com APRESENTACAO ORAL-Agricultura Familiar e Ruralidade DIONIA DALCIN; SIBELE VASCONCELOS DE OLIVEIRA; ALESSANDRA TROIAN. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, PORTO ALEGRE - RS BRASIL.

Gesto rural e a tomada de deciso: estudo de caso no setor olercula

Grupo de Pesquisa: Agricultura Familiar e Ruralidade Resumo O conjunto de transformaes socioeconmicas mundiais ocorridas no sculo XX, especialmente com o advento da globalizao, provocaram profundas mudanas no setor rural. Considerando as incertezas e o nvel de compartilhamento de informaes disponveis ao setor agrcola, a presente pesquisa visa analisar a relevncia da gesto rural como instrumento ao processo de tomada de deciso. Pretende-se, nesta perspectiva, identificar as variveis envolvidas na gesto do agronegcio no empreendimento rural familiar e avaliar a influncia destas no processo de tomada de deciso. Para tanto, realizou-se estudo de caso na propriedade Trevo, localizada no municpio de Boa Vista das Misses (RS), na qual foram realizadas visitas e entrevistas. Pode-se evidenciar que a propriedade foco capaz de atingir bom nvel de reproduo simples. Ressalta-se, entretanto, que os gestores desconhecem os principais resultados financeiros da prpria propriedade. Observa-se a necessidade de maior interao entre os segmentos do agronegcio, atravs do planejamento e processo de tomada de deciso voltada aos interesses e resultados da propriedade. Palavras-chave: Processo de tomada de deciso, Agricultura familiar; Olericultura. Abstract The global socio-economic changes that have occurred in the 20th century, especially with the advent of globalization, have caused changes in sector rural. Considering the uncertainties and level of information sharing available to the agricultural sector, this research aims to analyze the importance of land management as a tool in the process of decision making. It is intended, therefore, identify the variables involved in the management of agribusiness in rural development and family assess the influence of the process of decision making. To this end, there was a case study in Trevo property, located in Boa Vista Mission (RS) city, which were visited and interviews. We conclude that property focus is able to achieve good level of simple reproduction. It should be noted,
1

Campo Grande, 25 a 28 de julho de 2009, Sociedade Brasileira de Economia, Administrao e Sociologia Rural

however, that managers know the main financial results of their own property. Notes the need for greater interaction between the segments of agribusiness through the planning process and decision-oriented interests and results of the property. Key Words: Decision making, Agriculture family, Horticulture.

1. INTRODUO Diante de um contexto baseado em transformaes, em especial pela globalizao e abertura econmica na dcada de 1990, a agricultura modificou-se e o produtor rural passou a necessitar de conhecimento e agilidade na busca de competitividade e, at mesmo, de sobrevivncia neste novo cenrio de complexidade. Concomitantemente, a falta de poltica agrcola definida para o setor, a crise econmica, as seguidas adversidades climticas e a insuficincia de recursos provenientes do crdito rural conduziram acentuada descapitalizao do setor rural e foraram a evoluo de novos modelos de gesto e organizao rural. Observa-se, por exemplo, que o pequeno produtor no responde a critrios simples de otimizao. As decises so baseadas, na maioria dos casos, no uso do bom senso e no conhecimento emprico e, por outro, na viso global de seu meio que o faz considerar um complexo de conseqncias de acordo com os objetivos que pretende atingir; ento, passa a agir e a gerir seu sistema de produo conferindo-lhe uma lgica, uma racionalidade que lhe prpria, condicionada por um ambiente fsico, social, cultural, institucional, poltico e econmico (LIMA et al., 2005). Perante este cenrio, a sobrevivncia da agricultura familiar incerta, condicionada, principalmente, pela nova dinmica que consolida pelo agronegcio. A complexidade de fatores a que est submetida exige a anlise no apenas dos sistemas envolvidos com a produo agropecuria, mas tambm da articulao com as atividades envolvidas com o antes, durante e depois da porteira da propriedade, de modo a integrar-se com os elementos fundamentais relacionados ao empreendedorismo, inovao tecnolgica e desenvolvimento rural. O termo agricultura familiar possui vrias abordagens conceituais, com diferentes definies e indicadores priorizados no mesmo. Denominaes como agricultura camponesa, agricultura familiar, unidade de produo agrcola, pequena propriedade agrcola familiar e outros, aparecem ora como sinnimos, ora com sentidos e nfases variadas, que convergem para uma estrutura produtiva associada famlia produo trabalho com conseqncias fundamentais para a forma como ela atua econmica e socialmente. A diversificao apresentada pela agricultura familiar determinante para a sua sustentabilidade scio-econmica, ambiental, poltica e cultural e da regio em que est estruturada. Da mesma forma, a anlise da gesto do empreendimento rural familiar, nos princpios do agronegcio, favorece a quebra do paradigma do processo de tomada de deciso por parte desses produtores, estabelece premissas bsicas ao desenvolvimento rural e promove uma integrao efetiva com a realidade social. O objetivo do presente estudo de caso realizado na propriedade familiar Trevo, localizada no municpio de Boa Vista das Misses (RS), analisar a necessidade e
2

Campo Grande, 25 a 28 de julho de 2009, Sociedade Brasileira de Economia, Administrao e Sociologia Rural

importncia da gesto rural como instrumento para o processo de tomada de deciso. A pesquisa busca, neste sentido, identificar as variveis envolvidas com a gesto do agronegcio no empreendimento rural familiar e avaliar a influncia destas no processo de tomada de deciso.

2. A TOMADA DE DECISO FRENTE GESTO DO AGRONEGCIO O debate clssico da produo familiar permeia os estudos de Lnin, Chayanov e Kautsky, cujas abordagens esto relacionadas ao comportamento da produo agrcola familiar sob a tica do capitalismo. A agricultura familiar no um segmento social recente, e seu conceito ainda muito discutido. Segundo Wanderley (1999, p.23),
entendida como aquela em que a famlia, ao mesmo tempo em que proprietria dos meios de produo, assume o trabalho no estabelecimento produtivo. importante insistir que esse carter familiar no um mero detalhe superficial e descritivo, ou seja, o fato de uma estrutura produtiva associar famlia-produo-trabalho tem conseqncias fundamentais para a forma como ela age econmica e socialmente. No entanto, assim definida, essa categoria necessariamente genrica, pois a combinao entre propriedade e trabalho assume, no tempo e espao, uma grande diversidade de formas sociais.

Um dos desafios enfrentados pela agricultura familiar o no conhecimento do agronegcio, ou seja, da importncia de se conhecer os outros segmentos localizados jusante e montante da propriedade. Atravs deste conhecimento o mesmo poder conseguir melhores resultados, com a diminuio de seus custos de produo e a obteno de melhores preos dos seus produtos (ARAJO, 2003). De acordo com os dados do Censo Agropecurio, existem no Brasil 5.204.130 estabelecimentos agropecurios com superfcie total de 354.865.534 hectares e no Rio Grande do Sul 442. 564 estabelecimentos com superfcie total de 19.707.572 hectares (IBGE, 2009). O municpio de Boa Vista das Misses, ao qual pertence unidade de produo familiar analisada, possui uma populao total de 2.066 habitantes com rea de 14.749 hectares (IBGE, 2009), Segundo dados do censo agropecurios de 95/96, a populao residente no meio rural era de 70%, tendo como rea mdia 62,3 ha/famlia, divididos em 300 estabelecimentos; destes, 264 possuem at 100 ha e 6 propriedades possuem mais de 500 ha com lavouras, principalmente temporrias e mistas (pecuria e lavoura). No sculo XX, o conceito de gesto ou gerir - que vem do latin gerere, que significa administrar, dirigir, governar, orientar, regular etc. - torna-se mais visvel. Segundo Guimares (2004) apud Rangel (2004), a gesto do desempenho compreende trs fases: planejamento, acompanhamento e avaliao. Na fase de planejamento, devem ser escolhidas alternativas de aes e estabelecidas metas a serem alcanadas. Para a avaliao da execuo das aes utilizam-se indicadores. A escolha de indicadores exige, no apenas competncia tcnica, mas, sobretudo sensibilidade poltica dos profissionais encarregados no processo da gesto.
3

Campo Grande, 25 a 28 de julho de 2009, Sociedade Brasileira de Economia, Administrao e Sociologia Rural

Segundo Maximiano, (2002, p.26):


Administrao o processo de tomar e colocar em prtica decises sobre objetivos e utilizao de recursos. O processo administrativo abrange quatro tipos principais de decises, tambm chamados de processos ou funes: planejamento, organizao, execuo e controle.

A sociedade passou a ter mais necessidade da gesto rural que caracteriza o conjunto das aes de decidir o que, quando e como produzir, controlar o andamento dos trabalhos e avaliar os resultados obtidos (SANTOS et al., 2002). A atual necessidade da gesto da propriedade rural visa, de um lado, a administrao de custos e do capital de giro de cada atividade desenvolvida na propriedade e por outro, o correto posicionamento da propriedade junto ao mercado, ao produto e ao cliente. No Brasil, a capacidade gerencial no agronegcio apresenta grandes diferenas em cada segmento: a anlise sistmica da indstria de insumos, da produo agropecuria, da transformao pelas agroindstrias e do setor de varejo apresenta muitas vezes um perfil desqualificado de conhecimentos. Porm, na cadeia automotiva e na tecnologia de informao, os agentes, em sua grande maioria, possuem gesto profissional que os diferencia dos demais setores. A tomada de deciso do pequeno produtor baseada em uma racionalidade prpria que no se determina em funo da lucratividade simplesmente, mas, sim, em decorrncia da satisfao social ou mesmo da subsistncia da famlia (BANDEJO, 2005). Por isso ganha destaque nos debates da agricultura a tomada de deciso na propriedade familiar rural. Para Melo (2003) os administradores das propriedades familiares norteiam a produo com base em objetivos estratgicos e/ou critrios de racionalidade, com intuito de minimizao dos riscos bioclimticos e de mercado, garantia de segurana alimentar e emprego da mo-de-obra da famlia, reduo dos custos totais, em especial da produo, e investimento na melhoria e ampliaes das condies de trabalho e produo. Em especial, porque, a base de discusso da tomada de deciso permeia as incertezas pelas quais as organizaes atuam, principalmente quando se discute o setor agrcola, pois este segmento est mais sujeito as peculiaridades do processo decisrio, peculiaridades que referem-se globalizao, mercados, dentre outras. Simon (1979) define o ato de gerir como a arte de conseguir realizar os empreendimentos ou negcios econmicos. Ou seja, a gesto no caracterizada apenas como o ato de realizar uma ao, mas sim de tomar as decises corretas, e para tal precisa entender os elementos componentes de toda deciso. O mesmo autor cita, ... toda deciso compe-se de dois tipos de elementos, denominados elementos de fato e elementos de valor, respectivamente. Porm, as decises e aes a serem desempenhadas nas unidades familiares, dependem muito das situaes e dos objetivos do agricultor. Segundo Lima et al. (2005, p. 66),
As decises e aes dos agricultores familiares relativas conduo de suas atividades de produo so coerentes e racionais. Elas visam atender um ou 4

Campo Grande, 25 a 28 de julho de 2009, Sociedade Brasileira de Economia, Administrao e Sociologia Rural

mais objetivos percebidos como possveis pelo grupo familiar, tendo em vista a percepo que o(s) agente(s) tem de sua situao e das finalidades atribudas s suas unidades de produo.

No entanto, a deciso do agricultor complexa, nela esto presentes componentes da tradio, de aprendizado, de infra-estrutura, psicolgicos, sociais e econmicos. A fora ou a influencia destes elementos na deciso depende tambm dos tipos de agricultores. Os que so orientados pela tradio, tero dificuldades em mudar de culturas, mesmo que o preo do produto no seja to compensador. A infra-estrutura de uma propriedade rural (maquinas, instalaes e equipamentos) tambm tem fora acentuada na deciso. Tais elementos acarretam menores tendncias de mudana, provocando muitas vezes reduo na rea plantada (CONTINI et al., 1984). Com o passar dos anos, a situao da propriedade rural foi se modificando e a agricultura e os negcios afins passaram a ser tratados por agribusiness, termo em ingls, que ficou conhecido no Brasil na dcada de 1990 como agronegcio. Esse conceito foi desenvolvido nos anos de 1950 em Harvard, Estados Unidos, pelo professor Ray Goldberg, cuja caracterstica o conjunto de aes socioeconmicas que envolvem uma cadeia produtiva ligada agricultura. Davis e Goldberg (1957, p. 85) apud Zylbersztajn (1995), definiram agribusiness como: ... a soma de todas as operaes associadas produo e distribuio de insumos agrcolas, operaes realizadas nas unidades agrcolas, bem como as aes de estocagem, processamento e distribuio dos produtos, e tambm dos produtos derivados. Zylbersztajn (1995, p.111) ainda salienta o valor deste estudo, no qual fica evidente a dicotomia entre os estudos tpicos de economia agrcola com base na teoria neo-clssica da firma e toda a literatura de cunho aplicado desenvolvida desde ento, definitivamente com orientao para o agribusiness. Certamente existem muitos estudos na vertente tradicional da economia agrcola com preocupao sistmica, como exemplificam aqueles baseados na teoria de demanda derivada, funes de produo multiproduto ou enfocando os mecanismos de transmisso de preos, entretanto so embasados em um conceito de firma que de aplicao limitada quando trata-se de estratgia corporativa. O agronegcio tem seu estudo voltado a trs segmentos: o antes da porteira, dentro da porteira e depois da porteira (ARAJO, 2003). Antes da Porteira: Os agentes atuantes neste setor do agronegcio so as indstrias, as empresas produtoras de materiais e os distribuidores de insumos. Elas so poucas e grandes, que atuam em conjunto ou isoladamente, tornando-se capazes de influenciar nos preos e nas quantidades dos produtos ofertados, alm de terem acessos polticos privilegiados. Dentro da Porteira: Referem-se produo agropecuria, propriamente dita. Um aspecto importante deste segmento a anlise da eficincia na conduo da atividade. A administrao ou gesto, de modo geral, no so analisadas como um componente deste segmento, nem por analistas e/ou profissionais das reas, nem pelo prprio agricultor, o que leva a erros graves, sobretudo porque, excluem a gerao de empregos e boa parte dos custos de produo, sugerindo viabilidades econmicas nem sempre verdadeiras e negligenciando a importncia deste aspecto. A adoo de tecnologias, dentro deste segmento importante e fundamental, pois desta forma o produtor pode adequar-se melhor
5

Campo Grande, 25 a 28 de julho de 2009, Sociedade Brasileira de Economia, Administrao e Sociologia Rural

as exigncias e facilitando o desempenho de suas atividades. No entanto, deve-se ter cuidado ao aplic-las, ao invs de serem benficas, podem prejudicar o produtor. Ento a tecnologia no deve ser adotada simplesmente, mas sim gerida (ARAJO, 2003). Depois da Porteira: Etapa que constitui o processamento e distribuio dos produtos at o consumidor, envolvendo vrios agentes econmicos, sendo a de maior participao no conjunto do agronegcio. Com base nesta discusso a cerca das temticas relevantes para o presente estudo, prope-se analisar tais questes aplicadas a pratica agrcola.

3. METODOLOGIA A pesquisa trata-se de um estudo de caso, realizado no municpio de Boa Vista das Misses, mais especificamente na propriedade TREVO, que possui rea de 36 hectares. Segundo GIL (2006), este mtodo uma maneira exploratria para se conseguir insights e consiste num aprofundamento exaustivo de um ou poucos objetos, que permita seu amplo e detalhado conhecimento. A seleo da propriedade deu-se em funo da disponibilidade dos referidos produtores rurais em fornecer as informaes necessrias pesquisa, considerando-se tambm a regio, destaque em termos de produo agrcola. Como instrumento, foi utilizado um roteiro para auxiliar o desenvolvimento da pesquisa durante as entrevistas, alm de visitas propriedade analisada. As etapas do trabalho podem assim ser descritas: primeiramente realizou-se reviso bibliogrfica dos assuntos pertinentes para a compreenso das temticas a serem abordadas. Aps, foi realizada a coleta de dados, a campo, atravs de entrevista semiestruturada, ao proprietrio e esposa do estabelecimento em anlise. Na etapa final realizou-se a anlise e tabulao dos dados, os quais utilizaram como base Lima et al. (2005) e o programa computacional Excel.

4. ANLISE DOS RESULTADOS A propriedade analisada caracteriza-se como pertencente agricultura familiar. Nela o proprietrio, sua esposa e duas filhas residem e desenvolvem as atividades agrcolas. A propriedade localiza-se no municpio de Boa vista das Misses (RS). Sua rea total de 36 hectares, sendo 20 hectares arrendados para terceiros, os outros 16 hectares so ocupados conforme mostra a Tabela 01.

Campo Grande, 25 a 28 de julho de 2009, Sociedade Brasileira de Economia, Administrao e Sociologia Rural

Tabela 01 - Atividades e sua respectiva distribuio em hectares


PROPRIEDADE TREVO Atividades Olercolas Lavouras anuais Matas nativas e reflorestamento Pastagens nativas perenes rea de vrzea Instalaes e benfeitorias rea Total Explorada DISTRIBUIO DA REA (ha) 5,0 2,5 6,0 1,0 1,0 0,5 16,0

As principais atividades agropecurias desenvolvidas, por grau de importncia econmica, so: olericultura, bovinocultura de leite, feijo, cana-de-acar e culturas de subsistncia. O desenvolvimento de todos os processos na propriedade de agricultores familiares complexo, devido interao das necessidades da famlia (estilo de vida) com os requisitos e exigncias do negcio (objetivos comerciais). Alm disso, trata-se de um ambiente permeado de incertezas e mudanas, em que so necessrias informaes precisas e prontamente disponveis para a realizao dos processos de deciso. Quando observado o desenvolvimento de suas atividades, pode-se dizer que o dentro da porteira o agricultor conhece muito bem, pois vive isso em sua prtica, porm as relaes antes e depois da porteira so mais complexas e de difcil mensurao por parte do agricultor. a) O Antes da porteira da propriedade Trevo Neste segmento evidencia-se a grande necessidade de insumos, como contratao de mo-de-obra, servios de mecanizao terceirizados, compra de sementes, adubos, medicamentos, sal mineral e agrotxicos para os subsistemas bovinocultura de leite, feijo e cana-de-acar. Para o desenvolvimento da olericultura, adquirem as mudas de quase todas as espcies de hortalias cultivadas, sementes, adubos orgnicos e qumicos, embalagens, energia eltrica, gua e combustveis. Alm disso, necessita de assistncia tcnica e de materiais para as estufas.
7

Campo Grande, 25 a 28 de julho de 2009, Sociedade Brasileira de Economia, Administrao e Sociologia Rural

Quanto assistncia tcnica recebida, prestada, eventualmente, pela EMATERRS, mas o proprietrio busca capacitao atravs de cursos e da socializao de conhecimentos com amigos e conhecidos, em busca de novas tecnologias que o ajudem nas suas atividades. Tambm recebe algumas informaes da empresa fornecedora dos insumos, em especial na rea da olericultura. O produtor no estabelece metas claramente, nem tampouco elabora projetos para execuo das atividades a serem desempenhadas. Normalmente, deixa que as coisas aconteam naturalmente e somente quando surgem s oportunidades faz o que tem que ser feito. Possui uma boa relao com todos os seus fornecedores, e prestadores de assistncia, mas, segundo o produtor, age pela intuio. Atualmente, possui financiamentos atravs do PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). Estes recursos so de grande importncia para o produtor porque o ajudam quanto ao capital de giro e tambm para as melhorias na atividade da olericultura. A relao com recursos financeiros est proporcionando um bom desenvolvimento para a propriedade, pois o produtor consegue realizar as aplicaes necessrias nas atividades e demais setores que esto precrios. Pode-se observar que h uma grande dependncia do antes da porteira, o que acarreta em maiores custos para a propriedade e elevados riscos. As empresas agropecurias localizadas nesta etapa tm os produtores rurais como um mercado garantido para seus bens e consumos, sendo estes definidos e previsveis. um segmento que detm grande tecnologia e que praticam modernas tcnicas de marketing, com grande poder de influenciar as preferncias e decises dos consumidores, como o caso da propriedade Trevo. Conforme Arajo (2003), para minimizar este problema, interessante estabelecer parcerias com os fornecedores. b) O Dentro da porteira da propriedade Trevo A propriedade diversificada, possuindo diversos subsistemas, com vrios produtos para comercializao e tambm para a subsistncia, conforme relato feito pelo produtor. Verificou-se que no possui escala varivel de produo. Como os registros de controle da produo so precrios, no h a possibilidade de avaliar com preciso a oscilao que ocorre ao longo de cada poca do ano. Estes dados poderiam definir as quantidades necessrias de acordo com as exigncias do mercado consumidor, no momento mais adequado, que apresenta maior viabilidade econmica para cada produto, determinando um escalonamento da produo em funo da sazonalidade dos produtos. Observa-se uma oscilao no fluxo de comercializao enquanto a escala de produo permanece inalterada, devido principalmente comercializao ser realizada diretamente ao consumidor, de porta em porta. O produtor no tem controle sobre a mdia do que vendido a cada ms, e nas diferentes pocas do ano. Isso acarreta perdas significativas em alguns anos, pois h uma grande oscilao na comercializao. A olericultura a principal atividade agrcola da propriedade e demanda rduo trabalho braal para a execuo de todo processo produtivo. Na produo das hortalias so utilizados tanto adubos orgnicos como qumicos e agrotxicos para os tratamentos fitossanitrios, caracterizando, portanto, uma produo convencional, mas que busca reduzir as quantidades de adubos qumicos. A produo de alguns produtos, como couve8

Campo Grande, 25 a 28 de julho de 2009, Sociedade Brasileira de Economia, Administrao e Sociologia Rural

flor, brcolis, repolho, abobrinha, tomate, pepino, radiche e moranguinho so feitas apenas na poca ideal para esses cultivos, enquanto as culturas que possuem maior mercado de comercializao, so produzidas durante todo ano, como o caso da alface. Salienta-se que a propriedade enfrenta srios problemas com os agrotxicos utilizados nas lavouras prximas, devido principalmente ao fato de no possuir quebraventos, o que minimizaria esse problema e evitaria danos s estufas. Tambm so necessrios para a produo olercola, embalagens plsticas, gua, luz, transporte e mode-obra contratada em alguns perodos de maior demanda durante o ano. A atividade de bovinocultura do leite ocupa uma rea de 3,0 hectares. Apresenta grande importncia dentre os fatores de produo da propriedade porque na alimentao animal so utilizadas as sobras da produo olercola, alm da produo de pastagens e milho. A comercializao do leite feita atravs da venda direta aos consumidores, juntamente com a comercializao das hortalias. A cultura do feijo desenvolvida para reaproveitamento de rea. praticada em consorciao com a cana-de-acar e a mandioca. A produo destinada tanto para o autoconsumo quanto para comercializao. A Cana-de-acar cultivada para alimentao dos animais em perodos de escassez de outras forragens e os excedentes para comercializao. A venda realizada para uma agroindstria de derivados de cana-de-acar no prprio municpio. Alm dessas atividades citadas, tambm so produzidas alguns cultivos para o autoconsumo, tais como: amendoim, mandioca, frutas, batatinha. Estas possuem grande relevncia para a famlia, pois garantem a qualidade dos produtos consumidos, alm de evitar gastos com a compra destes produtos em mercados fora da propriedade. O produtor busca informaes para se aperfeioar e especializar no desenvolvimento de suas atividades atravs da interao com outros agentes. Entretanto, na maioria das vezes no consegue utilizar estas informaes a seu favor deixando assim de obter resultados mais satisfatrios que garantam a sustentabilidade do seu negcio. Um dos principais problemas enfrentado pela propriedade o alto risco envolvido com a olericultura. Devido grande fragilidade das culturas, ocorrem muitas perdas em funo de fatores climticos adversos, pragas e doenas. Para reduzir esses efeitos negativos, a propriedade desenvolve cultivos em estufas, para controle de alteraes climticas, o que nem sempre garante a produo olercola. A mo-de-obra basicamente familiar e realizada em tempo integral. Eventualmente utilizam mo-de-obra contratada, principalmente para os cultivos de feijo, cana-de-acar e mandioca. Assim, como existe grande ocupao da mo-de-obra nas atividades desenvolvidas na propriedade, inclusive do proprietrio, que segundo ele fica impossibilitado em dedicar mais tempo gesto da unidade. Quando questionado sobre a gesto da propriedade, o produtor, respondeu que no realiza um controle rigoroso dos diversos fatores de produo, receitas e despesas, relacionadas com as atividades desenvolvidas em seu estabelecimento rural. Possui pouco conhecimento de como aprimorar a comercializao dos produtos e como minimizar os riscos envolvidos, devido ao maior tempo dedicado s atividades agropecurias. Desta forma, no sabe avaliar os resultados financeiros obtidos. Porm, visualiza alguns resultados econmicos atravs das melhorias e aquisies de bens para a propriedade.
9

Campo Grande, 25 a 28 de julho de 2009, Sociedade Brasileira de Economia, Administrao e Sociologia Rural

Este fato pode ser explicado, dado que em outras cincias h uma preocupao apenas sobre rendimentos fsicos das atividades, e ento na administrao rural que se tem uma viso do todo, proporcionando diretrizes para a tomada de decises (LIMA et al., 2005). No entanto, o aspecto da multidiciplinariedade de conhecimentos essencial e importante para o bom desenvolvimento da gesto rural pretendida atualmente. Diante da anlise realizada na propriedade, observa-se que a mesma no realiza os princpios bsicos da gesto que, segundo Batalha et al. (2005), compreende a coleta de dados, gerao de informaes, tomada de decises e aes que derivam dessas decises. Como a maioria dos estabelecimentos rurais da regio possui caractersticas muito semelhantes com a unidade estudada supe-se que os problemas existentes sejam comuns a todas elas e que os princpios de gesto adotados tambm se assemelhem aos resultados encontrados, visto a similaridade que caracteriza a agricultura familiar regional. Diante da observao do no conhecimento da renda da propriedade, uma questo pareceu pertinente, a de conhecer os custos, os valores obtidos com as vendas, dentre outros, para que pudessem apurar o rendimento da propriedade. Para tanto se utilizou Lima et al. (2005) como referncia para a realizao dos clculos. Para obter a renda agrcola, utilizou-se a equao abaixo, na qual RA a renda agrcola, PB o produto bruto, CI o custo intermedirio, D a depreciao e DVA a distribuio do valor agregado.
RA= PB CI D DVA

Os dados numricos obtidos podem ser visualizados na Tabela 02, que representa os dados, anual, da propriedade Trevo, no ano de 2007. Tabela 02 - Dados econmicos da propriedade Trevo - 2007
Atividades Olericultura Leite Feijo Cana-de-acar Subsistncia Total PB (R$) 44.175,60 5.475,00 1.800,00 480,00 3.000,00 54.931,00 CI (R$) 21.110,00 2.320,00 570,00 482,00 1.000,00 25.482,00 D (R$) 4.000,00 306,00 150,00 150,00 150,00 4.756,00 DVA (R$) 4.464,00 1.876,00 489,00 456,00 324,00 7.609,00 RENDA (R$) 14.602,00 973,00 591,00 -608,00 1.526,00 17.084,00

Assim, verificou-se que a renda das atividades agrcolas anualmente de: bovinocultura de leite que gera renda de R$ 973,00; o feijo R$ 591, 00; a cana-de-acar gera um prejuzo de R$ 608,00. A subsistncia a segunda maior atividade geradora de renda para propriedade, porm uma renda no monetria de R$ 1.526,00 e a olericultura a atividade que proporciona maiores ganhos para a unidade R$ 14.602,00. Somados estes subsistemas geram um total de R$ 17.084,00, ou seja, 31,1% do produto bruto gerado na propriedade, que de R$ 54.931,00. Porm, a propriedade conta com um ganho extra que o arrendamento de 20 hectares de terra, o qual de 200 sacas de soja anualmente. Se este valor fosse transformado em reais, com a cotao da saca de soja em julho 2007 a U$$ 11,25, daria um total de R$ 4.635,00. Com mais este valor a unidade passa a ter um
10

Campo Grande, 25 a 28 de julho de 2009, Sociedade Brasileira de Economia, Administrao e Sociologia Rural

montante anual de R$ 21.719,00, o que proporcionaria uma renda mensal de R$ 1.670,69, contando com o dcimo terceiro salrio. Isto equivaleria a aproximadamente 4,39 salrios mnimos por ms, ultrapassando o nvel de reproduo simples (NRS), que segundo Lima et al. (2005), de um salrio mnimo1. Os custos observados com a depreciao so elevados, por se tratar de uma atividade de risco. O estudo realizado por Pavarina et al. (2003) apud Batalha et al. (2005, p. 57) com agricultores da Cooperativa Tritcola Mista Alto Jacu (COTRIJAL), do Rio Grande do Sul, indicou que os produtores no utilizam ferramentas adequadas das chamadas prticas gerenciais modernas. Diante disso, pode-se dizer que as tcnicas de gesto empregadas pelos agricultores familiares brasileiros insuficiente, o que tambm foi detectado na propriedade em questo. As pequenas unidades de produo podem melhorar seu desempenho perante este novo cenrio do agronegcio, se integrarem os elos da cadeia produtiva. Para isso, necessrio o estabelecimento de metas, como o que produzir, e a partir disso criar estratgias para melhorar a venda, atravs do associativismo, agregao de valor, diferenciao de produtos, dentre outros. Trata-se, portanto, do estabelecimento de uma renda mnima, que possibilite a interao entre os recursos disponveis (solo, clima, etc.), a vocao do produtor (que possam fugir das economias de escala) e as condies de mercado (SCARPELLI e NANTES, 2001). Alm disso, devem ter em mente que os produtos agropecurios, conhecidos como commodities (produtos com caractersticas comuns), tm seus preos mdios em constante queda e, em contrapartida, os preos dos principais insumos, incluindo as tecnologias de produo, esto sempre em crescimento. Como se no bastasse, o mercado consumidor exige cada vez mais qualidade, seja de produto ou do processo produtivo, com adoo de normas que oneram ainda mais a complicada estrutura de custos das atividades rurais. possvel que esta crise constante represente oportunidades de crescimento para aqueles proprietrios rurais que conseguem equilibrar esta delicada equao: produzir mais e melhor, com recursos cada vez mais escassos, rendendo cada vez mais. Quanto a tomada de deciso da propriedade observa-se que o agricultor procura realizar de forma mais precisa possvel, utilizando-se do maior nmero de informaes, ao qual tem acesso. Ademais, percebe-se as decises emergem no contexto da discusso familiar. c) Depois da porteira Ao perceber a necessidade de resultados significativos, o proprietrio comeou a investir em uma atividade que pudesse obter melhores ganhos. Ento, iniciou a realizao comercial atravs de venda direta aos consumidores em suas residncias e na prpria propriedade, que est localizada no entroncamento das rodovias RST 158 e BR 386. Hoje comercializa produtos nos municpios de Boa Vista das Misses, Seberi, Palmeira das Misses e Lageado do Bugre, todos no Rio Grande do Sul, diretamente nas residncias, para os programas da cesta bsica de alimentos, fruteiras, mercados, restaurantes e para a merenda escolar. As vendas nesses locais so incertas com grande oscilao na aquisio dos produtos.
1

Salrio Mnimo em 2007: R$ 380,00. 11

Campo Grande, 25 a 28 de julho de 2009, Sociedade Brasileira de Economia, Administrao e Sociologia Rural

A deciso pela venda nas residncias e para os programas de cesta bsica e merenda escolar, surgiu devido perecebilidade dos produtos, os quais precisam de armazenagem e cuidados especiais. O mercado de comercializao amplo, o que ocasiona gastos com o transporte das hortalias. Porm, se a venda fosse efetuada atravs de um intermedirio, o preo recebido pelos produtos seria menor. Dentro de uma cadeia produtiva, h uma grande diferena entre o preo pago pelo consumidor e o preo recebido pelo produtor. Neste sentido, a propriedade em estudo est conseguindo aproximar estes valores, porque est, na maioria das vezes, vendendo seu produto diretamente aos consumidores, eliminando, assim, o intermedirio. Segundo Arajo (2003, p. 119), quando se trata de produtos in natura de elevada perecibilidade, como o caso das hortalias, frutas e flores, as margens de comercializao que so elevadas, e no o valor agregado, exceto o realizado pelo produtor rural. A venda direta feita pelo produtor, tambm proporciona maior flexibilidade na escolha do que produzir e para quem produzir, alm de possibilitar a definio de estratgias de marketing, as quais no so percebidas pelo produtor. Para a formao do preo, o produtor acompanha o valor dos mercados e nos seus custos, modificando estes conforme a poca da venda, ou seja, se perodo de safra ou entressafra. O aumento na produo ocorre em funo de uma percepo por parte do produtor de um novo mercado ou ento de um aumento da procura por seus produtos, o que o impulsiona a produzir mais, apesar do produtor afirmar que no pratica o planejamento de novas atividades a serem desenvolvidas e nem o das j existentes. Tambm no faz projetos para venda da produo, pois estas ocorrem naturalmente pela oscilao do mercado consumidor. Com base nestes dados e nos conhecimentos da gesto dos segmentos abordados, pode-se verificar que o produtor poderia agregar maior valor aos seus produtos atravs do aprimoramento da gesto de seu negcio, o que apresenta a importncia da organizao e conhecimentos gerenciais para melhorar o processo decisrio da propriedade. Aps visualizar como a propriedade age perante os segmentos do agronegcio, apresenta-se o fluxograma dos segmentos da propriedade, como mostra a Figura 01.

12

Campo Grande, 25 a 28 de julho de 2009, Sociedade Brasileira de Economia, Administrao e Sociologia Rural

Figura 01 - Fluxograma da propriedade Trevo - 2007 Cabe salientar que, para melhorar o desempenho em termos de negociaes tanto no antes quanto no depois da porteira, seria interessante a incorporao do produtor em associaes, cooperativas, dentre outros similares. Dentro deste contexto, observa-se que difcil usar mtodos e fundamentos claros para cada uma das aes, a serem colocadas em prtica. O gestor rural, na maioria das vezes, no tem tempo para basear suas aes num conjunto de regras explcitas. Normalmente, as decises do cotidiano requerem resposta imediata. Assim, o uso da lgica racional e de suas regras pode ser muito interessante e necessria.

5. CONSIDERAES FINAIS A dinmica de funcionamento e as adversidades observadas na agricultura, tais como incertezas, riscos, complexidade e competitividade, abarcadas pela globalizao e
13

Campo Grande, 25 a 28 de julho de 2009, Sociedade Brasileira de Economia, Administrao e Sociologia Rural

abertura econmica, provocaram profundas mudanas estruturais e comportamentais no setor da olericultura. Por meio do estudo das organizaes, procura-se abordar as mudanas e conhecimentos, atravs de construes tericas e conflitos ideolgicos, no sentido de entender como ela pode e deve ser. Ressalta-se, destarte, que a tomada de deciso e as contingncias integram elementos de risco e incerteza a cerca do futuro. Neste contexto, observa-se a importncia da gesto para alguns elementos no processo decisrio. Da mesma forma, as tcnicas de tomada de deciso ganham destaque no processo de informao, o qual tem como objetivo dar ao decisor maior conhecimento sobre o que deseja realizar. Observa-se tambm que a viso sistmica dos processos econmicos, sociais, ambientais e culturais da propriedade rural e do ambiente necessria, assim como acesso informaes mais seguras e ferramentas de apoio permitem manipulao de grande nmero de dados para a tomada de deciso. A anlise dos dados da pesquisa possibilita a identificao e avaliao do sistema de produo da unidade produtiva familiar Trevo, bem como o estudo das questes do agronegcio e da gesto na tomada de deciso. Pode-se concluir que a referida unidade de produo capaz de atingir bom nvel de reproduo simples. Porm, o desenvolvimento desejado somente ocorrer quando houver maior interao entre os segmentos do agronegcio, atravs do planejamento e tomada de deciso voltados aos interesses e resultados da propriedade. Atualmente, evidencia-se, por parte do produtor, desconhecimento em relao aos resultados financeiros da prpria propriedade. Pode-se avaliar que a propriedade Trevo, baseada na utilizao de mo-de-obra familiar, necessita de elementos adicionais de gesto da propriedade, de modo a promover o planejamento, execuo, controle e organizao, atravs de um agir com eficincia e eficcia. Para o processo de tomada de deciso, deve ser evidenciado os elementos contingentes como forma de relacionamento com os fatores que geram diversas instabilidades nas unidades de produo, tornando-se estratgias para obteno de melhor desempenho.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ANDRIOLO, J. L. Olericultura geral: princpios e tcnicas. Santa Maria: UFSM, 2002. ARAJO, M. J. Fundamentos de agronegcio. So Paulo: Atlas, 2003. ASSAD, M. L. L.; ALMEIDA, J. Agricultura e sustentabilidade: Contexto, desafios e cenrios. Revista Cincia e Ambient, n. 29, 2004. p.15-30. BANDEJO, M. S. Anlise da agregao de custo e de valor por atividades, em uma cadeia agroindustrial: caso do gado de corte. Tese de Doutorado em Agronegcios, Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegcio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.
14

Campo Grande, 25 a 28 de julho de 2009, Sociedade Brasileira de Economia, Administrao e Sociologia Rural

BATALHA, M. O; BUAINAIN, A. M; FILHO, H. M. de S. Tecnologia de gesto e agricultura familiar. In: BATALHA, M. O.; FILHO, H. M. S. (orgs). Gesto integrada da agricultura famlia. So Carlos: Edufscar, 2005, 43-65 p. BATALHA, M. O.; SCARPELLI, M. Gesto do agronegcio: aspectos conceituais. In: BATALHA, Mrio Otvio. Gesto do agronegcio: textos selecionados. So Carlos: Edufscar, 2005. CONTINI, E.; ARAJO, J. D.; GARRIDO, W. E. Instrumental Econmico para a Deciso na Propriedade Agrcola. In: CONTINI, E.; ARAJO, J. D.; OLIVEIRA, A. J.; GARRIDO, W. E. Planejamento da Propriedade Agrcola: modelos de deciso. 2 ed. Braslia: EMBRAPA-DDT, 1984. p. CONFEDERAO DA AGRICULTURA E PECURIA DO BRASIL. CNA, 2009. Disponvel em: <http://www.cna.org.br>. Acesso em: 02 fev 2009. DIAS, M. M. Glossrio de termos utilizados em desenvolvimento rural. Instituto Souza Cruz, s.d. DUTRA, A. S.; MACHADO, J. A. D.; RATHMANN, R. Alianas estratgicas e viso baseada em recursos: um enfoque sistmico do processo de tomada de deciso nas propriedades rurais. In: XLVI Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administrao e Sociologia Rural, 2008, Rio Branco-AC. Anais XLVI Congresso da SOBER. Rio Branco-AC: SOBER, 2008. v. I. 1-20 p. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. So Paulo: Atlas, 2006. IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica. Censo Agropecurio. 1996. Disponvel em: <http:/www.ibge.gov.br>. Acesso em: 30 nov 2008. IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e <http://www.ibge.gov.br>. Acesso em: 20 mai. 2009. Estatstica. Disponvel em:

JACOBSEN, L. A. Panorama do conselho de desenvolvimento da Regio do Mdio Alto Uruguai. EMATER. 2002 LIMA, A. P. L.; BASSO, N.; NEUMANN, P. S. Administrao da unidade de produo familiar: modalidades de trabalho com agricultores. Iju: Uniju, 2005. MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administrao: da revoluo urbana revoluo industrial. 3 ed. So Paulo: Atlas, 2002. MELO, V. L. F. Influncia das caractersticas dos sistemas de gesto no processo sucessrio de unidades de produo familiares em So Luiz Gonzaga, RS. Dissertao
15

Campo Grande, 25 a 28 de julho de 2009, Sociedade Brasileira de Economia, Administrao e Sociologia Rural

de Mestrado em Agronegcios, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003. OLIVEIRA, L. M.; MACHADO, J. A. D.; SCHNORRENBERGER, A. A informao e o processo decisrio do produtor rural. In: XLV Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administrao e Sociologia Rural, 2007, Londrina/PR. Anais XLV Congresso da SOBER. Londrina/PR: SOBER, 2007. RANGEL, S. Proposta de ndice para Gesto do Desenvolvimento Econmico da Agricultura Familiar. Tese de Doutorado em Engenharia de Produo, Programa de PsGraduao em Engenharia de Produo, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianpolis, 2004. SIMON, H. A. Comportamento administrativo: estudo dos processos decisrios nas organizaes administrativas. Rio de Janeiro: Fundao Getlio Vargas, 1979. SANTOS, G. J.; MARION, J. C.; SEGATTI, S. Administrao de custos na agropecuria. 3 ed. So Paulo: Atlas, 2002. SCARPELLI, M.; NANTES, J. F. D. Gesto da Produo Rural no Agronegcio. In: BATALHA, M. O. Gesto Agroindustrial. So Paulo: Atlas, 2001. 557- 582p. TEDESCO, J. C. (org.). Agricultura familiar: realidades e perspectivas. 3.ed. Passo Fundo: UPF, 2001. WANDERLEY, M. N. B. Razes histricas do campesinato brasileiro. In: TEDESCO, Joo Carlos (org). Agricultura familiar: realidades e perspectivas. 2 ed. Passo Fundo: EDIUPF, 1999. ZYLBERSZTAJN, D. Estruturas de Governana e Coordenao do Agribusiness: Uma Aplicao da Nova Economia das Instituies. Tese (Departamento de Administrao da Faculdade de Economia, Administrao e Contabilidade) Universidade de So Paulo, 1995.

16

Campo Grande, 25 a 28 de julho de 2009, Sociedade Brasileira de Economia, Administrao e Sociologia Rural

You might also like