You are on page 1of 8

Medo de dormir sozinho?

As vezes sinto medo de dormir sozinho, as vezes consigo, as vezes vem um pavor do nada, dai eu comeo a me concentrar p/ dormir, mas o cerbro trabalha mais ainda, dai o corao comea a bater mais rpido...e vem um medo de no sei da onde. Mas quando tem algum perto ou do lado, durmo tranquilamente. Seria algum trauma? ou outra coisa? Pq algumas pessoas so assim?

Detalhes Adicionais
TENHO MAIS DE 20 ANOS E DESDE PEQUENO SOU ASSIM

Melhor resposta - Escolhida pelo autor da pergunta


ol colega.... eu era assim... quando fui no psiclogo ele explicou que poderia ser algo que carreguei desde criana, e oq eu poderia fazer era me livrar daquilo... s eu iria poder enfrentar aquilo.... depois de algum tempo acabei esquecendo!!! s depende de ns amiguinho!!!

Outras Respostas (6)


1. Muita gente tem medo de dormir sozinho, quando eu assisto um filme de terror eu fico com medo tambm, quandou ouo histrias e tal, acho isso normal, mas se vc tem medo sem nada ter acontecido, proucura um psiclogo, se vc crescer com medo de dormir fica dificil... 2. Confesso q eu tambm sou assim eu tenho bastante medo de coisas sobrnaturais coisas q eu nunca vi mais morro de medo acredito q isso parania nossa e a partir do momento q vc coloca na cabea q vc forte o bastante e nada vai te acontecer vc consegue superar isso bjuhs e boa sorte 3. Acho que foi sim algum trauma que voc teve, algo que voc j viveu na sua vida. Eu j passei por isso + s quando assistir um video, e fiquei uma semana sem conseguir dormir sozinha. + j passou!

4. No liga no, isto passa. chato mas passa. Logo, voc se casar e ter sempre uma companhia, e depois os filhos, todos querendo dormir junto.Tenha pacincia, ainda bem que voc no faz xixi na cama a sim ia ser terrvel. :-)

Pode ser , faa anlise ou tente eliminar o que te d insegurana: deixe a luz acesa, verifique as portas... 5. J esta passando da hora de voc perder esse medo.

Supersties e medo do sobrenatural


por Laura da Fonseca Monteiro | 06/07/2004 Laura, neste artigo, aborda os medos infantis que muitas pessoas no conseguem superar. E mostra como os florais podem ser grandes aliados do equilbrio emocional. Quando crianas, normal que sintamos medo do sobrenatural e acreditemos em crendices e supersties. Afinal, nosso bom senso ainda no se desenvolveu por completo e nossos conhecimentos sobre o mundo que nos cerca ainda so precrios. Mas medida que crescemos estes medos e supersties deveriam cair no esquecimento e no desuso. No entanto, no bem isso que vemos por a: quando adultos, continuamos sentindo medo, respeitando crendices e seguindo rituais para nos vermos livres e a salvo deles. bastante comum que pessoas mais velhas se divirtam ameaando as crianas com histrias de mulas sem cabea, fantasmas, mortos-vivos, vampiros, bicho-papo, almas penadas, monstros... enfim, a lista de seres assustadores quase interminvel. dos mais velhos tambm, que herdamos as crendices e supersties que nos acompanham pela vida a fora. So ditos, crenas e lendas que ficam impressos em nosso subconsciente e geram um medo vago e infundado. - medo do escuro - medo de fantasmas e outros seres - medo do sobrenatural - medo de dormir sozinho - medo de ficar sozinho em casa - medo de dormir com a porta do armrio aberta - medo de olhar no espelho repentinamente e ver algo atrs de si - medo, mesmo sem saber a causa A partir da, desenvolvemos comportamentos estranhos que tm o intuito de nos proteger: - dormir com a cabea coberta - dormir virado para a parede, ou com as costas voltadas para ela - dormir com a luz acesa - estar sempre acompanhado - ligar o rdio ou a TV para no ficar sozinho - bater na madeira quando algum diz algo negativo - fechar a porta do quarto ou

- manter a porta do quarto aberta - carregar no peito um patu, uma medalha ou qualquer coisa que acreditemos que possa nos proteger - no falar do sobrenatural de jeito nenhum... Enfim, criamos um sem nmero de rituais para nos defender do medo vago que surge dentro de ns mesmos, e que nos ataca sem aviso prvio, por mais racionais que sejamos. claro que em s conscincia, sabemos que de nada adianta tomar estas precaues, mas sem elas, nos sentimos desprotegidos e merc do medo. No adianta repetir que nada de ruim vai acontecer se fizermos, ou deixarmos de fazer o que manda a superstio. Pois a crendice se instalou num nvel abaixo do consciente e extremamente difcil acess-la a partir da mente consciente. VOC PODE REPETIR PARA SI MESMO QUE NO EXISTE NADA AMEAADOR NO ESCURO, MAS AINDA ASSIM, VAI SENTIR MEDO QUANDO AS LUZES SE APAGAREM. preciso atuar a partir das emoes, e no da razo. Os florais constituem um grande auxlio para superar estas dificuldades, atuando no equilbrio emocional, despertando a confiana em si prprio e dissolvendo os medos vagos e as crenas adquiridas na infncia. FLORAL DE MINAS INDICADO: PASSIFLORA Modo de usar: Mande aviar numa farmcia de manipulao de sua confiana e pingue quatro gotas debaixo da lngua quatro vezes ao dia, durante trs meses. Repita se necessrio.

1. A explicao para o medo Geralmente quem tem medo de dormir sozinho acredita que no vai conseguir se defender se alguma coisa acontecer durante a noite. Durante o dia a criana sempre tem um adulto por perto, o que traz segurana. noite, quando ela est sozinha, pode se sentir indefesa, afirma a psicloga. Outro motivo de no conseguirmos dormir sozinhos pode ser o hbito. Alguns pais, com medo de que algo ruim acontea aos filhos e eles no possam ajudar, deixam a criana ficar na mesma cama. Atitude que, segundo Suzy Camacho, no boa e pode dificultar ainda mais o processo de dormir sozinho. A criana fica acostumada a dormir sentindo aquele calor do corpo da outra pessoa, diz. Ou seja, dormir no quarto dos pais est proibido. Mas no precisa ficar desesperado: seguindo algumas as dicas voc logo, logo vai comear a curtir o soninho em sua prpria cama a noite inteirinha. Como enfrentar

Dormir no quarto dos pais est proibido, mas eles podem dormir no seu at que voc se acostume a ficar sozinho. A dica simples, mas tem algumas regras. Pea para que o seu pai ou a sua me coloquem um colchonete ou colcho ao lado da sua cama. Vocs podem aproveitar para conversar um pouco sobre o dia, contar alguma histria. S no vale ficar segurando na mo ou dormir na mesma cama, que no vai adiantar em nada. A, quem estiver com voc espera at o seu sono chegar, fica l mais um pouquinho e depois vai embora. No comeo pode ser um pouco difcil, talvez voc acorde no meio da noite e se assuste. Se isso acontecer, no se preocupe e chame seus pais. Com o tempo voc nem vai perceber que a pessoa saiu do seu quarto. importante tambm que voc durma e acorde no mesmo lugar. Muitos pais deixam a criana dormir no quarto do casal e depois a levam para a cama. Isso no bom porque na manh seguinte ela pode no entender como foi parar ali, explica Suzy Camacho. Voc no vai deixar de ter medo de uma hora para outra, ento, faa tudo aos poucos, respeitando seus limites e dos seus pais. Quando voc achar que j est seguro o suficiente pode tentar dormir sozinho na casa de algum tio, ou av. Se for passar a noite na casa de um colega e acabar ficando com muito medo, converse com ele, explique a situao, diga que voc ainda est se habituando a dormir sozinho. Como ele um bom amigo, vai entender. Para distrair, vocs podem ficar conversando sobre coisas legais at cair no sono. E, se precisar, d uma ligadinha para seus pais. E nada de substituir os pais pela televiso. O barulho e a luz da TV podem atrapalhar seu descanso. Aproveite a noite para relaxar e dormir. Melhor deixar os desenhos animados para o dia seguinte

Ansiedade de Separao na Infncia


/2004

As crianas com Ansiedade de Separao podem ser incapazes de permanecer em um quarto sozinhas, podem exibir um comportamento muito adesivo pessoa de forte vnculo afetivo (normalmente a me), costumam andar juntos como uma sombra atrs dos pais, no s fora do lar como at por toda a prpria casa e sofrem muito diante da possibilidade de ficarem separadas. Sintomas de ansiedade so relativamente comuns em crianas e adolescentes, e a ansiedade patolgica, incluindo o Transtorno d e Separao na Infncia um problema clnico freqente nesta faixa etria. Por estas razes, todos os profissionais que lidam com crianas e adolescentes devem estar conscientizados sobre as possveis manifestaes de ansiedade nesta faixa etria. Esse apelo especialmente dirigido aos pediatras, inegavelmente os primeiros a tomarem contacto com a criana ansiosa e, infelizmente, os maiores responsveis pelo no tratamento da ansiedade nesses pacientes. Exceto alguma coisa do tipo maracuj , dificilmente so capazes (normalmente por ignorarem) de recomendar o tratamento correto. O problema fica mais grave na medida em que as famlias jamais contestam a conduta do pediatra de seus filhos e, quando eles acham que criana no deve tomar nenhum medicamento psiquitrico, o assunto est definitivamente encerrado. As diretrizes a seguir podem auxiliar os pediatra ou mdico da famlia mdicos a determinar se h justificativa para um encaminhamento para servio de sade mental: 1. A criana apresenta sintomas que excedem o que seria esperado no desenvolvimento. 2. A ansiedade cria comprometimento significativo em alguma rea das funes da criana. 3. Os sintomas de ansiedade persistem por um tempo inadequado.

Os transtornos ansiosos podem ser debilitantes para crianas e adolescentes e estressantes para as famlias, podem compromete r significativamente o desenvolvimento e o equilbrio emocional. Por isso, o tratamento rpido e apropriado pode ser efetivo em aliviar os sintomas e ajudar o jovem a retornar funo normal. A Ansiedade de Separao , provavelmente, o transtorno ansioso mais comum em crianas. A c aracterstica essencial do Transtorno de Ansiedade de Separao a ansiedade excessiva envolvendo o afastamento de casa ou de pessoas com forte vnculo afetivo, normalmente a me. O medo uma emoo humana universal e, tanto as crianas e adolescentes, quanto os adultos podem (e devem) experiment-lo fisiologicamente. O medo at benfico na conservao da espcie, na medida em que serve de resposta adaptativa em muitas situaes adversas. Portanto, a simples presena de medo de separar-se da me, pai ou qualquer outra figura de forte ligao afetiva no um sinal de patologia emocional, um fenmeno normal no desenvolvimento infantil, existindo naturalmente dos 10 meses de idade at a idade pr-escolar. Mas, em outros casos, as reaes de medo e ansiedade diante da separao ou perspectiva de separao podem comprometer a adaptao e o desenvolvimento infantil. Para o diagnstico de Transtorno de Ansiedade de Separao h necessidade de que a ansiedade diante da separao ou perspectiva de separao da figura de mais contacto afetivo (normalmente a me) seja exagerada, que a criana apresente algum sofrimento significativo ou algum prejuzo social, escolar ou de outra rea importante de sua vida. Portanto, para o diagnstico importante que as crianas com ansiedade de separao tenham dificuldades em realizar suas atividades cotidianas normais, freqentar a escola, ficar na casa de amigos, ir excurses e, at, manter hbitos de sono normais. As crianas com este transtorno experimentam um sofrimento excessivo quando separados de casa ou de pessoas de vinculao afetiva importante, bem como podem sofrer antecipadamente diante da simples possibilidade de futura separao. Quando os pacientes so separados da casa ou dessas pessoas de vinculao afe tiva, precisam insistentemente saber de seu paradeiro e sentem necessidade de permanecer em contato constante, como por exemplo, atravs de telefonemas repetidos.

Embora teoricamente a Ansiedade de Separao possa ocorrer em qualquer idade, o transtorno mais freqentemente diagnosticado na pr-puberdade. Isso porque, possivelmente, em idades anteriores o problema possa ser menos valorizado pela famlia. A proporo entre meninos e meninas para a Ansiedade de Separao pouco conhecida, embora alguns est udos epidemiolgicos relatem mais casos femininos. Dos 9 aos 12 anos as crianas com costumam suportar mais a angstia excessiva no momento da separao. Os adolescentes com o transtorno entre 13 e 16 anos podem recusar ir escola e apresentar queixas fsicas. Pesadelos sobre separao tambm so freqentemente em crianas mais jovens. Algumas crianas com Transtorno de Ansiedade de Separao sentem saudade extrema e chegam a sentir se doentes (com febre, diarria, vmito, etc.) devido ao desconforto por estarem longe de casa ou quando a pessoa de maior vnculo afetivo est ausente (viagens, trabalho...). Outros sintomas incluem preocupao fora da realidade com algo de mal que possa acontecer a si mesma ou aos pais, recusa em ir escola, relutncia em dormir sozinha ou longe dos pais, pesadelos repetidos com temas de separao e queixas fsicas (cefalias, dores de estmago, nuseas, vmitos) nos momentos de separao ou antecipadamente, diante da possibilidade de separao. Esses pacientes freqentemente expressam o medo anormal de se perderem e jamais reverem seus pais. Devido ao desconforto que sentem quando se ausentam de casa, costumam evitar de ir a qualquer lugar sozinhas. Pode, inclusive, haver relutncia ou recusa a irem escola ou outro tipo de atividade fora de casa, assim como, visitar ou pernoitar em casa de amigos. Outro sinal marcante do transtorno de separao que essas crianas apresentam a freqente dificuldades para dormir sozinhas , sendo habitual a insistncia para que algum (normalmente a me) permanea ao lado at adormecerem. Durante a noite podem ir cama dos pais ou de outra pessoa significativa, como um irmo. Tambm pode haver pesadelos cujo contedo expressa os temores fantasiosos da criana, como por exemplo, a destruio da famlia, assassinato ou outra catstrofe. Quando essas crianas com Transtorno de Ansiedade de Separao esto fora de casa, elas podem exibir um certo retraimento social, apatia, tristeza ou dificuldade para concentrar-se no trabalho, estudo ou em brincadeiras. Dependendo da idade, elas podem ter medo de animais, monstros, do escuro, de ladres, bandidos, seqestradores, acidentes automobilsticos, viagens areas e outras situaes percebidas como perigosas para a integridade, sua prpria ou da famlia. Preocupaes com a morte e o morrer so comuns. A recusa de irem escola pode acarretar dificuldades escolares e at evitao social. As crianas podem queixar-se de que ningum gosta delas e, muitas vezes, at afirmar que desejariam estar mortas. Quando extremamente perturbadas frente perspectiva de separao, podem apresentar raiva ou s vezes agredir fisicamente a pessoa que est forando a separao. Quando sozinhas, especialmente noite, as crianas pequenas podem relatar experincias perceptivas incomuns, tais como, ver pessoas dentro do quarto, criaturas assustadoras que tentam peg-las, sensao de olhos que as vigiam. As excessivas exigncias da criana em relao ateno, carinho e amor freqentemente se transformam em uma fonte de frustrao para os pais, provocando ressentimento e conflito na famlia. s vezes, as crianas com o transtorno so descritas como excessivamente meticulosas, obedientes e vidas por agradar. Um humor depressivo em geral est presente nos portadores de Transtorno de Ansiedade de Separao, justificando um diagnstico adicional de Transtorno Distmico ou Transtorno Depressivo Maior. O transtorno pode preceder o desenvolvimento de Transtorno de Pnico. Diagnstico Os critrios de diagnsticos mais completos para Transtorno de Ansiedade de Separao esto no DSM-IV e so principalmente os seguintes: (1) sofrimento excessivo e recorrente frente ocorrncia ou previso de afastamento de casa ou de figuras importantes de vinculao (2) preocupao persistente e excessiva acerca de perder, ou sobre possveis perigos envolvendo figuras importantes de vinculao (3) preocupao persistente e excessiva de que um evento indesejado leve separao de uma figura importante de vinculao (por ex., perder-se ou ser seqestrado) (4) relutncia persistente ou recusa a ir para a escola ou a qualquer outro lugar, em razo do medo da separao (5) temor excessivo e persistente ou relutncia em ficar sozinho ou sem as figuras importantes de vinculao em casa ou sem adultos significativos em outros contextos (6) relutncia ou recusa persistente a ir dormir sem estar prximo a uma figura importante de vinculao ou a pernoitar longe de casa

(7) pesadelos repetidos envolvendo o tema da separao (8) repetidas queixas de sintomas somticos (tais como cefalias, dores abdominais, nusea ou vmitos) quando a separao de figuras importantes de vinculao ocorre ou prevista

Outras Ansiedades na Infncia e Adolescncia O Transtorno de Separao na Infncia faz parte do grupo dos Transtornos Ansiosos, portanto, ela no a nica forma de apresentao da ansiedade em crianas e adolescentes. Outro quadro muito comum a prpria Ansiedade Generalizada. A ansiedade um sentimento vago e desagradvel de medo e apreenso, caracterizado por tenso, estado de alerta contnuo, desconforto global e expectativa de algum perigos. As crianas podem no ter uma crtica acurada sobre a possibilidade de seu s medos serem exagerados ou irracionais, mas, no obstante, sentem a ansiedade em toda sua plenitude. Via de regra a ansiedade pode ocorrer em varias condies psiquitricas, tais como nas depresses, psicoses, transtorno hiperativo, etc. A causa dos transtornos ansiosos infantis muitas vezes desconhecida e provavelmente multifatorial, incluindo fatores hereditrios e ambientais. A Ansiedade Generalizada tende a se manifestar em idade mais alta do que o Transtorno de Separao. Embora o Transtorno de Separao possa vir acompanhado de sintomas fsicos, como vimos acima, as crianas de mais idade e adolescentes com Ansiedade Generalizada apresentam significativamente mais sintomas do que as crianas mais novas e exibem excessiva preocupao sobre muitos aspectos diferentes de suas vidas, normalmente sobre temas de preocupao mais apropriados ao adultos. s As crianas e adolescentes com Ansiedade Generalizada podem preocupar -se excessivamente com temas inadequados para a idade, como por exemplo, com sua prpria competncia, com o que vestiro no dia seguinte, como se sairo numa prova ou qual a rea que escolhero na universidade. Os pacientes que se preocupam exageradamente com a prpria competncia costumam ter um marcante trao perfeccionista, mostram um desejo exagerado de sobressair na escola, nos esportes, nas relaes sociais e na aparncia fsica. Talvez em decorrncia destas caractersticas estas crianas costumam mostrar um grau acentuado (incomum para a idade) de autoconscientizao. So comuns as queixas somticas, inclusive cefalias, desconforto gastrintestinal e tenso muscular, chegando, esses sintomas juntamente com a prpria ansiedade, a produz sofrimento significativo e comprometimento de suas funes cotidianas. Outro quadro extremamente comum entre as crianas e adolescentes o Transtorno Fbico Ansioso da infncia. Trata-se, tambm, de um quadro relacionado s ansiedades e caracterizado pela presena de medos anormais diante de situaes ou objetos especficos. Para ser considerado uma Fobia, o medo deve ser anormal e acompanhado de sintomas fsicos. Quando exposta ao estmulo fbico, seja uma situao ou objeto (animal, etc) a criana ou adolescente sente-se mal, com vrios sintomas fsicos, chamados sintomas autossmicos, tais como sudorese, palpitaes, tontura, sensao de desmaio, falta de ar, etc. Normalmente, tal como nos adultos com esse transtorno fbico, as crianas e adolescentes evitam as situaes e objetos que lhes causam fobia. isso chamamos de comportamento evitativo. Alm das fobias pequenos animais, injees, escurido, altura e rudos intensos, as crianas de mais idade e os adolescentes apresentam um medo fbico persistente e intenso de situaes onde se julgam estar expostos avaliao de outros, tendendo a se sentirem envergonhados ou humilhados. Normalmente essas situaes fbicas so de falar em sala de aula, de comer junto a outras crianas, de ir a festas, escrever na frente de outros colegas e at usar banheiros pblicos. Quando assim o quadro passa a se chamar Fobia Social. Uma varivel desse quadro classificado na CID.10 como F93.2, Distrbio de Ansiedade Social da Infncia, caracterizado pela presena de retraimento com relao a estranhos e temor ou medo relacionado com situaes novas, ou inquietantes. Mas, diferenciando da Fobia Social, a CID.10 recomenda que esta categoria de diagnstico s deve ser usada quando tais temores aparecem na primeira infncia, so excessivos e se acompanham de uma perturbao do funcionamento social.

para referir: Ballone GJ, Transtorno de Ansiedade de Separao na Infncia in. PsiqWeb, Internet, disponvel em www.psiqweb.med.br, revisto , em 2005

http://virtualpsy.locaweb.com.br/index.php?sec=12&art=50

You might also like