You are on page 1of 27

Jean-Baptiste Lamarck

O naturalista injustiado

ndice
A vida de Lamarck;
As suas idias; Contribuies biolgicas; Bibliografia.

Um pouco da histria de Lamarck

Jean-Baptiste Pierre Antoine de Monet, Chevalier de Lamarck nasceu em Bazentim, a 1 de Agosto de 1744.

http://en.wikipedia.org/wiki/Image:Bazentin_monument-LAMARCK_%28de_face%29.jpg

De famlia nobre, filho mais novo de 11 irmos, ficou rfo aos 17 anos;
Deixa o colgio jesuta e se alista ao Exrcito aos 24 anos; Abandona a carreira militar; Ganhava uns trocados lecionando literatura e escrevendo textos para dicionrios;
www.biografiasyvidas.com/biografia/l/fotos/lamarck.jpg

Torna-se bancrio e se dedica aos estudos de medicina e botnica.

Viveu muitos anos com a mesma mulher, com quem teve 6 filhos; Casou-se mais duas vezes e teve mais 2 filhos; Em 1778, ento com 34 anos, publica o livro Flora Francesa; Sua obra chama a ateno do Conde de Buffon, e lhe vale a nomeao como botnico do herbrio real.

www.tulane.edu

Em 1793, aos 50 anos, assume o cargo de professor da disciplina de animais inferiores do Museu de Histria Natural de Paris; Antes de 1800, ele acreditava que as espcies eram imutveis; Em "Filosofia Zoolgica", de 1809, expe a sua teoria da evoluo, mais tarde conhecida como lamarckismo.

www.arehn.asso.fr/centredoc/livres/lamarck_philosop hie/ill02.jpg

Lamarck: o cara que errou?

www.malaspina.com/jpg/lamarck.jpg

Lamarck: o primeiro terico da evoluo

www.passeiweb.com/saiba_mais/voce_sabia/imagens/darwin_evolucao_2.jpg

1- Lei do uso ou desuso - "Nos animais que no passaram


o limite do seu desenvolvimento, o uso mais frequente e contnuo de um rgo fortalece, desenvolve e aumenta gradualmente esse rgo, e d-lhe um poder proporcional ao tempo durante o qual foi usado; enquanto que a no utilizao permanente de qualquer rgo causa o seu enfraquecimento e deteriorao e diminui progressivamente a sua capacidade para funcionar, at que finalmente desaparece".

www.kalipedia.com/kalipediamedia/cienciasnaturales/media/200704/17/delavida/20070417klpcnavid_248.Ees.SCO.png

2- Lei das caractersticas adquiridas

- "Todas as caractersticas so adquiridas ou perdidas por imposio da natureza aos indivduos, atravs da influncia do ambiente no qual a espcie vive h muito, e por isso atravs da influncia do uso predominante ou desuso permanente de qualquer rgo; todas so preservadas pela reproduo e transferidas para os novos indivduos, desde que as modificaes adquiridas sejam comuns a ambos os sexos, ou pelo menos tenham ocorrido no indivduo que produz os novos".

Desuso

Uso

Prole com as caractersticas herdadas dos pais

http://staffwww.fullcoll.edu/tmorris/myths_of_evolution/images/lamarck_giraffes.jpg

Lamarck acreditava que, como o ambiente terrestre sofre modificaes constantes, as suas alteraes estruturais foram os seres que nele vivem a se transformarem para se adaptarem ao novo meio;

A lei do uso e desuso s ser vlida se a alterao que ela prope estiver relacionada a alteraes em rgos de natureza muscular e, ainda, alteraes que no envolvam mudanas no material gentico do indivduo.

http://staffwww.fullcoll.edu/tmorris/myths_of_evolution/images/lamarck_giraffes.jpg

Com relao lei da transmisso das caractersticas adquiridas, preciso deixar bem claro que o que uma gerao transmite outra so genes. E os genes transmissveis j existem em um indivduo desde o momento em que ele foi um zigoto; Fatos que ocorram durante sua vida no influenciaro exatamente aqueles genes que ele deseja que sejam alterados; Experimentos de Weismann (entre 1868 e 1876).

As contribuies biolgicas de Lamarck


Props a evoluo dos organismos contra Cuvier, outro grande naturalista francs, que acreditava no Fixismo; Charles Darwin elogiou Lamarck na terceira edio de A origem das espcies por ele apoiar e divulgar o conceito da evoluo.

www.christusrex.org/www1/sistine/4b-Adam.jpg

Ficou famosos graas a 3 obras:


Investigaes sobre a organizao dos seres vivos(1802);
Filosofia Zoolgica (1809); Histria natural dos animais invertebrados (1815-1822).

images.google.com.br/imgres?imgurl=http://upload.wikimedia.org/

http://www.lamarck.cnrs.fr/

Lamarck foi um dos primeiros a utilizar o termo biologia para designar a Cincia da Vida; Alm de muitos trabalhos sobre botnica e zoologia, tambm desenvolveu trabalhos em geologia, metereologia e qumica;

http://www.lamarck.cnrs.fr/

http://www.lamarck.cnrs.fr/

http://www.lamarck.cnrs.fr/

Nos ltimos anos de sua vida foi perdendo gradativamente a viso e aos 74 anos estava completamente cego; Lamarck morreu em 28 de dezembro de 1829, aos 85 anos, pobre e cego. Foi enterrado em um cemitrio alugado, de onde seu corpo foi retirado cinco anos depois, e enterrado em lugar desconhecido.

Em tudo o que a natureza opera, ela nada o faz bruscamente


Jean-Baptiste Lamarck

Bibliografia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jean-Baptiste_Lamarck http://cienciahoje.uol.com.br/52486 http://darwinhp.vilabol.uol.com.br/lamark.html http://lamarcknow.blogspot.com/2008/03/lamarck-biografia.html http://www.biomania.com.br/bio/conteudo.asp?cod=2633 http://www.unificado.com.br/calendario/08/jean_bap_lamarck.htm http://www.iped.com.br/colegio/biologia/a-evolucao-segundolamarckhttp://www.iped.com.br/colegio/biologia/a-evolucao-segundo-lamarck http://marcoevolutivo.blogspot.com/2008/03/lamarck-verdadeira-idia-errada.html

http://www.algosobre.com.br/biografias/lamarck.html
http://www.biografica.info/biografia-de-lamarck-jean-baptiste-de-monet-de-1403
http://www.nupelia.uem.br/Servico/Lamarck.PDF

http://www.lamarck.cnrs.fr/

Obrigada!

You might also like