You are on page 1of 2

A importncia do Cerrado

O Cerrado, tambm conhecido como a savana brasileira devido a algumas similaridades com a irm africana, o segundo maior bioma brasileiro e estende-se por oito estados do Brasil Central. A flora e fauna nativa do Cerrado so riqussimas - mais de 10.000 espcies de plantas, sendo 4.000 endmicas desse bioma, e mais de 1.500 espcies animais. Sua cobertura vegetal a segunda maior do Brasil, abrangendo 20% do territrio nacional, e seu conjunto de animais o segundo maior do planeta. Cortado por trs das maiores bacias hidrogrficas da Amrica do Sul, reconhecido como o bero das guas, os recursos hdricos do Cerrado ressaltam em quantidade e qualidade. A regio em que se localiza o Cerrado, mais especificamente o Planalto Central, abrange um grande divisor de guas, que separa os maiores sistemas hidrogrficos do territrio brasileiro. Ao sul, abrange parte da bacia do Paran; a sudeste, a do Paraguai; ao norte, a Bacia Amaznica; a nordeste, a Bacia do Rio Parnaba e a leste, a do So Francisco. Pouco afetado at a dcada de 1960 devido improdutividade de suas terras naquele perodo (fato irreal hoje em dia devido implantao de novas tcnicas de cultivo do solo), o Cerrado Brasileiro est desde ento crescentemente ameaado pela instalao de cidades e rodovias e pelo crescimento das monoculturas, pecuria intensiva, carvoarias e pelo desmatamento causado pela atividade madeireira e queimadas freqentes. O Cerrado um bioma mais ameaado do que a Amaznia, no entanto isso pouco divulgado devido ao valor que outros pases do Floresta Amaznica como o pulmo do mundo e proteo constitucional dada a ela em detrimento do Bioma Cerrado, que no protegido pelo texto constitucional. Dos mais de 2 milhes de km de vegetao nativa restam apenas 20%. Estudos indicam que o bioma Cerrado corre o risco de desaparecer at o ano de 2030. Dos 204 milhes de hectares originais, 57% j foram completamente destrudos e a metade das reas remanescentes foram bastante alteradas. Apenas 4,1% do Cerrado se encontram legalmente protegido. A ocupao do Cerrado aumentou as diferenas sociais e vm provocando custos ambientais bastante elevados como a fragmentao do ambiente natural, a perda da biodiversidade, a invaso de espcies exticas - que destroem as nativas -, a eroso do solo, a poluio da gua, a degradao da terra, o uso pesado de agroqumicos, o desequilbrio no ciclo de carbono e as mudanas climticas.

Por que o Cerrado importante para o mundo? A partir da dcada de 1990, governos e diversos setores da sociedade vem debatendo como conservar o que restou do Cerrado, com a finalidade de buscar tecnologias embasadas no uso adequado dos recursos hdricos, na extrao de produtos vegetais nativos, nos criadouros de animais silvestres, no ecoturismo e outras iniciativas que possibilitem um modelo de desenvolvimento sustentvel e justo. O que o Cerrado tem a ver com as trilhes de toneladas de gua liberadas anualmente na atmosfera? Uma boa pergunta que pode ser respondida com uma simples anlise em cadeia. Ao mantermos o cerrado livre de queimadas e preservado em seu estado natural, estamos contribuindo para o regime das cheias de diversas Bacias na Amrica do Sul e, por conseguinte, com o regime de chuvas em diversos pontos do globo terrestre e o abastecimento de gua e alimentos em diversos pontos da Amrica do Sul. Populaes inteiras de diferentes estados vivem do alimento fornecido por estes rios; regies inteiras dependem do regime de cheias destes rios para o transporte; agricultores dependem desta chuva para produzir o alimento que vai feira e aos supermercados, e por a em diante. Viu como a manuteno dos ecossistemas do mundo comea em cada um de ns. No jogando lixo no meio ambiente, no queimando, no cortando rvores, no deixando que os adultos joguem resto de cigarro nas matas ou ruas. O Cerrado est em cada um de ns.

Referncias http://www.conservation.org.br/onde/cerrado/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Cerrado http://www.conservacao.org/noticias/noticia.php?id=98 http://www.brasilescola.com/brasil/cerrado.htm

You might also like