You are on page 1of 18

SOLIDO, A BUSCA DO OUTRO NA ERA DO EU Estudo sobre sociabilidades na modernidade tardia Elsa Guedes Teixeira

Resumo Este artigo insere-se no mbito de um trabalho de investigao cujo pano de fundo foi o tema da solido e das sociabilidades na viragem do sculo. O objecto de estudo consistiu na anlise de trs formas encontradas pelos actores sociais para comunicar: anncios pessoais publicados numa revista, uma associao promotora de encontros entre pessoas livres e linhas telefnicas de ajuda. O quadro terico foi problematizado em funo da teoria de Giddens sobre a modernidade tardia, assim como da anlise dos movimentos demogrficos e das recomposies familiares, dando grande relevo emancipao feminina nas relaes entre os gneros e referindo a importncia da relao pura (Giddens), do novo modelo de vida privada (Kaufmann) e do neotribalismo (Maffesoli). Palavras-chave neotribalismo. Relaes de gnero, relao pura, modelo de vida privada a solo,

Que significados encerra a expresso desencontros e ambiguidades numa investigao de mbito sociolgico sobre a solido? possvel estudar sociologicamente algo de carcter to subjectivo? A linha de raciocnio comum no estudo deste fenmeno social consiste, no raras vezes, em traar a sua diacronia de forma a que a questo de partida seja colocada nos seguintes termos: h mais solido nos nossos dias ou, pelo contrrio, nunca estivemos to prximos? De incio tambm no soubemos escapar a essa sede do rtulo e da classificao criada pelo pensamento dicotmico que se tornou fonte de mltiplos desencontros com a realidade e de uma grande perplexidade. medida que aprofundvamos os conhecimentos era a prpria pergunta de partida que se transformava em pergunta de chegada de novas preocupaes mais refinadas: somos cada vez mais ilhas isoladas, osis de afectos num deserto de anonimato ou arranjamos formas vlidas de encontros virtuais? Que novas formas de afectos conhecemos? A argumentao principal deste estudo simples: as pessoas aparentam ter saudades do modelo que ajudaram a destruir. Mas ateno: os que recusam algumas caractersticas das diferentes tribos que temos no presente no querem voltar ao passado da vizinhana indiscreta, do mundo sem comunicao escala global, da forte dependncia de alguns grupos sociais relativamente a outros, como o caso das mulheres e dos jovens. Por outro lado, foram estudados os desencontros daqueles que buscam a alma gmea ou algum com quem partilhar a vida, mas que, at hoje, no foram bem
SOCIOLOGIA, PROBLEMAS E PRTICAS, n. 35, 2001, pp. 31-47

32

Elsa Guedes Teixeira

sucedidos. Por isso mesmo o nosso objecto de estudo foi a anlise de uma iniciativa da Notcias Magazine intitulada Quem quer casar com a carochinha? que, durante sensivelmente um ano, publicou anncios de pessoas que, estando ss ou sentindo-se sozinhas, procuravam companhia. Para alm disso, estudou-se uma associao promotora de encontros entre pessoas livres e as linhas telefnicas de ajuda. O nosso objectivo ao conhecer estas realidades foi o de apreender diferentes formas de combate solido. Entretanto, paralelamente a essas questes, tentmos verificar o peso das expectativas familiares e do grupo de amigos no estabelecimento de relaes normais, o desfasamento entre a vida real e os desejos e esperanas criados pelos m dia, as diferenas de gnero existentes relativamente s representaes de solido, de viver s, e de homem/mulher ideal.

Como se apreendeu a ambiguidade nos encontros com a realidade

A populao escolhida para anlise foram os participantes da iniciativa da Notcias Magazine, Quem quer casar com a carochinha? (que teve o seu incio a 23 de Novembro de 1997 e terminou a 28 de Dezembro de 1998). Assim, foram contactados por carta 311 indivduos, responderam 79, dos quais foram apenas aproveitadas 73 respostas. Os textos da iniciativa (considermos apenas 542) foram alvo de uma anlise de contedo quantitativa no programa informtico SPSS (Statistical Package for Social Sciences). A escolha do inqurito por questionrio fundamentou-se em questes prticas de deslocao e tambm de segurana para o investigador (e no em motivos principais de quantificao), por isso mesmo colocmos um nmero razovel de questes abertas no inqurito. Recebemos 59 inquritos-resposta, dos quais considermos vlidos 56. Para o tratamento estatstico da informao dos inquritos utilizou-se o SPSS, e realizou-se uma anlise de contedo quantitativa das respostas s questes abertas do inqurito. Realizmos duas entrevistas directivas com voluntrias da linha SOS: Voz Amiga e uma entrevista com uma voluntria da linha SOS: Estudante em Coimbra. Entretanto, tommos conhecimento, no decorrer do trabalho, da existncia da Associao Promotora da Comunicao entre Pessoas Livres: O Solum, onde realizmos cinco entrevistas directivas. Aps termos recebido os inquritos, decidimos realizar entrevistas semidirectivas de aprofundamento da problemtica de Giddens sobre a modernidade e a identidade pessoal aos participantes da iniciativa. A anlise de contedo destas entrevistas foi de tipo qualitativo.

SOLIDO, A BUSCA DO OUTRO NA ERA DO EU

33

Encontros e desencontros tericos

O paradigma cientfico-epistemolgico orientador desta pesquisa foi o construtivista, i. e., partiu-se do pressuposto da leitura do mundo social como construdo quer por aqueles que o estudam, quer por aqueles que o produzem, tendo presente que os primeiros tambm fazem parte dos segundos. neste quadro que Giddens se torna um autor fulcral. Desta forma, as trs sensibilidades por ele teorizadas (histrica, crtica e antropolgica) prendem-se com a ideia, que adoptamos totalmente, de que na modernidade tardia nenhum tipo de saber equivale a certeza ou dogma; antes prevalecem a instabilidade e a reflexividade contnuas sobre as prticas sociais, mas tambm, e sobretudo, sobre as teorias e metodologias sociolgicas que tantas vezes tm influenciado o desenrolar das primeiras. Assim, afirmamos que no concebemos vises unilineares ou catastrficas acerca da solido, das sociabilidades e das suas estratgias no quotidiano da modernidade. Poder-se- pensar: na histria da humanidade sempre houve mudanas, ento o que distingue as da modernidade tardia em particular? O seu ritmo rapidez extrema; o seu alcance global; e a prpria natureza das instituies modernas, ou seja, o facto de algumas formas sociais modernas nunca terem existido em perodos anteriores. A mais importante dimenso da modernidade seria a penetrao da reflexividade na vida pessoal e institucional, aliada ao distanciamento espcio-temporal, que acarreta consigo os fenmenos da descontextualizao/deslocalizao. Mas a modernidade um fenmeno com duas faces: a diurna, a das oportunidades, e a das sombras. Veja-se o exemplo da solido: conquistou-se um espao longe do forte controlo ecolgico dos vizinhos e da parentela, o indivduo encontra-se livre daqueles constrangimentos, com possibilidade de contactos a qualquer hora e para virtualmente qualquer lugar face do globo e, todavia, continuam a existir solido e isolamento. A ideia comum, veiculada at mesmo por alguns tericos, a de que hoje o Homem est s como nunca antes na sua histria. A poca presente associada perda de algo e ao saudosismo desse algo que se perdeu e que a maior parte no consegue definir de forma clara. A este propsito afirma Zeldin (1994: 63):
A histria que em geral nos contaram foi esta: no princpio, toda a gente vivia confortavelmente numa famlia ou tribo, as pessoas nem sequer sabiam o que era a solido e no se concebiam a si mesmas como sendo indivduos separados. Depois, de repente e h pouco tempo, essa unidade desfez-se. Agora temos no s uma epidemia de solido a varrer o mundo, lado a lado com a prosperidade, como tambm, quanto maior for o nosso xito, maior a probabilidade de virmos a sofrer desse mal Que o dinheiro no consegue resolver.

A histria est repleta de exemplos em que o fenmeno da solido se fez sentir de

34

Elsa Guedes Teixeira

forma mais ou menos acentuada. Assim sendo, a abordagem histrica permite-nos pr em causa vises lineares acerca da evoluo do fenmeno, uma vez que este foi assumindo caractersticas diferentes conforme o seu enquadramento social e temporal. Outra questo pertinente para a anlise do fenmeno da solido o confronto do conceito de comunidade versus o conceito de sociedade, que tem feito correr muita tinta desde os primrdios da sociologia: a distino de Tnnies (1926), as dicotomias que tm pautado a discusso sobre o desenvolvimento dos colectivos industrializados e urbanizados, de acordo com a definio de Norbert Elias (1993). Para Giddens, o debate nos moldes anteriores no fecundo, pois as diversas correntes confundem as diferentes acepes de comunidade, e reage aos autores que defendem a tese da impessoalidade da modernidade, afirmando que, em cenrios pr-modernos, os contactos sociais eram baseados numa familiaridade relacionada com a limitao ao local de residncia que raramente proporcionava o grau de intimidade pessoal e sexual que hoje possvel. A este propsito, Lipovetsky (1989: 73) exprime-se da seguinte forma:
() menos a fuga perante o sentimento que caracteriza o nosso tempo do que a fuga perante os signos da sentimentalidade. No verdade que os indivduos procurem um desprendimento emocional e se protejam contra a irrupo do sentimento; a esse inferno povoado de mnadas insensveis e independentes devemos opor os clubes de encontros, os pequenos anncios, a rede, todos esses milhes e milhes de esperanas de encontros, de ligaes, de amor, que precisamente se realizam com cada vez mais dificuldade (). Homens e mulheres continuam a aspirar tanto como antes (ou talvez nunca tenha havido at tanta procura afectiva como nesta poca de desero generalizada) intensidade emocional de relaes privilegiadas, mas quanto mais forte mais raro parece tornar-se o milagre fusional, ou, em todo o caso, mais breve.

Do argumento deste autor surgiu a nossa hiptese de que a procura de uma relao pessoal e ntima, e at de uma relao que toque o idealizado (relaes privilegiadas), esteja relacionada com o que ele chama poca de desero generalizada, ou seja, a busca do outro como um osis numa era dos poucos mas bons amigos. O outro refgio algum com quem se pode contar e partilhar numa sociedade por vezes pautada pelo stress e pela competio. Como hiptese, pretendeu-se demonstrar que, se existe essa sede de contacto, ento o problema est no ritmo avassalador das transformaes, a que Giddens faz referncia, e que ainda no permitiram ao indivduo libertar-se de uma certa nostalgia (e por vezes o passado mais idlico no presente) e ganhar conscincia do leque de novas possibilidades que o rodeiam. Em concluso, a maior parte das comunidades tradicionais baseadas no forte controlo ecolgico, nas relaes de proximidade fsica, de parentesco e em valores que fomentam a dependncia do indivduo ao invs da sua autonomia, esto a desaparecer. Nas sociedades industrializadas e urbanizadas tem-se vindo a assistir a uma progressiva emancipao e libertao da rede de parentes e vizinhos que controlavam e, tantas vezes, reprimiam o indivduo. Para os defensores dos bons

SOLIDO, A BUSCA DO OUTRO NA ERA DO EU

35

velhos tempos , muitas vezes, necessrio lembrar que o carcter romanceado da vida de outrora no passa disso mesmo, e que todas as pocas e, j agora, todos os locais tm tonalidades negativas e positivas. claro que no pretendemos, nem o poderamos fazer, negar as manchas de individualismo egocntrico e o esvaziamento da subjectividade. Todavia, a busca do outro j comeou. Embora em moldes mais liberais essencialmente fundamentados no respeito pelo espao prprio e alheio. Na sequncia do que dissemos anteriormente, imperativo discutir as diferentes noes de individualismo. Um dos nossos objectivos distinguir alguns dos seus significados e, ao faz-lo, explicar de forma diferente os fenmenos sociais, no negando o que Michel Wieviorka (1988) chama sobre-exposies causadas pela competitividade da vida econmica moderna que gera ansiedade, o culto da performance para Alain Ehrenberg (1995), ou quando a patologia emerge da rejeio e da excluso de promessas da sociedade no realizadas, como o exemplo de produtos ou servios da sociedade de consumo. Embora fale em privatismo (consequente da dissoluo do lugar e da crescente mobilidade), Giddens refere-se ao cosmopolitismo e carcter pblico das reas urbanas modernas, impossvel nas comunidades tradicionais, chamando a ateno para a abertura do leque de possveis e para a diversidade de oportunidades, contrariando as posies tericas de autores como Lasch (1984) e Sennett (1977). 1 Ora, segundo Giddens, errado supor que a auto-identidade se torna cada vez mais narcisista, sendo o narcisismo um mecanismo psicolgico, e nalguns casos patolgico, resultante das conexes entre identidade, vergonha e projecto reflexivo do self. Giddens critica Sennett e Lasch, pois considera que o crescimento das grandes organizaes burocrticas, e dos seus poderes arbitrrios, e a influncia da produo de mercadorias, que retiraria o controlo individual sobre a vida quotidi ana, no se desenvolvem sem resistncia e so mais problemticos do que estes autores pressupem. Assim, a vida social na modernidade apresenta alguns paradoxos: empobrece a aco individual mas permite a apropriao de novas possibilidades, alienadora mas os seres humanos reagem s circunstncias opressivas. E, em muitos aspectos, os sistemas abstractos fornecem possibilidades de reapropriao maiores do que as disponveis nas culturas tradicionais. Exemplos disso so as relaes puras nas quais os indivduos esto a construir formas inovadoras de relao familiar em que por vezes podem eclodir ocasies de instabilidade. A este propsito, Lipovetsky refere-se a uma nova lgica nas sociedades democrticas: o processo de personalizao, um novo modo de socializao e individualizao indito e em ruptura com o dos sculos XVII e XVIII, e que ele considera como uma segunda revoluo individualista. A base desta nova individualidade encontrar-se-ia na revoluo das necessidades e na exploso da produo e do consumo de massa, assim como na melhoria do nvel de vida, no desenvolvimento dos lazeres, no crdito e na publicidade. Todos estes factores tero promovido um hedonismo de massa e a busca incessante de prazer.

36

Elsa Guedes Teixeira

Quanto s crticas acerca do consumismo, Lipovetsky contrape a acentuao das singularidades; a multiplicao de possibilidades destri frmulas imperativas, diversifica comportamentos e gostos. No entanto, no deixa de referir os males da autonomia, ou seja, o declnio dos laos sociais, das estruturas familiares e das referncias religiosas, favorecendo no raro todo o tipo de seitas, marginalidades sociais, comportamentos descontrolados e irracionais e a indefinio das opinies. Em relao solido, afirma que o tempo em que a solido designava as almas poticas e de excepo passou e que esse sentimento se generalizou (Lipovetsky, 1989: 41). Fruto do processo de personalizao, o indivduo pede para o deixarem s mas depois no o suporta. Por seu lado, Michel Maffesoli tambm critica os mais pessimistas em relao poca que atravessamos:
o individualismo, quer em si mesmo quer na sua forma derivada de narcisismo, central em muitos livros, artigos e teses (). Os chamados peritos, imperturbveis pela cautela () disseminam uma sabedoria convencional e algo desastrosa sobre o retiro para o eu, o fim dos idea is colectivos ou da esfera pblica. H uma tendncia para nos encontrarmos face a um tipo de doxa, que talvez no se venha a manter mas que , apesar de tudo, amplamente aceite, e que, no mnimo, tem o potencial de mascarar ou negar as formas sociais que se esto a desenvolver nos nossos dias (Maffesoli, 1996: 9).

E acrescenta:
() tantas vezes insistimos na desumanizao e no desencanto em relao ao mundo moderno e na solido a que aquele conduz, que j no somos capazes de vislumbrar as redes de solidariedade que existem nele (idem: 72).

Ao individualismo egosta e narcisista devemos opor algo aparentemente paradoxal: um individualismo assente na necessidade do Outro, baseado na recusa do isolamento (no qual muitos se abrigam sob o pretexto da falta de privacidade), devido ao falhano para muitas pessoas da superficialidade que pautava as suas vidas, tanto ao nvel das relaes de vizinhana como das de trabalho, e at mesmo nas relaes de amizade e de convivialidade mais gerais como, por exemplo, assistir a eventos culturais ou tomar um caf com amigos. Uma das dimenses mais importantes da era em que vivemos , sem dvida, o poder de escolha do indivduo e a sua capacidade e, em grande medida, a sua obrigao, de tomar decises: o declnio das autoridades tradicionais a isso obriga. Lipovetsky refere mesmo a omnipresena da escolha nos nossos dias:
() o indivduo obrigado permanentemente a escolher, a tomar iniciativas, a informar-se, a criticar a qualidade dos produtos, a auscultar-se e a testar-se, a manter-se jovem, a deliberar acerca dos actos mais simples (Lipovetsky, 1989: 102).

SOLIDO, A BUSCA DO OUTRO NA ERA DO EU

37

Elias (1993) diz a esse respeito que os indivduos so confrontados com o ritmo crescente de alternativas, e dispem de um leque mais variado de escolhas, mas o corolrio de tal possibilidade que esta se transforma em obrigao e, paradoxalmente, nesse sentido no tm escolha. Nestas situaes de incerteza e variedade de escolha surgem as noes de risco e de confiana. A primeira central numa sociedade que oscila entre o passado da tradio e o futuro incerto dos especialistas e do conhecimento pericial. No que a modernidade seja mais arriscada do que pocas anteriores. O que aparece de verdadeiramente novo a inevitabilidade do raciocnio em termos de avaliao dos riscos. Outros tericos, como Ulrich Beck (1992), e Scott Lash (1992) debruaram-se sobre a modernizao reflexiva, que definem como a capacidade crescente de indivduos e os grupos aplicarem o seu conhecimento de uma forma crtica a eles prprios e s circunstncias que os rodeiam. As formas e laos sociais de outrora (classe social, famlia) foram substitudas por instituies como a moda, as polticas sociais e o mercado institucionalizao dos padres biogrficos, trazendo graves riscos. Ora, medida que ocorre o processo de individualizao, ocorre simultaneamente um duplo efeito: por um lado, as formas de percepo tornam-se privadas e a-histricas, no limite, como refere Beck (1992: 135), tudo gira volta do eixo do ego pessoal e da vida pessoal. Por outro lado, a quantidade de oportunidades abertas deciso do indivduo est a aumentar: aparece a biografia auto-reflexiva, o do-it-yourself. Ao indivduo pedido um modelo vigoroso de aco na vida de todos os dias (idem: 136). A concepo deste autor tem muitos pontos em comum com a teoria de Giddens, autor que argumenta que nas circunstncias da modernidade tardia o futuro colonizado, ou seja, o planeamento estratgico da vida permite simular as possibilidades e os riscos que o indivduo enfrentar posteriormente ao tomar determinadas decises no presente. O tipo-ideal de relao pura caracteriza-se pela dissoluo dos critrios externos sociais e econmicos e pela sua existncia apenas por aquilo que a relao em si poder oferecer, pelo prazer da relao em si, o que provoca, na grande maioria das vezes, ansiedades e insegurana no indivduo, paralelamente a um sentimento de nunca estar totalmente satisfeito:
No passado, o que os amantes mais recearam foi provavelmente a solido. Porm, agora, a priso no interior de uma relao esttica tornou-se ainda mais preocupante. A sede por novas experincias, pelo desconhecido, pelos estranhos, maior do que nunca (Zeldin, 1994: 85).

Por outro lado, uma relao organizada reflexivamente, baseada num questionamento contnuo para o qual contribuem artigos de jornais e revistas, especialistas, programas de televiso e rdio. Para alm disso, pressupe um compromisso, que no significa co-dependncia, mas sim, que cada pessoa esteja na relao autnoma e segura do seu prprio

38

Elsa Guedes Teixeira

valor e que aceite o facto de as nicas recompensas da relao serem inerentes a ela prpria.2 Naturalmente, este tipo de relaes tem inerentes stress e tenses, pois est sempre presente a possibilidade de dissoluo. Este novo tipo de relao envolve uma nova verso de amor, o amor confluente (Giddens, 1995: 41). Este caracteriza-se principalmente pela substituio do desequilbrio de gnero, presente no amor romntico. No mesmo sentido, Bourdieu refere que, no amor puro, o sujeito entrega livremente a sua liberdade a um senhor que lhe entrega a sua prpria, coincidindo com ele num acto de livre alienao () (Bourdieu, 1999: 95).

Desencontros e ambiguidades: a busca do outro na era do eu

Por vezes parece que a modernidade uma loja de convenincia. Porque parece ser esse mesmo o conceito. Cada vez mais, a tendncia a da satisfao das necessidades imediatas do indivduo. A qualquer hora. A qualquer preo. O reino das possibilidades est aberto toda a noite. Que pode o aprendiz de socilogo concluir desta poca de privatizao do pblico e publicitao do privado? Tudo acontece sob a gide da dvida e da escolha a reflexividade da modernidade , e dos grandes movimentos do capitalismo e da globalizao, mas a emancipao da mulher tem um papel fundamental nas mltiplas transformaes ocorridas, no s ao nvel do relacionamento entre os gneros como ao nvel do novo modelo de vida privada a solo. As prticas subjectivas dos actores conjugam-se com as dimenses globais da mo der ni da de. Su je i to e es tru tu ra com bi nam-se na ex pli ca o des tes fenmenos. Neste estudo, relativamente aos factores da sociedade moderna que propiciam a solido, os indivduos demonstraram grande preocupao relativamente dissoluo da famlia/divrcio, ao egosmo, aos estilos de vida nos grandes centros urbanos, falta de tempo para estar com os filhos, falta de dilogo e competitividade na vida econmica moderna, a qual aparentemente um grande factor de ansiedade para os indivduos. De facto, esta ltima, juntamente com o consumismo, referido sobretudo nas entrevistas, as sobre-exposies, de que fala Wieviorka (1988), so conotadas pelos indivduos que participaram no estudo de forma bastante negativa. Todavia, as pessoas tm conscincia que as circunstncias na modernidade tardia mudaram. Reconhece-se o isolamento mas tambm o que mudou para melhor e as novas oportunidades que vo surgindo. H um acordo relativamente maior possibilidade de escolha nos relacionamentos nos dias de hoje. Paradoxalmente, essa abertura do leque das possibilidades no tem feito diminuir a solido dos indivduos. precisamente aqui que parece residir o ncleo da discusso.

SOLIDO, A BUSCA DO OUTRO NA ERA DO EU

39

Quadro 1

Factores da sociedade moderna que propiciam solido (absolutos e percentagem)

Factores de solido Individualismo Egosmo crescente Consumismo Falta de tempo Stress Estilos de vida nos grandes centros urbanos Preocupaes econmicas Falta de familiaridade com os vizinhos Falta de espaos de convvio Demasiada exposio TV Distncia geogrfica entre familiares Dissoluo da famlia

n 23 20 4 13 11 16 13 3 7 5 2 21

% 50,0 43,5 8,7 28,3 23,9 34,8 28,3 6,5 15,5 10,9 4,3 45,7

Como conceber que naquela que por excelncia a era das comunicaes continue a existir solido? No mesmo sentido, relativamente s oportunidades de comunicao oferecidas pela modernidade, parece haver um consenso relativamente ao facto de elas serem positivas para os contactos sociais a esmagadora maioria dos inquiridos concorda com a afirmao de que a poca em que vivemos tem a vantagem de permitir uma maior possibilidade de escolha dos relacionamentos que seria inimaginvel h umas dcadas atrs, quer em absoluto (42,9%), quer relativamente, (46,4%) , mas fica tambm claro que ainda no se traduziram numa melhoria qualitativa da aproximao entre as pessoas. A dvida e a incerteza pautam o dia-a-dia. medida que vou caminhando cada vez tenho menos certezas, referiu uma entrevistada. Confirma-se o argumento de Norbert Elias (1993): num certo sentido o indivduo no pode optar entre escolher ou no escolher essa nica escolha que lhe est vedada. De uma forma geral pode-se concluir que as pessoas tm noo das potencialidades da modernidade, das possibilidades que esta oferece e tambm dos seus riscos. Todavia, ainda ambgua a forma como so aproveitadas em favor do indivduo e o discurso mais frequente o mais negativo prende-se com a competitividade, o egosmo e o consumo exagerado. A ambiguidade relativa procura do homem/mulher ideal representada pelo desejo que algum venha ao encontro do indivduo que espera passivamente esse dia. A busca do ideal, do ser perfeito continua a ser para muitos um objectivo. No entanto, o ser ideal mais visionado em termos fsicos para os homens. As mulheres dedicam mais a sua ateno a caractersticas como a cultura, a inteligncia e a ternura e carinho. Para os homens, os dois factores mais importantes na pessoa ideal so a atraco fsica (32,5%) e a voluptuosidade e sensualidade (22,5%). Para as mulheres so a cultura mdia (46,2%), a inteligncia e o carinho/ a doura/ a ternura e a bondade (todos com 38,5%). Sobre este assunto interessante analisar a seguinte constatao de Machado

40
Quadro 2

Elsa Guedes Teixeira

Os homens sentem-se intimidados pelas mulheres que tm uma grande independncia, que tm sucesso e uma energia superior sua (absolutos e percentagem)

Sexo Masculino Grau de concordncia Absolutamente de acordo Relativamente de acordo Relativamente em desacordo Absolutamente em desacordo n 10 15 10 5 % 25,0 37,5 25,0 12,5 n 7 7 Feminino % 50,0 50,0

Pais (1994: 364): Os tipos ideais de homem e mulher parecem corresponder a um binmio tradicional que ainda dominante sintetizvel no par homem culto e poderoso/mulher bela e expressiva. curioso que se verifique neste estudo o mesmo tipo de resultados, excepo feita caracterstica poderoso ou a um dos seus sinnimos no caso dos homens, que poder estar relacionado com a especificidade do universo de mulheres do nosso estudo um elevado nmero de mulheres divorciadas e de mulheres solteiras que buscam o seu prncipe encantado, muitas delas referindo o seu desencanto face a relaes anteriores, recusando determinadas caractersticas da imagem de dominncia/autoritarismo do homem nas relaes homem/mulher, colocando a sua ateno em caractersticas to diferentes daquele prottipo como a confiana (46,2%) (e refira-se que nenhum dos homens mencionou esta caracterstica como algo a encontrar na pessoa ideal), ou a honestidade e sinceridade (38,5%), mas tambm a importncia da estabilidade econmica (15,4%). Por outro lado, os homens parecem estar a ter alguns problemas relativamente emancipao feminina e, curiosamente, reagem de forma muito crtica ao imediatismo das relaes sexuais, ao passo que as mulheres parecem estar mais orientadas para o tipo de relao pura. A grande maioria dos inquiridos (72,2%) concorda com esta afirmao, estando de acordo a totalidade das mulheres, contra 62,5% dos homens. Parece inegvel, atravs da anlise deste quadro, que a emancipao da mulher ainda algo que assusta os homens:
a igualdade um elemento intrnseco na transformao da intimidade, como o a possibilidade de comunicao. A raiva masculina contra as mulheres hoje, numa medida substancial, uma reaco contra a auto-afirmao feminina em casa, no trabalho e noutros lugares. As mulheres zangam-se, por sua vez, com os homens devido aos subtis e no to subtis modos atravs dos quais eles lhes negam os privilgios materiais que reclamam para si prprias. Pobreza econmica para as mulheres, pobreza emocional para os homens: este o estado do jogo da relao entre os sexos? (Giddens, 1995: 103).

Relativamente maior liberdade, sobretudo ao nvel sexual, hoje existente, h

SOLIDO, A BUSCA DO OUTRO NA ERA DO EU

41

Quadro 3

Preferia qualquer tipo de relao a estar sozinho (absolutos e percentagem)

Sexo Masculino Preferncia Sim No n 9 28 % 24,3 75,7 n 1 11 Feminino % 8,3 91,7

Quadro 4

J me envolvi em relaes insatisfatrias na esperana que essa pessoa mudasse e se revelasse a pessoa certa (absolutos e percentagem)

Sexo Envolvimento em relaes insatisfatrias Sim No Masculino n 28 9 % 75,7 24,3 n 9 6 Feminino % 60,0 40,0

algum acordo, de tom negativo, mas este acordo parece ter uma maioria masculina. referida pelos homens a diminuio do lapso de tempo em que se conhece uma pessoa e se inicia uma relao sexual com ela. A este propsito refere Jos Pacheco (1998: 217):
O homem moderno acaba por ser prisioneiro de todas as ambiguidades que o relacionamento com o outro gnero pode comportar. No deixa de ter um enorme potencial, enquanto fonte de angstia, tomar conscincia de que tanto pode conhecer uma mulher para quem o sexo no tem qualquer significado ou vir a relacionar-se com uma parceira, sexualmente agressiva, para quem o sexo fonte de todos os prazeres ().

Aparentemente, os homens no esto a reagir muito bem s novas formas de relacionamento entre os gneros: para os homens mais difcil inventarem outras formas identitrias pois, seguindo o pensamento dicotmico, a alternativa que resta inferior, feminina. So como aristocratas que depois de perderem tudo no sabem o que so (Almeida, 1995: 243). Por tudo aquilo que foi referido, parece que as mulheres, num primeiro mo mento, vem mais vantagens na relao pura: elas foram pioneiras de mudanas de grande e generalizvel importncia que dizem essencialmente respeito a uma explorao das potencialidades da relao pura, uma relao de igualdade sexual e emocional () (Giddens, 1995: 1), enquanto os homens aparentam estar confusos e inadaptados s mudanas: os homens so retardatrios nas transies actualmente em curso e tm-no sido em certa medida desde o sculo XVIII (idem: 39).

42
Quadro 5

Elsa Guedes Teixeira

Sinto que se deve manter uma relao a todo o custo, mesmo que esta seja difcil e dolorosa, para no ficar sozinho (absolutos e percentagem)

Sexo Relao deve manter-se a todo o custo Sim No Masculino n 4 31 % 11,4 88,6 n 12 Feminino % 100,0

Analisemos de seguida qual dos dois sexos mais est disposto a viver sozinho e at onde era capaz de ir para que isso no acontecesse: os homens inquiridos admitem de uma forma bastante expressiva (e superior s mulheres) que preferiam qualquer tipo de relao a estarem sozinhos (24,3%), que se deve manter uma relao a todo o custo (11,4%) e, de uma forma mais equilibrada com a opinio das mulheres, o facto de j se terem envolvido em relaes insatisfatrias na esperana que essa pessoa mudasse 76% dos homens e 60% das mulheres. Provavelmente, com este comportamento estar relacionado o mesmo fenmeno do menor grau de sobrevivncia do homem vivo, a solido bruta a que Kaufmann (1999) se refere a propsito do sexo masculino. A questo fundamental parece ser se se trata de uma ausncia mais sentida em termos prticos (vida do dia-a-dia) ou sobretudo em termos emocionais. A maior parte das pessoas que participou nesta investigao relacionava a sua solido mais com a ausncia de uma relao pessoal ntima, originada, no raras vezes, em situaes de divrcio/rompimento de relaes ou mesmo pela ausncia temporal destas. Nesta situao, a mulher a solo ainda alvo de muitos preconceitos, no s dos homens como das outras mulheres. Ela considerada por muitos como mais perigosa e frustrada que os homens na mesma situao. Analisem-se as respostas questo relacionada com as caractersticas da mulher/homem solteiros: para a mulher solteira as caractersticas mais referidas foram independente (77,8%), frustrada (40,7%) e excitante (37%). Em relao ao total do sexo feminino que respondeu, a frustrao foi a segunda caracterstica mais importante, com 60%, enquanto que para os homens essa caracterstica foi a terceira mais importante (33,3%). Os homens referiram ainda outras caractersticas da mulher solteira que no foram indicadas pelas mulheres: o facto de ser perigosa (7,7%), a ser evitada (7,7%) e infeliz (apenas um homem o mencionou). Em relao ao homem solteiro, as categorias mais referidas foram: independente (77,8%) igual percentagem em relao mulher solteira , frustrado (37%) percentagem ligeiramente inferior feminina e experiente (31,5%), contra 25,9% em relao mulher solteira. Verifica-se, portanto, que apesar de a independncia ter sido referida para ambos os sexos em primeiro lugar, e com a mesma percentagem, a caracterstica frustrao apareceu com valores diferentes em

SOLIDO, A BUSCA DO OUTRO NA ERA DO EU

43

Quadro 6

Consequncias de no ter um companheiro que mais o afectam, em relao ao sexo dos inquiridos (valores absolutos e percentagem

Consequncias de no ter um companheiro Masculino n No ter filhos No partilhar a vida com algum A opinio da sociedade Os comentrios dos pais Os comentrios dos filhos O facto de os seus amigos serem casados ou terem uma relao estvel Ir a lugares pblicos sozinho Ver toda a gente com algum e estar sozinho No ter relaes sexuais 11 37 1 1 4 5 12 24 27 % 26,8 90,2 2,4 2,4 9,8 12,2 29,3 58,5 65,9

Sexo Feminino n 1 13 1 6 5 5 % 7,1 92,9 7,1 42,9 35,7 35,7

funo do gnero. Assim, a percentagem de frustrao atribuda mulher s maior do que a atribuda ao sexo masculino. Para alm disso, so as prprias mulheres a colocar essa caracterstica em segundo lugar, o que pode significar uma convico extremamente enraizada relativamente mulher s. Outra diferena flagrante em relao aos dois gneros est relacionada, como vimos anteriormente, com a percepo da sexualidade. Assim, quando foi pedido aos inquiridos para apontarem as consequncias mais importantes de no ter um companheiro, 90,9% respondeu no partilhar a vida com algum, 58,2% no ter relaes sexuais e 52,7% ver toda a gente com algum e estar sozinho. Ora, em relao ao gnero dos indivduos, a consequncia mais importante para as mulheres o facto de no partilharem a vida com algum (92,9%), assim como para os homens (90,2%), mas estes ltimos sentem-se mais preocupados relativamente ao facto de no terem relaes sexuais (65,9%), contra 35,7% das mulheres, que colocam como segunda preocupao principal o facto de irem a lugares pblicos sozinhas. Por outro lado, no de estranhar que a segunda consequncia mais importante de no ter um companheiro, para as mulheres, se prenda com o facto de irem a lugares pblicos sozinhas, devido ao stress que esse simples acto acarreta. Com efeito, o dedo acusador da sociedade particularmente mais perturbador nessas situaes, fazendo uma distino clara entre as que pertencem ao modelo de vida privada e as que de alguma forma so percepcionadas como excludas desse mesmo modelo. Dizemos excludas porque, no raras vezes, a no pertena a esse modelo considerada no como uma opo, mas sim como algo que no se escolheu e que por fatalidade aconteceu. Tambm acontece que o estilo de vida dessas mulheres seja associado a uma espcie de libertinagem que pe em causa o casamento alheio. Assim surge a distino da autonomia masculina em qualquer situao e da dependncia feminina (quanto mais no seja, simblica):

44

Elsa Guedes Teixeira

Da multiplicidade de competncias e de esferas de interveno, includas no esteretipo masculino, resulta um modelo subjectivo de pessoa autnoma e internamente determinada, porque independentemente de qualquer funo ou contextos especficos, enquanto que o esteretipo feminino traduz um modelo de pessoa condicionada s fronteiras de uma funo social especfica e orientada para contextos de interdependncia afectiva ou sexual (Amncio, 1994: 68).

Enquanto as mulheres tendem a desvalorizar discursivamente a importncia da(s) sua(s) experincia(s) sexual(ais), os homens tendem a fazer o contrrio parece comprovar-se a existncia de um duplo padro de sexualidade para homens e mulheres. Esta tendncia foi tambm constatada atravs da anlise das respostas relativas ao principal sentido para a vida: o amor pelos outros o mais referido (76,1%), o segundo mais importante o amor dos outros (69,6%). Em terceiro lugar aparece a referncia a uma vida sexual satisfatria (47,8%). Para os homens, as principais fontes de sentido da vida parecem ser o amor pelos outros (72,2%), o amor dos outros (66,7%) e uma vida sexual satisfatria (55,6%). Para as mulheres aparece em terceiro lugar a carreira (50%) e apenas em quarto uma vida sexual satisfatria (apenas com 20%). Estas percentagens podem ser comparadas com os resultados obtidos no Relatrio Situao Actual da Famlia Portuguesa (Nazareth, 1993), relativamente s representaes sobre os factores mais importantes para um bom entendimento do casal: enquanto a satisfao sexual colocada pelas mulheres em quarto lugar (86,2%), os homens consideram-na como o segundo factor mais importante (91%). Assim, aparentemente, para os homens, uma vida sexual satisfatria mais importante do que para as mulheres. Este resultado pode ser problematizado de vrias formas, tendo em conta que: as respostas a perguntas sobre prticas sexuais so muitas vezes projeces do que representado como desejvel e prprio, e no correspondem, de facto, s vivncias. So, em suma, respostas muito marcadas pela construo social () (Vicente, 1998: 120). Assim: as mulheres podero ter vergonha em admitir a importncia de uma vida sexual satisfatria; os homens podero sentir-se na obrigao de referir e exagerar essa importncia, pelas mesmas razes sociais e culturais que esto na base da atitude oposta nas mulheres.

Ou seja, trata-se do duplo-padro de sexualidade para os homens e para as mulheres, que se caracteriza por uma sobrevalorizao discursiva da vida sexual nos homens, prottipo da virilidade masculina, e nas mulheres por uma imagem de recato e castidade, minimizando a sua experincia sexual.

SOLIDO, A BUSCA DO OUTRO NA ERA DO EU

45

Notas finais

A anlise do fenmeno da solido na modernidade tardia em termos de desencontros implica ter em considerao o ritmo alucinante das transformaes e o aproveitamento das oportunidades que tm surgido. Desta forma, assiste-se hoje a desencontros entre as expectativas criadas pelas novas possibilidades tecnolgicas e a crescente mobilidade, por um lado, e o limitado aproveitamento efectivo de todo o potencial oferecido. A questo da mobilidade e das inmeras possibilidades coloca-se, a grande maioria das vezes, nos termos para onde ir? e com quem?. Desta forma, como refere Zeldin (1994: 145): o presente sculo, ao proclamar o advento de uma nova era de comunicao e informao, ao inventar mquinas gravadoras capazes de concederem imortalidade fala, esqueceu-se de lidar com o seu maior problema, que encontrar quem queira escutar. Por outro lado, assiste-se tambm a desencontros ao nvel das relaes entre os gneros: o homem tende a mostrar-se retardatrio, confuso e reticente s mudanas e a mulher apresenta cada vez mais uma trajectria de vida baseada na autonomia e, nessa sua emancipao, tem criado um novo modelo de vida privada, democratizando as relaes entre os sexos, modelo esse que se tornou um poderoso motor de mudana social. Todas estas transformaes tm como consequncia um desfasamento entre o que se procura e o que efectivamente se possui ao nvel das relaes amorosas, causando no indivduo sentimentos de dvida e incerteza, presentes no tipo de relao pura, baseada na autenticidade, no respeito pela identidade e independncia do outro. Assiste-se, desta forma, a uma recomposio dos laos afectivos volta de um indivduo dono do seu estudo (Kaufmann, 1999: 164), atravs do que Bourdieu apelida de reconhecimento mtuo que transporta para alm da alternativa do egosmo e do altrusmo e at mesmo da distino do sujeito e do objecto, at ao estado de fuso e de comunho, muitas vezes evocado em metforas prximas das da mstica, em que dois seres podem perder-se um no outro sem se perderem (Bourdieu, 1999: 95).

Notas

1 2

As posies destes autores no sero aqui expostas. Sobre este assunto conferir Anthony Giddens, 1997: 156-164. Co-dependente o parceiro que, por mais que se sinta insatisfeito numa determinada relao, psicologicamente incapaz de sair dela.

46

Elsa Guedes Teixeira

Referncias bibliogrficas

Almeida, Ana Nunes de, e Maria das Dores Guerreiro (1993), A famlia, em Lus de Frana (org.), Portugal: Valores Europeus, Identidade Cultural, Lisboa, IED. Almeida, Miguel Vale de (1995), Senhores de Si: Uma Interpretao Antropolgica da Masculinidade, Lisboa, Fim de Sculo. Amncio, Lgia (1994), Masculino e Feminino: A Construo Social da Diferena, Porto, Afrontamento. Beck, Ulrich (1992), Risk Society, Londres, Sage Publications. Bourdieu, Pierre (1999), A Dominao Masculina, Oeiras, Celta Editora. Costa, Adlia (1992), Representaes Sociais de Homens e Mulheres em Portugal, 1991, Lisboa, CIDM. Costa, Antnio Firmino da, e outros (1993), Estruturas Sociais e Desenvolvimento (Actas do II Congresso Portugus da Sociologia), vols. 1 e 2, Lisboa, Associao Portuguesa de Sociologia, Editorial Fragmentos. Durkheim, mile (1991), A Diviso do Trabalho Social, vols. 1 e 2, Lisboa, Editorial Presena. Ehrenberg, Alain (1995), LIndividu Incertain, Paris, Calmann-Lvy. Elias, Norbert (1993), A Sociedade dos Indivduos, Lisboa, Publicaes D. Quixote. Fernandes, Antnio Teixeira (1990), Individualismo, subjectividade e relao social, Revista da FLUP: Srie de Filosofia, 2 (7), pp. 59-82. Giddens, Anthony (1995), As Transformaes na Intimidade, Oeiras, Celta Editora. Giddens, Anthony (1996), As Consequncias da Modernidade, Oeiras, Celta Editora. Giddens, Anthony (1997), Modernidade e Identidade Pessoal, Oeiras, Celta Editora. Giddens, Anthony (1998), Poltica, Sociologia e Teoria Social, Oeiras, Celta Editora. Kaufmann, Jean-Claude (1999), La Femme Seule et le Prince Charmant, Paris, Nathan. Lasch, Christopher (1984), The Minimal Self, Nova Iorque, W. W. Norton and Company. Lash, S. (1992), Reflexive modernization: the aesthetic dimension, Theory, Culture and Society, 10 (3). Lipovetsky, Gilles (1989), A Era do Vazio, Lisboa, Relgio dgua. Lipovetsky, Gilles (1995), Os novos regimes do individualismo, Colquio Educao e Sociedade, 8-9, Maro-Julho, pp. 102-118. Llewelyn, Sue, e Kate Osborne (1990), Womens Lives, Londres e Nova Iorque, Routledge Publications. Maffesoli, Michel (1996), The Time of the Tribes: The Decline of Individualism in Mass Society, Londres, Sage Publications. Nazareth, Manuel Pantoja (org.) (1993), Relatrio Situao Actual da Famlia Portuguesa, Lisboa, DEF. Pacheco, Jos (1998), O Tempo e o Sexo, Lisboa, Livros Horizonte. Pais, Jos Machado (org.) (1994), Prticas Culturais dos Lisboetas, Lisboa, ICS-UL. Sennett, Richard (1977), The Fall of Public Man, Cambridge, Cambridge University Press. Shorter, Edward (1995), A Formao da Famlia Moderna, Lisboa, Editorial Terramar. Tnnies, Ferdinand (1926), Gemeinschaft und Gesellschaft, Berlim, Karl Curtius, pp. 3-41. Torres, Anlia (1996), Divrcio em Portugal: Ditos e Interditos, Oeiras, Celta Editora.

SOLIDO, A BUSCA DO OUTRO NA ERA DO EU

47

Vicente, Ana (1998), As Mulheres em Portugal na Transio do Milnio, Lisboa, Multinova. Wieviorka, Michel (1988), Identits culturelles et sociales, Informations Sociales: Individualisme et Lien Social, 66, pp. 14-23. Zeldin, Theodore (1994), Histria ntima da Humanidade, Lisboa, Editorial Teorema.

Elsa Guedes Teixeira. Instituto de Sociologia da FLUP. E-mail: elsateixeira75@hotmail.com

You might also like