You are on page 1of 2

Clcio A necessidades de clcio so geralmente supridas por laticnios, especialmente leite.

A maior parte do clcio (90%) armazenada nos ossos, com uma troca constante ocorrendo com o sangue, tecidos e ossos. Sendo fundamental para o fortalecimento de ossos e dentes, o clcio tambm necessrio para o funcionamento adequado do sistema nervoso e imunolgico, contrao muscular, coagulao sangnea e presso arterial. Principais fontes: Laticnios : leite iogurte e queijos; peixes sseos, legumes, brcolis, repolho. Fsforo Fsforo tem um papel importante na produo de energia juntamente com o clcio. A energia qumica do corpo armazenada em combinaes de "fosfato de alta energia" O elemento fsforo altamente venenoso, mas no txico quando ingerido como fosfato na dieta. Principais fontes: Carnes, porco, frango, peixe, ovos e leite. Potssio Este mineral um eletrlito importante para a transmisso nervosa, contrao muscular e equilbrio de fluidos no organismo. Sintomas de deficincia de potssio incluem fraqueza muscular, desorientao e fadiga. Principais fontes: Vrios alimentos frescos como: carne, leite, frutas, legumes, batatas e alimentos de gros integrais. Selnio antioxidante e importante no crescimento celular. A ingesto de altas doses, 1 mg ou mais, pode causar intoxicao. Principais fontes de selnio: Frutos do mar, carnes, gros e sementes.

Os minerais so nutrientes com funo plstica e reguladora do organismo. necessrio ingerir clcio e fsforo em quantidades suficientes para a constituio do esqueleto e dos dentes. Outros minerais, como o iodo e o flor, apesar de serem necessrios apenas em pequenas quantidades, previnem o aparecimento de doenas como a crie dentria e o bcio. Uma alimentao pobre em ferro provoca anemia (falta de glbulos vermelhos no sangue). O excesso de sdio, provocado pela ingesto exagerada de sal, aumenta o risco de doenas cardiovasculares e um dos responsveis pela hipertenso. A necessidade de clcio so geralmente supridas por laticnios, especialmente leite e verduras verde-escuras. A maior parte do clcio (90%) armazenada nos ossos, com uma troca constante ocorrendo com o sangue, tecidos e ossos. Clcio (Ca) - pode ser encontrado em leite e derivados, couve, espinafre e brcolis. Fsforo (P) - encontrado em carnes, ovos, cereais, etc.

Fsforo um elemento mineral presente em diversos alimentos (de origem vegetal e animal) e de grande importncia para o funcionamento do organismo dos seres humanos. potasio (K) mineraRica em: potssio, clcio, fosforo, ferro e vitamina A, C e niacina. A alface age como sedativo, calmante, analgsico, cicatrizante, depurativo e desintoxicante. Auxilia no tratamento contra insnia e perturbaes gerais do sistema nervoso, dores de cabea cronicas e tosse, para alm disso pode ajudar o organismo e combater o cncer.

l encontrado na banana, melo, batata, ervilha, tomate, frutas Alcachofra: Rica em: fosforo, magnsio, potssio, sdio, acido folico, as vitaminas B3, C e K. excelente para purificar o fgado, diurtico, auxilia nas dietas de emagrecimento, reduz os nveis de colesterol no sangue.

Ameixa: Rica em: potssio, fosforo, sdio, magnsio, clcio, betacaroteno, fibras e vitaminas C e E. O suco um poderoso antioxidante, estimula o sistema imunitrio e til para combater o envelhecimento, rouquido, gripe, tosse, problemas digestivos, gastrite e clicas.

Pera. Tem muitos minerais, como sdio, potssio, clcio, fsforo, enxofre, magnsio, silcio e ferro. Tambm repleta de vitaminas A, B1, B2 e C. Como tem muitas fibras, ela ajuda no funcionamento do intestino. Uma unidade tem 50 calorias. Mamo. Apresenta importantes sais minerais, como clcio, fsforo, ferro, sdio e potssio. Eles ajudam a fortalecer ossos e dentes e tambm a evitar a fadiga mental. Essa frutinha contm tambm vitaminas A e C. Uma fatia mdia tem 40 calorias. Goiaba. rica em fibras, clcio, fsforo, ferro, e vitaminas A, B1 e C. Ela auxilia no combate a infeces e hemorragias, e fortifica os ossos e os dentes. Tambm ajuda a retardar o envelhecimento. Uma unidade tem cerca de 60 calorias.

You might also like