You are on page 1of 23

GUIA DA PESSOA IDOSA

Dicas e Direitos

CRDITOS
SECRETARIA ESPECIAL DOS DIREITOS HUMANOS Secretrio Especial dos Direitos Humanos Paulo Vannuchi Secretrio Adjunto Rogrio Sottili Subsecretrio de Promoo e Defesa dos Direitos Humanos Perly Cipriano SECRETARIA DE ESTADO DA CASA CIVIL DO RIO DE JANEIRO Secretrio Estadual da Casa Civil Rgis Velasco Fichtner Pereira RIOSOLIDARIO - Obra Social do Rio de Janeiro Presidente de Honra Adriana Ancelmo Cabral Diretora Presidente Daniela Brando Villela Pedras Diretora Vice-Presidente Vania Drummond Bonelli Expediente Secretaria Especial dos Direitos Humanos Esplanada dos Ministrios, Bloco T, Edifcio Sede, sala 424 - Braslia - DF - CEP: 70064-900 direitoshumanos@sedh.gov.br www.direitoshumanos.gov.br Secretaria Estadual da Casa Civil Palcio Guanabara - Rua Pinheiro Machado, s/n - Laranjeiras - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 22231-901 Telefones: 21 2334-3774 / 21 2334-3216 - Fax: 21 2334-3215 www.casacivil.rj.gov.br Elaborao Ana Paula Carvalho M. Salomo, Claudia Porto de Oliveira e Kleber Ferreira B. A. Barbosa Projeto Grfico e Diagramao Prole Gesto de Imagem Ilustrao Rodrigo Queiroz Coordenao Editorial Cristiane Caruso Apoio Institucional RIOSOLIDARIO - Obra Social do Rio de Janeiro Tiragem 8.500 exemplares Distribuio Gratuita 2 edio / 2010

GUIA DA PESSOA IDOSA


Informaes teis para o seu dia a dia.

MENSAGEM
A violncia contra a pessoa idosa constitui uma violao dos direitos humanos e requer aes estratgicas do poder pblico e da sociedade, em geral, a fim de resgatar e garantir a dignidade humana desse segmento. No Brasil, denncias de violncia contra a pessoa idosa so cada vez mais frequentes. De acordo com dados da VIVA (Vigilncia Contnua do Ministrio da Sade), a violncia intrafamiliar o tipo de violncia interpessoal mais denunciado por parte da populao idosa. Tendo em vista esse diagnstico e respondendo a essa situao de violncia, em 2004 a Secretaria Especial dos Direitos Humanos construiu, juntamente com ministrios parceiros, com o Conselho Nacional dos Direitos dos Idosos e movimentos sociais representantes de idosos(as), o I Plano de Ao para o Enfrentamento da Violncia Contra a Pessoa Idosa que, em 2007 , foi revisado e adaptado s necessidades da situao atual com aes programticas at 2010. A articulao da Rede Nacional de Proteo e Defesa da Pessoa Idosa fundamental para a implementao do Plano. Alm de articular e potencializar os recursos existentes, a rede mapeia situaes graves de violncia contra idosos(as); identifica instituies parceiras na implantao de servios qualificados; e monitora a execuo do Plano. A dignidade da pessoa humana um dos princpios fundamentais da Constituio Federal. A garantia de uma vida digna e saudvel configura o pilar na elaborao e implementao de polticas pblicas de direitos humanos. Perly Cipriano
Subsecretrio de Promoo e Defesa dos Direitos Humanos Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidncia da Repblica

APRESENTAO
O aumento da expectativa de vida do brasileiro representa um desafio para o governo e para a sociedade civil: desenvolver polticas pblicas que promovam modos de viver mais saudveis e que assegurem os direitos da terceira idade. De acordo com a sntese dos Indicadores Sociais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica - IBGE, divulgada em 09/10/09, o Rio de Janeiro o estado do Brasil que tem o maior percentual de pessoas com mais de 60 anos, 14,9% da populao. Nesse contexto, fundamental unir esforos para que a populao idosa do Estado do Rio de Janeiro possa viver com respeito, dignidade e sade. Atravs da informao, podemos contribuir para mudanas de comportamento e aquisio de novos hbitos, pois acreditamos que o envelhecimento ativo uma conquista possvel. A cartilha Guia da Pessoa Idosa: Dicas e Direitos tem por objetivo oferecer recomendaes sobre sade, servios, benefcios e leis. Rene um conjunto de orientaes a serem utilizadas no dia a dia por voc, que tem mais de 60 anos, e seus familiares. Adriana Ancelmo Cabral
Primeira-dama do Estado do Rio de Janeiro Presidente de Honra do RIOSOLIDARIO - Obra Social do Rio de Janeiro

SUMRIO
1. Introduo 2. Direitos da pessoa idosa Legislao: polticas especficas Direitos garantidos Combatendo a violncia contra o idoso Principais rgos de defesa dos direitos do idoso 3. Sade Envelhecer com sade possvel Dicas para um envelhecimento saudvel Quando a preveno o melhor remdio Alimentao Cultura e lazer Atividades fsicas Preveno de acidentes 4. Modalidades de atendimento ao idoso Centro-Dia Centro de Convivncia Casa-Lar Famlia Acolhedora Atendimento Domiciliar Atendimento em Grupos de Convivncia Instituio de Longa Permanncia para Idosos (ILPI) Repblica Atendimento Integral Institucional Direitos do Idoso 5. Telefones teis 6. Idoso: o protagonista de muitas histrias

7 8
9 11 14 16

17
18 19 21 23 25 26 29

33
34 34 34 34 35 35 35 35 35 36

38 40
5

INTRODUO
O envelhecimento da populao um dos maiores desafios da humanidade. Em todo o mundo e, especialmente, nos pases em desenvolvimento, medidas para ajudar pessoas acima de 60 anos de idade a se manterem saudveis e ativas so um assunto da ordem do dia. A ideia do envelhecimento ativo vem se difundindo e est baseada no reconhecimento dos direitos da pessoa idosa e nos princpios de independncia, participao, dignidade, assistncia e autorrealizao. Com isso, o planejamento de aes voltadas aos idosos deixa de ter um enfoque restrito s necessidades, que apenas considera o idoso como indivduo passivo, para adotar uma abordagem mais ampla, sustentada nos direitos, na igualdade de oportunidades e no exerccio da cidadania. Por isso, estamos contribuindo para a busca de caminhos e para a consolidao dessa nova forma de ver e de lidar com o envelhecimento. a primeira publicao organizada pelo Centro Integrado de Ateno e Preveno Violncia Contra a Pessoa Idosa (CIAPI), resultado da parceria entre a Secretaria de Estado da Casa Civil do Rio de Janeiro, a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidncia da Repblica e o RIOSOLIDARIO Obra Social do Rio de Janeiro. Nas pginas seguintes esto reunidos esclarecimentos importantes sobre direitos da pessoa idosa; servios de proteo; modalidades de atendimento; orientaes prticas sobre sade e bem-estar; e informaes teis para o dia a dia de idosos, seus parentes e profissionais que atuam com a terceira idade. fundamental, para ter qualidade de vida, que o idoso mantenha o corpo, a mente e o esprito saudveis e em equilbrio.

obrigao da famlia, da comunidade, da sociedade e do Poder Pblico assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivao do direito vida, sade, alimentao, educao, cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, cidadania, liberdade, dignidade, ao respeito e convivncia familiar e comunitria. (Estatuto do Idoso -Ttulo I, art. 3.)
6

DIREITOS DA PESSOA IDOSA

Estatuto do Idoso Institudo pela Lei n 10.741, de 1 de outubro de 2003, regula os direitos assegurados s pessoas com idade igual ou superior a 60 anos e, em conjunto com as leis citadas anteriormente, define as diretrizes bsicas que fundamentam e norteiam as aes de proteo e de promoo da qualidade de vida para a pessoa idosa.

LEGISLAO: POLTICAS ESPECFICAS


Polticas de incluso, para pessoas idosas, tornam-se cada vez mais urgentes em todo o mundo, frente ao acelerado processo de envelhecimento da populao. No Brasil, segundo dados de 2005 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), h mais de 18 milhes de idosos, correspondendo a cerca de 10% da populao brasileira. Esse fenmeno altera significativamente o perfil das polticas sociais, exigindo a implementao de leis, servios, benefcios, programas e projetos voltados para a promoo e garantia dos direitos da pessoa idosa. Sendo assim, torna-se fundamental a divulgao de informaes sobre os direitos do idoso, contribuindo para o enfrentamento da excluso social e de todas as formas de violncia. O cidado idoso precisa ser reconhecido como um sujeito de direitos. Conhea algumas das conquistas j alcanadas: Constituio Federal de 1988 O Estado reconhece seu dever na proteo ao idoso a partir da promulgao da Constituio de 1988, quando estabelece a responsabilidade do governo, da sociedade civil e da famlia de proteger, assistir e amparar a pessoa idosa.
8 9

Poltica Nacional do Idoso PNI Instituda pela Lei n 8.842, de 4 de janeiro de 1994, e regulamentada pelo Decreto n 1.948, de 3 de julho de 1996, essa legislao tem por objetivo assegurar os direitos sociais do idoso (maior de 60 anos). Princpios da Poltica Nacional do Idoso: A famlia, a sociedade e o estado tm o dever de assegurar ao idoso todos os direitos de cidadania, garantindo sua participao na comunidade, defendendo sua dignidade, bem-estar e direito vida; O processo de envelhecimento diz respeito sociedade em geral, devendo ser objeto de conhecimento e informao para todos; O idoso no pode sofrer discriminao de qualquer natureza; Na aplicao da lei, as diferenas econmicas, sociais, regionais e, particularmente, as contradies entre os meios rural e urbano, no Brasil, devero ser observadas pelos poderes pblicos e pela sociedade em geral.

DIREITOS GARANTIDOS
Assistncia Social A Lei Orgnica da Assistncia Social (LOAS), n 8.742/93, aprovada em 1994, assegura o Benefcio de Prestao Continuada (BPC) para que todos os idosos recebam uma renda mensal, mesmo que no tenham contribudo ao longo da vida para a Previdncia Social: Benefcio de Prestao Continuada BPC um programa do Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome (MDS), que beneficia os idosos, garantindo-lhes um salrio mnimo mensal. Direito ao Benefcio de Prestao Continuada BPC Qualquer cidado brasileiro, acima de 65 anos e impossibilitado de prover seu prprio sustento ou t-lo provido por sua famlia, tem direito ao benefcio. preciso comprovar que a renda familiar per capita seja inferior a 25% do salrio mnimo. O benefcio tambm contempla portadores de necessidades especiais e pode ser requerido nas agncias ou unidades avanadas do INSS.

Importante! Art. 229 Constituio Federal 1988 - Os pais tm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores, e os filhos maiores tm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carncia ou enfermidade. Art. 230 Constituio Federal 1988 - A famlia, a sociedade e o estado tm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando a sua participao na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito vida. Cabe Secretaria Especial dos Direitos Humanos SEDH/PR a coordenao da Poltica Nacional do Idoso PNI (Decreto n 6.800 de 19/03/2009).
10

Sade O idoso tem direito ao atendimento preferencial, no Sistema nico de Sade (SUS). Em casos de internao, tem direito a acompanhante. Tambm deve receber os medicamentos gratuitamente, sobretudo os de uso continuado (para doenas como hipertenso, diabetes etc.), assim como prteses e rteses. Para quem tem plano de sade, o Estatuto do Idoso probe que as empresas reajustem as mensalidades de quem tem mais de 60 anos de idade.

11

Habitao obrigatria a reserva de 3% das unidades residenciais para os idosos nos programas habitacionais pblicos ou subsidiados por recursos pblicos. Trabalho A fixao de limite mximo de idade na contratao de empregados e a discriminao por idade proibida, sendo passvel de punio quem o fizer.

Transporte Coletivo Os maiores de 65 anos tm direito ao transporte coletivo pblico gratuito. O Estatuto do Idoso assegura que basta o idoso apresentar a Carteira de Identidade ou qualquer documento pessoal, provando sua idade. No caso das pessoas que esto na faixa etria entre 60 e 65 anos, ficar a critrio da legislao local o exerccio da gratuidade. importante destacar: Nos veculos de transporte coletivo de mbito municipal, obrigatria a reserva de 10% dos assentos para os idosos com aviso legvel; Em veculos de transporte coletivo no mbito interestadual, obrigatria a reserva de duas vagas gratuitas, em cada veculo, para idosos com renda igual ou inferior a dois salrios mnimos. Quando o nmero de idosos exceder o previsto, eles devem ter 50% de desconto no valor da passagem.
13

Cultura, Esporte e Lazer Em atividades de cultura, esporte e lazer, todo idoso tem direito a 50% de desconto.
12

COMBATENDO A VIOLNCIA CONTRA O IDOSO


Entre as vrias formas de violncia praticadas contra a populao idosa esto a violncia fsica, os maus-tratos psicolgicos, a violncia sexual, a negligncia, o abandono e o abuso financeiro. De acordo com estatsticas, grande parte dos casos ocorre dentro do ncleo familiar. Os abusos cometidos por parentes vo desde maus-tratos fsicos e psicolgicos at o que muito frequente a apropriao de rendas e bens dos idosos, que temem denunciar, por se sentirem fragilizados. Para combater estes abusos, o Centro Integrado de Ateno e Preveno Violncia Contra a Pessoa Idosa (CIAPI) oferece um servio de ouvidoria que recebe denncias pelo nmero 0800 282 5625 (ligao gratuita). Os idosos tambm so alvos potenciais de estelionatrios, que se aproveitam de sua vulnerabilidade fsica e econmica para aplicar vrias modalidades de golpes em agncias bancrias, lojas, ruas e transportes. Conhea alguns destes golpes mais frequentes: Conto da Aposentadoria O golpista demonstra ter muitos conhecimentos sobre assuntos previdencirios e se oferece para conseguir aposentadoria para a vtima, mesmo que ela no tenha contribudo ao longo da vida. O estelionatrio cobra um valor antecipado pelo suposto servio e desaparece com o dinheiro. Golpe do Recadastramento Bancrio O estelionatrio liga para o idoso e se diz representante do banco no qual ele possui conta. Afirma estar fazendo um suposto recadastramento bancrio e induz a vtima a digitar os nmeros da sua agncia, conta e senha.
14

Golpe do Reajuste Atrasado Identificando-se como funcionrio de algum sindicato ou associao, o golpista diz que a vtima tem direito a receber reajustes atrasados do benefcio previdencirio, oferecendo-se para agilizar o processo na Previdncia Social. O estelionatrio desaparece aps receber o dinheiro.

Cuidados em Agncias Bancrias Evite ir ao banco sozinho. Quando possvel, procure ir acompanhado; Nunca antecipe pagamentos de qualquer valor a pedido de estranhos; Evite auxlio de pessoas desconhecidas. Em caso de dvida, busque orientao de um funcionrio do banco; No caixa, sendo necessrio digitar a senha, coloque o corpo bem junto ao teclado para evitar que algum veja o nmero da combinao. Confira o dinheiro ainda no caixa. Evite faz-lo fora da agncia; No guarde o nmero da senha junto com o carto.

15

PRINCIPAIS RGOS DE DEFESA DOS DIREITOS DO IDOSO


Ministrio Pblico: Tem a misso institucional de zelar pelos direitos de todos os cidados. Conselho Estadual do Idoso: Institudo como rgo deliberativo, fiscaliza a Poltica Estadual para a Pessoa Idosa. Conselho Municipal do Idoso: Cumpre papel semelhante ao do Conselho Estadual, atuando no mbito municipal. Fruns: So instncias de representao formal da sociedade civil organizada que renem diversas associaes e entidades ligadas questo do idoso. Tm como objetivo estimular o debate sobre o segmento e propor maior articulao entre os rgos governamentais e a sociedade civil.

SADE

Dica Importante! Procure saber se j foi institudo o Conselho do Idoso em seu municpio.

16

17

ENVELHECER COM SADE POSSVEL


Aumentar a qualidade de vida para todas as pessoas que esto envelhecendo, inclusive as que so frgeis fisicamente, possvel. Mas a sade tambm uma responsabilidade pessoal. Cabe a cada um buscar alimentao, atividades fsicas e modo de vida adequados, evitando hbitos e comportamentos que prejudiquem o envelhecimento saudvel. Destacam-se alguns aspectos que merecem a sua ateno: Fumo e lcool So graves fatores de risco para hipertenso, diversos tipos de cncer, doenas hepticas e outras patologias. Sedentarismo um fator que contribui para obesidade, diabetes, dores reumticas e doenas cardacas. Para definir a modalidade, frequncia e intensidade dos exerccios fsicos que sejam mais adequados s possibilidades do idoso, recomenda-se procurar orientao mdica. Postura Inadequada Doenas osteoarticulares agravam-se na terceira idade, principalmente por vcios de postura adquiridos ao longo da vida. Uso Indiscriminado de Medicamentos Tomar remdios sem orientao mdica, no respeitar a dose prescrita pelo mdico ou interromper a medicao antes do tempo recomendado so fatores de risco para a sade. Dentes A perda dos dentes com o passar do tempo, contrariando o que muitas pessoas pensam, no normal. sinal de descaso com a sade oral. Os dentes podem, com o devido cuidado, permanecer ao longo da vida toda.
18

DICAS PARA UM ENVELHECIMENTO SAUDVEL


Movimente-se: ande em casa, no quintal, no prdio, no seu bairro. Antes de iniciar uma atividade fsica especfica e continuada, faa primeiro uma avaliao mdica;

19

Use estratgias para no esquecer de tomar a medicao: anote horrios e quantidades nas caixas; faa uma lista dos remdios com nome, horrio e dosagem e coloque-a em lugares visveis e seguros; Evite pegar peso alm dos limites para a idade e fazer esforo repetitivo; Evite ficar muito tempo sentado, dormir sentado ou deitado em sofs; Procure tomar sol, pois aumenta a quantidade de vitamina D no organismo, necessria para absoro do clcio, que entra na composio dos ossos. Porm, ateno com o excesso de exposio ao sol, tem que ser antes das 10h ou depois das 16h; Mulheres devem fazer exame preventivo anualmente para detectar cncer do colo do tero e outras doenas ginecolgicas, realizarem autoexame das mamas mensalmente e uma mamografia anualmente; Homens devem fazer exames anualmente para prevenir o cncer de prstata; Se voc usa prtese, lembre-se de que fundamental fazer sua higiene com a mesma frequncia recomendada para os dentes naturais, pois ela pode se transformar em foco de bactrias; Faa consultas mdicas e exames peridicos. Eles podem identificar: hipertenso arterial, diabetes, glaucoma, osteoporose, reumatismo, entre outras doenas.

QUANDO A PREVENO O MELHOR REMDIO


Vacinao O Ministrio da Sade disponibiliza vacinas especficas para a terceira idade. Encontram-se disponveis nos servios pblicos de Sade as seguintes vacinas: Antigripal - Na pessoa idosa, a gripe evolui com mais facilidade para a pneumonia, que pode ser fatal em pessoas com mais de 60 anos. Essa vacina protege contra a gripe causada pelo vrus influenza. A dose aplicada nas campanhas anuais de vacinao. Dupla adulta - Protege contra difteria e ttano. Procure informao nos Postos de Sade, pois quem nunca tomou a vacina, ou no sabe quantas doses j recebeu, deve receber trs doses, com intervalo de um ms, e um reforo a cada dez anos. Antipneumoccica - Protege contra a pneumonia causada pela bactria pneumococo. A dose nica, com reforo aps cinco anos.

Ateno! Procure um Posto de Sade para fazer sua Carteira de Vacinao e fique atento s campanhas do Ministrio da Sade.
20 21

Uso de Preservativo (camisinha) Na terceira idade, a atividade sexual diminuda ou modificada, mas no abolida. Por isso, muito importante o uso de preservativo como medida de preveno de doenas sexualmente transmissveis e da AIDS.

ALIMENTAO
A alimentao da pessoa idosa segue, de maneira geral, os mesmos princpios de dieta saudvel recomendada pessoa adulta jovem. A principal diferena na alimentao do idoso ocorre em relao s calorias, que precisam ser controladas, devido diminuio do metabolismo e reduo da atividade fsica. Assim, a pessoa idosa deve: Moderar o consumo de carboidratos (doces e massas em geral) e de lipdios (gorduras) e a quantidade de sal; Lembre-se! Sexo no tem idade. Faa sexo seguro, use preservativo (camisinha).
22

Aumentar a ingesto de alimentos ricos em fibra e de protena animal (carne magra, tais como aves sem pele, peixes magros e frescos, leites e iogurtes desnatados e clara de ovo).
23

Dicas para uma Alimentao Saudvel: O clcio importante para prevenir a osteoporose. Ele encontrado principalmente no leite e em seus derivados, como queijo, iogurte e coalhada. Tambm est presente no feijo, soja, vegetais verde-escuros, folhas de beterraba, mostarda e nabo; Alimente-se de quatro a seis vezes por dia, estabelecendo horrios rotineiros para as refeies. Beba, no mnimo, oito copos de gua por dia; Mastigue bem os alimentos, pois a digesto ser facilitada e aumentar o aproveitamento dos nutrientes.

CULTURA E LAZER
O lazer contribui para a socializao do idoso e o aumento da autoestima, prevenindo a depresso e melhorando a qualidade de vida. Fazem parte das atividades culturais e de lazer a msica, a literatura, a pintura, as artes plsticas, as atividades artesanais, o teatro e o cinema. Alm de passeios, visita a parentes e amigos, frequncia igreja, participao em cursos, universidades, grupos de terceira idade e realizao de atividades fsicas.

Fique Atento! A ingesto de lquido fundamental para manter uma vida saudvel. Preste ateno, pois a pessoa idosa, em geral, sente menos sede do que as pessoas mais jovens. No se esquea: beba muita gua!

24

25

ATIVIDADES FSICAS
A importncia da atividade fsica grande e traz uma srie de benefcios para a sade. Praticados de maneira regular e respeitando as limitaes de cada pessoa, os exerccios fsicos previnem doenas, melhoram a imunidade e auxiliam no tratamento de doenas, como presso alta, diabetes, obesidade, doenas cardiovasculares, osteoporose e outras. Alm disso, idosos que praticam atividades fsicas apresentam melhora nos movimentos e fortalecimento muscular, o que contribui para a preveno de quedas e diminuio da perda ssea. Outros benefcios da atividade fsica que merecem destaque: melhora do sono, da respirao e da circulao sangunea; controle da ansiedade e da depresso; sensao de bem-estar e resgate da autoestima. Recomendaes para a Prtica de Exerccios Fsicos e Esportes: A prtica esportiva deve proporcionar satisfao, isto , deve ser agradvel, caso contrrio, a tendncia que seja abandonada. Por isso, so necessrias algumas orientaes: Nunca esquea de aquecer o corpo antes dos exerccios e de alongar-se antes e depois da atividade; Mantenha-se hidratado antes, durante e depois dos exerccios; Use roupas e calados apropriados para a prtica esportiva escolhida; No faa atividades fsicas em jejum, pois o risco de hipoglicemia maior; Interrompa imediatamente o exerccio fsico em caso de dor no peito, falta de ar, palpitao, tontura, fadiga, zumbido no ouvido e palidez. Aprenda a escutar o seu corpo.
26 27

Ateno! A escolha da atividade fsica para a pessoa idosa dever ser orientada por um mdico, que levar em conta o esforo necessrio, as condies de sade, a segurana e a motivao do idoso.

PREVENO DE ACIDENTES
Com o objetivo de evitar acidentes, especialmente na terceira idade, diversos hbitos devem ser adquiridos ou modificados. importante compreender que essas mudanas significam prudncia e inteligncia, e no indicativos de velhice. Conscientizar-se dessa realidade a primeira forma de preveno. Dicas para Evitar Acidentes: Na Sala e no Quarto: Ao acordar, levante aos poucos da cama; Para no tropear, cuidado com objetos deixados no meio do caminho (ex.: cadeiras, mveis, baldes, fio de telefone etc.) e animais domsticos soltos; Cuidado com tapetes soltos, de preferncia, evite-os; Prefira usar mveis com bordas arredondadas; Evite colcho e sofs muito macios; Mantenha as portas dos cmodos sem trancas; noite, ao deitar, coloque um copo plstico com gua para beber prximo cama; Mantenha os locais de circulao bem iluminados. Deixe uma luz acesa, caso seja necessrio levantar-se noite para ir ao banheiro; Evite excesso de mveis num mesmo cmodo; Use sofs e cadeiras com braos para auxiliar os movimentos de sentar e levantar; Dica Importante! Falta de dinheiro no obstculo para deixar de se exercitar, pois caminhar no custa nada e uma tima atividade fsica para a sade. Evite pisos escorregadios (molhados, encerados e outros); Evite bancos e cadeiras para alcanar algo que esteja no alto. Se for necessrio e sentindo-se seguro, use escadas com faixas antiderrapantes. Se precisar, pea auxlio; Cuidado com a altura da cama e das poltronas. Ao sentar, deve ser possvel colocar os ps no cho.
28 29

Na Rua: Ao sair para as compras, use sacolas pequenas; Adquira o hbito de andar com sapato e/ou sandlia de salto baixo com solado de borracha e proteo traseira. Quando necessrio, faa uso de apoio (bengala, muleta ou andador); Suba e desa do nibus somente quando estiver parado; Caminhe somente pela calada e atravesse somente na faixa de pedestre; No Banheiro: Cuidado com pisos molhados. Use tapetes de borracha ou faixas antiderrapantes; Tome banho sentado em uma cadeira, se isso deix-lo mais seguro; Coloque barra de apoio prximo ao vaso sanitrio e no local de banho (box). Atravesse no sinal luminoso somente aps os carros pararem. Olhe nas duas direes, tomando cuidado com os veculos de pequeno porte (bicicletas, motos e outros); Evite andar nos locais prximos a obras e lugares pouco iluminados; Procure no ostentar relgios ou joias em via pblica; Evite levar muito dinheiro na bolsa, deixando mo o suficiente para pequenas despesas.
31

30

Na Vida Diria: Deixe os objetos de uso frequente em locais de fcil alcance para evitar abaixar, levantar muito o brao, ficar na ponta dos ps ou subir em cadeiras; Ao se vestir, sente-se ou apoie-se num mvel seguro; No ande descalo, de meias ou de chinelos. D preferncia a sapatos fechados, com salto baixo e largo; Pratique atividade fsica com orientao mdica. Os exerccios inadequados podem causar danos sade; Os problemas auditivos e visuais podem causar quedas, tropeos e atropelamentos. Consulte regularmente o otorrinolaringologista e o oftalmologista; No use remdios sem orientao mdica. Eles podem provocar efeitos colaterais como sonolncia, tonteira, zumbido, falta de ar e outros.

MODALIDADES DE ATENDIMENTO AO IDOSO

32

33

A Portaria n 2.874, de 30 de agosto de 2000 (SEAS/MPAS), define as modalidades de atendimento pessoa idosa e estabelece as condies de funcionamento das instituies e dos programas de ateno ao idoso: Centro-Dia Espao destinado reabilitao de idosos que convivem com seus familiares, mas no dispem de atendimento no domiclio para a realizao das atividades da vida diria. O idoso permanece no Centro-Dia oito horas por dia, perodo em que lhe so prestados servios de sade, fisioterapia, apoio psicolgico, social e atividades ocupacionais e de lazer. Centro de Convivncia Voltado para idosos e seus parentes, que participam de atividades com durao de, no mnimo, 16 horas semanais. Nesta modalidade, so desenvolvidas aes de ateno ao idoso, de forma a elevar a qualidade de vida, promover a participao, a convivncia social, a cidadania e a integrao entre geraes. Casa-Lar uma alternativa de residncia para pequenos grupos de idosos, principalmente os que apresentam algum tipo de dependncia. Conta com moblia adequada e pessoa habilitada para ajudar nas necessidades dirias do idoso. Famlia Acolhedora Programa que oferece condies para que o idoso, em situao de abandono ou impossibilitado de conviver com a famlia, receba abrigo, ateno e cuidados de uma famlia cadastrada e capacitada para prestar esse atendimento.
34

Atendimento Domiciliar Atendimento prestado no domiclio da pessoa idosa com algum nvel de dependncia, por cuidadores de idosos em, pelo menos, duas visitas semanais. Atendimento em Grupos de Convivncia Consiste em atividades diversas (recreativas, laborais, artsticas etc.), desenvolvidas com idosos independentes, em espaos fsicos disponveis na comunidade, mediante frequncia regular mnima de seis horas semanais. Instituio de Longa Permanncia para Idosos (ILPI) So instituies que se enquadram na modalidade de atendimento integral ao idoso em situao de abandono ou impossibilitado de conviver com a famlia. Podem receber diversas denominaes (abrigo, asilo, lar e casa de repouso) e prestam atendimento sob regime de internato, mediante pagamento ou no, durante um perodo indeterminado. Repblica uma alternativa de residncia para os idosos independentes, organizados em grupos. cofinanciada com recursos dos residentes, provenientes da aposentadoria, do benefcio de prestao continuada, da renda mensal vitalcia e de outros benefcios. Atendimento Integral Institucional Atendimento 24 horas prestado ao idoso em situao de abandono ou impossibilitado de conviver com a famlia. feito por instituies acolhedoras, como abrigos, lares e casas de repouso.

35

DIREITOS DO IDOSO: CONTRIBUIO PIONEIRA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO 1991 - Lei n 1.817 Concede desconto nos ingressos para espetculos realizados nas salas do Estado do Rio de Janeiro aos cidados maiores de 65 anos; 1993 - Lei n 2.200 Cria a Delegacia Especial de Atendimento s Pessoas de Terceira Idade; 1995 - Lei n 2.440 Torna prioritrio o embarque e desembarque dos maiores de 65 anos nos transportes coletivos do estado; 1995 - Lei n 2.454 Obriga os cinemas localizados no Estado do Rio de Janeiro a concederem desconto no ingresso aos cidados maiores de 65 anos; 1996 - Lei n 2.536 Dispe sobre o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, e d outras providncias; 1997 - Indicao Legislativa n 250/97 Mensagem criando, no mbito do Ministrio Pblico do Estado do Rio de Janeiro, a Curadoria do Idoso, e d outras providncias; 1997 - Resoluo / DPGE n 80 Cria o Ncleo Especial de Atendimento Pessoa Idosa NEAPI; 1997 - Indicao Legislativa n 251 Solicita o envio de mensagem criando, no mbito da Defensoria Pblica do Estado do Rio de Janeiro, o Ncleo de Assistncia ao Idoso, e d outras providncias;
36

1997 - Lei n 2.796 Assegura aos cidados idosos o ingresso gratuito em museus e casas de cultura de propriedade do Estado do Rio de Janeiro; 1997 - Lei n 2.795 Autoriza o Poder Executivo do Estado do Rio de Janeiro a criar o Programa de Vacinao para a Terceira Idade; 1998 - Lei n 2.988 D preferncia de tramitao aos procedimentos judiciais em que figure como parte pessoa fsica com idade igual ou superior a 65 (sessenta e cinco) anos; 1999 - Lei n 3.339 Dispe sobre a regulamentao do Artigo 245 da Constituio do Estado do Rio de Janeiro, assegurando a gratuidade dos transportes coletivos urbanos intermunicipais aos maiores de 65 anos e estabelece o passe livre s pessoas com deficincia e a alunos da Rede Pblica Municipal, Estadual e Federal; 2001 - Lei n 3.542 Concede descontos na aquisio de medicamentos nas farmcias instaladas no Estado do Rio de Janeiro; 2001 - Emenda Constitucional n 21 D preferncia aos maiores de 65 anos de idade no pagamento de precatrios de natureza alimentcia Assemblia Legislativa do Rio de Janeiro; 2001 - Lei n 3.686 Isenta os aposentados, pensionistas e portadores de deficincia fsica, proprietrios ou locatrios de imveis, do pagamento da Taxa de Incndio.

37

TELEFONES TEIS:
Al Idoso da Assemblia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ): Ambulncia: Associao de Aposentados e Pensionistas do Estado do Rio de Janeiro: Associao de Parentes e Amigos de Pessoas com Alzheimer: Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia: Audiometria Gratuita: Centro Integrado de Ateno e Preveno Violncia Contra a Pessoa Idosa: Centro Voluntrio a Idosos do Hospital Antnio Pedro: Comisso Permanente do Idoso: Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa: Corpo de Bombeiros: Defensoria Pblica do Estado do Rio de Janeiro: Defesa Civil:

0800 0239 191 192 (21) 2524-0407 (21) 2544-3396 (21) 2223-0440 (21) 2285-8115 (21) 2285-7597

Delegacia Especial de Atendimento Pessoa da Terceira Idade: Denncia nibus / Ouvidoria DETRO: Disque-Denncia: Disque-Sade: Forum Permanente da Poltica Nacional e Estadual do Idoso do Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitao (IBMR): Ministrio Pblico:

(21) 2235-3097 (21) 2235-3140 (21) 2548-7769 (21) 2332-9535 (21) 2332-9538 (21) 2253-1177 0800 611 997

(21) 2210-1050 (21) 2553-6399 (21) 2559-8648 (21) 2550-9050 (21) 2550-9015 (21) 2332-6342 (21) 2332-6343 190 135 4003-3737 (21) 2503-2402 (21) 2503-2892 (21) 2587-7236 (21) 2587-7121 (21) 2503-2280

0800 282 5625 (21) 2620-2828 0800 282 2899 (21) 3814-2121 (21) 2532-6359 (21) 2333-0190 193 0800 285 2279 199 Ncleo Especial de Atendimento Pessoa Idosa: Polcia Militar: Previdncia Social: RioCard: Secretaria Especial de Envelhecimento Saudvel e Qualidade de Vida: Universidade Aberta da Terceira Idade (UNATI) da UERJ: Vigilncia Sanitria:

38

39

IDOSO: O PROTAGONISTA DE MUITAS HISTRIAS


Esta mensagem dedicada a voc, idoso: exera sua cidadania, buscando a garantia dos seus direitos e a melhora da sua qualidade de vida. Participe da Associao de Moradores, da Associao de Aposentados e Pensionistas, do Conselho Estadual e dos conselhos municipais de defesa dos direitos da pessoa idosa, dos grupos de convivncia do seu municpio. Estes movimentos influenciam diretamente na elaborao de polticas pblicas voltadas pessoa idosa. Para pensar na velhice e propor aes concretas, que melhorem as condies de vida dos idosos, preciso criatividade e seriedade. O tempo e o espao precisam ser reinventados, porque a terceira idade j uma realidade, no mais uma possibilidade. Tenha sempre em mente que as conquistas alcanadas com a Poltica Nacional do Idoso e com o Estatuto do Idoso s foram possveis pela mobilizao das pessoas da terceira idade. Sendo assim, continue o caminho da participao para que novas conquistas possam se concretizar. Lembre-se: o protagonista desta histria (e de tantas outras...) voc!

40

Centro Integrado de Ateno e Preveno Violncia Contra a Pessoa Idosa

Ouvidoria: 0800 282 5625 centroidoso@riosolidario.org www.riosolidario.org

You might also like