You are on page 1of 7

UEMG Universidade do Estado de Minas Gerais Escola de Design

Curso: Design de Produto Disciplina: Histria e Anlise Crtica da Arte e do Design II Tema do trabalho: Arte Figurativa e Arte Abstrata Aluno: Karolina Lima Campos Coelho

Turno: Noite

Arte Figurativa Obra

Ficha Tcnica Vaso de flores, 1931 Alberto da Veiga Guignard 89.5 x 69.5 cm leo sobre tela Pertence coleo particular de Ronaldo Czar Coelho desde 1999, possivelmente encontra-se em Vassouras RJ.

Descrio e anlise da obra O artista. Alberto da Veiga Guignard nasceu em 25 de fevereiro de 1896, em Nova Friburgo RJ. Seu av paterno, o francs Charles Guignard, veio ao Brasil como cabeleireiro da corte do Imperador, seu av materno, Jos Antnio Vieira foi comendador e desenvolveu importante papel no governo imperial. Acredita-se que seu pai, Alberto Jos Guignard, foi comerciante de sucesso, sendo Guignard membro de uma famlia abastada. Em 1906, morre seu pai, provavelmente vtima de um disparo acidental de uma arma de caa embora algumas fontes relatem o acontecimento como suicdio. No ano seguinte, 1907, o artista muda-se com a famlia para a Europa, onde sua me se casar novamente. Entre 1915 e 1923 freqentou a Real Academia de Belas Artes de Munique e estudou com Hermann Groeber e Adolf Hengeler. Mais tarde, aperfeioou seus estudos em Florena e participou do Salo de Outono em Paris. Apenas em 1929 retorna ao Rio de Janeiro. Integrando-se ao cenrio cultural brasileiro, conhece Ismael Nery, Candido Portinari, Di Cavalcanti e Oswaldo Goeldi. Dois anos mais tarde destaca-se no Salo Revolucionrio, de 1931. A convite do prefeito Juscelino Kubitschek, em 1944 muda-se para Belo Horizonte para dirigir cursos e lecionar na Escola de Belas Artes. O pintor falece s 7h e 30m do dia 26 de junho de 1962, em Belo Horizonte e tem seu corpo enterrado na cidade de Ouro Preto. No mesmo ano, em sua

homenagem, a Escola de Belas Artes da capital mineira batizada Escola Guignard. Como as principais influncias do pintor possvel identificar Raoul Dufy e Botticelli, esse ltimo era considerado pelo brasileiro o maior de todos os pintores. Nas sua obras figuram temas diversos como natureza morta, flores, paisagens e retratos. importante destacar ainda, que o lbio leporino (doena que compromete a fala) ao lado de dramas pessoais refletem na obra do autor, dando produo de Guignard melancolia e nostalgia.

A tela. Na tela esto representados, em primeiro plano, elementos da natureza morta: frutas e flores em um jarro. Ao fundo, uma paisagem surge atravs da janela: algumas casas de telhado vermelho vibrante e montanhas azuladas. A mesa em que o jarro est apoiado, o tecido branco e a cortina discreta do lado esquerdo compem a cena. Sobre o enquadramento e a geometria do quadro, destaca-se a linha vertical descrita pelo jarro com flores bem no centro da tela e o tringulo formado pelas cores quentes, que tem um dos vrtices no ramalhete e, os outros dois, nas duas maas ao lado do jarro. H pelo menos dois focos de luz, um deles est junto do expectador, exatamente em frente ao jarro; o outro est atrs do jarro, na janela. Isso faz com que a sombra projetada seja minimizada e a imagem se torne mais clara. A obra tem um estio predominantemente linear. possvel contatar tal afirmao com a observao do jarro, do tecido sobre o qual ele est apoiado, das mas, mveis e janela. Para a representao desses caracteres, o autor utiliza linhas escuras e bem marcadas de espessura varivel, mas seu papel fundamental. Apenas para representar as flores, Guignard renuncia linha e utiliza um estilo pictrico: apenas a cor e a textura diferenciam as flores. A perspectiva utilizada na mesa e no jarro para indicar volume e profundidade. As pinceladas do autor so largas e bem marcadas o que proporciona sombras mais expressivas e uma variao de cor em superfcies. Guignard pintou sries de vasos de flores do campo sempre bem coloridos e, embora recebesse a influncia de vanguardas europias e do modernismo brasileiro, a tcnica tradicional.

Comentrio. Nessa obra de Guignard interessante notar como o ramalhete salta aos olhos do expectador. A utilizao correta de cores frias e quentes d destaque ao objeto central da tela apesar da aparente confuso de linhas e manchas.

Arte Abstrata Obra

Ficha Tcnica Robert Motherwell; Brushstroke, 1980, 399 x 295 mm

Litografia sobre papel Galeria Tate Modern, Inlaterra

Descrio e anlise da obra O artista. Robert Motherwell nasceu em 24 de janeiro de 1915, em Aberdeen, Washington. Aps se graduar em filosofia pela Universidade de Stanford, iniciou estudos acadmicos pela Universidade de Harvard. Em 1938, decidiu interromper os estudos por um ano com o objetivo de viajar pela Europa. Durante essa viagem, Motherwell se dedicou mais intensamente pintura e conseguiu uma exposio individual na Galeria Raymond Duncan, em Paris em 1939. Em 1941, se mudou para Greenwich Village para se dedicar pintura em tempo integral. No ano seguinte, conheceu o artista expressionista abstrato William Baziotes e foi apresentado a muitos outros artistas do mesmo estilo. Foi no ateli de Jackson Pollock, em Greenwich Village, que Motherwell desenvolveu sua primeira colagem. Ao lado de Baziotes e Pollock, o artista foi convidado a expor na galeria Peggy Guggenheim "Art of This Century", em Nova York. Durante os 15 anos seguintes, Motherwell viajou ensinando arte, aperfeioando sua tcnica e participando de exposies individuais e coletivas. Motherwell morreu em 16 de julho de 1991.

A obra. A tela Brushstroke bem simples. Apenas duas cores compem a obra: o preto e o branco. A nica forma pintada, uma alongada mancha preta, se localiza na parte central da tela e sua orientao obedece a uma linha vertical, esse eixo vertical bem marcado. No h representao de luz e sombra. A variao de intensidade luminosa observada na figura acima est relacionada fotografia. Tambm no so aplicadas leis da perspectiva, uma vez que a obra completamente bidimensional.

O contraste da tela alto, devido utilizao de preto e branco. possvel identificar equilbrio na obra, uma vez que a figura est bem distribuda. Motherwell foi influenciado pelo expressionismo abstrato e a tcnica foi escolhida devido ao seu dinamismo e possibilidade de reproduo, caractersticas que encantavam o artista.

Comentrio. O encanto dessa obra de Robert Motherwell est na metalinguagem que ela apresenta. O tema da pintura o prprio ato de pintar. Uma representao da tcnica, a materializao do modo de fazer. O ttulo da tela tambm original, uma vez que no incita o observador a procurar formas inexistentes, mas a perceber a imagem em sua obviedade. Brushstroke a valorizao do meio e no da finalidade da pintura.

Bibliografia A obra Brushstoke pode ser encontrada em: < http://www.tate.org.uk/servlet/ViewWork?cgroupid=999999961&workid=8 0140&searchid=12752&tabview=work >. Acesso em 01 dez. 2009. Biografia de Robert Motherwell pode ser encontrada em: < http://www.lucidcafe.com/library/96jan/motherwell.html >. Acesso em 01 dez. 2009. NEWBERY, Elizabeth. Os segredos da arte. So Paulo: tica, 2005. 63 p. (Por dentro da arte) ISBN 8508085346 Matria sobre a venda da obra Vaso de Flores disponvel em: http://veja.abril.com.br/090699/p_178.html . Acesso em 01 dez. 2009. Matria sobre a valorizao das obras de Guignard disponvel em: http://veja.abril.com.br/050400/p_162.html . Acesso em 02 dez. 2009. Detalhes da obra Vaso de Flores disponveis em: < http://www.artnet.com/Artists/LotDetailPage.aspx?lot_id=DFD8963A467 A8C96 >. Acesso em 02 dez. 2009 MORAIS, Frederico. Alberto da Veiga Guignard. Rio de Janeiro: Monteiro Soares, 1979. 185 p. Biografia de Alberto da Veiga Guignard disponvel em: http://www.pinturabrasileira.com.br/artistas_bio.asp?cod=2&in=1 . Acesso em 02 dez. 2009.

You might also like