You are on page 1of 3

Amars o teu prximo como a ti mesmo Mateus (22;39)

Libertao pelo Amor

Toda a essncia da vida encontra-se estabelecida no amor, que de procedncia divina. Alcanar esse ponto, do processo da evoluo a meta mais audaciosa que o ser inteligente encontra no seu caminho ascensional. Na perspectiva da psicologia profunda o ser vive para amar e ser amado, iluminar a sombra e fazer prevalecer o EU. Esse processo encerra toda a saga da auto conquista de cada ser que deve transformar impulsos em sentimentos, heranas dominadoras em aquisies plenas, instintos arraigados em emoes harmnicas, hbitos estratificados em realizaes edificantes, tendncias inferiores em aspiraes elevadas tudo, sob os impulsos do amor. Tal o grande compromisso que deve ser atendido por todas as criaturas que anseiam pela tranquilidade e pelo bem-estar legtimo. Invariavelmente o amor surge como um desejo inicial de partilhar alegrias e repartir realizaes, expressando-se inconscientemente na defesa da famlia, no interesse do progresso pessoal e no equilbrio emocional de todos. Jesus, o Homem fez-se o exemplo mais vivo do amor de que o mundo tem conhecimento. Submetido s dificuldades pelas quais passam todas as criaturas, o seu percurso foi assinalado pela bondade e compreenso para com todos, exercendo autoridade e carinho em perfeita harmonia, mesmo nas situaes mais chocantes, sem perder o equilbrio nem a afectividade. Quando era austero, educava amorosamente e com energia; quando era meigo, orientava com ternura e segurana; perante a hipocrisia assumia a atitude corajosa de enfrentar o outro sem descer condio do seu antagonista ou opositor, repreendendoo ou desmascarando-o, com ternura e com o nico objectivo de o educar.
1

Mais do que ningum Jesus sabia que, a ausncia de amor no ser humano, e por consequncia, no mundo, demonstra o estgio primrio que tanto dificulta a evoluo da humanidade. Amar, abrir o corao sem reservas, encontrar-se desarmado de sentimentos de oposio, sempre favorvel ao bem e ao progresso, mesmo quando discordando das situaes apresentadas. Amar tambm um mecanismo de compaixo e de misericrdia, para connosco e para com o prximo. O amor o fio condutor subtil que une o interior ao exterior do ser, o profano ao sagrado, o ego ao EU. O amor nunca se ofende e est sempre lcido para entender que, na sua vibrao, tudo se harmoniza, mesmo quando as leis dos contrrios se apresentam, porque no agride nem violenta, tudo aceitando com equilbrio e sabedoria. O amor no mente, porque a sua estrutura autntica, sempre aberto e claro, possuidor de infinita pacincia e compreenso. Jesus, na condio de peregrino do amor, demonstrou como possvel curar as feridas do mundo e dos seres humanos com a exteriorizao do amor em forma de compaixo, de bondade, de carinho e de entendimento. Eram primitivos e cruis aqueles dias nos quais ele viveu, por isso mesmo impressiona-nos a sua trajectria, pela maneira superior como sempre Se conduziu e soube conduzir, como sempre soube ultrapassar os difceis entraves colocados no Seu caminho, sem que os tivesse encarado como impedimentos porque nada nem ningum O impediu de alcanar o objectivos e os propsitos que Lhe estavam traados. Quando os pobres eram tidos como desprotegidos de Deus e os doentes graves eram expulsos das cidades, Ele acolheu-os e exaltou-os na inesquecvel bem-aventurana, principalmente aqueles que o foram de esprito de avareza e de paixes inferiores. Jamais temeu os ricos e os poderosos ao invs disso apiedou-se deles. Invariavelmente as pessoas que ainda no aprenderam com o Homem Jesus, a excelncia do amor, pensam
2

que so amadas porque se fazem especiais, esquecendo-se que por amarem que se tornam especiais. Todo o conceito de afectividade inicia-se no respeito por si prprio, na educao e na vontade de direccionar bem os nossos sentimentos. Aprender a conhecermo-nos e a amar o princpio divino dentro de ns a primeira regra de conduta que devemos ter sempre presente. Jesus o amor humanizado que se entrega ao sacrifcio em plena conscincia, demonstrando que a existncia terrena, embora merecendo respeito, apenas o meio e o caminho que nos levam para a existncia espiritual, essa sim, plena. Enfrentando os fariseus, os opositores, os polticos Ele operou uma verdadeira revoluo de amor no corao dos homens explicando que, acima de tudo e de todos se encontra Deus, que deve ser amado com todo o respeito e abnegao porque a prpria Vida e como tal apenas colocou uma condio: Amars o teu prximo como a ti mesmo, como reflexo daquele sentimento maior.

Joanna de ngelis (Esprito)

Adaptao do livro Jesus e o Evangelho

Psicografia de Divaldo Franco

Ana Maria Mascarello Barcelos

You might also like