You are on page 1of 8

As etapas da fotossntese

Com estas tcnicas, descobriu-se, por exemplo, que a fotossntese ocorre ao longo de duas etapas:

A fase fotoqumica, fase luminosa ou fase clara (fase dependente da luz solar) a primeira fase do processo fotossinttico. A energia luminosa captada por meio de pigmentos fotossintetizantes, capazes de conduzi-la at o centro de reao. Tal centro composto por um par de clorofilas 'a' tambm denominado P700 porque absorve a onda luminosa com 700 nanometros de comprimento. Os eltrons excitados da P700 saem da molcula e so transferidos para uma primeira substncia aceptora de eltrons, a ferredoxina. Esta logo os transfere para outra substncia, e assim por diante, formando uma cadeia de transporte de eltrons. Tais substncias aceptoras esto presente na membrana do tilacide. Nessa transferncia entre os aceptores, os eltrons vo liberando energia gradativamente e esta aproveitada para transportar hidrognio inico de fora para dentro do tilacide, reduzindo o pH do interior deste. A reduo do pH ativa o complexo protico "ATP sintetase". O fluxo de hidrognios inicos atravs do complexo gira, em seu interior, uma espcie de "turbina proteica", que promove a fosforilao de molculas de adenosina difosfato dando origem adenosina trifosfato. Ao chegarem ao ltimo aceptor, os eltrons tm nvel energtico suficientemente baixo e retornam ao par de clorofilas 'a', fala-se em fotofosforilao cclica.

Porm, existe outra forma de fosforilao, a fotofosforilao acclica onde os eltrons das molculas de clorofila 'a' (P700), excitados pela luz, so captados pela ferredoxina, mas ao em vez de passarem pela cadeia transportadora so captados pelo NADP (nicotinamida adenina dinucleotdeo Fosfato) e no retornam para o P700. Este fica temporariamente deficiente de eltrons. Esses eltrons so repostos por outros provinientes de outro fotossistema onde o par de clorofilas 'a', dessa vez P680, excitado pela energia luminosa, libera eltrons que so captados por uma primeira substncia aceptora: a plastoquinona. Em seguida passa aos citocromos e plastocianina at serem captados pelo P700, que se recompe. Este processo de transporte tambm promove a sntese do ATP. J o P680 fica deficiente de eltrons. Esses eltrons sero repostos pela fotlise da gua. A quebra da molcula da gua por radiao (fotlise da gua) produz ins de hidrognios ehidrxidos. Os eltrons dos ins hidrxidos so utilizados para recompor o P680 e os ins

hidrognio so aceptados pelo NADP, com isso ocorre a formao de gua oxigenada (H2O2) oriunda da reao de sntese entre as hidroxilas. A gua oxigenada decomposta pela clula em gua e O2 sendo este ltimo liberado do processo como resduo. Com a repetio do processo forma-se o aporte energtico e de NADPHs necessrios para a fase escura. Equao: 12H2O + 6NADP + 9ADP + 9P -(luz) 9ATP + 6NADPH2 + 3O2+ 6H2O

Ciclo de Calvin e fixao do carbono.

A fase qumica ou "fase escura", onde se observa um ciclo descoberto pelos cientistas Melvin Calvin, Andrew Benson e James Bassham. Nessa fase chamada de ciclo de Calvin ou ciclo das pentoses, que ocorre no estroma do cloroplasto, o tilacide fornece ATP e NADPH2 ao estroma do cloroplasto, onde se encontra a pentose (ribulose fosfato), essa pentose ativada por um fosfato, fixa o carbono que provm dodixido de carbono do ar sob a ao catalisadora da "rubisco" (ribulose bifosfato carboxilase-oxidase) e em seguida hidrogenada pelo NAPH2 formando o aldedo que dar origem glicose. Para a sntese de uma molcula de glicose so fixadas seis de dixido de carbono, permitindo que o processo recicle a ribulose fosfato. devolvendo-a ao estroma. Desta fase resulta a formao de compostos orgnicos como a glicose, necessria atividade da planta. Esta fase denominada fase escura, no entanto um termo utilizado de forma inadequada pois para a "rubisco" entrar em atividade determinando a fixao do CO2 atmosfrico para a formao de molculas de glicose, ela precisa

estar num estado reduzido, e para isso acontecer necessrio que a luz esteja presente. Equao: 6CO2 + 12NADPH2 + 18ATP -(enzimas) 12NADP + 18ADP + 18P + 6H2O + C6H12O6 Plantas jovens consomem mais dixido de carbono e libertam mais oxignio, pois o carbono incorporado a sua estrutura fsica durante ocrescimento. importante realar que a fase escura no ocorre apenas noite ou na ausncia de luz, o nome refere-se ao facto desta fase no necessitar da luz para funcionar. Ela acontece logo aps a fase clara numa reao em cadeia at que o substrato se esgote. A equao geral da formao de glicose resultado da soma das duas equaes: Equao simplificada da fase fotoqumica: 12H2O + 12NADP + 18ADP + 18P -(luz) 18ATP + 12NADPH2 + 6O2 Equao simplificada da fase qumica: 6CO2 + 12NADPH2 + 18ATP -(enzimas) 12NADP + 18ADP + 18P + 6H2O + C6H12O6 Somando-as e simplificando, obtem-se a equao geral da fotossntese: 12H2O + 6CO2 6O2 +C6H12O6 + 6H2O

[editar]Organismos

fotossintetizadores

Alm das plantas verdes, incluem-se entre os organismos fotossintticos, algumas microalgas (como as diatomceas e as euglenoidinas), as cianfitas (algas verde-azuladas) e diversas bactrias.

[editar]Factores

que afectam a fotossntese

Comprimento de onda e intensidade da luz: A velocidade da fotossntese est diretamente relacionada com a quantidade de luz, at ser atingido o nvel de saturao.

Concentrao de dixido de carbono: geralmente o fator limitante da fotossntese para as plantas terrestres em geral, devido a sua baixa concentrao na atmosfera, que em torno de 0,04%.

Temperatura: Para a maioria das plantas, a temperatura tima para os processos fotossintticos est entre 30 e 38 C . Acima dos 45 C a velocidade da reao decresce, pois cessa a atividade enzimtica.

gua: A gua fundamental como fonte de hidrognio para a produo da matria orgnica. Em regies secas as plantas tm a gua como um grande fator limitante.


[editar]Ponto

Morfologia foliar

de compensao ftico

chamado "ponto de compensao ftico" o instante em que as velocidades de fotossntese e respirao so exatamente as mesmas. Neste instante toda a glicose produzida na fotossntese "quebrada" na respirao, e todo dixido de carbono(CO2) gasto na fotossntese produzido na respirao. O ponto de compensao acontece para manter o sistema fotossinttico ativo, dissipando parte da energia luminosa recebida pela planta, permitindo sua sobrevivncia nestas condies estressantes.

[editar]A

importncia da fotossntese

A importncia da fotossntese para a vida na Terra enorme. A fotossntese o principal processo de transformao de energia na biosfera. Ao alimentarmo-nos, parte das substncias orgnicas, produzidas graas fotossntese, entram na nossa constituio celular, enquanto outras (os nutrientes energticos) fornecem a energia necessria s nossas funes vitais, como o crescimento e areproduo. Alm do mais, ela nos fornece oxignio para a respirao.

[editar]Subprodutos

remotos da fotossntese

De acordo com a teoria da gerao orgnica do petrleo, indiretamente energia qumica presente no petrleo e no carvo, que so utilizados pelo ser humano como combustveis, tm origem na fotossntese, pois, so produtos orgnicos provenientes de seres vivos (plantas ou seres que se alimentavam de plantas) de outras eras geolgicas.

[editar]Bibliografia

Asimov, Isaac. Photosynthesis. New York, London: [s.n.], 1968. Bidlack JE; Stern KR, Jansky S. Introductory plant biology. New York: [s.n.], 2003.

Blankenship RE. Molecular Mechanisms of Photosynthesis. 2nd ed. [S.l.: s.n.], 2008.

Govindjee. Bioenergetics of photosynthesis. Boston: [s.n.], 1975. Govindjee Beatty JT,Gest H, Allen JF. Discoveries in Photosynthesis. Berlin: [s.n.], 2006. vol. 20.

Gregory RL. Biochemistry of photosynthesis. New York: [s.n.], 1971. Rabinowitch E, Govindjee. Photosynthesis. London: [s.n.], 1969. Reece, J, Campbell, N. Biology. San Francisco: [s.n.], 2005.

A Wikipdia possui o portal: Portal de biologia

A Wikipdia possui o portal: Portal da Bioqumica

[Esconder]
v e

Botnica
Subdisciplinas da Botnica Plantas Partes da planta Clulas vegetais Ciclo da vida Taxonomia Ecologia

Etnobotnica Paleobotnica Palinologia Anatomia vegetal Ecologia vegetal Evo-devo Morfologia vegetal Fisio Histria evolutiva das plantas Algae Bryophyta Pteridophyta Gimnospermae Angiospermae Caule Estmato ou estoma Floema Flor Fruto Folha Madeira Meristema Raiz Xilema Clorofila Cloroplasto Fitormnio ou hormona vegetal Fotossntese Parede celular Plastdeo Transpirao Alternncia de geraes Dioico Esporo Esporfito Gametfito Plen Polinizao Semente Nome botnico Nomenclatura botnica Herbrio IAPT ICBN Sistema APG II Species Plantarum Defesa contra herbivoria Carnivoria Protocarnivoria Fitossociologia Fitocenose Sndrome floral

Categoria Portal

Categoria: Fotossntese

Entrar / criar conta

Artigo Discusso Ler Editar Ver histrico


Top of Form

Bottom of Form

Pgina principal Contedo destacado Eventos atuais

Esplanada Pgina aleatria Portais Informar um erro

Colaborao Boas-vindas Ajuda Pgina de testes Portal comunitrio Mudanas recentes Estaleiro Criar pgina Pginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar Ferramentas

Noutras lnguas Afrikaans Aragons

Azrbaycanca emaitka ()

Brezhoneg Bosanski Catal

esky Cymraeg Dansk Deutsch English Esperanto Espaol Eesti Euskara Estremeu

Suomi Franais

Frysk Gaeilge Galego

Gaelg


Hrvatski Kreyl ayisyen Magyar Interlingua Bahasa Indonesia Ido slenska Italiano Basa Jawa

Latina Lietuvi Latvieu

Bahasa Melayu Plattdtsch


Nederlands Norsk (nynorsk) Norsk (bokml) Occitan Kapampangan Polski

Runa Simi Romn

Srpskohrvatski / Simple English Slovenina

Slovenina Shqip / Srpski Basa Sunda Svenska Kiswahili


Tagalog Trke

/ Uyghurche

Ting Vit Winaray


Bn-lm-g
Esta pgina foi modificada pela ltima vez (s) 22h30min de 5 de julho de 2011. Este texto disponibilizado nos termos da licena Atribuio - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 No Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condies adicionai

You might also like