You are on page 1of 3

Unidade Universitria FACULDADE DE SO BERNARDO DO CAMPO Curso PEDAGOGIA Disciplina ALFABETIZAO E LETRAMENTO I Departamento PEDAGOGIA Professoras HERCY DE CARVALHO

DINIZ e SILVIA PERRONE DE LIMA FREITAS Carga Horria 4 AULAS SEMANAIS Etapa 3 SEMESTRE Semestre Letivo 1 de 2010 OBJETIVOS 1. Conhecer e refletir sobre as diferentes concepes que embasam o processo de ensino-aprendizagem na alfabetizao identificando-as nas prticas de sala de aula observadas nas classes da Educao Infantil. 2. Conhecer e refletir sobre a Psicognese da Lngua Escrita. 3. Investigar e discutir as questes relativas ao processo de aquisio da lecto-escrita. 4. Refletir sobre a importncia da avaliao diagnstica para o processo de ensino-aprendizagem. 5. Reconhecer da oralidade, leitura e escrita como objetos sociais de conhecimento. 6. Discutir os conceitos de alfabetizao e letramento 7. Provocar reflexes na busca da coerncia entre a teoria e as prticas de alfabetizao no trabalho do professor de Educao Infantil e sries iniciais do Fundamental. EMENTA A disciplina apresenta a relao entre letramento, oralidade, escrita e leitura na Educao Infantil e sries iniciais do Ensino Fundamental como objetos sociais de conhecimento caminhos para o ensinar e aprender a lngua de forma reflexiva, autnoma e culta. CONTEDO PROGRAMTICO 1. Idias concepes e teorias que sustentam a prtica do professor alfabetizador 1.1 Identificao das concepes no trabalho de professores alfabetizadores; 1.2 Construtivismo e metodologias tradicionais de alfabetizao Anlise crtica.

2. Letramento 2.1 Diferentes vises de letramento 2.2 Alfabetizao e letramento diferenas indissociveis. 3. Como se aprende a ler e a escrever 3.1 O processo de alfabetizao 3.2 As hipteses de escrita (pr-silbica, silbica, silbica alfabtica e alfabtica) 3.3 Um olhar especial para as hipteses de escrita na Educao Infantil. METODOLOGIA DE ENSINO Aulas expositivas, anlise de textos, tematizaes de prticas de alfabetizao, debates, dinmicas de grupo, estudo de caso, leituras complementares compartilhadas. CRITRIO DE AVALIAO Participao nas aulas, produes de textos reflexivos baseados nos contedos e textos de apoio, freqncia e permanncia em sala de aula, elaborao e acompanhamento do portflio. O portflio ser formado com todas as produes do aluno com sntese reflexiva sobre os contedos trabalhados em sala de aula e atividades realizadas grupais ou individuais, ou mapas textuais, tudo datado na busca pelo registro organizado dos conhecimentos produzidos pelo aluno. REFERNCIAS BSICAS AZENHA, Maria da Graa. Construtivismo de Piaget e Emlia Ferreiro. So Paulo: tica, 1997. CURTO, Luis Maruny; MORILLO, Maribel M. & TEIXID, Manuel. Escrever e ler Volumes 1 e 2 . Porto Alegre: Artmed, 2000. FERREIRO, Emilia & TEBEROSKY. Psicognese da Lngua Escrita. Porto Alegre: Artes Mdicas.1999. SOARES, Magda. Letramento, um tema em trs gneros. 2 Edio. Belo Horizonte: Autentica, 2001. WEISZ, Telma. O dilogo entre o ensino e a aprendizagem. So Paulo: tica, 1999. REFERNCIAS COMPLEMENTARES FERREIRO, Emilia. Cultura, escrita e educao. Porto Alegre, Artes Mdicas, 2001. PROGRAMA DE FORMAO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES. Braslia: MEC/SEF, 2001.

TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e alfabetizao. Questes da nossa poca. So Paulo: Cortez, 1985.

You might also like