You are on page 1of 2

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DO PARAN PROGRAMA DE PS GRADUAAO BANCO DE DADOS Ilezani Maria Grabowski de Lima1 Maristela de Godois2

Qual a importncia da Epistemologia na minha formao acadmica?

A expresso "epistemologia" deriva das palavras gregas "episteme", que significa "cincia", e "Logia" que significa "estudo", podendo ser definida em sua etimologia como "o estudo da cincia". Podemos definir ento a Epistemologia ou Teoria do Conhecimento como o ramo da Filosofia que estuda a origem, a estrutura, os mtodos e a validade do conhecimento. Poderia dizer que um dos principais ramos da Filosofia, alm da tica, que est diretamente relacionado com nossa formao acadmica e por conseqncia com nossa vida profissional. Os problemas que so abordados por esta rea so de fundamental importncia no que se refere a h questes do cotidiano de quem trabalha com tecnologia. Os problemas compreendem a questo da possibilidade do conhecimento, que nos coloca a dvida se o ser humano conseguir algum dia atingir realmente o conhecimento total e genuno, fazendo-nos oscilar entre uma resposta dogmtica ou empirista A epistemologia est ligada rea da informtica devido aos seus estudos na rea do conhecimento. A questo da representao do conhecimento humano uma das problemticas mais relevantes no panorama atual. Ligada a ela aparece mesmo como um ramo da informtica, que hoje denominada por engenharia do conhecimento, o qual se preocupa com as questes das linguagens de programao.

1 2

Formada em Processamento de Dados pela FEPIFormada em Processamento de Dados Fac. Santa Cruz

Apesar de ser inegvel que hoje dispomos de maior suporte intelectual e cientfico para explicar as mudanas em curso, particularmente no que se refere aos novos processos gerados pelas tecnologias comunicacionais e informacionais, verificamos que parte significativa dos profissionais no conseguiu ainda se situar nesta configurao multidimensional e transdisciplinar da comunicao na contemporaneidade. Por isso, devemos entender que o conhecimento do pensamento se constri com a cooperao de muitos estudiosos, retomando as indagaes dos filsofos que formaram a base de nosso pensamento. Os computadores e suas funes proporcionaram um novo paradigma humanidade, mas no podemos deixar de pensar no bem comum, isto , o profissional da informtica deve adotar uma postura que tenha por base o princpio tico de promoo do bem a sociedade. Tendo por base o conhecimento, cabe ao profissional o respeito das leis para resguardar tanto a organizao, como o profissional que nela atua. Da mesma forma, no desenvolvimento de novos softwares devemos levar em conta o respeito, a dignidade e a qualidade de vida do ser humano. O foco no ser humano integrado ao ambiente indica que as aes tm conseqncias que podem influenciar positivamente ou negativamente as pessoas, tendo poder de transformao no mundo, da a importncia da epistemologia na tecnologia, para o profissional ser um pensador capaz de criticar, questionar e saber levar a cincia e tecnologia para sociedade e meio ambiente de forma mais responsvel.

You might also like