You are on page 1of 17

CONVENIA* (Cefovecina sdica) USO VETERINRIO Antimicrobiano para uso subcutneo somente para ces e gatos.

Descrio: Cefovecina um agente antibacteriano sinttico com amplo espectro, pertencente classe dos agentes quimioteraputicos, cefalosporinas. Cefovecina designao no-proprietria para (6R, 7R)-7-[[(2-Z)-(2-amino-4-thiazolyl) (methoxyimino)acetyl]amino]-8-oxo-3-[(2S)-tetrahydro-2-furanyl]-5-thia-1-azabicyclo [4.2.0]oct-2-ene-2-carboxylicacid, monosodium salt. Figura 1: Estrutura qumica da cefovecina sdica.
S H2N N N O O O N O NH S O

NaO

Frmula Cada mL de CONVENIA reconstituda com 10 mL de gua para injeo contm: Cefovecina sdica (atividade)..................................................... 80,0 mg Excipiente.................................................................................... 7,9 mg gua para injeo q.s.p............................................................... 1,0 mL Indicaes Ces: CONVENIA (Cefovecina sdica) indicado para o tratamento de infeces de pele (pioderma superficial secundria, abscessos e feridas infectadas) em ces causadas por cepas susceptveis de Staphylococcus intermedius, Streptococcus canis (Grupo G) e Escherichia coli e para o tratamento de infeces do trato urinrio (cistites) em ces causadas por cepas susceptveis de Escherichia coli e Proteus mirabilis.

Gatos: CONVENIA (Cefovecina sdica) indicado para o tratamento de infeces de pele (feridas e abscessos) em gatos causadas por cepas susceptveis de Pasteurella multocida e para o tratamento de infeces do trato urinrio associadas Escherichia coli. Modo de Usar e Dosagem Assepticamente reidratar o contedo de um frasco liofilizado de CONVENIA com 10 mL de gua estril para injeo. Agitar e/ou deixar o frasco at que todo o material tenha se dissolvido. CONVENIA claro e sensvel temperatura; aps a reconstituio o frasco deve ser estocado na caixa original e refrigerado. CONVENIA deve ser administrado por injeo subcutnea (SC) em dose nica de 8 mg/kg de peso corporal (1 mL/10 kg de peso corporal) em ambos, ces e gatos. Para infeces de pele em ces, uma segunda injeo subcutnea de 8 mg/kg pode ser administrado 14 dias aps a primeira dose. Obter uma amostra do organismo patognico para cultura e teste de sensibilidade antes de comear a terapia antimicrobiana. Terapia com CONVENIA pode ser iniciada antes dos resultados desses testes serem conhecidos. Se resposta aceitvel ao tratamento no for observada em 3 a 4 dias, ento o diagnstico deve ser reavaliado e uma terapia alternativa apropriada deve ser considerada. Devido cefovecina permanecer no co e gato por longo tempo, recomendado que um antibitico alternativo que age em sinergia com -lactmicos (incluindo cefalosporinas de terceira gerao) seja usado.1,2,3 Tabela 1. Tabela de dose de CONVENIA soluo injetvel a 8 mg/kg de peso corporal para ambos, ces e gatos. Peso do Animal (kg) 2,27 (5 lb) 4,54 (10 lb) 6,85 (15 lb) 9,08 (20 lb) 18,16 (40 lb) 36,32 (80 lb) Contra Indicao: CONVENIA contra indicado em ces ou gatos com conhecida alergia cefovecina ou aos antimicrobianos do grupo dos -lactmicos (penicilinas e cefalosporinas). Aviso: No deve ser usado em humanos. Consultar um mdico no caso de exposio acidental humano. Drogas antimicrobianas incluindo penicilinas e cefalosporinas podem causar reaes alrgicas em indivduos sensibilizados. Para minimizar a possibilidade de reaes alrgicas, aconselhvel que as pessoas que manipulam tais antimicrobianos incluindo cefovecina evitem o contato direto do produto com a pele e as membranas mucosas. Mantenha esta e todas as drogas fora do alcance de crianas e de animais domsticos. Volume de CONVENIA (8 mg/kg ou 1 mL/10 kg) 0,25 (0,23) mL 0,45 mL 0,70 (0,67) mL 0,90 mL 1,80 mL 3,60 mL

Precaues O uso seguro de CONVENIA no foi estabelecido em ces e gatos com menos de 4 meses de idade, em animais prenhes ou em lactao e em animais usados para procriao. A segurana no foi estabelecida para administrao IM ou IV, nem efeitos de longo termo nos locais de injeo. No foi estudada a segurana do uso deste produto administrado concomitantemente com outras drogas que se ligam s protenas ou drogas similarmente metabolizadas. Tais drogas comumente usadas incluem medicaes antiinflamatrias no esterides (AINES), cardacas, anticonvulsivantes e comportamentais. A compatibilidade das drogas deve ser monitorada. Aps administrao, os efeitos farmacodinmicos de cefovecina comeam dentro de 30 minutos no plasma e dentro de 4 horas no exudato e transudato. Cefovecina pode persistir no corpo por aproximadamente 4 a 5 semanas; assim, eventos adversos devem ser monitorados por um perodo de tempo similar. Resultados positivos direto do teste de Coombs e reaes falsas positivas para glucose na urina tm sido reportados durante o tratamento com alguns antimicrobianos cefalospornicos. Antimicrobianos cefalospornicos podem tambm causar determinaes de protena falsamente elevadas na urina. Alguns antimicrobianos, incluindo cefalosporinas podem causar diminuio dos valores de albumina devido interferncia com certos mtodos de teste. Leucopenias passageiras tm sido reportadas em humanos que receberam cefalosporinas. Ocasionalmente, as cefalosporinas tm sido associadas com mielotoxicidade, criando assim uma neutropenia txica.4 Outras reaes hematolgicas veterinrias observadas com cefalosporinas incluem hipoprotrombinemia, trombocitopenia e/ou disfuno de plaquetas.

Reaes Adversas Um total de 784 ces e 476 gatos variando em idade de 8 semanas a 19 anos para os ces e 9 semanas a 21 anos para os gatos foram includos no estudo de anlise de segurana a campo. Os ces foram observados para eventos adversos por at 42 dias e os gatos foram observados por at 28 dias ps-tratamento. Observaes anormais de sade reportados nos ces e gatos tratados com cefovecina e com cefalosporina ativa como controle esto sumarizadas nas Tabelas 2 e 3.

Tabela 2. Nmero de Ces* com Observaes Anormais de Sade Relatadas Durante Estudos Clnicos de Campo com CONVENIA. Observao Anormal Letargia Anorexia/reduo de apetite Vmito Diarria Sangue nas fezes Sangue no vmito Local de injeo anormal Desidratao Flatulncia Indiscrio de dieta Aumento de Borborigmo Tremor e agitao Ansiedade/alterao de comportamento Perda de peso Incontinncia urinria Cefovecina (n=393) 10 12 15 14 1 1 0 0 1 0 1 0 3 2 2 Controle Ativo (n=391) 20 22 38 21 3 0 2 2 0 3 0 2 2 0 5

* Alguns dos ces podem ter experimentados mais do que uma reao ou mais do que uma ocorrncia do mesmo evento adverso durante o estudo.

Tabela 3. Nmero de Gatos* com Observaes Anormais de Sade Relatadas Durante Estudos Clnicos de Campo Conduzidos nos Estados Unidos e Europa com CONVENIA. Observao Anormal Vmito Diarria Anorexia/reduo de apetite Letargia Hiperativo/ao estranha Mico inapropriada Salivao Aumento de sede Cefovecina (n=271) 12 9 2 7 1 1 0 0 Cefadroxil (n=144) 14 26 6 7 1 0 1 1 Cephalexin (n=61) 6 3 6 4 0 0 0 0

* Alguns gatos podem ter experimentados mais do que uma reao adversa ou mais do que uma
ocorrncia do mesmo evento adverso durante o estudo.

Farmacologia Clnica Ces - Cefovecina absorvida rpida e completamente aps administrao subcutnea. Foi exibida cintica no linear (as concentraes no plasma no aumentam proporcionalmente com a dose). Cefovecina distribuda no corpo com um aparente volume de distribuio de 4

0,122 0,011 L/kg. Cefovecina uma molcula altamente ligada protena no plasma de co (98,5%); mas menos no fluido extracelular, resultando em maiores concentraes da droga livre no fluido extracelular do que as concentraes livres no plasma. Assim como outros antibiticos -lactmicos, cefovecina eliminada do corpo primariamente na urina, com um aparente tempo de meia vida nos ces de aproximadamente 5,5 dias. Aps administrao intravenosa de 8 mg/kg a mdia de eliminao total do corpo foi de 0,760 0,130 mL/hr/kg. Parmetros farmacocinticos aps injeo subcutnea ou intravenosa na dose de 8 mg/kg em ces esto sumarizados na Figura 2 e Tabela 4. Gatos - Cefovecina absorvida rpida e completamente aps administrao subcutnea. No foi exibida cintica linear (as concentraes no plasma no aumentam proporcionalmente com a dose). Cefovecina distribuda no corpo com um aparente volume de distribuio de 0,090 0,010 L/kg. Cefovecina uma molcula altamente ligada protena no plasma de gato (99,8%); mas menos no fluido extracelular, resultando em maiores concentraes de droga livre no fluido extracelular do que as concentraes livres no plasma. Assim como outros antibiticos, cefovecina eliminada do corpo primariamente na urina, com um aparente tempo de meia vida de aproximadamente 7 dias. Aps administrao intravenosa de 8 mg/kg a mdia de eliminao total do corpo foi de 0,350 0,040 mL/hr/kg. Parmetros farmacocinticos aps injeo subcutnea ou intravenosa na dose de 8 mg/kg em gatos esto sumarizados na Figura 3 e Tabela 5. Figura 2. Mdia Total e Concentrao Livre de Cefovecina no Plasma e Transudato de Co e Mdia Total de Concentrao de Cefovecina na Urina de Co, aps Injeo nica Subcutnea de 8 mg/kg de Peso Corporal.

Tabela 4. Parmetros Farmacocinticos no Co Refletindo as Concentraes Totais da Droga no Plasma (Mdia SD) Aps Injeo Intravenosa ou Subcutnea de Cefovecina na Dose de 8 mg/kg de Peso Corporal. Parmetro Eliminao terminal do plasma T(h)*H AUC 0-inf (gh/mL) )*G Tempo para conc. Mxima, Tmax (h) )*A Concentraco mxima Cmax (g/mL) )*A Vdss (L/kg) )**G CL Total (mL/h/kg) )**G Mdia SD1 135,8 12,1 10536 1721 6,208 3.041 121,1 50,7 0,122 0,011 0,760 0,130

SD = standard deviation. = Dados de 6 ces que receberam uma dose subcutnea de 8 mg/kg de peso corporal de cefovecina. ** = Dados de 6 ces que receberam uma dose intravenosa de 8 mg/kg de peso corporal de cefovecina. A = mdia aritmtica. H = mdia harmnica. G = mdia geomtrica.
*

Figura 3. Mdia Total e Concentrao Livre de Cefovecina no Plasma e Transudato de Gato e Mdia Total de Concentrao de Cefovecina na Urina do Gato Aps Injeo nica de 8 mg/kg de Peso Corporal.

Tabela 5. Parmetros Farmacocinticos de Gato Refletindo Concentrao Total da Droga no Plasma (Mdia SD) Aps Injeo Intravenosa ou Subcutnea nica de Cefovecina na Dose de 8 mg/kg de Peso Corporal. Parmetro Eliminao terminal do plasma T(h)*H AUC 0-inf (gh/mL) )*G Tempo para conc. Mxima, Tmax (h) )*A Concentraco mxima Cmax (g/mL) )*A Vdss (L/kg) )**G CL Total (mL/h/kg) )**G Mdia SD1 166,3 18,2 22685 3452 2,0 2,0 141 11,8 0,090 0,010 0,350 0,040

SD = standard deviation. = Dados de 6 gatos que receberam uma dose subcutnea de 8 mg/kg de peso corporal de cefovecina. ** = Dados de 6 gatos que receberam uma dose intravenosa de 8 mg/kg de peso corporal de cefovecina. A = mdia aritmtica. H = mdia harmnica. G = mdia geomtrica.
*

Microbiologia: Como outros antimicrobianos -lactmicos, CONVENIA exerce seu efeito inibitrio pela interferncia com a sntese da parede da clula bacteriana. Esta interferncia devida principalmente a sua ligao covalente nas protenas que se ligam penicilina (PBPs) (i.e. transpeptidase e carboxipeptidase), que so essenciais para a sntese da parede bacteriana. CONVENIA (Cefovecina) tem um amplo espectro de atividade antibacteriana in vitro que inclui staphylococci, streptococci e espcies Gram negativas (incluindo a Escherichia coli). O composto no ativo contra a maioria das espcies de Pseudomonas ou enterococci. Os valores de concentrao inibitria mnima (CIM) de cefovecina contra os patgenos Gram positivos e Gram negativos isolados de infeces da pele e trato urinrio de ces envolvidos nos estudos de eficcia a campo entre 2001 e 2003 esto apresentados nas Tabelas 6 e 7. Os valores de CIM para cefovecina contra os patgenos isolados de infeces da pele e trato urinrio de gatos envolvidos nos estudos de eficcia a campo entre 2001 e 2003 esto apresentados nas Tabelas 8 e 9. Todas as CIMs foram determinadas de acordo com os padres do CLSI (Clinical and Laboratory Standards Institute).

Tabela 6. Atividade In Vitro de CONVENIA Contra Patgenos Bacterianos Isolados Pr-tratamento de Infeces da Pele (Pioderma Superficial Secundrio, Abscessos e Feridas Infectadas) de Ces Envolvidos em um Estudo Clnico de Pacientes Veterinrios Conduzidos nos Estados Unidos de 2001 a 2003.

CIM g/mL Organismos Nmero de Isolados Variao Staphylococcus intermedius 117 37 29 0,06* a >32# 0,06*& 0,5 a 2 CIM50 0,12 0,06 0,5 CIM90 0,25 0,06 1

Streptococcus canis

Escherichia coli
* #

Concentrao mnima testada. Concentrao mxima testada. & Sem variao. Todos os isolados tiveram os mesmos valores.

Tabela 7. Atividade In Vitro de CONVENIA Contra Patgenos Bacterianos Isolados Pr-tratamento de Infeces do Trato Urinrio (Cistite) de Ces Envolvidos em um Estudo Clnico de Pacientes Veterinrios Conduzidos nos Estados Unidos de 2001 a 2003.

CIM g/mL Organismos Nmero de Isolados Variao Escherichia coli 102 62 0,25 a >32# 0,12 a 0,5 CIM50 1,0 0,25 CIM90 1,0 0,5

Proteus mirabilis
#

Concentrao mxima testada.

Tabela 8. Atividade In Vitro de CONVENIA Contra Patgeno Pasteurella multocida Isolada Pr-tratamento de Infeces de Pele (feridas e abscessos) em Gatos Envolvidos em Estudo Clnico de Pacientes Veterinrios Conduzidos nos Estados Unidos de 2001 a 2003.

CIM g/mL Organismos Nmero de Isolados Variao Pasteurella multocida


*

CIM50 0,06

CIM90 0,06

103

0,06* a >0,12

Concentrao mnima testada.

Tabela 9. Atividade In Vitro de CONVENIA Contra Patgeno Escherichia coli Isolada Pr-tratamento de Infeces de Trato Urinrio e Pele em Gatos Envolvidos em Estudo Clnico de Pacientes Veterinrios Conduzidos nos Estados Unidos de 2001 a 2003.

CIM g/mL Organismos Nmero de Isolados Variao Escherichia coli


*

CIM50 0,5

CIM90 1,0

53

0,06* a 1,0

Concentrao mnima testada.

CONVENIA tem mostrado atividade in vitro contra a maioria das cepas dos seguintes microrganismos: entretanto, a efetividade de CONVENIA no tratamento de infeces clnicas devido a esses microrganismos no foram estabelecidas em estudos adequados e bem controlados em ces e gatos.

Tabela 10. Valores de CIM de CONVENIA contra Patgenos Bacterianos Isolados de Ces (2000 a 2001) CIM g/mL Organismos de Ces Nmero de Isolados 51 35 21 18 16 Variao 0,06* a 2,0 0,06* a 1,0 0,5 a 1,0 0,06*& 0,06*& CIM50 0,12 0,06 1,0 0,06 0,06 CIM90 0,25 0,06 1,0 0,06 0,06

Staphylococcus intermedius Fusobacterium spp. Escherichia coli Streptococcus canis (Grupo G, -hemoltico) Porphyromonas spp.
*
&

Concentrao mnima testada. Sem variao. Todos os isolados tiveram os mesmos valores.

Tabela 11. Atividade In Vitro de CONVENIA Contra Patgenos Bacterianos Isolados de Gatos (2000 a 2003). CIM g/mL Organismos de Gatos Nmero de Isolados 22 18 17 Variao 0,25 a 2,0 0,06*& 0,12 a 2,0 CIM50 1,0 0,06 0,25 CIM90 1,0 0,06 2,0

Escherichia coli Streptococcus canis (Grupo G, -hemoltico) Staphylococcus intermedius


*
&

Concentrao mnima testada. Sem variao. Todos os isolados tiveram os mesmos valores.

Eficcia Ces: Infeces de pele: Em um estudo controlado, duplo cego, randomizado 1:1 conduzido no campo nos Estados Unidos a efetividade de cefovecina foi comparada a um controle ativo de cefalosporina. Nesse estudo, 320 ces com pioderma superficial secundrio, abscessos, ou feridas infectadas foram tratados com uma nica injeo de cefovecina (n = 157) na dose de 8 mg/kg de peso corporal ou com uma cefalosporina ativa como controle (n = 163), administrado duas vezes diariamente por 14 dias. Nesse estudo os ces poderiam receber

10

um segundo curso de terapia de 14 dias aps o tratamento inicial. Dos 320 ces envolvidos, 22 de 157 (14%) dos ces receberam dois tratamentos de cefovecina e 35 de 163 (21%) dos ces receberam dois cursos de tratamento com o controle ativo. Nesse estudo, cefovecina no foi inferior ao controle ativo. A Tabela 12 sumariza as taxas de cura obtidas 28 dias aps o incio do curso final de terapia. Tabela 12. Taxas de Cura por Grupo de Tratamento, 28 Dias aps o Incio do Curso Final de Terapia. Tipo de Infeco Pele (pioderma superficial secundria, abscessos e feridas infectadas) Ces (taxas de cura) Cefovecina Controle ( n = 118) Cefalosporina ativa (n = 117 109 (92,4%) 108 (92,3%)

CONVENIA foi administrada concomitantemente com outros produtos veterinrios comumente usados tais como preventivos de vermes do corao, produtos para controle de pulgas, sedativos/tranqilizantes, agentes anestsicos, imunizaes de rotina, antihistamnicos, suplementao de hormnios da tireide e agentes antiinflamatrios no esterides durante o estudo de campo. Eventos adversos comuns relatados durante o estudo clnico de campo incluram vmito, diarria, diminuio de apetite e letargia com ambos, cefovecina e controle ativo. Referir-se seo de REAES ADVERSAS. Dados de patologia clnica indicam que cefovecina foi bem tolerada. No houve diferenas significantes clinicamente entre os valores mdios para todos os testes de laboratrio entre os ces tratados com cefovecina ou com controle ativo. Para infeces de pele, foi isolado Staphylococcus intermedius antes do tratamento de 53 ces tratados com CONVENIA. Desses, 44 ces foram clinicamente curados (variao de CIM 0,06 a 2,0 g/mL); 5 ces apresentaram melhoras clnicas (CIM de 0,12 a 0,25 g/mL); e 4 ces no apresentaram melhoras clnicas (CIM de 0,12 a 2,0 g/mL). Streptococcus canis foi isolado antes do tratamento de 20 ces tratados com CONVENIA. CIM de todos os isolados foi 0,06 g/mL. Desses, 16 ces foram clinicamente curados; 1 co melhorou clinicamente e 3 ces no melhoraram. Escherichia coli foi isolado antes do tratamento de 20 ces tratados com CONVENIA. Desses, 17 ces foram curados (CIM de 0,5 a 2,0 g/mL); 1 co melhorou clinicamente (CIM de 0,5 g/mL) e 2 ces no melhoraram (CIM 0,5 g/mL). Os isolados de E. coli pstratamento desses 2 casos tiveram CIMs >32 g/mL. Infeces do Trato Urinrio: Em um estudo controlado, duplo cego, randomizado 1:1, conduzido no campo em ces nos Estados Unidos, a eficcia de cefoveina foi comparada a

11

um controle ativo. Nesse estudo, 464 ces com infeco no trato urinrio foram tratados com uma nica injeo de cefovecina (n = 236) na dose de 8 mg/kg de peso corporal ou com um agente antimicrobiano, uma cefalosporina ativa como controle (n = 228), administrada duas vezes ao dia por 14 dias. A eficcia foi avaliada baseada na cultura de urina. Amostras de urina foram obtidas para cultura microbiolgica pr-tratamento e novamente aos 28 dias aps o incio do tratamento. Somente ces que tinham confirmao da infeco (cultura de urina pr-tratamento positivo) permaneceram no estudo. Se a cultura de urina ps-tratamento era negativa (indicando resoluo da infeco), o co era considerado curado. Ces com cultura ps-tratamento positivo da mesma espcie de bactria da cultura pr-tratamento ou que foi retirado do estudo por falta de eficcia clnica ou relacionado a eventos adversos ao tratamento, foram considerados falhas de tratamento. Os ces com culturas positivas ps-tratamento de espcies de bactrias diferentes do prtratamento (i.e. reinfeces) foram considerados no avaliveis. Baseado em uma margem de no inferioridade de 15%, cefovecina mostrou ser no inferior ao controle com cefalosporina ativa. A Tabela 13 sumariza as taxas de cura microbiolgica e clnica obtida 28 dias aps o incio do curso final de terapia. Tabela 13. Taxas de Cura Microbiolgica e Clnica por Grupo de Tratamento 28 Dias Aps o Incio da Terapia.

Infeco do Trato Urinrio (cistite) Taxa de Cura Microbiolgica Taxa de Cura Clnica

Ces Cefovecina (n = 92) 81 (88%) 76 (82,6%) Cefalosporina ativa controle (n = 82)* 54 (65,9%) 74 (90,2%

* Excludos os casos do controle ativo onde os ces perderam trs ou mais doses dirias.

Escherichia coli foi isolada antes do tratamento de 46 ces tratados com CONVENIA. Desses, 37 ces foram clinicamente curados (CIM pr-tratamento variando de 0,25 a 32 g/mL); 1 co melhorou clinicamente (CIM pr-tratamento 1,0 g/mL) e 8 ces foram falhas clnicas (CIM pr-tratamento variando de 0,5 a 32 g/mL). Informao microbiolgica ps-tratamento foi avalivel somente para 6 ces. Em trs ces, cepas de E. coli com valores de CIM >32 g/mL foram isoladas ps-tratamento. Nos restantes 3 ces, 1 tinha uma cepa de E. coli com um valor de CIM de 4,0 g/mL, 1 tinha uma cepa de E. coli com CIM de 1,0 g/mL e 1 tinha uma cepa de E. coli com um valor de CIM de 0,5 g/mL isoladas no ps-tratamento. Proteus mirabilis foi isolado antes do tratamento de 32 ces tratados com CONVENIA. Desses, 30 ces foram curados clinicamente (CIM pr-tratamento de 0,12 a 0,5 g/mL); 1 co apresentou melhora clnica (CIM pr-tratamento de 1,0 g/mL) e 1 co foi considerado falha clnica (CIM pr-tratamento de 0,12 g/mL) que apresentou cultura positiva pr-

12

tratamento para Proteus mirabilis e Enterococcus spp., mas somente Enterococcus spp. foi isolado no ps-tratamento. As bactrias mais comumente isoladas ps-tratamento em ces reinfectados (12 tratados com cefovecina e 11 animais do grupo controle ativo) foram Enterococcus spp., Pseudomonas aeruginosa e Escherichia coli. CONVENIA foi administrada concomitantemente com outros produtos veterinrios usados comumente tais como preventivos de vermes do corao, produtos para controle de pulgas, sedativos/tranqilizantes, agentes anestsicos, imunizaes de rotina e agentes antiinflamatrios no esterides durante o estudo de campo. Os eventos adversos mais comumente relatados durante o estudo de campo incluram vmito, diarria, reduo de apetite e letargia tanto com cefovecina como com o controle ativo. Referir-se seo de REAES ADVERSAS. Os dados de patologia clnica indicam que cefovecina foi bem tolerada. No houve diferenas clinicamente significante nos valores mdios para todos os testes de laboratrio entre os ces tratados com cefovecina e os tratados com controle ativo. Informao adicional relativo aos patgenos bacterianos isolados durante cada um dos estudos clnicos de campo fornecida na seo de MICROBIOLOGIA. Gatos: Infeces de Pele (feridas e abscessos): Em um estudo de campo controlado, duplo cego, randomizado 1:1, conduzido em gatos nos Estados Unidos, a eficcia de cefovecina foi comparada a um controle de cefalosporina ativo. Nesse estudo, 291 gatos com feridas infectadas ou abscessos foram tratados com uma injeo SC nica de cefovecina (n = 147) na dose de 8 mg/kg de peso corporal ou com uma cefalosporina ativa como controle ( n = 144), administrado uma vez ao dia por 14 dias. Nesse estudo, cefovecina foi no inferior ao controle ativo. As seguintes taxas de cura foram obtidas 28 dias aps o incio da terapia. Tabela 14. Nmero e Porcentagem de Gatos com Desfecho Bem Sucedido para Cada Grupo de Tratamento (cefovecina ou controle com cefalosporina ativa) no Estudo de Eficcia e Segurana a Campo. Tipo de Infeco Cefovecina (n = 89) Pele (feridas e abscessos) 86/89 (96,6%) Gatos Cefalosporina ativa controle (n = 88) 80/88 (90,9%)

CONVENIA foi usado concomitantemente em gatos com outros produtos veterinrios comumente usados como preventivos de vermes do corao, produtos para controle de

13

pulgas, sedativos/tranqilizantes, agentes anestsicos e imunizaes de rotina durante o estudo de campo. Os eventos adversos mais comumente reportados durante o estudo clnico incluram vmito e diarria tanto com cefovecina como com o controle ativo. Referir-se a seo de REAES ADVERSAS. Dados de patologia clnica indicam que cefovecina foi bem tolerada. No houve diferenas notveis entre os valores mdios para todos os testes de laboratrio entre os gatos tratados com cefovecina e com controle ativo. Dos 89 gatos tratados com cefovecina que completaram o estudo de campo, a Pasteurella multocida foi isolada no pr-tratamento de 58 gatos. Cinqenta e seis desses casos foram dados uma avaliao geral veterinria de curado e a faixa de CIM para os isolados de P. multocida foi 0,06 a 0,12 g/mL. Um gato recebeu uma avaliao de melhora (CIM0,06 g/mL) e um gato foi considerado falha (CIM0,06 g/mL). Informao adicional sobre os patgenos bacterianos isolados durante os estudos clnicos fornecida na seo de MICROBIOLOGIA. Infeces do Trato Urinrio: Em um estudo controlado, duplo cego, randomizado 2:1, conduzido na Unio Europia a campo em gatos, a eficcia de cefovecina foi comparada a um controle ativo. Nesse estudo, 185 gatos com infeces no trato urinrio foram tratados com injeo nica de cefovecina (n = 124) na dose de 8 mg/kg de peso corporal ou com um agente antimicrobiano, uma cefalosporina ativa como controle (n = 61), administrado duas vezes ao dia durante 14 dias. A eficcia foi avaliada baseada na cultura de urina. Amostras de urina foram obtidas para culturas microbiolgicas pr-tratamento e novamente 21 dias aps o incio do tratamento. Somente os gatos que tinham confirmao de infeco (positiva na cultura de urina pr-tratamento) permaneceram no estudo. Se a cultura de urina ps-tratamento fosse negativa para o patgeno isolado no pr-tratamento (indicando resoluo da infeco), o gato era considerado um sucesso. Os gatos com uma cultura de urina positiva no ps-tratamento, com a mesma espcie de bactria do pr-tratamento, ou que foram retirados do estudo devido falta de eficcia clnica ou devido a evento adverso relacionado ao tratamento foram considerados falhas do tratamento. Gatos com patgenos ps-tratamento diferentes dos patgenos isolados no pr-tratamento foram considerados como infectados recentemente. Baseado em uma margem de no inferioridade de 15%, cefovecina mostrou ser no inferior cefalosporina ativa do controle. A Tabela 15 sumariza as taxas de sucesso microbiolgico obtido 21 dias aps o incio do curso final de terapia.

14

Tabela 15. Taxas de Sucesso Microbiolgico por Grupo de Tratamento 21 Dias Aps o Incio da Terapia. Taxa de Sucesso Microbiolgico Todos os patgenos E. coli Gatos Cefovecina 41/54 (75,9%) 23/30 (76,7%) Controle Cefalosporina Ativa 21/28 (75,0%) 10/16 (62,5%)

Escherichia coli foi isolada antes do tratamento de 30 gatos tratados com CONVENIA; a faixa de CIM pr-tratamento foi de 0,25 a 1,0 g/mL. Informao microbiolgica pstratamento no estava disponvel. CONVENIA foi administrada concomitantemente com outros produtos veterinrios comumente usados tais como, produtos para controle de pulgas, sedativos/tranqilizantes, agentes anestsicos, imunizaes de rotina e agentes antiinflamatrios no esterides durante o estudo de campo. Os eventos adversos mais comumente reportados durante o estudo de campo incluram vmito, diarria, diminuio de apetite e letargia com ambos, cefovecina e controle ativo. Referir-se seo de REAES ADVERSAS. Informao adicional sobre os patgenos bacterianos isolados durante cada um dos estudos clnicos fornecida na seo de MICROBIOLOGIA. Segurana Animal Ces: Cefovecina administrada a ces sadios com 4 meses de idade em doses de 12 mg/kg (1,5X), 36 mg/kg (4,5X) e 60 mg/kg (7,5X) a cada 7 dias por injees subcutneas dorsoescapular foram bem toleradas por um total de 5 doses. Vmitos e diarria foram vistos em todos os grupos de tratamento com incidncia de vmito e incidncia e durao de diarria aumentando com o aumento da dose. Irritao no local de injeo e edema passageiro ocorreu com o aumento da freqncia, com aumento de dose e com injees repetidas. Ces que receberam doses de 36 mg/kg (4,5X) tiveram um significante (p = 0,0088) aumento em nitrognio da uria no sangue comparado com os controles. Um co dosado com 60 mg/kg (7,5X) exibiu uma glomerulonefropatia na histopatologia e um co nesse grupo tinha uma hepatite pelisica mnima. Irritao local passageira foi notada em alguns ces imediatamente aps dosagem em volume exagerado e dose de 180 mg/kg (22,5X). Todos os ces que receberam essa dose exagerada e volume tiveram edema no local de injeo que resolveu dentro de 8 a 24 horas. Gatos: Cefovecina administrada a gatos sadios com 4 meses de idade em doses de 12 mg/kg (1,5X), 36 mg/kg (4,5X) e 60 mg/kg (7,5X) a cada 7 dias por injees subcutneas dorso-escapular foram bem toleradas por um total de 5 doses. Vmitos espordicos e diarria foram observados em alguns gatos, com a incidncia de vmito, e incidncia e

15

durao da diarria aumentando com o aumento da dose. Os valores mdios de albumina para todos os gatos tratados com cefovecina foram significativamente menores (p 0,05) que os valores do controle (todas as mdias permaneceram dentro da faixa normal) para todos os perodos de tempo. Irritao no local de injeo e edema passageiro ocorreu com aumento da freqncia, com aumento da dose e injees repetidas. Um gato no grupo de 12 mg/kg tinha uma leve fibrose renal tubular e intersticial e um gato no grupo de 12 mg/kg mostrou uma leve glomerulosclerose na histopatologia. Em gatos administrados com um volume exagerado e dose de 180 mg/kg (22,5X), alguns apresentaram irritao local passageira imediatamente aps a dosagem. Vrios gatos tiveram edema no local de injeo que se resolveu dentro de 4 a 8 horas. No Dia 10, os gatos tratados com cefovecina tinham menores mdias de contagens de clulas brancas do sangue (WBC) comparadas aos controles; mas aos 30 Dias, as mdias de contagem foram comparveis. Um gato tinha uma pequena quantidade de bilirrubina no Dia 10. Informao de Estocagem: Armazenar o produto no reconstitudo na caixa original refrigerada entre 2C e 8C. Estocar o produto reconstitudo na caixa original refrigerada por at 28 dias. CONVENIA deve ser protegida da luz. Aps o uso importante retornar a poro no usada de volta ao refrigerador na caixa original. Assim como com outras cefalosporinas, a cor da soluo pode variar de clara para mbar na reconstituio e pode escurecer com o tempo. Se estocado como recomendado, a cor da soluo no afeta adversamente a potncia. Apresentao: CONVENIA disponvel em frasco multi-doses contendo 800 miligramas de cefovecina na forma liofilizada, acompanhado de um frasco de 10 mL de gua para injeo estril como diluente. Referncias: Pillai SK, Moellering RC, Eliopoulos GM. 2005. Antimicrobials combinations, pp365440. In V. Lorain (ed.) Antibiotics in Laboratory Medicine, 5th ed., Lippincot, Williams, and Wilkins, Philadelphia, PA. 2 Fish DN, Choi MK and Jung R. Synergic activity of cephalosporins plus fluoroquinolones against Pseudomonas aeruginosa with resistance to one or both drugs. Journal of Antimicrobial Chemotherapy (2002) 50, 1045-1049. 3 Mayer I and Nagy E. Investigation of the synergic effects of aminoglycosidefluoroquinolone and third generation cephalosporin combinations against clinical isolates of Pseudomonas spp. Journal of Antimicrobial Chemotherapy (1999) 43, 651-657. 4 Birchard SJ., Sherding RG. Saunders Manual of Small Animal Practice, 2nd edition. W.B. Saunders Co. 2000: p.166. VENDA SOB PRESCRIO E APLICAO SOB ORIENTAO DE MDICO VETERINRIO
1

16

Licenciado no Ministrio da Agricultura sob n 9.364 em 26/12/2007. Proprietrio e Fabricante: Pfizer Animal Health., Conshohocken, PA 19428, E.U.A. Representante Exclusivo no Brasil, Importador e Distribuidor: Laboratrios Pfizer Ltda. Diviso de Sade Animal Avenida Monteira Lobato, 2270 Cep 07190-001 Guarulhos, SP CNPJ n. 46.070.868/0001-69 Responsvel Tcnico: Elvira Aparecida Centeio CRF-SP n 11.142 * Marca Depositada Produto Importado Telemarketing: 0800-011-1919

17

You might also like