You are on page 1of 5

Questes:

1. Roma, de simples cidade-estado, transformou-se na capital do pas e mais duradouro dos imprios conhecidos. Assinale a alternativa diretamente relacionada com o declnio e queda do imprio Romano: a) Triunfo do cristianismo e urbanizao do campo. b) Reduo considervel dos tributos e abolio do poder desptico do tipo oriental. c) Barbarizao do exrcito e crise no modo de produo escravista. d) Ensino democrtico dos esticos e aumento dos privilgios das classes superiores. e) Estabilizao das fronteiras e crescente oferta de mo-de-obra. 2. O modo de produo asitico foi marcado pela formao de comunidades primitivas caracterizadas pela posse coletiva de terra e organizadas sobre relaes de parentesco. Sobre essa estrutura correto: a) O Estado controlava o uso dos recursos econmicos essenciais, extraindo uma parcela de trabalho e da produo das comunidades que controlava. b) Neste sistema verifica-se a passagem da economia de predao para uma economia de produo, quando o homem comea a plantar. c) O fator condicionante dessa situao foi o meio geogrfico, responsvel pela pequena produtividade. d) As relaes comunitrias de produo impediram o desenvolvimento do comrcio e da minerao na Antiguidade Oriental. e) Os povos que no vivam prximos aos grandes rios no se desenvolveram e tenderam a desaparecer. 3. As Guerras Civis na Roma republicana foram provocadas pela (o): a) Tentativa de Julio Csar de tornar-se imperador. b) Ascenso dos homens novos e militares e marginalizao da plebe. c) Assassinato dos irmos Graco, dividindo os romanos em dois partidos. d) Insistncia dos cristos contra a escravido e o culto ao imperador. e) Disputa poltica envolvendo os membros dos dois Triunviratos. 4. Entre os sculos IV e V os pequenos proprietrios arruinaram0se e buscaram a proteo dos grandes latifundirios. Surgiu assim o Patrocnio, instituio pela qual, em troca de proteo, um homem livre obrigava-se a cultivar um grande lote de terra para um grande proprietrio. Grande parte da mo-de-obra foi recrutada entre os brbaros, que invadiam as fronteiras do Imprio. O texto retrata: a) A barbarizao do exrcito e anarquia militar.

b) A principal forma de salvao do Imprio. c) A abertura das fronteiras romanas aos povos germnicos. d) A consolidao do sistema escravista de produo. e) O surgimento do colonato e das Villae, com economia natural. 5. No decorrer do ltimo sculo de Repblica em Roma, as conquistas se ampliaram, o exrcito passou a ser permanente e tornou-se profissional, o que foi fundamental para: a) A realizao das guerras civis, contra os plebeus, impedindo a reforma agrria. b) Conter as invases brbaras que ameaavam as fronteiras ao norte. c) Preservar as culturas polticas, limitando as conquistas realizadas pela plebe. d) A ascenso dos militares ao poder, e conseqentemente para decadncia do Senado. e) Consolidar as instituies republicanas, impossibilitando o retorno monarquia. 06. Durante o Baixo Imprio, o imprio romano viveu grande decadncia, determinada principalmente pela (o): a) Retrao das guerras, responsvel pela diminuio do afluxo de riquezas, crise do escravismo e da prpria produo. b) Adeso imperador Constantino ao cristianismo, diminuindo a fora do paganismo. c) Guerra civil envolvendo patrcios e plebeus, determinando a decadncia da produo agrcola. d) dito do mximo, responsvel pela ilimitao da produo agrcola e importao de escravos. e) Crise do comrcio romano pelo Mediterrneo, dado a ocupao realizada pelos povos brbaros. 07. (FUVEST) A civilizao ocidental contempornea apresenta traos marcantes que revelam o legado cultural da civilizao romana. Indique e comente dois traos. 08. (OSEC) Quanto histria de Roma, pode-se considerar que: a) Roma conheceu apenas dois regimes polticos: a Repblica e o Imprio; b) na passagem da Repblica para o Imprio, Roma deixou de ser uma democracia e transformou-se numa oligarquia; c) os irmos Tibrio e Caio Graco foram dois tribunos da plebe que lutaram

pela redistribuio das terras do Estado (ager publicus) entre todos os cidados romanos; d) no Imprio Romano, todos os homens livres - os cidados - eram proprietrios de terras; e) no Imprio Romano, a base da economia era o comrcio e a indstria. 09. (OSEC) Sobre a ruralizao da economia ocorrida durante a crise do Imprio Romano, podemos afirmar que: a) foi conseqncia da crise econmica e da insegurana provocada pelas invases dos brbaros; b) foi a causa principal da falta de escravos; c) proporcionou ao Estado a oportunidade de cobrar mais eficientemente os impostos; d) incentivou o crescimento do comrcio; e) proporcionou s cidades o aumento de suas riquezas. 10. (PUC) A religio romana assemelhava-se grega porque ambas: a) tinham objetivos nitidamente polticos; b) eram terrenas e prticas, sem contedo espiritual e tico; c) eram apoiadas por uma forte classe sacerdotal; d) condenavam as injustias sociais; e) tinham como centro a crena na vida futura.

Resoluo:
01. C 04. C 02. A 05. D 03. B 06. A

07. O idioma usado pelos romanos - o latim - que deu origem s chamadas lnguas neolatinas, e o Direito Romano, que constituiu a base da legislao ocidental. 08. C 09. A 10. B

Exerccio 1: (UFPB 2009) Leia o texto abaixo: Na Repblica Romana, o Estado foi organizado por um conjunto de instituies: Senado, magistraturas e Assemblias do povo ou Comcios. O Senado supervisionava as finanas pblicas e a administrao das provncias, conduzia a poltica externa, zelava pelas tradies e a religio. Os Cnsules eram os principais magistrados, comandavam o Exrcito, dirigiam o Estado, convocavam o Senado e presidiam os cultos pblicos. Os Comcios eram organizados por: tribos (assemblia tributa, que nomeava questores e edis); classes, de acordo com a fortuna (assemblia centuriata, que elegia os cnsules e votava as leis); cls (assemblia curiata, que decidia sobre matrias religiosas). Com base no texto e nos conhecimentos histricos relativos Repblica Romana, correto afirmar:

A)

A distribuio do poder entre as vrias instituies republicanas objetivava impedir a sua concentrao em uma s pessoa. A res publica (coisa pblica), em seus primrdios, no discriminava os habitantes de Roma, todos, indistintamente, partcipes do poder com os mesmos direitos. O povo, o conjunto de cidados romanos sem direito poltico algum, era mero espectador das disputas entre os Cnsules e o Senado. O poder dos Cnsules era limitado s ques tes militares, sem influncia alguma sobre os negcios pblicos. O Exrcito, na Repblica Romana, no tinha papel poltico ativo, exceto como defensor da participao do povo, devido origem popular dos seus generais.

B)

C) D)

E)

Exerccio 2: (UFPB 2009) O mapa, a seguir, representa o Imprio Romano na transio entre os sculos IV e V d.C, por tanto, j em sua fase de crise final.

Adaptado de: http://wps.ablongman.com/wps/media/objects/262/268312/art/figures/KISH_ 06_140a.gif . Acesso em: 27 jul. 2008.

No perodo ao qual o mapa se refere, o Imprio fragmentou-se em vrios reinos, oriundos das in vases brbaras. Sobre esse processo de crise e transio, identifique as afirmativas corretas:

1)

A fase final do Imprio Romano foi mar cada pela ruralizao, que substituiu, gra dualmente, o escravismo pelo colonato. Neste sistema, os camponeses que cultiva vam terras de grandes proprietrios rece biam proteo e parte dos rendimentos. Os brbaros eram, em sua maioria, povos de lnguas germnicas, que viviam nas fron teiras do Imprio. Muitas vezes, lutavam juntamente com os romanos como federados, condio essa que os obrigava a cederem

2)

soldados em troca de terras. A causa imediata das invases germnicas foi a presso dos Hunos, um povo de cava leiros e arqueiros que era aparentado aos mongis. Os Hunos, que chegaram Eu ropa no sculo IV d.C, foram derrotados por uma aliana romano-germnica. A maior parte dos povos germnicos que rea lizaram as invases j no vivia em socie dades primitivas no sculo V d.C. Eles j possuam diferenas socioeconmicas e uma elite aristocrtica, que aderiu a uma forma hertica do cristianismo, o arianismo. A principal invaso ao Imprio Romano foi feita pelos anglo-saxes, que saquearam Roma (410 d.C). Os anglo-saxes, que construram um reino independente no norte da frica, caracterizavam-se pela pre sena de uma poderosa marinha de guerra.

4)

8)

16)

Exerccio 3: (UFPB 2008) A cultura romana incorporou vrios elementos de outras culturas, inclusive, na esfera religiosa. Sobre a religio na Roma Antiga, considere as afirmativas a seguir: I. Os romanos, apesar de monotestas, aceita vam facilmente o culto de deuses de outros povos. Essa interao cultural pode ser ex plicada pelo fato do Estado romano, envol vido apenas com questes polticas, no ter se importado com assuntos religiosos. II. A civilizao romana praticava a tolerncia e identificava-se com outros povos que cul tuavam um nico deus. Tais caractersticas foram fundamentais para a expanso do Cristianismo e sua adoo como religio ofi cial do Estado romano, no sculo II d.C. III. A religio romana, politesta, foi se diversifi cando medida que Roma ganhava impor tncia poltica e econmica. Assim como os exrcitos incorporavam novos territrios, a religio romana foi absorvendo deuses e cultos de outros povos. Est(o) correta(s) apenas:

A) I

B)

II

C) D)

III

I e II

E)

II e III

Gabarito: 1-A;2-1248;3-C

You might also like