You are on page 1of 12

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEAR CENTRO DE HUMANIDADES CURSO DE FILOSOFIA FILOSOFIA DA MENTE

UMA PROBLEMATIZAO ACERCA DE COMO SER UM MORCEGO?, DE THOMAS NAGEL

RAFAEL RAIMUNDO NONATO SALMITO LOPES RENATA TEIXEIRA GOMES THIAGO MOTA FONTENELE E SILVA

2 Fortaleza, novembro de 2004.

APRESENTAO

O trabalho que ora se apresenta como parte da avaliao da disciplina Filosofia da Mente, ministrada pela Profa. Maria Aparecida Montenegro, no Curso de Graduao em Filosofia da UFC, consiste em um esforo coletivo de leitura e anlise de um texto clssico da filosofia da mente e do pensamento contemporneo: Como ser um morcego?, de Thomas Nagel. Nossa inteno foi problematizar algumas das questes postas em pauta por Nagel no referido texto. Este trabalho tem a pretenso de ser uma apresentao panormica e sumria, que bem pode ser entendida como uma introduo problemtica tratada na obra. Cada um dos textos foi escrito por um dos membros da equipe, o que revela a diferena nas abordagens e, sobretudo, o esforo comum a todos de compreender um pouco a profundidade da questo levantada por Nagel: como ser um morcego?

UM POUCO SOBRE O MORCEGO DE THOMAS NAGEL

RAIMUNDO NONATO SALMITO LOPES

Thomas Nagel nos fala a respeito da falta de perspectiva de uma relao amistosa com a mente/corpo. Nagel ironiza a facilidade que muitos reducionistas dedicam periferia subjetiva dos fenmenos mentais. Ele acha esquisito e comodismo esses fenmenos estarem sendo relegados a simples reduo materialista. Nagel quer explicaes mais especficas e detalhadas no s sobre a mente/corpo, como do papel da conscincia nesta relao. O reducionismo, segundo Nagel, evidencia um completo estado de adequada convenincia. Ele acha que todo esmiuar para esse debate, mente/corpo/conscincia, ainda pouco para pensarmos na possibilidade de resoluo de muitas perguntas do nosso interior e exterior. Thomas Nagel pensa que nos falta capacidade de concepo para entramos em fenmenos mentais. Por isso, ele destoa dos reducionistas. Eles, os reducionistas, tm que explicar as concluses bvias e simples de muitos fenmenos mentais. O grau de concepo de Nagel quer adentrar nesse difcil tema da cincia. Por que no estudar a possibilidade de estados mentais nos organismos? Pode ser algo esdrxulo, mas irracional admitir a excluso de tal assunto. Nagel at admite que estados e eventos mentais causem comportamentos humanos, o que ele quer que isso no fique esgotado somente por a, preciso uma anlise profunda deles. Ele acha ridculo uma reduo sobre esse assunto, sem levar em considerao as vrias nuances do mesmo. Nagel v uma fuga dos reducionistas para no entrar na interioridade da conscincia. Nagel fala sobre os morcegos. Ele pede que acreditemos na possibilidade real que os morcegos possam ter em realizar experincias. Nagel acha plausvel por que acha que ratos, coelhos, gatos, pombos, pssaros as tenham. Por que no morcegos? Os morcegos, segundo Nagel, tm uma vida prpria e objetiva. Seu modo de viver e de se relacionar baseia-se em experincias no seu habitat. Eles tm um sonho que tem um amplo grau de

5 percepo do mundo exterior em seu primarismo.os seus gritos velozes os fazem identificar-se e vivem no seu mundo, mesmo no enxergando como ns. Eles conseguem diferenciar com preciso, atravs dos seus impulsos, distncias, movimentos e vidas estranhas ao seu mundo interior. Nagel nos passa idias a respeito desse mundo. Ele acha que os morcegos sentem coisas como nos sentimos, como dores, medos, fome e outras percepes. verdade que isso tudo, ou seja, a nossa capacidade de percepo a respeito da subjetividade dessa experincia, est um pouco longe de chegar at ns.

O PROBLEMA DO SIGNIFICADO DAS PALAVRAS EM COMO SER UM MORCEGO?, DE THOMAS NAGEL

RAFAEL

As palavras do significado s coisas existentes no mundo, mas no existe nenhuma semelhana entre a palavra e a coisa nomeada.Ento como uma palavra pode significar algo? O significado das palavras est relacionado com o sentido que elas do s frases e enunciados, podendo designar pessoas, qualidades, atividades, etc. Elas so usadas na comunicao. As palavras so definidas por outras palavras e estas ainda por outras. As definies no podem ser a base do significado para todas as palavras, pois estaramos constantemente andando em crculos. Damos nomes a coisas como uma mesa, por exemplo. Tal palavra no se refere apenas quela mesa, mas todos os exemplos de mesa. Se perguntarmos quantas mesas existem em uma determinada casa, a pergunta e a resposta s tm sentido porque a palavra mesa se refere a todas as mesas existentes no mundo. Esse grande alcance de significado devido ao carter geral que se aplica no uso de cada palavra. Pessoas de diferentes nacionalidades usam o mesmo nome para significara mesma coisa (levando em considerao os diferentes idiomas). Isso indica que a relao entre a palavra e a coisa indireta. No entanto, o uso que fazemos das palavras envolve sons, marcas muito particulares, porm, a palavra se aplica a algo universal que todos os falantes podem expressar. Mas, o que torna a palavra universal? Podemos pensar em uma mesa nas suas mais diversas formas e qualquer pensamento ser pensamento particular. Apesar de tudo, todos usam a palavra com o mesmo significado. A mesa no se situa em nenhum lugar e quando usamos a linguagem, ela nos permite falar de coisas que ultrapassam o tempo e o espao. Na nossa vida, na maior parte das coisas que pretendemos falar, utilizamos a linguagem em um sentido bastante particular. As palavras, muitas vezes, so usadas simplesmente como ferramentas nas relaes entre as pessoas. A linguagem algo social, no uma coisa que cada pessoa inventa para si mesma.

7 Desde crianas, quando aprendemos uma linguagem, ingressamos em um cdigo que milhes de pessoas j utilizam. A palavra mesa no tem significado em si mesma, mas dentro de um contexto utilizado por uma determinada sociedade. Entender o significado das palavras nos permite entender o mundo e as coisas que nele h.

O PROBLEMA MENTE-CORPO EM COMO SER UM MORCEGO?, DE THOMAS NAGEL

RENATA TEIXEIRA GOMES

A dvida se h ou no uma mente, se essa mente localiza-se no crebro, ou se a mente o prprio crebro uma questo de muitos filsofos. O principal motivo dessa dvida a impossibilidade de estudar essa mente, de observ-la, de medi-la. Pode-se achar que os sentimentos, crenas e desejos so alm de processos fsicos ocorridos no crebro e transmitidos para membros do corpo, processos mentais ocorridos interiormente e inobservveis, ainda que o corpo estivesse ao meio. Para os dualistas, h no ser humano, substncias corpreas e espirituais, sendo a mente uma das substncias espirituais. Porm, a tentativa de explicar o incompreensvel por palavras de fcil entendimento, no deixa o problema mentecorpo adormecer. A razo desse problema vai alm do questionamento pela existncia da conscincia. Ser ela igual para todos? Ter ela a mesma forma? Sentimo-la no mesmo nvel? A situao pela qual um primeiro indivduo passa, seja semelhante a do segundo indivduo, no se pode afirmar que eles viveram experincias iguais. O homem ao se deparar com seus sentidos pode cair simplesmente no fisicalismo (sentindo vontade de comer chocolate, o crebro envia mensagem para que o brao leve o chocolate a boca). Supondo que o crebro nesse momento pudesse ser observado, era invivel que quem observasse pudesse ver ou sentir o sabor do chocolate. A essncia da crena de que morcegos tm experincia est em que haja algo como ser um morcego Porm, ainda que pudssemos perguntar ao morcego, como ser um morcego, nosso entendimento no compreenderia como ,pois a subjetividade do morcego, est nas suas experincias juntamente com os sentidos que possui, ou seja sua constituio neurofisiolgica.

O PROBLEMA DO SOLIPSISMO EM COMO SER UM MORCEGO?, DE THOMAS NAGEL

THIAGO MOTA FONTENELE E SILVA

O ttulo do ensaio de Thomas Nagel que aqui objeto de apreciao consiste numa provocao. O ar jocoso que a interrogao como ser um morcego? tem no nos deve enganar quanto seriedade da questo que levantada. Nagel radicaliza a pergunta ao especificar que pretende saber como para um morcego ser um morcego, isto , desde do ponto de vista do morcego, se que ele existe, como ser um morcego? Dos muitos problemas a que remete diretamente esta indagao, procurarei focalizar o do solipsismo. Este problema, por sua vez, por si s uma das mais srias provocaes da histria da filosofia. Ainda que seja um ismo, o solipsismo no vem a ser uma corrente de pensamento nem uma posio filosfica voluntariamente assumida. O solipsismo , sobretudo, um problema. O termo tem carter negativo e at mesmo pejorativo. Consiste ele numa conseqncia inevitvel e indesejvel da assuno de certos pressupostos filosficos. O solipsismo o isolamento da conscincia individual em si mesma, decorrente de uma espcie de radicalizao do idealismo. Nas Meditaes de Descartes, encontramos esse problema. Valendo-se da dvida metdica como pressuposto para o desenvolvimento de um conhecimento efetivamente certo, para a descoberta de uma verdade clara e distinta, Descartes pe em questo a existncia do mundo e de outras conscincias e chega certeza do cogito. Ele consegue com isso demonstrar logicamente a existncia da conscincia, do sujeito, do eu pensante, a que ele denomina cogito. A conquista desta certeza, todavia, seria irrelevante, na medida em que apenas o cogito apresentar-se-ia como efetivamente certo, permanecendo o mundo e as outras conscincias incertos e at mesmo negados pela dvida. O solipsismo cartesiano, isto , a demonstrao indubitvel da certeza do cogito e de nada alm do cogito, uma conseqncia inexorvel das posies assumidas por Descartes. O resultado a que ele chega no era o desejado. Para Descartes impe-se a partir da a exigncia de superar o solipsismo.

10 A exigncia da superao do solipsismo impe-se tambm para Nagel. A pergunta como para um morcego ser um morcego? mostra claramente a pretenso de dar conta dessa exigncia. No suficiente saber o que para mim ser um morcego. Enquanto para mim, o morcego no para si. Posso ter em minha conscincia uma representao do morcego que pode, inclusive, ser aprimorada. Posso me valer de diferentes mtodos de observao de um morcego em todos os momentos de sua vida. Posso at tentar imitar alguns de seus comportamentos, seus hbitos de sono, seus costumes alimentares. Porm, jamais poderei saber o que de fato para si o morcego . E aqui estamos diante do problema do solipsismo. O solipsismo uma forma de ceticismo: aquela que afirma que impossvel conhecimento certo do mundo e das outras conscincias; somente possvel conhecimento certo do sujeito, de minha prpria conscincia. Afinal, este mundo e os outros homens que nele vivem so, para o sujeito que metodicamente duvidou de tudo, meras representaes, talvez engendradas pelo prprio sujeito. O solipsismo uma espcie de ceticismo que nega todo conhecimento objetivo, admitindo como certo apenas o conhecimento subjetivo. Existe o eu e tudo o mais para mim. Nada h em si nem para si. digno de nota que Nagel no tem o interesse de conhecer o morcego em si. O morcego no para ele um conceito metafsico. Pois o em si do morcego pode tambm no ser conhecido por ele. E ainda que o morcego tivesse acesso desobstrudo a sua prpria essncia, ao seu em si, este no seria o para si do morcego. O que importa para Nagel o para si, isto , a subjetividade do morcego, se que se pode falar disto. Se a questo parecer esdrxula, tenhamos o cuidado de reler um parntese do texto: (Alis, o problema no se confina a casos exticos, pois verifica-se entre duas pessoas. Por exemplo, o carter subjetivo da experincia de uma pessoa surda e cega de nascena -me inacessvel e o carter subjetivo da minha experincia lhe provavelmente tambm inacessvel. Isso no nos impede de acreditar que a experincia do outro tem um tal carter subjetivo.). Verifica-se, portanto, que a escolha do morcego como elemento desencadeante da reflexo tem uma funo estratgica. O morcego no foi escolhido aleatoriamente. Trata-se do mais distante dos nossos parentes. Ele , como ns, um mamfero, todavia, o nico mamfero capaz de voar. Ademais, ele possui um aparelho perceptivo extremamente peculiar que atua por meio de um sonar ou ecolocalizao. O morcego dentre os nossos

11 semelhantes o mais diferente. Se conseguirmos superar o solipsismo neste sentido, de modo a dar conta at da subjetividade de um morcego, portanto, teremos resolvido de fato o problema. Porm, a soluo no to simples. Nagel envereda por uma fenomenologia objetiva, que j ultrapassa os limites desta breve apresentao do problema do solipsismo em Como ser um morcego?. Por ora, basta localizar devidamente a importncia do morcego como elemento desencadeante da reflexo acerca do problema do solipsismo.

12

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

DESCARTES, Ren. Meditaes. Trad. J. Guinsburg e B. Prado Jr. So Paulo: Abril Cultural, 1973. (Os pensadores)

JAPIASSU, Hilton. Dicionrio bsico de filosofia. 3.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1996.

NAGEL, Thomas. Como ser um morcego?. Trad. L. M. S. Augusto. Disponvel em: <http://www.criticanarede.com>. Acesso em: 22 set. 2004.

__________. Uma breve introduo filosofia. Trad. S. Vieira. So Paulo: Martins Fontes, 2001.

TEIXEIRA, Joo F. Mente, crebro e cognio. Petrpolis: Vozes, 2001.

You might also like