You are on page 1of 23

Pesquisas e estudos brasileiros sobre prostituio infantil e juvenil

Artigos
Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 8, n. 11, p. 11-31, jun. 2002

Snia M. Gomes Sousa

10

Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 8, n. 11, p. 11-31, jun. 2002

Pesquisas e estudos brasileiros sobre prostituio infantil e juvenil

Pesquisas e estudos brasileiros sobre prostituio infantil e juvenil*


Snia M. Gomes Sousa

RESUMO
Este artigo apresenta uma reviso bibliogrfica sobre os principais estudos e pesquisas brasileiras nas dcadas de 1980 e 1990 sobre a prostituio infantil e juvenil. Analisa criticamente essa produo e aponta alguns aspectos tericos e metodolgicos que devem ser levados em considerao na discusso dessa temtica. Palavras-chave: Infncia; Adolescncia; Prostituio; Psicologia social.

sta reviso representa o esforo de sistematizao e anlise da produo bibliogrfica brasileira sobre a PIJ nas dcadas de 1980 e 1990.1 Como os estudos e pesquisas encontram-se ainda em um estgio inicial, no existe uma produo inserida regularmente nos peridicos cientficos e muito menos uma literatura acadmica crtica sobre as produes nessa rea. Talvez este artigo possa contribuir para a emergncia dessa prtica, j usual quando se trata de outras temticas relacionadas com infncia e adolescncia, de que exemplo a anlise crtica empreendida por Calazans (2000) a propsito do discurso acadmico sobre gravidez na adolescncia. O levantamento e a leitura dessa bibliografia permitiram identificar dois momentos distintos em sua produo: o primeiro ocorre na dcada de 1980, com a publicao de estudos e pesquisas que versam sobre o mundo da menina de rua, e o segundo, na dcada de 1990, em que a PIJ se caracterizar como um objeto de estudo distinto, com identidade prpria.

Texto recebido em abril de 2002 e aprovado para publicao em maio de 2002. * Este texto parte da tese de doutorado Prostituio infantil e juvenil: uma anlise psicossocial do discurso de depoentes da CPI, defendida no Programa de Ps-graduao em Psicologia Social da PUC-SP, sob a orientao da Prof. Dr. Bader B. Sawaia. 1 Os ensaios jornalsticos no sero includos nesta reviso bibliogrfica, por se tratar, a despeito de sua relevncia, de trabalhos de carter diverso daqueles que se busca reunir aqui.

Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 8, n. 11, p. 11-31, jun. 2002

11

Snia M. Gomes Sousa

A TRANSIO DA CATEGORIA MENINA2

DE RUA PARA MENINA PROSTITUTA

A realizao do Ano Internacional da Criana em 1979 e o processo de abertura poltica vivido pelo Brasil nos anos oitenta certamente colaboraram para que segmentos da sociedade profissionais e leigos retomassem a discusso sobre a infncia brasileira. Essa discusso inicialmente foi desencadeada pela descoberta de crianas e adolescentes institucionalizados e um pouco depois, em meados da dcada de 1980, do fenmeno denominado meninos de rua. Na dcada de 1980, algumas pesquisas (Silveira, 1984; Unicef, 1984; Fenelon, Martins e Domingues, 1986/1992; Castro et al., 1987 e Childhope, 1988a e 1988b) comearam a chamar a ateno para o fato de que a populao de rua no era constituda apenas de crianas e adolescentes do sexo masculino e sim de ambos os sexos e que era necessrio levar em considerao essa especificidade do sexo feminino. A partir da, ao se investigar o mundo do menor de rua comea-se a demarcar a existncia das meninas de rua. Um dos estudos iniciais o de Silveira (1984) que apresenta o relato dos depoimentos de noventa e trs crianas e adolescentes do sexo feminino internadas no Centro de Triagem Feminina de Fortaleza e de suas famlias e/ou responsveis. Nesse estudo, a histria de vida das crianas e adolescentes do sexo feminino traz alguns elementos explicativos para a prtica da prostituio. Mostra, por exemplo, que as crianas/adolescentes que esto na prostituio foram trazidas da zona rural por famlias que assumiram perante os pais a responsabilidade de educ-las, mas que efetivamente no cumpriram esse papel; vieram diretamente da zona rural para a zona de prostituio; so oriundas de famlias de prostitutas e/ou desestruturadas. Com o propsito de conhecer a realidade dos menores de rua, o Unicef (1984) financiou e publicou um estudo, realizado em Recife, no qual feita a anlise de projetos desenvolvidos com menores carentes, tanto por instituies governamentais quanto por particulares. Nesse estudo, investigada a viso dos grupos comunitrios sobre a menina de rua e so realizadas entrevistas com crianas/adolescentes de ambos os sexos que vivem na rua. Com os do sexo masculino, a entrevista investiga a viso que eles tm de suas companheiras e com as do sexo feminino, como sentem a sua prpria realidade. Esse estudo associa diretamente a categoria meninas de rua a meninas prostitutas e conclui que essas crianas e adolescentes so oriundas de famlias desestruturadas e que as suas opes de vida se resumem na possibilidade de serem empregadas domsticas ou prostitutas.
2

Apesar de saber que o termo meninas no delimita as faixas etrias, podendo referir-se criana ou adolescente, ele ser mantido nos textos pesquisados, apenas sendo destacado entre aspas. Neste estudo, empregam-se sempre os termos criana, adolescente e/ou criana/adolescente, quando se referir a ambas ou quando no for possvel estabelecer a distino entre as duas faixas etrias. Apesar de compreender que os limites etrios entre a infncia e a adolescncia tm um carter scio-histrico elas mudam temporalmente e de sociedade para sociedade para efeitos deste artigo, ser utilizada a definio de infncia e adolescncia a partir do art. 2 do Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA): Considera-se criana (...) a pessoa at doze anos incompletos e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.

12

Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 8, n. 11, p. 11-31, jun. 2002

Pesquisas e estudos brasileiros sobre prostituio infantil e juvenil

Em 19863 foi realizada uma pesquisa sobre as crianas e adolescentes de rua em Goinia (Fenelon, Martins e Domingues, 1992). As autoras assinalam a ausncia do tema meninas de rua nas pesquisas sistemticas e contextualizam a problemtica dos meninos de rua no Brasil contemporneo. Apresentam relatos de situaes observadas no cotidiano das ruas de Goinia e realizam entrevistas com as crianas/adolescentes do sexo feminino que vivem nas ruas. Concluem que o mundo da rua representa liberdade e competio para as crianas/adolescentes e afirmam que elas tm conscincia das denominaes que lhes atribuem maloqueiras, piranhas, biscates, putas e vagabundas e que tambm se autodenominam assim. Por intermdio da histria de vida de Ana, as autoras relatam o processo pelo qual o corpo feminino em desenvolvimento transforma-se de corpo submisso em corpo desprezado. E as marcas dessa transformao determinam a vida da criana/adolescente: a perda da virgindade, uma vida sexual intensa, a possibilidade de gravidez e o uso de drogas. No entanto, observam que essa dura realidade no as impede de fantasiar e sonhar com um grande amor. Uma discusso das dificuldades para pesquisar a vida das meninas de rua os limites entre o pesquisador e o sujeito da pesquisa e as dificuldades metodolgicas e tericas de definio do objeto de estudo desenvolvida por Castro et al. (1987). Aps essas consideraes, as autoras apresentam a histria de vida de Kate e relatam como foi feita a abordagem para a realizao da entrevista, as dificuldades enfrentadas pelas pesquisadoras no estabelecimento do contato e no dilogo com Kate e finalmente as semelhanas e diferenas existenciais entre Kate e as pesquisadoras. A Childhope Foundation (1988a e 1988b) financiou uma pesquisa no Rio de Janeiro que resultou em dois relatrios. No primeiro relatrio (1988a), apresentada a definio conceitual de PIJ, seus pressupostos tericos, a descrio da PIJ em alguns pontos da cidade, o levantamento bibliogrfico sobre o tema e as notcias sobre a PIJ na imprensa. No segundo (1988b), h uma ampliao do objeto de estudo de meninas de rua, para meninas pobres de uma forma geral. Esses relatrios de pesquisa caracterizam as meninas de rua de uma forma ampla, tanto as que convivem com a famlia, as que vivem em bandos na rua, perambulando, as que esto espera de cliente na zona ou nas caladas, quanto as que participam de programas oficiais ou alternativos ou esto recolhidas em instituies fechadas. Afirmam ainda que a insero da menina na rua gradual e que ela sai de casa por desejar liberdade, por sofrer violncias e/ou por auto punio. As meninas de rua conhecem os limites de sua realidade: a desclassificao social a que so submetidas e vem na vida honesta concretizada por meio da freqncia escola ou da realizao do matrimnio a possibilidade de modificao de sua histria de vida. O estudo feito por Saffioti (1989), embora seja ainda da dcada de 1980, j aponta para uma discusso sobre a PIJ no restrita aos grupos de meninas de rua. Para a autora,
3

A pesquisa foi publicada em 1992.

Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 8, n. 11, p. 11-31, jun. 2002

13

Snia M. Gomes Sousa

o conceito de explorao sexual abrange duas dimenses: a explorao econmica tem o lucro por objetivo e a obteno de vantagens de outra ordem por parte do explorador. A partir desse tpico explorao sexual a autora desenvolve os sub-tpicos: prostituio, prostituio de menores e pornografia infantil. Ao buscar uma explicao causal para a prostituio, Saffioti afirma no ser possvel apontar um nico fator determinante e que a maneira mais rica de se focalizar essa intrincada questo pensar toda uma configurao de vida, sem esquecer os mediadores psicolgicos singulares de cada mulher. (p. 62) No tpico especfico sobre a prostituio de menores, Saffioti (1989) estabelece uma relao direta entre abuso sexual sofrido pela criana na famlia e o seu ingresso na prostituio. Para ela, a criana que sofreu abuso sexual vive um processo de aniquilamento da auto-estima, adotando uma atitude de cumplicidade com o abusador e obedincia a ele, o que a torna facilmente prostituvel. Saffioti (1989) finaliza seu texto afirmando que a explorao sexual de crianas s ser superada quando ocorrerem mudanas amplas na cultura, na sociedade e nas prticas sociais. Ao se recortar da literatura mais ampla sobre meninos de rua na dcada de 1980 o tema das meninas de rua, constatam-se os esforos iniciais para conhecer a vida das crianas/adolescentes do sexo feminino. Porm esse conhecimento , em regra, marcado pelo discurso que culpabiliza a criana/adolescente e/ou sua famlia e, exceto Saffioti (1989), todos os estudos apontam alguma relao entre prostituio e estar na rua. Esses estudos representam a descoberta das meninas de rua imersas na realidade masculina das ruas e o reconhecimento de que, embora numericamente minoritrias, elas exigiam, pela prpria existncia, uma investigao diferenciada. No calor da descoberta ou no imediatismo das anlises, a maioria desses estudos associa diretamente vida das meninas de rua a prtica da prostituio. Porm mais grave que esse reducionismo ser o movimento implcito observado em alguns estudos posteriores para fazer uma associao direta entre crianas/adolescentes pobres e a prtica da prostituio. A temtica da PIJ surge, pois, do estudo dos grupos de crianas/adolescentes institucionalizados e/ou na rua e gradativamente vai ganhando um espao de investigao prprio. o que ser visto no prximo tpico.

O TEMA DA PROSTITUIO INFANTIL E JUVENIL NA DCADA DE 1990


A publicao, em 1994, pela Coordenao de Estudos e Pesquisas sobre a Infncia (Cespi) da Universidade Santa rsula (USU-RJ), do livro A menina e a adolescente no Brasil: uma anlise da bibliografia a expresso maior do movimento que tentou explicitar a singularidade existencial da criana e adolescente do sexo feminino. No item especfico sobre PIJ a obra aponta a escassez de literatura sobre essa temtica. O levantamento localizou dezoito ttulos artigos e relatrios de pesquisa produzidos principalmente por jornalistas e instituies de assistncia e fomento pesquisa e ao (p. 47) sobre

14

Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 8, n. 11, p. 11-31, jun. 2002

Pesquisas e estudos brasileiros sobre prostituio infantil e juvenil

a PIJ e constatou o crescente interesse pelo tema: no perodo de 1979 a 1985 foi localizado somente um estudo; entre 1986 e 1989 foram localizados seis estudos e no perodo de 1990 a 1993 foram catalogados onze estudos. Transcorridos seis anos desse levantamento (2000), o quadro no se modificou significativamente. Algumas pesquisas e estudos foram publicados4 aps 1994: Pereira (1995); Gomes (1996); Santos (1996); Silva et al. (1997); Sousa e Moraes Neto (1997); Moraes (1998); Gomes, Minayo e Fontoura (1999) e Rocha (1999). No entanto, a maior parte das publicaes sobre o tema ainda de responsabilidade de entidades/instituies no-acadmicas e circula de modo muito restrito. Esses textos so, em sua maioria, fruto de seminrios e encontros, portanto transcries de comunicaes orais, quase sempre elaborados sem o rigor dos textos acadmicos e sem estabelecer o dilogo com a literatura existente. So, em sua maioria, relatos de experincias e embora importantes como denncia e enriquecimento do dilogo no avanam na construo de um campo cientificamente estruturado. Exemplos de algumas dessas publicaes: Brasil (1990 e 1998); Bice (1993); Bontempo (1995); Leal et al. (1996); Unicef (1996); Costa (1997) e Leal e Leal (1999). Essa constatao se, por um lado, aponta uma qualidade questionvel do ponto de vista das exigncias acadmicas, por outro, leva a refletir sobre as razes do escasso apoio que a academia e as agncias de fomento pesquisa tm dado realizao de pesquisas/ estudos dessa natureza. Essa discusso no encontra aqui seu frum apropriado. A meno a esse problema serve apenas como confirmao das dificuldades encontradas no levantamento bibliogrfico para a elaborao deste artigo. Para a organizao desta seo foram selecionadas da bibliografia mais ampla sobre prostituio feminina as pesquisas que tm como objeto privilegiado de investigao o fenmeno da prostituio infantil e juvenil feminina. Foram localizadas doze pesquisas. 5 Essas publicaes so de diferentes tipos: relatrios de pesquisa mimeografados (Lamaro, Oliveira e Marin, 1990; Vaz, 1994; Claves, 1994); textos publicados em peridico ou livro (Gomes, 1994; Moraes, 1998; Gomes, Minayo e Fontoura, 1999); dissertaes (Pereira, 1995; Santos, 1996 e Rocha, 1999) e livros (Gomes, 1996; Silva et al., 1997 e Sousa e Morais Neto, 1997). A maior parte das pesquisas foi financiada por diferentes entidades: Critas Neerlndica/Kinderen in de Knel (Silva et al.); Fundao Ford/Fundao Carlos Chagas (Moraes, 1998); Ministrio da Justia (Sousa e Moraes Neto, 1997); Organizao PanAmericana de Sade (Claves, 1994; Gomes, 1994 e 1996; Pereira, 1995; Gomes, Minayo e Fontoura, 1999) e Unicef (Vaz, 1990). Somente trs pesquisas ou no receberam fi4

Entende-se por publicaes, nos limites deste trabalho, a finalizao da pesquisa e sua apresentao em forma de relatrio, mesmo que em cpias mimeografadas. Esse nmero no corresponde a pesquisas genuinamente diferentes (originais) sobre a prostituio infantil e juvenil feminina, uma vez que a pesquisa realizada pelo Claves (1994), coordenada por Romeu Gomes, deu origem a quatro publicaes: Gomes (1994 e 1996); Pereira (1995) e Gomes, Minayo e Fontoura (1999). So, na realidade, oito abordagens inditas sobre esse fenmeno.

Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 8, n. 11, p. 11-31, jun. 2002

15

Snia M. Gomes Sousa

Quadro 1 Sntese das pesquisas sobre a prostituio infantil e juvenil no Brasil


Autor Lamaro Oliveira Marin Vaz Ttulo Cotidiano de misria e formas de explorao sexual de meninas em Belm Meninas de Salvador: pesquisa sobre a populao infanto-juvenil prostituda Prostituio infantil feminina: significado e encaminhamento do problema Local Objetivo/Objeto Examinar por que e quais as formas de explorao Belm-PA sexual em que est envolvido o grupo (p. 2). Tentativa de levantar evidncias sobre a malha que atua e protege a prostituio de meninas em Salvador (p. 34). 1. compreender o significado de prostituio infantil feminina para meninas que vivem na rua e para instituies que tm programas especficos voltados para essas meninas; 2. observar a presena na vida das meninas que fazem da rua seu espao de sobrevivncia, de aspectos do processo sade-doena ligado sexualidade; 3. discutir a questo da violncia, articulando-a s duas primeiras dimenses. Anlise da configurao, em programas voltados para o atendimento de meninas que vivem nas ruas, da prostituio infantil feminina e do processo sade-doena vinculado sexualidade (p. 157). Anlise do significado da prostituio feminina para meninas que vivem nas ruas da cidade do Rio de Janeiro. Compreenso: a) do significado de prostituio para meninas que vivem na rua e para instituies que tm programas especficos voltados para esses atores sociais; b) dos aspectos do processo sade-doena ligados sexualidade para este grupo pesquisado; c) da questo da violncia. Anlise da publicizao da prostituio infantil no jornalismo impresso cearense. Salvador-BA Data 1990

1994

Claves

Rio de Janeiro- 1994 RJ

Gomes

A violncia enquanto agravo sade de meninas que vivem nas ruas Prostituio e sexualidade: uma questo que envolve as meninas de rua? O corpo na rua e o corpo da rua: prostituio infantil feminina em questo

Rio de Janeiro- 1994 RJ

Pereira

Rio de Janeiro- 1995 RJ Rio de Janeiro- 1996 RJ

Gomes

Santos

Conhecer os motivos que as levaram queles lo- Belm-PA cais e que fatores e motivos as mantm neles; verificar como os vetores econmicos, sociais e culturais contriburam para o seu ingresso na prostituio (p. 27). Levantamento das denncias feitas na Delegacia de Goinia-GO Sousa Defesa da Mulher (DDM) e das notcias nos jorMorais nais (O Popular e Dirio da Manh) sobre casos de Neto abuso e explorao sexual de crianas/adolescentes em Goinia (1992 a 1996). Moraes Prostituio, trocas e con- Discutir como esto sendo recriadas categorias em So Paulo-SP vites sexuais na adolescn- torno do tema prostituio infanto-juvenil. cia feminina pobre Gomes A prostituio infantil sob Analisar as representaes sociais e as relaes es- Rio de JaneiroMinayo a tica da sociedade e da truturais em torno da prostituio infantil, presen- RJ tes nos depoimentos prestados Comisso ParlaFontoura sade mentar de Inqurito que tratou dessa problemtica (p. 171). Rocha Subjetividade e prostitui- Procurar conhecer algumas faces do universo sub- Fortaleza-CE jetivo das adolescentes em situao de prostituio infanto-juvenil o em Fortaleza-CE. Silva et al.

Meninas, sexo e espao pblico: anlise do discurso jornalstico cearense sobre a prostituio infantil Prostituio & adolescncia. Prostituio juvenil no interior do Par: Trombetas e os Garimpos do Vale do Tapajs. Abuso e explorao sexual de crianas e adolescentes na regio metropolitana de Goinia (1992-1996)

Fortaleza-CE

1996

1997

1997

1998

1999

1999

16

Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 8, n. 11, p. 11-31, jun. 2002

Pesquisas e estudos brasileiros sobre prostituio infantil e juvenil

nanciamento ou no explicitaram essa informao no texto (Lamaro, Oliveira e Marin, 1990; Santos, 1996 e Rocha, 1999). No intuito de oferecer uma rpida viso do conjunto das publicaes levantadas, foi construido um quadro sintico, apresentado a seguir, contendo os dados de identificao da obra (autor, ttulo, local e data) e uma ligeira sntese do objetivo/objeto da pesquisa. A leitura do Quadro 1 mostra: a) nmero de publicaes por ano: 1990 (1); 1994 (3); 1995 (1); 1996 (2); 1997 (2); 1998 (1) e 1999 (2). No possvel localizar nenhum fator determinante para o aumento ou diminuio das publicaes: no h uma tendncia crescente e nem decrescente; b) local das publicaes: Belm-PA (2); Fortaleza-CE (2); Goinia-GO (1); Rio de Janeiro-RJ (5); Salvador-BA (1) e So Paulo-SP (1). Somente a Regio Sul do Brasil no comparece com nenhuma pesquisa. No entanto, isso no demonstra a inexistncia naquela regio de estudos/pesquisas sobre essa temtica, significa apenas que no se conseguiu, por meio do levantamento bibliogrfico realizado, localizar esses provveis estudos/pesquisas. c) objetivo/objeto da pesquisa: a maioria das pesquisas no questiona a existncia da PIJ como um fenmeno social e props-se a investigar as formas da PIJ e os motivos de sua existncia (Lamaro, Oliveira e Marin, 1990; Vaz, 1994; Pereira, 1995; Silva et al., 1997 e Rocha, 1999). Tambm apareceram outros objetivos: alm de conhecer os significados para as crianas/adolescentes da PIJ, pretenderam conhecer o significado da PIJ para as instituies que atendem essa clientela, o processo sade-doena ligado sexualidade e a violncia que o grupo sofre (Claves, 1994; Gomes, 1994 e 1996); estudar as representaes sociais sobre a PIJ presentes nos depoimentos da CPI (Gomes, Minayo e Fontoura, 1999); identificar as diferentes estratgias discursivas utilizadas pelo jornalismo para construir uma discursividade que rene o infantil e o ertico (Santos, 1996); fazer um levantamento na mdia escrita e na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de situaes referentes PIJ (Sousa e Morais Neto, 1997) e discutir as categorias que esto sendo recriadas em torno do tema da PIJ (Moraes, 1998). O exame dessa bibliografia permitiu organizar dois subitens: a) aportes tericos que apresentam os referenciais tericos das pesquisas; e b) as principais contribuies e concluses das pesquisas sobre o fenmeno da PIJ. a) Aportes tericos As pesquisas esto ancoradas em abordagens tericas diversas sociolgicas e psicossociais e somente uma (Rocha, 1999) apresenta um tpico exclusivo sobre a subjetividade humana [Figueiredo, 1997; Freud, 1930; Guattari, 1986; Naffah Neto, 1997; Rey, 1998 e Rolnik, 1996].6
6

Os autores e datas indicados dentro dos colchetes referem-se bibliografia utilizada pelo autor pesquisado; portanto, nem sempre se trata de obras lidas para esta pesquisa. Essas informaes foram includas apenas como recurso ilustrativo para explicitar a bibliografia que vem sendo utilizada no estudo da PIJ.

Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 8, n. 11, p. 11-31, jun. 2002

17

Snia M. Gomes Sousa

Esses estudos buscam compreender os contextos scio-histricos de constituio da PIJ: a imprensa como um meio de comunicao que contraditoriamente divulga e denuncia a PIJ analisada por Santos (1996); a relao rua-casa e pblico-privado discutida por Rocha (1999) e a contextualizao do garimpo como um espao de produo social sociedade de fronteiras analisada por Silva et al. (1997). As explicaes psicossociais tentam dar conta dos determinantes para a emergncia da PIJ e todos criticam as abordagens que associam direta e/ou exclusivamente a PIJ aos fatores socioeconmicos. Isso no impede, s vezes, que seja considerada a causa nica do fenmeno, como ocorre, por exemplo, em Lamaro, Oliveira e Marin (1990), que apresentam essa associao: Algumas formas de sobrevivncia infra-humana tais como a mendicncia e a prostituio so os reflexos da profunda desigualdade social e dos efeitos da crise econmica (p. 6). So largamente empregadas as seguintes expresses: viso de classe social, setor informal, explorado e explorador e cotidiano de misria. A relao pobreza-PIJ est presente em algumas pesquisas. Gomes (1994) afirma: Sabe-se, atravs de inmeros estudos, que a situao de pobreza basicamente o principal determinante da existncia de crianas trabalhando e/ou morando nas ruas (p. 157). Essa discusso est apoiada nos seguintes autores: [Lusk, 1989; Minayo, 1993; Rizzini e Rizzini, 1991 e Sabia, 1993]. O tema da pobreza tambm aparece nas pesquisas de Pereira (1995), apoiado nos estudos de Sabia [1993] e Gomes (1996) fala do ambiente de pobreza como espao de excluso social. A fundamentao metodolgica da pesquisa foi evidenciada nas pesquisas de Pereira (1995), Gomes (1996) e Gomes, Minayo e Fontoura (1999) e so comuns s trs, na medida em que integram um projeto maior realizado pelo Claves (1994). Partem da anlise temtica [Bardin, 1979] e dos princpios da concepo dialtica de Habermas [1987]. A discusso sobre gnero e sexualidade aparece em cinco pesquisas: Lamaro, Oliveira e Marin (1990); Pereira (1995); Gomes (1996); Silva et al. (1997) e Sousa e Morais Neto (1997). O sexismo abordado por Lamaro, Oliveira e Marin (1990). Pereira (1995) inaugura a discusso sobre gnero e sexualidade faz o relato da histria da sexualidade com base em Foucault [1985a, 1985b e 1985c], utiliza Giddens [1993] para analisar questes como sexualidade, amor, gnero masculino e feminino e, baseando-se em Muraro [1993], apresenta dados da pesquisa sobre a sexualidade da mulher brasileira. Gomes (1996) aborda a dimenso do gnero e a sexualidade. Silva et al. (1997) fazem alguma discusso sobre gnero, mas a sexualidade tratada especialmente no captulo que contm a anlise das entrevistas e Sousa e Morais Neto (1997) procuram estudar o fenmeno da PIJ atravs da teoria crtica da sexualidade e do processo de aquisio dos papis sexuais. A discusso sobre a infncia realizada por Santos (1996) a partir de duas abordagens representaes histricas [Algranti, 1993; Aris, 1981; Costa, 1983; Del Priore, 1992 e Diderot, 1991] e representaes mticas [Furlani, 1992 e Siciuteri, 1985]. J Moraes (1998) estuda a infncia a partir das contribuies de Aris sobre a histria da infncia.

18

Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 8, n. 11, p. 11-31, jun. 2002

Pesquisas e estudos brasileiros sobre prostituio infantil e juvenil

A adolescncia vista por Lamaro, Oliveira e Marin (1990) a partir das contribuies tericas de Becker [1987]. Silva et al. (1997) constroem um captulo especfico sobre essa temtica. J Rocha (1999) utiliza a denominao juventude, pois a v como categoria social que designa os que se encontram numa fase transitria entre a infncia e a vida adulta, numa perspectiva de constante articulao com o universo histrico a que pertencem. (p. 47) O tema da violncia tratado nas pesquisas realizadas por: Gomes (1994 e 1996); Pereira (1995) e Rocha (1999). As pesquisas realizadas por Gomes (1994 e 1996) e Pereira (1995) fazem parte de um projeto maior que pretende investigar o fenmeno da violncia na sociedade contempornea. Por isso, esse tema ocupa um lugar privilegiado na reflexo terica promovida pelos referidos autores. A violncia vista no apenas como crime, no podendo ser reduzida somente ao indivduo: A violncia no se reduz a um dano ou a um momento. Ela um processo orientado para fins determinados a partir de diferentes causas, com formas variadas, produzindo determinados danos, alteraes e conseqncias imediatas ou tardias. (Agudelo apud Gomes, 1994, p. 157) Pereira (1995) a partir de Minayo [1990] estabelece trs nveis de violncia: estrutural, revolucionrio ou de resistncia e delinqncia. Faz um histrico da violncia, delimita sua conceituao e ainda estabelece a distino, com base em Azevedo e Guerra [1989], entre a vitimao e a vitimizao. Essas pesquisas tendem a colocar em um mesmo patamar o fenmeno da PIJ e o fenmeno da violncia, associam a violncia aos abusos sexuais sofridos na famlia e na rua e vem a violncia sexual e fsica como resultante da violncia estrutural. A violncia sexual ganha uma certa relevncia nos estudos de Gomes (1994) [CBCA, 1991; Goldemberg et al., 1989 e Saffioti, 1993] e Gomes (1996) [Bouling, 1981; Foward e Buck, 1989; Giffin, 1994; Marques et al., 1994; Pateman, 1993; Saffioti, 1989 e 1993 e Vlez, 1994]. Gomes (1996) discute tambm o processo sade-doena e suas relaes com a sexualidade e violncia [Birman, 1991; Frenk, 1992; Herlzlich, 1991; Herlzlich e Pierret, 1992; Minayo, 1991 e 1994b; Nunes, 1988; Ruffino-Neto, 1992 e Sevalho, 1993]. Sete pesquisas vo discutir a PIJ partindo da reflexo existente sobre a prostituio feminina adulta: Lamaro, Oliveira e Marin (1990); Vaz (1994); Pereira (1995); Gomes (1996); Silva et al. (1997); Moraes (1998) e Rocha (1999). A prostituio apresentada como mercancia do corpo e as prostitutas como grupo estigmatizado socialmente (Lamaro, Oliveira e Marin, 1990). Esse ltimo aspecto tambm apresentado por Rocha (1999), para quem a prostituio adulta feminina discriminada por ser desordenadora das relaes sociais estabelecidas pela moral burguesa. Vaz (1994) utiliza o modelo de desvio social [Velho, 1980]. Pereira (1995) apresenta a prostituio adulta feminina como aceita historicamente pela sociedade e estabelece uma relao entre a medicina e a prostituio e especialmente sobre as formas utilizadas pela medicina (masculina) para controlar o corpo da mulher.
Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 8, n. 11, p. 11-31, jun. 2002

19

Snia M. Gomes Sousa

Gomes (1996) apresenta detalhadamente diferentes vises sobre a prostituio feminina adulta: Scambler [1990] a v como um trabalho como outro qualquer; Leite [1993] defende a existncia da prostituio e apresenta diferentes vises dela: a) os positivistas vem a prostituta como uma louca moral e delinqente; b) os marxistas caracterizam-na como vtima da sociedade capitalista; e c) o senso comum e a viso religiosa identificam-na como pecadora. Delimita ainda trs vises ideolgicas sobre a prostituio: a) regulamentarista; b) abolicionistas; e c) autodeterminao das prostitutas. Silva et al. (1997) classificam as abordagens tericas do fenmeno da prostituio em trs tipos: a) abordagem patolgica/repressiva; b) abordagem histrico-crtica; e c) abordagem histrico interacionista. Moraes (1998) afirma que, apesar de a prostituio adulta feminina ser denominada no senso comum como a profisso mais antiga do mundo, isso no significa sua aceitao. Ao contrrio, seu exerccio est permeado de preconceitos e tabus, pois ameaa uma certa lgica de ordenao social ao expressar idias de transgresso e liberdade no desempenho dos papis sociais femininos e rompe com os padres familiares da me higinica. Moraes (1998) afirma que a reviso bibliogrfica sobre prostituio permite localizar trs grupos de estudo sobre o fenmeno: a) histricos; b) sociolgicos/antropolgicos; e c) os estudos recentes que demarcam os terrenos da luta e da organizao social e poltica das prostitutas. Estabelece ainda a relao entre prostituio e raa. A partir desse levantamento, observa-se que a maioria dos autores aborda a prostituio infantil e juvenil feminina por meio de uma compreenso da prostituio feminina adulta. Ser que a atribuio infncia e adolescncia da prtica da prostituio no implica uma compreenso preconceituosa e ideolgica sobre o grupo identificado com essa prtica? como se se falasse em prostituio precoce e se transpusessem para esse grupo os mesmos esteretipos associados prostituio adulta? As pesquisas elencadas, ao no fazerem a crtica do conceito de prostituio, continuam fazendo descries analticas com nfase sociolgica e no atentam para a possibilidade de entender o fenmeno psicossocialmente, isto , da forma como ele vivido, os sentimentos gerados, as atividades cotidianas. Sete pesquisas discutem diretamente o fenmeno da PIJ: Pereira (1995); Gomes (1996); Santos (1996); Sousa e Morais Neto (1997); Moraes (1998); Gomes, Minayo e Fontoura (1999) e Rocha (1999). Em relao bibliografia referenciada pelas pesquisas, constata-se que h um certo ncleo comum dos autores citados, como Azevedo [1986], Saffioti [1989], Yannoulas

20

Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 8, n. 11, p. 11-31, jun. 2002

Pesquisas e estudos brasileiros sobre prostituio infantil e juvenil

[1993] e Vasconcelos [1988, 1989, 1990 e 1991] e que alguns estudos so fruto de produes no-acadmicas sobre a PIJ, o que de certa forma limita o dilogo crtico sobre o fenmeno da PIJ. Observa-se em todas as pesquisas a utilizao de uma terminologia variada para o fenmeno da PIJ e, at em uma mesma pesquisa, so utilizados vrios termos. Lamaro, Oliveira e Marin (1990): meninas na prostituio, explorao sexual, prostituio juvenil e prostituio de menores; Claves (1994): prostituio de meninas e explorao sexual; Gomes (1994): prostituio infantil feminina; Pereira (1995): prostituio infantil e explorao sexual de crianas; Gomes (1996): prostituio de meninas e prostituio infanto-juvenil; Santos (1996): prostituio infantil; Sousa e Morais Neto (1997): prostituio infantil e explorao sexual; Gomes, Minayo e Fontoura (1999): explorao infantil e explorao sexual infantil; Rocha (1999): prostituio juvenil feminina e prostituio infanto-juvenil. Entre as pesquisas analisadas destacam-se trs pela iniciativa de discutir as nomeaes dadas ao fenmeno da PIJ. Vaz (1994) defende a idia de utilizao do termo prostituda:
Como nossa sociedade vem perpetuando a desigualdade social, no permitindo que uma significativa camada da populao possa ter acesso essas condies, as meninas entrevistadas no se afastaram dos valores culturais. Foram afastadas, divergidas, excludas socialmente. Portanto, no so prostitutas e sim prostitudas. (p. 40, grifos meus)

Silva et al. (1997) utilizam trs termos: prostituio de adolescentes, prostituio juvenil e estar na prostituio. Justificam da seguinte forma a utilizao desse ltimo termo:
Optamos pela utilizao do termo estar na prostituio para as adolescentes que se prostituem nesta faixa de idade porque discordamos do termo prostituda que as coloca numa imvel posio de vtima, apesar da explorao objetiva. Estar na prostituio faz referncia ao momento de vida da mulher e ao espao onde ela est vivenciando esta fase. No se pode denomin-las prostitudas, pois no consideram esta atividade sua profisso. (p. 14)

Moraes (1998) tambm faz uso de vrios termos: prostituio infanto-juvenil feminina, prostituio, prostituio infanto-juvenil, convites sexuais e trocas sexuais. A autora critica o conjunto das categorias existentes, pois
exige que se estabelea um marco referencial de distino entre formas de manifestao que se caracterizam como redes de explorao sexual e prticas dispersas e/ou eventuais de adolescentes que fazem programas sexuais sem a imposio de outrem. (p. 19)

Da mesma forma, os autores tambm utilizam nomeaes diversas, mas sempre em torno da expresso prostituio para o grupo pesquisado. Lamaro, Oliveira e Marin (1990): meninas e meninas prostitudas; Claves (1994): meninas e prostitutas; Gomes (1994): meninas; Pereira (1995): criana e/ou adolescente, meninas, prostituta infantil, meninas de rua e meninas prostitudas; Gomes (1996): meninas,
Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 8, n. 11, p. 11-31, jun. 2002

21

Snia M. Gomes Sousa

meninas que vivem nas ruas e crianas prostitudas; Santos (1996) meninas prostitutas, crianas e adolescentes envolvidas com a prostituio, menina, prostituta infanto-juvenil e menina-mulher-da-vida; Silva et al. (1997): jovens prostitutas; Sousa e Morais Neto (1997): meninas, crianas e adolescentes e meninas prostitudas; Moraes (1998): meninas e adolescentes, meninas e adolescentes pobres e/ou que passam a maior parte do seu tempo nas ruas e jovens; Gomes, Minayo e Fontoura (1999): meninas e meninas e adolescentes e Rocha (1999): meninas, adolescentes, adolescentes que se prostituem e adolescentes em situao de prostituio. b) Principais contribuies e concluses das pesquisas sobre o fenmeno da prostituio infantil e juvenil As pesquisas apontam para aspectos diversos da PIJ: o cotidiano das crianas e adolescentes; a dade prostituio/sade-doena; a relao entre prostituio, pobreza e uso de drogas; a associao entre o estar nas ruas e ser prostituta, a PIJ como apresentada pela mdia escrita e as multideterminaes da PIJ. As pesquisas que falam sobre o cotidiano identificam os espaos sociais por onde transitam as meninas vendedoras de chicletes e os diversos significados sociais contidos nessa prtica; tomam contato com as estratgias utilizadas pelas meninas na comercializao dos chicletes e ouvem as queixas das meninas que responsabilizam os pais pelo seu ingresso na prostituio. Concluem esse item Reflexes sobre o cotidiano das meninas afirmando que h um tnue fio separando o trabalho infantil das experincias sexuais. (Lamaro, Oliveira e Marin, 1990) As autoras esclarecem ainda que a rua mais do que uma rea de demarcao de sua atividade remunerada (trabalho), pois tambm o espao onde desenvolvem suas relaes afetivas, amistosas ou conflitivas, e ainda o espao onde a menina ter a primeira aproximao com as formas de explorao sexual. Nesse item as autoras apresentam os relatos das situaes vividas pelas meninas de rua, como vem os clientes, quais so as intermediaes dos meninos de rua, o relato dos convites aceitos e os detalhes do prazer das outras meninas. Caracterizando ainda o cotidiano, Vaz (1994) delineia o perfil das setenta e seis crianas/adolescentes entrevistadas, atravs do estudo das seguintes categorias: idade, cor, origem, escolaridade, religiosidade, local de moradia, sexualidade, uso de drogas, ocupao, rendimento e papel da mulher na sociedade. Na investigao mais especfica sobre as atividades de prostituio, estabelece os seguintes recortes temticos: violncia nas reas entrevistadas; relao com os meninos de rua, com a polcia, com os policiais, com a polcia feminina, com o comissrio de menores, com o juizado de menores, com a delegacia do menor infrator, com ONGs de apoio criana e ao adolescente, com os clientes, com os gigols e cafetinas, com os polticos e com outras meninas prostitudas. Nessa pesquisa, so apresentados grficos de algumas categorias mais objetivas (por exemplo, idade, grau de escolaridade etc.), j os temas relacionados com a vivncia da prostituio no foram submetidos a anlise e eles so apresentados com a simples transcrio das falas. Rocha (1999), a partir das entrevistas realizadas, conclui que predominam as si-

22

Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 8, n. 11, p. 11-31, jun. 2002

Pesquisas e estudos brasileiros sobre prostituio infantil e juvenil

tuaes de arranjos familiares; procura perceber a socializao na rua e a constituio subjetiva da adolescente imersa nesse cotidiano; relata as experincias vividas pelas adolescentes na prtica da prostituio e apresenta os sonhos e desejos de bem-estar das adolescentes (principalmente o desejo de mudar de vida e de ter uma famlia). H pesquisas que ressaltam mais a dade prostituio/sade-doena, como a do Claves (1994). Essa pesquisa pretendeu investigar a PIJ a partir da vivncia das meninas que vivem na rua ou fazem parte de programas institucionais especficos e tentou enfatizar os aspectos do processo sade-doena, articulando a prostituio com a questo da violncia. Este projeto de pesquisa possibilitou recortes temticos especficos realizados por Gomes (1994 e 1996), Pereira (1995) e Gomes, Minayo e Fontoura (1999). Gomes (1994) analisou os discursos das adolescentes referentes s violncias sofridas por elas na famlia, nas instituies e na rua. Pereira (1995) realizou o levantamento de instituies e/ou projetos do Rio de Janeiro que atendem crianas/adolescentes do sexo feminino. A pesquisa est organizada da seguinte forma: caracterizao geral das instituies pesquisadas; a rua como espao de existncia; o cenrio da violncia; sexualidade e prostituio infantil e educao formal. A autora conclui que a maioria das crianas/adolescentes entrevistadas negam o envolvimento com a prostituio e falam sobre as suas experincias sexuais com os maridos; somente uma afirmou que j se prostitura mas no havia gostado da experincia. A autora destaca em seu estudo a anlise dos aspectos associados sade-doena das crianas/adolescentes entrevistadas. Gomes (1996) discute a PIJ a partir do estudo das representaes sociais e, recorrendo pesquisa qualitativa, investiga o fenmeno da PIJ em trs categorias de atores sociais: as instituies que definem as diretrizes de aes voltadas para as meninas que vivem nas ruas; os educadores que atuam diretamente com essas meninas e as prprias meninas do sexo feminino que so atendidas por esse programa. Gomes, Minayo e Fontoura (1999) apresentam dois blocos de anlise. No primeiro, apresentam as configuraes regionais da prostituio sob a tica da CPI. No segundo, os ncleos de sentido de uma realidade polissmica: explicaes causais macro e microssociais; associaes freqentes entre prostituio, pobreza, drogas, doenas, violncia e vida nas ruas e formas de dimensionamento do problema. As pesquisas realizadas por Santos (1996) e Sousa e Morais Neto (1997) vo analisar preponderantemente a construo social do conceito de PIJ pela mdia. Santos (1996) analisou o discurso sobre a prostituio infantil presente em 39 matrias jornalsticas da imprensa cearense e afirma que as histrias de vida retratadas nas notcias tm basicamente o mesmo enredo e conclui: Abuso sexual na infncia, desligamento precoce da famlia, um cotidiano de drogas, clientes, filhos e uma perspectiva de futuro vaga (p. 94). Observou tambm que, a partir dos informantes que os jornais ouviram sobre a prostituio infantil, possvel afirmar que ela vista como um problema policial, jurdico, mdico, psicolgico, socioantropolgico, tcnico e moral. Sousa e Morais Neto (1997) afirmam que tanto o registro de ocorrncias envolPsicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 8, n. 11, p. 11-31, jun. 2002

23

Snia M. Gomes Sousa

vendo PIJ da DDM (15) quanto o nmero de notcias sobre PIJ veiculadas nos jornais O Popular (4) e Dirio da Manh (2) foi mnimo, o que impossibilitou a construo de um perfil da PIJ na regio metropolitana de Goinia no perodo de 1992 a 1996. Sabese, no entanto, que as crianas/adolescentes referidas nos registros e mencionadas nos jornais tinham de sete a dezoito anos e que a maioria fora levada para a prostituio por adultos afetivamente prximos a elas, sendo que em todos os casos, registrados na DDM em que a relao da criana/adolescente e o explorador era de parentesco, a me era a figura responsvel. Algumas pesquisas esforam-se por explicar o fenmeno da PIJ como complexo e multideterminado. A pesquisa realizada por Silva et al. (1997) ouviu setenta e nove histrias de vida de adolescentes e mulheres adultas na prostituio e, de alguma forma, pretendeu dar uma resposta s manchetes de jornais e reportagens sensacionalistas, perguntando: As adolescentes que se prostituem vivem realmente um esquema de escravido nos prostbulos? (p. 14). Inicialmente os autores pretendiam investigar a prostituio de meninas-escravas na Amaznia. Mas, ainda na fase inicial, de mapeamento do fenmeno, observaram a inexistncia de crianas nas reas a serem pesquisadas, o que provocou a alterao da faixa etria a ser pesquisada. Por questes financeiras, restringiram a pesquisa ao estado do Par. Alm dessas modificaes, o termo escravido7 tambm mereceu um olhar crtico dos investigadores. Assim, o ttulo da pesquisa o que revela a conduo dada ao problema mudou para Prostituio e adolescncia: prostituio juvenil no interior do Par Trombetas e os garimpos do Vale do Tapajs. Essa pesquisa estabelece o dilogo entre as informaes empricas e os saberes existentes e colabora no desvelamento de preconceitos existentes na abordagem do tema. Os autores observaram ainda a positividade presente nos discursos das mulheres adolescentes e adultas, quando se referiam a sua vivncia na prostituio, pois esse modo de vida lhes possibilitava estabelecer amizades com outras adolescentes e mulheres (e assim socializar os saberes), pertencer a um grupo, viver a sexualidade de uma forma mais livre do que viviam nos seus contextos familiares originrios e estabelecer uma dinmica familiar (de afetividade) no ambiente do prostbulo em que vivem (as figuras maternas e paternas so transferidas para os donos ou as donas das boates ou bregas). Para alm das explicaes macrossociais, Silva et al. (1997) tentaram compreender os motivos pessoais que levaram as adolescentes entrevistadas a se prostiturem e ouviram vrias respostas a sua indagao sobre por que se prostituram: por no suportarem a relao com os ex-maridos e no estarem dispostas a criar os filhos; por no serem mais vir-

Os autores afirmam que no negam a existncia da opresso da dvida como estratgia de manuteno da adolescente em determinado prostbulo; no entanto, percebem todos os meandros existentes na constituio dessas dvidas e as diversas formas de sald-las. Um outro aspecto enfatizado foi a observao de uma grande mobilidade das adolescentes tanto nos prostbulos quanto nas cidades (segundo eles, existe at a compra do passe da adolescente por algum interessado, cliente ou dono de prostbulo).

24

Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 8, n. 11, p. 11-31, jun. 2002

Pesquisas e estudos brasileiros sobre prostituio infantil e juvenil

gens; por curiosidade; por terem recebido convites para ingressar na boate; por estarem cansadas de ser domsticas e por quererem conquistar liberdade e aventura. Moraes (1998) organiza a anlise das entrevistas em trs categorias de experincias encontradas: a) programas sexuais; b) trocas sexuais; e c) convites para trocas sexuais. Ele justifica essa classificao com a seguinte afirmao:
A anlise do fenmeno sob o prisma das multideterminaes requer que sejam consideradas as suas formas plurais de manifestao, a exemplo das gradaes que podemos encontrar nas formas de vivenciar a prostituio adulta. (p. 17)

DISCUSSO SOBRE SEXUALIDADE


As pesquisas no promoveram uma discusso direta sobre a sexualidade infantil, como constitutiva do fenmeno infncia e adolescncia; no mximo, pretendem levantar empiricamente a questo, nunca como se ela fosse constitutiva do fenmeno infncia ou adolescncia, como se no tivessem sexualidade, como se a sexualidade estivesse s no outro. A discusso sobre sexualidade aparece nos resultados das pesquisas de formas diversas: violncia, famlia, abuso, sexo seguro, educao sexual, prticas de sexualidade e agravos sade. Lamaro, Oliveira e Marin (1990) formularam algumas perguntas, como por exemplo: como a menina vendedora percebe e elabora sua condio de mulher? Como vivida e transformada sua sexualidade ao longo da experincia? Que caractersticas tm as relaes das meninas vendedoras com o sexo oposto? Como elas percebem e respondem ao convite e intimidade com que so abordadas por meninos? No entanto, o texto no responde a essas indagaes e as autoras justificam-se da seguinte forma: O material coletado atravs das entrevistas permite apenas uma aproximao com as formas de explorao sexual a que est sujeita na rua. (p. 29) Vaz (1994) realiza um inqurito quantitativo/qualitativo detalhado sobre a sade e a sexualidade das setenta e seis crianas/adolescentes entrevistadas, por exemplo: idade da primeira relao sexual, com quem teve a primeira relao sexual, sensao da primeira relao sexual, uso de contraceptivo na primeira relao sexual, idade em que engravidaram pela primeira vez e nmero de abortos. Na pesquisa realizada pelo Claves (1994) as instituies de atendimento s crianas e adolescentes pesquisadas atribuem s meninas uma atitude de naturalidade em face de sua prpria sexualidade. As meninas que participam de programas especficos tm informaes sobre sexualidade e formas preventivas de sade como um todo, entretanto as prticas relatadas no apontam necessariamente para comportamentos de sexo seguro. As
Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 8, n. 11, p. 11-31, jun. 2002

25

Snia M. Gomes Sousa

crenas populares desempenham um papel relevante na forma como as meninas tratam as questes ligadas a esses cuidados. Gomes (1994) d nfase a essa discusso em um captulo do livro Processo sadedoena ligado a sexualidade no qual apresenta observaes relacionadas com a dimenso social do processo sade-doena, a sexualidade de uma forma geral, a temticas especficas (como a preveno de DST/Aids) e a gravidez. Silva et al. (1997) apresentam a perda da virgindade para a adolescente como um marco importante em suas vidas, pois ou elas se casam com o autor do desvirginamento ou entram para a prostituio. Observam tambm que, para essas famlias, no ser mais virgem significa uma emancipao, ou seja, que a adolescente j adulta e pode se autosustentar (e muitas vezes sustentar o prprio filho). Do conjunto das setenta e nove adolescentes/mulheres entrevistadas por Silva et al. (1997) somente quatro afirmaram ter sofrido abuso sexual na infncia (antes de entrar para a prostituio). Segundo os autores, esses dados no os autorizam a estabelecer a relao direta entre a ocorrncia do abuso sexual e a entrada para a vida da prostituio. Gomes, Minayo e Fontoura (1999) desenvolvem a discusso da sexualidade associando-a violncia e ao abuso sexual. Enfim, nas pesquisas, a sexualidade tratada de forma fragmentria sempre como algo que no prprio da infncia e adolescncia, como perigo para a sade ou como abuso sexual.

A FAMLIA
As pesquisas mostram uma tenso entre uma viso ideolgica e moralizante e uma viso multidimensional, crtica e no-preconceituosa sobre a famlia e oscilam entre essas duas direes. Para Vaz (1994) a pobreza das famlias seria o fator responsvel pela situao social das meninas caracterizadas como prostitutas em Salvador (p. 34); Gomes, Minayo e Fontoura (1999) vem a famlia como o local do abuso sexual e Rocha (1999) contrape o mundo da famlia ao mundo da rua. Em funo dessa viso, que atribui famlia a responsabilidade pela PIJ, o Claves (1994) prope que as polticas pblicas tenham como alvo principal as famlias. Discordando dessa viso, Silva et al. (1997) discute as idias preconcebidas sobre as famlias das adolescentes de que so miserveis, desagregadas etc. e afirmam no ser possvel estabelecer um padro para as famlias das adolescentes que esto na prostituio, pois elas so muito diversificadas. Apresentam ainda, a partir da anlise das entrevistas, o contraponto entre a famlia real das adolescentes e a famlia idealizada por elas.

26

Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 8, n. 11, p. 11-31, jun. 2002

Pesquisas e estudos brasileiros sobre prostituio infantil e juvenil

OS CLIENTES
Lamaro, Oliveira e Marin (1990) pelas entrevistas concluram que no h um perfil nico de clientes. Eles no podem ser classificados pela faixa etria (velhos ou novos); pela nacionalidade (brasileiros ou estrangeiros); pelas qualidades estticas (feios ou bonitos) e pela profisso (motoristas de txi, canoeiros, vendedores etc.). Uma entrevistada, quando indagada sobre quem era o cliente, sintetiza assim: Tem velho, tem novo, tem brasileiro, tem estrangeiro, muitos caras, todos (menina de onze anos) (p. 31). Observam ainda que cabe ao homem (cliente) assumir ativamente a solicitao para o encontro sexual. Afirmam que essa solicitao possui duas caractersticas de clandestinidade: so menores e no so prostitutas ativas e reconhecidas (Lamaro, Oliveira & Marin, 1990). Na pesquisa coordenada por Vaz (1994) as crianas/adolescentes tambm identificaram vrios personagens como clientes: brasileiros, estrangeiros, ricos, com profisso, motorista, caminhoneiro, comerciantes, vendedores ambulantes, garis, mdico, advogado, coroas Todo tipo, o que pintar na rea eu trao (menina, p. 74). Ao analisar uma fotografia que ilustrava uma determinada matria jornalstica da imprensa cearense, Santos (1996) afirma que a figura do velho (cliente) e da pistoleira (da criana/adolescente) so complementares, pois ambos partilham de algo fundamental no jogo das negociaes ilcitas: a experincia de poder (p. 151). Explicita ainda a ambigidade sugerida pelo jornal que ao caracterizar a criana/adolescente como pistoleira, coloca-a no plano da maturidade e periculosidade e o cliente, caracterizado como velho, apresentado como suposta vtima, que deve ficar sempre alerta para no ser ludibriado. A autora frisa ainda a inexistncia de uma imagem nica da criana/adolescente prostituta e do cliente e sim vrias faces em contextos diversos que tm por finalidade reafirmar a ambigidade do discurso jornalstico. Tambm Silva et al. (1997) identificam vrios personagens clientes da prostituio nos garimpos: trabalhadores das empresas de minerao, marinheiros estrangeiros ou brasileiros, gerentes de baixo,8 comerciantes, pilotos e principalmente garimpeiros. Afirmam ainda que o desejo de se casar est muito presente na vida das adolescentes que esto na prostituio: O homem idealizado existe como uma espcie de contraponto aos homens que elas encontram na prostituio (p. 180).

CONCLUSO
Este texto pretendeu reconstruir o caminho trilhado pelas publicaes referentes a PIJ no Brasil a partir do incio da dcada de 1980 at o final da dcada de 1990. Nesse percurso, constatou-se que a discusso sobre a PIJ emergiu das investigaes que tentaram
8

Denominao dada a uma determinada rea do garimpo.

Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 8, n. 11, p. 11-31, jun. 2002

27

Snia M. Gomes Sousa

dar visibilidade s meninas de rua at a sua constituio enquanto objeto privilegiado de investigao. Aps a apresentao das pesquisas e das consideraes crticas propostas importante explicitar que a PIJ no pode ser vista somente como um fenmeno individual ou social. Essa viso simplista oferece o risco de impedir que ela seja compreendida em sua diversidade e multiplicidade, o que s possvel por meio de uma profunda associao entre os aspectos individuais e sociais, ou seja, ela um fenmeno psicossocial. Essa compreenso leva rejeio dos rtulos existentes na nomeao desse fenmeno, como, por exemplo, prostituta ou prostituda. A designao de prostituta para crianas e/ou adolescentes no contempla a diversidade das situaes vividas pelas crianas e adolescentes do sexo feminino, como alerta Moraes (1999) que identificou nomeaes diferentes no grupo pesquisado, por exemplo, trocas e convites sexuais. Tambm Silva et al. (1997) caracterizaram o grupo de adolescentes pesquisadas como estando na prostituio, pois o grupo pesquisado no se identificava como prostitutas e viam nessa prtica uma temporalidade definida. Se, por um lado, o termo prostituta parece inadequado para caracterizar a totalidade das situaes vividas pelas crianas e adolescentes que esto vivendo situaes sexuais que envolvam a comercializao seja por intermdio de dinheiro ou de espcies tambm a designao dada, principalmente pelas ONGs, de prostituda inadequada, pois coloca a criana e adolescente numa situao de passividade, de no-ser que a impede de ser vista em suas ambigidades e positividades. A complexidade deste fenmeno merece uma reflexo que tente ordenar e estabelecer distines importantes para o percurso argumentativo empreendido nesta tese. A utilizao do termo PIJ tem servido para enfatizar a prtica da prostituio por parte de crianas. Das doze pesquisas localizadas para este estudo, somente trs fazem referncia a crianas que esto envolvidas na prostituio e mesmo assim com algumas consideraes: Lamaro, Oliveira e Marin (1990) referem-se a um grupo pesquisado de crianas e adolescentes de 7 a 19 anos que so vendedoras de chicletes nas ruas de Belm (PA) e da fazem consideraes sobre a natureza dos relacionamentos inclusive sexuais enfrentados pelo grupo no seu cotidiano de rua; Sousa e Morais Neto (1997) no levantamento realizado nos arquivos da DDM e dos jornais O Popular e Dirio da Manh no perodo de 1992 a 1996, localizaram na DDM denncias de trs crianas (sete, dez e onze anos respectivamente) envolvidas com a prtica da prostituio e no localizaram nenhuma notcia nos jornais pesquisados e na pesquisa realizada por Moraes (1998), apesar de haver referncia a crianas entrevistadas, no foi delimitado o nmero e nem a faixa etria dos sujeitos entrevistados: Cerca de cinqenta adolescentes e meninas entre dez e dezenove anos foram ouvidas. (p. 29) Essas afirmaes no significam que esteja sendo negada a existncia de situaes em que crianas so utilizadas por adultos para fins sexuais/comerciais, mas que tal situao no tem o carter epidmico que muitas organizaes/instituies tm procurado atribuir a ela.

28

Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 8, n. 11, p. 11-31, jun. 2002

Pesquisas e estudos brasileiros sobre prostituio infantil e juvenil

Isso no significa que no existam crianas e adolescentes que tenham no seu cotidiano situaes em que a vivncia de sua sexualidade seja de explorao, humilhao, sofrimento e excluso. Mas elas no podem ser identificadas unicamente como prostitutas, pois esse rtulo, alm de individualizar a responsabilidade pela opo de vida, impede-as de romper com o destino que a sociedade lhes reservou e descompromete cada vez mais a criao de polticas pblicas que atendam populao de uma forma geral e s crianas e adolescentes em particular. Enfim, h a necessidade de construo de novas categorias que dem conta da diversidade e multiplicidade do fenmeno.

ABSTRACT
This paper presents a bibliographical review of the main Brazilian studies and research on child and adolescence prostitution in the 1980s and 1990s. It provides a critical analysis of that production and points out some theoretical and methodological aspects, concerning the subject, that must be taken into account in the discussion of the theme. Keywords: Childhood; Adolescence; Prostitution; Social Psychology.

Referncias bibliogrficas
BONTEMPO, Denise et al. Explorao sexual de meninas e adolescentes no Brasil. Braslia: Unesco/Cecria, 1995. Brasil. Ministrio da Justia. Indicadores de violncia intra-familiar e explorao sexual comercial de crianas e adolescentes. Relatrio final. Braslia, DF: Cecria/Ministrio da Justia/ Cese, 1998. Brasil. Ministrio do Bem-Estar Social. Centro Brasileiro para a Infncia e Adolescncia (CBIA). Meninas. Braslia, DF: CBIA, 1990. Brasil. Ministrio do Bem-Estar Social. Centro Brasileiro para a Infncia e Adolescncia (CBIA). Estatuto da criana e do adolescente. Braslia, DF, 1993. Bureau International Catholique de Lenfance (Bice). La explotacin sexual de los nios: respuestas de campo. Buenos Aires: Paulinas, 1993. CALAZANS, Gabriela Junqueira. O discurso acadmico sobre gravidez na adolescncia: uma produo ideolgica? Dissertao (Mestrado em Psicologia Social) Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, So Paulo, 2000. CASTRO, Sandra et al. Batalhadoras de rua: a identidade feminina no mundo da rua: relatrio de pesquisa. So Paulo: Fundao Carlos Chagas, setembro de 1987. Mimeografado. Centro Latino Americano de Estudos de Violncia e Sade (Claves). Prostituio infantil feminina: significado e formas de encaminhamento do problema: relatrio de pesquisa. Rio de Janeiro: Claves/ENSP da Fiocruz/OPS/OMS/UERJ, 1994. Mimeografado.
Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 8, n. 11, p. 11-31, jun. 2002

29

Snia M. Gomes Sousa

Childhope Foundation. Meninas de rua: um estudo preliminar no Rio de Janeiro: relatrio de pesquisa, 2a parte. Rio de Janeiro, 1988a. Mimeografado. Childhope Foundation. Meninas de rua: um estudo preliminar no Rio de Janeiro: relatrio de pesquisa, 3a parte. Rio de Janeiro, 1988b. Mimeografado. Coordenao de Estudos e Pesquisas sobre a Infncia (USU). A menina e a adolescente no Brasil: uma anlise da bibliografia. Rio de Janeiro: Ed. Universitria Santa rsula/Amais, 1994. COSTA, Joo de Jesus da. Rompendo o silncio. Seminrio multiprofissional de capacitao sobre abuso e explorao sexual de criana e adolescente. So Luiz-MA: Cedeca/Procuradoria da Justia, 1997. FENELON, Grcia Maria; MARTINS, Leila Chalub; DOMINGUES, Maria Hermnia M. S. Meninas de rua: uma vida em movimento. Goinia: Cegraf/UFG, 1992. Fundo das Naes Unidas para a Infncia (Unicef). A menina de rua. Recife: 1984. Mimeografado. Fundo das Naes Unidas para a Infncia (Unicef). Situao do abuso sexual e da prostituio infanto-juvenil no Brasil. Braslia: Unicef, 1996. GOMES, Romeu. A violncia enquanto agravo sade de meninas que vivem nas ruas. Cadernos de Sade Pblica, Rio de Janeiro, n. 10, supl. 1, p. 156-167, 1994. GOMES, Romeu. O corpo na rua e o corpo da rua: a prostituio infantil feminina em questo. So Paulo: Unimarco, 1996. GOMES, Romeu; Minayo, Maria Ceclia de Sousa; Fontoura, Helena Amaral. A prostituio infantil sob a tica da sociedade e da sade. Revista de Sade Pblica, So Paulo, v. 33, n. 2, p. 171-179, 1999. LAMARO, Maria L. Nobre; Oliveira, Maria Bernadete Santos; Marin, Rosa Elizabeth Acevedo. Cotidiano de misria e formas de explorao sexual de meninas em Belm. Belm-PA, 1990. Mimeografado. LEAL, Maria de Ftima Pinto et al. (Org.). Explorao sexual comercial de meninos, meninas e de adolescentes na Amrica Latina e Caribe (relatrio final). Braslia: MJ/Unicef/IIN/ Cese/ Viso Mundial/Cecria, 1999. LEAL, Maria Lcia Pinto et al. (Org.). Anales sel seminario contra la explotacion sexual de nios y adolescentes en las Amricas. Braslia, DF: MJ/OIT/Cecria, 1996. MORAES, Aparecida Fonseca. Prostituio, trocas e convites sexuais na adolescncia feminina pobre. In: Bruschini, Cristina; Hollanda, Helosa Buarque de. Horizontes plurais: novos estudos de gnero no Brasil. So Paulo: FCC; Ed. 34, 1998. PEREIRA, Eva da Cunha Pinheiro. Prostituio e sexualidade: uma questo que envolve as meninas de rua? 1995. Dissertao (Mestrado em Educao). Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 1995. ROCHA, Francisca Helena. Subjetividade e prostituio infanto-juvenil. 1999. Dissertao (Mestrado em Psicologia e Subjetividade) Fundao Edson Queiroz, Universidade de Fortaleza, 1999. SAFFIOTI, Heleieth I. Explorao sexual de crianas. In: Azevedo, Maria Amlia; Guerra, Viviane Nogueira de Azevedo. Crianas vitimizadas: a sndrome do pequeno poder: violncia fsica e sexual contra crianas e adolescentes. So Paulo: Iglu, 1989. SANTOS, Cleide Maria Amorim dos. Meninas, sexo e espao pblico: anlise do discurso jornalstico cearense sobre a prostituio infantil. 1996. Dissertao (Mestrado em Sociologia) Universidade Federal do Cear, 1996.

30

Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 8, n. 11, p. 11-31, jun. 2002

Pesquisas e estudos brasileiros sobre prostituio infantil e juvenil

SILVA, Anaclan Pereira Lopes da et al. Prostituio e adolescncia: prostituio juvenil no interior do Par Trombetas e os garimpos do Vale do Tapajs. Belm: Cejup, 1997. SILVEIRA, Regina Lcia Barros L. de. Prostituio: um problema social. Fortaleza, fev. 1984. Mimeografado. SOUSA, Snia M. Gomes; MORAIS Neto, OTALIBA, Libnio de. Abuso e explorao sexual de crianas e adolescentes na regio metropolitana de Goinia (1992-1996). Goinia: Cerne, 1997. VAZ, Marlene. Meninas de Salvador: pesquisa sobre a populao infanto-juvenil prostituda. Salvador: Cedeca, 1994.

Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 8, n. 11, p. 11-31, jun. 2002

31

You might also like